BCP - Tendência marcadamente descendente...
Desculpa a todos os membros, administradores e a ti Marco principalmente. Uma pessoa às vezes age por impulso e nem sempre mede as palavras, no entanto, acabo de montar uma estratégia long/short BCP/BPI e que contraria as vossas análises por completo a esses dois titulos. Acredito que o BCP não deve vir muito abaixo dos 1.74 (local do meu stop) e que após a venda que anda ai por parte dos intitucionais que adquiriram a acção a 1.75, rapidamente devemos ter um teste aos 1.9. O BPI na minha opinião já esgotou o movimento, razão pelo qual montei esta posição. Mais uma vez as minhas desculpas.
"Quem comprou, comprou. Quem não comprou, comprasse."
Boas:
De facto a qualidade do caldeirão tem vindo a decrescer....
o Marco, ao fazer as análises, tem 2 hipoteses
Não concluir nada, o que muitas vezes acontece, até pelo momento dos titulos ou dos mercados, e aí vêm os criticos dele a dizer que ele é um indeciso, tanto aposta na subida como nadescida, etc...
Concluir claramente que um titulo está em determinada tendencia, e SE ELA FOR DE BAIXA, vêm outros dizer o que vimos em cima...
É o chamado preso por ter cão e por não ter...
Eu proponho que se faça uma varanda aqui no caldeirão, do tipo que existia nos marretas, onde estavam 2 velhotes sempre a dizer mal de tudo
Cumprimentos a todos, e força não só para o Marco, mas para todos aqueles que acertando ou não, têm a coragem de colocar aqui as suas análises
De facto a qualidade do caldeirão tem vindo a decrescer....
o Marco, ao fazer as análises, tem 2 hipoteses
Não concluir nada, o que muitas vezes acontece, até pelo momento dos titulos ou dos mercados, e aí vêm os criticos dele a dizer que ele é um indeciso, tanto aposta na subida como nadescida, etc...
Concluir claramente que um titulo está em determinada tendencia, e SE ELA FOR DE BAIXA, vêm outros dizer o que vimos em cima...
É o chamado preso por ter cão e por não ter...
Eu proponho que se faça uma varanda aqui no caldeirão, do tipo que existia nos marretas, onde estavam 2 velhotes sempre a dizer mal de tudo

Cumprimentos a todos, e força não só para o Marco, mas para todos aqueles que acertando ou não, têm a coragem de colocar aqui as suas análises
-
Visitante
Re: Male, male,....
Ovos Moles Escreveu:Esta tua análise sobre o BCP faz-me lembrar uma que fizeste à pouco tempo sobre a PTC e que afirmavas com a mesma certeza que a PTC ia cair e desaconselhavas por completo a entrada neste titulo, o tiro saiu pela culatra. Nessa altura contrariei a tua análise e agora volto a contrariar: 1º acho inacreditavel um administrador do fórum, agir com tanta certeza no movimento de um titulo. Como administrador deves ser uma pessoa mais moderada na informação que cedes aos restantes membros, talvez ter uma atitude parecida com a do Ulisses; 2º o movimento gerado no BCP, caso não te tenhas apercebido quando tiveste de férias, deveu-se à troca de participações e à venda de 110M de acções a 1.75; 3º Não quero com isto recomendar nada sobre este titulo, só alertar os administradores para a moderação da forma como fazem as análises, pois as vossas palavras têm peso para muitos investidores.
Desculpa este desabafo Marco mas ultimamente a qualidade do Caldeirão tem decrescido brutalmente, para grande pena minha, pelo que acho que voces deviam ter outro tipo de atitudes para voltar a fazer deste forum um local de visita diário obrigatorio.
Um abraço
Ovos Moles
Bem, Ovos Moles, eu estou perplexo com a tua reacção...
O que de mais essencial tinha para dizer o Ulisses já disse: se não concordas com a minha opinião o que deves fazer é contrapor com a tua.
Agora, dizer que não queres recomendar nada sobre o título e «caíres em cima» de quem manifesta uma opinião que não vai de encontro à tua, lamento profundamente e não vejo em que é que isso sirva para elevar os padrões do Caldeirão até porque não me sinto minimamente responsável por falta de elevação no Caldeirão.
Outro aspecto infeliz é a inexactidão dos teus argumentos:

Se tu encontras só terás de os expôr.
Eu não os encontro e disse-lo. Não há nisso qualquer fatalismo ou falta de moderação. É uma opinião que não me vou coibir de exprimir e venha ela a verificar-se correcta ou errada.

Tudo isso está no Forum e pode ser confirmado.
Nunca defendi posições curtas na PTC e nem hoje no BCP nem nessa altura na PTC dei certezas do que quer que fosse.
Dei opiniões relativamente às quais estou de consciência tranquila. Quando as emito já sei que nem todas se virão a verificar como correctas.
Quanto à falta de moderação... eu considero as minhas análises e intervenções bastante moderadas e, dado o feedback que tenho, até fico perplexo com esta tua reacção.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
..
Marco, sendo admirador das suas objectivas análises, pergunto-me se os argumentos
- BCP reage com sucesso ao suporte de 1,75
- BCP com gap por tapar
Se poderão considerar para tornar tão "fatalista" essa sua análise?
Quanto ao negocio dos 110 Milhoes, embora seja realidade, também considero que um analista tecnico deve "fechar os olhos" a esse facto, já que um purista assume que todos esses factores já estão incorporados no grafico.
Aliás, Ovos Moles fala como se "o mal já está passado" relativamentente a essa venda, eu por exemplo posso encarar que o(s) compradores dessas acções poderão a um dado momento, querer realizar mais-valia no negocio e despejar alguns milhoes no mercado... Ou seja, e mais uma vez, todos os factores têm argumentos Bull & Bear, daí não serem tidos em conta quando olhamos para um grafico objectivamente.
- BCP reage com sucesso ao suporte de 1,75
- BCP com gap por tapar
Se poderão considerar para tornar tão "fatalista" essa sua análise?
Quanto ao negocio dos 110 Milhoes, embora seja realidade, também considero que um analista tecnico deve "fechar os olhos" a esse facto, já que um purista assume que todos esses factores já estão incorporados no grafico.
Aliás, Ovos Moles fala como se "o mal já está passado" relativamentente a essa venda, eu por exemplo posso encarar que o(s) compradores dessas acções poderão a um dado momento, querer realizar mais-valia no negocio e despejar alguns milhoes no mercado... Ou seja, e mais uma vez, todos os factores têm argumentos Bull & Bear, daí não serem tidos em conta quando olhamos para um grafico objectivamente.
- Registado: 28/5/2004 13:18
Ovos, sabes qual é a melhor forma de contrariares uma análise que consideras errada? É fazeres outra com argumentos opostos, tentando mostrar que esses argumentos são mais fortes.
Sabes qual é a melhor forma de contribuir para a qualidade do fórum? É fazer análises, dar a nossa opinião e participar.
O Caldeirão não é grande porque os seus Administradores escrevem dezenas de análises por dia. O Caldeirão é grande porque os seus participantes assim o fizeram.
Não mudo uma vírgula às minhas análises, apenas porque sou Administrador. O meu estilo sempre foi o mesmo, quando era anónimo, quando trabalhei na Sic, quando escrevo no Independente ou aqui no Caldeirão. Ou seja, o meu papel de moderador em nada influencia as minhas análises. O que influencia é a forma como modero o Caldeirão e tento levar o barco a bom porto.
É que se não fosse Administrador, não teria escrito este post.
E não se esqueçam... continuam a ser vocês a fazer o Caldeirão e se a qualidade não está como vos agrada, têm que dar um bocadinho mais de vocês para fazerem a qualidade do Caldeirão subir.
Um abraço,
Ulisses
Sabes qual é a melhor forma de contribuir para a qualidade do fórum? É fazer análises, dar a nossa opinião e participar.
O Caldeirão não é grande porque os seus Administradores escrevem dezenas de análises por dia. O Caldeirão é grande porque os seus participantes assim o fizeram.
Não mudo uma vírgula às minhas análises, apenas porque sou Administrador. O meu estilo sempre foi o mesmo, quando era anónimo, quando trabalhei na Sic, quando escrevo no Independente ou aqui no Caldeirão. Ou seja, o meu papel de moderador em nada influencia as minhas análises. O que influencia é a forma como modero o Caldeirão e tento levar o barco a bom porto.
É que se não fosse Administrador, não teria escrito este post.
E não se esqueçam... continuam a ser vocês a fazer o Caldeirão e se a qualidade não está como vos agrada, têm que dar um bocadinho mais de vocês para fazerem a qualidade do Caldeirão subir.
Um abraço,
Ulisses
Male, male,....
Esta tua análise sobre o BCP faz-me lembrar uma que fizeste à pouco tempo sobre a PTC e que afirmavas com a mesma certeza que a PTC ia cair e desaconselhavas por completo a entrada neste titulo, o tiro saiu pela culatra. Nessa altura contrariei a tua análise e agora volto a contrariar: 1º acho inacreditavel um administrador do fórum, agir com tanta certeza no movimento de um titulo. Como administrador deves ser uma pessoa mais moderada na informação que cedes aos restantes membros, talvez ter uma atitude parecida com a do Ulisses; 2º o movimento gerado no BCP, caso não te tenhas apercebido quando tiveste de férias, deveu-se à troca de participações e à venda de 110M de acções a 1.75; 3º Não quero com isto recomendar nada sobre este titulo, só alertar os administradores para a moderação da forma como fazem as análises, pois as vossas palavras têm peso para muitos investidores.
Desculpa este desabafo Marco mas ultimamente a qualidade do Caldeirão tem decrescido brutalmente, para grande pena minha, pelo que acho que voces deviam ter outro tipo de atitudes para voltar a fazer deste forum um local de visita diário obrigatorio.
Um abraço
Ovos Moles
Um abraço
Ovos Moles
"Quem comprou, comprou. Quem não comprou, comprasse."
Nota: Depois de um curto período de férias regresso ao activo e à análise dos mercados. Devido à ausência e relativo afastamento, torna-se-me mais fácil analisar um papel um a um. Entretanto retomarei os formatos habituais.
O mês de Julho está a ser um mês bastante mau para o BCP. Logo no início deste mês o BCP quebrou o suporte dos 1.90€, suporte esse que durava há mais de dois meses pelo que se tornou progressivamente mais importante. Na altura ainda julguei que a zona dos 1.83-1.85€ pudesse segurar o papel, nem que temporariamente, dado que era uma referência importante. Estava errado nessa conjectura, a situação sería mais complicada e o BCP acabou por ter uma queda bem violenta e de forte volume.
Seguiu-se-lhe um ressalto igualmente forte e eis outro aspecto importante - a zona dos 1.90€ passaram a funcionar como resistência.
Entretanto assistimos a nova queda e a novos mínimos relativos...
Assim, temos o BCP com uma clara tendência descendente no curto e médio-prazo. São já mais de 4 meses de queda, ainda que relativamente lenta e intercalada por uma fase de lateralização num range apertado (1.90-1.97).
Continua pouco apetecível o BCP passando agora - e por enquanto - os 1.90€ a funcionarem como a primeira barreira de relevo.
Ou seja, uma aposta no BCP neste momento e enquanto se mantiver abaixo dos 1.90€ é uma aposta contra a tendência e contra o mercado sendo o seu sucesso improvável. Acima dos 1.90€ mas principalmente acima da zona dos 1.97-2.00€ começaríam a surgir motivos de interesse com o BCP a contrariar a tendência dos últimos meses e a realizar novos máximos relativos, coisa que não ocorre desde que se instalou a tendência descendente.
O mês de Julho está a ser um mês bastante mau para o BCP. Logo no início deste mês o BCP quebrou o suporte dos 1.90€, suporte esse que durava há mais de dois meses pelo que se tornou progressivamente mais importante. Na altura ainda julguei que a zona dos 1.83-1.85€ pudesse segurar o papel, nem que temporariamente, dado que era uma referência importante. Estava errado nessa conjectura, a situação sería mais complicada e o BCP acabou por ter uma queda bem violenta e de forte volume.
Seguiu-se-lhe um ressalto igualmente forte e eis outro aspecto importante - a zona dos 1.90€ passaram a funcionar como resistência.
Entretanto assistimos a nova queda e a novos mínimos relativos...
Assim, temos o BCP com uma clara tendência descendente no curto e médio-prazo. São já mais de 4 meses de queda, ainda que relativamente lenta e intercalada por uma fase de lateralização num range apertado (1.90-1.97).
Continua pouco apetecível o BCP passando agora - e por enquanto - os 1.90€ a funcionarem como a primeira barreira de relevo.
Ou seja, uma aposta no BCP neste momento e enquanto se mantiver abaixo dos 1.90€ é uma aposta contra a tendência e contra o mercado sendo o seu sucesso improvável. Acima dos 1.90€ mas principalmente acima da zona dos 1.97-2.00€ começaríam a surgir motivos de interesse com o BCP a contrariar a tendência dos últimos meses e a realizar novos máximos relativos, coisa que não ocorre desde que se instalou a tendência descendente.
- Anexos
-
- bcp-20040722a.png (15.68 KiB) Visualizado 1330 vezes
-
- bcp-20040722b.png (20.86 KiB) Visualizado 1325 vezes
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bar38, Google [Bot], Google Adsense [Bot], IX Hispana, smog63 e 128 visitantes