GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
Bem, estás a misturar aqui uma data de coisas. Vamos por partes.
E tu achas que o mercado não descontou já o que se está a passar no Irão?
Se isso é assim, como explicas que o crude não esteja a 150 dólares como já esteve em 2008?
Sim, isso é verdade, mas não é apenas em Portugal. Não percebo porque é que estás a particularizar para o nosso país.
"Eles" quem? Em Portugal ou em geral?
escada1 Escreveu:Simples:
Irão.
E tu achas que o mercado não descontou já o que se está a passar no Irão?
escada1 Escreveu:A industia do petroleo, sabe que pode colocar os preços que quer, aos poucos, que haverá sempre dinheiro para os pagar.
Se isso é assim, como explicas que o crude não esteja a 150 dólares como já esteve em 2008?
escada1 Escreveu:Por exemplo, em Portugal, com o aumento sucessivo dos transportes, andar de carro é muito mais barato.
Sim, isso é verdade, mas não é apenas em Portugal. Não percebo porque é que estás a particularizar para o nosso país.
escada1 Escreveu:Por isso eles sabem que podem subir os preços até certo ponto.O chamado ponto de equilibrio.
Provem-me que é mentira.
"Eles" quem? Em Portugal ou em geral?
- Mensagens: 35428
- Registado: 5/11/2002 12:21
- Localização: Barlavento
Simples:
Irão.
A industia do petroleo, sabe que pode colocar os preços que quer, aos poucos, que haverá sempre dinheiro para os pagar.
Por exemplo, em Portugal, com o aumento sucessivo dos transportes, andar de carro é muito mais barato.
Principalmente se for a diesel.
Por isso eles sabem que podem subir os preços até certo ponto.O chamado ponto de equilibrio.
Provem-me que é mentira.
Irão.
A industia do petroleo, sabe que pode colocar os preços que quer, aos poucos, que haverá sempre dinheiro para os pagar.
Por exemplo, em Portugal, com o aumento sucessivo dos transportes, andar de carro é muito mais barato.
Principalmente se for a diesel.
Por isso eles sabem que podem subir os preços até certo ponto.O chamado ponto de equilibrio.
Provem-me que é mentira.
Elias Escreveu:Então responde-me lá fora de brincadeira: porque é que achas que é uma piada?
- Mensagens: 453
- Registado: 23/8/2011 11:35
- Localização: 12
Qual é a piada, escada?
Eu não estou sequer a perceber. Podes elaborar?
Eu não estou sequer a perceber. Podes elaborar?
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Veremos !
Elias Escreveu:escada1 Escreveu:Esto a ver que o Marco gosta muito de animar aqui o forum com piadolas![]()
![]()
![]()
Confesso que este comentário do Marco deveria ir para o topico das piadas
![]()
MarcoAntonio Escreveu:Na próxima semana suponho que os preços vão baixar ligeiramente.
escada,
parece-me que o teu comentário é que deve ir para as piadas![]()
Eu sei que se tornou um lugar comum afirmar que a gasolina sobe e nunca desce, mas quem vir este tópico com atenção facilmente percebe que isso não é verdade.
- Mensagens: 453
- Registado: 23/8/2011 11:35
- Localização: 12
escada1 Escreveu:Esto a ver que o Marco gosta muito de animar aqui o forum com piadolas![]()
![]()
![]()
Confesso que este comentário do Marco deveria ir para o topico das piadas
![]()
MarcoAntonio Escreveu:Na próxima semana suponho que os preços vão baixar ligeiramente.
escada,
parece-me que o teu comentário é que deve ir para as piadas

Eu sei que se tornou um lugar comum afirmar que a gasolina sobe e nunca desce, mas quem vir este tópico com atenção facilmente percebe que isso não é verdade.
- Mensagens: 35428
- Registado: 5/11/2002 12:21
- Localização: Barlavento
A relativamente forte subida do preço dos combustíveis nas últimas semanas deve-se essencialmente à desvalorização do euro.
É apenas uma pequena amostra do que aconteceria em Portugal num cenário de regresso ao escudo, que iria fazer subir o preço dos combustíveis muito provavelmente para cima do que seria o equivalente aos actuais 2 euros, apenas por efeito do cambio.
Na próxima semana suponho que os preços vão baixar ligeiramente.
É apenas uma pequena amostra do que aconteceria em Portugal num cenário de regresso ao escudo, que iria fazer subir o preço dos combustíveis muito provavelmente para cima do que seria o equivalente aos actuais 2 euros, apenas por efeito do cambio.
Na próxima semana suponho que os preços vão baixar ligeiramente.
- Anexos
-
- comb2012a.PNG (43.64 KiB) Visualizado 15720 vezes
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Graffiti
Âblitz Escreveu:Alguém pode postar um desenho actualizado?
Obrigado
Abraço
Âblitz
Referes-te ao gráfico com a evolução do brent e o preço médio dos combustíveis antes de impostos em portugal?
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
andre_ferreira Escreveu:Marco, no caso da Galp, esta recebe a parte da "Mat Prima" e "petroliferas", porque compra o Oil e faz a refinação e vende o produto refinado, certo??
Certo. Mas a parte da "Matéria Prima" tanto quanto sei não dá lucro nenhum à GALP (em 2008 até gerou prejuízo se bem me lembro).
De uma forma geral podes considerar que aquilo vai tudo para o custo da matéria prima e o custo de refiná-la porque é isso ou próximo disso.
andre_ferreira Escreveu:é possivel importar combustiveis já refinados ou as petroliferas têm de comprar nas refinarias portuguesas??
É possível importar e parte do combustível vendido em Portugal é importado (especialmente gasóleo).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Marco, no caso da Galp, esta recebe a parte da "Mat Prima" e "petroliferas", porque compra o Oil e faz a refinação e vende o produto refinado, certo??
já agora, eu penso que não mas tenho esta dúvida:
é possivel importar combustiveis já refinados ou as petroliferas têm de comprar nas refinarias portuguesas??
já agora, eu penso que não mas tenho esta dúvida:
é possivel importar combustiveis já refinados ou as petroliferas têm de comprar nas refinarias portuguesas??
"Any man who is not a socialist at age 20 has no heart.
Any man who is still a socialist at age 40 has no head." -Georges Clemenceau
"Juros Compostos é a 8ª maravilha do Mundo" - Einstein
Any man who is still a socialist at age 40 has no head." -Georges Clemenceau
"Juros Compostos é a 8ª maravilha do Mundo" - Einstein
Já agora aqui ficam os valores:
Gasolina 95 (1.605 euros / litro)
M. prima: ~38%
Impostos: ~55%
Petrolífera: ~7%
Gasóleo (1.465 euros / litro)
M. prima: ~46%
Impostos: ~43%
Petrolífera: ~11%
(nota: ler o texto do post anterior para contextualizar a que se refere cada parcela mais exactamente)
Gasolina 95 (1.605 euros / litro)
M. prima: ~38%
Impostos: ~55%
Petrolífera: ~7%
Gasóleo (1.465 euros / litro)
M. prima: ~46%
Impostos: ~43%
Petrolífera: ~11%
(nota: ler o texto do post anterior para contextualizar a que se refere cada parcela mais exactamente)
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
andre_ferreira Escreveu:para os EUA.
era porreiro saber para Portugal
Para Portugal é o que eu coloco em anexo, mais centimo menos centimo.

Este é a parcela do preço que vai para a refinadora, de onde praticamente a totalidade é para cobrir o custo com o petróleo e o custo de refiná-lo (a actividade de refinagem chega a dar prejuízo).

Esta é a maior parcela que vai para o Estado no acto da venda. O Estado ainda vai buscar mais algum contudo porque taxa também o lucro líquido das empresas (IRS), isto é, basicamente ainda vai buscar mais um pedacinho da parcela seguinte.

Esta é a parcela do preço que vai para as petrolíferas/gasolineiras no ambito da actividade mais visível, a actividade de vender combustível nos postos (não é tudo lucro como refiro, parte disto é custos com transporte, com pessoal, etc). Desta parecela uma parte será lucro e essa parte ainda é tributada como refiro atrás.
Em boa verdade, a esta parcela última parcela ainda se terá de descontar promoções/descontos que são aplicadas ao preço afixado.
Os valores utilizados de base são os valores médios nacionais à data de ontem conforme o site da DGEG dos preços dos combustíveis: 1.605 euros por litro para a gasolina 95 e 1.465 para o gasóleo.
- Anexos
-
- combustiveis-estrutura-do-preco.PNG (7.87 KiB) Visualizado 15491 vezes
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
andre_ferreira Escreveu:ok,percebi. conclusão: os paises c/ os salarios + baixos tão lixados.
Sim e não.
Em termos relativos (face ao rendimento) significa que os combustíveis são mais caros cá.
Mas isso significa também que os portugueses estão dispostos a aplicar uma fatia maior do seu rendimento para andar em transporte próprio, isto considerando que o número de veículos por 1000 habitantes está alinhado com o resto da Europa.
- Mensagens: 35428
- Registado: 5/11/2002 12:21
- Localização: Barlavento
Se não tiveram poços de petróleo, sim, pode-se dizer que sim...
Acresce ainda que caso ocorra a badalada hipótese de sairmos do euro, o preço dos combustíveis é um dos que subiria de forma mais evidente (por via da desvaloriação do escudo).
Antes de impostos, o preço poderia subir para o dobro (o que supostamente ocorreria no espaço de semanas). Com impostos já incluidos, seria coisa para termos a gasolina e o gasóleo pelos 2.2~2.3 euros considerando o petróleo aos preços actuais...
Acresce ainda que caso ocorra a badalada hipótese de sairmos do euro, o preço dos combustíveis é um dos que subiria de forma mais evidente (por via da desvaloriação do escudo).
Antes de impostos, o preço poderia subir para o dobro (o que supostamente ocorreria no espaço de semanas). Com impostos já incluidos, seria coisa para termos a gasolina e o gasóleo pelos 2.2~2.3 euros considerando o petróleo aos preços actuais...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:andre_ferreira Escreveu:
já se deve ter falado nisto neste topico mas cá vai:
qual é a vantagem de comparar preços absolutos?
para sabermos se o combustivel está caro ou barato não temos de comparar em termos relativos??
Suponho que estás a referir-te a preços relativos ao PIB per capita ou coisa semelhante, é isso?
.
exacto.
ok,percebi. conclusão: os paises c/ os salarios + baixos tão lixados.
obrigado pelo esclarecimento.
"Any man who is not a socialist at age 20 has no heart.
Any man who is still a socialist at age 40 has no head." -Georges Clemenceau
"Juros Compostos é a 8ª maravilha do Mundo" - Einstein
Any man who is still a socialist at age 40 has no head." -Georges Clemenceau
"Juros Compostos é a 8ª maravilha do Mundo" - Einstein
andre_ferreira Escreveu:
já se deve ter falado nisto neste topico mas cá vai:
qual é a vantagem de comparar preços absolutos?
para sabermos se o combustivel está caro ou barato não temos de comparar em termos relativos??
Suponho que estás a referir-te a preços relativos ao PIB per capita ou coisa semelhante, é isso?
Cerca de 90% do preço é matéria prima e carga fiscal, não há nada de especial para comparar em termos relativos neste caso. Faz sentido quando se está a discutir rendimentos de trabalho ou coisa do género, não neste caso onde a matéria prima vem de fora (o preço é determinado em primeira instância pelo preço do petróleo e depois pelo preço dos derivados nos mercados internacionais) e depois o resto é maioritariamente impostos (ISP e IVA).
Dos cerca de 1.6 euros que custa um litro de gasolina/gasóleo são menos de 20 centimos o que vai para as petrolíferas e não seja para cobrir ou os impostos ou o custo da matéria prima (da qual Portugal "não é produtor")...
Há alguns países que fazem "dumping" do preço dos combustíveis (como a Venezuela, o Brasil em menor escala e outros ainda do médio oriente) mas são tudo produtores de petróleo. Há ainda países com um carga fiscal mais leve (como os Estados Unidos). Portugal não está nem num nem noutro grupo e está mais ou menos alinhado com o resto da Europa nesta matéria.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Para comparar os preços ao nível da união europeia, o melhor local é este:
http://ec.europa.eu/energy/observatory/ ... tin_en.htm
Como já disse várias vezes neste tópico, a Comissão Europeia alerta para o facto de poderem existir diferenças entre os países que se reflectem nos preços (práticas de mercado, diferenças de produto, etc) pelo que a comparação é de utilidade limitada, coisa que os média ignoram sempre que referem os dados deste boletim diga-se de passagem.
Ainda assim é o melhor local para comparação e com actualizações periódicas...
Relativamente a esta discussão dos últimos posts, de acordo com a última edição antes de impostos estava com o 8º preço mais alto na gasolina (2 centimos acima da média) e o 5º preço mais alto no gasóleo (4 centimos acima da média).
Mas é possível que o preço real em Portugal esteja na verdade ainda mais próximo da média europeia do que o estudo dá a entender.
já se deve ter falado nisto neste topico mas cá vai:
qual é a vantagem de comparar preços absolutos?
para sabermos se o combustivel está caro ou barato não temos de comparar em termos relativos??
"Any man who is not a socialist at age 20 has no heart.
Any man who is still a socialist at age 40 has no head." -Georges Clemenceau
"Juros Compostos é a 8ª maravilha do Mundo" - Einstein
Any man who is still a socialist at age 40 has no head." -Georges Clemenceau
"Juros Compostos é a 8ª maravilha do Mundo" - Einstein
Para comparar os preços ao nível da união europeia, o melhor local é este:
http://ec.europa.eu/energy/observatory/ ... tin_en.htm
Como já disse várias vezes neste tópico, a Comissão Europeia alerta para o facto de poderem existir diferenças entre os países que se reflectem nos preços (práticas de mercado, diferenças de produto, etc) pelo que a comparação é de utilidade limitada, coisa que os média ignoram sempre que referem os dados deste boletim diga-se de passagem.
Ainda assim é o melhor local para comparação e com actualizações periódicas...
Relativamente a esta discussão dos últimos posts, de acordo com a última edição antes de impostos estava com o 8º preço mais alto na gasolina (2 centimos acima da média) e o 5º preço mais alto no gasóleo (4 centimos acima da média).
Mas é possível que o preço real em Portugal esteja na verdade ainda mais próximo da média europeia do que o estudo dá a entender.
http://ec.europa.eu/energy/observatory/ ... tin_en.htm
Como já disse várias vezes neste tópico, a Comissão Europeia alerta para o facto de poderem existir diferenças entre os países que se reflectem nos preços (práticas de mercado, diferenças de produto, etc) pelo que a comparação é de utilidade limitada, coisa que os média ignoram sempre que referem os dados deste boletim diga-se de passagem.
Ainda assim é o melhor local para comparação e com actualizações periódicas...
Relativamente a esta discussão dos últimos posts, de acordo com a última edição antes de impostos estava com o 8º preço mais alto na gasolina (2 centimos acima da média) e o 5º preço mais alto no gasóleo (4 centimos acima da média).
Mas é possível que o preço real em Portugal esteja na verdade ainda mais próximo da média europeia do que o estudo dá a entender.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
toufartodisto Escreveu:Na Europa a 30 ,estamos em 10 lugar.
http://www.clever-tanken.de/statistik6.asp
E somos provalmente o pais mais distante do petroleo!!!
Se pensarmos numa transportadora do porto tem um menor custo para levar uma mercadoria a aveiro do que para a levar a faro!!!!


De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Na Europa a 30 ,estamos em 10 lugar.
http://www.clever-tanken.de/statistik6.asp
http://www.clever-tanken.de/statistik6.asp
- Mensagens: 27
- Registado: 20/3/2010 21:27
- Localização: 12
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Luzemburg, PAULOJOAO, Riomel, Shimazaki_2, VALHALLA e 143 visitantes