CTT - Tópico Geral
Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa
Os CTT, definiram e indicaram claramente que pensam realizar varios aumentos de capital ao banco CTT.
Esse dinheiro claramente que irá sair dos balanços do core-business das encomendas pelo que a rentabilidade das entregas será sugada pelo buraco do Banco.
Quando falei com o ppl dos CTT (gosto falar com carteiros e entregadores de encomendas que conhecem claramente qual é o verdadeiro negocio e dão conta dos problemas mais rapidamente que os administradores que so olham a relatórios que lhes chegam de uma forma desfasada) , indicaram claramente que o seu negócio não é a entrega de cartas nem postais, o seu negocio principal que por cima está em crescimento é o das encomendas.
Embora os preços das encomendas seja particularmente caro quando se trata de particulares ou seja há concorrencia, os maiores parceiros de negocio dos CTT são empresas que tem grandes descontos devido a também terem uma quantidade de encomendas maior.
Ou seja os CTT tem de certa forma um monopólio deste segmento pois canibalizam o sector na area mais importante (grande quantidade de encomendas)
Aqui o problema de fundo é saber se o buraco negro (Banco postal) irá continuar a sugar rendimentos essenciais aos accionistas ou irá reverter esta tendencia de necessidade de capital.
Uma das apostas mas penso que ainda não está activa mas que poderá dar lucro seja mesmo o credito á habitação, no entanto enquanto não tiver grandes depósitos nos balanços terá um limite aos empréstimos o que condiciona a sua rentabilidade futura.
Quando à sua tendencia técnica - acho que não vale a pena tentar encontrar fundos( já ha demasiadas historias que acabaram mal quando se tentam econtrar fundos), a sua tendência é claramente descendente, pelo que mais vale apena aguardar ate que a sua tendencia macro e tecnica reverta
Esse dinheiro claramente que irá sair dos balanços do core-business das encomendas pelo que a rentabilidade das entregas será sugada pelo buraco do Banco.
Quando falei com o ppl dos CTT (gosto falar com carteiros e entregadores de encomendas que conhecem claramente qual é o verdadeiro negocio e dão conta dos problemas mais rapidamente que os administradores que so olham a relatórios que lhes chegam de uma forma desfasada) , indicaram claramente que o seu negócio não é a entrega de cartas nem postais, o seu negocio principal que por cima está em crescimento é o das encomendas.
Embora os preços das encomendas seja particularmente caro quando se trata de particulares ou seja há concorrencia, os maiores parceiros de negocio dos CTT são empresas que tem grandes descontos devido a também terem uma quantidade de encomendas maior.
Ou seja os CTT tem de certa forma um monopólio deste segmento pois canibalizam o sector na area mais importante (grande quantidade de encomendas)
Aqui o problema de fundo é saber se o buraco negro (Banco postal) irá continuar a sugar rendimentos essenciais aos accionistas ou irá reverter esta tendencia de necessidade de capital.
Uma das apostas mas penso que ainda não está activa mas que poderá dar lucro seja mesmo o credito á habitação, no entanto enquanto não tiver grandes depósitos nos balanços terá um limite aos empréstimos o que condiciona a sua rentabilidade futura.
Quando à sua tendencia técnica - acho que não vale a pena tentar encontrar fundos( já ha demasiadas historias que acabaram mal quando se tentam econtrar fundos), a sua tendência é claramente descendente, pelo que mais vale apena aguardar ate que a sua tendencia macro e tecnica reverta
- Registado: 13/11/2008 20:09
ora se a gente soubesse que ia subir ficavamos todos ricos.
E não pode ser. Alguém tem de trabalhar.
Cumpts.
E não pode ser. Alguém tem de trabalhar.
Cumpts.
- Registado: 9/1/2012 12:24
lito Escreveu:EAGLETRADER20 Escreveu:Até ás 09:00 ninguém se mexe no PSI. Lá para 11:00 - 12:00 já devemos ver como está o posicionamento do mercado nesta cotada.
bom dia
a oportunidade é agora só se as bolsas lá fora ficarem muito negativas é que ela não começa a recuperar; ou então vai andar aqui por volta dos 5,00 algum tempo
antes de começar a sua recuperação
lito
Eu já dei para o peditório desta cotada ontem com o meu pequeno stop-loss , agora so entro quando vir consistência na recuperação e pelo menos 1 dia em que tenham desaparecido aquelas vendas brutais. Até lá estou out.
Eu até penso que lá fora estão calmos no inicio da negociação mas provavelmente vai cair nos próximos dias .
Hoje o Deutsch bank a cair 6% com resultados também não costuma ser um bom indicador para o Dax. Quando deutsch Bank começa a recuar costuma ir embalado durante algum tempo.
- Registado: 4/3/2008 9:17
EAGLETRADER20 Escreveu:Até ás 09:00 ninguém se mexe no PSI. Lá para 11:00 - 12:00 já devemos ver como está o posicionamento do mercado nesta cotada.
bom dia
a oportunidade é agora só se as bolsas lá fora ficarem muito negativas é que ela não começa a recuperar; ou então vai andar aqui por volta dos 5,00 algum tempo
antes de começar a sua recuperação
lito
- Registado: 29/11/2007 9:45
Até ás 09:00 ninguém se mexe no PSI. Lá para 11:00 - 12:00 já devemos ver como está o posicionamento do mercado nesta cotada.
- Registado: 4/3/2008 9:17
Serra Lapa Escreveu:Na minha modesta opinião estamos a viver um moMento nos CTT, como na Jerónimo quando chegou aos 7 Euros, ou seja momentos de irracionalidade
Nem me falem nisso porque ando a pensar nesse cenário já há alguns dias...
Lembro-me bem, não entrei aos 7 e picos por achar que ainda ia continuar a descer quando penetrou nos 6 (salvo erro um dia ou dois). As vendas eram enormes e sem qualquer critério, com volume a subir, etc. Ninguém olhava a fundamentais e o que se olhava era o sorvedouro em que a Colômbia se ia tornar, o pico da Polónia (só descer as vendas ou estagnar na melhor das hipóteses), Portugal também competição desenfreada, etc.
Regressou aos 7, depois aos 8,5 num instante, consolidou e nunca mais a apanhei para longo prazo por alguma inabilidade em gerir o falhanço de ter quase apanhado o fundo (ainda por cima movimento de médio prazo era parecido ao fundo de 2009...).
Vamos ver se aqui não é a mesma coisa, sempre à espera do momento ideal e depois... Mas ainda parece cedo, não estou certo que já tenham despejado tudo.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Serra Lapa Escreveu:Na minha modesta opinião estamos a viver um moMento nos CTT, como na Jerónimo quando chegou aos 7 Euros, ou seja momentos de irracionalidade
Amigo Serra Lapa, concordo 100% contigo, apesar de esta ação "defensiva" estar a cair que nem uma pedra e daqui a pouco vai aos 0,48cents igualando o dividendo

Em termos ligeiros, porque é que gosto do modelo de negócio dos Carteiros? (e julgo que se o cash flow e a rentabilidade descerem para lá de 2017, só por má gestão).
Pelo quasi-monopólio em 3 segmentos-chave do negócio core, pelas margens, por serem os "modernos retalhistas" que vendem de livros,revistas a canetas, passando por viagens e souvenirs (sem custos adicionais porque rentabilizam a estrutura de loja), e agora conseguem ter um Banco nas mesmas agências e normalmente só com 1 ou 2 pessoas adstritas mas baratas (crescimento marginal do custo por agência, e 1 custo unitário de 1/2 do gestor de conta Bancário).
Uma coisa que para o pessoal urbano é impensável, mas que é a outra vantagem dos CTT é que fidelizam muita gente (O capital de CONFIANÇA é superior ao da Banca comercial), novos e velhos nas vilas e aldeias do país (aonde se poupa mais % cash), e que nas cidades têm na mão os reformados (no Restelo, pelo menos, é inacreditável), as donas de casa, os ilegais, uma franja dos funcionários públicos e o pessoal dos certificados de aforro (que demoram horas a comprar toneladas de lixo da República). Todos os Portugueses, com mais de 18 anos, são clientes dos correios (passivos e/ou activos).
Julgo que a evolução do mono-serviço para o multi-serviços e agora para o meta-serviços vai ajudando a perceber porque é que o serviço de proximidade, coadjuvado e impulsionado pela Internet no caso de todas as empresas clientes e da distribuição das Amazon deste Mundo, é tão importante (fora a EDP, Epal e a NOS, só os CTT "entram todos os dias" na empresa e em casa).
“It would be a mistake to conclude that the only way to succeed in banking is through ever-greater size and diversity. Indeed, better risk management may be the only
true necessary element of success in banking”. Alan Greenspan (eu adicionaria: better distribution and larger margins/lesser costs)
Mesmo o retalhista Banco CTT "ou [b]Back to fundamentals[/b]", no início já tem um leque de produtos standardizados (com um scoring e uma gestão de riscos ao nível do Cetelem/BPI): DP's para além das DO's e dos tradicionais certificados de aforro tem Banca online (embora sem contas ordenado ou contas revolving para PME), Crédito Pessoal, Crédito à habitação, Crédito automóvel, cartões de crédito, tudo com margens robustas e com 6 milhões de clientes potenciais. De muitos deles a Banca tradicional nem sabe o que valem (ex: pequeno agricultor do Bombarral que roda quase 300 mil euros em CA's nos CTT, mas que tem menos de 20.000 euros na Caixa agrícola). Falta agora a promoção e o crescimento deste negócio, porque a rentabilidade vem automaticamente e por acréscimo.
https://www.bancoctt.pt/home/index.html ... oCWnXw_wcB
M cumprimentos
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Olá cara Artista Romeno
"acho que ainda nao chegou o momento, o banco dos ctt, vai queimar dinheiro por bom tempo e precisar de mais capital, muito brevemente, e o negocio das cartas está a cair, ainda não é suficientemente atrativo"
Isto para mim tem e terá sempre a haver com o Core Business da empresa e estratégia.
Os CTT não teriam outro caminho para criarem capital? Criarem ou replicarem fórmulas/ parcerias com o e-commerce? Banca????? Não consigo compreender.
Já na falo no conservadorismo das aplicações que o Perseu disse: já assisti e posso ter tido azar, a um amadorismo de quem estava a abrir conta e confusão entre balcão CTT e "banco" CTT...
Ver futuros e respectivos preços: pura especulação.
Era para entrar amanhã, mas até com a envolvente PSI e Europa prefiro te uma boa razão: liquidez.
Com isso não estou a dizer que vá cair ou subir. Apenas ter dinheiro para ir ao mais baixo, 4,6 (??) ou haver força compradora e vou atrás.
Bons negócios.
"acho que ainda nao chegou o momento, o banco dos ctt, vai queimar dinheiro por bom tempo e precisar de mais capital, muito brevemente, e o negocio das cartas está a cair, ainda não é suficientemente atrativo"
Isto para mim tem e terá sempre a haver com o Core Business da empresa e estratégia.
Os CTT não teriam outro caminho para criarem capital? Criarem ou replicarem fórmulas/ parcerias com o e-commerce? Banca????? Não consigo compreender.
Já na falo no conservadorismo das aplicações que o Perseu disse: já assisti e posso ter tido azar, a um amadorismo de quem estava a abrir conta e confusão entre balcão CTT e "banco" CTT...
Ver futuros e respectivos preços: pura especulação.
Era para entrar amanhã, mas até com a envolvente PSI e Europa prefiro te uma boa razão: liquidez.
Com isso não estou a dizer que vá cair ou subir. Apenas ter dinheiro para ir ao mais baixo, 4,6 (??) ou haver força compradora e vou atrás.
Bons negócios.
- Registado: 18/6/2014 22:31
Não esta a existir verdadeiramente o fenomeno short selling apenas vendas irracionais pelo "panico"dos resultados...
Mas admito até mais essa hipótese um peso pesado da cotada que sabe mais que os outros e esta a querer saltar fora...
Mas admito até mais essa hipótese um peso pesado da cotada que sabe mais que os outros e esta a querer saltar fora...
- Registado: 26/1/2015 20:09
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/SHORT ... P%20%20%0A
vale o que vale.....
vale o que vale.....
- Registado: 26/1/2015 20:09
Artista Romeno Escreveu:
acho que ainda nao chegou o momento, o banco dos ctt, vai queimar dinheiro por bom tempo e precisar de mais capital, muito brevemente, e o negocio das cartas está a cair, ainda não é suficientemente atrativo
Sim, também não vejo pressa nenhuma. Eu nunca achei os CTT baratos desde que vieram para a bolsa.
Dr Tretas Escreveu:lito Escreveu:Serra Lapa Escreveu:Na minha modesta opinião estamos a viver um moMento nos CTT, como na Jerónimo quando chegou aos 7 Euros, ou seja momentos de irracionalidade
Ora aqui está uma pessoa sábia
gracias Serra
lito
Mas como dizia outra pessoa sábia:The Market Can Remain Irrational Longer Than You Can Remain Solvent
acho que ainda nao chegou o momento, o banco dos ctt, vai queimar dinheiro por bom tempo e precisar de mais capital, muito brevemente, e o negocio das cartas está a cair, ainda não é suficientemente atrativo
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
rsacramento Escreveu:Perseu Escreveu:nota - em mínimos históricos não existem suportes clássicos mas sim suportes por extrapolações técnicas ou lógicas (ex: 5, 4.8, 4.67, 4.5, 4.28, 4...)
importas-te de explicar isso melhor dos suportes por extrapolações técnicas e por extrapolações lógicas?
Rsacramento, são extrapolações técnicas e lógicas numa ação em mínimos de sempre, onde não temos histórico passado que identifique/consubstancie padrões/suportes/resistências/volumes/divergências, (AT necessita de uma realidade objectiva, sendo apenas subjectiva nas hilações do intérprete), e por essa via tem de se adicionar ainda mais subjectividade.
extrapolação técnica - suporte/resistência nos 5, suporte nos 4,67 (continuação da linha inferior descendente), 4,28 (continuação da downtrend pela variação anterior da MM5).
extrapolação lógica - suporte/resistência 5 (round number), suportes nos 4,8 euros (corresponde a 10x os dividendos brutos anunciados, marco fundamental), 4,5 (intervalo posicional/referência), 4 (round number). CTT com um Beta elevado face ao "líder" PSi mas o 1º é follower do sentido d/a do 2º (Psi a vermelho no gráfico/ctt a azul)
Trend Bearish Bearish Bearish
Resistance 5,75 6,05 6,62
Spread/Res. -13% -17% -24%
Spread/Supp. -0,75% -0,75% 7,0%
Support 5 5 4,67
Number of Analysts 14
Average target price 7,76 €
Spread / Average Target 50%
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
lito Escreveu:Serra Lapa Escreveu:Na minha modesta opinião estamos a viver um moMento nos CTT, como na Jerónimo quando chegou aos 7 Euros, ou seja momentos de irracionalidade
gracias Serra
lito
Mas como dizia outra pessoa sábia:
The Market Can Remain Irrational Longer Than You Can Remain Solvent
gracias Serra
lito
rsacramento Escreveu:jinx Escreveu: Eu que não percebo nada de AT ou AF e guio-me pelo que "alguns" aqui dizem
devias sempre, mas sempre, pensar pela tua cabeçajinx Escreveu: Agora a minha dúvida é se compensa esperar (porque tenho tempo)
esperar? mas aqui trata-se de ver o dinheiro a sair do bolso com o decorrer do tempo - pensa nos entalados no BCP, e que te sirva de exemplo e lição!
eu quando invisto é pela minha cabeça não peço a ninguem, como penso pela minha cabeça quando deva vender as acções dos CTT. Mas á parte, vou-te contar uma situação que fiz com a ALtri. Tinha comprado 3,60€ e de repente também veio por ai abaixo. Durante bastante tempo andou na casa dos 3,00€. Andava aqui muito boa gente a dizer que ela vinha para os 2€ e por ai abaixo. Eu vendi uma parte no minimo(3,00€) e reparei que tinha feito asneira, fui comprando e vendendo, passado um mês recuperei o dinheiro tudo e ainda fechei o mês com+ 1500€
obrigado pela dica amigo
lito
lito Escreveu:Não pensem que sou assim tão leigo na matéria
está à vista
Na minha modesta opinião estamos a viver um moMento nos CTT, como na Jerónimo quando chegou aos 7 Euros, ou seja momentos de irracionalidade
jinx Escreveu: Eu que não percebo nada de AT ou AF e guio-me pelo que "alguns" aqui dizem
devias sempre, mas sempre, pensar pela tua cabeça
jinx Escreveu: Agora a minha dúvida é se compensa esperar (porque tenho tempo)
esperar? mas aqui trata-se de ver o dinheiro a sair do bolso com o decorrer do tempo - pensa nos entalados no BCP, e que te sirva de exemplo e lição!
lito Escreveu:jinx Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:lito e os que pensaram assim no BCP?
Custa-me tanto ver-te aí a dizer uma série de coisas que são os maiores erros que os investidores cometem em Bolsa. Podia assistir a isso calado, mas não consigo. Até pelo papel pedagógico que o Caldeirão tem tido nos últimos 14 anos.
Abraço,
Ulisses
Infelizmente fui um deles ... investi no BCP no período de luta pelo poder em Janeiro de 2008!! Não sabia o que era "stop loss" e perdi como gente grande ... sempre na expectativa que ia subir ... mantive-me dentro tempo demais... hoje estou dentro dos CTT a 5,9€ e a acção parece que não tem chão onde assentar.. por isso sei que o sensato é fechar a posição .. Sei que os CTT prevêem a queda do EBITDA em 7%. Percebo que os CTT não estão a gerar lucros suficientes para pagar um dividendo de 0,48€. Por isso esperar até 17 Maio - data ex dividendo - ao ritmo que ela desce é ...masoquistamas há em mim um "lito" que sabe que a acção, mesmo em bear market, irá recuperar quando estiver próximo da data do ex-dividendo ... mas antes disso a 28 de abril serão divulgados os resultados do 1trimestre de 2017 e se estes forem por qualquer forma negativos o efeito de subida pelo dividendo podem esfumar-se... honestamente quando entrei não imaginava que tão perto dos dividendos (e que agora parecem estar a anos luz) a acção caísse sem stop ... até parece que existe uma "mão invisível " a puxá-la para baixo ... Eu que não percebo nada de AT ou AF e guio-me pelo que "alguns" aqui dizem (sendo tu um deles), sei que o teu conselho é "stop loss"... Agora a minha dúvida é se compensa esperar (porque tenho tempo) que a acção entre em "bull" ou se e quando esse momento alguma vez chegar a acção desceu a níveis de 2€; 3€ (já nem digo 4€ por achar que vai acontecer)? Mas tambem ha aqui opiniões minimamente credíveis optimistas e com alguma segurança que contrastam com a tua análise. E eu quero acreditar nestas e que haverá uma retoma, mas temo que o caminho seja down down (beneficiando os "curtos" e intraday)... Faço como a avestruz ou saio já amanhã nos 4,67€?
desculpa lá mas não há nenhum lito em ti, porque eu não comprava 5,90, a esse valor já tinha vendido as acções; a minha situação foi inesperada eu não consegui vender a tempo quando foi ver a bolsa já ela andava nos 5,40. Fui ver o que se passava, li a noticia e, aqui é estranho a cmvm não intervir, porque a noticia que sai da empresa na sexta feira depois do mercado fechar já andava ai no mercado a rodar algum tempo; não era motivo suficiente para fazer aquela abertura mas sim, com isto veio os tubarões com as suas recomendações em baixa antes da abertura e aqui é que é muito de estranhar, porque estes senhores dão os seus pareceres quando a bolsa já se encontra a funcionar algumas horas;mais, aproveitando as bolsas em baixa, claro que altura ideal para darem cacetada nos CTT. Fora a recomendação negativa destes senhores, quantos de vocês, diriam que a cotação em 3 dias estava neste valor? Então ela não andou durante 15 dias entre 6,20/6,00 quantos de vocês disse nessa altura que ela nos proximos 3 dias estaria 4,90€? Eu se soubesse isto todo antes do tempo claro que vendia na abertura a qualquer preço, que neste caso era 5,67€. Eu sou um investidor
de centimos. Esta situação fez-me lembrar 11 setembro, aconteceu, nem deu tempo de sair a tempo, percebes? Agora vais perguntar, então porque não sais? O dinheiro que está investido não me faz falta, vou deixar-me estar até começar a recuperar, e pego no meu pé de meia e vou comprando e vendendo até amortizar grande parte do que tenho investido. Hoje penso que era o dia ideal, claro que lá fora também tem que ajudar. Não pensem que sou assim tão leigo na matéria
abraço
lito
Pedromfg Escreveu:Não sei se ajuda, mas em marketing (atenção que não sou de marketing) quando se estuda a que preço a que se coloca os produtos normalmente existem valores que podem maximizar os lucros porque os seres humanos em determinados intervalos de valor não dá grande importância.
vou tentar explicar com um exemplo.
Imagina uma loja faz a experiencia e em 4 dias da semana mete uma T-shirt à venda por diferentes preços.
4,10
4,35
4,45
5,01
A procura, se calhar entre 4,10 e 4,35 possivelmente não varia muito, nos 4,45 já tem o valor psicológico do preço que afasta alguns compradores e nos 5,01 já tens muito poucos compradores. (isto vi num curso que fiz de marketing aqui à bastante tempo, os valores certamente não são os mesmos que eles mostraram na experiência que eles fizeram, mas acho que dá para perceber a ideia. Existem valores que o nosso cérebro, como que agrega e ignora é a velha história dos 0,99 e não 1,00).
Agora algum expert de bolsa que faça essa ligação com a bolsa.
Pedro, também no turismo se fazem previsões de crescimento -hóspedes e reservas, passageiros, receitas...- de acordo com o estabelecimento de curvas de crescimento tendo por base, por exemplo, o SPSS. Isso não é nada de novo. E é, obviamente, falível.
Para teres uma ideia, a melhor coisa que aconteceu ao nosso turismo foi a instabilidade provocada pela Primavera Árabe, nos destinos turísticos dos franceses e dos italianos, no Norte de África. Uma coisa dessas não era previsível há dez anos. Não fora essa situação e andaria toda a gente a seguir a cartilha do Buttler para a exaustão de um destino e a fazer visitas de estudo a Ibiza para ver como é que uma coisa dessas (a exaustão de um destino) se poderia resolver.
Quanto à aplicação destas curvas geridas por computador, eu, que sou uma besta, pouco sei. Há por aí, de facto, umas novidades que ainda não experimentei, nem sei se vou experimentar. E nem sei se seria nelas que pensava o amigo Perseu:
http://www.stocktradersdaily.com/mobile ... erlygrowth
http://www.sciedupress.com/journal/inde ... 10225/6223
http://seekingalpha.com/article/37069-s ... ing-growth
Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
jinx Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:lito e os que pensaram assim no BCP?
Custa-me tanto ver-te aí a dizer uma série de coisas que são os maiores erros que os investidores cometem em Bolsa. Podia assistir a isso calado, mas não consigo. Até pelo papel pedagógico que o Caldeirão tem tido nos últimos 14 anos.
Abraço,
Ulisses
Infelizmente fui um deles ... investi no BCP no período de luta pelo poder em Janeiro de 2008!! Não sabia o que era "stop loss" e perdi como gente grande ... sempre na expectativa que ia subir ... mantive-me dentro tempo demais... hoje estou dentro dos CTT a 5,9€ e a acção parece que não tem chão onde assentar.. por isso sei que o sensato é fechar a posição .. Sei que os CTT prevêem a queda do EBITDA em 7%. Percebo que os CTT não estão a gerar lucros suficientes para pagar um dividendo de 0,48€. Por isso esperar até 17 Maio - data ex dividendo - ao ritmo que ela desce é ...masoquistamas há em mim um "lito" que sabe que a acção, mesmo em bear market, irá recuperar quando estiver próximo da data do ex-dividendo ... mas antes disso a 28 de abril serão divulgados os resultados do 1trimestre de 2017 e se estes forem por qualquer forma negativos o efeito de subida pelo dividendo podem esfumar-se... honestamente quando entrei não imaginava que tão perto dos dividendos (e que agora parecem estar a anos luz) a acção caísse sem stop ... até parece que existe uma "mão invisível " a puxá-la para baixo ... Eu que não percebo nada de AT ou AF e guio-me pelo que "alguns" aqui dizem (sendo tu um deles), sei que o teu conselho é "stop loss"... Agora a minha dúvida é se compensa esperar (porque tenho tempo) que a acção entre em "bull" ou se e quando esse momento alguma vez chegar a acção desceu a níveis de 2€; 3€ (já nem digo 4€ por achar que vai acontecer)? Mas tambem ha aqui opiniões minimamente credíveis optimistas e com alguma segurança que contrastam com a tua análise. E eu quero acreditar nestas e que haverá uma retoma, mas temo que o caminho seja down down (beneficiando os "curtos" e intraday)... Faço como a avestruz ou saio já amanhã nos 4,67€?
Ulisses Pereira Escreveu:lito e os que pensaram assim no BCP?
Abraço,
Ulisses
Infelizmente fui um deles ... investi no BCP no período de luta pelo poder em Janeiro de 2008!! Não sabia o que era "stop loss" e perdi como gente grande ... sempre na expectativa que ia subir ... mantive-me dentro tempo demais... hoje estou dentro dos CTT a 5,9€ e a acção parece que não tem chão onde assentar.. por isso sei que o sensato é fechar a posição .. Sei que os CTT prevêem a queda do EBITDA em 7%. Percebo que os CTT não estão a gerar lucros suficientes para pagar um dividendo de 0,48€. Por isso esperar até 17 Maio - data ex dividendo - ao ritmo que ela desce é ...masoquista

A ciência do palpite certeiro está no momento em que é feito ... como diria João Pinto "prognósticos ... só no fim do jogo"
como dizes e bem, a coisa aí funciona na base da psicologia
no caso do OP ele fala em extrapolações lógicas e técnicas
no caso do OP ele fala em extrapolações lógicas e técnicas
Não sei se ajuda, mas em marketing (atenção que não sou de marketing) quando se estuda a que preço a que se coloca os produtos normalmente existem valores que podem maximizar os lucros porque os seres humanos em determinados intervalos de valor não dá grande importância.
Imagina uma loja faz a experiencia e em 4 dias da semana mete uma T-shirt à venda por diferentes preços.
4,10
4,35
4,45
5,01
A procura, se calhar entre 4,10 e 4,35 possivelmente não varia muito, nos 4,45 já tem o valor psicológico do preço que afasta alguns compradores e nos 5,01 já tens muito poucos compradores. (isto vi num curso que fiz de marketing aqui à bastante tempo, os valores certamente não são os mesmos que eles mostraram na experiência que eles fizeram, mas acho que dá para perceber a ideia. Existem valores que o nosso cérebro, como que agrega e ignora é a velha história dos 0,99 e não 1,00).
4,10
4,35
4,45
5,01
Alerta, novato a comentar! Não percebo nada disto.
- Registado: 11/3/2008 9:50
Quem está ligado: