BCP - Tópico Geral
Re: BCP - Novo Tópico Geral
MarcoAntonio Escreveu:Investbem Escreveu:Se me permitem a opinião, so acho que seja proveitoso, imaginemos que tem 3000 direitos, vende-los por exemplo a 0.099€ e recomprar o mesmo numero de direitos a cerca de 0.060. Ganhando assim 1170€ e fica com o mesmo numero de direitos para exercer.
Investebem, penso que te equivocaste nos valores...
![]()
Mas, mais importante, o contexto daquela questão é a venda de parte dos direitos para ir ao aumento de capital com o resultado dessa venda no que resta dos direitos. Basicamente, converter os direitos em acções novas sem injectar mais dinheiro no BCP e manter a posição sensivelmente semelhante à pré-aumento.
Vender direitos e recomprar resulta em "ir ao AC" (injectar novo capital na acção).
Havia outra alternativa que era vender todos os direitos e com o resultado da venda comprar imediatamente acções. Mas tende a ser mais penosa em termos fiscais (a menos que haja vendas de acções com menos valias para compensar).
Não, os valores estão correto.
Mas mesmo que queira exercer os direitos a que tem direito

Em relação à parte fiscal, é como qualquer outra mais valia, 28%. Tomara eu pagar muitos milhares de euros por ano de impostos sobre as mais valias...

Cordiais cumprimentos
Investbem
Investbem
luislobs Escreveu:Pata para quem adquire direitos agorA pela primeira vez para trading nao conta como 100% mais valias?
para quem compra agora a mais valia obviamente nao existe no direito mas vai existir na acao nova a 0,094 e é o conjunto que irá fazer efeito no IRS.
compras 1 direito e vendes a 0 = 0,80 de menos valia.
as 15 acoes adquiridas a 0,094 e vendes a 0,15 = 0,15x15=0,84 tivest uma mais valia de 0,04 no IRS.
Editado pela última vez por NaoSei em 20/1/2017 16:28, num total de 1 vez.
- Registado: 8/10/2008 11:04
Investbem Escreveu:Se me permitem a opinião, so acho que seja proveitoso, imaginemos que tem 3000 direitos, vende-los por exemplo a 0.099€ e recomprar o mesmo numero de direitos a cerca de 0.060. Ganhando assim 1170€ e fica com o mesmo numero de direitos para exercer.
Investebem, penso que te equivocaste nos valores...

Mas, mais importante, o contexto daquela questão é a venda de parte dos direitos para ir ao aumento de capital com o resultado dessa venda no que resta dos direitos. Basicamente, converter os direitos em acções novas sem injectar mais dinheiro no BCP e manter a posição sensivelmente semelhante à pré-aumento.
Vender direitos e recomprar resulta em "ir ao AC" (injectar novo capital na acção).
Havia outra alternativa que era vender todos os direitos e com o resultado da venda comprar imediatamente acções. Mas tende a ser mais penosa em termos fiscais (a menos que haja vendas de acções com menos valias para compensar). Além disso a cotação da acção está cerca de 4% acima do custo via direitos.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
luislobs Escreveu:Pata para quem adquire direitos agorA pela primeira vez para trading nao conta como 100% mais valias?
Nesse caso não, conta o valor de aquisição.
Cordiais cumprimentos
Investbem
Investbem
Luís, se pagaste por eles, o custo é esse valor. Se os recebeste "de graça", é considerado como tendo tido custo zero.
MarcoAntonio Escreveu:frosasantos Escreveu:MArco podes esclarecer uma coisa pois vejo tantos comentários sobre diluição, recomprar, blah, blah, blah.
quem quer vender parte e comprar outra, fazer a 0,8 ou 1,2 nos direitos é indiferente tendo em consideração que não há divergencias cotacao/direitos como ontem na abertura? fazer isso hoje ou amanha (suba ou desca) é igual ou não?
Pressupondo que os direitos e acções estão equilibrados, é "preferível" vender mais alto como é óbvio (simplesmente porque o que se têm em mão tem mais valor no mercado) e o resultado final é um maior volume de acções. Mas isto ignora divergências entre cotação e direitos, portanto na prática é um pouquinho mais complicado: vender direitos pode nem ser a melhor opção de todo.
Se me permitem a opinião, so acho que seja proveitoso, imaginemos que tem 3000 direitos, vende-los por exemplo a 0.099€ e recomprar o mesmo numero de direitos a cerca de 0.060. Ganhando assim 1170€ e fica com o mesmo numero de direitos para exercer.
Cordiais cumprimentos
Investbem
Investbem
A suspensão dos curtos não está a afectar o equilibrio entre direitos e cotação do BCP (a disparidade tem-se situado em valores semelhantes aos de ontem, ainda assim acima do normal).
Cotação do BCP: 0.1538
Custo via direitos: 0.805 --> 0.1477 (-4.0%)
Cotação do BCP: 0.1538
Custo via direitos: 0.805 --> 0.1477 (-4.0%)
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Pata para quem adquire direitos agorA pela primeira vez para trading nao conta como 100% mais valias?
.
É preciso viver..nao apenas existir.
É preciso viver..nao apenas existir.
- Registado: 19/2/2007 10:01
frosasantos Escreveu:MArco podes esclarecer uma coisa pois vejo tantos comentários sobre diluição, recomprar, blah, blah, blah.
quem quer vender parte e comprar outra, fazer a 0,8 ou 1,2 nos direitos é indiferente tendo em consideração que não há divergencias cotacao/direitos como ontem na abertura? fazer isso hoje ou amanha (suba ou desca) é igual ou não?
nao.
quanto mais caro venderes o direito, mais acoes podes comprar mesmo que compres com o dinheiro da venda do direito, isto porque o direito tem uma parte muitissimo grande da acao antiga.
vender 13.753 a 0,793=10907€, comprar acoes a 0,1469 com 10907 / 0,1469 = 74247 acoes ao mercado num mercado perfeito
vender 13.753 a 0,999=13744€, comprar acoes a 0,1606 com 13744 / 0,1606 = 85579 acoes ao mercado num mercado perfeito
E atenção ao efeito fiscal: os direitos estão registados com custo zero. A venda do direito é toda mais-valia taxável.
frosasantos Escreveu:MArco podes esclarecer uma coisa pois vejo tantos comentários sobre diluição, recomprar, blah, blah, blah.
Pressupondo que os direitos e acções estão equilibrados, é "preferível" vender mais alto como é óbvio (simplesmente porque o que se têm em mão tem mais valor no mercado) e o resultado final é um maior volume de acções. Mas isto ignora divergências entre cotação e direitos, portanto na prática é um pouquinho mais complicado: vender direitos pode nem ser a melhor opção de todo.
MArco podes esclarecer uma coisa pois vejo tantos comentários sobre diluição, recomprar, blah, blah, blah.
- Registado: 4/9/2015 12:25
Xadrezinho Escreveu:cmsbarros Escreveu:Boas,
Tenho desde o início os direitos à venda por 1,05
Acham totalmente irrealista?
Não é uma questão de realismo ou irrealismo, depende da vontade do mercado e da procura/oferta...
tenho os meus a 0,99x, tambem nao sei se lá vai, mas minimiza a minha diluicao.
PIKAS Escreveu:Boas,
Estando a ver as vendas de direitos, parece-me que são ainda os pequenos acionistas a vender os seus direitos e a organizarem a sua vida.
Mesmo assim, a cotação dos direitos tem tido um comportamento excepcional.
Ainda não chegamos às compras de 50k em sequência ( talvez lá para terça-feira ).
Cumprimentos,
50k em sequencia? podes-me explicar isso? é que ja vi duas com pouco intervalo e estranhei estarem em ordens de compra ?
Caros, essas não são discussões para manter no tópico, continuem a discussão por mensagem privada, e-mail ou outro meio qualquer.
joamarques Escreveu:ativo Escreveu:O aumento de capital não lhe agradou? Pois é, mas já há muito tempo que estava "prometido" ...
engana-se senhor, engana-se.joamarques Escreveu:
E venha de lá o aumento de capital que está tão desejoso. Pergunta-se "quem vai?", eu respondo, eu vou. Não tenho vergonha de admitir e nem escondo a ninguém o que tenho em acções, umas com lucro, outras com prejuízo, mas lhe digo que o dinheiro é meu e não admito que ninguém, nem mesmo o Sr., me faça passar por parva com as suas palavras, assobios, óculos escuros e afins, por eventualmente (sim, até ao momento é eventualmente) ter cometido um erro de investidora.
escrevi isto no final de agosto. Como também eu sou organizada nas minhas ideias lhe digo o que o sr tanto afirma, "não coloque na minha boca coisas que eu não disse".
e pronto, prometi não responder mas sou educada e respondi!
beijinhos
Prometeu em tempos, quando escreveu mais um "post" de "descasca", que seria um dos seus últimos "posts". Desde então já escreveu vários "posts" no Fórum, de "descasca", porque precisa disso para descarregar a sua bílis.

Prometeu no seu "post" anterior que não respondia e respondeu.

O que a senhora promete não vale nada e, claro, não é para se escrever!
Um conselho: não prometa nada!
Fiz-lhe uma promessa e estou convicto de que a vou poder cumprir!
E, sabe, acho que o aumento de capital não lhe agradou mesmo nada!!!

Editado pela última vez por Ativo em 20/1/2017 15:37, num total de 1 vez.
cmsbarros Escreveu:Boas,
Não é uma questão de realismo ou irrealismo, depende da vontade do mercado e da procura/oferta...
- Registado: 1/7/2011 13:24
Boas,
Estando a ver as vendas de direitos, parece-me que são ainda os pequenos acionistas a vender os seus direitos e a organizarem a sua vida.
Ainda não chegamos às compras de 50k em sequência ( talvez lá para terça-feira ).
Cumprimentos,
Cumprimentos,
- Registado: 23/8/2006 18:53
joamarques Escreveu:artista_ Escreveu:ativo Escreveu:Lamento, mas não consigo ser tão ingénuo a ponto de pensar que hoje teria havido almoços grátis na Bolsa e que continuaria a haver amanhã, e depois de amanhã e depois depois de amanhã ... se se pudesse "shortar" no BCP!!!
Não precisas de ser ingénuo, precisas é de menos arrogância. Ou sabemos que isso não é assim por esta e/ou aquela razão (e eu não tinha qualquer problema em mudar de opinião) ou não fazemos comentários Irónicos/sarcásticos sobre o assunto...
EDIT: Quanto ao resto o Dr Tretas já disse tudo...
não estará relacionado com o que está em baixo a ironia/sarcasmo e arrogância? este senhor desde que veio para aqui falar das suas compras de ações tem participado muito mais do lado dos otimistas. Mas acredito que ver 40% esfumar-se ontem logo de manhã provoque calafrios em alguém que afirmou quando estava por cima: "A Bolsa mais do que uma questão de preço é, sobretudo, uma questão de "timing" " e viu, no dia seguinte, o tiro sair-lhe pela culatra. Quanto mais isto recuperar mais a atitude mudará. Nem acho que seja pelo dinheiro, julgo mesmo ser por estar a perder. Como vou ser apontada como outsider, que tinha prometido estar calada, fica já aqui escrito que não irei responder.
beijinhosativo Escreveu:Em 10/01/2017, dei um importante sinal ao mercado:ativo Escreveu:Comunicado ao mercado: o "ativo" comprou BCP a 0,927 euro, há minutos atrás.
![]()
No mesmo dia escrevi:ativo Escreveu:O aumento de capital do BCP de cerca de 1500 milhões de euros, incluindo o aumento de capital do BCP subscrito pela Fosun, foi sendo descontado ao longo do tempo e, na minha opinião, mais coisa, menos coisa, está descontado!
Em 12/01/2017, reforçei a mensagem:ativo Escreveu:Anteontem, tinha comprado 1100 ações do BCP. Hoje comprei mais 1050 ações! No meu entender está na altura de se ir comprando, devagarinho ...
Acredito que a Sonangol vai, pelo menos, acompanhar o aumento de capital.
Tendo ainda comprado mais algumas ações e tendo vendido ontem todas as ações compradas, como declarei,ativo Escreveu:Comunicado ao mercado: fecho da posição em ações a 0,1580 euro.
se amanhã vendesse todos os direitos de subscrição do aumento de capital, ao preço teórico de 1,005 euro, seria realizada uma mais valia superior a 950 euros. Nada mau ...
Dou conhecimento disto para que certas "cabecinhas" percebam que por ter tido, durante muito tempo, uma perspetiva pessimista relativamente à evolução da cotação do BCP isso não me impede de comprar ações do BCP quando entendo que terá chegado a hora disso. Entendido?
A Bolsa mais do que uma questão de preço é, sobretudo, uma questão de "timing" ...
ativo Escreveu:Mais uma vez a senhora intervém neste tópico do Fórum, não para dizer alguma que se aproveite relativamente ao título objeto deste tópico, mas, sim, para "descascar", que é efetivamente o que gosta de fazer e a motiva a intervir esporadicamente no Fórum.
Quanto à minha compra de ações, os direitos de subscrição do aumento de capital por elas conferidos serão exercidos.
Cara senhora estou convicto de que a compra que efetuei se revelará futuramente lucrativa. Está em curso um aumento de capital, é preciso perceber isso, é um contexto espeecial. É preciso ter calma! O pós-aumento de capital certamente fará com que a minha compra se revele lucrativa.
Prometo-lhe, desde já, que quando vender as ações, como espero, com lucro, notificarei a senhora disso!
O aumento de capital não lhe agradou? Pois é, mas já há muito tempo que estava "prometido" ...
Tente se distrair, está frio, mas vá passear ... no fim de semana, para descarrgar a bílis.
joamarques Escreveu:ativo Escreveu:O aumento de capital não lhe agradou? Pois é, mas já há muito tempo que estava "prometido" ...
engana-se senhor, engana-se.joamarques Escreveu:
E venha de lá o aumento de capital que está tão desejoso. Pergunta-se "quem vai?", eu respondo, eu vou. Não tenho vergonha de admitir e nem escondo a ninguém o que tenho em acções, umas com lucro, outras com prejuízo, mas lhe digo que o dinheiro é meu e não admito que ninguém, nem mesmo o Sr., me faça passar por parva com as suas palavras, assobios, óculos escuros e afins, por eventualmente (sim, até ao momento é eventualmente) ter cometido um erro de investidora.
escrevi isto no final de agosto. Como também eu sou organizada nas minhas ideias lhe digo o que o sr tanto afirma, "não coloque na minha boca coisas que eu não disse".
beijinhos
- Registado: 24/8/2015 10:26
Boas,
artista_ Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:artista_ Escreveu:Não?? então se for permitido shortar BCP e eu comprar direitos correspondentes ao mesmo número de ações que shorto não tenho um ganho garantido se a discrepância entre o valor dos direitos e das ações for grande?! Tens de me explicar como é que não..
Calma, é um nadinha mais complicado que isso...
Há um diferencial imediato, mas há riscos adicionais.
Os direitos "correspondem" a acções que não serão negociáveis até 9 de Fevereiro (neste caso) portanto apesar do facto das acções se equivalerem (vão-se fundir) os riscos não são exactamente iguais dado que umas podes negociar a qualquer momento e as outras não.
Por essa razão é que as acções via direitos tendem quase sempre a ser qualquer coisa mais baratas e não o oposto (tipo 1 ou 2%, mas pontualmente pode ser mais). Porque são as via direitos que têm mais limitações. Isto cria uma pressão maior do lado dos direitos, a menos que o mercado esteja eufórico ou extraordinariamente optimista.
Isso é indiferente, se entretanto cairem ganho nos shorts o que vou perder nas ações quando as puder vender, se subirem perco nos shorts aquilo que ganharei nas ações... se a discrepância for grande eu fico sempre com uma posição igual de cada lado, uma do curto outra do longo, podem variar o que quiserem que o ganho está garantido à partida.
ativo Escreveu:artista_ Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:
Não, não é indiferente. Uma coisa é teres acções que podes negociar a qualquer momento, outra coisa é teres acções que só podes negociar a partir de uma certa data. E não é possível shortar as acções futuras (mecanicamente). Estamos perante um aumento de capital, não podes shortar acções que ainda não existem, a capacidade para shortar é limitada. O equilíbrio entre acções e direitos não resulta apenas do short, há outros mecanismos e pressões a ocorrer, shortagem é apenas um... de resto, mesmo sem shorts os valores tenderiam a priori para o equilibrio.
Pelos vistos acabaram com a possibilidade de shortar o BCP... o que é que interessa eu poder negociar ou não as ações? Eu shorto o equivalente a 10.000 ações do BCP ao preço do mercado atual, suponhamos que a 0,1430. Ao mesmo tempo compro direitos suficientes para exercer a compra das mesmas 10.000 ações no AC, digamos que cada ação me ficará por 0,1370. Se eu comprar com desconto ele vai manter-se sempre. Em princípio até seria provável que vendesse antes, mas admitamos que mantinha o short e resolvia exercer os direitos comprado as 10.000 novas ações. Quando as novas ações fossem admitadas à cotação eu estaria a ganhar o diferencial, descontado das comissões e outros custos que, como já disse lá atrás, teriam de ser tidos em conta.
(...)
Colocada a coisa nesses termos parece que descobriste algo que mais ninguém terá visto. A ser assim, hoje teria havido almoços grátis na Bolsa, ou seja, teria sido possível investir na Bolsa com a garantia de ganho certo!
Amanhã já não haverá almoços grátis na Bolsa, em virtude de terem sido suspensos os "shorts" no BCP no dia de amanhã. É isso?
Não achas que, se as coisas fossem tão simples como descreves, grandes investidores profissionais se teriam banqueteado com um almoço grátis, hoje, na Bolsa?
Não achas que certamente haverá algo, que tu não estejas a ver, que impeça, de algum modo, que essa operação tal como tu a descreveste se posssa realizar ou assegure garantidamente um lucro na Bolsa?
ativo Escreveu:artista_ Escreveu:
Ou seja apenas suspeitas que não seja assim, não sabes porquê, muito menos como mas achas que não é assim!![]()
![]()
Na realidade, se lesses com atenção verias que a coisa não é tão fácil como parecia, sobretudo porque aparentemente a diferença não é tão grande como alguns sugeriram. Ou então a diferença foi realmente muito grande (hoje estive muito ocupado e nem tenho ações do BCP) e foi exatamente à custa de gente que andou a comer almoços grátis que a diferença se esbateu... sendo agora de 4% parece-me algo muito menos atrativo (do que o 7, 8 13 que vi para ai escritos) tendo em conta que haverá mais comissões e juros a pagar...
Lamento, mas não consigo ser tão ingénuo a ponto de pensar que hoje teria havido almoços grátis na Bolsa e que continuaria a haver amanhã, e depois de amanhã e depois depois de amanhã ... se se pudesse "shortar" no BCP!!!
artista_ Escreveu:
Não precisas de ser ingénuo, precisas é de menos arrogância. Ou sabemos que isso não é assim por esta e/ou aquela razão (e eu não tinha qualquer problema em mudar de opinião) ou não fazemos comentários Irónicos/sarcásticos sobre o assunto...
(...)

Não se trata de arrogância, trata-se, sim, de não ser ingénuo: não acredito que na Bolsa se possa descobrir a pólvora!!!
Kumbaia my lord Escreveu:Preciso da opinião urgente da parte dos entendidos.
A minha situação é a seguinte, tenho 80k enterrados nos bcp até ao dia de hoje.
Tenho 12mil direitos a exercer por 17mil eur
Se não exercer recebo 10mil euros e saio com menos valias de 70k
Se acompanhar o AC fico com 200mil accoes e passo a ter 100k enterrados, o que me dá um preço medio de 0,50c por accao
Se comprar mais direitos posso baixar o meu preço médio e ganhar uma posiçao maior na esperança de recuperar o € mais rapido e ganhar mais com dividendos mas estou muito céptico face à ideia de meter mais dinheiro.
Alguem me pode ajudar???
Já muitos lhe responderam, eu só queria chamar a atenção para a parte destacada a negrito, que dá a entender que se não exercer os direitos recebe logo a maquia.
ATENÇÃO tens de os vender no mercado para receber se não estás a deitar dinheiro ao lixo.
Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
luislobs Escreveu:essa historia do ..paga almocos è simples,
quem tiver agora 150000 accoes do bcp vende agora ja a 0.015 faz 22500 euros, imediatamente da ordem de compra de 10000 direitos e gasta 7200(0.72) ora vai gastar mais 14100 a exerce-los portanto gasta 7200+14110 igua a 21300 euroslucro de mil e tal euros
Nem mais...desde ontem que isso é possível...No meu caso pessoal dava sensivelmente 15€ de lucro líquido...(Era o almoço).
- Registado: 1/7/2011 13:24
Rango Escreveu:Tal como afirmei antes, estava à espera da negociação dos direitos para voltar a entrar no BCP. Primeira compra: 0,572*.
Nova compra a 0,61.
* O valor da primeira compra foi corrigido de 0,562 para 0,572. Houve um erro de digitação que não me tinha apercebido.
Venda dos direitos a 0,753 e 0,754. Para mim, por agora, chega. Vou tentar recomprá-los mais abaixo.

ativo Escreveu:O aumento de capital não lhe agradou? Pois é, mas já há muito tempo que estava "prometido" ...
engana-se senhor, engana-se.
joamarques Escreveu:
beijinhos
- Registado: 27/5/2016 23:18