Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Jiboia Cega » 1/7/2008 19:49

Estive a procurar informação sobre a data de apresentação dos resultados semestrais da JM mas não encontrei nada.

Se alguém souber ajudar agradeço.

Jiboia

Registado: 21/3/2006 10:46

por Jiboia Cega » 1/7/2008 19:27

Obrigado Marco, percebi perfeitamente.

Fui colocar os meus na escala logarítmica e nota-se um aspecto diferente, mas é estranho porque é a disposição das velas que muda todo o gráfico.

Nunca tinha pensado nisso.

Abraço
Jiboia

por MarcoAntonio » 1/7/2008 19:15

Jiboia Cega Escreveu:Marco,

Sendo logarítmico que mais valias trás? Por que é que é mais correcto?

Obrigado
Jiboia

Toda... o gráfico em escala logarítmico é o correcto, porque uma subida de 1 centimo quando a cotação está a 1 euro é uma coisa, uma subida de 1 centimo quando a cotação está a 100 euros é uma coisa compleeeetamente diferente. Como já foi explicado vezes sem conta.

O que conta em Bolsa são as variações percentuais, todas as variações são medidas em percentagem, sistematicamente.

Porque a Bolsa evolui de forma exponencial (tal como a Economia e tal como a Inflação e tal como, tendencialmente, o capital).

Tu compras o mesmo numero de acções se a acção estiver a 20 centimos ou se estiver a 10 euros?

Obviamente não.

Porque tu (e todos os investidores) investem "montantes", ou seja, valores/quantidades de capital. E não numero de acções de forma independente do seu valor...

Portanto, o que interessa é a variação percentual.

Se olhares para um gráfico em escala linear que abranja grandes variações (e tendencialmente grandes espaços de tempo), o gráfico em escala linear é um gráfico completamente distorcido onde pequenas variações lá em cima parecerão grandes e grandes variações lá em baixo parecerão pequenas.

Para pequenas variações (por norma, curtos espaços de tempo) não há grande diferença entre os dois (na verdade ficam praticamente indistinguíveis.

E se há coisa em que a diferença das escalas é pertinente é para traçar LT's.

Muito embora seja também indispensável para se poder comparar grandes movimentos de mercado em diferentes momentos no tempo.

Por exemplo, se quiseres comparar um Bear há 20 anos atrás com um Bear actual tens de ter um gráfico em escala logarítmica... ou isso ou fazer contas para "fazeres de conta" que tens um gráfico em escala logarítmica.

Porque não queres saber quantos pontos corrigiu o S&P há 20 anos atrás pois isso não te interessa para nada... queres é saber quantos % ele corrigiu.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Jiboia Cega » 1/7/2008 19:10

Marco,

Sendo logarítmico que mais valias trás? Por que é que é mais correcto?

Obrigado
Jiboia

por MarcoAntonio » 1/7/2008 19:05

Jiboia Cega Escreveu:Marco,

Que escala estás a usar, o meu gráfico não se parece nada com os vossos... :roll:

Logarítmico... sempre!

Como querias que fossem iguais se o teu gráfico trata subidas de 40% da mesma forma que subidas de 10%?
:wink:
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Jiboia Cega » 1/7/2008 19:04

Marco,

Que escala estás a usar, o meu gráfico não se parece nada com os vossos... :roll:
Anexos
JMT.png
JMT.png (15.14 KiB) Visualizado 3109 vezes

por MarcoAntonio » 1/7/2008 18:36

A tua LT está a cortar um pouco as cotações (isso vê-se nos primeiros toques), mais do que a minha que só corta uma vez. Além disso é um prazo muito grande pelo que uma pequena diferença na linha pode dar algumas décimas de diferença no fim. E além disso pode tb haver qq diferença nalgum ajuste entre uma fonte de dados e a outra e outra vez por um efeito de arrasto pode dar essa diferença...

Em todo o caso não considero isso importante.
Imagem

Administrador Fórum

por rsacramento » 1/7/2008 18:28

MarcoAntonio Escreveu:Este Bear violento tem sido um verdadeiro "tomba gigantes" onde os resistentes vão caindo um a um.

A Jerónimo Martins ameaça passar agora pelo que ocorreu há dias atrás com a Brisa por isso alguma atenção ao papel.

Hoje quebrou a zona de suporte nos 4.4~4.6 e aproximou-se da LT ascendente de longo-prazo...

(os leitores habituais deste tópico que me desculpem esta intromissão)

a tua última frase chamou-me a atenção para o facto de a minha LTa poder estar mal

fui tentar traçar uma linha semelhante à tua mas contudo não consigo, de todo: um de nós tem dados incorrectos - não é que tenha uma importância por aí além, mas estar a tocar a LTa ou estar a 5 ou 10% disso é significatico

aqui fica a minha tentativa - repara que tenho de cortar uns meses em 2003 enão consigo o teu toque por volta de agosto de 2004
Anexos
jmt.png
jmt.png (14.29 KiB) Visualizado 3171 vezes

Registado: 29/11/2007 12:50

por MarcoAntonio » 1/7/2008 17:15

Este Bear violento tem sido um verdadeiro "tomba gigantes" onde os resistentes vão caindo um a um.

A Jerónimo Martins ameaça passar agora pelo que ocorreu há dias atrás com a Brisa por isso alguma atenção ao papel.

Hoje quebrou a zona de suporte nos 4.4~4.6 e aproximou-se da LT ascendente de longo-prazo...
Anexos
JMT-CP.png
JMT-CP.png (21.46 KiB) Visualizado 3283 vezes
JMT-LP.png
JMT-LP.png (22.17 KiB) Visualizado 3283 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por chuckpt » 1/7/2008 8:37

Na newsletter do Millenniumbcp

Jerónimo Martins
Foram divulgados os números referentes às vendas de retalho na Polónia. Depois de terem crescido 17,6% em Abril, as vendas apresentaram um ritmo de crescimento significativo durante o mês de Maio, 14,9%, valor que veio acima das expectativas dos economistas. Este facto juntamente com a apreciação significativa da moeda local (zloty) desde do início do ano, faz-nos acreditar que as vendas da Jerónimo Martins neste trimestre, nas operações polacas, poderão continuar a apresentar taxas de crescimento significativas e a surpreender pela positiva.

Luis Colaço
Millennium investment banking

Registado: 14/6/2008 10:57

BUY POINT >>> JMT

por Luka! » 1/7/2008 8:00

rsacramento Escreveu:momento técnico muito interessante: a jmt está praticamente sobre a sua LTa de longo prazo

BEM VISTO !
ESTA AGORA NO PONTO DE CARAMELO (estou a entrar)
técnicamente esta num ponto interessante

Mas entro também porque reparei neste artigo...GOSTO DE TER OS FUNDAMENTAIS A APOIAR AS ENTRADAS ...
:wink:
Soares dos Santos
Não vejo onde está essa crise
O presidente da Jerónimo Martins, Soares dos Santos, diz que as vendas da sua principal marca, o Pingo Doce, estão muito bem e revela não ver onde está essa crise que se tem falado nos últimos meses.

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt

O presidente da Jerónimo Martins, Soares dos Santos, diz que as vendas da sua principal marca, o Pingo Doce, estão “muito bem” e revela não ver “onde está essa crise” que se tem falado nos últimos meses.

O responsável diz não sentir os efeitos da crise a afirma mesmo que “gostava de saber se existe mesmo essa crise”, duvidando das estatísticas que revelam que 20% dos portugueses estão no limiar da pobreza, de acordo com uma entrevista dada ao “Diário Económico”.

Soares dos Santos acrescenta que nas lojas Pingo Doce “estamos a vender muito bem mesmo”.

O responsável faz ainda um balanço crítico do Governo e considera que, no bloqueio dos camionistas, o Estado de Direito falhou em toda a linha: “O Governo teve medo”, resume, antecipando um agravamento da conflitualidade social, adianta o mesmo jornal.
Anexos
JMT.png
buy point >>> JERONIMO MARTINS
JMT.png (241.25 KiB) Visualizado 2291 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !

Registado: 21/10/2003 21:48

por Resina » 27/6/2008 22:33

ptmasters Escreveu:Yep. Totalmente em sintonia. Um fecho abaixo da zona dos 4,60 "obriga-me" a repensar a minha posição...

1 ab

O Jas é que não fecha a posição... Nem isso nem a perder na Tdu... lol
Há homens danados...
Ps: danados, ou então são peanuts...
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por ptmasters » 27/6/2008 22:29

rsacramento Escreveu:
ptmasters Escreveu:Yep. Totalmente em sintonia. Um fecho abaixo da zona dos 4,60 "obriga-me" a repensar a minha posição...

1 ab

quem sou eu, mas ... tudo isso não devia já estar pré pensado? :wink:

És tu... 8-)

Mais que pré-pensado. O "repensar" no caso em questão, significa fechar a posição "fixa" que venho mantendo desde muito tempo atrás.

1 ab
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

Registado: 31/1/2005 4:04

por rsacramento » 27/6/2008 21:58

1 ab

quem sou eu, mas ... tudo isso não devia já estar pré pensado? :wink:

por ptmasters » 27/6/2008 21:47

Yep. Totalmente em sintonia. Um fecho abaixo da zona dos 4,60 "obriga-me" a repensar a minha posição...

1 ab
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

por rsacramento » 27/6/2008 21:22

momento técnico muito interessante: a jmt está praticamente sobre a sua LTa de longo prazo
Anexos
jmt.png
jmt.png (7.44 KiB) Visualizado 2497 vezes

por Elias » 26/6/2008 9:49

Jiboia,

Normalmente são considerados dois cenários: quebra em alta ou quebra em baixa. Contudo, há um terceiro cenário que não é assim tão raro mas é muitas vezes esquecido, que é uma "saída pelos fundos", ou seja, o final do triângulo transforma-se numa latarealização rectangular.

Aguardemos...

1 abr,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por Jiboia Cega » 25/6/2008 18:46

Elias Escreveu:Aqui fica uma visão possível sobre a JMT com velas semanais.

O triângulo é um pouco imperfeito mas evidencia algo que me parece interessante: o range das cotações tem vindo a estreitar-se.

Elias,

Qual seria para ti um dos possíveis cenários quando chegarmos ao ângulo do triângulo, falando de AT?

por Elias » 25/6/2008 13:14

Aqui fica uma visão possível sobre a JMT com velas semanais.

O triângulo é um pouco imperfeito mas evidencia algo que me parece interessante: o range das cotações tem vindo a estreitar-se.
Anexos
jmt semanal.PNG
jmt semanal.PNG (30.18 KiB) Visualizado 2839 vezes

Registado: 5/11/2002 12:21

por mlra » 20/6/2008 8:27

Resina,

Não foi hoje mesmo dia 19??

Boas!

De acordo com o que esta no site deles o dia de maturidade é hoje dia 20. :wink:

Cumps

Registado: 24/12/2007 12:02

por Jiboia Cega » 20/6/2008 3:45

Resina Escreveu:Dia 20 é o dia de maturidade dos w's por isso amanha se cair, a historia repete-se...
Mas terá de fechar abaixo dos 4.80€... Hum... Acho dificil, mas nunca se sabe...
Abraço

Resina,

Não foi hoje mesmo dia 19??

http://www9.warrants.commerzbank.com/co ... :Ascending

por ptmasters » 20/6/2008 0:50

As minhas ordens vão andar por lá...

por Resina » 19/6/2008 23:27

ptmasters Escreveu:
Elias Escreveu:Jiboia,

Antes de estar nos 4,72 cheguei a ver o ponto de equilíbrio nos 4,51 durante alguns momentos!

Quanto a haver manipulação, não tenho opinião formada, a verdade é que acabou por fechar a valores próximos dos que houve durante a sessão.

1 abraço,
Elias

Yep. Estive igualmente atento. Fez-me lembrar o 15/6 do ano passado com a história dos W.

Mas hoje tinha lá várias ordens entre os 4,30 e os 4,60, para ver se repetiam a bricandeira....

Continuo a aguardar resposta da CMVM ao caso do ano passado.

1 ab

Dia 20 é o dia de maturidade dos w's por isso amanha se cair, a historia repete-se...
Mas terá de fechar abaixo dos 4.80€... Hum... Acho dificil, mas nunca se sabe...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por ptmasters » 19/6/2008 20:15

Antes de estar nos 4,72 cheguei a ver o ponto de equilíbrio nos 4,51 durante alguns momentos!

Quanto a haver manipulação, não tenho opinião formada, a verdade é que acabou por fechar a valores próximos dos que houve durante a sessão.

1 abraço,
Elias

Yep. Estive igualmente atento. Fez-me lembrar o 15/6 do ano passado com a história dos W.

Mas hoje tinha lá várias ordens entre os 4,30 e os 4,60, para ver se repetiam a bricandeira....

Continuo a aguardar resposta da CMVM ao caso do ano passado.

1 ab

por Jiboia Cega » 19/6/2008 19:11

1 abraço,
Elias

Elias,

Também já me disseram isso o que torna ainda mais surpreendente o acontecimento.

Se calhar é como dizem os outros, "yo no creo en brujas pero que las hay, hay..." :twisted:

Um abraço
Jiboia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PAULOJOAO, paulosantinhoamado, Shimazaki_2 e 114 visitantes