Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por PMP69 » 1/6/2021 17:20

RFPB Escreveu:
PMP69 Escreveu:Estava a referir-me a Portugal. E em Portugal, parece-me que nem a Mota, nem a TD ..... ganham dinheiro, pois o "Eldorado" da construção dos anos 80, 90 e 2000, já não existe.

Em África a revisão de preços é feita de outra maneira.


Pedro


Nem mais, eu todos os dias vejo os resultados dos concursos públicos e se fosse pelas obras ganhas em Portugal, já tinham fechado as portas.


Os concursos públicos têm bases muito baixas, a "sorte" é que devido à qualidade dos projectos, muitos deles elaborados pela entidades adjudicantes, os trabalhos de suprimento de erros e omissões, equilibram as contas.

Onde a Mota e a TD especialmente, ganham dinheiro é no imobiliário. Para se ter uma noção, no concelho de Oeiras uma parte significante da construção de habitação é da TD, em terrenos que têm aos anos e que conseguem urbanizar.


Pedro
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RFPB » 1/6/2021 17:09

PMP69 Escreveu:Estava a referir-me a Portugal. E em Portugal, parece-me que nem a Mota, nem a TD ..... ganham dinheiro, pois o "Eldorado" da construção dos anos 80, 90 e 2000, já não existe.

Em África a revisão de preços é feita de outra maneira.


Pedro


Nem mais, eu todos os dias vejo os resultados dos concursos públicos e se fosse pelas obras ganhas em Portugal, já tinham fechado as portas.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RFPB » 1/6/2021 17:07

PMP69 Escreveu:A revisão de preços é obrigatória em qualquer obra pública, mas claro que há empreiteiros que não a fazem, quando o cálculo é da sua responsabilidade, pois se for do DO tem que o fazer e mencionar na Conta Final.

É feita quando houverem índices, que à data andam com 5 meses de atraso (nem é muito mau). :D

Mas também há casos que o empreiteiro tem que devolver dinheiro.


Pedro


É obrigatória há muitos, muitos anos, mas muitas entidades não queriam fazer revisão de preços.
De há uns 10 anos para cá, é que se faz mais revisões de preços.
As entidades públicas só faziam revisão de preços, quando a mesma era a seu favor, o que é lógico.
O empreiteiro por norma quer é fazer a obra, bem feita, sem ter que fazer reparações, ganhar dinheiro e passar para a próxima.
Por isso, a revisão devia ser feita pelo dono-de-obra, que tem muito mais tempo para isso. :wink:
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por PMP69 » 1/6/2021 16:31

Estava a referir-me a Portugal. E em Portugal, parece-me que nem a Mota, nem a TD ..... ganham dinheiro, pois o "Eldorado" da construção dos anos 80, 90 e 2000, já não existe.

Em África a revisão de preços é feita de outra maneira.


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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 1/6/2021 16:19

Então mas os donos da obra na Nigéria, em Angola, etc, vão aceitar pagar nalguns casos o dobro (?) do valor que a obra foi adjudicada assim sem mais? Ou tomam a iniciativa de cancelar/renegociar whatever? Ou outra coisa que sejam comum nas grandes obras?
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por PMP69 » 1/6/2021 15:50

A revisão de preços é obrigatória em qualquer obra pública, mas claro que há empreiteiros que não a fazem, quando o cálculo é da sua responsabilidade, pois se for do DO tem que o fazer e mencionar na Conta Final.

É feita quando houverem índices, que à data andam com 5 meses de atraso (nem é muito mau). :D

Mas também há casos que o empreiteiro tem que devolver dinheiro.


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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RFPB » 1/6/2021 15:35

PMP69 Escreveu:
RFPB Escreveu:
Celsius-reloaded Escreveu:Gostava de ouvir os especialistas sobre outra temática que é o brutal disparo do custo das matérias-primas.

O ferro duplicou, o transporte de contentores está carissimo, resinas e madeiras para carpintaria, enfim tudo.

Mas minha questão é como é que acham que as grandes construtoras, nomeadamente claro a EGL se vai comportar.

Um dos problemas mais prementes são as margens curtas de boa parte das obras em carteira. Como é que eles vão fazer?


Isso não tem problema nenhum, é por isso que existe a revisão de preços, que é a actualização de preços dos materiais, podendo ser feita mensalmente em cada auto, até ao final do prazo de garantia.


A Revisão de Preços é obrigatória nas obras públicas. Os donos de obra privados, raramente as aceitam.

Uma pequena correcção, a revisão de preços é feita sobre o valor total da obra, não tem a ver com o prazo de garantia. O que se faz basicamente, é rever o preços da mão-de-obra, materiais e equipamentos considerados na fórmula, tendo por base o mês anterior à data limite para entrega da proposta, e o mês de execução dos mesmos. Isto é um explicação muito simplista, depois acrescem outras variáveis, como adiantamentos, desvios de prazos, trabalhos a menos e mais ....

A maior parte dos donos de obra utiliza as fórmulas-tipo, que muitas vezes não reflectem o tipo e peso de materiais a aplicar, o que é um pau de dois bicos.

Preocupante, vai ser querer aprovisionar materiais e eles não existirem no mercado e os prazos começarem a derrapar, o que vai levar a que os empreiteiros tenha sobre custos não considerados.

Pedro


Ou seja, é feita até à data do último auto, ou da recepção provisória.
Obras de grande envergadura tem revisão de preços, obras pequenas, mesmo sendo públicas é raro haver revisão de preços.
Quem orçamentou obra a obra no final do ano, em que 50% do valor ou mais, é misturas betuminosas, assinou contrato no principio do ano e está a fazé-la agora, acho que o preço do betume, reflete o aumento do petróleo.
Dos agregados é igual, do ferro é igual, dos materiais em geral é igual.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 1/6/2021 15:20

As margens? Quando a carrinha ia com os pedreiros apareceu o arrumador e disse: destroce, destroce! :mrgreen:
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por PMP69 » 1/6/2021 14:44

RFPB Escreveu:
Celsius-reloaded Escreveu:Gostava de ouvir os especialistas sobre outra temática que é o brutal disparo do custo das matérias-primas.

O ferro duplicou, o transporte de contentores está carissimo, resinas e madeiras para carpintaria, enfim tudo.

Mas minha questão é como é que acham que as grandes construtoras, nomeadamente claro a EGL se vai comportar.

Um dos problemas mais prementes são as margens curtas de boa parte das obras em carteira. Como é que eles vão fazer?


Isso não tem problema nenhum, é por isso que existe a revisão de preços, que é a actualização de preços dos materiais, podendo ser feita mensalmente em cada auto, até ao final do prazo de garantia.


A Revisão de Preços é obrigatória nas obras públicas. Os donos de obra privados, raramente as aceitam.

Uma pequena correcção, a revisão de preços é feita sobre o valor total da obra, não tem a ver com o prazo de garantia. O que se faz basicamente, é rever o preços da mão-de-obra, materiais e equipamentos considerados na fórmula, tendo por base o mês anterior à data limite para entrega da proposta, e o mês de execução dos mesmos. Isto é um explicação muito simplista, depois acrescem outras variáveis, como adiantamentos, desvios de prazos, trabalhos a menos e mais ....

A maior parte dos donos de obra utiliza as fórmulas-tipo, que muitas vezes não reflectem o tipo e peso de materiais a aplicar, o que é um pau de dois bicos.

Preocupante, vai ser querer aprovisionar materiais e eles não existirem no mercado e os prazos começarem a derrapar, o que vai levar a que os empreiteiros tenha sobre custos não considerados.

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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 1/6/2021 13:38

os fundos americanos continuam a ratar a cotação. O gráfico do Vale deverá estar certo. :shock:
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 1/6/2021 11:50

E mais um dia a fazer o inverso do SP500... parece ridículo, mas em dias de queda deste tem subido...
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por XxxTOP GUNxxX » 1/6/2021 11:28

fizeram um aumento de capital a € 1,50? :shock:

todos os dias se podem comprar acções abaixo dos € 1,50 :lol:

vão comprando todos os dias abaixo dos € 1,50, e abaixo dos € 3,08, que aqueles patos que constituem o free float vão vendendo :lol:

depois, fazem mais um negócio da china... e vendem acima dos € 3,08 a outros chinos..... que os patos agradecem....

Todavia, a malta não dorme.... mas, que papeis trocam de mãos todos os dias.... ai esse mercado :lol:

se a malta do reedit se lembra a dar uma bicadazinha na ME, ai é que a família mota se torce toda :mrgreen:
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Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Celsius-reloaded » 31/5/2021 22:32

Aqui_Vale Escreveu:Muito embora não sendo "especialista", por agora é assim... :-"

Talvez isto te ajude. :mrgreen:

CumPrim/
ValeAquilino



Ajuda sim Sr! 8-)
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ZéManuel » 31/5/2021 20:30

Tem 2 gaps mais abaixo para fechar, não se safa deles pelo menos aí vaí.
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 31/5/2021 19:44

É isso Vale e por isso deixou de ser interessante, só uma notícia a poderá tirar desse marasmo. :(
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RFPB » 31/5/2021 16:13

Celsius-reloaded Escreveu:Gostava de ouvir os especialistas sobre outra temática que é o brutal disparo do custo das matérias-primas.

O ferro duplicou, o transporte de contentores está carissimo, resinas e madeiras para carpintaria, enfim tudo.

Mas minha questão é como é que acham que as grandes construtoras, nomeadamente claro a EGL se vai comportar.

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Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 31/5/2021 15:52

Muito embora não sendo "especialista", por agora é assim... :-"

Talvez isto te ajude. :mrgreen:

CumPrim/
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 31/5/2021 15:36

Opcard Escreveu:Não é preciso ser especialista é só necessário ver as importações da China , ainda recentemente li :

« Entre abril e dezembro de 2020, apesar da crise histórica que atinge todo o planeta, o preço da tonelada de ferro duplicou devido à crescente procura chinesa. E em 2020, as siderúrgicas chinesas quebraram um recorde histórico pela primeira vez, ultrapassando a marca simbólica de um bilhão de toneladas de produção.

O mesmo vale para o cobre: ​​o preço por tonelada duplicou de US $ 4 mil para US $ 8 mil entre maio e dezembro. Ao longo do ano de 2020 como um todo, a China, que sozinha consome metade do cobre mundial, aumentou suas importações em 34%….. »

E continua em tudo … 3 x mais importação de trigo …eles comem tudo ….



Pelos vistos é. Eu quero é saber a opinião sobre o caminho da mota. 8-)
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Opcard » 31/5/2021 15:26

Não é preciso ser especialista é só necessário ver as importações da China , ainda recentemente li :

« Entre abril e dezembro de 2020, apesar da crise histórica que atinge todo o planeta, o preço da tonelada de ferro duplicou devido à crescente procura chinesa. E em 2020, as siderúrgicas chinesas quebraram um recorde histórico pela primeira vez, ultrapassando a marca simbólica de um bilhão de toneladas de produção.

O mesmo vale para o cobre: ​​o preço por tonelada duplicou de US $ 4 mil para US $ 8 mil entre maio e dezembro. Ao longo do ano de 2020 como um todo, a China, que sozinha consome metade do cobre mundial, aumentou suas importações em 34%….. »

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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 31/5/2021 14:48

Gostava de ouvir os especialistas sobre outra temática que é o brutal disparo do custo das matérias-primas.

O ferro duplicou, o transporte de contentores está carissimo, resinas e madeiras para carpintaria, enfim tudo.

Mas minha questão é como é que acham que as grandes construtoras, nomeadamente claro a EGL se vai comportar.

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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 28/5/2021 21:36

Muito obrigado Optimiza, comentários sempre lúcidos e estruturados. Dá gosto ler os teus posts.

PS já tinha feito uma análise sobre onde a Mota poderia estar se não tivesse havido AC, com base numas médias de outras cotadas e projeções meio malucas e tinha dado 1,80 e muito. :lol:
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Lisboa_Casino » 28/5/2021 21:14

Optimiza Escreveu:
trend=friend Escreveu:A Mota, quando deixa de lateralizar, não pede licença, seja para cima ou para baixo. Veja-se a grande lateralização por exemplo de 2012, em que a frustração era semelhante à de agora, e o que se seguiu dos 1 aos 6 euros.

Quando - e se - arrancar, está no dia 1 a 1,50 e no dia 5 a 2 euros e no dia 10 a 2,5... este exercício de paciência não é para todos, mas o mais próximo do que se poderá passar está por exemplo no gráfico desde Março de um insuspeito... os CTT, que sobem, duplicando, quase sem olhar para trás

Biden e Mota vão contruir mais e melhor.gif

Caro Trend=Friend, concordo a 100% com o segundo parágrafo, e eu até não deveria analisar já esta empresa, por dois motivos óbvios. Primeiro, ainda não tenho ações da Mota Engil e a segunda, que no pós-AC poderá existir um período curtissimo (liquidação financeira das ações subscritas no AC foi ontem), de força vendedora.

Vamos ao facto que me surpreendeu mais (não analisava com atenção um gráfico Mota à mais de 2 anos), a evolução natural do t´itulo após Maio de 2020 (onde tocou por minutos em mínimos - mas não em fecho - abaixo de 0,85€), caso não existisse o AC, estaria agora, provavelmente a rondar os 1,916 (atual RF3). E este delay vai ser mais do que compensado, ainda no MP.

Resultados financeiros 2020 foram maus (-20M€ no RL, um passivo descontrolado e uma acelerada redução do Ebitda e da faturação), mas serão sempre secundarizados por causa da pandemia e da recessão horrível que gerou (Portugal apenas em 1974 teve uma queda do PIB similar, mas apenas se descontarmos a inflação).

Drivers LP muito interessantes (e que os investidores vão antecipar parte já este ano como já fizeram nas empresas a montante como a Caterpillar (ver gráfico) e US Steel:
1/Passivo re-domesticado graças ao AC é o óbvio.
2/Recrudescimento da produção e receitas também é óbvio.
3/Com a entrada dos Chineses ganham Know-How superior e superior velocidade de execução para ferrovias, aeroportos, portos e novos parques. Ganham ainda outra vantagem, que ainda ninguém comentou, A) maior seriedade contabilística (aqueles imobilizados, dívidas de clientes e avaliações patrimoniais que lembravam a Teixeira Duarte, sempre moldados em função dos resultados trimestrais deveriam acabar - os Chineses são de outra poda e já tiveram e terão sempre auditores independentes a rever as contas). B) Apport positivo na gestão, cálculo e defesa de margens, timelines de execução que nunca caracterizaram as grandes empreitadas da Mota.
4/ Mas vamos ao que interessa, USA, Europa e América Latina estão a desencadear um potente plano plurianual de relançamento económico, que traduz-se com especial incidência numa maré de investimentos públicos em infraestruturas de grande porte (32% do investimento USA e quase o mesmo na Europa), renovação de vias de comunicação, alta velocidade ferroviária, dezenas de milhar de estações e postos de carregamento elétrico, renovação/nova construção de aeroportos e portos, bem como novos parques industriais Green (maioritariamente suportados por EP's). São 3.8 triliões de dollars a 8 anos para os USA e cerca de 3biliões para a Europa - ou seja, apartir de meados de 2022 a fileira da construção e obras públicas vai estar A/em pleno emprego, B/a 120% da sua capacidade produtiva, C/Menos esmagamento de margens nos concursos internacionais, D/ crescimento provável da receita acima dos 30% YoY.
Para além disso, como as Vinci e as Construciones Y Contratas desta Europa só vão querer ir aos concursos mais lucrativos e de maior volume (América do Norte, França e Alemanha), Portugal vai ser coutada quase particular para a Mota. Palops e América latina vão ser reforçados (e o respeitinho aos Chineses também imporá cumprimento da maioria dos prazos de pagamento) sem tanta concorrência Chinesa e Brasileira (que não terão tb mãos a medir).

Diria que apesar das contas não serem brilhantes ainda nos próximos tempos (e a inflação vai ser uma condicionante), a Mota Engil fruto da benéfica entrada dos Chineses (rigor no controlo custos e nos timings, exigência financeira e operacional , know-how e Capital), de um olhar especulativo (e antecipatório) é de facto uma aposta aliciante a longo prazo - presumível 3 bagger LP? Desde 1992 que o mercado, nas suas vertentes macro e micro, não estavam tão favoráveis no LP para esta Companhia.
Mota Engil a OPA condicionou a subida natural em 40% ou 1.918.gif
Caterpillar é o leading indicator óbvio para toda a fileira da construção e obras públicas.png


Também concordo ! O BIS apanhas esta realidade o PSI nem tanto !

Complementava a análise , com o comportamento das Lideres espanholas e Francesas para assegurar do apetite por este setor no momento em que escolheria entrar.

Nota:

O Ãlvaro é que não sei se vai ganhar para o "Gasoil" a andar de Mota de um lado para o outro....................Esperemos que sim !

São as potenciais novas locomotivas que acompanhar´ão o comportamento do BIS !


No entanto, a minha atenção centra-se no negócio em construção ! :D



A minha Lista Portugal .na Lógica BIS INDEX ( Exposição mercado interno)


BCP SONAE IMPRESA

MOTA NOS IBERSOL

REN (mas aqui no ciclo . Inverno na REN . Verão na Praia !)

Bons negocios
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Optimiza » 28/5/2021 19:07

trend=friend Escreveu:A Mota, quando deixa de lateralizar, não pede licença, seja para cima ou para baixo. Veja-se a grande lateralização por exemplo de 2012, em que a frustração era semelhante à de agora, e o que se seguiu dos 1 aos 6 euros.

Quando - e se - arrancar, está no dia 1 a 1,50 e no dia 5 a 2 euros e no dia 10 a 2,5... este exercício de paciência não é para todos, mas o mais próximo do que se poderá passar está por exemplo no gráfico desde Março de um insuspeito... os CTT, que sobem, duplicando, quase sem olhar para trás

Biden e Mota vão contruir mais e melhor.gif
Biden e Mota vão contruir mais e melhor.gif (621.78 KiB) Visualizado 9641 vezes

Caro Trend=Friend, concordo a 100% com o segundo parágrafo, e eu até não deveria analisar já esta empresa, por dois motivos óbvios. Primeiro, ainda não tenho ações da Mota Engil e a segunda, que no pós-AC poderá existir um período curtissimo (liquidação financeira das ações subscritas no AC foi ontem), de força vendedora.

Vamos ao facto que me surpreendeu mais (não analisava com atenção um gráfico Mota à mais de 2 anos), a evolução natural do t´itulo após Maio de 2020 (onde tocou por minutos em mínimos - mas não em fecho - abaixo de 0,85€), caso não existisse o AC, estaria agora, provavelmente a rondar os 1,916 (atual RF3). E este delay vai ser mais do que compensado, ainda no MP.

Resultados financeiros 2020 foram maus (-20M€ no RL, um passivo descontrolado e uma acelerada redução do Ebitda e da faturação), mas serão sempre secundarizados por causa da pandemia e da recessão horrível que gerou (Portugal apenas em 1974 teve uma queda do PIB similar, mas apenas se descontarmos a inflação).

Drivers LP muito interessantes (e que os investidores vão antecipar parte já este ano como já fizeram nas empresas a montante como a Caterpillar (ver gráfico) e US Steel:
1/Passivo re-domesticado graças ao AC é o óbvio.
2/Recrudescimento da produção e receitas também é óbvio.
3/Com a entrada dos Chineses ganham Know-How superior e superior velocidade de execução para ferrovias, aeroportos, portos e novos parques. Ganham ainda outra vantagem, que ainda ninguém comentou, A) maior seriedade contabilística (aqueles imobilizados, dívidas de clientes e avaliações patrimoniais que lembravam a Teixeira Duarte, sempre moldados em função dos resultados trimestrais deveriam acabar - os Chineses são de outra poda e já tiveram e terão sempre auditores independentes a rever as contas). B) Apport positivo na gestão, cálculo e defesa de margens, timelines de execução que nunca caracterizaram as grandes empreitadas da Mota.
4/ Mas vamos ao que interessa, USA, Europa e América Latina estão a desencadear um potente plano plurianual de relançamento económico, que traduz-se com especial incidência numa maré de investimentos públicos em infraestruturas de grande porte (32% do investimento USA e quase o mesmo na Europa), renovação de vias de comunicação, alta velocidade ferroviária, dezenas de milhar de estações e postos de carregamento elétrico, renovação/nova construção de aeroportos e portos, bem como novos parques industriais Green (maioritariamente suportados por EP's). São 3.8 triliões de dollars a 8 anos para os USA e cerca de 3biliões para a Europa - ou seja, apartir de meados de 2022 a fileira da construção e obras públicas vai estar A/em pleno emprego, B/a 120% da sua capacidade produtiva, C/Menos esmagamento de margens nos concursos internacionais, D/ crescimento provável da receita acima dos 30% YoY.
Para além disso, como as Vinci e as Construciones Y Contratas desta Europa só vão querer ir aos concursos mais lucrativos e de maior volume (América do Norte, França e Alemanha), Portugal vai ser coutada quase particular para a Mota. Palops e América latina vão ser reforçados (e o respeitinho aos Chineses também imporá cumprimento da maioria dos prazos de pagamento) sem tanta concorrência Chinesa e Brasileira (que não terão tb mãos a medir).

Diria que apesar das contas não serem brilhantes ainda nos próximos tempos (e a inflação vai ser uma condicionante), a Mota Engil fruto da benéfica entrada dos Chineses (rigor no controlo custos e nos timings, exigência financeira e operacional , know-how e Capital), de um olhar especulativo (e antecipatório) é de facto uma aposta aliciante a longo prazo - presumível 3 bagger LP? Desde 1992 que o mercado, nas suas vertentes macro e micro, não estavam tão favoráveis no LP para esta Companhia.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 28/5/2021 18:19

A minha justificação está em fundos americanos que de há muito andam a ratar a ação. Nunca aceitaram de bom grado a entrada dos chineses na Mota. Os americanos queriam sol na eira e chuva no nabal. :?
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Aqui_Vale » 28/5/2021 17:35

Àlvaro Escreveu:Vale, estás a pensar num entalanço aos pequeninos? Seria maquiavélico!


Àlvaro, a que chamas ao que fizeram aos "pequeninos" com o A. C. ?!

Não são os "pequeninos" que estão a Laterizar esta "coisa".

O "free float acima de 25% ", pode estar nas mãos dos primos, primas e até nos vizinhos chouferes de táxi. Como quem diz, está nas mãos deles.

No tempo das "privatizações" já lá vão muitos anos,... Eu inscrevia para a atribuição das acções (sempre rateadas) toda a família

e não só.

Podes encontrar uma justificação para esta "arrastadeira"? Eu não.

CumPrim/
ValeAquilino

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