Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

E lá voltei novamente ao BCP

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

shorts

por short » 20/8/2004 12:33

Parabéns Homem Cristo, a excepcional qualidade e verdade do teu post, deixaram o homem sem capacidade de resposta. Boa sorte para os teus shorts. Também tenho estado short, com sucesso.
short

por Homem Cristo » 19/8/2004 23:24

JAS:
"Para quem negoceia tendências deve ter em conta o plano temporal. No médio prazo continuamos Bull ou achas que não?
De qualquer forma eu sou jogador de curto prazo e quando acerto, contra a tendência e contra os doutores, ainda fico mais divertido..."

Desculpa só agora responder à tua questão.

Já te dou a minha opinião mas penso que o mais importante discutir não é isso.
Penso que posições longas em acções com objectivos a médio/longo prazo são defensáveis. (apesar de neste momento eu não sequer considerar posições longas)Aquilo que eu acho ser claramente um erro crasso é o seguinte (vou tentar pôr isto o mais claramente possível, com 2 factos):
- Mercado: Nos ultimos 6 meses os mercados apresentam uma clara tendência descendente.
- Estratégia geral JAS: Sempre investido no mercado, sempre longo, e utilizando warrants.
Independentemente de análises mais pormenorizadas a trades vitoriosos ou perdedores, estes são os traços gerais. E penso que ficou claro que algo estará errado.

Mas o problema é que tu não queres sequer questionar a tua estratégia global.
E se de facto por vezes até consegues perder pouco ou ganhar contra a tendência, o que estás a fazer é um desperdicio de talento e dinheiro. E repara se te gabas tanto de ganhares contra a tendência, é porque sabes qual é a tendência, não é?
As razões para para esta tua postura já foram aqui discutidas e tb noutro tópico pela "Consciência"...

Em relação à minha opinião sobre o mercado:
No meu entender a tendência actual de curto e médio-prazo é descendente. Clarificando horizontes temporais: acho que o mais provavel é que tanto daqui a uma semana como daqui a um mês os mercados estejam a valores inferiores aos actuais.
Mas é como disse, são só probabilidades. Estou sempre disposto a mudar de opinião se o mercado me provar o contrário. Aqui não tenho clube.
O que acredito é se de forma consistente investir no lado com maiores probabilidades, sei que no longo prazo vou ter sucesso nos mercados.

Em termos prácticos: como talvez te lembres, também estava bull até há não muito tempo atrás e ganhei bom $ com isso. Desde o final de Março até se calhar o final de Maio continuava Bull e a investir mais no lado longo. E obviamente aí perdi $ como tu tb perdeste. (penso que só um bruxo podia adivinhar nessa altura que os atentados de Madrid marcariam uma certa inversão no mercado) Mas desde Junho +/- mudei de opinião e tenho estado sempre do lado curto e com bons resultados. Neste momente a minha carteira já está de novo pelos níveis que estava em Março antes dos atentados. A acredito que independentemente de sessões menos boas, vai globalmente continuar a crescer.

Mas se o final da semana passada fôr um novo ponto de inversão da tendência, então vou perder algum $ nas próximas semanas. C'est la vie...
Mas as probabilidades estão comigo.

Bom, isto já vai longo...

Cumprimentos,
Homem Cristo

Registado: 18/5/2003 23:20

bcp

por sol » 19/8/2004 0:10

Poderá de facto ser outro dia de luta. Mas para quem está fora e não se regula pura e simplesmente pela AT poderá ser tentado a entrar no BCP a estes níveis logo pela manhã, mas se a abertura em geral dos mercados não ajudar, nada feito vamos ter luta neste nível 1.70 -1.71- 1.69 por mais algum tempo.

Devo confessar que sempre pensei que o BCP não se aguentaria nestes valores tantos dias, tudo vai depender, da conjuntura este fecho em alta de hoje dos mercados, veio aliviar um pouco a pressão mas o pessimismo não terminou.Por mim falo.

O mercado vive de expectativas, e estas nos últimos tempos não tem sido nada boas, vamos ver se o cenário muda.....

sol

Registado: 17/12/2002 10:41

por JCS » 18/8/2004 18:12

Boa tarde ao fórum. O Millennium bcp fechou a €1,71 (tendo este ficado na venda apenas com 57k's). €1,70 na compra com perto de 800k. Até agora o €1,70 tem vindo a funcionar como suporte. Pelo menos sempre que se vai ao €1,69, rápidamente aparecem compras a encherem os cofres a €1,70. Veremos se continua a aguentar.
A previsão do JAS de que não se afastaria muito dos €1,75 (preço dos amigos da CGD) tem funcionado até ao momento (felizmente :) ).

Amanhã poderá ser outro dia de luta...

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por bertoluci » 18/8/2004 14:08

Equilibrio no bcp a 1.70/1.71... compras e vendas com algum volume, a qualquer altura o movimento pode pender para qualquer dos lados... ninguém quer ceder... isto está animado :lol:

Bons negócios

Registado: 19/11/2003 18:17

por valves » 17/8/2004 18:44

Acho que só mesmo os tipos do BPI é que ainda não perceberam aquilo que eu valho ... paciencia para eles ... :wink:
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

Re

por JAS » 17/8/2004 18:36

valves Escreveu:mas já que estamos em maré de confissões tanto eu como tu sabemos que mesmo no nosso mercado há quem pegue em determinados titulos e construa as AT
E algumas até ficam bonitas

Estás a ver como chegaste lá?
Eu diria que há apenas 3 títulos no PSI que não são facilmente manipuláveis.
E mesmo nesses já se tem visto coisas giras...

Um abraço,
JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por valves » 17/8/2004 18:21

Bem JAS estás a querer conversa hoje ...

Isto é assim no campo teorico é obvio que quem movimenta mais dinheiro é quem pode construir as ATS e portanto é quem manda nos mercados mas é assim a mim nessas jogadas só me enganavam uma vez !!!! a segunda poderia ter que ir despejar ao caixote do lixo porque eu nem me meteria mais nela por muito apetitosa que pudesse parecer é que isto tudo é muito mais dificil do que aparentemente possas pensar mesmo quem manda nos mercados têm que o fazer de uma forma inteligente sob pena de ficar com os papeis todos agarrados á mão :wink: ... mas já que estamos em maré de confissões tanto eu como tu sabemos que mesmo no nosso mercado há quem pegue em determinados titulos e construa as AT

E algumas até ficam bonitas ... :lol:
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Re

por JAS » 17/8/2004 18:02

valves Escreveu:a inflação no planeta que se seguiria a esse galactico aumento de capital seria brutal uma vez que apesar da massa monetaria ter aumentado para quase infinito os recursos fisicos manter -se iam escassos pelo que o aumento de riqueza ao nivel planetario seria meramente uma ilusão

Já estás a fugir do tema... Falta de argumentos?
Se passarmos para o campo virtual e fabricarmos notas poderia acontecer isso.

Mas o problema é que eu me movo num mundo real.
E quando desvio uma qualquer outra aplicação para a Bolsa eu não estou a criar qualquer inflação...

E nesse mundo real, em que eu vivo (que tem mais practica e menos teoria...), eu nem precisaria de aumentar "100 zeros à direita".
Bastar-me-iam acrescentar 2 ou 3 zeros para te conseguir fabricar um gráfico bonito que te iria seduzir...

Um abraço,
JAS

por valves » 17/8/2004 16:03

Sim senhor JAS mas repara uma pequena coisa ...

a inflação no planeta que se seguiria a esse galactico aumento de capital seria brutal uma vez que apesar da massa monetaria ter aumentado para quase infinito os recursos fisicos manter -se iam escassos pelo que o aumento de riqueza ao nivel planetario seria meramente uma ilusão :mrgreen: ... não concordas ? :wink:

Um abraço :P

Vasco

Re

por JAS » 17/8/2004 15:13

Valves, só te estás a esquecer de um pequeno pormenor...

É que com a minha entrada, com os tais 100 zeros à direita, os gráficos iam ficar tão bonitinhos que se tornariam irrestíveis para os AT's primeiro e para o publico em geral a seguir...

E os gráficos só mudariam quando eu despejasse... E os AT's só davam por isso DEPOIS.

Essas são as regras do Mercado. O resto é teoria.

Um abraço,
JAS
----------------------
Bertollucci, pelos cof's não v~es nada no dia de hoje.
Ou melhor poderás supor que ainda andam por ali os "amigos da CGD" (a quem o tiro saíu pela culatra...) e que estão tranquilamente à espera deles a 1,70...
Não há pressa.

Um abraço,
JAS

Jas

por bertoluci » 17/8/2004 15:06

Bom negócio jas.... ainda há vendedor na costa... Estou convencido de um toque quase certo nos 1.75€ até ao final da semana, e depois logo se vê...o mercado falará :wink:

Tens estado a acompanhar os cofres? já dá para tirar alguma ilação?

Abraço e bons negócios

por valves » 17/8/2004 15:02

E eras JAS ficavas com todas as acções e nós de fora multimilionarios com Cash proveniente da tua maquina de fazer dinheiro :mrgreen: ou seja nós ficavamos com a massa e tu ficavas com os papeis :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Um grande abraço

Vasco

PS : ainda te podia comprar umas mas olha que as acções tinham que baixar e bem de preço porque ao valor a que tas vendi não me interessa comprar -tas

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Re

por JAS » 17/8/2004 14:58

Oh! Vasco! Se fosse assim era facil ganhar dinheiro na Bolsa...
E quando eu fosse dono de todo o PSI vender-te-ia a ti?

Um abraço,
JAS

por valves » 17/8/2004 14:49

JAS disse :

Amigo Vasco, essa matemática anda muito por baixo...

Se tiveres uma rentabilidade negativa e aumentares o Capital "com 100 zeros à direita" a rentabilidade tenderia para zero e não para infinito!
E enquanto não chegasses ao zero continuava sempre negativa...
E quanto maior for o Capital mais difícil se torna ultrapassar o zero

Está errado JAS isso era no pressuposto que o dinheiro ficaria em liquidez o que de facto faria com que a parcela que estivesse exposto aos mercados accionistas se tornasse tão insignificante em relação ao montante infinito em liquidez resultante do aumento de capital que quase que anularia as perdas que tens tido. Como o dinheiro do aumento era para ser reinvestido ( que eu conheço -te bem :mrgreen: ) essa força infinita do lado da procura automaticamente faria disparar para o céu a cotação dos titulos tornando a rentabilidade da carteira muito proxima de infinito :mrgreen:

Um abraço :wink:

Vasco

Re

por JAS » 17/8/2004 14:48

bertoluci Escreveu:Amigo Jas, tenho pena que não tenhas podido reforçar a 1.70€, ficavas com um excelente break-point no bcp...

Já cá estão...
JAS

Consciencia

por bertoluci » 17/8/2004 14:25

Antes demais quero dizer que respeito as suas convicções.... apesar de divergirmos na opinião, aceito e respeito, e até entendo onde a consciencia quer chegar...

Eu tenho consciencia de que corro um certo risco quando invisto longo...os meus dados podem estar errados, mas é um risco que eu decidi correr...

A conciencia diz que o bcp está em queda há 6 meses, e perante os gráficos não há nada a dizer, o bcp cai na realidade há cerca de 6 meses...

Há cerca de 6 meses para cá o bom senso disse-me para estar fora deste título, portanto defendi um posição contra a tendência nessa altura... era um facto que toda a gente defendia uma tendência ascendente nos mercados... O que é que a consciencia defendia nessa altura para o bcp? e que dados utilizou?

Cumprimentos,

Re: Só uma reflexão...

por JCS » 17/8/2004 14:22

Inox Escreveu:...é que o meu dinheiro não estica , com seiscentos milhões de caramelos...para fazer como o JCS e o Jas ...sempre a aviar.

eheh o meu também não (uma vez tentei esticar uma nota e rasguei-a... :mrgreen: ). É fruto de uns anitos de investimentos e colheita de dividendos (quer dos imobiliários quer dos financeiros). Até agora tem dado resultado...

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

Re

por JAS » 17/8/2004 13:58

valves Escreveu:Faça como o JAS que pelos vistos tem uma maquina de fazer dinheiro ... se aumentar o capital num valor finito mas suficientemente grande ( bastam para aí uns 100 zeros para a direita não só a sua rentabilidade tendia para infinito como por via da força das compras que faria com esse capital proporcionaria á malta que está dentro rentabilidades que os tornariam multimilionarios na hora

Amigo Vasco, essa matemática anda muito por baixo...

Se tiveres uma rentabilidade negativa e aumentares o Capital "com 100 zeros à direita" a rentabilidade tenderia para zero e não para infinito!
E enquanto não chegasses ao zero continuava sempre negativa...
E quanto maior for o Capital mais difícil se torna ultrapassar o zero.

Um abraço,
JAS
--------------
Consciencia Escreveu:antes de decidir arriscar novamente o seu valioso dinheiro de forma tão precipitada e ao estilo "Las Vegas" que alguns vaidosos, como o JAS, parecem ser partidários.

Os jogadores de poker são vaidosos?
Antes em Las Vegas do que nos caça-nickeis cá do burgo...

Mas falemos do BCP e dos argumentos da Consciência.
E falemos em termos de AT pois já vi que essa é a sua especialidade.

Diz a AT que em qualquer título existem "suportes" e que entradas junto aos suportes são entradas de baixo risco.
O BCP está junto a um suporte que existe na zona 1,70/1,72 diz a AT.

Cumprindo as regras dos livros de Bolsa deveremos colocar um stop imediatamente abaixo, a 1,68 ou mesmo a 1,69, para a eventualidade do suporte ser quebrado.

Poderemos abordar a questão ainda de outra forma, também em termos de AT.
Se olharmos para o gráfico de curto-prazo do BCP vemos que ele tem negociado, no último mês, num canal entre 1,79 e 1,69 e se nos restringirmos a Agosto vemos que o canal se estreita para 1,75-1,69.
(O "último mês" teria a ver com a AF e com a CGD mas não convém misturar e portanto não expliquemos isso...)
Comprar junto à base e vender junto ao topo sempre dá 3%... Em tempos de lateralização não é mau de todo.

De qualquer forma prefiro o DAX o qual continua inconscientemente a subir...

Beijinhos,
JAS

Só uma reflexão...

por Inox » 17/8/2004 13:44

Já repararam no bom negócio da CGD com a venda daqueles milhões a 1,74...já pode recomprar. Já agora alguém me financia para eu fazer um aumento de capital...é que o meu dinheiro não estica , com seiscentos milhões de caramelos...para fazer como o JCS e o Jas ...sempre a aviar.
Inox

por valves » 17/8/2004 12:16

Faça como o JAS que pelos vistos tem uma maquina de fazer dinheiro ... se aumentar o capital num valor finito mas suficientemente grande ( bastam para aí uns 100 zeros para a direita não só a sua rentabilidade tendia para infinito como por via da força das compras que faria com esse capital proporcionaria á malta que está dentro rentabilidades que os tornariam multimilionarios na hora :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Conclusão : se não tem dinheiro compre uma maquina de fazer dinheiro e faça aumentos de capital na sua carteira ...voce ficaria a ganhar e a malta agradece ... :mrgreen: :mrgreen:

por Visitante » 17/8/2004 12:08

A meu ver é preciso ser muito (In)conciente para analisar a evolução no curto/médio prazo do BCP em simples tendência de AT, esquecendo os acontecimentos recentes tão relevantes e com tanto impacto positivo nos dados fundamentais do BCP. Quem me dera ter mais capital para investir no BCP nesta data.
Visitante

por valves » 17/8/2004 11:50

Bem caro visitante mande -me um MP que eu estou disponivel para consigo analizarmos os erros que cometeu :wink: para ver se expulsamos ( no bom sentido :lol: a consciencia deste forum

Um abraço

Vasco

por Visitante » 17/8/2004 11:40

e lá voltei eu ao Bcp sou mesmo burro
Visitante

Re: Consciencia

por consciencia » 17/8/2004 0:35

bertoluci Escreveu:O que é para si um sinal de melhoria na tendência do bcp?.... o que é preciso que o bcp faça para que a consciencia passe a ter uma opinião positiva face a evolução futura do papel bcp?
Abraço e bons negócios

Caro bertoluci,

Como coloca a sua questão de uma forma tão directa, também lhe vou responder directamente.

Ora, dado que o BCP está num claro e imparável canal DESCENDENTE desde os últimos 6 meses, neste momento, só começaria a considerar comprar BCP, se ele mostrásse pelo menos a força de conseguir duas a três semanas de tendência positiva (isto é, com máximos diários tendencialmente superiores aos máximos dos dias anteriores), bem como, se o título conseguir ultrapassar os 1.90 €, e ainda, se tudo isto acontecésse com um volume de trasacções superior à anémica média de títulos transaccionados nos últimos dias.

Até lá, a tendência do título continua a ser, como tem sido desde há 6 meses, de QUEDA. Não porque eu o digo, mas porque os gráficos, o dizem!

E o quê que o bom-senso manda fazer perante um título em tendência clara de queda desde há 6 meses? Manda ficar de FORA.

E o que NÃO SE FAZ perante um título nessas condições? Nunca se deve comprar, tentando adivinhar o dia do fundo, tentando adivinhar o dia do fim dessas descidas. Porquê? Porque as tendências de queda têm muita força e muita inércia, e por isso, essas tentativas de adivinhar o dia exacto de ir contra a tendência costumam ter pouca probablidade de sucesso. Aliás, isso é um trabalho de adivinhos, de jogadores, e não de investidores prudentes, com os 2 pés bem assentes na terra, que preferem estar sempre do lado das tendências bem definidas e estabelecidas de subida, antes de comprarem!

Tal não é o caso do BCP, nem da maioria dos títulos da bolsa, neste momento.

Espero que isto lhe seja útil, e o ajude a aprender o valor da paciência e da análise, antes de decidir arriscar novamente o seu valioso dinheiro de forma tão precipitada e ao estilo "Las Vegas" que alguns vaidosos, como o JAS, parecem ser partidários.

Cuide-se bem e desejo-lhe boa sorte e bom-senso para se desfazer dessa perigosa posição com lucro se pudér, e logo que possa, pois comprando o BCP neste momento, é o mesmo que estar a conduzir em contra-mão na auto-estrada, e terá realmente muita sorte (sim, JAS, nestas condições, é apenas sorte!) se sair dele, em breve, e sem danos maiores.

E sugiro-lhe ainda que arranje um hobbie mais inofensivo, enquanto espera que o mercado lhe entregue uma verdadeira oportunidade de compra segura, e para não ceder novamente à monotonia da "falta de adrenalina" quando não se está sempre presente no mercado, como alguns parecem não conseguir escapar.

Cumprimentos.
consciencia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AlfaTrader, cmanel21, GamesOver, Garfield, Google [Bot], Investbem, latbal, LCRLCR, malakas, mjcsreis, OCTAMA, PAULOJOAO, Pedro1974, sempreamesma, Shimazaki_2 e 216 visitantes