Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por deepo » 1/2/2011 17:04

Boas,

A preguiça é quilhada...

18/02/11

http://www.jeronimomartins.com/pt/relac ... rcado.html
Nós iremos prevalecer.

Registado: 29/11/2007 2:52

por futriber » 1/2/2011 17:03

Dia 18 de Fevereiro.

Registado: 29/11/2007 3:31

por kelaisso » 1/2/2011 16:58

E quando saem os resultados?
O díficil, você sabe... não é fácil

Registado: 28/4/2009 19:12

por futriber » 1/2/2011 16:22

A JM está à espera dos resultados, para assim mudar de rumo. Enquanto se aguentar acima do suporte (10.9), é bom sinal. Na minha opinião só mesmo os resultados a poderão salvar, e dar novo fôlego....

Registado: 29/11/2007 3:31

por pdcarrico » 1/2/2011 15:59

Uma coisa interessante que marca uma avaliação que vi da Jerónimo Martins é a sequência futura muito positiva de fundos libertos por redução do working capital.

Essa tendência no retalho já acontecia com frequência com a Sonae que fazia contratos com fornecedores que permitiam a existência de capital circulante negativo. Se por exemplo a facturação aumenta 10%, significa isso que a empresa diminuirá a sua necessidade de financiamento em valor proporcional ao aumento da facturação, dependendo essa proporção das condições de pagamento ao fornecedor.

Apesar disso, e como há crescimento das vendas, em particular na Polónia, tem havido também aumento nos inventários, com excepção do ano de 2009, em que parece ter ocorrido diminuição. Seja como for na soma das partes, o capital circulante negativo tem aumentado sempre, acompanhando o aumento da facturação. Pelas minhas contas, o capital circulante negativo ficará entre 15/16% da facturação. É como se se tivesse essa montanha de dinheiro disponível para redução do custo do endividamento ou para financiamento do Capex. Em final de 2009 seriam 1200 milhões de euros de cc negativo.

Considerando uma ideia optimista de crescimento a dois dígitos da facturação, teríamos um acréscimo do valor do capital circulante negativo proporcional. Sendo que importante para cálculo do valor da empresa é o que esta disponibiliza para pagar a credores e accionistas = CFOperacional - Variação working capital - Capex.

Daí que, apesar de um programa agressivo de investimentos, se preveja uma geração de valor para o accionista. Porque boa parte do capex sai financiado pelo próprio aumento líquido negativo do capital circulante decorrente de aumento das vendas.

Parece confuso ...

O que queria dizer é que há uma dupla aposta (duplo risco) no aumento da facturação da Polónia - uma espécie de ciclo virtuoso que se mantém enquanto houver crescimento.

Se por acaso a facturação quebrásse, diminuiria o EBIDTA (para a mesma margem) e diminuiria também o capital circulante negativo, secando fundos necessários ao financiamento do negócio.

Para já, parece que a Polónia é um mercado em expansão, e não por acaso, nessa avaliação que li, a Biedronka já representará 87% do valor de toda a JM. Convém é que essa expectativa de crescimento se mantenha.
Anexos
JMartins.JPG
JMartins.JPG (70.11 KiB) Visualizado 6347 vezes
Pedro Carriço

Registado: 29/11/2007 11:42

por FilRib » 31/1/2011 19:41

paubo Escreveu:Ameaçou, mas acabou por fechar acima do suporte, com um volume interessante.

De facto. Parece que se criou um suporte nos 10,9 € que se pode tornar muito interessante para não inverter, já que esta moça estava orfã de um bom suporte no médio prazo, a meu ver....

Registado: 4/8/2010 10:09

por paubo » 31/1/2011 19:02

Ameaçou, mas acabou por fechar acima do suporte, com um volume interessante.
Anexos
310111 JMT.png
310111 JMT.png (13.97 KiB) Visualizado 6654 vezes
Novo blog agora com a colaboração do J Alves, Paubo e Zecatreca- http://portugueseteamtraders.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 11:31

Jerónimo Martins cria marca própria para conquistar comércio

por Reislb » 28/1/2011 11:11

Está aberta nova frente na luta entre a distribuição e a indústria agro-alimentar em torno das marcas próprias.

A cadeia de comércio grossista Recheio, detida pelo grupo Jerónimo Martins, lança no próximo dia 3 de Fevereiro um novo modelo de negócio na distribuição que visa estender o conceito da marca própria ao comércio tradicional.

O que acontece daqui a uma semana, na prática, é a reabertura de duas mercearias tradicionais - uma na Rua dos Correeiros, em Lisboa, outra no centro de Viana do Castelo -, mas agora sob a insígnia da rede comercial Amanhecer. A cadeia de comércio tradicional que agora nasce, que poderá chegar às 25 unidades até ao fim do ano, será desenvolvida através de um "acordo de cooperação comercial", disse ontem David Lopes.

Fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=465617

Cumprimentos.
"Queres remar contra a maré????
Compra um barco a motor."

Registado: 26/8/2009 17:21

por helderjsm » 28/1/2011 0:14

luisfna Escreveu:Boa noite

Meus amigos, por favor expliquem-me lá o que signifina estes 3 DOJIs seguidos. Estou sem saber o que fazer.

Isto parece que está todo o mundo indefenido sem saber se compra ou se vende ( penso eu de quê), ou será que quer dizer alguma coisa e eu não estou a ver.

Por um lado vejo uma tendencia descendente no curto prazo, e com o valor a baixo da MM20 e da MM50 que é mau.
Por outro lado vejo o MACD a valer (-0,17) que é o valor mais baixo desde á dois anos, e o RSI a valer 41% com tendencia de subida, o que quer dizer que a acção está para subir ou se descer será muito pouco.

Estes 3 DOJIs só me vieram embaralhar mais ainda.
Por favor alguem me pode esclarecer um pouco o que se passa?

Obrigado e um abraço.

http://profitablecandlestickcharting.com/frypan.aspx

Claro que pode não dizer nada e para o padrão ser válido as próximas sessões têm que reagir de acordo.
Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães

Registado: 23/10/2009 8:52

por luisfna » 27/1/2011 23:21

Boa noite

Meus amigos, por favor expliquem-me lá o que signifina estes 3 DOJIs seguidos. Estou sem saber o que fazer.

Isto parece que está todo o mundo indefenido sem saber se compra ou se vende ( penso eu de quê), ou será que quer dizer alguma coisa e eu não estou a ver.

Por um lado vejo uma tendencia descendente no curto prazo, e com o valor a baixo da MM20 e da MM50 que é mau.
Por outro lado vejo o MACD a valer (-0,17) que é o valor mais baixo desde á dois anos, e o RSI a valer 41% com tendencia de subida, o que quer dizer que a acção está para subir ou se descer será muito pouco.

Estes 3 DOJIs só me vieram embaralhar mais ainda.
Por favor alguem me pode esclarecer um pouco o que se passa?

Obrigado e um abraço.

Registado: 19/11/2010 10:12

por helderjsm » 27/1/2011 22:09

rsacramento Escreveu:
mancha preta Escreveu:Boas.
Sendo que se definiu que um par animais é uma parelha, duas pessoas são um duo, hoje em dia dois homossexuais são um casal. Que nome terão dois DOJI,S ?

Estou na Bolsa por Loucura.

olha que no meu gráfico até tenho 3!

consultando o calhamaço vejo que está em formação um frypan bottom (equivalente ao fundo arredondado ocidental), excepto que para ser confirmado os japoneses necessitam de ver aparecer um gap up

Que frigideira mais mal feita. Deve ter sido construída por um p@neleiro (o homem que faz panelas não estou aqui a insultar ninguém).

BTW entrei longo hoje. Se estiver errado a queda não deve ser grande (espero eu).
Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães

por rsacramento » 27/1/2011 21:57

mancha preta Escreveu:Boas.
Sendo que se definiu que um par animais é uma parelha, duas pessoas são um duo, hoje em dia dois homossexuais são um casal. Que nome terão dois DOJI,S ?

olha que no meu gráfico até tenho 3!

consultando o calhamaço vejo que está em formação um frypan bottom (equivalente ao fundo arredondado ocidental), excepto que para ser confirmado os japoneses necessitam de ver aparecer um gap up
Anexos
J.MARTINS,SGPS.png
J.MARTINS,SGPS.png (10.72 KiB) Visualizado 7217 vezes

Registado: 29/11/2007 12:50

por mancha preta » 27/1/2011 20:51

Boas.

Anexos
J.MARTINS,SGPS.png
J.MARTINS,SGPS.png (12.64 KiB) Visualizado 7259 vezes

Registado: 1/11/2009 1:38

por jpmvc » 26/1/2011 1:42

realmente é bem visto e praticamente duplicou o valor da acção durante o resto dos 2 anos.

daqui a um mês será curioso recuperar esse post!

Registado: 16/1/2011 19:00

por Pintodoiro » 26/1/2011 1:18

Boas

Uma curiosidade; a JMT nos dois últimos anos fez uma retracção durante Janeiro e Fevereiro e após essa correcção, foi o que se viu durante o resto do ano.

Será que este ano vamos ter o mesmo comportamento?

Pintodoiro
Anexos
JMT.jpg
JMT.jpg (130.83 KiB) Visualizado 7501 vezes

Registado: 28/7/2006 0:00

por mancha preta » 26/1/2011 0:36

Boas.
-X-, essa é também a minha perspectiva no meu primeiro gráfico, embora concorde com o Helderjsm que só têm dois toques, mas neste momento é aquilo a que nos podemos agarrar .

por _x_ » 25/1/2011 11:45

A ideia dos toques é, quantos mais toques e mais afastados mais fiaveis são, dois toques valem pouco mas valem.

De momento este papel está com uma tendencia negativa sendo que é dos que mais desvalorizam no PSI.

Enquanto não superar a LTA descendente laranja superior, a tendencia desta acção e de descida, mas com um suporte até ver, nos 11.00€.

E fica o meu boneco que vale o que vale!!!
Anexos
jm.jpg
jm.jpg (57.03 KiB) Visualizado 5327 vezes

Registado: 9/1/2008 17:56

por mancha preta » 24/1/2011 23:24

Antes de mais os meus gradecimentos pelo esclarecimento Helderjsm. :wink:
Neste caso as linhas com que me devo preocupar por agora são o suporte e resistências, correcto?
Não descurando claro, outros meios de analíse.

por helderjsm » 24/1/2011 22:33

mancha preta Escreveu:Ao pessoal que domina gráficos aqui no caldeirão, gostava de colocar esta questão.
A linha que tracei no gráfico anterior poderá ser considerada a Ltd correcta ou será esta que coloco em abaixo, e se possível uma pequena explicação, do porquê?

Desculpa lá responder eu, uma vez que perguntaste ao pessoal que domina gráficos...

De qualquer forma todos te vão dizer que nenhuma dessas linhas são válidas.

Por norma são precisos pelo menos 3 toques em periodos de tempo bastante distintos para formar uma ltd ou lta. Como é óbvio não podes definir uma tendência apenas por dois pontos distintos caso contrário traças uma centena de linhas nos gráficos sem qualquer relevância.

BTW nem sempre os toques precisam de ter uma precisão cirurgica. Por vezes têm essa precisão porque os analistas técnicos já as aprenderam a identificar e centram as ordens de compra ou venda nesses pontos exactos criando assim uma maior pressão.
Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães

por mancha preta » 24/1/2011 21:42

Ao pessoal que domina gráficos aqui no caldeirão, gostava de colocar esta questão.
A linha que tracei no gráfico anterior poderá ser considerada a Ltd correcta ou será esta que coloco em abaixo, e se possível uma pequena explicação, do porquê?

Anexos
J.MARTINS,SGPS.png
J.MARTINS,SGPS.png (12.65 KiB) Visualizado 5609 vezes

por mancha preta » 24/1/2011 21:07

Boas.

Acho que temos de dar umas nalgadas valentes na J.Martins, de modo a saltar para conseguir passar a Ltd. Até porque já vai sendo tempo,será amanhã?

Anexos
J.MARTINS,SGPS.png
J.MARTINS,SGPS.png (12.91 KiB) Visualizado 5681 vezes

por Um curioso... » 21/1/2011 0:54

FMI elevou a previsão do crescimento do PIB para Polónia.
05-11-2010

O crescimento económico da Polónia vai acelerar no ano de 2010, em 3,5% e no ano seguinte chegará aos 3,75-4,00%, embora, relativamente às estimativas do Fundo Monetário Internacional, haja factores externos de risco para esta previsão.

No inicio do mês de Outubro o Fundo previu que a economia polaca crescerá 3,4% este ano (perante 3,1% estimados em Julho deste ano), e em 2011 crescerá de 3,7% (perante os 3,5%).Ao mesmo tempo o FMI chama a atenção para o crescimento contínuo do défice do sector público na Polónia no ano corrente. Na estimativa do Fundo, este índice cairá para os 6,5-6,7% do PIB em 2011.

No projecto do orçamento para o próximo ano, anotou-se o crescimento do PIB de 3,5%, perante os 3,0% em 2010. Porém, recentemente os representantes do Ministério de Finanças admitiram que o crescimento este ano será superior ao planeado e as previsões do Ministério da Economia apontam para os 3,3%.

Fonte: PAIiIZ, FMI

A JM parece estar a consolidar ou a fazer uma correcção que poderá ir até à zona dos 9€, mantendo-se bullish no longo prazo.
A implantação na Polónia foi uma excelente aposta, que poderá compensar a esperada diminuição do crescimento que tem tido no mercado português.
No entanto as contas públicas polacas parecem também não estar muita folgadas...

Registado: 29/11/2007 14:04

por Pintodoiro » 21/1/2011 0:02

Pedro Miguel Escreveu:
Pintodoiro Escreveu:Boas

A JM está numa situação algo complicada, depois de quebrar a LTA de lp, parece também querer quebrar esta LTA de cp, parece-me também que está formado um H&S assim um tanto ou quanto defeituoso, que a vela de hoje parece querer confirmar e caso activado poderia levar a cotação bem mais para baixo por volta dos 9,60.

Corrijam-me se estiver errado.

BN

Pintodoiro

Complicada já há muito tempo que está, desde que eu postei aqui. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Pedro Miguel

Isso também sei, o que pretendia era se se poderia considerar a figura um H&S.

No entanto abaixo da actual cotação ainda temos um suporte na zona dos 10,88, onde reagiu perfeitamente em 10 de Jan.

Abraço

Pintodoiro

Registado: 28/7/2006 0:00

por Pedro Miguel » 20/1/2011 21:51

Pintodoiro Escreveu:Boas

A JM está numa situação algo complicada, depois de quebrar a LTA de lp, parece também querer quebrar esta LTA de cp, parece-me também que está formado um H&S assim um tanto ou quanto defeituoso, que a vela de hoje parece querer confirmar e caso activado poderia levar a cotação bem mais para baixo por volta dos 9,60.

Corrijam-me se estiver errado.

BN

Pintodoiro

Complicada já há muito tempo que está, desde que eu postei aqui. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 29/11/2007 11:45

por canguru » 20/1/2011 21:10

paubo Escreveu:Uma visão diferente: e se estivermos perante um triangulo descendente? Os volumes não estão bem de acordo com esta figura mas...

O target dele serão os +-9,00, curiosamente a resistência da lateralização que sofreu em agosto e setembro do ano passado.

Bem sacado esse triangulo.

Independentemente do padrão, dois fechos abaixo dos 10.90 implicam uma correcção de curto/curto-médio prazo embora sem por em causa a tendência de alta de longo prazo.

Registado: 6/4/2008 22:41

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 160 visitantes