Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Quando um cão resolve mascar uma bateria de lítio....
Video shows dog chewing on a lithium-ion battery and sparking house fire in Oklahoma
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
The wonderfull experience of owning an EV.
‘Charger hogs’ are ruining the electric vehicle experience. One company is clamping down on bad manners
Sometimes, technology doesn’t fulfill its promise. But, other times, it isn’t the tech that let’s you down, it’s the people using it. So one electric vehicle charging company company is experimenting with cutting off people who linger, attempting to “fill ‘er up.”
Recently, I drove a new Chevrolet Blazer EV from New York City to Bristol, Pennsylvania. I figured the drive down to Bristol with my family would take about 90 minutes and, since I didn’t start with a full battery, the return trip would take 15 to 20 minutes more with a stop along the way to charge up the EV some.
I was so very wrong.
It took us four hours to get home that night. We were sitting in line for electric vehicle chargers. Blame ill-mannered charger hogs who don’t respect EV etiquette. It’s like waiting for your table in a restaurant while watching people casually chat over empty plates and half-empty wine glasses.
What’s wrong? EV fast chargers – the big tall units that look like major appliances – aren’t generally designed to completely fill an EV’s batteries. They are designed to pour electricity into a battery quickly so drivers can make a short stop and get back on the road after, say, 20 minutes or so. They’re different from the smaller and more common “slow” or “destination chargers,” in Tesla parlance, that are designed for drivers to park, plug in… and leave for hours.
Fast charging can be stressful for a car’s batteries, though. So, to protect batteries from damage, charging speeds slow way down once batteries get beyond 80% full. In fact, it can take as long, or even longer, to go from 80% charged to completely full than to reach 80%. Meanwhile, lines of electric vehicles wait behind almost-full cars.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
BearManBull Escreveu:
Envenenamento por cobalto é um dos riscos de fogos em EVs
Foi esse o teu vizinho?
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Envenenamento por cobalto é um dos riscos de fogos em EVs
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Pessoal, concentrem-se nos argumentos.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Este Bear passou-se !!! Fim de conversa.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
BearManBull Escreveu:Tenho 3 vizinhos com EVs e 2 deles tiveram o mesmo problema.
Fumo intentenso a sair dos EVs sem jutificaçao.rapida intervençao dos bombeiros impedirarm males piores.
Menos mal que cheira tao mal que alertou facilmente metade do bairro as duas vezes.
epá se isto não é inventado .
conheço tantos mas tantos evs e até agora não vi nem soube de qualquer situação do género , mas só na sua rua teve logo 2 casos .
Você é perseguido pelo mal !
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
xzx Escreveu:actualmente tenho 400Cv. "eléctricos". Não é por ser Ev, é mesmo pelos pela relação preço/Cv.
Que sejas muito muito muito muito feliz!
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Tenho 3 vizinhos com EVs e 2 deles tiveram o mesmo problema.
Fumo intentenso a sair dos EVs sem jutificaçao.
rapida intervençao dos bombeiros impedirarm males piores.
Menos mal que cheira tao mal que alertou facilmente metade do bairro as duas vezes.
Fumo intentenso a sair dos EVs sem jutificaçao.

Menos mal que cheira tao mal que alertou facilmente metade do bairro as duas vezes.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Bom dia
Porque alguém lá para trás pareceu-me pôr em dúvida, aconteceu comigo. Há já uns bons anos, com um Lancia Delta HF Turbo de boa memória, só não ardeu, estando estacionado, porque da janela do meu escritório de então, vi a coluna de fumo a sair debaixo do capot. Não ardeu porque o combate ao inicio de incêndio foi muito rápido e eficaz...
P.S. - Não é para "picar", mas actualmente tenho 400Cv. "eléctricos". Não é por ser Ev, é mesmo pelos pela relação preço/Cv.
Porque alguém lá para trás pareceu-me pôr em dúvida, aconteceu comigo. Há já uns bons anos, com um Lancia Delta HF Turbo de boa memória, só não ardeu, estando estacionado, porque da janela do meu escritório de então, vi a coluna de fumo a sair debaixo do capot. Não ardeu porque o combate ao inicio de incêndio foi muito rápido e eficaz...
P.S. - Não é para "picar", mas actualmente tenho 400Cv. "eléctricos". Não é por ser Ev, é mesmo pelos pela relação preço/Cv.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
BearManBull Escreveu:Calor extremo afeta os carros elétricos: estudo aponta a impressionante redução da autonomia da bateria em dias muito quentesQuase um terço da vida útil da bateria é perdido devido ao calor: a faixa de temperatura ideal para baterias elétricas é entre 20 e 25°C. Em períodos de calor extremo, a vida útil da bateria pode ser reduzida em até 31% (por exemplo, uma autonomia de 400 km seria reduzida para cerca de 280 km). Este valor leva em consideração apenas as consequências da temperatura ambiente na bateria e não outros fatores, como as condições da estrada ou o estilo de condução, por exemplo. Estes são os valores observados durante este estudo (temperatura e perda de autonomia que isso acarreta):
27ºC: 2,8%
29ºC: 3,5%
32ºC: 5%
35ºC: 15%
38ºC: 31%
Assim, face a estes números, conclui-se que quanto maior for a diferença entre a temperatura ambiente e a temperatura ótima de funcionamento, mais diminui a autonomia dos carros elétricos. A partir dos 32°C, o veículo perde 5% da sua autonomia, valor que aumenta para 15% a partir dos 35°C, temperaturas muito comuns em muitas zonas de Portugal no verão.
Com o frio também não é melhor:
Sujeitos a uma temperatura de -6,7 °C e a utilizar o sistema de AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) os veículos perdem em média 41% de autonomia.
Sujeitos às mesmas condições climatéricas, mas sem o sistema de AVAC ligado, os automóveis perdem em média 12% da sua autonomia.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Calor extremo afeta os carros elétricos: estudo aponta a impressionante redução da autonomia da bateria em dias muito quentes
Quase um terço da vida útil da bateria é perdido devido ao calor: a faixa de temperatura ideal para baterias elétricas é entre 20 e 25°C. Em períodos de calor extremo, a vida útil da bateria pode ser reduzida em até 31% (por exemplo, uma autonomia de 400 km seria reduzida para cerca de 280 km). Este valor leva em consideração apenas as consequências da temperatura ambiente na bateria e não outros fatores, como as condições da estrada ou o estilo de condução, por exemplo. Estes são os valores observados durante este estudo (temperatura e perda de autonomia que isso acarreta):
27ºC: 2,8%
29ºC: 3,5%
32ºC: 5%
35ºC: 15%
38ºC: 31%
Assim, face a estes números, conclui-se que quanto maior for a diferença entre a temperatura ambiente e a temperatura ótima de funcionamento, mais diminui a autonomia dos carros elétricos. A partir dos 32°C, o veículo perde 5% da sua autonomia, valor que aumenta para 15% a partir dos 35°C, temperaturas muito comuns em muitas zonas de Portugal no verão.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Que sejas muito feliz.
O que não faltaram foram subsídios. Os EVs são subsidiados directa ou indirectamente em toda a cadeia produtiva e durante o ciclo de vida do produto.
Não é nada que seja ocultado nos media. Os marxistas orgulhosamente exibem que gastam ridos de dinheiro dos contribuintes nesta industria.
Entretanto o consumo de oil global continua a aumentar. Se as previsões dos agencias comunistas estivessem certas o planeta estaria prestes a dar o estouro.
EU offers battery makers €3bn to jump start electric vehicle industry
O que não faltaram foram subsídios. Os EVs são subsidiados directa ou indirectamente em toda a cadeia produtiva e durante o ciclo de vida do produto.
Não é nada que seja ocultado nos media. Os marxistas orgulhosamente exibem que gastam ridos de dinheiro dos contribuintes nesta industria.
Entretanto o consumo de oil global continua a aumentar. Se as previsões dos agencias comunistas estivessem certas o planeta estaria prestes a dar o estouro.
EU offers battery makers €3bn to jump start electric vehicle industry
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
BearManBull Escreveu:tami Escreveu:Isto. Segundo li,
Segundo li onde?
Na imagem não parece nada isso.
É diferente entre ser-se um especialista ou não se ser um mancebo e comer gelados com a testa.
Se tens tanta confiança nos EVs compra e gasta o dinheiro como queiras quero lá saber. Agora andar a usar subsídios com dinheiro dos outros contribuintes é crime (pelo menos eticamente).
Wow, e o especialista és tu? A escola da vida nunca deixa de surpreender...
Tenho toda a confiança nos EVs, já comprei e gastei o dinheiro como quis em comprar o primeiro Tesla há quase 3 anos, que carrega tranquilamente na garagem durante a noite - sem nunca me tirar o sono. E encerrando a discussão contigo, para que fiques ainda mais descansado, nunca usei nenhum subsidio para o efeito.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
BearManBull Escreveu:Marco
Também tenho a liberdade de dar notas pessoais aos meus comentários ou não?
Para mim é estranho. É uma constatação, se é ou não relevante é outro ponto.
Vou aproveitar para comprar outra com iva dedutivel e apoio aos EV com o teu dinheiro .
Obg.
Lá por não gostares não tens que pintar horrores...
Ainda andavas a cavalo nesta altura...
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
BearManBull Escreveu:Marco
Também tenho a liberdade de dar notas pessoais aos meus comentários ou não?
Para mim é estranho. É uma constatação, se é ou não relevante é outro ponto.
Claro que tens. Mas não é relevante para saber se existe ou não ou para comparar o risco e é esse ponto que estou a comentar. O que é importante, é o que realmente ocorre (e sim, os automóveis convencionais também pegam fogo estacionados, as causas podem ser diversas e incluem, entre outras, fugas de combustível e curtos-circuito / avaria no circuito elétrico). Acontece, não acontece o tempo todo felizmente.
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__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Marco
Também tenho a liberdade de dar notas pessoais aos meus comentários ou não?
Para mim é estranho. É uma constatação, se é ou não relevante é outro ponto.
Também tenho a liberdade de dar notas pessoais aos meus comentários ou não?
Para mim é estranho. É uma constatação, se é ou não relevante é outro ponto.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Bear, eu não me propus a discutir o risco de incendio em navios, nem especificamente o risco de combustão expontânea. Penso que isso está claro nos meus posts anteriores.
Quanto a nunca teres ouvido falar de veículos ICE estacionados incendiarem, não creio que seja realmente relevante (a menos que o tópico de discussão passe a ser o que lês/ouves ou de que te recordas). O que será relevante é se ocorre ou não (e, também, independentemente disso ser noticia de jornal ou não).
Quanto a nunca teres ouvido falar de veículos ICE estacionados incendiarem, não creio que seja realmente relevante (a menos que o tópico de discussão passe a ser o que lês/ouves ou de que te recordas). O que será relevante é se ocorre ou não (e, também, independentemente disso ser noticia de jornal ou não).
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
OK mostra lá o histórico de incêndios em barcos por combustão espontânea de ICEs.... (não digo que seja impossível mas a probabilidade é ridiculamente inferior porque um EV tem outra dimensão de pontos onde falhar).
Repara que os ICEs já cá andam há mais de 100 anos. Nunca ouvi falar de incêndios provocados por ICEs estacionados.
Os EVs têm o problema adicional que os incêndios são praticamente impossíveis de apagar.
Repara que os ICEs já cá andam há mais de 100 anos. Nunca ouvi falar de incêndios provocados por ICEs estacionados.
Os EVs têm o problema adicional que os incêndios são praticamente impossíveis de apagar.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Bear, o ponto é precisamente que circunscrever as situações é tendencialmente incorrecto. A bateria até pode não pegar fogo mas um curto-circuito no circuito eléctrico (ou uma deficiência nalgum componente) pode causar um incêndio. Incluindo também que há componentes que são específicos do ICE. E não se trata apenas de serem específicos mas da combinação. Ao circunscrever a cenários muito específicos (e ainda para mais sem números) incorres no risco de falsear o resultado / forçar a conclusão. O facto é que os veículos ICE também incendeiam e também incendencia sem estar em circulação/andamento. Portanto, o que interessa saber é o que acontece no todo (e não circunscrever a cenários/situações específicas). Basicamente era esse o ponto do post.
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
MarcoAntonio Escreveu:Não é virtualmente impossível e acontece. Se o termo combustão expontânea se refere especificamente à bateria (não deveria ser um critério para uma comparação justa) convém pelo menos dizer que um veículo ICE também tem baterias, tem motores de arranque (o solenoide de um motor de arranque pode causar um incendio, para citar um exemplo), podem ocorrer curtos-circuitos, tem um material combustível dentro do tanque, etc. Não é virtualmente impossível. É raro. Também se pode argumentar que é raro num eléctrico. Um veículo não eléctrico entrar em combustão sem estar em trânsito (condução / em funcionamento) não é a primeira vez. Não vou quantificar - simplesmente porque quero estar a atirar números para o ar - mas falar em "virtualmente impossível" não me parece adequado de todo para o contexto da discussão.
Cada tipo de veículos tem o seu risco de incêndio. No fim do dia, o que interessa saber é a probabilidade de incêndio no seu todo, nos diversos contextos e nos riscos inerentes ou daí derivantes.
Ok é o que dizes é correcto, mas as baterias chumbo ácido ICE são consideradas extremamente seguras. São inclusivamente usadas na industria da aviação.
Aquitens um relatório em que em 40 anos não têm nenhum caso de incidentes de combustão espontânea de baterias convencionais.
Isto é como em tudo, algum dia há um acidente num edifício publico com mortes e depois é correr atrás do prejuízo.
Editado pela última vez por BearManBull em 2/7/2024 20:39, num total de 1 vez.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
tami Escreveu:Isto. Segundo li,
Segundo li onde?
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É diferente entre ser-se um especialista ou não se ser um mancebo e comer gelados com a testa.
Se tens tanta confiança nos EVs compra e gasta o dinheiro como queiras quero lá saber. Agora andar a usar subsídios com dinheiro dos outros contribuintes é crime (pelo menos eticamente).
Editado pela última vez por BearManBull em 2/7/2024 20:33, num total de 1 vez.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
m-m Escreveu:A causa mais frequente de incêndio nos camiões é o bloqueio dos travões nos atrelados, principalmente em AE nas zonas com mais declive e no Verão.
Se o camião está bastante carregado, o condutor não tiver atenção em travar com o motor e está tempo quente, a probabilidade de os calços pegarem fogo é bastante grande. Pela quantidade de veículos transportados, podemos apontar para perto das 20 ton.
A foto publicada é compatível com este cenário.
Isto. Segundo li, alegadamente de acordo com o condutor, terá começado nos travões do camião. Caro Bear, da mesma maneira que tu especulaste uma razão para o incendio, eu comentei com a informação que tinha. Percebo que sejas especialista no tema - como aliás és em todos os temas debatidos no fórum - e como sempre a razão esteja do teu lado.

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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Não é virtualmente impossível e acontece. Se o termo combustão expontânea se refere especificamente à bateria (não deveria ser um critério para uma comparação justa) convém pelo menos dizer que um veículo ICE também tem baterias, tem motores de arranque (o solenoide de um motor de arranque pode causar um incendio, para citar um exemplo), podem ocorrer curtos-circuitos, tem um material combustível dentro do tanque, etc. Não é virtualmente impossível. É raro. Também se pode argumentar que é raro num eléctrico. Um veículo não eléctrico entrar em combustão sem estar em trânsito (condução / em funcionamento) não é a primeira vez. Não vou quantificar - simplesmente porque não quero estar a atirar números para o ar - mas falar em "virtualmente impossível" não me parece adequado de todo para o contexto da discussão.
Cada tipo de veículos tem o seu risco de incêndio. No fim do dia, o que interessa saber é a probabilidade de incêndio no seu todo, nos diversos contextos e nos riscos inerentes ou daí derivantes.
Cada tipo de veículos tem o seu risco de incêndio. No fim do dia, o que interessa saber é a probabilidade de incêndio no seu todo, nos diversos contextos e nos riscos inerentes ou daí derivantes.
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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