Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Banif - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Dom_Quixote » 31/12/2012 21:17

Mais um "buraco" "nacionalizado"? :roll:

Cada vez percebo menos...

Registado: 3/4/2012 21:06

por Pantone » 31/12/2012 20:02

E este "gasto" no BANIF quando o estado está na penúria deve-se a... ?!
O retorno esperado radica em... ?!

Alguns dois tostões de sabedoria para esclarecer os ignorantes?

Registado: 4/1/2004 22:32

Estado injecta 1,1 mil milhões de euros para reforçar capita

por jcms » 31/12/2012 18:55

Estado português vai subscrever um aumento de capital de 700 milhões de euros no banco liderado por Jorge Tomé e injectará mais 400 milhões de euros através de títulos de dívida. O Banco fará ainda outro aumento de capital, de 450 milhões de euros.
O Banif vai receber um apoio público de 1,1 mil milhões de euros para reforçar os seus rácios de capital, anunciou hoje o Banco liderado por Jorge Tomé e o Ministério das Finanças, em dois comunicados distintos.

A maior fatia do apoio estatal será concedida através de um aumento de capital, de 700 milhões de euros, que será todo subscrito pelo Estado. Além disso, o Estado português vai subscrever mais 400 milhões de euros em instrumentos de capital elegíveis para Core Tier 1 (“ISE”).

Com este aumento de capital de acções especiais, a serem subscritas pelo Estado, o Banif passará a ter grande parte do capital detido pelo estado português, o que até aqui não tinha acontecido nos planos dos dois outros bancos que receberam apoios públicos (BPI e BCP).

O ministério das Finanças e o Banif não divulgam a percentagem de capital que o Estado passará a ter no banco sedeado no Funchal, mas deverá ser superior a 50%, já que o capital social do Banif é actualmente de 570 milhões de euros.

No aumento de capital o Estado vai subscrever 70 mil milhões de novas acções, com um valor nominal de 0,01 euros cada uma. De acordo com o Banif, 44.511.019.900 acções a subscrever terão direitos de voto, que serão exercidos na sua plenitude pelo Estado. Estas acções “conferem ao Estado o direito a um dividendo prioritário correspondente à participação social detida pelo Estado não inferior a 30% do total dos montantes distribuíveis gerados no exercício”.

Quanto à injecção através de títulos de dívida, será concretizada através da subscrição de 400 milhões de euros em ISE, que são instrumentos de capital diretos, não garantidos, sem termo e subordinados e remunerados. Pela subscrição destes títulos o Estado vai ser remuneração de 9,5% ao ano.

Banif faz novo aumento de capital para reembolsar Estado
O plano de recapitalização do Banif, que mereceu o acordo do Governo e do Banco de Portugal, contempla também outro aumento de capital, que tem como objectivo reembolsar parte da ajuda estatal e será subscrito por investidores privados.

Este aumento de capital é de 450 milhões de euros e conta com o compromisso de subscrição no valor de 100 milhões de euros por parte dos dois maiores acionistas actuais do Banif: a Rentipar Financeira e a Auto-Industrial.

Esta operação deverá estar fechada até ao final do primeiro semestre, sendo que as condições não foram ainda definidas. O encaixe financeiro com esta operação “será utilizado para a amortização antecipada de instrumentos subordinados convertíveis”.

O Banif salienta que com este plano de recapitalização cumprirá as regras do regulador de deter um rácio de capital core tier one acima de 10%. Reforça que o apoio do Estado é transitório, durante um prazo máximo de cinco anos, envolvendo um “ambicioso processo de reestruturação do modelo de negócio e de reforço dos seus principais segmentos de actividade”. A administração liderada por Jorge Tomé afirma que irá conduzir o Banif a um “profundo processo transformacional”.

Já o Ministro das Finanças salienta que após este apoio público ao Banif, “um total de 5,6 mil milhões de euros terá sido injetado no sistema bancário privado português através da referida linha de recapitalização, com o objectivo de assegurar o acesso continuado das empresas e dos cidadãos ao crédito e, desse modo, apoiar a economia Portuguesa”.

Acrescenta ainda que “à semelhança do BCP e do BPI, para que o Estado participe na injeção de capital na instituição de crédito, o Banif aceitou sujeitar-se a condições que visam assegurar a proteção dos interesses dos contribuintes - os titulares últimos do dinheiro público utilizado nesta recapitalização - e apoiar a economia Portuguesa”.

Fonte: Jornal negocios

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... banif.html

Registado: 29/11/2007 4:08

por Celsius-reloaded » 31/12/2012 18:17

Celsius Escreveu:http://economico.sapo.pt/noticias/estado-entra-com-700-milhoes-no-capital-do-banif_159350.html

Tanto dinheiro!! Este banco nem deve valer metade disso!

Afinal o Estado entra com 1.1 mil milhões ao q acresce outro aumento de capital de 450 milhões!

Mais valia a liquidação!
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por Celsius-reloaded » 31/12/2012 17:20

http://economico.sapo.pt/noticias/estad ... 59350.html

Tanto dinheiro!! Este banco nem deve valer metade disso!
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por Aqui_Vale » 28/12/2012 14:21

rsacramento Escreveu:este está melhor?

Obrigado rsacramento
Era isto que eu queria.

Continuação de Boas Festas e que 2013, não seja pior que este que está prestes a ser enterrado.

CumPrim/
AquilinoVale

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por Dom_Quixote » 28/12/2012 13:05

"Banif em contra-relógio para apresentar plano de capitalização"

http://economico.sapo.pt/noticias/banif ... 59236.html

Registado: 3/4/2012 21:06

por rsacramento » 27/12/2012 19:16

rsacramento Escreveu:a coisa pode complicar-se: se o prt e/ou a dataLink raciocinarem em termos de nome, temos o caldo entornado, porque antes era banif SGPS e agora é SA , donde uma nova cotada :roll:

a reuters (dataLink) tem o gráfico do banif impec

Registado: 29/11/2007 12:50

por rsacramento » 27/12/2012 16:43

este está melhor?
Anexos
banif 3 anos.png
banif 3 anos.png (8.38 KiB) Visualizado 8848 vezes

por Aqui_Vale » 27/12/2012 14:41

rsacramento Escreveu:
valeaquilino Escreveu:Boa tarde.
Considerando que o Jornal de Negócios entendeu fazer um gráfico novo para o BANIF, e eu não tenho nenhum anterior, agradeço desde já que se alguém tiver possibilidade de pôr um gráfico de antes da fusão, me faça esse favor.

Continuação de Boas Festas para todos.

CumPrim/
Aquilino Vale

a última sessão é de sexta-feira:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... t=#1010069

serve?

Obrigado rsacramento.
mas se houvesse dos últimos três anos, ainda era melhor.

CumPrim/
AquilinoVale

José Ortega Y Gasset

por rsacramento » 27/12/2012 1:44

valeaquilino Escreveu:Boa tarde.
Considerando que o Jornal de Negócios entendeu fazer um gráfico novo para o BANIF, e eu não tenho nenhum anterior, agradeço desde já que se alguém tiver possibilidade de pôr um gráfico de antes da fusão, me faça esse favor.

CumPrim/
Aquilino Vale

a última sessão é de sexta-feira:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... t=#1010069

serve?

por Aqui_Vale » 26/12/2012 17:49

Boa tarde.

CumPrim/
Aquilino Vale

José Ortega Y Gasset

Re: tb me sucedeu um saque

por Aqui_Vale » 22/12/2012 18:30

flic-flac Escreveu:No seguimento da minha anterior dúvida, e depois de conversas telefónicas intermináveis com o BPI, sim, porque não me conseguiram explicar como chegaram àqueles valores à primeira, pois foi preciso cerca de uma hora para me voltarem a ligar (!!),onde quem me devia esclarecer sabia ainda menos que eu (difícil, mas...), lá me conseguiram dizer que era uma taxa prevista no preçario (0,2% + imposto de selo) e que esta taxa era sobre... o valor NOMINAL da acção!!!...

Pasme-se!...

Ora qualquer taxa sobre transações incide sobre a quantidade de acções vezes o valor de mercado.

(Neste caso, aos accionistas do Banif SGPS foram atribuídas o mesmo número de acções do Banif SA, sendo que o valor de mercado manteve-se o do fecho do último dia de negociação.)

Como isso não está explicito no preçario junto da CMVM, lá me disseram que estava previsto numa norma interna publicada no dia... 20 deste mês (ontem)!!!

Perguntei se no caso do valor de mercado fosse 10€, os critérios seriam os mesmos.

Entretanto e depois de conversa telefónica para a CMVM, onde ficaram abismados com esta da taxa sobre o valor nominal, fiquei de formalizar uma reclamação a expor o sucedido para reposição dos valores em causa.

Gostava de saber se alguém tem uma situação semelhante.

Abraço,
Morinni

Viva, ...
parece que há mais previligiados, acabei agora de ver que também eu tive sorte, resta saber se os outros bancos/ intermediários financeiros têm o mesmo critério.
Como fiz um mail ao BPI a pedir a justificação vou esperar por ela.
Aqui fica a demonstração, para que não restem dúvidas.
-----------------------------------------------------
Data: 22/12/2012
Vimos, por este meio, informar os detalhes relativos à seguinte liquidação:

Informações sobre a operação
Operação: FUSÃO DE SOCIEDADES
Instrumento Financeiro: Acções
Título: BANIF
Praça: Lisboa
Titular: AQUILINO SIMOES DO VALE
Quantidade: 198,000
Preço: 0 EUR
Data de Liquidação: 21/12/2012
Valor Total a Liquidar: 413.14 EUR

Custos
Comissões Títulos: 396 EUR
Imposto de Selo: 15,89 EUR
Despesas Processamento: 1,25 EUR
.
Com os melhores cumprimentos,
BPI Net
----------------------------------------------------

CumPrim/
AquilinoVale

José Ortega Y Gasset

tb me sucedeu um saque

por flic-flac » 22/12/2012 11:35

No seguimento da minha anterior dúvida, e depois de conversas telefónicas intermináveis com o BPI, sim, porque não me conseguiram explicar como chegaram àqueles valores à primeira, pois foi preciso cerca de uma hora para me voltarem a ligar (!!),onde quem me devia esclarecer sabia ainda menos que eu (difícil, mas...), lá me conseguiram dizer que era uma taxa prevista no preçario (0,2% + imposto de selo) e que esta taxa era sobre... o valor NOMINAL da acção!!!...

Pasme-se!...

Ora qualquer taxa sobre transações incide sobre a quantidade de acções vezes o valor de mercado.

(Neste caso, aos accionistas do Banif SGPS foram atribuídas o mesmo número de acções do Banif SA, sendo que o valor de mercado manteve-se o do fecho do último dia de negociação.)

Como isso não está explicito no preçario junto da CMVM, lá me disseram que estava previsto numa norma interna publicada no dia... 20 deste mês (ontem)!!!

Perguntei se no caso do valor de mercado fosse 10€, os critérios seriam os mesmos.

Entretanto e depois de conversa telefónica para a CMVM, onde ficaram abismados com esta da taxa sobre o valor nominal, fiquei de formalizar uma reclamação a expor o sucedido para reposição dos valores em causa.

Abraço,
Morinni

Registado: 29/11/2007 3:24

por Elias » 21/12/2012 20:54

poix...

Registado: 5/11/2002 12:21

por rsacramento » 21/12/2012 20:42

a coisa pode complicar-se: se o prt e/ou a dataLink raciocinarem em termos de nome, temos o caldo entornado, porque antes era banif SGPS e agora é SA , donde uma nova cotada :roll:

por rsacramento » 21/12/2012 20:24

hmm, já dei com ela - fecho a 0.16 :mrgreen:

já lhes tinha escrito a dizer que o banif já estava novamente a cotar... vamos lá ver

por rsacramento » 21/12/2012 20:17

a que horas?
edit: não vejo lá nada... :shock: :roll:

por Elias » 21/12/2012 20:12

No Prorealtime criaram uma acção nova de modo que deixa de ser possível ter o gráfico completo.

Tá mal...

Registado: 5/11/2002 12:21

taxa de fusões sobre o valor nominal da acção??

por morinni » 21/12/2012 19:31

No seguimento da minha anterior dúvida, e depois de conversas telefónicas intermináveis com o BPI, sim, porque não me conseguiram explicar como chegaram àqueles valores à primeira, pois foi preciso cerca de uma hora para me voltarem a ligar (!!),onde quem me devia esclarecer sabia ainda menos que eu (difícil, mas...), lá me conseguiram dizer que era uma taxa prevista no preçario (0,2% + imposto de selo) e que esta taxa era sobre... o valor NOMINAL da acção!!!...

Pasme-se!...

Abraço,
Morinni

Registado: 27/12/2006 9:44

por xavilima » 21/12/2012 11:32

No Caixa Invest já há cotações já podemos negociar :) :) :)

Registado: 29/11/2007 14:29

por monterrey » 21/12/2012 11:27

rasteiro Escreveu:0.165€, com ganho de 7.14%, e até´a esta hora negociadas 525.785mil.

abraços

xavilima Escreveu:Como andam as cotações?

Será que a montanha vai parir um rato????...não creio, mas isto no BANIF está muito calmo, para as expectativas que se aguardavam!!!!!!!!!!!

Registado: 29/11/2007 1:59

por morinni » 21/12/2012 11:16

Tinha acções Banif SGPS, as quais agora têm a nova designação de Banif SA. Não fiz qualquer tipo de operação desde o dia 17...

Entretanto fui brindado com esta novidade: "OPERACOES COM TITULOS BANIF-SA " e sacaram-me muitos euros da conta!... É suposto termos algum encargo com esta operação da responsabilidade (julgo eu...) do Banif?

Gostava de saber se alguém teve este tipo de despesa, antes de me informar junto do banco ou CMVM.

Abraço,
Morinni

Registado: 27/12/2006 9:44

por xavilima » 21/12/2012 10:48

rasteiro Escreveu:0.165€, com ganho de 7.14%, e até´a esta hora negociadas 525.785mil.

abraços

Registado: 29/11/2007 14:29

por rasteiro » 21/12/2012 10:46

0.165€, com ganho de 7.14%, e até´a esta hora negociadas 525.785mil.

abraços

Rasteiro

Registado: 29/11/2007 12:24

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, fatura.pt, Ferreiratrade, GalegoPT, Google [Bot], macau5m, PAULOJOAO, PiFer, smog63 e 180 visitantes