BES - Tópico Geral
Re: BES - Tópico Geral
AT2014 Escreveu:mmrmm Escreveu:No médio-longo prazo concordo, no curto já tenho as minhas dúvidas. A ver vamos se a LTA não é quebrada…
Amigo mmrmm,
No longo prazo temos uma coisa que vale mais do que toda e qualquer AT: Os bancos vão voltar a ter lucro. E isso é que importa. Fique tranquilo que a acção vai encontrar o seu caminho. Eu transaciono quase sempre baseado na AT mas neste caso especifico da banca há sempre de ter em conta este fundamental extremamente importante.
A única ameaça é sempre a possibilidade (remota) dum Aumento de Capital como sucedeu com o Banif há uns dias. Mas o BES, pese embora alguma turbulência pouco habitual, não é o Banif. Tem mercado, tem marca, tem dimensão, tem investidores âncora, tem estratégia, tem o último grande banqueiro do pais (infelizmente com uma idade avançada). Estamos a falar do único banco que não solicitou ajuda ao Estado. Isso pode parecer menor por os restantes estão a devolver parte da ajuda estatal. Mas não é. É como ter alguém que se endividou demasiado e que necessitou de ajuda do pai para pagar dividas e agora devolve a prestações e alguém que conseguiu, com muita dificuldade é certo, pagar as suas próprias dividas. No espirito dos investidores a sério e das casas de análise faz toda a diferença. Há que estar tranquilo.
Abraço e bons negócios
Caro AT2014,
Concordo em absoluto consigo e por isso é que tenho dúvidas no curto prazo. Ontem teria sido um bom ponto de entrada, se se confirmar o ressalto em alta ao toque na LTA. No entanto continuo a achar que a situação da banca em geral está directamente dependente da saída que Portugal tomar, ou ser obrigado a tomar. Com uma saída limpa, que possivelmente de limpa teria pouco, os reajustamentos no sistema financeiro penso, embora sem grandes conhecimentos ou experiência, iriam-se reflectir numa primeira fase nas cotadas. Enfim é o velho dilema do «retirar do penso»: de uma vez só causa maior dor mas num espaço de tempo curto, devagar causa menos dor, mas num espaço de tempo mais alargado. Para já estou atento e expectante, a pensar numa possível reentrada. Haja dinheiro para isso… LOL…
Um abraço,
mmrmm Escreveu:No médio-longo prazo concordo, no curto já tenho as minhas dúvidas. A ver vamos se a LTA não é quebrada…
Amigo mmrmm,
No longo prazo temos uma coisa que vale mais do que toda e qualquer AT: Os bancos vão voltar a ter lucro. E isso é que importa. Fique tranquilo que a acção vai encontrar o seu caminho. Eu transaciono quase sempre baseado na AT mas neste caso especifico da banca há sempre de ter em conta este fundamental extremamente importante.
A única ameaça é sempre a possibilidade (remota) dum Aumento de Capital como sucedeu com o Banif há uns dias. Mas o BES, pese embora alguma turbulência pouco habitual, não é o Banif. Tem mercado, tem marca, tem dimensão, tem investidores âncora, tem estratégia, tem o último grande banqueiro do pais (infelizmente com uma idade avançada). Estamos a falar do único banco que não solicitou ajuda ao Estado. Isso pode parecer menor por os restantes estão a devolver parte da ajuda estatal. Mas não é. É como ter alguém que se endividou demasiado e que necessitou de ajuda do pai para pagar dividas e agora devolve a prestações e alguém que conseguiu, com muita dificuldade é certo, pagar as suas próprias dividas. No espirito dos investidores a sério e das casas de análise faz toda a diferença. Há que estar tranquilo.
Abraço e bons negócios
- Registado: 4/2/2014 2:39
Bem rebentou com alguns suportes.. vamos lá a ver se não rebenta com o grande
Adam .. vamos lá a ver se se acendem as velinhas das 4 horas
pela baixa quantidade / volume parece estar tudo à espera
...........in Diario economico
Banco reduziu de forma significativa a exposição ao crédito malparado no imobiliário e turismo.
BES passa 1,1 mil milhões para fundos de recuperação de empresas
O Banco Espírito Santo (BES1.25%) transferiu um total de 1.126 milhões de euros para os fundos de recuperação de empresas de imobiliário e turismo, desde o final de 2012, refere o relatório e contas do banco, que desta forma reduziu de forma muito significativa a exposição a clientes como o grupo CS e várias construtoras que se encontravam em dificuldades.
"No âmbito do processo de restruturação do sector imobiliário português, foram lançadas várias iniciativas no sentido de serem criadas condições financeiras, operacionais e de gestão que pudessem revitalizar aquele sector", lembrou o BES1.25% no relatório que será submetido à aprovação dos accionistas, na assembleia-geral marcada para 5 de Maio.
Acrescentou que, nesse sentido, o Governo e os principais bancos encorajaram a criação de sociedades e fundos especializados que, através de operações de concentração, agregação, fusão e gestão integradas, permitissem a obtenção das sinergias necessárias à recuperação das empresas. Entre estes veículos encontra-se o Fundo de Recuperação do Turismo, gerido pela ECS Capital, bem como o Fundo Vallis para o sector da construção.
"Nos exercícios de 2013 e 2012, o BES1.25% realizou um conjunto de operações de cedência de activos financeiros (nomeadamente crédito a clientes) para aquelas últimas entidades. (...) A quase totalidade dos activos financeiros cedidos nestas operações foi desreconhecida do balanço do Grupo, uma vez que foi transferida para as referidas entidades terceiras a parte substancial dos riscos e benefícios associados a estes bem como o respectivo controlo", explicou o banco liderado por Ricardo Salgado.
"A 31 de dezembro de 2013, a exposição total do Grupo em títulos associados às operações de cedência de crédito, ascendia a 1135,6 milhões de euros (984,7 milhões de euros, valor líquido de imparidade)", referiu.
O Fundo de Recuperação do Turismo representa a fatia significativa deste bolo. Nos dois últimos anos, o BES1.25% transferiu para este veículo gerido pela ECS Capital um total de 293 milhões de euros. Este fundo detém activos no valor de 800 milhões de euros, por via da conversão em capital da maior parte da dívida bancária do grupo hoteleiro CS. Já outro veículo da ECS, o Fundo de Recuperação, recebeu uma parcela de 149 milhões de euros em créditos ao BES1.25%.
Segundo o relatório do BES1.25%, o fundo Vallis (que consolidou as construtoras Edifer, MonteAdriano, Hagen e Eusébios), recebeu créditos no valor de 84 milhões de euros, enquanto o FLIT SICAV ficou com outros 80 milhões.
Provisões subiram 18,6%
Apesar da transferência destes activos, que libertaram a pressão sobre o balanço do BES1.25% e dos restantes bancos nacionais, em 2013 a instituição liderada por Ricardo Salgado foi obrigada a reforçar as provisões para imparidades no crédito em 18,6%, para 1,4 mil milhões de euros. Este reforço das provisões conduziu ao prejuízo de 517,6 milhões de euros, no ano passado.
Segundo o banco, o reforço do provisionamento para imparidades incorporou os ajustamentos decorrentes do Exercício Transversal de Revisão das Imparidades dos Créditos Concedidos (ETRICC), solicitado pelo Banco de Portugal, que exigiu um reforço adicional de 28,7 milhões de euros. Por outro lado, a reavaliação de imóveis realizada nos termos definidos por uma carta circular do supervisor teve um impacto de 52,9 milhões de euros.
Adam .. vamos lá a ver se se acendem as velinhas das 4 horas

pela baixa quantidade / volume parece estar tudo à espera
...........in Diario economico
Banco reduziu de forma significativa a exposição ao crédito malparado no imobiliário e turismo.
BES passa 1,1 mil milhões para fundos de recuperação de empresas
O Banco Espírito Santo (BES1.25%) transferiu um total de 1.126 milhões de euros para os fundos de recuperação de empresas de imobiliário e turismo, desde o final de 2012, refere o relatório e contas do banco, que desta forma reduziu de forma muito significativa a exposição a clientes como o grupo CS e várias construtoras que se encontravam em dificuldades.
"No âmbito do processo de restruturação do sector imobiliário português, foram lançadas várias iniciativas no sentido de serem criadas condições financeiras, operacionais e de gestão que pudessem revitalizar aquele sector", lembrou o BES1.25% no relatório que será submetido à aprovação dos accionistas, na assembleia-geral marcada para 5 de Maio.
Acrescentou que, nesse sentido, o Governo e os principais bancos encorajaram a criação de sociedades e fundos especializados que, através de operações de concentração, agregação, fusão e gestão integradas, permitissem a obtenção das sinergias necessárias à recuperação das empresas. Entre estes veículos encontra-se o Fundo de Recuperação do Turismo, gerido pela ECS Capital, bem como o Fundo Vallis para o sector da construção.
"Nos exercícios de 2013 e 2012, o BES1.25% realizou um conjunto de operações de cedência de activos financeiros (nomeadamente crédito a clientes) para aquelas últimas entidades. (...) A quase totalidade dos activos financeiros cedidos nestas operações foi desreconhecida do balanço do Grupo, uma vez que foi transferida para as referidas entidades terceiras a parte substancial dos riscos e benefícios associados a estes bem como o respectivo controlo", explicou o banco liderado por Ricardo Salgado.
"A 31 de dezembro de 2013, a exposição total do Grupo em títulos associados às operações de cedência de crédito, ascendia a 1135,6 milhões de euros (984,7 milhões de euros, valor líquido de imparidade)", referiu.
O Fundo de Recuperação do Turismo representa a fatia significativa deste bolo. Nos dois últimos anos, o BES1.25% transferiu para este veículo gerido pela ECS Capital um total de 293 milhões de euros. Este fundo detém activos no valor de 800 milhões de euros, por via da conversão em capital da maior parte da dívida bancária do grupo hoteleiro CS. Já outro veículo da ECS, o Fundo de Recuperação, recebeu uma parcela de 149 milhões de euros em créditos ao BES1.25%.
Segundo o relatório do BES1.25%, o fundo Vallis (que consolidou as construtoras Edifer, MonteAdriano, Hagen e Eusébios), recebeu créditos no valor de 84 milhões de euros, enquanto o FLIT SICAV ficou com outros 80 milhões.
Provisões subiram 18,6%
Apesar da transferência destes activos, que libertaram a pressão sobre o balanço do BES1.25% e dos restantes bancos nacionais, em 2013 a instituição liderada por Ricardo Salgado foi obrigada a reforçar as provisões para imparidades no crédito em 18,6%, para 1,4 mil milhões de euros. Este reforço das provisões conduziu ao prejuízo de 517,6 milhões de euros, no ano passado.
Segundo o banco, o reforço do provisionamento para imparidades incorporou os ajustamentos decorrentes do Exercício Transversal de Revisão das Imparidades dos Créditos Concedidos (ETRICC), solicitado pelo Banco de Portugal, que exigiu um reforço adicional de 28,7 milhões de euros. Por outro lado, a reavaliação de imóveis realizada nos termos definidos por uma carta circular do supervisor teve um impacto de 52,9 milhões de euros.
Editado pela última vez por mcarvalho em 16/4/2014 9:20, num total de 1 vez.
mcarvalho
- Registado: 17/2/2004 1:38
No médio-longo prazo concordo, no curto já tenho as minhas dúvidas. A ver vamos se a LTA não é quebrada…
mmrmm Escreveu:Quebrada a zona de resistência (entre 1,28 a 1,32), tocou hoje a LTA que o Pro Real Time desenhou com 3 toques desde 30 de Setembro. A questão é que se essa linha vai ser quebrada ou reforçada. Na primeira hipótese podemos estar a rumar ao mínimo relativo de 1,03. As guerras internas no banco na luta pelo poder, as fortíssimas correcções da banca e a incerteza da saída do programa, com a certeza que a saída limpa pode castigar fortemente a banca, parecem aconselhar prudência.
O que vos parece?
Prudencia há sempre os inseders mas se houver impostos diferidos... e o AQR correr melhor que o esperado o que sobrará po comum dos mortais supera o risco de entrar no panorama atual
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Quebrada a zona de resistência (entre 1,28 a 1,32), tocou hoje a LTA que o Pro Real Time desenhou com 3 toques desde 30 de Setembro. A questão é que se essa linha vai ser quebrada ou reforçada. Na primeira hipótese podemos estar a rumar ao mínimo relativo de 1,03. As guerras internas no banco na luta pelo poder, as fortíssimas correcções da banca e a incerteza da saída do programa, com a certeza que a saída limpa pode castigar fortemente a banca, parecem aconselhar prudência.
O que vos parece?
O que vos parece?
Artista Romeno Escreveu:até as AG e ao fim do AQR é ficar fora da banca a não ser em movimentos de trading....a incerteza às valorizações atuais não compensa o risco nao obstante momentaneamente poder ser vantajoso para quem possuir jogo cintura ir a jogo, e sair logo que seja a altura... quem comprou BES a 1,46 se fosse eu não venderia neste momento a economia está positiva face a alguns meses atras, com aumento ou sem ele nalgum momento no tempo a acção vai voltar a esse valor... devidamente capitalizado, este banco pode valer 7MM num cenario futuro com a economia em velocidade de cruzeiro.... mas neste banco acho que quem tinha que ganhar a serio ja o fez foi quem entrou no ponto baixo.... agora a oportunidade ja la era em termos de longo prazo.. com os dados na mesa ao dia de hoje...
Comprar a 1,46, de certeza que não compraria.
Se, por alguma razão, as tivesse na minha posse, e não sendo um daytrader, à hora do almoço do dia 8 de abril, estariam vendidas.
Teria poupado uma perda superior a 14% e estaria a dormir descansado.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.
Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
até as AG e ao fim do AQR é ficar fora da banca a não ser em movimentos de trading....a incerteza às valorizações atuais não compensa o risco nao obstante momentaneamente poder ser vantajoso para quem possuir jogo cintura ir a jogo, e sair logo que seja a altura... quem comprou BES a 1,46 se fosse eu não venderia neste momento a economia está positiva face a alguns meses atras, com aumento ou sem ele nalgum momento no tempo a acção vai voltar a esse valor... devidamente capitalizado, este banco pode valer 7MM num cenario futuro com a economia em velocidade de cruzeiro.... mas neste banco acho que quem tinha que ganhar a serio ja o fez foi quem entrou no ponto baixo.... agora a oportunidade ja la era em termos de longo prazo.. com os dados na mesa ao dia de hoje...
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
"rabisco" com dois cenários possíveis!
Ruffus Escreveu:HJOR, boa noite
podemos estar nos minimos relativos do movimento correctivo?
é possivel colocar o seu grafico EW com as letrinhas e numeros assinaladas?
gosto muito de ver os seus gráficos, fico a pensar neles.
Desde já obrigado.
Abraço
E que tal apresentares a tua leitura. Pode ser desde o dia 4 de fevereiro. Depois comentarei.
Entretanto irei fazer um "rabisco", que por certo, te irá ajudar.
Abraço.
HJOR, boa noite
Desde já obrigado.
Abraço
Desde já obrigado.
Abraço
Cair é normal, e até é bom que respire. A mim o que me está a preocupar é volume destas quedas.......... 

Cump`s
RML
RML
- Registado: 19/11/2010 19:34
- Registado: 11/4/2014 16:59
Ja nao me lembro de ver o Bes subir. La vou ter que ver o canal historia para nao deprimir 

- Registado: 2/5/2012 11:44
VHVR Escreveu:Boa tarde majomo,
Tem toda a razão! E como se pode dar força ao BES?
Vamos supor:
Todos que estão longos, apenas aceitam vender a 1,5€. Que irá acontecer?
Quem está de fora pode se recusar a comprar a esse preço e não há negócio. E os curtos? Esses terão de comprar obrigatoriamente, ou eles ou o Banco que lhes permite usar o CFD's. E se os longos forem teimosos e só aceitem fazer negócio a 1,5€? "Ou 1,5€, ou não há negócio!", dizem os longos. Que farão os curtos?![]()
Um abraço,
VHVR
Pois, mas enquanto não houver inversão de tendência, o lado curto é o mais favorável e não terão pressão em recomprar...
contudo, está a especular que estas quedas se devem apenas aos curtos... o que não é verdade, pelo que podem continuar a existir vendedores que estavam longos...
aliás o mercado, no geral assim o indica... o meu receio é que esta tendência de descida de curto prazo, alcance outros prazos mais longos.

Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
VHVR Escreveu:Obrigado pela resposta AmigosdaBolsa!
Mas em acções só no intraday, correcto?
Os CFD's são a tal alavanca que referi, num texto atrás, que dão mais "força" à coisa. Mas, o que acontece se quem está curto com CFD's vê a cotação subir? Chegará uma altura em que a % da subida da cotação corresponde a todo o dinheiro que o curto investiu. O Banco irá pedir mais dinheiro, ou fecha posição, certo? Se sim, o curto não poderá estar o tempo que bem entende, a não ser que meta mais dinheirinho. Acho eu…Mas posso estar errado…
Um abraço,
VHVR
Mas, o BES tem descido, favorecendo quem tem posições curtas... até ao BES voltar a dar sinais de força, no curto prazo, os curtos estão contentes.
Estou liquido neste momento.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-Devo usar STOP's
negociosbolsa81 Escreveu:Bem, pelo panorama que vejo deverá vir ao suporte dos 1,15 eur...
pois...veio acima um pouco para enganar o pessoal mas já retomou o caminho descendente!
- Registado: 29/11/2007 11:52
VHVR Escreveu:Como aborrecer os curtos e fazer subir a cotação
Amigos, muito obrigado pelos conselhos!
E desculpem se vos fiz pensar que queria estar curto, Nada disso, apenas quis tentar mostrar que estar curto parece ser algo "cool" neste momento, e por essa razão alguns estão e outros pensam que deveriam estar. Aliás, estranhei a falta dos posts de alguns membros habituais… Estariam eles satisfeitos ou aborrecidos com o mercado?![]()
E porque não quero estar curto? Simples, porque quem está longo tem o "poder". Como assim? Vamos lá ver:
Para as cotações subirem alguém tem de comprar a preços mais altos. Quem está de fora não quer comprar, só aceita a preços ainda mais baixos.
Como subirão elas?![]()
Os curtos irão OBRIGATORIAMENTE ter de comprar, já que venderam algo que não tinham. E se os longos não lhes venderem? Ou pedirem mais de 10% acima do preço actual? Ou 20%? Que irá acontecer aos preços?![]()
No PSI20 ainda só se pode estar curto em acções no intraday? Ou isso já mudou? Os picos de volume comprador no final do dia na banca, quando esta cai todo o dia, serão os curtos a ter de comprar as acções?![]()
Só há uma maneira de saber…
Um abraço,
VHVR
Através de CFD's podes estar curto o tempo que bem entenderes nas cotadas dos PSI20 (dias, semanas, meses...). Pagas é juro por cada dia em que estás curto.
O autor fornece opinião sem ter em conta os objectivos de investimento de qualquer utilizador privado e não deve ser tido em conta como um aconselhamento de investimento, incluindo, mas não se limitando, às decisões de transacções ou de natureza de gestão de risco. Todas as opiniões apresentadas podem ser alteradas sem aviso prévio.
- Registado: 25/10/2010 9:57
Bem, pelo panorama que vejo deverá vir ao suporte dos 1,15 eur... 

Devagarinho devagarinho, vai enchendo o papo da galinha de ovos de ouro... 

Adamhedge Escreveu:pedrosantosslb Escreveu:Adamhedge há por aí um grafico?
obrigado!
- Registado: 29/11/2007 11:52
pedrosantosslb Escreveu:Adamhedge há por aí um grafico?
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.
Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
ficarão para trás.
Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Maverick StockMan e 240 visitantes