CTT - Tópico Geral
Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa
EAGLETRADER20 Escreveu:Uma coisa para já evidente na negociação desta cotada é que desde a queda forte , todos os dias tem feito lower highs diários bem visíveis no gráfico e sempre com volumes significativos. Mesmo ontem com vela verde a regra manteve-se .
Hoje , até agora para não fugir á regra o máximo de hoje é bastante inferior ao de ontem. Isto para mim pode significar que as vendas estão moderadas mas estão lá e só conseguem vender em patamares mais baixos. Especialmente num dia como hoje em que mercados estão fortes ou estáveis.
Enquanto esta situação de lower highs não mudar é mau sinal e poderá condicionar o titulo a níveis mais baixos enquanto não despertar uma forte motivação do mercado, quiçá nos níveis que alguns falam dos 4.80 ou 4.67 ou quiçá mais abaixo.
Até ultrapassar máximos de dias anteriores a fraqueza é evidente. I am out
Mas tens vontade de entrar nao? É que com a quantidade de vezes ao dia que postas aqui a dizeres que estás out, até parece que te estás a querer convencer. Nao leves a mal a pequena provocaçao.

- Registado: 17/7/2014 22:33
Parece que estao a forçar no entuito de acumular nota-se compras ate aos 5.04 e logo vem um travao nao a deixando subir.
.
É preciso viver..nao apenas existir.
- Registado: 19/2/2007 10:01
Uma coisa para já evidente na negociação desta cotada é que desde a queda forte , todos os dias tem feito lower highs diários bem visíveis no gráfico e sempre com volumes significativos. Mesmo ontem com vela verde a regra manteve-se .
Hoje , até agora para não fugir á regra o máximo de hoje é bastante inferior ao de ontem. Isto para mim pode significar que as vendas estão moderadas mas estão lá e só conseguem vender em patamares mais baixos. Especialmente num dia como hoje em que mercados estão fortes ou estáveis.
Enquanto esta situação de lower highs não mudar é mau sinal e poderá condicionar o titulo a níveis mais baixos enquanto não despertar uma forte motivação do mercado, quiçá nos níveis que alguns falam dos 4.80 ou 4.67 ou quiçá mais abaixo.
- Registado: 4/3/2008 9:17
Independentemente das oscilações de curto prazo que possam ocorrer no factor preço.
Do ponto de vista fundamental da empresa, olhando para os slides 4 (Receitas) e 7( EBITDA) dão uma perspetiva peculiar sobre o negócio dos CTT e constato que uma queda de 4% nas Receitas, tem um efeito imediato no EBITDA gerado na mesma proporção, que neste caso, foram colmatados por uma redução de custos (pessoal, imoveis).
Ver apresentação dos 9 meses de 2016: https://www.ctt.pt/contentAsset/raw-dat ... _FINAL.pdf
Assim sendo:
1) Até quando e até que montantes os CTT irão continuar a conseguir reduzir custos, por forma a manter o mesmo nivel de geração de EBITDA? Parece-me dificil.
Ainda para mais face à recente noticia de redução de papel por parte do estado.
2) De acordo com o Guidance de 27 de Janeiro: https://www.ctt.pt/contentAsset/raw-dat ... Inode=true
Então temos um impacto negativo de um adicional de 15M€ a 25M€ nos RL de 2017 em diante (Mantendo-se a restante atividade igual). Significa isto 40M€ a 60M€ de resultados liquidos gerados anualmente no futuro (EPS0.0,27 a 0.40)? Neste cenário, esta dividend yield stock deixaria ser tão apelativa face aos quase 10% de dividendo que atualmente apresenta.
Fica aqui pensamento para fomentar a troca de ideias!
Do ponto de vista fundamental da empresa, olhando para os slides 4 (Receitas) e 7( EBITDA) dão uma perspetiva peculiar sobre o negócio dos CTT e constato que uma queda de 4% nas Receitas, tem um efeito imediato no EBITDA gerado na mesma proporção, que neste caso, foram colmatados por uma redução de custos (pessoal, imoveis).
Ver apresentação dos 9 meses de 2016: https://www.ctt.pt/contentAsset/raw-dat ... _FINAL.pdf
Assim sendo:
1) Até quando e até que montantes os CTT irão continuar a conseguir reduzir custos, por forma a manter o mesmo nivel de geração de EBITDA? Parece-me dificil.
Ainda para mais face à recente noticia de redução de papel por parte do estado.
2) De acordo com o Guidance de 27 de Janeiro: https://www.ctt.pt/contentAsset/raw-dat ... Inode=true
Então temos um impacto negativo de um adicional de 15M€ a 25M€ nos RL de 2017 em diante (Mantendo-se a restante atividade igual). Significa isto 40M€ a 60M€ de resultados liquidos gerados anualmente no futuro (EPS0.0,27 a 0.40)? Neste cenário, esta dividend yield stock deixaria ser tão apelativa face aos quase 10% de dividendo que atualmente apresenta.
Fica aqui pensamento para fomentar a troca de ideias!
- Registado: 14/5/2014 11:59
luislobs Escreveu:Dinamicadomercado Escreveu:luislobs Escreveu:..pode fechar o gap será?
-
Ainda deve ter muito que andar para fechar o gap.
Com dividendo de '0.47cts acho muito apetecivel no curto prazo
O dividendo não me diz nada. Se hipoteticamente desvalorizasse mais 1 euro e eu recebesse 34 cêntimos livres de impostos , era mau negocio.
Ficava na mesma agarrado ao titulo para deixar para os netos e com 34 cêntimos no bolso.
Não quer dizer que vá acontecer , mas já aconteceu por exemplo na PTC que tinha excelente dividendo, e eu nunca sei onde param as quedas.
Mas eu também não sou acionista que faça parte de nenhuma administração. Só quero tirar a melhor valorização possível do meu capital.
luislobs Escreveu:Com dividendo de '0.47cts acho muito apetecivel no curto prazo
Pensa de outra forma.
luislobs Escreveu:Parece que as vendas massivas acabaram, convinha uma vela verde para acalentar animos, pode fechar o gap será?
-
Pela negociação não me parece que as vendas fortes tenham terminado, não devem é querer vender abaixo de 5 e como existe pouco comprador, parece me que vendas existem mas estão estrategicamente e calmamente bem posicionadas , senão não existia uma forte barreira de venda.
Dinamicadomercado Escreveu:luislobs Escreveu:..pode fechar o gap será?
-
Com dividendo de '0.47cts acho muito apetecivel no curto prazo
.
luislobs Escreveu:..pode fechar o gap será?
-
Parece que as vendas massivas acabaram, convinha uma vela verde para acalentar animos, pode fechar o gap será?
-
-
.
EAGLETRADER20 Escreveu:.... para já não quero nada com o titulo enquanto esta fraqueza se mantiver.

DIXIE17 Escreveu:EAGLETRADER20 Escreveu:Esta acção começa a parecer uma acção boa para ter na carteira e esquecer.
Depois de 1 dia de subida como ontem, mercado nacional forte , mercado internacional estável e mesmo assim esta cotada consegue ir á base dos 5 euros , e cada vez o vendedor estar mais forte e titulo recuar.
Estou para ver quando tivermos dias de queda .
É uma fraqueza neste momento só compreensível se grandes investidores continuarem a sair , mas com mais calma ou as expectativas dos investidores estiverem mesmo muito baixas .
Eu já apliquei stop-loss e sai nos 5.02.
Para já isto é mais do mesmo. Pode ser que um dia mude
A minha dúvida,
para curto prazo é:
-Será q está a ganhar força desde os €5: para subir?
-Ou se estará a ganhar folgo desde os €5: para descer ainda mais, talvez os €4,80?
Muito sinceramente , enquanto andar esta barreira de venda e falta de apetite no titulo, nem quero olhar para ele.
Só quando evidenciar força sem sombra de duvidas .
Mas se estas vendas forem para continuar parece me que poderá ser para fazer novos mínimos.
Depois do dia de ontem, e face a indicadores técnicos pensei que mercado apostasse numa recuperação, mas vendas estão implacáveis e bem posicionadas.
ENtrei a 5.045 e sai a 5.02 e para já não quero nada com o titulo enquanto esta fraqueza se mantiver.
EAGLETRADER20 Escreveu:Esta acção começa a parecer uma acção boa para ter na carteira e esquecer.
Depois de 1 dia de subida como ontem, mercado nacional forte , mercado internacional estável e mesmo assim esta cotada consegue ir á base dos 5 euros , e cada vez o vendedor estar mais forte e titulo recuar.
É uma fraqueza neste momento só compreensível se grandes investidores continuarem a sair , mas com mais calma ou as expectativas dos investidores estiverem mesmo muito baixas .
Bom dias a todos
somente cheguei agora , verifico que os CTT estão em consolidação,penso que é este o termo. Acho que durante algum tempo, se não sairem noticias favoraveis ou desfavoraveis ela irá andar entre 4,90/5,10. Não esquecer que hoje é ultimo dia da semana, nota-se pouco volume na acção, daí que varia muito pouco entre maximo e minimo
lito
- Registado: 29/11/2007 9:45
EAGLETRADER20 Escreveu:Esta acção começa a parecer uma acção boa para ter na carteira e esquecer.
A minha dúvida,
para curto prazo é:
-Será q está a ganhar força desde os €5: para subir?
-Ou se estará a ganhar folgo desde os €5: para descer ainda mais, talvez os €4,80?

Esta acção começa a parecer uma acção boa para ter na carteira e esquecer.
DIXIE17 Escreveu:Concordo o nosso amigo @Perseu é talvez um dos q faz melhor analises técnicas q anda por aqui. Votos de agradecimento por esse trabalho. É um gosto lêr as analises dele, vai-se sempre aprendendo um pouco mais...![]()
Saudações cordiais
Boas analises fazem aqueles tipos dos Ptarget ( Devem ser pagos a peso de ouro) , que é balas de Prata , Balas de Ouro, trevos de quatro folhas , Strong Buy.
Essas sim são analises que devem ter fundamento no nível de astrologia .
Se até eu percebi pelo relatório que a situação não era risonha , não percebo as análises destes tipos.
Se o Target em termos fundamentais era o que eles afirmaram, agora podiam comprar uns milhões e ficavam ricos .
Pode ser que as pessoas aprendam a não voltar a incorporar Ptargets nas decisões de investimento e deixem de lhes dar qualquer credito.
Concordo o nosso amigo @Perseu é talvez um dos q faz melhor analises técnicas q anda por aqui. Votos de agradecimento por esse trabalho. É um gosto lêr as analises dele, vai-se sempre aprendendo um pouco mais...
Saudações cordiais

Saudações cordiais
@ Amigo Perseu, obrigado pela tua análise/explicações, das mais "cientificas" que se vêm por aqui, em claro contraste com as outras "ciências" dominadas pela "bola de cristal"..
A ciência do palpite certeiro está no momento em que é feito ... como diria João Pinto "prognósticos ... só no fim do jogo"
Dixie, essa questão foi discutida aqui viewtopic.php?f=3&t=82717&start=2925#p1264971
Cumprimentos e bons negócios
Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Curiosidades:
Ontem estive á conversa com o meu carteiro sobre o estado dos CTT, e dp tagalerar um pouco, ele foi-me dizendo que entre serviços de carteiros desde há 2 anos todos têm sentido uma diminuição significativa da expedição de cartas por parte, em geral, dos serviços do Estado, e existe algum receio entre Carteiros q essa tendência se mantenha e isso possa ter algum impacto nos resultados presentes e futuros da empresa.
-Talvez tenha aí encontrado um dos motivos pela qual surgiu recentemente(desde há 8-9meses) alguma desconfiança por este papel....
Ontem estive á conversa com o meu carteiro sobre o estado dos CTT, e dp tagalerar um pouco, ele foi-me dizendo que entre serviços de carteiros desde há 2 anos todos têm sentido uma diminuição significativa da expedição de cartas por parte, em geral, dos serviços do Estado, e existe algum receio entre Carteiros q essa tendência se mantenha e isso possa ter algum impacto nos resultados presentes e futuros da empresa.
-Talvez tenha aí encontrado um dos motivos pela qual surgiu recentemente(desde há 8-9meses) alguma desconfiança por este papel....

Entrada com 25% capital nos CTT aqui perto dos mínimos. Stop loss 4.93
Ontem foi 1º dia de recuperação e com indicadores nos mínimos enquadra-se na minha estratégia de entrada.
Parece me que grandes vendas já terminaram, agora deve fluir a negociação normal. Deve consolidar nesta zona dos 5 e posteriormente fazer uma recuperação maior.
Ontem foi 1º dia de recuperação e com indicadores nos mínimos enquadra-se na minha estratégia de entrada.
Parece me que grandes vendas já terminaram, agora deve fluir a negociação normal. Deve consolidar nesta zona dos 5 e posteriormente fazer uma recuperação maior.
jinx Escreveu:
Caro Perseu,
Hoje viu-se que a ação negociou quase sempre acima dos 5€ .. será também uma extrapolação lógica dizer que o suporte/resistência poderá ser o preço da OPV descontado o dividendo bruto ? Sendo que, sem mais sobressaltos, o mercado terá já descontado no valor da ação os resultados menos positivos das contas a apresentar em 9 de março e, se continuar a lateralizar (subindo/descendo sem grande expressão), podemos esperar que próximo da data do dividendo o preço suba até ao valor da OPV? Será isto uma extrapolação lógica ou astrologia ou um misto?
Boa noite Jinx,
Vou-te dar a minha interpretação de resistências CTT e peço-te para veres as mesmas no gráfico CTT (em baixo). Por outro lado, anexo o benchmark apenas com as 2 Bears por mim correlacionados » Psi20 e Royal Mail (porque no sector dos serviços postais/para financeiros existem sobretudo ações Bull)»
É bem mais fácil identificar porque, ao contrário dos suportes (numa ação em mínimos históricos), nas resistências, temos um histórico padronizado e recente com 3 pontos patentes e incontornáveis no gráfico. Começo pelo mais significativo » Se a ação ultrapassar os 6,05 euros (sinal Bull fortíssimo), significaria o rompimento consecutivo de 4 factores/resistências decisivas: 6,05 início do Gap down massivo + MMS100/ 5,95 MMS20 / 6,07 MMS50 » Seria sinal que tinha fechado o gap por inteiro. Seria por mim interpretado como um sinal de inversão de tendência de Médio Prazo.
Acima daquele, teríamos os 6,62 » correspondentes ao Topo anterior, e que funcionaria como confirmação da Tendência (próximo da resistência móvel da MMS200 nos 6,71.
A resistência primordial localizar-se-ia nos 5,66 (correspondente à Base do Gap de abertura e sobretudo como corolário da superação de uma "war zone" entre os 5,30 e os 5,5, em que a liquidez e o antagonismo Bear/Bull estiveram bem patentes.
Sobre o surgimento e mini confirmação do suporte nos 5 euros, a tua questão faz sentido pela "memória do preço" (ou seja dezenas de milhares de e investidores compram na OPV a 5,52/recebem o dividendo e o subconsciente considera que só perdem dinheiro se ela descer dos 5 euros e por isso defendem aí o preço), mas eu julgo que corresponderá mais ao impacto do round number, a princípios de saturação da queda e ao target a que os shorts se propunham ab initio. O que não impede que ainda deveria existir, a breve trecho, uma tentativa de rebentar com o suporte dos 4,80 (paradoxalmente, por ter tanto de atractivo...como de saudável para a ação).
Sobre a questão do desconto no preço, toda a informação, após processamento, tende a ser descontada (assumindo 1 competência mínima dos agentes, diria que já está integralmente descontada). Como os próprios CTT pré-anunciaram claramente que o Ebitda iria diminuir pouco mais de 4%, afectando a rentabilidade provavelmente 2 pontos % acima, e que o crescimento da facturação vai ser conseguido via banco CTT (mas a rentabilidade num banco em nascimento e crescimento acelerado só surgirá apartir de 2018, fruto do investimento incessante). 48 cents de dividendo agora e para o ano, especulo entre 36 e 42 cents.
Nesse banco acontece uma coisa "saudável" (e que eu não contava), a confiança dos clientes é tal, que a abertura de contas e os depósitos crescem a um ritmo bem positivo, mas em contraponto o crédito ainda é inexpressivo (crédito tout court, crédito auto, crédito imobiliário). Imagino que estes primeiros clientes serão as gerações sucessivas de "poupadinhos da classe média-baixa e média" num país de endividados, que compravam nos CTT os Certificados de Aforro e que vêm ali uma forma de a) reforçar a relação bancária com os "laboriosos carteiros" em quem confiam e que "só trabalham com particulares"; b) Fugir da Banca tradicional pela memória de vendas abusivas, de imparidades por assumir, de jogadas contabilísticas, pela incapacidade de assumirem um novo resgate Nacional porque estão carregados de dívidas de empresas falidas e porque estão carregadas de "Lixo da República". Ao fim e ao cabo, revêm-se mais no GC humilde do fato Zara, que ganha 1,3 salário mínimo + comissões e que só vende/conhece produtos básicos, do que no GC burguês do Fato Boss, que ganha 7 salários mínimos + comissões + carro + prémios + SegSau e que só tenta vender o que lhe dá mais "comichões"/e que tenta sobretudo vender produtos complexos dos quais diz perceber tudo.
Technical analysis trends.
Short Term Mid-Term Long Term
Trend Bearish Bearish Bearish
Resistance 5,66 6,05 6,62
Spread/Res. -10% -16% -23%
Spread/Supp. 1,4% 1,4% 8,5%
Support 5,00 5,00 4,67
No UK tornou-se escandalosa a perda de 10% no Royal Mail num ano, agora imagina os investidores nos "defensivos" CTT com uma perda de 40% no período (mesmo os 48 cents de dividendo já não servem sequer para mitigar a frustração de dezenas de milhares de pequenos investidores que vêm a ação cair em apenas 14 meses de 10,5 em máx. para 5).
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
_Noah Escreveu:Creio que, os € 5,00 seguraram a cotação, pelo menos por agora.
Se olharmos para o gráfico semanal, conseguimos ver que, até ao momento nunca o papel se aproximou tanto da BB inferior, embora o RSI já tivesse conhecido valores mais baixos.
No gráfico diário, acredito que os movimentos de descida já se tenham esgotado.
Claramente os € 5,30 - € 5,35 são uma resistência, embora algo inócua. Os € 5,50 serão sim, uma clara barreira.
Não acredito que feche o GAP, no primeiro movimento de ataque à zona dos € 5,50, poderá eventualmente ultrapassar essa marca até aos € 5,65, e retrairá de seguida.
_Noah
eu já disse isto da JMT há 2 anos e enganei-me meia culpa!, mas num negocio como o dos ctt em queda, e com um banco que ainda tem que começar a cobrar comissões e fazer muito credito para ser rentavel, eu não aguro nada de muito brilhante, mas posso estar errado

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Creio que, os € 5,00 seguraram a cotação, pelo menos por agora.
Se olharmos para o gráfico semanal, conseguimos ver que, até ao momento nunca o papel se aproximou tanto da BB inferior, embora o RSI já tivesse conhecido valores mais baixos.
Claramente os € 5,30 - € 5,35 são uma resistência, embora algo inócua. Os € 5,50 serão sim, uma clara barreira.
Não acredito que feche o GAP, no primeiro movimento de ataque à zona dos € 5,50, poderá eventualmente ultrapassar essa marca até aos € 5,65, e retrairá de seguida.
_Noah
_Noah
- Anexos
-
- semanal.png (123.02 KiB) Visualizado 6039 vezes
-
- diário.png (137.22 KiB) Visualizado 6039 vezes
When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
lito Escreveu:Marco Antonio desculpa lá
mas as pessoas não investem na bolsa de variadissimas formas e opiniões. Aliás, não achas que a bolsa é um jogo irracional, de emoções de momento, então porque +e que queres que justifique o injustificavél. (...)
Bom, eu é que peço desculpa porque, sinceramente, não quero saber o que é para ti a bolsa. Não neste ponto nem nestes moldes.
Enquanto moderadores, eu e o Ulisses estamos a pedir-te algo muito simples: que cumpras as normas do forum.
lito Escreveu:Além dos mais este forum precisa de movimento durante o dia.
Enquanto moderadores e administradores deste espaço há 14 anos estamos em condições de saber o que o espaço precisa e decidir que rumo deve seguir.
A tua participação é bem-vinda enquanto respeitares as normas do forum. Não se abrem excepções de cada vez que um participante decide unilateralmente o que é que o espaço precisa e que as regras não se aplicam a eles. Por definição, esse seria um espaço sem regras e não moderado.
Movimentos têm de ser fundamentados. Para movimentos sem explicação basta abrir um streamer. O forum não é um streamer, é um espaço de discussão!
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, darkreflection, Google [Bot], Jonas74, Manchini888, OCTAMA, PacoNasssa, Pmart 1, Tiago2006 e 201 visitantes