Caldeirão da Bolsa

Investidor de longo prazo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por empirico1 » 2/8/2008 11:17

Após a apresentação dos resultados da Sonae Sierra, SONI e SNC, ajustei as estimativas da Sonae SGPS.

Passei dos 0,10€ para os 0,09€ para 2009.
Anexos
VALOR PSI20.bmp
VALOR PSI20.bmp (316 KiB) Visualizado 4687 vezes

Registado: 5/6/2008 22:23

por empirico1 » 2/8/2008 0:07

jony_cash Escreveu:Olá empirico1,

Já a algum tempo que sigo os teus posts e quero te dizer obrigado pelo excelente trabalho e explicações que deixas acho a tua maneira de estar e pensar muito semelhante a minha no entanto não concordo com algumas das tuas posições (azar o meu :mrgreen: ) por achar arriscadas e não achar que o retorno seja assim tão grande visto que pode demorar muito tempo a ter retorno exemplo do BCP este esteve quase 5 anos para chegar aos 4,00€ no entanto acho que tens razão nas tuas avaliações este e as outras acções que falas estam baratas sim agora acho que é necessário escolher as que mais poderam potênciar retorno é ai que as coisas se deterioram porque não vejo grande retorno ou porque têm volumes muito baixos exemplo F.Ramada ou porque a conjuntura economica vai continuar muito mal durante vários anos e se os states entrarem em recessão prolongada isto vai tudo piorar muito.

Abraço e continua o execelente trabalho
:wink:

Olá Jony,

5 anos para ir da zona dos 1,20€ aos 4,50€, achas que o retorno não é assim tão grande?

Eu só quero que chegue em 5 anos aos 2,30€ para ganhar o dobro :wink:

Quanto a F.Ramada, apesar do forte potencial concordo contigo, daí uma posição pequena :mrgreen:

por empirico1 » 2/8/2008 0:03

matabears Escreveu:Empirico1, qual a sua opinião da SONI face à situação actual da empresa e dos mercados?
estas quedas e subidas deve-se a isso ou ao elevado beta desta?

Um abraço.

A SONI é uma empresa ciclica ligada a construção, no curto prazo está no epicentro da crise e a sua cotação espelha bem tal facto, mas depois da tempestade bem sempre a bonança e quem entrar no momento certo vai ganhar!

Quanto às subidas e descidas, é próprio de um mercado volátil e a SONI como é normalmente mais volátil que o mercado têm umBeta superior.

Abraço

por majomo » 1/8/2008 22:36

Podes crer!
Nem um único parágrafo, nem muito menos um virgula... :shock:

Mas, não és o único a fazer isto...
Uma vez que o objectivo de um post é partilhar informação, deveríamos ter mais atenção à forma como escrevemos. :wink:

Cumps.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por asgardd » 1/8/2008 22:29

artista Escreveu:

Já a algum tempo que sigo os teus posts e quero te dizer obrigado pelo excelente trabalho e explicações que deixas acho a tua maneira de estar e pensar muito semelhante a minha no entanto não concordo com algumas das tuas posições (azar o meu :mrgreen: ) por achar arriscadas e não achar que o retorno seja assim tão grande visto que pode demorar muito tempo a ter retorno exemplo do BCP este esteve quase 5 anos para chegar aos 4,00€ no entanto acho que tens razão nas tuas avaliações este e as outras acções que falas estam baratas sim agora acho que é necessário escolher as que mais poderam potênciar retorno é ai que as coisas se deterioram porque não vejo grande retorno ou porque têm volumes muito baixos exemplo F.Ramada ou porque a conjuntura economica vai continuar muito mal durante vários anos e se os states entrarem em recessão prolongada isto vai tudo piorar muito.

jonh, tu ainda és pior que o Saramago, ler o teu post custou-me quase tanto como ler o "levantdo do chão" :mrgreen: :mrgreen:

Continua que ainda ganhas o Nobel!!! :mrgreen:

um abraço

artista

Eu estou como o Lobo Antunes, nao leio Saramago :mrgreen:

Registado: 5/6/2008 22:53

por jony_cash » 1/8/2008 22:29

artista Escreveu:

jonh, tu ainda és pior que o Saramago, ler o teu post custou-me quase tanto como ler o "levantdo do chão" :mrgreen: :mrgreen:

um abraço

artista

Olá artista,

Desculpa lá isso não volta a acontecer prometo :mrgreen:

Abraço,

Registado: 31/8/2007 20:30

por artista_ » 1/8/2008 22:21

um abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por jony_cash » 1/8/2008 21:48

Olá empirico1,

Registado: 31/8/2007 20:30

por matabears » 1/8/2008 21:35

Empirico1, qual a sua opinião da SONI face à situação actual da empresa e dos mercados?
estas quedas e subidas deve-se a isso ou ao elevado beta desta?

Um abraço.

Registado: 1/8/2008 20:58

por empirico1 » 1/8/2008 19:04

Entramos em Agosto com novas quedas e já faz um ano que a tendendência é descendente.

Como o mercado neste mês perde normalmente liquidez, pessoalmente vou estar duas semanas de férias, e como ainda não há sinais de estabilização da confiança dos investidores, decidi baixar o beta e o consequente risco da minha Carteira, diminuindo a posição na Sonae Capital em troca de um reforço do BCP.

Numa Carteira de longo prazo, ajustar o Beta da Carteira pode diminuir as perdas em momentos de queda e ampliar os ganhos nos momentos de subida do mercado.

BCP:

Reforçei a posição, a estes preços o risco é muito baixo e Agosto pode ser um mês volátil.

EDP-R:

Fez hoje um mínimo histórico. De renovável só o preço em baixa :)

F.Ramada:

Uma zona de Aço a de 1,10/1,15€.

SONAE CAPITAL:

Continua a liderar a lista para integrar o PSI20 na próxima revisão. Está barata, mas o momento dos mercados está em baixa.
Anexos
carteira valor.bmp
carteira valor.bmp (1.64 MiB) Visualizado 4958 vezes

por empirico1 » 1/8/2008 16:51

Para fazer uma gestão de risco hoje ao iniciar o mês de Agosto reduzi na Sonae Capital (0,91€) e apliquei no reforço de BCP (1,13€).

Mais logo actualizarei

por empirico1 » 1/8/2008 0:16

Para estarmos concentrados nos desenvolvimentos das empresas em que estamos investidos, e noutras que poderemos estar interessados em investir, não podemos ter uma Watch List muito grande.

Reduzi para 9 as empresas que vou acompanhar atentamente a partir de Agosto. Procurei as empresas mais baratas dos sectores que eu estou interessado em investir.
Anexos
VALOR PSI20.bmp
VALOR PSI20.bmp (443.23 KiB) Visualizado 5191 vezes

por paulo9 » 31/7/2008 23:10

caro empirico, excelente prestação hoje da sonae capital de minimod do dia 0.89€ a fecho em máximos de 0.94€, excelente desenvolvimento e muito boa prestação e excelente volume o de hoje, qual sua opinião para a mesma com a divugação dos resultados das outras sonaes?

Registado: 29/11/2007 11:36

por empirico1 » 31/7/2008 18:42

artista Escreveu:
empirico1 Escreveu:O mês de Julho terminou e apesar de incompleto tive uma rentabilidade de 7,27% contra uma quebra do PSI20 de 2,22%.

No teu caso, com uma carteira de longo prazo, contruída com base nos fundamentais das empresas, parece-me que os resultados ao fim de um mês são pouco importantes, não achas?

Um abraço

artista

Muito pouco importantes, só serve para ficar na memória :idea:

por empirico1 » 31/7/2008 18:41

cmcf_CALD Escreveu:Caro empirico1,
Visto que a soni já apresentou os resultados e que o empirico1 reduziu as estimativas para 2008 em 50%,mantem esta empresa com forte compra?

Mantenho como forte compra, porque apesar de avaliar uma redução do VC/09 e ter reduzido otarget dos 7,38€ para os 6,88€, o mercado penalizou a empresa severamente na minha perspectiva. Ao continuar com um potencial de 153% considero ser uma excelente oportunidade a longo prazo.

por artista_ » 31/7/2008 18:39

empirico1 Escreveu:O mês de Julho terminou e apesar de incompleto tive uma rentabilidade de 7,27% contra uma quebra do PSI20 de 2,22%.

No teu caso, com uma carteira de longo prazo, contruída com base nos fundamentais das empresas, parece-me que os resultados ao fim de um mês são pouco importantes, não achas?

Um abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por empirico1 » 31/7/2008 18:37

AlanTejano Escreveu:
empirico1 Escreveu:Muitas empresas apresentaram resultados do 1º Semestre de 2008 (sombreadas a azul), por isso deixo um quadro actualizado da avaliação da Capitalização Bolsista comparativamente aos Capitais Próprios.

Destaco o forte incremento de Capitais Próprios da EDP e da EDP-R, sinal que as empresas energéticas estão a gerar riqueza. :wink:

Empirico, acompanho com interesse os teus posts. No entanto, gostaria de colocar uma questão: ter os capitais próprios como referencia será o mais correcto?
Por exemplo: um novo prédio de apartamentos foi construido há 3 anos, o primeiro T2 foi vendido por 200k euros. Hoje os T3s ainda por vender custam 185k euros. Imaginando que a empresa X há 3 anos tinham muita liquidez e resolveu comprar o tal T2 por 200k:

1)Como é contabilizado actualmente esse activo?
2)Quem pode garantir ao pequeno investidor que os numeros são "reais"?

Os Capitais Próprios devem ser uma referência, como outros items, principalmente dívida e Cashs-flows.

Uma forma de se verificar se uma empresa gere riqueza é pelo incremento do Capitais Próprios.

1)A desvalorização dos 15K deve ser contabilizada.

2)As contas das empresas são auditadas por empresas externas. Mal de nós se as contas não fossem idoneas, viviamos todos no "País das Maravilhas". Acredito que 1 ou outra empresa e há histórias conhecidas que não informaram verdadeiramente as suas contas, mas essas empresas são excepções, felizmente para a humanidade.

por cmcf_CALD » 31/7/2008 18:31

Caro empirico1,
Visto que a soni já apresentou os resultados e que o empirico1 reduziu as estimativas para 2008 em 50%,mantem esta empresa com forte compra?

Registado: 7/10/2007 15:17

por empirico1 » 31/7/2008 18:28

O mês de Julho terminou e apesar de incompleto tive uma rentabilidade de 7,27% contra uma quebra do PSI20 de 2,22%.

BCP:

O sector bancário continua a não merecer a confiança dos investidores. Os resultados que estão a ser apresentados indicam fortes perdas de lucros e politicas de redução de custos.

Para mim o sector deve estar perto do seu fundo, isto porque, normalmente a seguir às politicas de reduções de custos inicia-se um novo ciclo altista.

Quanto ao BCP conforme já referi, acredito que o fundo foi o 1º Semestre de 2008 e em breve se iniciará um ciclo de recuperação das cotações.

EDP-R:

O mercado no curto prazo pode penalizar a empresa mas, no longo prazo potencial de retorno não lhe falta.

F.RAMADA:

São poucas as que se vendem para pena de quem as quer comprar nesta zona.

SONAE CAPITAL:

Continua a ser ridicula a sua Capitalização bolsista.
Anexos
carteira valor.bmp
carteira valor.bmp (1.71 MiB) Visualizado 4104 vezes

por AlanTejano » 31/7/2008 18:19

empirico1 Escreveu:Muitas empresas apresentaram resultados do 1º Semestre de 2008 (sombreadas a azul), por isso deixo um quadro actualizado da avaliação da Capitalização Bolsista comparativamente aos Capitais Próprios.

Destaco o forte incremento de Capitais Próprios da EDP e da EDP-R, sinal que as empresas energéticas estão a gerar riqueza. :wink:

Empirico, acompanho com interesse os teus posts. No entanto, gostaria de colocar uma questão: ter os capitais próprios como referencia será o mais correcto?
Por exemplo: um novo prédio de apartamentos foi construido há 3 anos, o primeiro T2 foi vendido por 200k euros. Hoje os T3s ainda por vender custam 185k euros. Imaginando que a empresa X há 3 anos tinham muita liquidez e resolveu comprar o tal T2 por 200k:

1)Como é contabilizado actualmente esse activo?
2)Quem pode garantir ao pequeno investidor que os numeros são "reais"?
I love this game!

Registado: 29/11/2007 11:50

por empirico1 » 31/7/2008 18:16

Após a apresentação de resultados da Sonae Indústria reduzi as estimativas para 2008 em 50% colocando a estimativa para 2008 em 0,09€ contra os 0,18€ anteriores, para 2009 mantenho os 0,15€.
Anexos
VALOR PSI20.bmp
VALOR PSI20.bmp (414.69 KiB) Visualizado 4130 vezes

por empirico1 » 31/7/2008 17:40

Actualizo quadro de resultados após apresentação das contas da Sonae Indústria, onde se pode verificar que o BNA foi 0,01€ abaixo do previsto
Anexos
VALOR PSI20.bmp
VALOR PSI20.bmp (877.5 KiB) Visualizado 4172 vezes

por empirico1 » 30/7/2008 23:45

Muitas empresas apresentaram resultados do 1º Semestre de 2008 (sombreadas a azul), por isso deixo um quadro actualizado da avaliação da Capitalização Bolsista comparativamente aos Capitais Próprios.

Anexos
VALOR PSI20.bmp
VALOR PSI20.bmp (422.71 KiB) Visualizado 4310 vezes

por Virgilio67 » 30/7/2008 23:39

empirico1 Escreveu:
Virgilio67 Escreveu:Empirico, desculpe insistir, mas gostaria de perceber como chega aos valores contabilisticos de 2009 (VC09), pode ser? :wink:

Não teriamos de saber o valor dos capitais próprios na data para chegarmos a esses valores?

Virgilio,

Os valores contabilisticos de 2009 são diferentes dos que tinha de 2008 porque os de 2008 eram valores reais e os de 2009 são projecções.

Criei uma fórmula que me projecta um determinado Capital Próprio e consequentemente o VC/09.

Esta fórmula é complexa, pessoal e muito discutivel. Por isso tenho-a em estudo e sigilosa. Daqui a 1 ano vamos poder medir a sua eficácia. :wink:

OK.
Desejo os melhores negócios a todos.
Virgilio67

Registado: 1/5/2008 21:26

por empirico1 » 30/7/2008 23:19

Virgilio67 Escreveu:Empirico, desculpe insistir, mas gostaria de perceber como chega aos valores contabilisticos de 2009 (VC09), pode ser? :wink:

Não teriamos de saber o valor dos capitais próprios na data para chegarmos a esses valores?

Virgilio,

Os valores contabilisticos de 2009 são diferentes dos que tinha de 2008 porque os de 2008 eram valores reais e os de 2009 são projecções.

Criei uma fórmula que me projecta um determinado Capital Próprio e consequentemente o VC/09.

Esta fórmula é complexa, pessoal e muito discutivel. Por isso tenho-a em estudo e sigilosa. Daqui a 1 ano vamos poder medir a sua eficácia. :wink:

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, AlfaTrader, BullDuck, Google [Bot], Google Adsense [Bot], hugob0ss, junas, latbal, m-m, malakas, OCTAMA, PAULOJOAO, TTM62 e 353 visitantes