O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções
Ok, desisto...
Se as circunstâncias são completamente diferentes, se o enquadramento histórico nada tem a ver um com o outro, se o mundo actual é infinitamente diferente do que era em 37-42 (principalmente na questão da globalização), se os motivos que levaram as bolsas a cair não têm nada em comum, então qual é a relevância dos padrões gráficos, por mero acaso, serem semelhantes??
Demasiadas certezas neste fórum para o meu gosto...

Se as circunstâncias são completamente diferentes, se o enquadramento histórico nada tem a ver um com o outro, se o mundo actual é infinitamente diferente do que era em 37-42 (principalmente na questão da globalização), se os motivos que levaram as bolsas a cair não têm nada em comum, então qual é a relevância dos padrões gráficos, por mero acaso, serem semelhantes??
Demasiadas certezas neste fórum para o meu gosto...
- Registado: 2/11/2008 16:17
Escudeiro-Mor Escreveu:EuroVerde Escreveu:Elias,
Observa o gráfico de finais de 1937 até 1942.
Desculpa estar a implicar contigo (), mas o que é que esse período tem a ver com o actual?
Em 1937 estavamos no top de uma subida de mais de 300% desde os minimos de 1932, neste momento estamos com uma queda de 50% desde os máximos de 2007, onde estão as semelhanças?
Além disso, nesse período tivemos uma pequena insignifância chamada 2ª guerra mundial... parece-me natural que depois de subir 330% em 5 anos, e no meio da guerra mais devastadora de todos os tempos (e no inicio até parecia que os Aliados iam perder) as bolsas não subam...
O periodo todos sabemos que bem diferente é.
Eu falo dos padrões gráficos.
Em finais de 1937 tinhamos caido forte e feio, e a bolsa vinha a cair, e tal como até agora aconteceu, desenhara o mesmo padrão gráfico até ao momento. Pincipalmente o SP500
Editado pela última vez por EuroVerde em 17/12/2008 19:21, num total de 1 vez.
Ulisses,
Eu referi, que as futuras perdas na bolsa vão fazer com que imensa gente ainda num futuro próximo vá deixando o mercado.
Deixando as noticias, deixando o caldeirão, deixando...
(referi excepto os administradores porque sois vós que regulam o caldeirão).
Mas o que é certo, é que imensa gente vai abandonar a bolsa e o caldeirão.
Não me julgo soberano.
Apenas posso dizer que acompanho os mercados desde 2001 e só entrei nele este ano nas acçoes.
Até agora não perdi dinheiro nos lances que fiz.

Eu referi, que as futuras perdas na bolsa vão fazer com que imensa gente ainda num futuro próximo vá deixando o mercado.
Deixando as noticias, deixando o caldeirão, deixando...
(referi excepto os administradores porque sois vós que regulam o caldeirão).
Mas o que é certo, é que imensa gente vai abandonar a bolsa e o caldeirão.
Não me julgo soberano.
Apenas posso dizer que acompanho os mercados desde 2001 e só entrei nele este ano nas acçoes.
Até agora não perdi dinheiro nos lances que fiz.

EuroVerde Escreveu:Elias,
Desculpa estar a implicar contigo (

Em 1937 estavamos no top de uma subida de mais de 300% desde os minimos de 1932, neste momento estamos com uma queda de 50% desde os máximos de 2007, onde estão as semelhanças?
Além disso, nesse período tivemos uma pequena insignifância chamada 2ª guerra mundial... parece-me natural que depois de subir 330% em 5 anos, e no meio da guerra mais devastadora de todos os tempos (e no inicio até parecia que os Aliados iam perder) as bolsas não subam...
Euroverde, a forma como escreves: "Vai acontecer isto, vai acontecer aquilo", para mim é completamente errada. Falas como se não houvesse dúvidas, como se soubesses o que os mercados vão fazer amanhã. Este género de discurso costuma ser fatal para os investidores.
E ao longo dos 6 anos de caldeirão já passaram muitos por aqui com esta visão determinística dos mercados e que desapareceram.
Dizes que os mercados vão afundar e que só os Administradores e tu vão sobrar. Errado. Aqueles que se mantêm no Caldeirão desde o início (e ainda são bastantes) são aqueles que vão tendo a flexibilidade mental suficiente para terem opinião sobre os mercados mas não a julgarem soberana, o que lhes permite ganhar dinheiro com os mercados. Que é muito mais importante do que ter razão.
Um abraço,
Ulisses
E ao longo dos 6 anos de caldeirão já passaram muitos por aqui com esta visão determinística dos mercados e que desapareceram.
Dizes que os mercados vão afundar e que só os Administradores e tu vão sobrar. Errado. Aqueles que se mantêm no Caldeirão desde o início (e ainda são bastantes) são aqueles que vão tendo a flexibilidade mental suficiente para terem opinião sobre os mercados mas não a julgarem soberana, o que lhes permite ganhar dinheiro com os mercados. Que é muito mais importante do que ter razão.
Um abraço,
Ulisses
Elias Escreveu:EuroVerde Escreveu:as bolsas vão estar perigosas e de excelentes oportunidades de curto prazo para quem entre nos timings certos.
EuroVerde,
Tu escreves estas lapalissadas e depois admiras-te que o pessoal mande umas bocas.
1 abraço,
Elias
Elias,
EuroVerde Escreveu:as bolsas vão estar perigosas e de excelentes oportunidades de curto prazo para quem entre nos timings certos.
EuroVerde,
Tu escreves estas lapalissadas e depois admiras-te que o pessoal mande umas bocas.
1 abraço,
Elias
- Registado: 5/11/2002 12:21
É certo que os indices não passam pelo mesmo. Mas há padrões que se repetem.
E pode ser considerada uma hipotese válida uma comparação da actual situação com o SP500 ou DJ no periodo de finais de 1937 até 1942. Ou seja, não vai haver Bull Market nenhum tão depressa, e as bolsas vão estar perigosas e de excelentes oportunidades de curto prazo para quem entre nos timings certos. Se virem em http://finance.yahoo.com/q?s=%5EDJI
Ou seja só daqui a 5 anos 5, a bolsa entra em Bull Market em 2013. Até lá vai aos zigezagues.
Até parece que estamos em Dezembro de 1937!!!
E pode ser considerada uma hipotese válida uma comparação da actual situação com o SP500 ou DJ no periodo de finais de 1937 até 1942. Ou seja, não vai haver Bull Market nenhum tão depressa, e as bolsas vão estar perigosas e de excelentes oportunidades de curto prazo para quem entre nos timings certos. Se virem em http://finance.yahoo.com/q?s=%5EDJI
Ou seja só daqui a 5 anos 5, a bolsa entra em Bull Market em 2013. Até lá vai aos zigezagues.
Até parece que estamos em Dezembro de 1937!!!

Escudeiro-Mor Escreveu:
Só perguntando às pessoas em questão é que pode saber porque fazem o que fazem. 2 grandes investidores, com posições antagónicas, em que medida é que isto beneficia o teu argumento?
Não tem nada a ver com o meu argumento. É apenas uma discussão e seria útil entender porque o fazem assim, um e outro. Se se diz que o dólar vai colapsar...
A longo prazo acredito no dólar.
artista Escreveu:EuroVerde Escreveu:artista Escreveu:EuroVerde Escreveu:Veremos se assim não vai ser em 2009.
Euro, mesmo que se verifique isso não é importante, eu posso dizer que em 2009 vamos subir muito e tenho boas probabilidades de estar certo...
O importante é analisar e discutir fundamentos, fazer previsões será sempre muito falível... elas mudam de uma hora para a outra! Imagina que na próxima semana tinhamos um movimento forte de subida, eras muito bem capaz de alterar por completo as tuas previsões... tu e eu, e todos!
um abraço
artista
Não concordo.
Se houver um tal movimento de subida, acredito ainda mais que o fundo não foi feito e que ele se irá situar bem junto dos 4000 pontos em 2009, uma vez que a maior parte do tempo estamos aos niveis que estamos (6000 já parece ser um valor demasiado baixo? e a malta está sem saber o que fazer, tanto pode dar para um lado como para outro)
O indice ao vir aos 4000 pontos será num curto periodo onde "só alguns" investidores vão ter a sorte de comprar aí nesse timing. Porque é um facto real e verdadeiro que quanto mais isto desce e incerto é, mais as pessoas no geral não estão para entrar no mercado.
Assim, estou de acordo comigo mesmo e acredito piamente nos 4000 (que não vai ser para todos).
É triste dizer o que estou a dizer, porque a bolsa vai reflectir o estado da economia portuguesa para todos vermos.
Estou a ver que tens uma bola de cristal!![]()
Euro, eu não disse que ia subir, disse que se o tivesse dito teria hipóteses de acertar... tu é que parece que estás mesmo a ver como é que isto vai evoluir, eu não estou é a perceber onde é que vês isso com tanta nitidez??!![]()
abraço
artista
Obama vai ter imensas dores de cabeça no principio do mandato.
E o Socrates cá sai fora.
Todas estas medidas que estão a ser tomadas pelos governos vão passar ao lado do mercado. E empresas como a GM vão mesmo à falência, mas o Citi não, como o Salvador referiu.
Nem quem mais participa aqui no caldeirão, (excepto os administradores) vai resistir, e sai fora, ou pelo menos certamente o frequentará muito menos vezes, lá para essa altura... Eu, tu e eles/elas vão deixar as noticias e estas conversas e só vão regressar ao mercado quando ele já vai em andamento lá para 2010.
O Euro em 2009 vai corrigir desta valorização actual e nesse processo, os indices vão tombar como tombaram em Outubro e é aí que vejo por irracionalidade e por um curtissimo periodo de tempo o PSI20 em 2009 nos 4000. (diga-se total irracionalidade, barato).
EuroVerde Escreveu:Correcto, beneficia Europa mas! nessa passagem/correcção, as bolsas vão descambar bastante como em Outubro.
Mas porque é que dizes isso?
Não foi certamente pela queda do euro que as bolsas cairam em Outubro. O dolar subiu pois tudo o que é matérias primas caiu imenso, visto que numa recessão tão grande o seu consumo vai diminuir. Além disso, o dólar na altura ainda era visto como moeda de refugio, o que vê-se agora não faz grande sentido tendo em conta que o Bernanke gosta mais de imprimir dinheiro do que eu gosto de frango assado. E ainda a questão do repatriamento de dolares aplicados no estrangeiro para fazer face a perdas internas, deleveraging the hedge funds que estavam longos no euro, entre muitas outras razões...
EuroVerde Escreveu:Todos criticam, mas ninguém sabe responder porque Jim Rogers está a deixar dólares e Mr.Buffett os mantem.
Só perguntando às pessoas em questão é que pode saber porque fazem o que fazem. 2 grandes investidores, com posições antagónicas, em que medida é que isto beneficia o teu argumento?
EuroVerde Escreveu:artista Escreveu:EuroVerde Escreveu:Veremos se assim não vai ser em 2009.
Euro, mesmo que se verifique isso não é importante, eu posso dizer que em 2009 vamos subir muito e tenho boas probabilidades de estar certo...
O importante é analisar e discutir fundamentos, fazer previsões será sempre muito falível... elas mudam de uma hora para a outra! Imagina que na próxima semana tinhamos um movimento forte de subida, eras muito bem capaz de alterar por completo as tuas previsões... tu e eu, e todos!
um abraço
artista
Não concordo.
Se houver um tal movimento de subida, acredito ainda mais que o fundo não foi feito e que ele se irá situar bem junto dos 4000 pontos em 2009, uma vez que a maior parte do tempo estamos aos niveis que estamos (6000 já parece ser um valor demasiado baixo? e a malta está sem saber o que fazer, tanto pode dar para um lado como para outro)
O indice ao vir aos 4000 pontos será num curto periodo onde "só alguns" investidores vão ter a sorte de comprar aí nesse timing. Porque é um facto real e verdadeiro que quanto mais isto desce e incerto é, mais as pessoas no geral não estão para entrar no mercado.
Assim, estou de acordo comigo mesmo e acredito piamente nos 4000 (que não vai ser para todos).
É triste dizer o que estou a dizer, porque a bolsa vai reflectir o estado da economia portuguesa para todos vermos.
Estou a ver que tens uma bola de cristal!

Euro, eu não disse que ia subir, disse que se o tivesse dito teria hipóteses de acertar... tu é que parece que estás mesmo a ver como é que isto vai evoluir, eu não estou é a perceber onde é que vês isso com tanta nitidez??!

abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Escudeiro-Mor Escreveu:EuroVerde Escreveu:O euro vai a valorizar, mas terá que corrigir esta recente valorização, e aí, vai ser o caus completo.
O Elias gosta muito de criticar.
Veremos se assim não vai ser em 2009.
Não percebo esta parte, o euro vai corrigir e quando isso acontecer vai ser o caos completo? Para quem, as empresas portuguesas? Não será antes ao contrário?? Euro mais baixo = exportações mais competitivas. Dolar forte = petróleo potencialmente mais baixo, visto que há uma forte correlação negativa entre dolar e matérias primas. Se o euro corrigir destas valorizações e voltar aos 1.25-1.30 isso só beneficia a Europa... não o contrário.
Correcto, beneficia Europa mas! nessa passagem/correcção, as bolsas vão descambar bastante como em Outubro.
Todos criticam, mas ninguém sabe responder porque Jim Rogers está a deixar dólares e Mr.Buffett os mantem.
Editado pela última vez por EuroVerde em 17/12/2008 18:14, num total de 1 vez.
EuroVerde Escreveu:O euro vai a valorizar, mas terá que corrigir esta recente valorização, e aí, vai ser o caus completo.
O Elias gosta muito de criticar.
Veremos se assim não vai ser em 2009.
Não percebo esta parte, o euro vai corrigir e quando isso acontecer vai ser o caos completo? Para quem, as empresas portuguesas? Não será antes ao contrário?? Euro mais baixo = exportações mais competitivas. Dolar forte = petróleo potencialmente mais baixo, visto que há uma forte correlação negativa entre dolar e matérias primas. Se o euro corrigir destas valorizações e voltar aos 1.25-1.30 isso só beneficia a Europa... não o contrário.
Re: comentário
jotabilo Escreveu:Caro Euro
??????????????
Sim. Porque há quem diga que com a internacionalização das empresas portuguesas, o indice engloba mais economias...

Parece-me pouco provável que o indice entre já em bull market.
Fundo nos 4000 em 2009.
comentário
Caro Euro
??????????????
??????????????
- Registado: 3/12/2007 20:31
Re: cometário
jotabilo Escreveu:Caros
No gráfico do meu broker...o PSI20 dá um esticão para cima no final. O que poderá ter sucedido?
Se alguém tem uma explicação agradecia que explicitasse.
cumps
Boas!
No leilão final houve algumas cotadas que subiram bastante a cotação, nomeadamente a EDP, a ZON e a BRISA, não sei se houve mais, mas como estava de olho nessas....
Um abraço
Alexandre Santos
Re: cometário
jotabilo Escreveu:Caros
No gráfico do meu broker...o PSI20 dá um esticão para cima no final. O que poderá ter sucedido?
Se alguém tem uma explicação agradecia que explicitasse.
cumps
É claro que eu não estou a falar numa semana, nem mês, mas sim no fundo que aí virá em 2009, talvez já no inicio do ano. Não sei.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, cali010201, Carlos73, Google [Bot], J.f.vieira, macau5m, nbms2012, niceboy, PAULOJOAO, Phil2014 e 206 visitantes