Mota Engil - Tópico Geral
- Registado: 29/11/2007 3:59
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Goya777 Escreveu:COm nao fechar a semana com um dia no vermelho já me daria por contente. Fechar nos €6 a semana que vem é ambicioso
Parece que vai consolidar abaixo dos 3.40, para a próxima leg up. Depois de uma subida destas, uns dias de consolidação e correção tecnica no curto prazo são saudaveis para a cotação.
Suporte nos 5.15.
- Registado: 9/12/2025 16:04
Vale o que vale!
Mais umas pouquitas a 5.35 para a carteira do meu filho.
J.f.vieira
Mais umas pouquitas a 5.35 para a carteira do meu filho.
J.f.vieira
COm nao fechar a semana com um dia no vermelho já me daria por contente. Fechar nos €6 a semana que vem é ambicioso
- Registado: 17/7/2014 22:33
@nmv! Escreveu:já por aqui houve alguém que referiu isto, que eu próprio mencionei, anteriormente.
CUP&HANDLE em formação, obviamente, que apenas se verifica, quando se materializa.
projecção zona dos € 9.
é só fechar o mês nos 6eur, e ficamos com uma ideia de como será o último trimestre.

- Registado: 21/8/2011 19:31
já por aqui houve alguém que referiu isto, que eu próprio mencionei, anteriormente.
CUP&HANDLE em formação, obviamente, que apenas se verifica, quando se materializa.
projecção zona dos € 9.
- Registado: 2/4/2025 19:55
Kiko_463 Escreveu:"comprar ao som dos canhões, vender ao som dos violinos "
Objetivos atingidos a curto prazo. Comecei a reduzir e fazer mais valias.
Vamos ver como corre o ataque aos 5.40, se corrigir vou reforçar. Com este momentum acho que ainda não abrandou.
Nem sei o que achar do dia de hoje, faz pullback, rebenta com resistencias, leva tudo á frente, faz novos máximos relativos e acaba ligeiramente abaixo da proxima resistencia, os 5.40.
Parece um comboio de alta velocidade sem travões
https://www.webull.com/quote/nasdaq-chw ... hatgpt.com
Só para recordar, a estreia da Chilwa no Nasdaq continua prevista para amanhã, dia 25, sob o ticker CHWM.
Falta agora conhecer o preço final da oferta. Será interessante ver que avaliação o mercado americano acaba por atribuir a este ativo onde a Luso Global Mining é o maior acionista.
Como tenho dito, tenho muitas acções da Mota-Engil com média nos 4,45 € e até agora não vendi uma sequer.
Continuo com a mesma ideia. Se esta subida quase sem respirar fizer uma paragem ali pela zona dos 5,72 €, pondero vender uns 25% e tentar recomprar mais abaixo.
O resto continua em carteira.
J.f.vieira
Só para recordar, a estreia da Chilwa no Nasdaq continua prevista para amanhã, dia 25, sob o ticker CHWM.
Falta agora conhecer o preço final da oferta. Será interessante ver que avaliação o mercado americano acaba por atribuir a este ativo onde a Luso Global Mining é o maior acionista.
Como tenho dito, tenho muitas acções da Mota-Engil com média nos 4,45 € e até agora não vendi uma sequer.
Continuo com a mesma ideia. Se esta subida quase sem respirar fizer uma paragem ali pela zona dos 5,72 €, pondero vender uns 25% e tentar recomprar mais abaixo.
O resto continua em carteira.
J.f.vieira
Desculpem o desabafo aqui no fórum, mas só para esclarecer uma coisa, porque vi o meu username J.f.vieira ser associado a um “João Araújo ” noutro fórum.
Estou no Caldeirão da Bolsa, do Jornal de Negócios, desde 2007, sempre com o mesmo nome: J.f.vieira. É o único fórum de bolsa onde escrevo e nunca tive necessidade de criar outros nomes ou andar a mudar de identidade, como infelizmente alguns fazem com frequência.
Escreva com IA ou sem IA, concordem ou não com aquilo que publico, tudo o que escrevo é da minha responsabilidade e sempre dei a cara com o mesmo username.
E o forista que lidou com esta situação deixou de ter a minha estima aqui no fórum. E, como se costuma dizer na minha terra, se o arrependimento partisse uma perna, neste momento andava de muletas.
Portanto, para que não restem dúvidas: eu fui, sou e continuo a ser unicamente o J.f.vieira.
J.f.vieira
Estou no Caldeirão da Bolsa, do Jornal de Negócios, desde 2007, sempre com o mesmo nome: J.f.vieira. É o único fórum de bolsa onde escrevo e nunca tive necessidade de criar outros nomes ou andar a mudar de identidade, como infelizmente alguns fazem com frequência.
Escreva com IA ou sem IA, concordem ou não com aquilo que publico, tudo o que escrevo é da minha responsabilidade e sempre dei a cara com o mesmo username.
E o forista que lidou com esta situação deixou de ter a minha estima aqui no fórum. E, como se costuma dizer na minha terra, se o arrependimento partisse uma perna, neste momento andava de muletas.
Portanto, para que não restem dúvidas: eu fui, sou e continuo a ser unicamente o J.f.vieira.
J.f.vieira
"comprar ao som dos canhões, vender ao som dos violinos "
Volume e quantidades de transacoes anormais! E porque nao um Fundo Investidor a pteparar posiçao para o Spin Off da mineraçao???
BN
BN
- Registado: 28/5/2025 23:55
Esta manha tivemos lotes de dimensão superior ao normal, como por exemplo dois lotes de 120000 ações, com os indicadores a entrar em sobrecompra. Serão shorts apertados a fechar posições, ou movimentações de algum institucional 
Para já não há comunicações de alterações de posições curtas na CMVM, continuo na onda
Para já não há comunicações de alterações de posições curtas na CMVM, continuo na onda
- Registado: 29/11/2007 3:13
Pageup Escreveu:É verdade agora acima de 5,00 euros parece cara, aproveitei para entrar a 5,18 vamos ver...
Pelas minhas contas, com os resultados do 1⁰ semestre, dá 5.71 por acção.
Se juntarmos a isto uma carteira de encomendas de 20 mil milhões, com uma margem de 2.6%, são 560 milhões de euros que vão entrar nos próximos anos. Se as margens aumentarem, melhor ainda. Só isto já manda a ação para cima de 6.
Isto são numeros absolutos, e como o jf.vieira não se cansa de dizer, á muito mais a equacionar.
A unica coisa que pode fazer descarrilar isto é a compra da Odebrecht/bamina, mas aí o impacto não é fácil de calcular.
@nmv! Escreveu:a calhar foram as águas lamacentas a fechar posição curta de 2024
Por acaso pensei nisso, mas era mais provavel ser a Eleva Capital, o short da Muddy é de longo prazo.
a calhar foram as águas lamacentas a fechar posição curta de 2024 
- Registado: 2/4/2025 19:55
Houve uma compra de 500k acoes às 9.34h hoje. São 2,5M de euros. Algum fundo Americano?
- Registado: 5/9/2013 12:26
É verdade agora acima de 5,00 euros parece cara, aproveitei para entrar a 5,18 vamos ver...
- Registado: 1/4/2019 10:52
Acho que aquela ida a 4,80 e 4.70 foi a última oportunidade de aproveitar a mota abaixo dos cinco euros. Agora vai parecer sempre cara para entrar, tal como em junho 2025 quando foi a 3.83 e só parou em 6,15 em Setembro.
- Registado: 5/9/2013 12:26
https://sinaloa.quadratin.com.mx/vision ... hatgpt.com
Mais uma peça a ganhar vida no México. O T-MEC Terminal Puerto del Norte, em Matamoros, já entrou numa nova fase de operações regulares e começou a movimentar carga da Orbia para exportação.
Aqui já não é só obra feita: é um ativo a começar a gerar atividade e receitas recorrentes.
J.f.vieira
Mais uma peça a ganhar vida no México. O T-MEC Terminal Puerto del Norte, em Matamoros, já entrou numa nova fase de operações regulares e começou a movimentar carga da Orbia para exportação.
Aqui já não é só obra feita: é um ativo a começar a gerar atividade e receitas recorrentes.
J.f.vieira
Ontem já tinha falado aqui da entrada da Chilwa Minerals no Nasdaq, mas fui entretanto ver com mais atenção a documentação que está na SEC e há alguns pormenores que, para mim, tornam esta participação ainda mais interessante.
A estreia dos ADS da Chilwa no Nasdaq, com o ticker CHWM, está neste momento prevista para dia 25 de setembro. Cada ADS representa 10 ações e a operação prevê a emissão de 800 mil ADS, equivalentes a 8 milhões de novas ações. A empresa continuará também cotada na Austrália, onde já negoceia com o ticker CHW.
Faço apenas a ressalva de que dia 25 é neste momento a data prevista para a estreia e não a trataria como definitiva até a operação estar formalmente concluída.
Quanto à ligação à Mota, é bastante maior do que eu inicialmente pensava.
A Luso Global Mining, que é 100% da Mota-Engil, é o maior acionista da Chilwa, com 30.555.432 ações, equivalentes a 31,2% do capital. Se a operação no Nasdaq decorrer nos termos previstos, a participação deverá passar para cerca de 29%, apenas por efeito da diluição, sem a Luso vender ações.
E há um pormenor importante: o próprio projeto Chilwa veio da Luso Global Mining. Em 2023, a Chilwa adquiriu o projeto à Luso, que recebeu como contrapartida 19 milhões de ações e 18,75 milhões de direitos dependentes do cumprimento de determinados objetivos.
Destes direitos, 7,5 milhões já foram convertidos em ações em novembro de 2025, depois de atingido o primeiro objetivo. Os restantes estão ligados a etapas importantes do desenvolvimento do projeto: um estudo de pré-viabilidade favorável, um estudo de viabilidade favorável e, por último, a decisão de avançar para a mina.
Portanto, a ligação da Mota à Chilwa vai bastante além dos 31,2%.
A Mota-Engil e empresas associadas também prestam serviços técnicos e de perfuração ao projeto. Segundo a documentação da SEC, foram cerca de A$8,7 milhões nos exercícios de 2024, 2025 e 2026.
Manuel Mota faz ainda parte da administração da Chilwa e há outro dado que achei curioso: Alexander Shaw, presidente da Chilwa, é simultaneamente CEO e Managing Director da Luso Global Mining.
Há ainda outro pormenor: em janeiro deste ano, a Mota Gestão e Participações, holding da família Mota, comprou diretamente 1,5 milhões de ações da Chilwa a A$1,20, num investimento de A$1,8 milhões. Esta participação é da holding familiar e não da Mota-Engil SGPS, convém fazer essa distinção.
Quanto ao projeto em si, já não estamos apenas a falar das areias minerais iniciais. Estamos a falar de ilmenite, zircon, monazite, terras raras, nióbio, tântalo e gálio, numa área de cerca de 881 km² no Malawi.
Naturalmente, continua a ser um projeto em desenvolvimento e ainda há muito caminho a percorrer até eventualmente chegar à produção.
Para mim, o mais interessante agora é perceber até onde isto pode chegar. A Mota não está apenas exposta à valorização da participação: está presente na administração, presta serviços ao projeto e ainda tem direitos ligados a novos marcos de desenvolvimento.
Se a estreia no Nasdaq avançar já no dia 25, passamos também a ter uma nova montra internacional para acompanhar e uma referência de mercado muito mais visível para um dos ativos da Luso Global Mining.
J.f.vieira
A estreia dos ADS da Chilwa no Nasdaq, com o ticker CHWM, está neste momento prevista para dia 25 de setembro. Cada ADS representa 10 ações e a operação prevê a emissão de 800 mil ADS, equivalentes a 8 milhões de novas ações. A empresa continuará também cotada na Austrália, onde já negoceia com o ticker CHW.
Faço apenas a ressalva de que dia 25 é neste momento a data prevista para a estreia e não a trataria como definitiva até a operação estar formalmente concluída.
Quanto à ligação à Mota, é bastante maior do que eu inicialmente pensava.
A Luso Global Mining, que é 100% da Mota-Engil, é o maior acionista da Chilwa, com 30.555.432 ações, equivalentes a 31,2% do capital. Se a operação no Nasdaq decorrer nos termos previstos, a participação deverá passar para cerca de 29%, apenas por efeito da diluição, sem a Luso vender ações.
E há um pormenor importante: o próprio projeto Chilwa veio da Luso Global Mining. Em 2023, a Chilwa adquiriu o projeto à Luso, que recebeu como contrapartida 19 milhões de ações e 18,75 milhões de direitos dependentes do cumprimento de determinados objetivos.
Destes direitos, 7,5 milhões já foram convertidos em ações em novembro de 2025, depois de atingido o primeiro objetivo. Os restantes estão ligados a etapas importantes do desenvolvimento do projeto: um estudo de pré-viabilidade favorável, um estudo de viabilidade favorável e, por último, a decisão de avançar para a mina.
Portanto, a ligação da Mota à Chilwa vai bastante além dos 31,2%.
A Mota-Engil e empresas associadas também prestam serviços técnicos e de perfuração ao projeto. Segundo a documentação da SEC, foram cerca de A$8,7 milhões nos exercícios de 2024, 2025 e 2026.
Manuel Mota faz ainda parte da administração da Chilwa e há outro dado que achei curioso: Alexander Shaw, presidente da Chilwa, é simultaneamente CEO e Managing Director da Luso Global Mining.
Há ainda outro pormenor: em janeiro deste ano, a Mota Gestão e Participações, holding da família Mota, comprou diretamente 1,5 milhões de ações da Chilwa a A$1,20, num investimento de A$1,8 milhões. Esta participação é da holding familiar e não da Mota-Engil SGPS, convém fazer essa distinção.
Quanto ao projeto em si, já não estamos apenas a falar das areias minerais iniciais. Estamos a falar de ilmenite, zircon, monazite, terras raras, nióbio, tântalo e gálio, numa área de cerca de 881 km² no Malawi.
Naturalmente, continua a ser um projeto em desenvolvimento e ainda há muito caminho a percorrer até eventualmente chegar à produção.
Para mim, o mais interessante agora é perceber até onde isto pode chegar. A Mota não está apenas exposta à valorização da participação: está presente na administração, presta serviços ao projeto e ainda tem direitos ligados a novos marcos de desenvolvimento.
Se a estreia no Nasdaq avançar já no dia 25, passamos também a ter uma nova montra internacional para acompanhar e uma referência de mercado muito mais visível para um dos ativos da Luso Global Mining.
J.f.vieira
As minhas contas do 1⁰ semestre dão 5.71€ por ação, aplicando um multiplo de 3.6x.
Alguém pode verificar ou corrigir este valor?
Alguém pode verificar ou corrigir este valor?
Rolling_Trader Escreveu:
In Jornal de Negócios
Mota-Engil ganha contrato de 1,2 mil milhões para renovar linha de metro na capital do México
(...)
A informação foi avançada, esta terça-feira, pela imprensa local que indica que o Governo da Cidade do México adjudicou a obra ao consórcio formado pela Mota-Engil e pela chinesa CRRC. Contudo, ao que o Negócios apurou, a construtora portuguesa concorreu e venceu sozinha.
(...)
É assim que se sobem as margens
Goya777 Escreveu:Passará os 5.40 ou será ponto de dar a volta (nem que seja para depois ganhar força e romper os 5.40 mais tarde)? preço a subir mas volume cai nos ultimso dias. Hoje talvez quebre a tendencia de volume dos ultimos dias
Hoje assistimos a um breakout do canal de lateralização, misturado com boas noticias.
Isto juntamente com o menor volume pode evidenciar uma correção amanhã, hoje o dinheiro está na Mota, com quase todas as cotadas a corrigir.
Mas não acredito que passe dos 5.20, o uptrend mantém-se para já.
Passará os 5.40 ou será ponto de dar a volta (nem que seja para depois ganhar força e romper os 5.40 mais tarde)? preço a subir mas volume cai nos ultimso dias. Hoje talvez quebre a tendencia de volume dos ultimos dias
- Registado: 17/7/2014 22:33
trend=friend Escreveu:Ora 4,85 passados em fecho...
Novo degrau. Precisamente onde está, 5,05/5,10.
Passando, 5,40s
Ora já estamos a chegar ao apeadeiro apontado. Viagem interessante desde os 4,60 e, a partir daqui, passando os 5,40, o target é evidente para todos.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Quem está ligado: