EUR/USD - Os eurotouros não desistem
Não sou o DJ, pessoa que respeito muito pelos excelentes artigos que publica, mas na minha humilde opinião uma descida de juros vai fazer com as bolsas caiam ainda mais. Isto porque dará indicações ao mercado, do ponto de vista económico, que o consumo poderá subir aumentando a taxa de juro de longo prazo, devido a um possivel aumento da inflação, e por outro lado estará a dar sinais que a economia dos USA está ainda a necessitar de um "choque". Quanto ao petróleo é mais confuso.... Isto porque está a ser um pouco empolado, daquilo que me é dado ver.
AB
AB
- Registado: 10/1/2008 21:46
Boa tarde após uma semana de ausência no tópico pela minha parte,
Obrigado CN por esse gráfico. De momento, ainda não sinto essa aversão, mas ela pode ser real.
Sente-se uma aversão clara ao USD e aos activos baseados nos EUA. A crise Fannie & Freddi não vem ajudar em nada a mudar tal situação. O pior investimento actual é mesmo no sector financeiro, algo que era uma das componentes da força dos mercados americanos.
Assim, pouco há a fazer.
E o mundo continua afogado em dólares. Os défices comercial e em balança corrente são muito elevados para a procura real de liquidez em USD.
Só um aumento substancial dos juros poderia inverter esta situação, algo altamente improvável com o sector financeiro no estado em que se encontra.
Assim, corrigindo os valores, mantenho a ideia de há algum tempo atrás: o petróleo a 155 USD é consistente com o Ouro a 1.000 USD e com o EUR/USD acima de 1.62xx !!
Só um duplo topo em 1.60 é que me faria mudar de opinião, mas é muito provável que tal figura técnica não perdure.
Bom fds e gastem ainda menos combustível, protegendo tanto a carteira como a natureza.
djovarius
Obrigado CN por esse gráfico. De momento, ainda não sinto essa aversão, mas ela pode ser real.
Sente-se uma aversão clara ao USD e aos activos baseados nos EUA. A crise Fannie & Freddi não vem ajudar em nada a mudar tal situação. O pior investimento actual é mesmo no sector financeiro, algo que era uma das componentes da força dos mercados americanos.
Assim, pouco há a fazer.
E o mundo continua afogado em dólares. Os défices comercial e em balança corrente são muito elevados para a procura real de liquidez em USD.
Só um aumento substancial dos juros poderia inverter esta situação, algo altamente improvável com o sector financeiro no estado em que se encontra.
Assim, corrigindo os valores, mantenho a ideia de há algum tempo atrás: o petróleo a 155 USD é consistente com o Ouro a 1.000 USD e com o EUR/USD acima de 1.62xx !!
Só um duplo topo em 1.60 é que me faria mudar de opinião, mas é muito provável que tal figura técnica não perdure.
Bom fds e gastem ainda menos combustível, protegendo tanto a carteira como a natureza.
djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Current Account & Exchange Rates in risk aversion contex
Ola,
Este topico esta a escorregar, por isso, vamos la coloca-lo onde deve estar
Partilho um artigo do economist sobre o ganho das moedas dos paises com current accounts positivas em detrimento dos que tem deficits elevados (ver o grafico). O artigo nao traz nada de novo para a mesa - a teoria economica que serve de base a prosa e da primeira semana do curso de economia - mas mostra bem o perigo em que estao as moedas de high yield como o AUD e o NZD (sobretudo esta) entre outras, agora que estamos em risk-averse mode.
O current account esta explicado aqui: http://www.investopedia.com/articles/03/061803.asp
Abraco
CN
Este topico esta a escorregar, por isso, vamos la coloca-lo onde deve estar

Partilho um artigo do economist sobre o ganho das moedas dos paises com current accounts positivas em detrimento dos que tem deficits elevados (ver o grafico). O artigo nao traz nada de novo para a mesa - a teoria economica que serve de base a prosa e da primeira semana do curso de economia - mas mostra bem o perigo em que estao as moedas de high yield como o AUD e o NZD (sobretudo esta) entre outras, agora que estamos em risk-averse mode.
O current account esta explicado aqui: http://www.investopedia.com/articles/03/061803.asp
Abraco
CN
- Anexos
-
The domino effect - economist.com, Jul 08.pdf
- (34.28 KiB) Transferido 330 Vezes
-
- Current Account vs Trade-weighted Exchange Rate - H1 2008.GIF (25.07 KiB) Visualizado 4639 vezes
Majors, percentage gain-loss - H1 2008
Ola,
Deixo aqui um grafico com a percentagem de ganhos/percas dos "majors" durante a primeira metade de 2008. Os grandes vencedores sao:
CHF/CAD +13.4%
AUD/CAD +11.8%
CHF/USD +11.1%
CHF/GBP +10.8%
Os perdedores sao o CAD (que perdeu valor contra todos), seguido do USD (que perdeu contra tudo e todos menos o USD).
Abraco
CN
Deixo aqui um grafico com a percentagem de ganhos/percas dos "majors" durante a primeira metade de 2008. Os grandes vencedores sao:

Os perdedores sao o CAD (que perdeu valor contra todos), seguido do USD (que perdeu contra tudo e todos menos o USD).
Abraco
CN
- Anexos
-
- Majors, percentage gain-loss - H1 2008.GIF (8.3 KiB) Visualizado 4812 vezes
1.6020 para que te quero?
Ola,
Daqui a menos de 3 horas a decisao do ECB vai ser confirmada, e 45 minutos mais tarde sai o US June Non-Farm Payrolls, que se preve negativo. Sera agora que vamos ter um ataque aos 1.6020? O par esta a lutar com os 1.59 e se furar nao ha mais resistencia ate ao maximo de 22 Abril.
Abraco
CN
Daqui a menos de 3 horas a decisao do ECB vai ser confirmada, e 45 minutos mais tarde sai o US June Non-Farm Payrolls, que se preve negativo. Sera agora que vamos ter um ataque aos 1.6020? O par esta a lutar com os 1.59 e se furar nao ha mais resistencia ate ao maximo de 22 Abril.
Abraco
CN
O ouro só não está a subir mais hoje porque o BCE vendeu 30 t e reduziu o bem dos seus cofres.
O preço do ouro só desce em euros se a subida do ouro em dólares for menor do que a descida da divisa dólar face ao euro.
Mas como a tendência é a de subida do preço do ouro, intependentemente da desvalorização do dólar o ouro continuará a brilhar e em euros também. Tanto melhor se BCE mantiver juros nos 4%. Penso!
O preço do ouro só desce em euros se a subida do ouro em dólares for menor do que a descida da divisa dólar face ao euro.
Mas como a tendência é a de subida do preço do ouro, intependentemente da desvalorização do dólar o ouro continuará a brilhar e em euros também. Tanto melhor se BCE mantiver juros nos 4%. Penso!

Bom, mas em EUR o preço irá descer, senão estas a dizer que o BCE subir as taxas de juro não tem impacto nenhum na avaliação dos bens em euros.
Be Galt. Wear the message!
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Branc0 Escreveu:Cem, como é que o aumento da taxa de juro faz com que o ouro fique mais caro? Não devia ser o contrário (pelo menos em Euros que é o que interessa ao BCE a não ser que esteja a querer aumentar as reservas de USD)?
Amigo WhitE:
Devido à forte correlação inversa do Ouro com o USDollar: refúgio no Ouro cada vez que o USD desvaloriza.
Se apenas o BCE subir taxas de juro é mais que certo que haverá nova subida do Euro contra o Dollar, logo, valorização do Ouro.
Abraço.
Cem
- Registado: 4/3/2008 17:21
Cem, como é que o aumento da taxa de juro faz com que o ouro fique mais caro? Não devia ser o contrário (pelo menos em Euros que é o que interessa ao BCE a não ser que esteja a querer aumentar as reservas de USD
)?
O Sarkozy está farto de esganiçar há muito tempo, também Sapatero e o Berlusconi duvido que lhe dêm mais atenção por causa disso, aliás é uma boa altura para Trichet mostrar que é independente dessa gente.
Não estou a dizer que a subida é garantida mas vai ser votada de certeza e agora é ver as preocupações de cada governador com direito de voto na mesa.

O Sarkozy está farto de esganiçar há muito tempo, também Sapatero e o Berlusconi duvido que lhe dêm mais atenção por causa disso, aliás é uma boa altura para Trichet mostrar que é independente dessa gente.
Não estou a dizer que a subida é garantida mas vai ser votada de certeza e agora é ver as preocupações de cada governador com direito de voto na mesa.
Be Galt. Wear the message!
Re: Re
Cem pt Escreveu:Tenho a percepção que não vai haver aumento das taxas de juro na Europa.
Os indícios começam-se a acumular, vejamos:
- Discurso ontem do Sarkozy a dar conta que o Euro está 30% sobrevalorizado em relação ao Dollar e que um aumento das taxas de juro só iria fazer subir ainda mais os preços do petróleo.
O chefe fala e o Trichet não pode dizer nada, é independente em teoria, mas o respeitinho por quem lá o colocou é certo que pode vir a falar mais alto...
- Venda esta madrugada de 30 toneladas de ouro pelo BCE. O Banco Central pode ser tudo menos estúpido, não iria vender agora quando sabe que se aumentasse brevemente as taxas de juro o preço do ouro poderia disparar para níveis mais altos, vendeu certamente a ganhar...
- Pedidos insistentes de articulação entre o BCE e a Federal Reserve. A desaceleração evidente da Economia americana colocou o Bernanke de pés e mãos atadas, apesar da pressão inflacionista que sabe ser passageira até o equilíbrio entre procura e oferta estabilizarem e parar o clima de histeria no sector das commodities, uma subida da taxa de juro da Fed seria desastrosa, não pode acontecer para já!
Por outro lado e para evitar o descontrole completo de uma articulação estratégica para travar o aumento dos preços do petróleo, uma subida de taxas teria de ser simultânea nos States e na zona Euro...
Conclusão: vai ficar tudo na mesma, como a lesma!
Cem
E agora temos a acrescentar:
-"O BCE deverá ter em conta as consequências de uma subida das taxas de juro", disse Steinbrueck à margem de uma cerimónia para marcar os 20 anos desde a criação da Bolsa de Frankfurt do índice Dax.
Durante o fim de semana, Steinbrueck manifestou reservas sobre a tão esperada aumento de referência do BCE na taxa de empréstimo de 4,0 por cento para 4,25 por cento, observando o seu potencial efeito negativo sobre o crescimento económico.-
- Registado: 5/1/2008 9:28
Re
Tenho a percepção que não vai haver aumento das taxas de juro na Europa.
- Discurso ontem do Sarkozy a dar conta que o Euro está 30% sobrevalorizado em relação ao Dollar e que um aumento das taxas de juro só iria fazer subir ainda mais os preços do petróleo.
O chefe fala e o Trichet não pode dizer nada, é independente em teoria, mas o respeitinho por quem lá o colocou é certo que pode vir a falar mais alto...
- Venda esta madrugada de 30 toneladas de ouro pelo BCE. O Banco Central pode ser tudo menos estúpido, não iria vender agora quando sabe que se aumentasse brevemente as taxas de juro o preço do ouro poderia disparar para níveis mais altos, vendeu certamente a ganhar...
- Pedidos insistentes de articulação entre o BCE e a Federal Reserve. A desaceleração evidente da Economia americana colocou o Bernanke de pés e mãos atadas, apesar da pressão inflacionista que sabe ser passageira até o equilíbrio entre procura e oferta estabilizarem e parar o clima de histeria no sector das commodities, uma subida da taxa de juro da Fed seria desastrosa, não pode acontecer para já!
Por outro lado e para evitar o descontrole completo de uma articulação estratégica para travar o aumento dos preços do petróleo, uma subida de taxas teria de ser simultânea nos States e na zona Euro...
Cem
Cem
- Registado: 4/3/2008 17:21
Vou só responder rapidamente ao DJ... uma subida de juros nos EUA teria um efeito psicológico muito mais importante do que real... significaria o fim das descidas e uma viragem nas políticas de curto prazo...
Uma das razões para eu defender um aumento de taxas nos EUA é por n achar que a descida de mais 0.25% para os 1.75% vá ser o factor determinante para o crescimento da economia (se n cresce a 2, tb n vai crescer a 1.75%). Daí eu defender a sinalização do fim do dinheiro fácil e do início ao combate à inflação e à perda de valor do dólar.
Um abr
Nuno
Uma das razões para eu defender um aumento de taxas nos EUA é por n achar que a descida de mais 0.25% para os 1.75% vá ser o factor determinante para o crescimento da economia (se n cresce a 2, tb n vai crescer a 1.75%). Daí eu defender a sinalização do fim do dinheiro fácil e do início ao combate à inflação e à perda de valor do dólar.
Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Boa tarde,
Aproveito para uma provocação em relação ao tal debate sobre política monetária.
É verdade que seria necessária uma alteração clara do nível de juros para conter a terrivel consequência de anos e anos de descaso.
Mas, caro Rabbi, qual é mesmo a diferença prática entre 2% e 2.25% ? Em termos reais, isso dá azo a quê?
Se me falar em passar de 2 para 4% num espaço de 6 meses já acredito em algo...
Em relação aos efeitos das guerras, já aqui tenho dito que não são claramente lineares.
No caso do USD, pouco afecta o longo prazo.
No curto prazo, houve casos e casos.
Até refiro o caso do 11 de setembro, onde o USD perde fortemente num primeiro momento, para logo recuperar todo o terreno perdido.
E hoje não há movimentos de ataque a máximos, excepto no petróleo, como já se viu de manhã.
Abraço
dj
Aproveito para uma provocação em relação ao tal debate sobre política monetária.
É verdade que seria necessária uma alteração clara do nível de juros para conter a terrivel consequência de anos e anos de descaso.
Mas, caro Rabbi, qual é mesmo a diferença prática entre 2% e 2.25% ? Em termos reais, isso dá azo a quê?
Se me falar em passar de 2 para 4% num espaço de 6 meses já acredito em algo...
Em relação aos efeitos das guerras, já aqui tenho dito que não são claramente lineares.
No caso do USD, pouco afecta o longo prazo.
No curto prazo, houve casos e casos.
Até refiro o caso do 11 de setembro, onde o USD perde fortemente num primeiro momento, para logo recuperar todo o terreno perdido.
E hoje não há movimentos de ataque a máximos, excepto no petróleo, como já se viu de manhã.
Abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Bom dia forexianos,
Tenho seguido o interessante tópico do Atomez, o "Lá Irão este Verão?", e esta questão saltou-me:
Qual o comportamento do dollar aquando deste tipo de intervenções?
Por exemplo aquando da operação libertação do Koweit, ou da mais recente ocupação do Iraque, qual foi a reacção do ´dollar?
Sei que estes ataques ao Irão não são bem dentro da mesma situação, o ataque é organizado por Israel e até existe a hipótese de não ser apoiado pelos EUA.
O que aconteceu em momentos anteriores? É que ainda não tive a oportunidade de assistir a uma guerra/invasão/ataque pelo ponto de vista forex.
Desde já obrigado pelas respostas.
Abraço
Tenho seguido o interessante tópico do Atomez, o "Lá Irão este Verão?", e esta questão saltou-me:
Qual o comportamento do dollar aquando deste tipo de intervenções?
Por exemplo aquando da operação libertação do Koweit, ou da mais recente ocupação do Iraque, qual foi a reacção do ´dollar?
Sei que estes ataques ao Irão não são bem dentro da mesma situação, o ataque é organizado por Israel e até existe a hipótese de não ser apoiado pelos EUA.
O que aconteceu em momentos anteriores? É que ainda não tive a oportunidade de assistir a uma guerra/invasão/ataque pelo ponto de vista forex.
Desde já obrigado pelas respostas.
Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
nunofaustino Escreveu:Rabbi_Steinsaltz Escreveu:
Olá Amigo Nuno
Deixe-me perguntar-lhe
A velocidade de 80km/hora é demasiada ou não?
O meu Amigo me responderá: depende, conforme o local e o tipo de carro!
Assim,
o mesmo se aplica à economia
As taxas de juro lá por permanecerem em 2% nos EUA
isso não que dizer que estejam baixas.
A relacção dos juros só é comparavel com a saúde
economica.
De momento em minha opinião 2% não é o ideal.
E o ideal é?
Um abr
Nuno
PS para mim tb n era o ideal... deveriam estar mais elevadas...
Olá Amigo Nuno
pois vejamos
não há uma taxa ideal, mas
os 2,25% nos EUA parecia-me melhor
Não faria o petróleo subir.
Conteria a inflação.
O Crescimento economico não seria assim tanto a fectado e
atingiamos o fundo nos mercados mais depressa.
Conselhos do Rabbi Steinsaltz*
http://www.youtube.com/watch?v=LTEvZlv8Pfk
Lembremo-nos que investimos para nossa qualidade de vida melhorar, e que o dinheiro nos dá a oportunidade de melhorar não somente a nossa vida, mas também serve para contribuir e apoiar diversas causas nobres. Investir representa uma estrada em nossas vidas que nos leva a algum lugar, e é importante ter certeza que o destino vale a pena.
Poder-se-ia pensar que a falta de Deus somente aflige os Judeus, mas na realidade com este exílio, o mundo inteiro está em crise porque sua ausência afecta todos.
Lembremo-nos que investimos para nossa qualidade de vida melhorar, e que o dinheiro nos dá a oportunidade de melhorar não somente a nossa vida, mas também serve para contribuir e apoiar diversas causas nobres. Investir representa uma estrada em nossas vidas que nos leva a algum lugar, e é importante ter certeza que o destino vale a pena.
Poder-se-ia pensar que a falta de Deus somente aflige os Judeus, mas na realidade com este exílio, o mundo inteiro está em crise porque sua ausência afecta todos.
Rabbi_Steinsaltz Escreveu:
Olá Amigo Nuno
Deixe-me perguntar-lhe
Assim,
economica.
E o ideal é?
Um abr
Nuno
PS para mim tb n era o ideal... deveriam estar mais elevadas...
nunofaustino Escreveu:Um tópico com um gráfico que mostra o efeito dos cheques "brinde" do governo dos EUA no preço do petróleo e das hipotecas...
http://tinyurl.com/444466
O manter as taxas de juro baixas nos EUA tem o mesmo efeito... a liquidez n baixa, baixando o valor do $$ e aumentando o preço do que se pode comprar com o $$...
Um abr
Nuno
Olá Amigo Nuno
Deixe-me perguntar-lhe
Assim,
economica.
Conselhos do Rabbi Steinsaltz*
Um tópico com um gráfico que mostra o efeito dos cheques "brinde" do governo dos EUA no preço do petróleo e das hipotecas...
O manter as taxas de juro baixas nos EUA tem o mesmo efeito... a liquidez n baixa, baixando o valor do $$ e aumentando o preço do que se pode comprar com o $$...
Um abr
Nuno
Um abr
Nuno
Fica uma nota final antes do fds,
Nos últimos tempos, haviam vários números que pareciam pólos magnéticos de vários activos:
Para lá dos 1.55 no EUR/USD, destacaria ainda os 135 USD no barril do crude e os 900 USD da onça de Ouro.
Agora começo a ver uma tentativa de "fuga" a esses pontos, sendo a mesma em simultâneo.
O Ouro passa a quase 930, mas ainda não está definitivamente longe do magneto.
O petróleo parece querer mudar para um patamar mais próximo de 150 do que dos tais 135 enquanto o EUR/USD está novamente próximo dos máximos históricos, os quais poderão ser rompidos em alta após uma boa consolidação.
À medida que o mercado deixa de acreditar que o FED sobe os juros com brevidade, isso torna-se mais possivel do que nunca.
Abraço
Bom fds
dj
Nos últimos tempos, haviam vários números que pareciam pólos magnéticos de vários activos:
Para lá dos 1.55 no EUR/USD, destacaria ainda os 135 USD no barril do crude e os 900 USD da onça de Ouro.
Agora começo a ver uma tentativa de "fuga" a esses pontos, sendo a mesma em simultâneo.
O Ouro passa a quase 930, mas ainda não está definitivamente longe do magneto.
O petróleo parece querer mudar para um patamar mais próximo de 150 do que dos tais 135 enquanto o EUR/USD está novamente próximo dos máximos históricos, os quais poderão ser rompidos em alta após uma boa consolidação.
À medida que o mercado deixa de acreditar que o FED sobe os juros com brevidade, isso torna-se mais possivel do que nunca.
Abraço
Bom fds
dj
Boas tardes nesta quente sexta-feira,
É isso mesmo. Não é com mais liquidez que se vence esta crise. Pelo contrário, leva ao surgimento de bolhas, acabando por agravá-la ainda mais.
Já temos uma década disto e já basta.
A zona Euro está disposta a aumentar os juros, mas isso só teria eficácia se os EUA fizessem o mesmo, contribuindo para uma redução da liquidez.
Viria uma recessão, mas ganharíamos condições para um ambiente económico-financeiro mais estável e próspero.
Se não for feito nada, tudo continuará como dantes e teremos de assistar a mais turbulência nos mercados.
Quem sabe se o petróleo não irá rapidamente a 160 USD?
E o USD pode já estar a preparar-se para novos mínimos, pois o FED não alterou o viés da política monetária.
É urgente um novo acordo do Plaza !!
Abraço
djovarius
É isso mesmo. Não é com mais liquidez que se vence esta crise. Pelo contrário, leva ao surgimento de bolhas, acabando por agravá-la ainda mais.
Já temos uma década disto e já basta.
A zona Euro está disposta a aumentar os juros, mas isso só teria eficácia se os EUA fizessem o mesmo, contribuindo para uma redução da liquidez.
Viria uma recessão, mas ganharíamos condições para um ambiente económico-financeiro mais estável e próspero.
Se não for feito nada, tudo continuará como dantes e teremos de assistar a mais turbulência nos mercados.
Quem sabe se o petróleo não irá rapidamente a 160 USD?
E o USD pode já estar a preparar-se para novos mínimos, pois o FED não alterou o viés da política monetária.
É urgente um novo acordo do Plaza !!
Abraço
djovarius
Re: US Consumer Confidence
Cem pt Escreveu:Caro Nuno:
Pode ser que tenhas razão sob o ponto de vista psicológico de dar um novo alento ao USDollar,mas em termos fundamentais não faz sentido nenhum subir os juros quando todos os novos dados saem completamente deprimidos em termos de abrandamento abrupto da Economia.
Como interpretarão os empresários americanos uma subida de juros? Repara: desincentivo de investimento, menos empregos, menos consumo, menor concorrência dos seus produtos colocados no exterior, desvalorização dos mercados accionistas, enfim, tudo só para não terem mais inflação?
Porque não deixam que os mercados corrijam naturalmente a bolha das commodities? É tudo uma questão de tempo!
Querer ter ao mesmo tempo menos inflação, valorização da moeda e dar novo empurrão a uma Economia em evidente estado de desaceleração, isso não é possível baixando ou subindo as taxas de juro.
Se calhar o melhor é excatamente deixar passar a borrasca e não mexer em nada para não criar mais asneiras...
Abraço.
Cem
Pois... mas a verdade é que ao manter os juros baixos, a FED está a atirar gasolina para a fogueira das comodities ao manter a liquidez nos mercados em níveis historicamente elevados.
E se por um lado a economia não arranca com os juros a 2%, tb n vai arrancar com os juros nos 1.5% ou mesmo a 0% como estiverem no Japão durante tanto tempo...
Um abr
Nuno
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 127 visitantes