CTT - Tópico Geral
Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa
EAGLETRADER20 Escreveu:AntónioManuel Escreveu:Vai escorregando será que mergulha? estou curto nos Ctt com um stop bem firme não vá ela mudar de ideia, é deixar correr
Tal como era expectável pela manhã quando entregaram 200K a 4,95 , já fez novo mini-minimo a 4.88.
A venda é lenta e consistente , não me parece que esteja sequer aqui perto o patamar de inversão.
Se quem estiver a vender estiver a reduzir posições , pela consistência da venda , diria que até se ver um grande volume de venda acentuado e imediato e provavelmente com queda abrupta, poderá ainda ter um longo caminho a percorrer .
Em termos temporais também não ajuda só existirem resultados a 9 de Março ( Ainda vem muito longe).
Acredito que há muita gente com o dedo no rato se desliza um pouco o pânico pode fazê-la dar um trambolhão serio, veremos
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
AntónioManuel Escreveu:Vai escorregando será que mergulha? estou curto nos Ctt com um stop bem firme não vá ela mudar de ideia, é deixar correr
Tal como era expectável pela manhã quando entregaram 200K a 4,95 , já fez novo mini-minimo a 4.88.
A venda é lenta e consistente , não me parece que esteja sequer aqui perto o patamar de inversão.
Se quem estiver a vender estiver a reduzir posições , pela consistência da venda , diria que até se ver um grande volume de venda acentuado e imediato e provavelmente com queda abrupta, poderá ainda ter um longo caminho a percorrer .
Em termos temporais também não ajuda só existirem resultados a 9 de Março ( Ainda vem muito longe).
- Registado: 4/3/2008 9:17
Vai escorregando será que mergulha? estou curto nos Ctt com um stop bem firme não vá ela mudar de ideia, é deixar correr
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
rsacramento Escreveu:ricardmag Escreveu:sacramento, essa técnica de ver indicadores do semanal no diário é muito boa, também já usei em alguns casos.
O exemplo da MM200, também acho flagrante, pois tratasse das ultimas 200 semanas (1000 sessões. 2,7 anos).
Quanto ao RSI, numa perspectiva de médio/longo prazo, não acho que seja assim tão descabido, com certeza deve ser feito algum ajuste, ajuste esse que gostaria de saber mais como deve ser feito. Conheces alguma literatura que aborde este tema? Tenho a ideia de já ter lido sobre isto mas já não me lembro onde e com uma pesquisa rápida no google não encontrei nada de relevante.
Cumprimentos
vamos lá ver: na sua origem, e como se diz aqui, um rsi de 0 significa 14 sessões negativas consecutivas, de 100 14 de subidas consecutivas; ora se usares velas mensais, ou até semanais, efectivamente a coisa dilui-se pois é muito mais difícil ter muitas semanas da mesma orientação; o ponto aqui é: quem unica e negoceia exclusivamente após o fecho semanal/mensal?
já para o intraday não vejo problema de qualquer espécie
Corrigindo o valor acima, 1000 sessões não são 2,7 anos mas sim +/- 3,8 anos, não estava a contar com os fins de semana.
Em relação ao ponto que colocas, é uma pergunta impossível de responder para mim. Nem interessa para o caso, que é o uso do RSI no semanal/mensal.
O uso do rsi semanal/mensal, não é necessárimente para quem negoceia exclusivamente após o fecho da vela. Pode ser, com dizes e bem, para sentir o pulso ao semanal.
Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Thoth Escreveu:Nightrader Escreveu:Sim. Os CTT estavam a apresentar bons resultados e cotavam acima dos 10 euros. Entretanto, ultimamente as coisas não têm corrido bem e a cotação desceu abaixo dos 5 euros.
Títulos que têm um histórico de boas rentabilidades e que estão pontualmente baratos, como é o caso dos CTT com um PER 10, frequentemente regressam às boas rentabilidades e a valores mais elevados.
Não significa forçosamente que regressem, mas a estatística está a favor de quem aproveita os saldos.
Tens o exemplo da Jerónimo Martins que há pouco mais de 2 anos chegou a cotar pouco acima dos 7 euros.
Até podes ter razão em relação à estatística mas não podemos esquecer que os CTT estão a começar o banco postal e o futuro não sei não, se continua a comer rentabilidade pode ser desastroso. Só o tempo dirá.Nightrader Escreveu:O RSI é um indicador que identifica variações bruscas no valor de uma acção. Naturalmente que só faz sentido no gráfico diário, caso contrário não mede nada. Pode haver outros indicadores que façam sentido no gráfico semanal.
Por acaso, não sou muito de indicadores, já faz tempo que os usava mais intensamente.
Agora dizer que não mede nada acho demasiado extremista, além de incorreto.
E em períodos inferiores ao diário também não mede nada?
Cumprimentos e bons negócios
estas alterações que se vão dar na Administração dos CTT vai ser benefica para a cotação?
lito
- Registado: 29/11/2007 9:45
As múltiplas interpretações, tão diferentes nos objectivos e contudo, todas com mérito e fruto de uma aprendizagem, têm de ser respeitadas e valorizadas como tal.
Investir em mercados é como um Chef a cozinhar um prato » nunca será uma ciência exacta. Todos querem que o prato depois de confecionado seja saboroso e agradável à vista. Os Chefs pegam nos mesmos ingredientes (ações, obrigações, futuros, adrs, etf's), e definem à partida objectivos diferentes para o prato e para o empratamento (com o lucro como objectivo último). Quer seja cozinhar um ovo estrelado, quer seja um carpaccio de salmão.
É no tempero e no graú de uso dos condimentos que se vai criar a diferenciação. O que importa é que cada Chef desenvolva o seu estilo de modo a que os seus pratos sejam valorizados pelo próprio chef e pelos seus comensais (se os houver). Não se deve carregar no sal ou na banha de porco, mas por vezes não se têm muitos condimentos e há que desenrascar (mas pelo menos usar 3 condimentos por prato).
Da análise fundamental à técnica procura-se atingir lucros, longo ou curto, intraday/a lagardére/mensal/anual, numa pluralidade de activos ou apenas em ações. Podem-se analisar gráficos a 100 anos, a 20, a 10 anos, a 1 ano, 6 meses, 3 meses, 1 Mês, 1 semana, 1 dia, 1 hora. Todos são úteis para um determinado prato, e muitas vezes, várias escalas são úteis para interpretarmos o prato que queremos fazer.
Depende de cada Chef, Condimentar com linhas, triângulos, rectângulos, com MMS20 (eu sempre), 25 ou MMS5, ou MMS100, ou 50 (eu sempre), ou 90, ou 200 (sempre), com um Rsi10, 12, 14 (estou com esta), 15, 20, 21; com as infindáveis hipóteses de variação da MACD (12,26,9), com Money flows, price/volume, price/performance, bollinger, aroon, adx, etc. Pessoalmente, cozinho com poucos ingredientes, que vou mudando em função do prato e da tendência, embora não sendo um minimalista.
Nada é imutável e como sempre na vida, o Chef vai aprendendo "on the job", reinterpretando os pratos e os sabores em função do gosto, dos resultados e das tendênciais. 2 de várias Regras a não quebrar » A beleza está na simplicidade! / Cut the losses , let the profits run
/
Anexo PSI e não CTT porque a tentar consolidar, RSI(14) e MACD(12,26,9).
Investir em mercados é como um Chef a cozinhar um prato » nunca será uma ciência exacta. Todos querem que o prato depois de confecionado seja saboroso e agradável à vista. Os Chefs pegam nos mesmos ingredientes (ações, obrigações, futuros, adrs, etf's), e definem à partida objectivos diferentes para o prato e para o empratamento (com o lucro como objectivo último). Quer seja cozinhar um ovo estrelado, quer seja um carpaccio de salmão.
É no tempero e no graú de uso dos condimentos que se vai criar a diferenciação. O que importa é que cada Chef desenvolva o seu estilo de modo a que os seus pratos sejam valorizados pelo próprio chef e pelos seus comensais (se os houver). Não se deve carregar no sal ou na banha de porco, mas por vezes não se têm muitos condimentos e há que desenrascar (mas pelo menos usar 3 condimentos por prato).
Da análise fundamental à técnica procura-se atingir lucros, longo ou curto, intraday/a lagardére/mensal/anual, numa pluralidade de activos ou apenas em ações. Podem-se analisar gráficos a 100 anos, a 20, a 10 anos, a 1 ano, 6 meses, 3 meses, 1 Mês, 1 semana, 1 dia, 1 hora. Todos são úteis para um determinado prato, e muitas vezes, várias escalas são úteis para interpretarmos o prato que queremos fazer.
Depende de cada Chef, Condimentar com linhas, triângulos, rectângulos, com MMS20 (eu sempre), 25 ou MMS5, ou MMS100, ou 50 (eu sempre), ou 90, ou 200 (sempre), com um Rsi10, 12, 14 (estou com esta), 15, 20, 21; com as infindáveis hipóteses de variação da MACD (12,26,9), com Money flows, price/volume, price/performance, bollinger, aroon, adx, etc. Pessoalmente, cozinho com poucos ingredientes, que vou mudando em função do prato e da tendência, embora não sendo um minimalista.
Nada é imutável e como sempre na vida, o Chef vai aprendendo "on the job", reinterpretando os pratos e os sabores em função do gosto, dos resultados e das tendênciais. 2 de várias Regras a não quebrar » A beleza está na simplicidade! / Cut the losses , let the profits run
/
Anexo PSI e não CTT porque a tentar consolidar, RSI(14) e MACD(12,26,9).
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Encontrei isto que demonstra como o usar o RSI no semanal em conjugação com o diário.
http://allstarcharts.com/momentum-fits-process/
http://allstarcharts.com/momentum-fits-process/
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Thoth Escreveu:Por acaso, não sou muito de indicadores, já faz tempo que os usava mais intensamente.
Nightrader Escreveu:Medir mede sempre, pode é não fazer sentido. O RSI mede a variação do preço em relação àquele a que tem vindo a ser o "preço justo" segundo o mercado. Se escolhes uma escala de tempo demasiado grande isso dá-te o "preço justo" médio há muito tempo atrás, o que não é o que interessa pois o que se quer saber é se houve alterações agora, i.e. nos últimos dias. Se escolhes uma escala de tempo demasiado pequena estás a medir ruído.
Eu sei que o RSI é um indicador atrasado mas não vejo as coisas como estás a descrever.
Talvez tenhas razão se estás a negociar no curto prazo, mas se a perspetiva for médio/longo o senário será outro.
Não irei tão longe de usar o mensal, mas no semanal faz algum sentido, com as devidas alterações, por exemplo em vez de usar o RSI(14) usar o RSI(12).
Para mim faz sentido poder usar o RSI no semanal, como disse o rsacramento, se quiseres sentir o pulso do semanal.
Um tubarão com grande exposição, em acções não muito liquidas, que é o caso dos CTT, pode levar semanas a vender/comprar a posição.
Em escalas inferiores ao diário também não acho que seja ruido, é preciso é interpretar da forma correta.
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Thoth Escreveu:
Até podes ter razão em relação à estatística mas não podemos esquecer que os CTT estão a começar o banco postal e o futuro não sei não, se continua a comer rentabilidade pode ser desastroso. Só o tempo dirá.
[/quote]
Se uma qualquer empresa apresenta um bom histórico de rentabilidade e de repente cai para metade do preço é porque alguma coisa aconteceu. Ou a administração meteu água ou quaisquer outros factores tiveram forte impacto na empresa. A estatística é "cega" quanto às causas e quanto aos prognósticos para o futuro. Apenas diz que na maior parte das vezes, mas nem sempre, as empresas recuperam. Claro que isto é sempre no longo prazo (no mínimo uns dois anos).
Thoth Escreveu:Por acaso, não sou muito de indicadores, já faz tempo que os usava mais intensamente.
Medir mede sempre, pode é não fazer sentido. O RSI mede a variação do preço em relação àquele a que tem vindo a ser o "preço justo" segundo o mercado. Se escolhes uma escala de tempo demasiado grande isso dá-te o "preço justo" médio há muito tempo atrás, o que não é o que interessa pois o que se quer saber é se houve alterações agora, i.e. nos últimos dias. Se escolhes uma escala de tempo demasiado pequena estás a medir ruído.
ricardmag Escreveu:sacramento, essa técnica de ver indicadores do semanal no diário é muito boa, também já usei em alguns casos.
O exemplo da MM200, também acho flagrante, pois tratasse das ultimas 200 semanas (1000 sessões. 2,7 anos).
Quanto ao RSI, numa perspectiva de médio/longo prazo, não acho que seja assim tão descabido, com certeza deve ser feito algum ajuste, ajuste esse que gostaria de saber mais como deve ser feito. Conheces alguma literatura que aborde este tema? Tenho a ideia de já ter lido sobre isto mas já não me lembro onde e com uma pesquisa rápida no google não encontrei nada de relevante.
Cumprimentos
vamos lá ver: na sua origem, e como se diz aqui, um rsi de 0 significa 14 sessões negativas consecutivas, de 100 14 de subidas consecutivas; ora se usares velas mensais, ou até semanais, efectivamente a coisa dilui-se pois é muito mais difícil ter muitas semanas da mesma orientação; o ponto aqui é: quem unica e negoceia exclusivamente após o fecho semanal/mensal?
já para o intraday não vejo problema de qualquer espécie
Tourso Escreveu:Acho que até a palavra fórum que os Romanos utilizavam e que tem a haver com poder, na Internet os de discussão são isso, mas sem os julgamentos.
não leves a mal, mas não se diz assim como escreveste, mas antes: tem a ver com...
Nightrader Escreveu:Sim. Os CTT estavam a apresentar bons resultados e cotavam acima dos 10 euros. Entretanto, ultimamente as coisas não têm corrido bem e a cotação desceu abaixo dos 5 euros.
Títulos que têm um histórico de boas rentabilidades e que estão pontualmente baratos, como é o caso dos CTT com um PER 10, frequentemente regressam às boas rentabilidades e a valores mais elevados.
Não significa forçosamente que regressem, mas a estatística está a favor de quem aproveita os saldos.
Tens o exemplo da Jerónimo Martins que há pouco mais de 2 anos chegou a cotar pouco acima dos 7 euros.
Até podes ter razão em relação à estatística mas não podemos esquecer que os CTT estão a começar o banco postal e o futuro não sei não, se continua a comer rentabilidade pode ser desastroso. Só o tempo dirá.
Nightrader Escreveu:O RSI é um indicador que identifica variações bruscas no valor de uma acção. Naturalmente que só faz sentido no gráfico diário, caso contrário não mede nada. Pode haver outros indicadores que façam sentido no gráfico semanal.
Por acaso, não sou muito de indicadores, já faz tempo que os usava mais intensamente.
Esta cotada não tem nada que enganar . É só olhar para o gráfico.
Quase 500 K realizadas até ás 09:45 é obra, não faltam munições aos vendedores. Temos de aguardar que quem provavelmente quer reduzir termine .
Estavam várias ordens a comprar 200K a 4.95, foram logo entregues para não ficarem tristes.
Siga o comboio para uma nova estação.
Quase 500 K realizadas até ás 09:45 é obra, não faltam munições aos vendedores. Temos de aguardar que quem provavelmente quer reduzir termine .
Estavam várias ordens a comprar 200K a 4.95, foram logo entregues para não ficarem tristes.
Siga o comboio para uma nova estação.
- Registado: 4/3/2008 9:17
MarcoAntonio Escreveu:Mera curiosidade mas não tem que ver com poder....Tourso Escreveu:Acho que até a palavra fórum que os Romanos utilizavam e que tem a haver com poder (...)
A palavra forum tem origens anteriores aos romanos e tão recuado quanto podemos determinar (proto-indo-europeu) está associado a recinto ou pátio.
Daí derivaram os termos phoron (grego) e forum (latim) associados a espaços públicos para determinados fins como um espaço onde as pessoas se reunem para discutir ou comprar/vender coisas (mercado).
É sempre bom que a língua seja sempre bem preservada. E realmente isto é um fórum para as pessoas discutirem.
Mas também no étimo latino pode designar o sítio onde se julgava na Praça pública.
Forum Romanum comes from the Latin verb conferrent, because people bring issues to court; conferrent is based on the Latin ferrent, referring to where people bring merchandise to sell.
http://latin-dictionary.net/definition/20951/forum-fori
Realmente poder é exagerado, apenas quis ressalvar que este espaço deve ser mais para a definição que o Marco deu e não tanto para nos julgarmos uns aos outros com rispidez desnecessária.
Abraço
- Registado: 18/6/2014 22:31
Thoth Escreveu:Nightrader Escreveu:Se pretendes um investimento a médio, longo prazo, a estatística está a teu favor.
Caro TraderNoturno, que andas a fazer aqui a esta hora ?![]()
![]()
Piadas à parte, podias explicar melhor a parte da estatística estar a favor da compra para médio/longo prazo?
Sim. Os CTT estavam a apresentar bons resultados e cotavam acima dos 10 euros. Entretanto, ultimamente as coisas não têm corrido bem e a cotação desceu abaixo dos 5 euros.
ricardmag Escreveu:sacramento, essa técnica de ver indicadores do semanal no diário é muito boa, também já usei em alguns casos.
Cumprimentos
O RSI é um indicador que identifica variações bruscas no valor de uma acção. Naturalmente que só faz sentido no gráfico diário, caso contrário não mede nada. Pode haver outros indicadores que façam sentido no gráfico semanal.
Mera curiosidade mas não tem que ver com poder....
A palavra forum tem origens anteriores aos romanos e tão recuado quanto podemos determinar (proto-indo-europeu) está associado a recinto ou pátio.
Daí derivaram os termos phoron (grego) e forum (latim) associados a espaços públicos para determinados fins como um espaço onde as pessoas se reunem para discutir ou comprar/vender coisas (mercado).
Tourso Escreveu:Acho que até a palavra fórum que os Romanos utilizavam e que tem a haver com poder (...)
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
só espero que não estejas a querer ensinar-me o que é o rsi e o macd 
Caro rsacramento,
claro que não.
Apenas que quem nos visita e não tenha conhecimentos de AT básicos ( são centenas de ferramentas) perceba do que se está a falar.
Limitei-me a apresentar e já vi "variações" sobre as mesmas para todos os que nos visitam. E esperar também que quem me leia partilhe e não corte as palavras.
Acho que até a palavra fórum que os Romanos utilizavam e que tem a ver com poder, na Internet os de discussão são isso, mas sem os julgamentos.
Infelizmente tem razão em relação ao tom menos cordial de alguns participantes e como o Bogos diz quem não sabe, não atire culpas para cima do mercado: uma ressalva apenas e infelizmente são muitos os casos onde não há regulação por parte da CMVM. E isso é falsear as contas. Mas são casos pontuais face ao total.
E se acharem que não são assim tão pontuais, não invistam.
Já agora miguelduraes, acho que o problema está no modelo de gestão de uma cotada que de carteiro quer passar a banqueiro. Os CTT não são um banco, mas quem nele investe será que tem essa percepção? Como investidor ao ver a info da euronext:
https://www.euronext.com/pt-pt/products ... nformation
onde o last update de 3/2/2017 nem uma referência faz ao Banco CTT? O qual entrou no mercado em Março de 2016?
A info sobre shareholders data de 4/2016 nem fazem alusão à entrada da Kames Capital em Novembro?
Como é que se enquadra esta cotada? a POSNL tem o mesmo ICB:
ICB SECTORIAL CLASSIFICATION
Industry 2000, Industrials
SuperSector 2700, Industrial Goods & Services
Sector 2770, Industrial Transportation
Subsector 2771, Delivery Services
mas com informação actualizada.
A composição de accionistas? Ver uma e a outra que está completamente dispersa (CTT)?
Se fosse um investidor de Singapura ou Japão os CTT eram transparentes para si? Vão para um sector que lhes pode alavancar muito ou os pode deitar abaixo: a banca.
Talvez seja a contar com isso que sectores mais conservadores olhem para a empresa e a possam ver endividada no futuro.
E aí sim: investidores que investiram em carteiros para fugir da banca no pós BES, olham para o regulador e sentem-se defraudados. (os CTT tinham 9 meses na data em que o BES colapsou).
A CMVM devia obrigar as cotadas a fornecer ou mudar de ICB ou repartir a empresa. O sector bancário tem como ICB:
Industry 8000, Financials
SuperSector 8300, Banks
Sector 8350, Banks
Subsector 8355, Banks
Pois tudo são serviços encarados ao olhar mais comum: mas um está no ramo industrial ou nos financeiros...
E acho que é aqui que existe a desconfiança. O olhar para se ter lucros dado, que possívelmente:
Company Profile
A CTT - Correios de Portugal é o principal prestador de serviços postais português. As receitas por atividade repartem-se da seguinte forma:
recolha e entrega de correio (72,5%): cartas, cartões postais, anúncios, documentos publicitários, journais, etc.;
serviços de transporte expresso de correio e de volumes (18%): atividade assegurada em Portugal, Espanha e Moçambique;
venda de produtos e de serviços financeiros (9,5%): contas de poupança, seguros, créditos, etc. Além disso, o grupo propõe uma soluçào de pagamento (Payshop) que permite pagar as compras através da Internet e de agentes autorizados (quiosques, bancas de venda de tabaco, supermercados, etc.).
No fim 2015, a CTT - Correios de Portugal explorava uma rede de 6 269 pontos de venda postais, 10 centres de triagem e 254 centros de entrega de correio.88,6% do volume de negócios realiza-se em Portugal.
Source: Cofisem - Last Update: 03 Feb 2017
já não deem os resultados que querem apresentar aos seus accionistas.
Por isso enquanto não mostrar inversão para compra estou fora.

Caro rsacramento,
claro que não.
Apenas que quem nos visita e não tenha conhecimentos de AT básicos ( são centenas de ferramentas) perceba do que se está a falar.
Limitei-me a apresentar e já vi "variações" sobre as mesmas para todos os que nos visitam. E esperar também que quem me leia partilhe e não corte as palavras.
Acho que até a palavra fórum que os Romanos utilizavam e que tem a ver com poder, na Internet os de discussão são isso, mas sem os julgamentos.
Infelizmente tem razão em relação ao tom menos cordial de alguns participantes e como o Bogos diz quem não sabe, não atire culpas para cima do mercado: uma ressalva apenas e infelizmente são muitos os casos onde não há regulação por parte da CMVM. E isso é falsear as contas. Mas são casos pontuais face ao total.
E se acharem que não são assim tão pontuais, não invistam.
Já agora miguelduraes, acho que o problema está no modelo de gestão de uma cotada que de carteiro quer passar a banqueiro. Os CTT não são um banco, mas quem nele investe será que tem essa percepção? Como investidor ao ver a info da euronext:
https://www.euronext.com/pt-pt/products ... nformation
onde o last update de 3/2/2017 nem uma referência faz ao Banco CTT? O qual entrou no mercado em Março de 2016?
A info sobre shareholders data de 4/2016 nem fazem alusão à entrada da Kames Capital em Novembro?
Como é que se enquadra esta cotada? a POSNL tem o mesmo ICB:
Industry 2000, Industrials
SuperSector 2700, Industrial Goods & Services
Sector 2770, Industrial Transportation
Subsector 2771, Delivery Services
mas com informação actualizada.
A composição de accionistas? Ver uma e a outra que está completamente dispersa (CTT)?
Se fosse um investidor de Singapura ou Japão os CTT eram transparentes para si? Vão para um sector que lhes pode alavancar muito ou os pode deitar abaixo: a banca.
Talvez seja a contar com isso que sectores mais conservadores olhem para a empresa e a possam ver endividada no futuro.
E aí sim: investidores que investiram em carteiros para fugir da banca no pós BES, olham para o regulador e sentem-se defraudados. (os CTT tinham 9 meses na data em que o BES colapsou).
A CMVM devia obrigar as cotadas a fornecer ou mudar de ICB ou repartir a empresa. O sector bancário tem como ICB:
Industry 8000, Financials
SuperSector 8300, Banks
Sector 8350, Banks
Subsector 8355, Banks
Pois tudo são serviços encarados ao olhar mais comum: mas um está no ramo industrial ou nos financeiros...
E acho que é aqui que existe a desconfiança. O olhar para se ter lucros dado, que possívelmente:
Company Profile
A CTT - Correios de Portugal é o principal prestador de serviços postais português. As receitas por atividade repartem-se da seguinte forma:
recolha e entrega de correio (72,5%): cartas, cartões postais, anúncios, documentos publicitários, journais, etc.;
serviços de transporte expresso de correio e de volumes (18%): atividade assegurada em Portugal, Espanha e Moçambique;
venda de produtos e de serviços financeiros (9,5%): contas de poupança, seguros, créditos, etc. Além disso, o grupo propõe uma soluçào de pagamento (Payshop) que permite pagar as compras através da Internet e de agentes autorizados (quiosques, bancas de venda de tabaco, supermercados, etc.).
No fim 2015, a CTT - Correios de Portugal explorava uma rede de 6 269 pontos de venda postais, 10 centres de triagem e 254 centros de entrega de correio.88,6% do volume de negócios realiza-se em Portugal.
Source: Cofisem - Last Update: 03 Feb 2017
já não deem os resultados que querem apresentar aos seus accionistas.
Por isso enquanto não mostrar inversão para compra estou fora.
Editado pela última vez por Tourso em 8/2/2017 12:03, num total de 1 vez.
- Registado: 18/6/2014 22:31
Colegas não vale apena remar contra a maré, os gráficos são clarissimos...
Grafico de 2h a agulhar na venda novamente com adx a acelarar o movimento, trix e obv a desencarteirar.
Gráfico diário bastante esgotado na venda tendo em conta o valor do movimento direcional, espero uma retração em breve nos espaço de poucos dias para voltar a cair novamente face ao semanal.
Para quem quiser uma tentativa de ressalto,o melhor é agarrar num oscilador só para esse efeito
BN
Grafico de 2h a agulhar na venda novamente com adx a acelarar o movimento, trix e obv a desencarteirar.
Gráfico diário bastante esgotado na venda tendo em conta o valor do movimento direcional, espero uma retração em breve nos espaço de poucos dias para voltar a cair novamente face ao semanal.
Para quem quiser uma tentativa de ressalto,o melhor é agarrar num oscilador só para esse efeito

BN
"Procure olhar a floresta e, não, as árvores mais próximas"
Neste forum, escreve-se muito, mas verifico que muitas vezes discute-se assuntos pouco importantes, porque não partilhar ideias sobre o que acham do futuro comportamento dos CTT.
Importante perceber ate onde pode ir esta ação.
Alguém consegue explicar porque uma variação negativa no EBITDA jà anunciada provoca assim uma desvalorização na ação. Empresas no PSI que tem piores EBITDA e não pagam dividendos e com desempenhos melhores.
Alguem pode explicar se os CTT não vão gerar futuramenta EBITDA?
As cartas enviadas pelo Estado tem um peso significativo no Volume de negocios dos CTT, mas os CTT não se resume ao envio de cartas. Não esquecer que isto do envio de comunicações por maill não liquido, ou acham que o tribunal vai convocar alguem para julgamento via maill, ou as finanças ou segurança social vão notificar os faltosos por mail, bem não entendo que assim seja, pelo menos no imediato.
Importante perceber ate onde pode ir esta ação.
Alguém consegue explicar porque uma variação negativa no EBITDA jà anunciada provoca assim uma desvalorização na ação. Empresas no PSI que tem piores EBITDA e não pagam dividendos e com desempenhos melhores.
Alguem pode explicar se os CTT não vão gerar futuramenta EBITDA?
As cartas enviadas pelo Estado tem um peso significativo no Volume de negocios dos CTT, mas os CTT não se resume ao envio de cartas. Não esquecer que isto do envio de comunicações por maill não liquido, ou acham que o tribunal vai convocar alguem para julgamento via maill, ou as finanças ou segurança social vão notificar os faltosos por mail, bem não entendo que assim seja, pelo menos no imediato.
- Registado: 29/11/2007 10:35
sacramento, essa técnica de ver indicadores do semanal no diário é muito boa, também já usei em alguns casos.
Cumprimentos
Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
rsacramento Escreveu:bogos Escreveu:Ninguem nos obriga a meter 1 cêntimo no mercado, logo esta discussão é uma não discussão...![]()
![]()
.
o que para mim é mais impressionante é por vezes o tom de ódio com que são feitas certas afirmações
ódio pelas quedas, afinal de contas, não ódio contra quem quer que seja, note-se bem
Eu já aqui ando há uns anos valentes e o discurso é sempre o mesmo....
Quando há quedas, daquelas mais abruptas e intensas, a culpa nunca morre solteira. É da manipulação.
Quando o título, corre para cima como se não houvesse amanhã somos os gajos mais inteligentes do mercado.
Principio antes de entrar no mercado. Este sobe e desce. Sobe e desce com maior o menor volatilidade.
Tem movimentos laterais tendenciais e oscilatórios. Duram mais o menos tempo, etc, etc, ect...
Qualquer pessoa não está consciente disto? Então o caminho é definitivamente um Depósito a Prazo.
A vida faz-se de escolhas. E o mercado somos nós que as fazemos. Desde o primeiro dia em que nele queremos participar. E ao participar pode doer, ou dar-nos alegrias.
Estarei preparado para aceitar o que se passa no mercado?
Já alguém se questionou sobre esta premissa?
Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson
bogos Escreveu:Ninguem nos obriga a meter 1 cêntimo no mercado, logo esta discussão é uma não discussão...![]()
![]()
.
o que para mim é mais impressionante é por vezes o tom de ódio com que são feitas certas afirmações
ódio pelas quedas, afinal de contas, não ódio contra quem quer que seja, note-se bem
rsacramento Escreveu:por vezes este tópico faz lembrar o do bcp
estou totalmente de acordo com o bogos quando ele afirma que o investidor deve assumir a 100% a responsabilidade pelos seus negócios, nunca se desculpando com teorias da conspiração ou atirando a responsabilidade para terceiros
Caro rsacramento....
Nem mais....para além de ser um assunto que me interessa (a referência que fazes), é a primeira premisa para se negociar no mecado, ou seja...
Aqueles que pensam que há manipulação num título, num índice...enfim, no mercado, tem sempre uma solução.....vai dedicar-se à pesca do robalo.
Aqueles que pensam que há manipulação num título, num índice...enfim, no mercado, podem arriscar e sujeitar-se aquilo que entendem por manipulação.
Aqueles que pensam que há manipulação num título, num índice...enfim, no mercado, podem tranquilamente fazer trade, e preocuparem-se com a sua estratégia, olhando sempre para o preço, e tomando decisões.
Amigos...não vale a pena criar "macaquinhos" na cabeça. O mercado é limpo. O mercado é imaculado. O mercado é um espaço onde toda a informação é perfeita.
O problema não está no mercado. O problema está em cada um de nós, e da forma com que vê e interpreta o mercado.
Já aqui referi algumas vezes....Quem não está preparado para negociar acções, pode tentar um índice, pois se na sua cabeça está como concretizada e certa a existência de manipulação, num índice será sempre mais difícil. Se mesmo assim não conseguir ultrapassar a questão, meta-se num fundo...
Se a coisa for mesmo complicada, vá ao banco e compre um Depósito a Prazo.
Manipulação está definitivamente na vossa cabeça.
Ninguem nos obriga a meter 1 cêntimo no mercado, logo esta discussão é uma não discussão...

A conselho de um burro, o mesmo disse-me que a chave está no preço. E andar à procura de uma justificação para lhe apanhar o ponto fraco, é mera estupidez e perda de tempo.
Cumprimentos
MHO.
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson
Tourso Escreveu:rsacramento Escreveu:Tourso Escreveu:O RSI para quem quer fazer um investimento de médio/longo prazo é realmente uma das ferramentas mais fiáveis
não será exactamente ao contrário?
dado que é apenas um oscilador, pode efectivamente, em valores muito extremos, antecipar um ressalto, o que é diametralmente diferente de uma entrada para o longo prazo
É uma ferramenta que se aplica para ciclos de 14 dias. Perdão pelo longo prazo. escapou-me. Mas rsacramento eu também escrevi médio.
E mantenho que para um investimento de médio prazo sim, faz todo o sentido.
Agora o que é que se entende por médio prazo ( realmente não longo) ?
Muitos teóricos dizem que começa do 5º ao 90ª dia. O que não concordo. O Médio prazo vai de 21 a 90 dias.
Também disse que sendo apenas um indicador, não se pode/deve usar sozinho: uso também MACD.
O prazo temporal é máximo de três semanas. Daí eu ainda não ter entrado pois espero um recuo aos 4,6 = valor que se aguentar nos 5€ menos o dividendo dará os 4,60 com entradas de compras grandes. E só assim quando tiver força compradora é que entro. Faço o cruzamento a partir de 30 de Janeiro com 2MMs : uma de 7 sessões com outra de 21 lá mais para diante. E ver no que dá.
Apesar de os dividendos serem daqui a 3 meses médio prazo é já muito esticado . Se me enganar , sem problema. Entro noutra altura.
Desculpem o CopyPaste mas é mais fiável. O primeiro para o MACD e o segundo para RSI.
• O MACD (Moving Average Convergence Divergence) é um indicador técnico criado e
desenvolvido por Gerald Appel e fornece indicações sobre a tendência de uma acção.
MACD - DefiniçãoDefinição
• O MACD é calculado pela diferença entre a Média Móvel Exponencial de 26 dias e a
Média Móvel Exponencial de 12 dias. Calculando as duas médias móveis e subtraindo
a de 12 dias à de 26 dias, teremos sempre um valor que oscilará acima e abaixo da
linha de zero, sem limite superior ou inferior.
• Ao valor do MACD, teremos ainda de aplicar uma MME de 9 dias, representando esta
nova linha o “trigger” para geração de sinais de compra/venda.
RSI:
Indicador que varia entre 0 e 100, sendo a
periodicidade recomendada de 14 dias. Também
é comum utilizar 9 ou 25 dias como alternativa;
– O RSI apresenta duas linhas-limite: uma linha
superior a 70 e uma inferior a 30 pontos;
RSI – Interpretação Interpretação
– Considera-se que um título está sobrecomprado
(overbought) quando o RSI se encontra acima
dos 70 e que este está sobrevendido (oversold)
quando o RSI se encontra abaixo de 30;
– Os sinais de compra ou venda são gerados no
cruzamento do RSI face às suas linhas-limite (30
e 70)
só espero que não estejas a querer ensinar-me o que é o rsi e o macd

quanto ao resto já disse o que tinha a dizer

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, AlfaTrader, almica, Google [Bot], latbal, malakas, Masterchief, MPAM, niceboy, OCTAMA, Pmart 1, Shimazaki_2, Tiago2006, trilhos2006, zulu404 e 228 visitantes