Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por James Wheat » 7/6/2006 15:26

artista Escreveu:O BCP deve ser o banco mais "Opado" dos últimos anos, um dia destes é mesmo verdade e ninguém acredita :lol: :lol:

O Bpi também já andava nas bocas da 'opas' há alguns anos e eu sinceramente não estava a ver ninguém de fora a vir comprar. Até que acabou mesmo por ser alguém cá de dentro a partir a loiça, o que, diga-se de passagem, é muito bem vindo !

O que está por esclarecer, é com que direito é que os caciques deste regime, os patriarcas deste status quo podre - o Engº Jardim e o Dr.Santos Silva - firmam pactos de não agressão, que manteem as cotações artificialmente baicas e são contrários aos interesses dos accionistas, com o objectivo único de defendenrem a sua posição / o seu poder !

Reparem que há um ano o Bpi valia menos de €4,00 e até os membros do seu Board andavam a vender acções... Quando aparece o Bcp a pagar €5,70 ficam todos muito chateados e, Valha-nos Cristo, armam uma guerra total !
Por outras palavras, não interessa que tenha aparecido alguém a pagar um prémio monumental, valorizando o banco para além do esperado ! O que conta é que se furou inadvertivamente um pacto de não agressão, que artificialmente mantia a cotação do banco abaixo de €4,00 - o que para o Dr.Santos Sila & Cia é inaceitável / intolerável !!

é por estas e por outras que só quem anda muito distraído é que se admira que Portugal seja o verdadeiro 'ass' da Europa !
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

por artista_ » 7/6/2006 14:49

O BCP deve ser o banco mais "Opado" dos últimos anos, um dia destes é mesmo verdade e ninguém acredita :lol: :lol:

Registado: 17/3/2003 22:51

pois na Lehman Brothers em Londres... comenta-se DB...

por MITROLAS » 7/6/2006 11:24

:?

Registado: 18/11/2002 21:10

Re: nem BBVA nem Fortis... vai ser o Deutsche Bank!

por James Wheat » 7/6/2006 10:46

MITROLAS Escreveu:Agora alguém percebe o porquê do DB querer o BCP? ´

O interesse de qq banco pelo Bcp está alicerçado na certeza de que bem gerido, gera muito mais dinheiro do que actualmente faz. Ou seja, o banco está subavaliado e vale bem mais do que a avaliação que o mercado actualmente lhe atribui.

Desde logo existe espaço para efectuar uma razia tipo PT: saltam logo 50 quadros gestores de topo, que existem por puro compadrio - interno e político !

No banco as pessoas louvam os lucros que apresenta e ninguém faz as contas ao desperdicio existente entre Comissões Executivas, de Remuneração, Conselho Superior, de Supervisão, de Ética, etc. A formula é contratar uma consultora para dizer exactamente aquilo que o Engº Jardim & Cia querem fazer - é cómodo e garante mais negócio futuro para o fornecedor.

Repare-se que tentaram replicar o modelo de gestão na Edp, mas perante a oposição de outros accionistas de peso - que não estão dispostos a alimentar caciques e pelo contrário querem uma gestão leve e eficiente -, o Bcp teve que recuar para a trincheira.

Em relação ao DB ou ao Fortis não me acredito. Para mim de real acho que existe sómente a hipótese de um ataque espanhol, porque eles veem isto como uma extensão natural do seu território - pela proximidade geográfica é fácil gerir/consolidar os dois negócios, além de que a banca em Portugal é um sector muito rentável.
James Wheat
Position Trader

nem BBVA nem Fortis... vai ser o Deutsche Bank!

por MITROLAS » 7/6/2006 0:54

Agora alguém percebe o porquê do DB querer o BCP? ´

Registado: 18/11/2002 21:10

por James Wheat » 6/6/2006 18:35

artista Escreveu:
James Wheat Escreveu:Não encontro razão para que se preocupe demasiado, porque aos níveis a que está o banco tem valor fundamental e isso mais tarde ou mais cedo vai-se reflectir na cotação. Agora 'quando' é a grande questão... Com aquele maçarico do PTP a mandar... !
Se os mercados não se afundarem numa prolongada hibernação e se pelo contrário (como penso) encontrarem suporte para uma subida lenta até final do ano, vai poder vender as suas acções em Nov/Dez.

oh James este raciocínio parece-me um bocado contraditório, parece por um lado não se deve preocupar por outro tudo pode acontecer ao título!??
Eu também me parece que o BCP está barato, o pior é que ás vezes o que parece não é e, a verdade, é que já há alguns anos que o mercado anda desconfiado com o BCP. Por isso é que ele negoceia com "desconto" já há alguns anos... o facto de estarem sempre a pedir dinheiro aos accionistas também não ajuda, já parece uma doença, é tipo inspecção periódica...

Artista, é contraditório, porque como o meu amigo seguramente sabe, em situações de forte correcção bolsista, os fundamentais não interessam para nada !

Contudo, se os mercados operarem de forma normal, julgo que não indo o Bcp nunca ao seu valor fundamental, vai fácilmente chegar aos €2,50-€2,60 - continuando a transaccionar a desconto, sim, pelas razões sábias que o meu amigo aponta.

Atenção que o Bcp bem gerido vale bem mais de €3,00 ! Repare que o Bpi no ano passado valia menos de €4,00 e até o Board vendia papel à fartazana... Hoje vale €5,70 ! Porquê ? Pq apareceu um 'pato' a dizer que pagava - o resto é treta de banqueiro a tentar defender o seu tacho pessoal !

O grande problema é que nenhum accionista do Bcp tem peso no processo de decisão do banco e pior ainda, a maior parte dos nacionais não passam de uns broncos endinheirados (TD, TMG, PCout, Berardo, etc.), que só vão às Assembleias Gerais para apertar a mão ao Engº Jardim e pouco mais ! Entram mudos e saem calados e o circo continua - mais uma opa, mais um aumento de capital, mais promessas de lucros futuros, mais uma opa , mais ... etc.

Um dia ataca na Roménia, no outro em Portugal e amanhã... sabe-se lá, em Angola, na China, etc. ! Não interessa: dispara-se em todas as direcções, que em algum pardal se há-de acertar.

Lamento, mas não vejo soluções milagrosas para os pacientes que enfermam - neste momento - de ter na carteira Bcp !
Lá para final do ano acho que os espanhóis terão uma palavra a dizer no assunto, mas neste momento estão já preocupados com as suas cotações: quer o BBVA, quer o Santander perderam mais de 10% em bolsa nos ultimos 30 dias e neste caso os accionistas não dormem.

Actualmente com o Bcp há que ter muita paciência e deixar a tormenta passar, porque já só quase que se podem anunciar melhores dias. Não pode ter muito por onde cair, salvo... (sorry, mas é assim) se os mercados globalmente afundarem ! Aí só uma regra vale: a do "salve-se quem puder" ! Ab. James
James Wheat
Position Trader

por artista_ » 6/6/2006 18:05

James Wheat Escreveu:Não encontro razão para que se preocupe demasiado, porque aos níveis a que está o banco tem valor fundamental e isso mais tarde ou mais cedo vai-se reflectir na cotação. Agora 'quando' é a grande questão... Com aquele maçarico do PTP a mandar... !

Se os mercados não se afundarem numa prolongada hibernação e se pelo contrário (como penso) encontrarem suporte para uma subida lenta até final do ano, vai poder vender as suas acções em Nov/Dez.

Se gostar da apetência pelo risco, mantenha em carteira, que a forma como o banco é gerido não pode prolongar-se indefinidamente no tempo. A incompetência nos mercados financeiros paga-se caro - cedo ou tarde, é só uma questão de tempo.

oh James este raciocínio parece-me um bocado contraditório, parece por um lado não se deve preocupar por outro tudo pode acontecer ao título!??

Eu também me parece que o BCP está barato, o pior é que ás vezes o que parece não é e, a verdade, é que já há alguns anos que o mercado anda desconfiado com o BCP. Por isso é que ele negoceia com "desconto" já há alguns anos... o facto de estarem sempre a pedir dinheiro aos accionistas também não ajuda, já parece uma doença, é tipo inspecção periódica...

por njdg73 » 6/6/2006 17:22

Obrigado pela dica, vou guardá-las sim...
Se a OPA se concretizar será mesmo antes de NOV/DEZ :P

Registado: 23/5/2006 12:19

por James Wheat » 6/6/2006 17:18

njdg73 Escreveu:O BCP anda-me a desiludir muito, entrei no título a 2,41 pensando ser um bom investimento e é o que se vê... :?

Não encontro razão para que se preocupe demasiado, porque aos níveis a que está o banco tem valor fundamental e isso mais tarde ou mais cedo vai-se reflectir na cotação. Agora 'quando' é a grande questão... Com aquele maçarico do PTP a mandar... !

Se gostar da apetência pelo risco, mantenha em carteira, que a forma como o banco é gerido não pode prolongar-se indefinidamente no tempo. A incompetência nos mercados financeiros paga-se caro - cedo ou tarde, é só uma questão de tempo.
James Wheat
Position Trader

por njdg73 » 6/6/2006 15:50

06-06-2006 14:35 por Canal de Negócios

«O BCP emitiu hoje um comunicado através da CMVM onde esclarece que não foram ainda tomadas decisões sobre o plano de financiamento da OPA lançada sobre o BPI. O «Diário Económico» noticia hoje que o banco vai fazer uma emissão valores mobiliários condicionalmente convertíveis em acções no valor de mil milhões de euros.

No comunicado, o BCP lembra que já informou o mercado de que no âmbito da OPA sobre o BPI «procederá ao reforço dos seus fundos próprios até ao montante de 4.000 milhões de euros». E que para tal, «poderá dispor de um conjunto alargado de instrumentos previstos na lei, (...) que foram já no passado emitidos com grande sucesso».

No entanto, o banco afirma ser «prematura avançar neste momento com qualquer indicação relativa aos instrumentos financeiros a utilizar e suas características, uma vez que o Concelho de Administração não tomou qualquer decisão sobre a matéria».

A instituição liderada por Paulo Teixeira Pinto, esclarece ainda que o montante total a emitir se manterá dentro dos 4 mil milhões euros já referidos, «não havendo parcela adicional». E que qualquer operação de reforço de fundos próprios se encontra condicionada à concretização da OPA.

O BCP reitera que o preço da OPA é de 5,70 euros, não se podendo inferir do comunicado qualquer intenção de alteração do preço.

As acções do BCP seguiam a cair 0,44% para os 2,26 euros, aliviando da queda de 2,64% registada esta manhã.»

Que me dizem a isto?

por njdg73 » 6/6/2006 15:45

O BCP anda-me a desiludir muito, entrei no título a 2,41 pensando ser um bom investimento e é o que se vê... :?

por artista_ » 6/6/2006 15:40

Luxor Escreveu:Artista o que é que farias se tivesses cara a cara com esses administradores do BCP :mrgreen: :mrgreen: ?

Beijinhos e abraços... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

por James Wheat » 6/6/2006 15:39

artista Escreveu:Parece que nem é preciso isso, hoje já foi a 2,21... è por estas e por outras que o título está com a cotação onde está, ninguém percebe estes tipos...

Calma, tocou nos €2,21, mas está nos €2,26 - com volume muito razoável, mesmo tendo em conta as passagens de carteira que se deram ao longo do dia.

Os mercados lá fora estão bastante maus e como tal a cotação do Bcp hoje até está a surpreender... pela positiva :) !

Sobre a gestão do banco reitero a minha opinião de que é absolutamente calamitosa para os accionistas, com base em promessas de remuneração futura que de opa em opa nunca se concretizam. Como o poder está muito disperso e se encontra muito controlado, sustentado por relações pessoais (o Jardim e sua trupe souberam construir um feudo brilhante !), quem se diverte são mesmo os gestores e administradores - principescamente pagos !

Um dia isto vai ter o fim que merece e então vai ser um Valha-me Deus ! Confio plenamente no BBVA - é uma questão de meses.
James Wheat
Position Trader

por 654235 » 6/6/2006 15:38

artista Escreveu:
James Wheat Escreveu: Contudo, parece-me ser muito dificil voltar a ver a acção a €2,18/€2,19, salvo se os mercados na sua totalidade descambarem - o que diga-se de passagem é bem possível, sobretudo tendo em conta o autêntico festival que o tipo do Irão...

Parece que nem é preciso isso, hoje já foi a 2,21...

Só me pergunto para que é que servirá esta emissão de mil milhões se ela só serve para pagar 1/4 da OPA???!! Está-me a crer parecer que esta acabará por ir para a frente quer a OPA tenha ou não sucesso... Mil milhões deve ser o que o BCP precisa para equilibrar-se financeiramente só que comunica ao mercado que é para a OPA...

è por estas e por outras que o título está com a cotação onde está, ninguém percebe estes tipos...

Artista o que é que farias se tivesses cara a cara com esses administradores do BCP :mrgreen: :mrgreen: ?
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)

Registado: 10/4/2006 13:55

por artista_ » 6/6/2006 15:31

James Wheat Escreveu: Contudo, parece-me ser muito dificil voltar a ver a acção a €2,18/€2,19, salvo se os mercados na sua totalidade descambarem - o que diga-se de passagem é bem possível, sobretudo tendo em conta o autêntico festival que o tipo do Irão...

Parece que nem é preciso isso, hoje já foi a 2,21...

Só me pergunto para que é que servirá esta emissão de mil milhões se ela só serve para pagar 1/4 da OPA???!! Está-me a crer parecer que esta acabará por ir para a frente quer a OPA tenha ou não sucesso... Mil milhões deve ser o que o BCP precisa para equilibrar-se financeiramente só que comunica ao mercado que é para a OPA...

è por estas e por outras que o título está com a cotação onde está, ninguém percebe estes tipos...

por James Wheat » 6/6/2006 15:31

artista Escreveu:[b]BCP prepara emissão de obrigações convertíveis
O banco liderado por Paulo Teixeira Pinto está a preparar uma emissão de valores mobiliários convertíveis em acções, condicionada ao sucesso da aquisição do BPI, noticia o «Diário Económico». O montante da emissão será de cerca de mil milhões de euros.

WARNING: o banco desmentiu hoje através de comunicado enviado à CMVM que esta operação esteja em curso - sem contudo a excluir. Para mais detalhes sugiro consulta do documento. Ab. James
James Wheat
Position Trader

por artista_ » 6/6/2006 15:26

BCP prepara emissão de obrigações convertíveis
O banco liderado por Paulo Teixeira Pinto está a preparar uma emissão de valores mobiliários convertíveis em acções, condicionada ao sucesso da aquisição do BPI, noticia o «Diário Económico». O montante da emissão será de cerca de mil milhões de euros.

A emissão do novo instrumento, que permitirá financiar cerca de um quarto dos 4,3 milhões necessários à operação de aquisição do BPI, será reservada aos accionistas. A data de vencimento dos valores condicionalmente convertíveis em acções será de 18 meses após a data se subscrição, conforme refere a ficha técnica preliminar da emissão.

A mesma ficha diz, segundo o «Diário Económico», que se a sessão especial de bolsa para apuramento dos resultados da OPA determinar o sucesso da operação, a emissão será convertida em Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC). A data de conversão das VMOC é de dois anos após a data de emissão.

Não é a primeira vez que o BCP recorre à emissão de VMOC. Em 2002, o banco fez uma emissão no valor de 700 milhões de euros para equilibrar os rácios de capital. A emissão, que pagava um juro de 9%, venceu a 30 de Dezembro.

As acções do BCP [Cot] perdiam 1,32% para os 2,24 euros, depois de terem caído mais de 2% no início da sessão.

por James Wheat » 5/6/2006 15:58

artista Escreveu:Por exemplo, entrar agora só a 2.18/19 ou com a quebra em fecho dos 2.34/35. Coloco um stop 2/3 cents abaixo no caso de me enganar e assim o risco é reduzido!

Concordo inteiramente com a postura de só entrar se quebrar os €2,34/€2,35 em fecho e com volumes elevados, de outra forma a acção continua presa por arames. Contudo, parece-me ser muito dificil voltar a ver a acção a €2,18/€2,19, salvo se os mercados na sua totalidade descambarem - o que diga-se de passagem é bem possível, sobretudo tendo em conta o autêntico festival que o tipo do Irão dá às lideranças ocidentais (deve-se rir como um perdido, com uma ou duas frases controla literalmente os preços do petróleo e a partir daí põe todas as previsões de crescimento global a descontar).
As razões próprias que levaram o Bcp ao 'poço' em que se encontra estão descontadas na quotação, um novo reajuste só por motivos alheios, de natureza mais macro. Eu vou entrar quando quebrar os €2,35 de forma sólida / convincente. Até lá... wait and see. Ab.
James Wheat
Position Trader

por artista_ » 5/6/2006 15:40

Tito, estive a ver o link onde dizes que não seria bom para o BCP se viesse fechar o Gap aos 2,08 mas essa linha é um bocado difícil de traçar. No mensal funciona muito bem mas no semanal, no verão de 2004, toca apneas num mínimo semanal, se considerasses valores de fecho essa LT teria sido quebrada em final de 2005...

De qualquer forma a quebra dessa linha não me parece tão negativa quanto isso, a tendência já dura há bastante tempo e acabará por ter de ser quebrada mais tarde ou mais cedo... será um bom ponto de entrada embora seja difícil colocar um stop devido à dificuldade de calcular com precisão a inclinação da LT...

Pessoalmente dou mais importânica a suportes e resistências horizontais definidos por máximos e mínimos relativos, são mais fiáveis e fáceis de negociar...

Por exemplo, entrar agora só a 2.18/19 ou com a quebra em fecho dos 2.34/35. Coloco um stop 2/3 cents abaixo no caso de me enganar e assim o risco é reduzido!

por artista_ » 3/6/2006 17:59

Vale o que vale mas o mês de Junho tem sido nos últimos anos pouco favorável para o BCP!

Não é um regra e mesmo que o fosse não as há sem excepções... :lol: :lol:

Thanks pelo gráfico Tito!!! bom fim-de-semana

por TRSM » 3/6/2006 16:55

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... sc&start=0

No link acima tinha chamado a atenção para a importância do BCP não fechar o gap 2,08/2,20.

Para já a LTALP tem segurado o título, mas caso a venha a quebrar ainda temos a zona dos 2,00/2,10 para o segurar, abaixo dos 2,00,.... bem na minha opinião irá ser mesmo de fugir.... pois seria o descalabro total do BCP ... pessoalmente custa-me acreditar, mas...... na bolsa não há certezas absolutas
Anexos
bcp.png
bcp.png (9.48 KiB) Visualizado 4705 vezes

Registado: 5/11/2002 11:30

por artista_ » 3/6/2006 16:29

valves Escreveu:
mas a tendência de médio prazo continua a ser nitidamente de queda, a curto prazo nada, para todos os efeitos a acção está a aliviar das fortes quedas que teve, não quer dizer que não volte a elas
!

Será ? sinceramente acho que no medio przo não me atreveria a fazer essa analise

Eu também não sei, se soubesse entrava curto :) o que digo é que a situação técnica do BCP está longe de nos indicar que o título já atingiu o fundo de curto/médio prazo...

por valves » 2/6/2006 22:56

É por isso que a mesma notícia num Bull Market pode levar um título a disparar violentamente e num "Bear
Market" a fazê-lo afundar.

Verdade sabia Ulisses ...
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por valves » 2/6/2006 22:53

mas a tendência de médio prazo continua a ser nitidamente de queda, a curto prazo nada, para todos os efeitos a acção está a aliviar das fortes quedas que teve, não quer dizer que não volte a elas
!

Será ? sinceramente acho que no medio przo não me atreveria a fazer essa analise
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por artista_ » 2/6/2006 18:02

GONZO Escreveu:Bom fecho do BCP. FINALMENTE fechou acima da LTD e com aumento de volume. Os indicadores estão saudáveis. Abri hoje posição.

Bem esta é daquelas linhas inclinadas que não se conseguem definir muito bem, quanto a mim está mais ou menos em cima da LT, mas a tendência de médio prazo continua a ser nitidamente de queda, a curto prazo nada, para todos os efeitos a acção está a aliviar das fortes quedas que teve, não quer dizer que não volte a elas!

Entradas a longo prazo talvez, para reforçar caso venha a cair mais...

Continuo desconfiado em relação ao BCP embora ache que esteja barato!

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Denário, Heldroo, karaya75, Phil2014 e 169 visitantes