Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CoronaVirus, panico justificado...?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 14/4/2020 21:26

Qualnhick Escreveu:
artista_ Escreveu:Qualnhick, já no outro dia te disse, comigo ficas a falar sozinho ..

Comentar os numeros é que esta quieto ... mas para os comentar tb tinhas que os entender e compreendo a tua dificuldade ...

No outro dia fiz-te uma pergunta 4 ou 5 vezes e nunca respondeste... também deves saber bem o que isso é! :wink:

Tudo de bom para ti! :D
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por MarcoAntonio » 14/4/2020 21:26

Qualnhick Escreveu:Se nao consegues precisar para que é que apresentastes esses dados, que nao consegues atribuir a uma causa especifica ?
Eu nao disse que o excesso de obitos nao tem qualquer significado, disse que apresentar esses numeros nao tem qualquer significado.

Convido-te a ler os meus posts anteriores, porque já expliquei. Expressamente.

Se os números têm significado, apresentá-los tem o significado intrínseco aos números.

Mais a mais, estou convencido que os teus posts são puro fingimento.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Qualnhick » 14/4/2020 21:24

artista_ Escreveu:Qualnhick, já no outro dia te disse, comigo ficas a falar sozinho ..

Comentar os numeros é que esta quieto ... mas para os comentar tb tinhas que os entender e compreendo a tua dificuldade ...

Registado: 19/12/2002 2:50

por Qualnhick » 14/4/2020 21:22

MarcoAntonio Escreveu:
Qualnhick Escreveu:Que nao consegues quantificar, nem sequer aferir a veracidade do que afirmas, pelo que apresentar esses numeros nao tem qualquer significado.

Eu não disse em parte alguma que conseguia precisar. Dizer que o excesso de óbitos não tem qualquer significado é, por outro lado, no mínimo, extravagante.

Se nao consegues precisar para que é que apresentastes esses dados, que nao consegues atribuir a uma causa especifica ?
Eu nao disse que o excesso de obitos nao tem qualquer significado, disse que apresentar esses numeros nao tem qualquer significado.

MarcoAntonio Escreveu:Eu não creio que os números de óbitos registados não sejam reais (as fontes falem em representatividades da ordem de 97%, por exemplo) e estou pouco disponível para acreditar que se atiram certidões de óbito para baixo do tapete em países europeus democratos. Portanto, estes números permitem balizar o impacto da pandemia e ter também uma ideia daquele que pode ser o impacto real.

Consegues quantificar quantos obitos sao diretamente atribuíveis ao covid ?
Como nao consegues ficas na mesma, nao tiras conclusões relevantes desses numeros.
Como a tua teoria é sempre que os numeros oficiais nao sao interessantes, o interessante sao os números reais que so estarão disponiveis daqui a bastante tempo, nao entendo para que é que andas a postar numeros sobre isto ou aquilo ... nao sao nuneros reais.

por artista_ » 14/4/2020 21:21

Qualnhick, já no outro dia te disse, comigo ficas a falar sozinho, se não tens mais nada para fazer que andar aqui a arranjar confusões, sugiro-te um saco de boxe, passa umas horitas com ele a aliviar o stress em vez de passares a tarde aqui nisto! Se não chegar acho que deve haver quem faça terapia online! :wink:

Desculpa lá Marco, sem querer deixei-te a «bomba» e fui fazer coisas úteis!

Voltando ao tópico, a Espanha parece estar a dar bons sinais, sinais que parecem até mais claros que a Italia.... hoje por acaso lembrei-me, os italianos já andam nisto há mais tempo que os outros, no final de fevereiro já tinham fechado tudo e passaram pelo que passaram... deve ser bastante duro!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por MarcoAntonio » 14/4/2020 21:17

Opcard Escreveu:Marco eu não consigo compreender e a disparidade de mortes entre países demográficamente próximos , sistemas de saúde próximos , nível de vida próximos ..

Não é fácil decompor e explicar os números com todos os factores e limitações envolvidos. O que não quer dizer que não consigamos ter um quadro geral, aproximado, do que se está a passar em diferentes países. Bom, de alguns países, pelo menos.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Opcard » 14/4/2020 21:12

MarcoAntonio Escreveu:
Opcard Escreveu:Só podíamos analisar com alguma exatidão com este método:

Número de mortos do ano passado , número de mortos deste ano do mesmo período ( haverá menos mortos por acidentes rodoviários ou de trabalho ) podíamos atribuir a diferença de mortos a este novo vírus , era um critério não exato mas transparente .

No caso português já estou a deduzir os óbitos por causas externas (que efectivamente baixaram). Mas, pelo menos no caso português, isso tem um efeito marginal. Estamos a falar de grosso modo da ordem de 1% dos óbitos. Repito, estas análises são muito preliminares, com base nos dados disponíveis para já e serão alvo de análises mais robustas e cuidadas a jusante. Como se faz sistematicamente. No entanto, já permitem ter uma ideia vaga e perceber o tipo de impacto que a pandemia está a ter nos diferentes países sem ser com base nas contagens oficiais. Ou, se quisermos, em alternativa a essas, como informação adicional indirecta.

Marco eu não consigo compreender e a disparidade de mortes entre países demográficamente próximos , sistemas de saúde próximos , nível de vida próximos ..

O Chile considera no número de recuperados os mortos , dizendo que já não contagiam

Registado: 14/3/2009 0:19

por MarcoAntonio » 14/4/2020 21:09

Qualnhick Escreveu:Que nao consegues quantificar, nem sequer aferir a veracidade do que afirmas, pelo que apresentar esses numeros nao tem qualquer significado.

Eu não disse em parte alguma que conseguia precisar. Dizer que o excesso de óbitos não tem qualquer significado é, por outro lado, no mínimo, extravagante.

Qualnhick Escreveu:Estou a acrescentar exactamente o mesmo que tu acrescentas quando, nas mesmissimas situações, dizes que os numeros nao representam os numeros reais, ou nao podem ser comparáveis ou a teoria nao vem de fonte credivel ou ...

Eu não creio que os números de óbitos registados não sejam reais (as fontes falam em representatividades da ordem de 97% e valores semelhantes, por exemplo) e estou pouco disponível para acreditar que se atiram certidões de óbito para baixo do tapete em países europeus democráticos. Portanto, estes números permitem balizar o impacto da pandemia e ter também uma ideia daquele que poderá ser o impacto real, como complemento e em contraste com os números oficiais.

Francamente, estou convencido que o teu objectivo é meramente gerar ruído no tópico. Uma pena.
Imagem

Administrador Fórum

por Qualnhick » 14/4/2020 21:04

MarcoAntonio Escreveu:É simplesmente a explicação mais plausível e que, com probabilidade, justificará pelo menos uma boa parte dos óbitos.

Que nao consegues quantificar, nem sequer aferir a veracidade do que afirmas, pelo que apresentar esses numeros nao tem qualquer significado.

MarcoAntonio Escreveu:Mas argumentar, podes argumentar qualquer coisa que te apeteça. Força. Se achas que estás a acrescentar algo de útil ao tópico, segue em frente!

Estou a acrescentar exactamente o mesmo que tu acrescentas quando, nas mesmissimas situações, dizes que os numeros nao representam os numeros reais, ou nao podem ser comparáveis ou a teoria nao vem de fonte credivel ou ...

por Opcard » 14/4/2020 20:56

Qualnhick Escreveu:

Número de mortos do ano passado , número de mortos deste ano do mesmo período ( haverá menos mortos por acidentes rodoviários ou de trabalho ) podíamos atribuir a diferença de mortos a este novo vírus , era um critério não exato mas transparente .

Nao, ja referi que essa diferenca pode ser atribuida a varias causas, pelo que nao chegas a conclusão nenhuma.

Tenho uma certeza tiraria conclusões , foi a partir desta informação que todos os trabalhos foram feitos na Europa na uma vaga de mortes acima do normal .

Quando houve a vaga d3 mortes na Europa pela canícula , foi nesta diferença que foram feitos os cálculos, requer é tempo .

por MarcoAntonio » 14/4/2020 20:56

No caso português já estou a deduzir os óbitos por causas externas (que efectivamente baixaram). Mas, pelo menos no caso português, isso tem um efeito marginal. Estamos a falar de grosso modo da ordem de 1% dos óbitos. Repito, estas análises são muito preliminares, com base nos dados disponíveis para já e serão alvo de análises mais robustas e cuidadas a jusante. Como se faz sistematicamente. No entanto, já permitem ter uma ideia vaga e perceber o tipo de impacto que a pandemia está a ter nos diferentes países sem ser com base nas contagens oficiais. Ou, se quisermos, em alternativa a essas, como informação adicional indirecta.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 14/4/2020 20:53

Qualnhick Escreveu:Tambem pode eventualmente ser igual ao numero de obitos oficiais por covid. Ou seja, mais tempo perdido a postar numeros que nao consegues concluir coisa nenhuma.

É pouco plausível, especialmente quando a generalidade dos governos dos diversos países tem assumido que não consegue ainda identificar todos os óbitos atribuíveis a COVID ocorridos em lares ou nas residências e quando se discute também o critério de atribuição de óbitos a COVID, que não é o mesmo em todos os países (há países que fazem testes post-mortem, há países que não fazem, etc). Nem creio que exista qualquer indicação (ninguém, que eu tenha conhecimento, das áreas de especialidade em apreço) sugeriu que existe um excesso de óbitos na casa das centenas por outras causas. Possível? Talvez. Credível? Pouco. Occam razor: a explicação mais simples é tratar-se da causa que conhecemos, a pandemia que está em circulação. Sem nunca, é claro, querer pretender que são todos ou têm de ser todos. É simplesmente a explicação mais plausível e que, com probabilidade, justificará pelo menos uma boa parte dos óbitos.

E quer-me parecer inclusivamente que tu entendes isso. Tanto que não tens problema nenhum em aceitar que terão morrido 3300 individuos por gripe sazonal o ano passado, um número estimativa obtido através de métodos de natureza semelhante.

Mas argumentar, podes argumentar qualquer coisa que te apeteça. Força. Se achas que estás a acrescentar algo de útil ao tópico, segue em frente!
Imagem

Administrador Fórum

por Qualnhick » 14/4/2020 20:50

Nao, ja referi que essa diferenca pode ser atribuida a varias causas, pelo que nao chegas a conclusão nenhuma.

por Opcard » 14/4/2020 20:46

Só podíamos analisar com alguma exatidão com este método:

por Qualnhick » 14/4/2020 20:41

MarcoAntonio Escreveu:
Qualnhick Escreveu:Como nao consegues atribuir especificamente e para ja, cada caso a cada causa, esses dados têm pouco valor, segundo as tuas teorias.

Claro que não se consegue atribuir especificamente. Não só isso já foi dito expressamente antes, no tópico, eu tenho cuidado na linguagem que utilizo e digo: "possa eventualmente ser da ordem do dobro". Ninguém pode assegurar a causa destes óbitos em excesso nem ninguém está a dizer que são necessariamente (ou todos) atribuíveis a COVID.

Tambem pode eventualmente ser igual ao numero de obitos oficiais por covid. Ou seja, mais tempo perdido a postar numeros que nao consegues concluir coisa nenhuma, segundo as tuas teorias.
Editado pela última vez por Qualnhick em 14/4/2020 20:45, num total de 1 vez.

por MarcoAntonio » 14/4/2020 20:41

Opcard Escreveu:Marco ninguém esconde nada nem é preciso ,, basta ter critérios diferentes morte COD só com teste positivo, na Bélgica quem morre num lar soma ,. E depois as estatísticas são cosmo um biquini , o que deixa ver é interessante mas esconde o essencial.

Opcard, estes dados não dependem da causa de morte.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 14/4/2020 20:34

Qualnhick Escreveu:Como nao consegues atribuir especificamente e para ja, cada caso a cada causa, esses dados têm pouco valor, segundo as tuas teorias.

Claro que não se consegue atribuir especificamente. Não só isso já foi dito expressamente antes, no tópico, eu tenho cuidado na linguagem que utilizo e digo: "possa eventualmente ser da ordem do dobro". Ninguém pode assegurar a causa destes óbitos em excesso nem ninguém está a dizer que são necessariamente (ou todos) atribuíveis a COVID.
Imagem

Administrador Fórum

por Opcard » 14/4/2020 20:32

MarcoAntonio Escreveu:
Opcard Escreveu:Todos os números são políticos cada país faz as contas que lhe convém ,já a Bélgica sem governo vai para um ano é um governo de gestão nada tem a esconder mostra tudo , estão a espera de serem substituídos por novos governos .

Não me parece que estes países estejam a "controlar" o número de certidões de óbito emitidas/registadas. Tenho alguma dificuldade em aceitar isso em países democráticos europeus. Uma coisa é atribuir ou não a causa correcta, outra é esconder que faleceram pessoas.

Já agora, gostaria de rectificar o post anterior pois os dados estão disponíveis aqui numericamente:

https://opendata.cbs.nl/#/CBS/en/dataset/70895ENG/table

Estes números sugerem um excesso de óbitos nas últimas semanas (11 a 14) da ordem dos 4 mil. A Holanda tinha atribuido menos de 2 mil óbitos a COVID nesse período o que sugere que o número real possa eventualmente ser da ordem do dobro. Para a Bélgica ainda não é possível fazer um exercício semelhante pois como referi acima, publicam os dados com várias semanas de atraso.

Marco ninguém esconde nada nem é preciso ,, basta ter critérios diferentes morte COD só com teste positivo, na Bélgica quem morre num lar soma ,.
E depois as estatísticas são cosmo um biquini , o que deixa ver é interessante mas esconde o essencial.

por Qualnhick » 14/4/2020 20:27

MarcoAntonio Escreveu:Estes números sugerem um excesso de óbitos nas últimas semanas (11 a 14) da ordem dos 4 mil. A Holanda tinha atribuido menos de 2 mil óbitos a COVID nesse período o que sugere que o número real possa eventualmente ser da ordem do dobro. Para a Bélgica ainda não é possível fazer um exercício semelhante pois como referi acima, publicam os dados com várias semanas de atraso.

Esse excesso de obitos deve-se a varios fatores:
- Nao ida às urgencias, por medo do covid
- Suspensao de tratamentos necessários, por causa das medidas de isolamento adoptado
- Falta de assitencia medica, por estat o sistema de saude todo virado para a covid
- Covid
etc

Como nao consegues atribuir especificamente e para ja, cada caso a cada causa, esses dados têm pouco valor, segundo as tuas teorias.

por MarcoAntonio » 14/4/2020 20:11

Opcard Escreveu:Todos os números são políticos cada país faz as contas que lhe convém ,já a Bélgica sem governo vai para um ano é um governo de gestão nada tem a esconder mostra tudo , estão a espera de serem substituídos por novos governos .

Não me parece que estes países estejam a "controlar" o número de certidões de óbito emitidas/registadas. Tenho alguma dificuldade em aceitar isso em países democráticos europeus. Uma coisa é atribuir ou não a causa correcta, outra é esconder que faleceram pessoas.

Já agora, gostaria de rectificar o post anterior pois os dados estão disponíveis aqui numericamente:

https://opendata.cbs.nl/#/CBS/en/dataset/70895ENG/table

Estes números sugerem um excesso de óbitos nas últimas semanas (11 a 14) da ordem dos 4 mil. A Holanda tinha atribuido menos de 2 mil óbitos a COVID nesse período o que sugere que o número real possa eventualmente ser da ordem do dobro. Para a Bélgica ainda não é possível fazer um exercício semelhante pois como referi acima, publicam os dados com várias semanas de atraso.
Imagem

Administrador Fórum

por Opcard » 14/4/2020 20:04

MarcoAntonio Escreveu:A Holanda também tem, embora só facultem um gráfico grosseiro. Mas permitirá ter uma ideia em breve.

Para a Alemanha, desconheço.

(nota: estes dados têm sempre atrasos, que por vezes são de semanas)

Todos os números são políticos cada país faz as contas que lhe convém ,já a Bélgica sem governo vai para um ano é um governo de gestão nada tem a esconder mostra tudo , estão a espera de serem substituídos por novos governos .

por MarcoAntonio » 14/4/2020 19:55

A Holanda também tem, embora só facultem um gráfico grosseiro. Mas permitirá ter uma ideia em breve.

Para a Alemanha, desconheço.

Imagem

(nota: estes dados têm sempre atrasos, que por vezes são de semanas)
Imagem

Administrador Fórum

por Opcard » 14/4/2020 19:51

MarcoAntonio Escreveu:
Opcard Escreveu:Não comprarem porque não sabem , ninguém sabe , , estão a perder o vosso tempo .

A Bélgica inicia o isolamento no mesmo dia de Portugal ou melhor a 17 Portugal a 16 e é o 2.º país do mundo com mais vítimas .

Nem todos os países contabilizam da mesma forma , será a explicação mais lógica.

Em breve poderemos confirmar por via indirecta dado que a Bélgica é um dos países que, tal como Portugal, disponibiliza dados abertos de vigilância de mortalidade. No caso da Bélgica têm um atraso de cerca de um mês portanto teremos de esperar mais alguns dias até termos informação adicional para cruzar com os números oficiais, para ambos os países.

A Bélgica tem mais mortos que a Alemanha tendo tendo 1/8 de habitantes , mais que os seus vizinhoS holandeses que tem mais 1,5 em termos de população , A Holanda continua em festa saiam para fumar o seu charro e beber estão melhor , segundo dizem os fumadores estão protegidos .

por MarcoAntonio » 14/4/2020 19:48

Qualnhick Escreveu:Mas depois das-te ao trabalho de apresentar informacao que tu proprio nao consideras fidedigna ou, pior ainda, comparas dados que tu proprio consideras que nao podem ser comparados.

A limitação dos dados que utilizo está explícita em inúmeros dos meus posts, várias vezes fazendo menção concreta à natureza da limitação. Não medida em que eu julgo que são úteis, também encontra-se expresso.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 14/4/2020 19:46

Opcard Escreveu:Não comprarem porque não sabem , ninguém sabe , , estão a perder o vosso tempo .

A Bélgica inicia o isolamento no mesmo dia de Portugal ou melhor a 17 Portugal a 16 e é o 2.º país do mundo com mais vítimas .

Nem todos os países contabilizam da mesma forma , será a explicação mais lógica.

Em breve poderemos confirmar por via indirecta dado que a Bélgica é um dos países que, tal como Portugal, disponibiliza dados abertos de vigilância de mortalidade. No caso da Bélgica têm um atraso de cerca de um mês portanto teremos de esperar mais alguns dias até termos informação adicional para cruzar com os números oficiais, para ambos os países.
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, Riomel, Shimazaki_2, VALHALLA e 139 visitantes