Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pedro447 » 17/12/2008 19:25

Ok, desisto... :roll:

Se as circunstâncias são completamente diferentes, se o enquadramento histórico nada tem a ver um com o outro, se o mundo actual é infinitamente diferente do que era em 37-42 (principalmente na questão da globalização), se os motivos que levaram as bolsas a cair não têm nada em comum, então qual é a relevância dos padrões gráficos, por mero acaso, serem semelhantes??

Demasiadas certezas neste fórum para o meu gosto...

Registado: 2/11/2008 16:17

por Elias » 17/12/2008 19:24

Entrar longo ou curto?

Registado: 5/11/2002 12:21

por EuroVerde » 17/12/2008 19:18

Elias Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Até agora não perdi dinheiro nos lances que fiz.

Referes-te a trades concluídos ou também a posições que manténs abertas?

Refiro-me trades concluidos. De momento estou fora a pensar entrar quando iniciar uma nova onda descendente.

Registado: 29/11/2007 11:19

por EuroVerde » 17/12/2008 19:15

Escudeiro-Mor Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Elias,

Observa o gráfico de finais de 1937 até 1942.

Desculpa estar a implicar contigo ( :wink: ), mas o que é que esse período tem a ver com o actual?
Em 1937 estavamos no top de uma subida de mais de 300% desde os minimos de 1932, neste momento estamos com uma queda de 50% desde os máximos de 2007, onde estão as semelhanças?

Além disso, nesse período tivemos uma pequena insignifância chamada 2ª guerra mundial... parece-me natural que depois de subir 330% em 5 anos, e no meio da guerra mais devastadora de todos os tempos (e no inicio até parecia que os Aliados iam perder) as bolsas não subam...

O periodo todos sabemos que bem diferente é.
Eu falo dos padrões gráficos.
Em finais de 1937 tinhamos caido forte e feio, e a bolsa vinha a cair, e tal como até agora aconteceu, desenhara o mesmo padrão gráfico até ao momento. Pincipalmente o SP500
Editado pela última vez por EuroVerde em 17/12/2008 19:21, num total de 1 vez.

por Elias » 17/12/2008 19:13

EuroVerde Escreveu:Até agora não perdi dinheiro nos lances que fiz.

Referes-te a trades concluídos ou também a posições que manténs abertas?

por Conquistador » 17/12/2008 19:12

Quem queria sair já saiu.
Não é após tudo o que aconteceu nos últimos meses que vai abandonar o barco.

Cumprimentos,

Registado: 3/7/2008 11:58

por EuroVerde » 17/12/2008 19:09

Ulisses,
Eu referi, que as futuras perdas na bolsa vão fazer com que imensa gente ainda num futuro próximo vá deixando o mercado.

Deixando as noticias, deixando o caldeirão, deixando...

(referi excepto os administradores porque sois vós que regulam o caldeirão).

Mas o que é certo, é que imensa gente vai abandonar a bolsa e o caldeirão.

Não me julgo soberano.
Apenas posso dizer que acompanho os mercados desde 2001 e só entrei nele este ano nas acçoes.
Até agora não perdi dinheiro nos lances que fiz.

:cry:

por Pedro447 » 17/12/2008 19:06

EuroVerde Escreveu:Elias,

Desculpa estar a implicar contigo ( :wink: ), mas o que é que esse período tem a ver com o actual?
Em 1937 estavamos no top de uma subida de mais de 300% desde os minimos de 1932, neste momento estamos com uma queda de 50% desde os máximos de 2007, onde estão as semelhanças?

Além disso, nesse período tivemos uma pequena insignifância chamada 2ª guerra mundial... parece-me natural que depois de subir 330% em 5 anos, e no meio da guerra mais devastadora de todos os tempos (e no inicio até parecia que os Aliados iam perder) as bolsas não subam...

por Ulisses Pereira » 17/12/2008 18:58

Euroverde, a forma como escreves: "Vai acontecer isto, vai acontecer aquilo", para mim é completamente errada. Falas como se não houvesse dúvidas, como se soubesses o que os mercados vão fazer amanhã. Este género de discurso costuma ser fatal para os investidores.

E ao longo dos 6 anos de caldeirão já passaram muitos por aqui com esta visão determinística dos mercados e que desapareceram.

Dizes que os mercados vão afundar e que só os Administradores e tu vão sobrar. Errado. Aqueles que se mantêm no Caldeirão desde o início (e ainda são bastantes) são aqueles que vão tendo a flexibilidade mental suficiente para terem opinião sobre os mercados mas não a julgarem soberana, o que lhes permite ganhar dinheiro com os mercados. Que é muito mais importante do que ter razão.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por EuroVerde » 17/12/2008 18:54

Elias Escreveu:
EuroVerde Escreveu:as bolsas vão estar perigosas e de excelentes oportunidades de curto prazo para quem entre nos timings certos.

EuroVerde,

Tu escreves estas lapalissadas e depois admiras-te que o pessoal mande umas bocas.

1 abraço,
Elias

Elias,

por Elias » 17/12/2008 18:51

EuroVerde Escreveu:as bolsas vão estar perigosas e de excelentes oportunidades de curto prazo para quem entre nos timings certos.

EuroVerde,

Tu escreves estas lapalissadas e depois admiras-te que o pessoal mande umas bocas.

1 abraço,
Elias

por EuroVerde » 17/12/2008 18:48

É certo que os indices não passam pelo mesmo. Mas há padrões que se repetem.
E pode ser considerada uma hipotese válida uma comparação da actual situação com o SP500 ou DJ no periodo de finais de 1937 até 1942. Ou seja, não vai haver Bull Market nenhum tão depressa, e as bolsas vão estar perigosas e de excelentes oportunidades de curto prazo para quem entre nos timings certos. Se virem em http://finance.yahoo.com/q?s=%5EDJI

Ou seja só daqui a 5 anos 5, a bolsa entra em Bull Market em 2013. Até lá vai aos zigezagues.

Até parece que estamos em Dezembro de 1937!!! :roll:

por EuroVerde » 17/12/2008 18:38

Escudeiro-Mor Escreveu:
Só perguntando às pessoas em questão é que pode saber porque fazem o que fazem. 2 grandes investidores, com posições antagónicas, em que medida é que isto beneficia o teu argumento?

Não tem nada a ver com o meu argumento. É apenas uma discussão e seria útil entender porque o fazem assim, um e outro. Se se diz que o dólar vai colapsar...
A longo prazo acredito no dólar.

por EuroVerde » 17/12/2008 18:31

artista Escreveu:
EuroVerde Escreveu:
artista Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Veremos se assim não vai ser em 2009. :twisted:

Euro, mesmo que se verifique isso não é importante, eu posso dizer que em 2009 vamos subir muito e tenho boas probabilidades de estar certo...

O importante é analisar e discutir fundamentos, fazer previsões será sempre muito falível... elas mudam de uma hora para a outra! Imagina que na próxima semana tinhamos um movimento forte de subida, eras muito bem capaz de alterar por completo as tuas previsões... tu e eu, e todos!

um abraço

artista

Não concordo.
Se houver um tal movimento de subida, acredito ainda mais que o fundo não foi feito e que ele se irá situar bem junto dos 4000 pontos em 2009, uma vez que a maior parte do tempo estamos aos niveis que estamos (6000 já parece ser um valor demasiado baixo? e a malta está sem saber o que fazer, tanto pode dar para um lado como para outro)
O indice ao vir aos 4000 pontos será num curto periodo onde "só alguns" investidores vão ter a sorte de comprar aí nesse timing. Porque é um facto real e verdadeiro que quanto mais isto desce e incerto é, mais as pessoas no geral não estão para entrar no mercado.
Assim, estou de acordo comigo mesmo e acredito piamente nos 4000 (que não vai ser para todos).
É triste dizer o que estou a dizer, porque a bolsa vai reflectir o estado da economia portuguesa para todos vermos.

Estou a ver que tens uma bola de cristal! :mrgreen:

Euro, eu não disse que ia subir, disse que se o tivesse dito teria hipóteses de acertar... tu é que parece que estás mesmo a ver como é que isto vai evoluir, eu não estou é a perceber onde é que vês isso com tanta nitidez??! :roll:

abraço

artista

Obama vai ter imensas dores de cabeça no principio do mandato.
E o Socrates cá sai fora.

Todas estas medidas que estão a ser tomadas pelos governos vão passar ao lado do mercado. E empresas como a GM vão mesmo à falência, mas o Citi não, como o Salvador referiu.

Nem quem mais participa aqui no caldeirão, (excepto os administradores) vai resistir, e sai fora, ou pelo menos certamente o frequentará muito menos vezes, lá para essa altura... Eu, tu e eles/elas vão deixar as noticias e estas conversas e só vão regressar ao mercado quando ele já vai em andamento lá para 2010.

O Euro em 2009 vai corrigir desta valorização actual e nesse processo, os indices vão tombar como tombaram em Outubro e é aí que vejo por irracionalidade e por um curtissimo periodo de tempo o PSI20 em 2009 nos 4000. (diga-se total irracionalidade, barato).

por Pedro447 » 17/12/2008 18:25

EuroVerde Escreveu:Correcto, beneficia Europa mas! nessa passagem/correcção, as bolsas vão descambar bastante como em Outubro.

Mas porque é que dizes isso?
Não foi certamente pela queda do euro que as bolsas cairam em Outubro. O dolar subiu pois tudo o que é matérias primas caiu imenso, visto que numa recessão tão grande o seu consumo vai diminuir. Além disso, o dólar na altura ainda era visto como moeda de refugio, o que vê-se agora não faz grande sentido tendo em conta que o Bernanke gosta mais de imprimir dinheiro do que eu gosto de frango assado. E ainda a questão do repatriamento de dolares aplicados no estrangeiro para fazer face a perdas internas, deleveraging the hedge funds que estavam longos no euro, entre muitas outras razões...

EuroVerde Escreveu:Todos criticam, mas ninguém sabe responder porque Jim Rogers está a deixar dólares e Mr.Buffett os mantem.

Só perguntando às pessoas em questão é que pode saber porque fazem o que fazem. 2 grandes investidores, com posições antagónicas, em que medida é que isto beneficia o teu argumento?

por artista_ » 17/12/2008 18:13

EuroVerde Escreveu:
artista Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Veremos se assim não vai ser em 2009. :twisted:

Euro, mesmo que se verifique isso não é importante, eu posso dizer que em 2009 vamos subir muito e tenho boas probabilidades de estar certo...

O importante é analisar e discutir fundamentos, fazer previsões será sempre muito falível... elas mudam de uma hora para a outra! Imagina que na próxima semana tinhamos um movimento forte de subida, eras muito bem capaz de alterar por completo as tuas previsões... tu e eu, e todos!

um abraço

artista

Não concordo.
Se houver um tal movimento de subida, acredito ainda mais que o fundo não foi feito e que ele se irá situar bem junto dos 4000 pontos em 2009, uma vez que a maior parte do tempo estamos aos niveis que estamos (6000 já parece ser um valor demasiado baixo? e a malta está sem saber o que fazer, tanto pode dar para um lado como para outro)
O indice ao vir aos 4000 pontos será num curto periodo onde "só alguns" investidores vão ter a sorte de comprar aí nesse timing. Porque é um facto real e verdadeiro que quanto mais isto desce e incerto é, mais as pessoas no geral não estão para entrar no mercado.
Assim, estou de acordo comigo mesmo e acredito piamente nos 4000 (que não vai ser para todos).
É triste dizer o que estou a dizer, porque a bolsa vai reflectir o estado da economia portuguesa para todos vermos.

Estou a ver que tens uma bola de cristal! :mrgreen:

Euro, eu não disse que ia subir, disse que se o tivesse dito teria hipóteses de acertar... tu é que parece que estás mesmo a ver como é que isto vai evoluir, eu não estou é a perceber onde é que vês isso com tanta nitidez??! :roll:

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por EuroVerde » 17/12/2008 18:12

Escudeiro-Mor Escreveu:
EuroVerde Escreveu:O euro vai a valorizar, mas terá que corrigir esta recente valorização, e aí, vai ser o caus completo.
O Elias gosta muito de criticar.
Veremos se assim não vai ser em 2009. :twisted:

Não percebo esta parte, o euro vai corrigir e quando isso acontecer vai ser o caos completo? Para quem, as empresas portuguesas? Não será antes ao contrário?? Euro mais baixo = exportações mais competitivas. Dolar forte = petróleo potencialmente mais baixo, visto que há uma forte correlação negativa entre dolar e matérias primas. Se o euro corrigir destas valorizações e voltar aos 1.25-1.30 isso só beneficia a Europa... não o contrário.

Correcto, beneficia Europa mas! nessa passagem/correcção, as bolsas vão descambar bastante como em Outubro.

Todos criticam, mas ninguém sabe responder porque Jim Rogers está a deixar dólares e Mr.Buffett os mantem.
Editado pela última vez por EuroVerde em 17/12/2008 18:14, num total de 1 vez.

por Pedro447 » 17/12/2008 18:08

EuroVerde Escreveu:O euro vai a valorizar, mas terá que corrigir esta recente valorização, e aí, vai ser o caus completo.
O Elias gosta muito de criticar.
Veremos se assim não vai ser em 2009. :twisted:

Não percebo esta parte, o euro vai corrigir e quando isso acontecer vai ser o caos completo? Para quem, as empresas portuguesas? Não será antes ao contrário?? Euro mais baixo = exportações mais competitivas. Dolar forte = petróleo potencialmente mais baixo, visto que há uma forte correlação negativa entre dolar e matérias primas. Se o euro corrigir destas valorizações e voltar aos 1.25-1.30 isso só beneficia a Europa... não o contrário.

Re: comentário

por EuroVerde » 17/12/2008 18:05

jotabilo Escreveu:Caro Euro

??????????????

Sim. Porque há quem diga que com a internacionalização das empresas portuguesas, o indice engloba mais economias... :idea:

Parece-me pouco provável que o indice entre já em bull market.
Fundo nos 4000 em 2009.

comentário

por jotabilo » 17/12/2008 18:04

Thanks....Mais-um

Registado: 3/12/2007 20:31

comentário

por jotabilo » 17/12/2008 18:02

Caro Euro

??????????????

Registado: 3/12/2007 20:31

por EuroVerde » 17/12/2008 18:00

ja vou Escreveu:
a bolsa vai reflectir o estado da economia portuguesa

e eu a pensar que era ao contrário :mrgreen:

Com isto pode-se pensar muita coisa e dizer muita coisa. Mas cada um tem a sua opinião. Eu sou daqueles que acredito que o PSI20 reflecte a economia portuguesa, TOTALMENTE.

:cry:

Re: cometário

por mais_um » 17/12/2008 17:57

jotabilo Escreveu:Caros

No gráfico do meu broker...o PSI20 dá um esticão para cima no final. O que poderá ter sucedido?
Se alguém tem uma explicação agradecia que explicitasse.

cumps

Boas!

No leilão final houve algumas cotadas que subiram bastante a cotação, nomeadamente a EDP, a ZON e a BRISA, não sei se houve mais, mas como estava de olho nessas....

Um abraço

Alexandre Santos

Registado: 14/11/2008 0:48

por ja vou » 17/12/2008 17:57

a bolsa vai reflectir o estado da economia portuguesa

e eu a pensar que era ao contrário :mrgreen:

Registado: 3/6/2008 14:11

Re: cometário

por EuroVerde » 17/12/2008 17:55

jotabilo Escreveu:Caros

No gráfico do meu broker...o PSI20 dá um esticão para cima no final. O que poderá ter sucedido?
Se alguém tem uma explicação agradecia que explicitasse.

cumps

É claro que eu não estou a falar numa semana, nem mês, mas sim no fundo que aí virá em 2009, talvez já no inicio do ano. Não sei.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, cali010201, Carlos73, Google [Bot], J.f.vieira, macau5m, nbms2012, niceboy, PAULOJOAO, Phil2014 e 206 visitantes