Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Vale, estás a pensar num entalanço aos pequeninos? Seria maquiavélico!
- Registado: 31/5/2014 23:07
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Àlvaro Escreveu:Mas quem é que vende tantas motas. Quem cabritos vende e cabras não tem de algum lado lhe vem,
Àlvaro o Mercado funciona de Compras / Vendas e Rec...@.
Quem não paga taxas de corretagem e tem muito pilim, faz fitas.... e põe o papel onde quiser.
Porque razão os Chinocas compraram pelo preço que disseram: 3,08 ?? E porque razão não foram subscritos os 150 M.
NOTA: O seguro morreu de velho, mas o desconfiado ainda por cá anda.
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
XxxTOP GUNxxX Escreveu:Aqui_Vale Escreveu: Uma ideia completamente estapafúrdia:
Se entenderem retirar-se de Bolsa, o preço da OPA é balizado pela Média dos últimos 6 meses.
Explica lá então como é que tiram a ME fora de bolsa com um free float acima de 25% com a média de proposta nos últimos 180 dias, não será de certeza....
mas, até fiquei curioso com a tua afirmação,
Como disse: é uma ideia completamente estapafúrdia, não é uma "afirmação".
Em Bolsa tenho visto de tudo ou quase...
Nada impede os MOTA's e os Chinocas de irem comprando, está mais que demonstrado que fazem do papel o que querem.
Já vai para sete meses esta arrastadeira.
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Aqui_Vale Escreveu: Uma ideia completamente estapafúrdia:
Se entenderem retirar-se de Bolsa, o preço da OPA é balizado pela Média dos últimos 6 meses.
Explica lá então como é que tiram a ME fora de bolsa com um free float acima de 25% com a média de proposta nos últimos 180 dias, não será de certeza....
mas, até fiquei curioso com a tua afirmação,

Mas quem é que vende tantas motas. Quem cabritos vende e cabras não tem de algum lado lhe vem, 

Uma ideia completamente estapafúrdia:
O Chefe MOTA’r foi mais que claro ao dizer que o A. C. não era para pequenos.
Nem tivemos direito a Direitos, não davam para as despesas.
Com o encaixe que fez da venda aos Chinocas: 3,08 pode comprar a: 1,45 no Mercado tudo o que quiser, tal como os Chinocas (muito abaixo do A. C.).
Então, em que ficamos?! Os Chinocas querem o Mercado da MOTA, não me parece que seja a Bolsa que lhes interessa…
Mas como disse, é uma ideia (minha) estapafúrdia. Não liguem importância…
CumPrim/
ValeAquilino
O Chefe MOTA’r foi mais que claro ao dizer que o A. C. não era para pequenos.
Nem tivemos direito a Direitos, não davam para as despesas.
Com o encaixe que fez da venda aos Chinocas: 3,08 pode comprar a: 1,45 no Mercado tudo o que quiser, tal como os Chinocas (muito abaixo do A. C.).
Então, em que ficamos?! Os Chinocas querem o Mercado da MOTA, não me parece que seja a Bolsa que lhes interessa…
Mas como disse, é uma ideia (minha) estapafúrdia. Não liguem importância…
CumPrim/
ValeAquilino
- Anexos
-
- MOTA laterização.jpg (136.35 KiB) Visualizado 7832 vezes
José Ortega Y Gasset
Àlvaro Escreveu:Poderá acontecer, mas o raly na Ásia pode não ter terminado e o Spx poderá ainda ir lá mais acima antes de voltar a aproximar-se dos 4000 pontos. No que eu acredito é numa subida da Mota quando o mercado corrigir. Não sei se será hoje, ainda vejo espaço no Spx para norte.
Certíssimo, acho que agora é inevitável um novo máximo. Mas com o holiday reversal à vista, mmmm
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Àlvaro Escreveu:Zona de indecisão? Vamos para 1.50, ou voltamos a 1.40. O que me parece é que, caso o VIX passe a verde haverá ligeira correção e a Mota faz o caminho em sentido contrário. Mas como na Mota não acerto uma deve ser mesmo tudo ao contrário. Seja como for deste veículo é que eu não saio.
A Mota é difícil de gerir porque não há um padrão linear de comportamento no automatismo que está a criar a (pouca) liquidez da cotação.
Só consegui perceber o seguinte:
* A cotação só move num sentido quando entra uma ordem (às vezes até pequena) de um pequeno investidor;
* Na maior parte do tempo não há movimento, até entrar uma ordem dessas pequenas e, aí, o automatismo move-se no sentido dessa ordem;
* O book até pode estar cheio de ordens que quando a cotação move, todas essas ordens desaparecem (e em vez de executar 30 ou 40.000 ações que eram as que estavam no book, só executa a ordem do pequeno investidor);
* Sempre que não há negócio, o book vai-se alterando no sentido de baixar a cotação;
- Registado: 7/12/2020 19:33
Poderá acontecer, mas o raly na Ásia pode não ter terminado e o Spx poderá ainda ir lá mais acima antes de voltar a aproximar-se dos 4000 pontos. No que eu acredito é numa subida da Mota quando o mercado corrigir. Não sei se será hoje, ainda vejo espaço no Spx para norte. 
O mercado continua em modo muito bull e não corrige enquanto não entra em forte sobrecompra.

O mercado continua em modo muito bull e não corrige enquanto não entra em forte sobrecompra.
Àlvaro Escreveu:Zona de indecisão? Vamos para 1.50, ou voltamos a 1.40. O que me parece é que, caso o VIX passe a verde haverá ligeira correção e a Mota faz o caminho em sentido contrário. Mas como na Mota não acerto uma deve ser mesmo tudo ao contrário. Seja como for deste veículo é que eu não saio.
Por acaso acho que tens mesmo razão, tem andado a fazer uns counter trends curiosos...
Clint Eastwood
Clint Eastwood
Zona de indecisão? Vamos para 1.50, ou voltamos a 1.40. O que me parece é que, caso o VIX passe a verde haverá ligeira correção e a Mota faz o caminho em sentido contrário. Mas como na Mota não acerto uma deve ser mesmo tudo ao contrário. Seja como for deste veículo é que eu não saio.
Gun, pode mesmo acontecer vir abaixo de 1.40. O espaço para vender existe, sabemos disso, bons resultados só lá para 2022 e isso alimenta o espírito urso. Será uma questão de pouco tempo, com este frre float, se a Mota ganha uma obra na China até voa. Há que ter paciência, mas a 1.40 é certo e sabido que virá pela certa. Na bolsa o que não sobe desce e com o Vix a estes níveis naõ tardará haverá ketchup.
isto não são mais que dores de crescimento
quem conhece a ME sabe que, o papel tem o comportamento bolsista directamente proporcional ao seu corporativismo
a entrada da cccc poderá terminar com esse tal comportamento bolsista errático
todavia, poderemos estar a assistir ao final desse lastro
vamos acompanhando, mas, se o preço da ME vier cá baixo, estou pronto para comprar mais uma fornada delas

quem conhece a ME sabe que, o papel tem o comportamento bolsista directamente proporcional ao seu corporativismo

a entrada da cccc poderá terminar com esse tal comportamento bolsista errático

todavia, poderemos estar a assistir ao final desse lastro

vamos acompanhando, mas, se o preço da ME vier cá baixo, estou pronto para comprar mais uma fornada delas

O que é que anda aqui? É a pergunta que vale milhões! 

fecho em mínimos e com volume...
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do verdadeiro investidor. - Warren Buffett
Spiff69 Escreveu:E também compraram 2 milhoes e meio.
Eu diria eu que trespassaram
- Registado: 16/6/2016 10:21
E também compraram 2 milhoes e meio. 

- Registado: 2/5/2020 20:05
Cada vez melhor!
E no leilão final "despejaram" cerca de 2 milhões e meio de ações
E no leilão final "despejaram" cerca de 2 milhões e meio de ações

- Registado: 16/6/2016 10:21
Parece que o caminho é mesmo o fundo do canal de lateralização.
Depois disso...só Deus sabe!
Depois disso...só Deus sabe!

A volatilidade dos mercados é a maior aliada do verdadeiro investidor. - Warren Buffett
A Mota, quando deixa de lateralizar, não pede licença, seja para cima ou para baixo. Veja-se a grande lateralização por exemplo de 2012, em que a frustração era semelhante à de agora, e o que se seguiu dos 1 aos 6 euros.
Quando - e se - arrancar, está no dia 1 a 1,50 e no dia 5 a 2 euros e no dia 10 a 2,5... este exercício de paciência não é para todos, mas o mais próximo do que se poderá passar está por exemplo no gráfico desde Março de um insuspeito... os CTT, que sobem, duplicando, quase sem olhar para trás
Quando - e se - arrancar, está no dia 1 a 1,50 e no dia 5 a 2 euros e no dia 10 a 2,5... este exercício de paciência não é para todos, mas o mais próximo do que se poderá passar está por exemplo no gráfico desde Março de um insuspeito... os CTT, que sobem, duplicando, quase sem olhar para trás
Clint Eastwood
Clint Eastwood
Estão a pensar muito, e a mim parece-me simples, e mais do que isso, foi tudo feito ás claras e devidamente anunciado, inclusive o desfecho do AC, senão, veja-se o resumo da comunicação.
Ora aqui está o cerne da questão, não teria dito melhor. Mas a malta insiste.
- Registado: 2/5/2020 20:05
fosgass2020 Escreveu:imauroxavier Escreveu:Estão a pensar muito, e a mim parece-me simples, e mais do que isso, foi tudo feito ás claras e devidamente anunciado, inclusive o desfecho do AC, senão, veja-se o resumo da comunicação.
https://www.mota-engil.com/wp-content/u ... rio-PT.pdf
O que se sabia:
1 - O AC não era para pequenos,
2 - Havia um acordo de principio sobre as posições 40/30,
3 - Para o sucesso do AC, bastava os dois acionistas de referencia irem ao AC,
4 - Quanto mais ações fossem subscritas no AC, maior a diluição dos pequenos,
O que aconteceu:
1 - A cotação foi mantida apertada, mantendo o desinteresse nos direitos, mas permitindo que os pequenos ajustassem as suas posições.
2 - O acordo foi mantido, e eventualmente estão a despejar o excesso até atingir o limite estabelecido
3 - Os dois acionista de referencia garantiram o sucesso da operação
4 - Foram subscritas apenas as ações necessárias para o sucesso da operação, evitando uma grande diluição dos pequenos acionistas
Resumindo, o AC foi um sucesso para a empresa, e para os pequenos acionistas que acreditam realmente nas sinergias que serão geradas pela parceria, e a verdade é que os acionistas de referencia estão-se a marimbar para a cotação da empresa, que será devidamente ajustada com os eventuais resultados positivos da parceria. Mas, realmente não é uma aposta para sprinters, para isso ha outros ativos.
mx
Tá bem visto, sim senhor... mas há mais, uma vez que há alguns detalhes "entre os pingos da chuva":
1. As obrigações 2021 e 2023 da Mota "obrigavam" a manter um controlo da empresa em que a MGP tinha que ser o maior acionista. Se tal controlo fosse perdido, as obrigações entrariam em default (no total cerca de 85 milhões €);
2. O AC teve poucas ações subscritas extra compromissos assumidos: só 2.244.908 novas ações, pelo que, quando entrarem, quase não se dará por ela;
Atenção!!! Não estou a querer menosprezar o que alguns foristas, e bem, não se cansam de apregoar: DIVIDA BRUTAL, MARGENS MARGINIAS etc... e estou certo que sem a entrada da CCCC, a empresa, pelo menos a cotação, iria passar um mau bocado.
A Mota antes CCCC e após CCCC são duas empresas distintas, e só daqui a algum tempo se verá o valor das sinergias.
- Registado: 23/4/2015 17:00
imauroxavier Escreveu:Estão a pensar muito, e a mim parece-me simples, e mais do que isso, foi tudo feito ás claras e devidamente anunciado, inclusive o desfecho do AC, senão, veja-se o resumo da comunicação.
https://www.mota-engil.com/wp-content/u ... rio-PT.pdf
O que se sabia:
1 - O AC não era para pequenos,
2 - Havia um acordo de principio sobre as posições 40/30,
3 - Para o sucesso do AC, bastava os dois acionistas de referencia irem ao AC,
4 - Quanto mais ações fossem subscritas no AC, maior a diluição dos pequenos,
O que aconteceu:
1 - A cotação foi mantida apertada, mantendo o desinteresse nos direitos, mas permitindo que os pequenos ajustassem as suas posições.
2 - O acordo foi mantido, e eventualmente estão a despejar o excesso até atingir o limite estabelecido
3 - Os dois acionista de referencia garantiram o sucesso da operação
4 - Foram subscritas apenas as ações necessárias para o sucesso da operação, evitando uma grande diluição dos pequenos acionistas
Resumindo, o AC foi um sucesso para a empresa, e para os pequenos acionistas que acreditam realmente nas sinergias que serão geradas pela parceria, e a verdade é que os acionistas de referencia estão-se a marimbar para a cotação da empresa, que será devidamente ajustada com os eventuais resultados positivos da parceria. Mas, realmente não é uma aposta para sprinters, para isso ha outros ativos.
mx
Tá bem visto, sim senhor... mas há mais, uma vez que há alguns detalhes "entre os pingos da chuva":
1. As obrigações 2021 e 2023 da Mota "obrigavam" a manter um controlo da empresa em que a MGP tinha que ser o maior acionista. Se tal controlo fosse perdido, as obrigações entrariam em default (no total cerca de 85 milhões €);
2. O AC teve poucas ações subscritas extra compromissos assumidos: só 2.244.908 novas ações, pelo que, quando entrarem, quase não se dará por ela;
- Registado: 7/12/2020 19:33
Isto só lá vai de comboio:
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... mportacoes
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... mportacoes
Esta Empresa por mais obras que tenha não descola a cotação. Temos que ver em que Países é que têm as obras faraónicas e lembrem-se do caso de Angolas há uns anos atras que não quis pagar a 3 grandes construtoras Portuguesas que lá tinham feito obras. Os boatos dizem que os orçamentos são feitos muito por cima e depois de pagarem parte já não querem pagar mais porque entendem que o valor justo já foi pago. Sãso boatos mas o certo é que a Mota não desciola.
- Registado: 9/9/2017 21:28