BCP - Tópico Geral
Re: BCP - Novo Tópico Geral
fosgass2020 Escreveu:Só um esclarecimento: o fundo de Resolução não é o Estado. As únicas coisa do "Estado" no fundo de resolução é a participação da Caixa Geral de Depósitos nesse fundo e o dinheiro que o Estado emprestou para lá, no âmbito do resgate do BES e do Banif. Além disso, o FdR ainda é dono de 25% do NB, que pode decidir vender se houver interesse de alguma entidade.
Até agora os gastos desse fundo já são quase 8 mil milhões de euros e os empréstimos do estado estão, por agora, na casa dos 6 mil milhões.
Em 7 anos os bancos pagaram aproximadamente 1.200 milhões e concederam empréstimo de cerca de 700 milhões.
Com estes números alguém tem dúvidas de quem é o " dono " do fundo de resolução? Alguém tem dúvidas se estes empréstimos do estado poderão ou não ser pagos, mesmo que seja até 2046? Alguém tem dúvidas sobre quem vai ter que assumir a conta ( que ainda vai crescer )?
Portanto, estamos a falar de estado e já sabemos quem vai pagar isto, ´obviamente todos nós, o povo.
É verdade que o FdR tem 25% do capital do NB mas também é verdade que o banco foi entregue à Lone Star por zero euros mas com o compromisso de o capitalizar em 1.000 milhões de euros.
25% do NB não deve valer assim tanto e sendo posição minoritária com um colosso maioritário do outro lado acho que dificilmente alguém lhe pegará a não ser a Lone Star. E esses não querem comprar nada, querem quase dado ou até mesmo dado.
Cumprimentos,
- Registado: 23/8/2006 18:53
- Registado: 24/11/2010 10:03
Goldendust Escreveu:Basta olhar para o nosso governo e ficamos a pensar que para alguns as vacas estão sempre gordas... mesmo quando não há vacas![]()
O que não faltam é vacas...até têm asas.

A volatilidade dos mercados é a maior aliada do verdadeiro investidor. - Warren Buffett
Basta olhar para o nosso governo e ficamos a pensar que para alguns as vacas estão sempre gordas... mesmo quando não há vacas

- Registado: 12/5/2015 16:47
PIKAS Escreveu:Há um pormenor muito, mas mesmo muito importante: o NB não é público, tem dono e é privado.luislobs Escreveu:quanto ao novobanco nao tenho duvidas que ja devem ter falado no poder poliyico que depois de nos pagarmos a limpeza do mesmo sera absorvido pelo Bcp, tanto para proteger o bcp de opas e nao ficar o pais sem um unico banco publico, como de livrar o pais de um barco sem rumo.
Todos estamos a pagar mas o fundo de resolução ( digamos o estado ) tem uma posição minoritária de 25%. A Lone Star tem 75% e é privada.
A Lone Star está lá para ganhar dinheiro e tem muitas formas de o fazer mas dar o banco ao BCP não é uma delas. E senão for dado o BCP não tem dinheiro para se meter nessas cavalarias.
Cumprimentos,
Só um esclarecimento: o fundo de Resolução não é o Estado. As únicas coisa do "Estado" no fundo de resolução é a participação da Caixa Geral de Depósitos nesse fundo e o dinheiro que o Estado emprestou para lá, no âmbito do resgate do BES e do Banif. Além disso, o FdR ainda é dono de 25% do NB, que pode decidir vender se houver interesse de alguma entidade.
- Registado: 7/12/2020 19:33
Há um pormenor muito, mas mesmo muito importante: o NB não é público, tem dono e é privado.luislobs Escreveu:quanto ao novobanco nao tenho duvidas que ja devem ter falado no poder poliyico que depois de nos pagarmos a limpeza do mesmo sera absorvido pelo Bcp, tanto para proteger o bcp de opas e nao ficar o pais sem um unico banco publico, como de livrar o pais de um barco sem rumo.
Todos estamos a pagar mas o fundo de resolução ( digamos o estado ) tem uma posição minoritária de 25%. A Lone Star tem 75% e é privada.
A Lone Star está lá para ganhar dinheiro e tem muitas formas de o fazer mas dar o banco ao BCP não é uma delas. E senão for dado o BCP não tem dinheiro para se meter nessas cavalarias.
Cumprimentos,
- Registado: 19/2/2007 10:01
fosgass2020 Escreveu:Penso que temos que ver esta emissão de dívida como uma coisa positiva:
* É a primeira emissão deste tipo nos últimos 7 anos;
* É dívida sénior, o que significa que não tem garantias;
* É um preço razoavelmente baixo, tendo em conta os problemas da banca nacional e, em especial, do BCP;
* É um super-preço tendo em conta o cenário pandémico e as moratórias;
* Pode permitir alguma reestruturação da sua dívida, passando-a de curto-prazo para médio-prazo;
Mas para analisar a coisa basta olhar para o que fariam... Eu não emprestaria 1 cêntimo ao BCP a 7 anos sem garantias a receber 1,5%. Vocês emprestariam?
Acho que finalmente ao fim de 20 anos Bcp tem uma direccao com medidas acertivas.
esta emissao cria um sentimento de segurança quando ja se começa falar do fim das moratorias, bcp diz ao mercado que tem almofada financeira
e acima de tudo tem confiança dos mercados...
quanto ao novobanco nao tenho duvidas que ja devem ter falado no poder poliyico que depois de nos pagarmos a limpeza do mesmo sera absorvido pelo Bcp, tanto para proteger o bcp de opas e nao ficar o pais sem um unico banco publico, como de livrar o pais de um barco sem rumo.
.
É preciso viver..nao apenas existir.
.
Editado pela última vez por luislobs em 5/2/2021 13:57, num total de 1 vez.
.
Penso que temos que ver esta emissão de dívida como uma coisa positiva:
* É um preço razoavelmente baixo, tendo em conta os problemas da banca nacional e, em especial, do BCP;
* Pode permitir alguma reestruturação da sua dívida, passando-a de curto-prazo para médio-prazo;
Mas para analisar a coisa basta olhar para o que fariam... Eu não emprestaria 1 cêntimo ao BCP a 7 anos sem garantias a receber 1,5%. Vocês emprestariam?
- Registado: 7/12/2020 19:33
Os bons negócios fazem-se em tempo de crise quando se acumulou dinheiro no tempo das vacas gordas e se tem a casa arrumada. O BCP não tem nada disso.Goldendust Escreveu:O Millennium Bank e o Novo Banco custaram menos do que isso e é em tempos de crise que se fazem os melhores negócios.
Juntar ao BCP o NB só viria dar razão àquele velho ditado popular que diz " em vez de serem duas casas estragadas passa a ser só uma ".
Cumprimentos,
PIKAS Escreveu:Comprar o quê? 500 milhões mal dá para o cego cantar.Goldendust Escreveu:https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/bcp-paga-juro-de-15-para-emitir-500-milhoes-em-divida-senior
Este dinheirinho será para ajudar as possíveis perdas com o malparado ou ir às compras ?
O grande interesse desta notícia é que o BCP consegue financiar-se no mercado a preços baratos e isso é muito bom.
Esta massa obtida a juro de 1,5% e com prazo de 7 anos vai direitinha para emprestar a juro de 10% ou mais.
Cumprimentos,
O Millennium Bank e o Novo Banco custaram menos do que isso e é em tempos de crise que se fazem os melhores negócios.
PIKAS Escreveu:Comprar o quê? 500 milhões mal dá para o cego cantar.Goldendust Escreveu:https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/bcp-paga-juro-de-15-para-emitir-500-milhoes-em-divida-senior
Este dinheirinho será para ajudar as possíveis perdas com o malparado ou ir às compras ?
O grande interesse desta notícia é que o BCP consegue financiar-se no mercado a preços baratos e isso é muito bom.
Esta massa obtida a juro de 1,5% e com prazo de 7 anos vai direitinha para emprestar a juro de 10% ou mais.
Cumprimentos,
Sempre a facturar

A volatilidade dos mercados é a maior aliada do verdadeiro investidor. - Warren Buffett
Comprar o quê? 500 milhões mal dá para o cego cantar.Goldendust Escreveu:https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/bcp-paga-juro-de-15-para-emitir-500-milhoes-em-divida-senior
Cumprimentos,
Pode bem ser recompra de accoes( proteger) mas de forma geral pode ser conta correntes
.
https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/bcp-paga-juro-de-15-para-emitir-500-milhoes-em-divida-senior

1. ponto atingido sem o rsi quase mexer, bons indicadores...bom volume 8 milhoes em 25 min promete
- Anexos
-
- bbbbb.png (37.54 KiB) Visualizado 6606 vezes
.
horario
- Anexos
-
- cccc.png (44.33 KiB) Visualizado 6790 vezes
.
para ja temos a tendencia para fechar o pequeno gap nos 0.1233 

- Anexos
-
- xxxxx.png (48.41 KiB) Visualizado 6774 vezes
.
Olhando para o Ibex a banca está com força 

Depois de uma saida a 0.1450, vejo novamente o rsi saudavel, 40 podia ter entrada a 0.11 qd esteve nos 30
Reentro hj na esperanca q pandemia tende a deminuir e a esperanca retorne no abrir do confinamento mais rapido.
Algumas conversas hj sobre bancos em portugal pode dar animo acima dos 0.12
Reentro hj na esperanca q pandemia tende a deminuir e a esperanca retorne no abrir do confinamento mais rapido.
Algumas conversas hj sobre bancos em portugal pode dar animo acima dos 0.12
.
Ruffus86 Escreveu:Diacono Escreveu:Acho que a questão das moratórias vai ter que ser tratada com pinças pois é muito delicada e já todos os órgãos supervisores sabem que a mesma poderá causar problemas graves.
Ainda acredito que haverá uma solução para que o mal parado não penalize assim tanto as contas dos bancos, de forma a salvagurdar a estabilidade do sistema bancário. Não me perguntem qual porque não sei...
Quanto ao BCP, também concordo que ao mínimo rumor pode disparar.
para baixo?
Vai depender do rumor

Diacono Escreveu:Acho que a questão das moratórias vai ter que ser tratada com pinças pois é muito delicada e já todos os órgãos supervisores sabem que a mesma poderá causar problemas graves.
Ainda acredito que haverá uma solução para que o mal parado não penalize assim tanto as contas dos bancos, de forma a salvagurdar a estabilidade do sistema bancário. Não me perguntem qual porque não sei...
para baixo?
Acho que a questão das moratórias vai ter que ser tratada com pinças pois é muito delicada e já todos os órgãos supervisores sabem que a mesma poderá causar problemas graves.