Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por @nmv! » 27/5/2025 0:13

trading update fraquinho.
pagamento de dividendos a 12-06-2025 ex-dividendo 10-06-2025

https://www.cmvm.pt/PInstitucional/PdfV ... 291FC81D38

Registado: 2/4/2025 19:55

por Rolling_Trader » 26/5/2025 23:53

Opcard33 Escreveu:Rolling_Trader bom dia , todo o agradecimento ou elogio para ti pela informação ou opinião divulgada neste espaço sobre a Mota nunca serão suficiente., obrigado .

Apenas espero tenhas beneficiado destes movimentos da Mota , em Portugal as empresas da minha vida são a JM no início do século e agora Mota nos últimos anos .

Obrigado Opcard33 e, respondendo à sua "curiosidade", sim estou-me a dar muito bem com a Mota-Engil (dúvidas houvesse), especialmente porque mantive aberta uma considerável posição longa, que já tem mais de um ano, sobre a qual já tenho atualmente mais valias na ordem dos 2 dígitos e que já posso vender à taxa liberatória de 28% sem ter que as englobar no IRS.

Mas... até à apresentação dos resultados de 2025 (que dada a prevista rotação de ativos para este ano, deve atingir, espero eu, os anunciados 180M€ de lucro líquido), que por sua vez deve coincidir com a apresentação do guidance para 2030 (que deve trazer agradáveis e ambiciosas surpresas), só devo vender esta posição se efetivamente a economia global começar a caminhar para a recessão ou, se estalar nova crise financeira ou (bate na madeira) ocorrer algum evento que ponha em causa os resultados futuros da Mota-Engil (até agora, não há nada no horizonte, sem serem os riscos sistémicos a que a Mota está sujeita desde sempre).

Esta gestão está com uma estratégia bastante interessante no que toca ao timing da divulgação da informação e encadeamento de catalisadores da cotação (como os dividendos e apresentação de resultados).

A mais recente comunicação da nova adjudicação no Brasil, na véspera do trading update do primeiro trimestre de 2025, vem provar isso mesmo:

In Jornal de Negócios

A Mota-Engil anunciou esta segunda-feira, em comunicado à CMVM, que a sua participada Empresa Construtora do Brasil (ECB) assinou um novo contrato com a Petróleo Brasileiro (Petrobras), no valor de cerca de 1,61 biliões de reais, equivalente a cerca de 250 milhões de euros.

Note-se que o investimento no brasil está alinhado com o que foi anunciado na conferência de imprensa dos resultados de 2024, que cito (no original inglês em que a conferência foi realizada):

In "Mota Engil 2024 Results Press Conference"

In this sense, Motengil expects to the near future to increase the activity in other markets beside Mexico, with Peru, Brasil and Colombia as the main focus for business development in 2025, combined with the focus on the Mexican market with huge opportunities related with energetic transition and industrial construction.

Tanto em 2023 como em 2024, o volume de negócios (VN) no Brasil rondou os 280M€, cerca de 5% do total do VN da Mota-Engil e, no relatório de contas de 2024, houve a seguinte "menção honrosa" para o presente e futuro dos negócios nesse país:

In "Documento de Apresentação de resultados de 2024"

Também em 2024, a Empresa Construtora do Brasil (ECB) manteve os seus níveis de produção em linha com os atingidos no ano anterior, tendo executado projetos de grande relevância, entre os quais se destacam: o Portonave, o ALSUB, o UM Búzios e o CCR Castelo Branco. Para além disso, 2024 foi marcado igualmente pela adjudicação de um conjunto significativo de novos projetos, incluindo o UO BC – Lote 2 (manutenção e reparação de unidades de produção marítima), o Talude Sul (escavação, terraplenagem, transporte e manutenção de acessos) e o VLT de Salvador (elaboração e desenvolvimento de um projeto ferroviário), entre outros.

Para 2025, a ECB prevê um desempenho operacional positivo, sustentado pela sua carteira de encomendas, bem como pela identificação de novas oportunidades de expansão, tanto nos planos de infraestrutura estaduais, como junto de clientes privados, apoiando-os no desenvolvimento dos seus projetos estratégicos.

Efetivamente, o novo contrato de 250M€ da Petrobras, a executar em 4 anos, por si só representa um acréscimo de 62.5M€ anuais ao volume de negócios, ou seja, um crescimento expectável de 22% anual no VN do Brasil.

Em termos de impacto nos resultados líquidos, não esquecer que, em 2024, a Mota-Engil detinha apenas 50% da Empresa Construtora do Brasil (ECB). Ou seja, parte dos lucros eram "perdidos" nos interesses minoritários.

Mas este ano a Mota-Engil comprou os outros 50% da ECB, o que lhe vai permitir englobar a totalidade dos lucros sobre o volume de negócios no Brasil.

O futuro da Mota-Engil continua risonho :wink:

Registado: 1/1/2024 14:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 26/5/2025 22:53

De vez enquando, aparecem por aqui, e não só, uns espertos, haja paciência :wall:

CumPrim/
Vale Aquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por iniciado1 » 26/5/2025 21:33

Estou fora (ainda) e sem comichão

Registado: 12/4/2021 11:59

por @nmv! » 26/5/2025 20:58

compreendo que o FOMO esteja a provocar comichão a quem está de fora!
mas, a mota amanhã pode abrir em gap up e visitar os €5,40!
e se corre bem? :mrgreen:

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 26/5/2025 19:31

Será desta vez que teremos alguma correção, ou nem por isso?

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA 26Maio.png

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por Sinedrio » 26/5/2025 17:06

Registado: 20/11/2015 17:22

por ASimoes » 25/5/2025 11:40

8-) " Fogo, na palha !?!" :-k estou fora, até ver :-" Bons negócios :idea:

Apramg Escreveu:Só o facto de aparecer um artigo sobre a Mota já é bom sinal. Ganha outra visibilidade a nível mundial.
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"

Registado: 10/2/2006 23:18

por Apramg » 25/5/2025 9:55

Só o facto de aparecer um artigo sobre a Mota já é bom sinal. Ganha outra visibilidade a nível mundial.

Registado: 5/9/2013 12:26

por Opcard33 » 25/5/2025 7:33

Rolling_Trader bom dia , todo o agradecimento ou elogio para ti pela informação ou opinião divulgada neste espaço sobre a Mota nunca serão suficiente., obrigado .

Apenas espero tenhas beneficiado destes movimentos da Mota , em Portugal as empresas da minha vida são a JM no início do século e agora Mota nos últimos anos .

Registado: 9/9/2013 15:13

Será demasiado tarde para comprar Mota Engil?

por Rolling_Trader » 24/5/2025 23:09

Encontrei este artigo (de ontem) sobre a Mota-Engil no site simplywall.st, com o título "Is It Too Late To Consider Buying Mota-Engil, SGPS, S.A. (ELI:EGL)?" que versa sobre esta questão que muitos devem ter neste momento.

Nota sobre Direitos de autor: O site em causa é de registo gratuito, e o artigo é de domínio público, pelo que creio ser válido citar aqui algumas das passagens que lá são abordadas. Mantive os textos sem edição nem tradução (do original em inglês), acompanhando sempre a citação com o link de referência direto ao site a quem pertence a autoria.

In "Simply Wall ST"

What's The Opportunity In Mota-Engil SGPS?

The share price seems sensible at the moment according to our price multiple model, where we compare the company's price-to-earnings ratio to the industry average. We’ve used the price-to-earnings ratio in this instance because there’s not enough visibility to forecast its cash flows. The stock’s ratio of 11.77x is currently trading slightly below its industry peers’ ratio of 13.77x, which means if you buy Mota-Engil SGPS today, you’d be paying a decent price for it.

Efetivamente, no dia anterior à data da publicação deste artigo (i.e. quinta-feira 22 de maio de 2025) o PER da Mota estava nos 11.7x (à cotação de fecho 4,810€) e o PER do setor, de acordo com a Simply Wall St, está no 13.77x.

Primeira consideração, o PER do setor é algo muito discutível porque depende das ações que se consideram representativas do setor, neste meu anterior post, calculei um PER de 14,58x, mas elenquei todas as empresas que contribuiram para o cálculo, já o Simply Wall St, tem um cálculo opaco, que não podemos validar por falta de informação.

Seja como for, para a Mota-Engil ficar com um PER de 13.77x, teria de estar a cotar nos 5,62€, o que representaria uma valorização ainda de cerca de 16,84%

In "Simply Wall ST"

So, is there another chance to buy low in the future?

Given that Mota-Engil SGPS’s share is fairly volatile (i.e. its price movements are magnified relative to the rest of the market) this could mean the price can sink lower, giving us an opportunity to buy later on. This is based on its high beta, which is a good indicator for share price volatility.

Bem, isto é o que está toda a gente à espera, que a cotação caia só porque sim.
Efetivamente a Mota-Engil tem um beta acima de 1.
Segundo o finance.yahoo.com o Beta mensal da Mota, a 5 anos é de 1.33, o que, em termos leigos, significa que a cotação da Mota-Engil tem uma variação 33% mais volátil do que o restante mercado, mas ....

Primeiro, a volatilidade dos últimos 5 anos é explicada por: COVID que justificou a queda em 2020, o excecional crescimento dos resultados que justificou a subida aos 5.90€ em 2023, o short selling que ditou a queda aos 2.40€ em 2024 e, por fim, a resiliência dos resultados de 2024, que sustentaram a mais recente subida e que provaram, aos mais céticos, que a gestão atual da Mota está a apostar no crescimento sustentado da empresa.

Segundo, a volatilidade e atratividade dos shorters pela Mota prende-se com alguns rácios financeiros que têm de ser melhorados. Esses rácios têm valores sub-ótimos (para usar um eufemismo) pois tornam, aos olhos dos investidores, a empresa vulnerável a quebras violentas nos resultados em fases menos boas da economia global, como recessões ou crises financeiras. Porém existe um comprometimento da gestão em melhorar esses indicadores e acredito que o guidance para 2030 seja ainda mais ambicioso nesses objetivos de melhoria contínua.

In "Simply Wall ST"

Can we expect growth from Mota-Engil SGPS?

Future outlook is an important aspect when you’re looking at buying a stock, especially if you are an investor looking for growth in your portfolio. Although value investors would argue that it’s the intrinsic value relative to the price that matter the most, a more compelling investment thesis would be high growth potential at a cheap price. Mota-Engil SGPS' earnings over the next few years are expected to increase by 24%, indicating a highly optimistic future ahead. This should lead to more robust cash flows, feeding into a higher share value.

Efetivamente, existem atualmente algumas projeções de analistas financeiros, divulgadas em sites da especialidade, para os próximos 3 anos.
Costumo olhar para as projeções da Mota-Engil no MarketScreener, onde podemos ver:

:arrow: Um aumento constante, na ordem dos 2 dígitos para os lucros de 2025 e 2026

mrkt_scr_mota_earnings_forecast.jpg
mrkt_scr_mota_earnings_forecast.jpg (63.79 KiB) Visualizado 4939 vezes

:arrow: Uma diminuição das necessidades de investimento (CAPEX) e consequente impacto positivo no Free Cash Flow (i.e. o dinheiro vivo que é efetivamente liberado das operações e pode ser convertido em caixa)

mrkt_scr_mota_cash_flow_forecast.jpg
mrkt_scr_mota_cash_flow_forecast.jpg (43.19 KiB) Visualizado 4939 vezes

:arrow: O impacto importante que os cash flows positivos terão na redução da dívida líquida até 2027

mrkt_scr_mota_debt_forecast.jpg
mrkt_scr_mota_debt_forecast.jpg (25.16 KiB) Visualizado 4939 vezes

O artigo do Simply Wall St. ainda refere 4 sinais de risco para a Mota-Engil, que podem e devem ser avaliados pelos investidores.

Não vou dissertar sobre os mesmos pois este artigo já vai longo, mas na minha opinião não são graves e sempre "assolaram" a Mota e nunca foram impeditivos para a cotação subir "até ao céu", porém são também, na minha opinião, a principal causa das quedas da cotação "até ao inferno".

Registado: 1/1/2024 14:39

por MarcoAntonio » 23/5/2025 23:35

Update:

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por serdom » 23/5/2025 18:05

Sinedrio Escreveu:A Mota parece estar igual há umas semanas atrás, a acumular para novo disparo.

Em que medida está a acumular como há semanas atrás? não se verificou nenhuma queda no RSI nem na cotação...
isso era a minha expectativa para esta semana, que nem a sessão de hoje pareceu confirmar.
aliás, por qualquer motivo, o meu stoploss na DEGIRO não foi activado aos 4,67EUR o que teria fechado o resto da minha posição. se vem aí uma venda em força ou não, saberemos para a semana.
Anexos
TradingView_Screenshot_1748019545498.jpg
TradingView_Screenshot_1748019545498.jpg

Registado: 21/8/2011 19:31

por Sinedrio » 23/5/2025 9:32

A Mota parece estar igual há umas semanas atrás, a acumular para novo disparo.

Registado: 20/11/2015 17:22

por @nmv! » 22/5/2025 18:50

os abutres tornam a reforçar posições curtas dando força ao que penso
viewtopic.php?p=1904806#p1904806
talvez o dia que negociar após a comunicação de resultados seja de alta volatilidade.
https://finaristo.com/short-selling/sho ... il-sgps-sa
Anexos
IMG_8653.jpeg

por @nmv! » 22/5/2025 6:14

eu diría que a mota até pagar dividendos, (dia ex-dividendo), vai continuar a subir, fazendo high lows.
agora, pode cair 10% já hoje, e mais 10% amanhã.
na mota mais vale não negociar nestes períodos quando se está dentro, pois pode perder-se o momento, e depois comprar mais caro pelo FOMO.

por Massao1 » 21/5/2025 17:41

...
No ano passado o CEO da Mota-Engil, Carlos Mota dos Santos, disse acreditar que a ação ainda tinha muito por onde valorizar. Hoje, mesmo com a construtora perto de máximos de um ano o CFO, José Carlos Nogueira, continua a acreditar que "o valor da ação ainda não reflete totalmente o valor da empresa e que ainda há muita margem para a ação crescer".

Ainda assim, sobre a entrada da Muddy Waters, que abriu em setembro do ano passado uma aposta contra as ações da Mota-Engil, reconheceu, numa sessão especial de apresentação de resultados de uma emissão de dívida, organizada pela Euronext, que foi "um evento novo e teve um grande impacto, principalmente para os que não conhecem".

Registado: 5/10/2009 12:35

por MarcoAntonio » 21/5/2025 17:32

Mota-Engil coloca 95 milhões junto de quase 5.000 investidores. Procura acima da oferta - Mercados - Jornal de Negócios

A construtora quase duplicou o montante inicial da emissão, que era de 50 milhões de euros. A procura chegou a mais de 106 milhões de euros.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Lucky_Luke » 21/5/2025 17:14

Eu sai da ME nos 3,90 porque estava a bater no topo do canal ascendente, e com dois shorts abertos esperava uma quedazita ou até um quedazona daquelas de 10% num só dia.

Não aconteceu uma nem outra, e entrei nos 4.77 mas agora é para ficar com eles uns meses ou anos.

Para mim acabou, por uns tempos, o compra e vende da ME. Entrou na minha lista de médio / longo prazo.

Registado: 19/11/2024 11:06

por serdom » 21/5/2025 17:13

cristianosantos85 Escreveu:Isto parece a discussão que tive no Fórum da Semapa. Não iam entrar pela sobrecompra...lol

Vão comprar Semapa quando ela estiver a 30 euros.

certezas na vida tenho poucas, uma delas é que ninguém está sempre certo.
que o RSI da mota no curto prazo aponta para sobre compra é um facto. a partir daí, cada um define a estratégia que bem entender.
parece me que esses comentários jocosos não acrescentam muito ao debate, mas deixo isso à consideração dos moderadores.
de todos os modos, um excelente fecho do dia para a mota Engil. :clap:
Editado pela última vez por serdom em 21/5/2025 17:18, num total de 1 vez.

por cristianosantos85 » 21/5/2025 16:25

Isto parece a discussão que tive no Fórum da Semapa. Não iam entrar pela sobrecompra...lol

Vão comprar Semapa quando ela estiver a 30 euros.

Registado: 10/9/2015 16:45

por cristianosantos85 » 21/5/2025 16:22

Eu despachei as minhas ontem e se quisesse , hoje já as comprava mais baratas.... :lol:[/quote]

Pois, mas ainda não compraste. O meu ponto mantém-se válido.[/quote]

Prefiro ganhar dinheiro do que pontos....... :mrgreen:[/quote]

Então, já foste comprá-las mais caras? Esta malta não aprende :wall:

Registado: 10/9/2015 16:45

por serdom » 21/5/2025 12:03

cristianosantos85 Escreveu:Esta malta a vender Mota, porque acha que o carrossel acabou... já é a segunda vez que venho aqui escrever (e tive razão nas anteriores), vendam, depois vão é compra-las mais caras. O fim das subidas ainda está longe.

o carrossel (quase) nunca acaba, cada um é que sabe quando deve entrar e sair. o melhor é mesmo quando está parado mas às vezes sai-se em andamento. pode correr bem ou correr mal, o que eu acho interessante partilhar são os motivos que levam à tomada de decisão.
os volume de hoje não são anormais, e a queda pode ser uma correção mais pequena do que antecipei. para quem está dentro, espero que sim.
bons negócios

por Massao1 » 21/5/2025 10:35

Massao1 Escreveu:
tami Escreveu:
Massao1 Escreveu:O dividendo será pago a partir do dia 12 de junho.

Bom dia, qual é a fonte? Ainda não vi nada na cmvm nem no site da empresa. Obrigado

A fonte é a Mota-Engil em resposta ao meu Mail

investor.relations@mota-engil.pt

por Massao1 » 21/5/2025 10:32

tami Escreveu:
Massao1 Escreveu:O dividendo será pago a partir do dia 12 de junho.

Bom dia, qual é a fonte? Ainda não vi nada na cmvm nem no site da empresa. Obrigado

A fonte é a Mota-Engil em resposta ao meu Mail

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Bing [Bot], cisne3, Google Feedfetcher, navaldoc, Pedromoreiraaaa, rg7803 e 94 visitantes