Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por andalm » 24/11/2014 14:34

Será uma boa altura para entrar no Santander ou BPI?

Registado: 5/7/2014 18:30

por chico_laranja » 24/11/2014 14:12

Ok

Obrigado pelo esclarecimento :D
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por Ulisses Pereira » 24/11/2014 13:10

Dentro de duas semanas, terminará o ban do Bedrock que poderá regressar.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por chico_laranja » 24/11/2014 11:55

CoimbraPT

Bem-vindo de volta.

Apenas para contexto caso tenhas estado mais ausente:
Sobre o BR, há uma guerra sem nexo com um outro user que tem umas palas nos olhos e que sabe apenas meia dúzia de chavões sobre o investimento passivo/Lazy-Portfolio fazendo-me lembrar certos camaradas políticos ou uns certos seguidores de uma seita conhecida por andar a bater de porta em porta.

Quando puxa a argumentar o BR sabe do que fala deixando o outro lado sem respostas plausíveis mas depois o seu temperamento mais explosivo vem ao de cima e acaba por ter alguns excessos que a moderação entendeu sancionar.

Esperemos que o BR volte embora tenha que tomar uma dose cavalar de Xanax meia hora antes de abrir a tampa ao Caldeirão e tem que deixar de ligar às provocações mas infelizmente devido ao seu temperamento/feitio/forma de estar na vida será complicado essa parte :(

Um abraço
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por AntonioVariacoes » 24/11/2014 11:35

Key Escreveu:Tendo em atenção o teu registo em 17/12/2013 e as 80 Mensagens, cá para mim deves ser um velho amigo. Tu por acaso não és o Coimbra PT?

Eu sou o ex-fiel 112, BedRocK e mais de meia dúzia de outros nicks
[...]
Abr,
Key

Viva key, sou mesmo eu, o próprio. Não sei o que aconteceu mas a parte de gestão de perfil pediu-me novo login etc, uma confusão e aparentemente agora tenho novo nick. Infelizmente não tenho participado no forum conforme queria, mas por falta de tempo apenas me é possivel acompanhar o tópico sem análises devidamente profundas de modo a poder participar. É sempre um prazer falar contigo e ler os teus artigos (tal como toda a análise do Rick e do chico). Vou fazer um esforço para começar a participar mais.

Obrigado quanto ao teu exclarecimento de como crio esses gráficos e consulto o ranking, de facto não sabia.

Respondendo à tua análise:

a) Faz sentido, fiquei com essa sensação quando ouvi falar no QE, contudo fiquei surpreendido por não ouvir noticias positivas para a Europa resultante disso e acabei por duvidar do meu raciocionio e a pensar que estaria a fazer uma má análise. Se vai injectar liquidez, porquê uma análise tão negativa para o futuro Europeu do ponto de vista de acções (a nivel de imprensa/"opinião pública")?! É verdade que a nivel de Estados (países) a coisa continua complicada, mas mesmo assim...

b) Certo, aqui notei alguma dificuldade em encontrar fundos (de investimento) segmentados por países emergentes (isto é, fundos da India ou da Taliandia ou de qual for). Encontra-se sim fundos de "países emergentes", sem distingui-los. Provavelmente terei que fazer uma melhor análise.

c) Got it.

Lemro-me de uma vez ter comentado que a minha maior dificuldade é a noção de timing de um determinado acontecimento, mas também é natural, dada a minha falta de experiência.

Uma vez mais obrigado, fazes bem a este tópico e dás uma perspectiva diferente.

Abraço

PS: Acabo de escrever o comment, vou para a página seguinte e vejo o comentário do Ulisses... "I'll wait for you" (não percebi qual a razão desta exclusão... a única razão que vejo é teres sido "descoberto"...)

Registado: 17/12/2013 22:53

por R2 » 24/11/2014 1:09

Rick Lusitano (New) Escreveu:
R2 Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu: Comparação entre os melhores fundos do Japão a 3 e 5 anos de retornos acumulados, na categoria Morningstar Ações Japão Moeda Hedged, na moeda EUR e nas classes de retalho:

Capturar 7.JPG

Capturar 8.JPG

Nos gráficos a 3 e 5 anos não há nada de especial a comentar, sendo de destacar apenas isto: O fundo da Parvest de small caps dá sempre banhada à concorrência, pelo que quem quiser alocar fundos do Japão, este deve fazer parte da sua escolha.

R2, o interesse de ter Hedge cambial nos fundos de Acções Japão, deve-se unicamente ao factor de desvalorização do JPY. Ora se o fundo original for denominado em USD, não é necessário Hedge para EUR. Só é necessário Hedge cambial se forem denominados em original em JPY. :wink:

Rick, os fundos da Parvest, GS e GLG têm todos o seu "Fund size" em JPY, logo devem ter proteção cambial, e a "Share class size" deles é em EUR.

Mas atenção que a moeda EUR, com a implementação do QE do BCE, vai perder parte do seu "hard" do hard currency, e assim os investidores estrangeiros que invistam na Zona Euro e no caso de não haver fundos em USD em determinadas categorias ou setores que eles queiram e havendo só em EUR, eles vão fazer hedge contra o EUR cada vez mais a desvalorizar face ao USD (hard currency); enquanto que os investidores da Zona Euro deveriam escolher fundos em USD, enquanto se verificar esta onda continuada de desvalorização do EUR face ao USD.

Não te guies por essa métrica na Morningstar, inicialmente também caí nesse erro de principiante, o "Fund Size" é o AUM do fundo, que pode ser traduzida em várias moedas. Usa antes o Trustnet Offshore. É mais preciso. :wink:

De resto, concordo contigo, de momento, é de aproveitar o EURUSD e comprar os fundos originalmente denominados em USD, mas em EUR sem Hedge.[/quote]

Rick, o fundo da Pictet que indiquei é o único cujo "Fund size" é em EUR, enquanto que os outros 3 fundos têm o "Fund size" em JPY. Melhor do que ver no Trustnet Offshore ou noutro site qualquer é ver o prospeto completo de cada fundo, porque aí têm que lá estar todas as condições do fundo, incluindo a % da cobertura cambial, isto porque lá pelo facto de um qualquer fundo apresentar cobertura cambial, muitas vezes essa cobertura não é a 100%, tanto mais que tal cobertura total pode ser demasiado cara e limitativa da performance desse mesmo fundo.
O projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock

Em vez de seguires o mercado, faz com que ele te siga a ti. - BedRock
Toma o ganho antes que a perda tome conta de ti. - BedRock
Big vacuum ideas in a big head gives a low brain density that float on stupid polluted water.
- BedRock

Registado: 21/11/2014 19:42

por pdurex » 24/11/2014 0:00

pdurex Escreveu:Rick Lusitano
Obrigado pelo teu comentário, já coloquei no X-Ray e já vi do que falavas
Achas melhor dar uma vista de olhos por esta página?: viewtopic.php?f=3&t=82630&start=25#p1067431
Obrigado

Esse post é só de acções sectoriais, e não está actualizado. O mais actualizado é a listagem de FI em EUR da 1ª página do tópico, e tens mais diversificação. É apenas uma questão, de veres os fundos que se adequa ao teu perfil de risco e horizonte temporal, para além dos objectivos que procuras atingir. Também podes usar esses fundos da 1ª página, como comparação a outros fundos.

Rick Lusitano desde já obrigado pela tua colaboração
Relativamente à carteira, eu quero fazer uma carteira com mais de 50% de exposição aos EUA em acções o que se confirma do X-Ray.
Ações Globais - Invesco Global Structured Eq E - LU0267985314

Ações EUA Cap. Grande Misto - The Jupiter Global Fund - Jupiter North American Equities Class L EUR LU0425093456

Ações EUA Cap. Grande Crescimento - Legg Mason CB US Agrsv Growth A Acc € IE00B19ZB094

Infrastructures – Morgan Stanley Investment Funds Global Infrastructure Fund BH Acc LU0512092577

Consumo - Fidelity Funds - Global Consumer Industries Fund A-EUR LU0114721508

Telecomunicações - Fidelity Global Telecomms E-Acc-EUR LU0115774233

Saúde - BlackRock Global Funds - World Healthscience E2 (EUR) LU0171309270
Eu tenho outra carteira com grande exposição à Europa com acções, obrigações e mistos. Agora que uma carteira "desiquilibrada" com maior exposição aos EUA
A minha questão são os fundos em que vou entrar. Para as categorias que apresentei quais os fundos que devo mudar e quais as alternativas que sugeres?
Obrigado mais uma vez pela ajuda

Registado: 26/3/2014 23:30

por Rick Lusitano » 23/11/2014 21:45

R2 Escreveu:
R2 Escreveu:Comparação entre os melhores fundos do Japão a 3 e 5 anos de retornos acumulados, na categoria Morningstar Ações Japão Moeda Hedged, na moeda EUR e nas classes de retalho:

Capturar 7.JPG

Capturar 8.JPG

Nos gráficos a 3 e 5 anos não há nada de especial a comentar, sendo de destacar apenas isto: O fundo da Parvest de small caps dá sempre banhada à concorrência, pelo que quem quiser alocar fundos do Japão, este deve fazer parte da sua escolha.

R2, o interesse de ter Hedge cambial nos fundos de Acções Japão, deve-se unicamente ao factor de desvalorização do JPY. Ora se o fundo original for denominado em USD, não é necessário Hedge para EUR. Só é necessário Hedge cambial se forem denominados em original em JPY. :wink:

Rick, os fundos da Parvest, GS e GLG têm todos o seu "Fund size" em JPY, logo devem ter proteção cambial, e a "Share class size" deles é em EUR.

Mas atenção que a moeda EUR, com a implementação do QE do BCE, vai perder parte do seu "hard" do hard currency, e assim os investidores estrangeiros que invistam na Zona Euro e no caso de não haver fundos em USD em determinadas categorias ou setores que eles queiram e havendo só em EUR, eles vão fazer hedge contra o EUR cada vez mais a desvalorizar face ao USD (hard currency); enquanto que os investidores da Zona Euro deveriam escolher fundos em USD, enquanto se verificar esta onda continuada de desvalorização do EUR face ao USD.

Não te guies por essa métrica na Morningstar, inicialmente também caí nesse erro de principiante, o "Fund Size" é o AUM do fundo, que pode ser traduzida em várias moedas. Usa antes o Trustnet Offshore. É mais preciso. :wink:

De resto, concordo contigo, de momento, é de aproveitar o EURUSD e comprar os fundos originalmente denominados em USD, mas em EUR sem Hedge.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por Rick Lusitano » 23/11/2014 21:43

Perante as possíveis novidades sobre a fiscalidade referente ao IRS e os Fundos de Investimento, alguém têm mais novidades?

Funds People PT - A Reforma do IRS e os Fundos de Investimento (23 de Outubro de 2014)
http://www.fundspeople.pt/noticias/91869

Funds People PT - Os Fundos de Investimento no OE 2015 e na Reforma do IRS (24 de Outubro de 2014)
http://www.fundspeople.pt/noticias/91914
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

por R2 » 23/11/2014 21:34

R2 Escreveu:Comparação entre os melhores fundos do Japão a 3 e 5 anos de retornos acumulados, na categoria Morningstar Ações Japão Moeda Hedged, na moeda EUR e nas classes de retalho:

Capturar 7.JPG

Capturar 8.JPG

O projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock

Big vacuum ideas in a big head gives a low brain density that float on stupid polluted water.
- BedRock

por Brans » 23/11/2014 21:22

R2 Escreveu:
Brans Escreveu:Deixo aqui um artigo sobre ciclos:

http://dividend-income-investor.com/ftse100/

O artigo é de 15 de abril de 2013, mas é interessante. Não gosto como os economistas definem ciclos, em que dentro de um ciclo de bear existem períodos de bull, ao mesmo tempo que dentro de um ciclo de bull existem períodos de bear.

Eu prefiro falar em ciclo e contraciclo, em que para mim o ciclo é um período temporal, maior ou igual a 1 ano, em que há uma tendência de subida média continuada dos preços das ações, enquanto que o contraciclo será o turnover de inversão da tendência anterior, ou seja, tendência de descida média continuada dos preços das ações.

A minha nomenclatura de ciclo e contraciclo, é do tipo da área da física, e aplico-a a bolsas de países individuais para relevar o swing que existe sempre num qualquer mercado accionista, ou seja, há sempre a alternância entre ciclo e contraciclo, e da onda de swing o que não sabemos é qual é o seu comprimento de onda (extensão horizontal) e a sua amplitude (extensão vertical), mas que há sempre swing, isso é uma certeza absoluta, por isso é que há grandes investidores que praticam o investimento tipo contrarian.

O swing e a reversão para a média dos retornos nos mercados accionistas são factos de autossustentabilidade desses mesmos mercados, tal como a oscilação (swing) de um pêndulo vai tender para o seu equilíbrio (parte central ou média da oscilação). Todos os fenómenos da natureza tendem para o equilíbrio, senão já não era possível vivermos na Terra, e a ciência económica dos mercados acionistas também não podia ser muito diferente. Um qualquer técnico, antes de se especializar na sua área de conhecimentos, deveria perceber melhor sobre o funcionamento do corpo humano e sobre os fenómenos da natureza, pois é aqui que está a grande base para melhor podermos perceber os fenómenos das outras ciências específicas, pois a mãe natureza e o corpo humano são a mãe de todas as outras ciências.

Do artigo extraio um facto, que já conhecia, designado como constante de Siegel de 17 anos, a qual se refere à seguinte constatação que o Prof. Jeremy Siegel encontrou ao compilar dados do mercado accionista desde 1802: Em quaisquer períodos de detenção de acções por um tempo de, pelo menos, 17 anos, os investidores ganham sempre dinheiro no mercado accionista. Este sim é um grande facto, mas quanto ao resto … de ciclos e previsões de economistas, é preciso quase sempre colocar uns filtros ao que eles dizem.

Sim, não é um artigo fresquinho mas tem a sua intemporalidade. E pode ser interpretado de várias formas, como for mais conveniente até, conforme se faça uma gestão mais activa ou passiva. Achei um artigo interessante também.

Registado: 8/7/2014 0:13

por R2 » 23/11/2014 20:49

Um exemplo da nossa pequenez em controlar desconformidades cruéis e cobardes, mas em que, ao mesmo tempo, é um bom exemplo em como a esperança deve ser a última coisa a morrer ... unblievable!!!:

https://www.youtube.com/watch?v=Vawm7I7OGVM

- BedRock

por DMP » 23/11/2014 20:30

O Alquimista Escreveu:Como falar de touros não é a mesma coisa que entrar na arena (ditado espanhol), aqui fica um outro gráfico do FM.
:wink:

Meter uns trocos em FM?

:-k

Registado: 22/3/2014 13:47

por Rick Lusitano » 23/11/2014 20:11

Capturar 7.JPG

Capturar 8.JPG

por R2 » 23/11/2014 18:54

Brans Escreveu:Deixo aqui um artigo sobre ciclos:

O artigo é de 15 de abril de 2013, mas é interessante. Não gosto como os economistas definem ciclos, em que dentro de um ciclo de bear existem períodos de bull, ao mesmo tempo que dentro de um ciclo de bull existem períodos de bear.

Eu prefiro falar em ciclo e contraciclo, em que para mim o ciclo é um período temporal, maior ou igual a 1 ano, em que há uma tendência de subida média continuada dos preços das ações, enquanto que o contraciclo será o turnover de inversão da tendência anterior, ou seja, tendência de descida média continuada dos preços das ações.

A minha nomenclatura de ciclo e contraciclo, é do tipo da área da física, e aplico-a a bolsas de países individuais para relevar o swing que existe sempre num qualquer mercado accionista, ou seja, há sempre a alternância entre ciclo e contraciclo, e da onda de swing o que não sabemos é qual é o seu comprimento de onda (extensão horizontal) e a sua amplitude (extensão vertical), mas que há sempre swing, isso é uma certeza absoluta, por isso é que há grandes investidores que praticam o investimento tipo contrarian.

O swing e a reversão para a média dos retornos nos mercados accionistas são factos de autossustentabilidade desses mesmos mercados, tal como a oscilação (swing) de um pêndulo vai tender para o seu equilíbrio (parte central ou média da oscilação). Todos os fenómenos da natureza tendem para o equilíbrio, senão já não era possível vivermos na Terra, e a ciência económica dos mercados acionistas também não podia ser muito diferente. Um qualquer técnico, antes de se especializar na sua área de conhecimentos, deveria perceber melhor sobre o funcionamento do corpo humano e sobre os fenómenos da natureza, pois é aqui que está a grande base para melhor podermos perceber os fenómenos das outras ciências específicas, pois a mãe natureza e o corpo humano são a mãe de todas as outras ciências.

Do artigo extraio um facto, que já conhecia, designado como constante de Siegel de 17 anos, a qual se refere à seguinte constatação que o Prof. Jeremy Siegel encontrou ao compilar dados do mercado accionista desde 1802: Em quaisquer períodos de detenção de acções por um tempo de, pelo menos, 17 anos, os investidores ganham sempre dinheiro no mercado accionista. Este sim é um grande facto, mas quanto ao resto … de ciclos e previsões de economistas, é preciso quase sempre colocar uns filtros ao que eles dizem.

- BedRock

por Brans » 23/11/2014 16:36

Deixo aqui um artigo sobre ciclos:

Registado: 8/7/2014 0:13

por R2 » 23/11/2014 14:36

O comportamento do forex dos pares de moedas EUR/USD e EUR/JPY em gráficos de ultra curto prazo e de longo prazo:

Capturar 1.JPG
Capturar 1.JPG (51.69 KiB) Visualizado 7099 vezes

Capturar 2.JPG
Capturar 2.JPG (52.92 KiB) Visualizado 7099 vezes

A queda brutal que no dia 21/11/2014 (6ª feira passada) teve a moeda EUR em relação ao USD, com uma desvalorização de -1.19%, bem como em relação a outras moedas, deve-se, essencialmente, ao discurso do Mario Draghi que teve nesse dia, o qual foi interpretado pelos mercados como, finalmente, o BCE vai comprar dívida a sério, e se necessário de forma massiva, e desse modo vai injetar a liquidez necessária na economia da Zona Euro, desvalorizando assim a cotação do EUR devido a essa "liquidez artificial de papel", não suportada pela economia real, com o objetivo de elevar a taxa de inflação para um nível desejável da ordem dos 2%, aumentar o crescimento económico da zona Euro e diminuir a taxa de desemprego.

Atualmente o rácio EUR/USD tem o valor de 1.2391, estando quase igual ao valor de 1.2358 verificado em 01/05/2012, e começa a não estar muito longe do valor mais baixo que se pode verificar no 2º gráfico em 01/11/2005 com o valor de 1.1789. Ou seja, a cotação do EUR está a aproximar-se a passos largos do referencial equilibrado de 1 EUR valer 1,20 USD.

Capturar 3.JPG
Capturar 3.JPG (46.59 KiB) Visualizado 7099 vezes

Capturar 4.JPG
Capturar 4.JPG (51.6 KiB) Visualizado 7099 vezes

A desvalorização do EUR face ao JPY (iene) de -1.52% ocorrida na passada 6ª feira (21 nov.), é uma reação epidérmica do mercado face ao discurso do Draghi nesse dia, e se a desvalorização, nesse dia, do EUR face ao USD teve lógica, já o nível elevado de desvalorização do EUR face ao iene já não tem lógica, uma vez que a Zona Euro e o Japão estão ambos a adotar uma politica expansionista de flexibilização monetária (quantitative easing) com injeção de liquidez na economia, havendo assim aqui um jogo de análise de quem vai injetar nas suas economias mais "liquidez artificial de papel", não suportada pelas respetivas economias reais, e não me parece que a esse nível de suporte o Japão possa estar ou vir a estar melhor do que o suporte da Zona Euro, pelo contrário, tanto que desde 01/07/2012 que o iene tem desvalorizado acentuadamente face ao EUR, e agora não há fundamentais para se inverter essa tendência, devendo-se sim suavizar a tendência atual para uma relação mais neutral entre as duas moedas e não de qualquer uma se valorizar acentuadamente em relação à outra.

- BedRock

por O Alquimista » 23/11/2014 0:16

Olhando para o Nikkei, não restarão dúvidas quanto à tendência. No rectângulo destaco a minha tese para o psi20, com as necessárias adaptações.
Anexos
ni.png
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por R2 » 22/11/2014 23:57

Comparação entre os melhores fundos do Japão a 3 e 5 anos de retornos acumulados, na categoria Morningstar Ações Japão Moeda Hedged, na moeda EUR e nas classes de retalho:

Capturar 7.JPG

Capturar 8.JPG

- BedRock

por R2 » 22/11/2014 23:17

Comparação dos retornos acumulados a 3 e 5 anos entre os melhores fundos dos EUA da categoria Morningstar Cap. Grande Misto, com exceção do fundo da Pioneer (Growth), em moeda USD e classes do retalho:

Capturar 5.JPG

Capturar 6.JPG

O fundo da Pioneer é o único que não pertence à categoria Morningstar EUA Cap. Grande Misto, pertence à Cap. Grande Crescimento, mas foi introduzido por ser um dos mais famosos nas escolhas dos foristas, na versão em EUR.

No gráfico a 3 anos, o nº1 é o fundo da Fidelity e o nº2 é o PIMCO.
No gráfico a 5 anos, o nº1 é o fundo do JPMorgan e o nº2 é o PIMCO.

Através da análise do gráfico a 5 anos podemos dizer que não há uma grande diferença na performance entre os diferentes fundos, não se notando assim uma grande discriminação entre os gestores dos fundos. Isto, em parte, é justificado pelo facto do mercado acionista dos EUA ser um mercado muito grande, que representa cerca de 50% do total do mercado acionista mundial, sendo que, devido a essa grande quantidade de ativos, este mercado é o que apresenta menos as designadas caudas gordas ou ineficiências do mercado, pelo que a qualidade de stocks picking por parte dos diferentes gestores é mais homogénea e não tão discriminatória como no caso dos mercados emergentes aonde há uma maior frequência dessa caudas gordas.
Editado pela última vez por R2 em 23/11/2014 13:12, num total de 1 vez.

- BedRock

por O Alquimista » 22/11/2014 22:50

Como falar de touros não é a mesma coisa que entrar na arena (ditado espanhol), aqui fica um outro gráfico do FM.
:wink:
Anexos
fm.png
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

por R2 » 22/11/2014 22:36

Comparação dos retornos acumulados a 3 e 5 anos entre os melhores fundos europeus da categoria Morningstar Cap. Grande Crescimento, em moeda EUR e classes do retalho:

Capturar 2.JPG

Capturar 3.JPG

No gráfico a 3 anos, o fundo que fica em 1º lugar é o do JPMorgan e em 2º lugar fica o Allianz.
No gráfico a 5 anos, o fundo que fica em 1º lugar é o da Allianz e em 2º lugar fica o JPMorgan.

No gráfico a 5 anos, pode-se ver que, no período desde o último trimestre de 2011 até meados de 2013, o fundo JPMorgan era o que apresentava a pior rentabilidade acumulada de todos os fundos do gráfico, e a partir de meados de 2013 começa a ultrapassar todos os fundos, com exceção do fundo da Allianz, isto é fruto do desempenho do JPMorgan ter sido o melhor de todos nos últimos 3 anos.

- BedRock

por R2 » 22/11/2014 22:05

Capturar 1.JPG
Capturar 1.JPG (92.52 KiB) Visualizado 7218 vezes

- BedRock

Re: Correlações entre o USD e os Emergentes

por O Alquimista » 22/11/2014 20:54

Rick Lusitano (New) Escreveu:Venham de lá, os experts, Alquimista, VG, Sniper, RSacramento, JAlves, RG, TiagoPT, Canguru, Elias, Djvarious, Ulisses, Marco António, Pata-Hari, Cem PT, e demais. 8-)

Descobre o macro-economista dentro de ti!

Amigo Rick, esse tipo de estudos/gráficos são para os gurus da economia e das finanças. Eu sou um mero especulador que nada quer saber desse tipo de correlações. No dia em que abrir uma posição no eurusd só porque há uma correlação positiva ou negativa ou uma espécie de sazonalidade, fico de malas aviadas para ... É que o dinheiro é meu e não de clientes. Eu privilegio o price action puro e duro, o naked trading (de preferência em ambos os sentidos). Para eu saber se é altura de apostar numa moeda específica ou investir em certo tipo de mercados dêem-me um gráfico de cotações do respectivo activo (ou de um que o tente replicar). Mais informação do que esta vai poluir o meu raciocínio. Não nego - pelo contrário - que se pode retirar proveito da sazonalidade que vai existindo nos mercados, o que digo é que ela, se efectivamente existe ou vai ocorrer, tem de se mostrar num gráfico de preços. É que não pode ser de outro modo: as compras dos institucionais com base nesse tipo de estudos (correlações, sazonalidade) deixa marcas bem visíveis. Ora, eu não preciso de saber o que eles sabem, apenas preciso de identificar os trilhos que deixam.

Dito isto, aqui fica um gráfico do FM, onde é bem visível a área que pode ser interessante de um ponto de vista especulativo.

Abraço
Anexos
fm.png

por casdio » 22/11/2014 20:39

casdio Escreveu:Conclui-se que os mercados emergentes se portam melhor quando o dólar está fraco?

Não necessariamente, mas estás quase lá. É um quadro de correlações entre o USD e os vários índices accionistas dos EM. Pegando nessa dica, o que podes concluir? :wink:

Tens várias conclusões que podes tirar, outra dica, qual a diferença entre as correlações e os 2 prazos, 5 e 10 anos? E porquê essa diferença? :wink:

Todos os índices têm uma correlação negativa perante o USD, portanto podemos concluir que os índices sobem quando o USD desce e vice-versa.

A 10 anos a correlação é muito mais negativa que a 5 anos, exceto nos EMEA. Assim sendo, o USD tem vindo a afetar menos os EM, exceto os EMEA. Quer isto dizer que os EM se estão a aproximar mais dos mercados desenvolvidos?

O porquê de os EMEA estarem a ser mais afetados pelo USD do que antes já não sei...

Registado: 30/7/2014 10:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Bing [Bot], Gold Stock, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Heldroo, IX Hispana, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, Shimazaki_2 e 109 visitantes