Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O Be Ah Ba de Analise Fundamental

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por Rcs1972 » 25/2/2015 14:20

Artista Romeno Escreveu:Em que setores e empresas investis-te para ter os 18% anual que me parecem uma rentabilidade jeitosa , na minha opinião o mercado americano está a entrar numa fase já muito elevada e exceptuando o petroleo para o longo prazo já nao vislumbro assim muitas oportunidades tipo a Marriot nos ultimos anos, neste momento as posições que tenho tenho nesse mercado mantenho mas nao penso abrir muito mais, a meu ver a europa a partir da altura em que o QE ficou evidente deste ano apresentou melhores negócios, o atrativo dos states é o cambio. Na europa além do Intesa Sanpaolo foi alias dos primeiros negocios que mencionei aqui desde o inicio, e que tenho desde o ano passado e Santander que comprei apos o AC, tenho setores como hoteis Melia Accor, setor automovel e outras empresas exportadoras como a sanofi, nacional só tenho nos ( tive a altice mas entrei na Dow, após o Q4. tenho curiosidade em ouvir dois ou tres negocios teus para perceber o racional só isso :wink: acredito como tu pouco na alavancagem e no short selling e acho que a AF é muito melhor que a AT pois permite ter uma abordagem tranquila e mais ausente da especulação

Basicamtene invisto em spin offs que tenham bons moats.

Em tempos fiz arbitragem de M&A mas fazia aquilo muito mal (é o tipo de jogo que não é para pequenos investidores e eu estava a joga-lo!). No entanto tive sorte. Não mandei o dinheiro para o lixo mas deixei-me disso porque estava a brincar com o fogo. Curiosamente comecei a fazer Value Investment de forma mais rigorosa as minhas rentabilidades aumentaram muito e passei a dormir muito mais tranquilo. :):)

Sempre gostei de petroleo e industria farmaceutica. Investi numa spin off da Conoco Philips , a Philips 66 (PSX) e numa spin off da Abbot Labs (a Abbvie). Que me deram retornos excelentes ao longo dos ultimos 3 anos e continuam a dar :):) (apesar da Abvvie ter algumas sombras no horizonte). Um dos grandes erros que fiz com a ABBV foi não investir com a força com que devia. Na altura, inicio de 2013, era obvio que a empresa era espectacular e ia dar muito dinheiro e eu avancei com uma posição relativamente pequena (deveria ter entrado com o dobro). Um erro que não repti noutras boas oportunidades mais tarde.

Tive acções da Foxnews depois da spinoff da News corporation. Fiz algum dinheiro mas senti que não tinha um grip solido solido sobre o negocio (alem de que a News Corporation, um dos filhos da spin off era genuinamnte um mau negocio do ponto de vista economico)

Noutros sectores, em 2011 quando ainda olhava para a Europa fiz bom dinheiro com a Cepsa (quando foi adquirida globalmente pelo fundo soberano do Abu Dhabi).

Tenho a FTD, florista online, foi tambem uma spin off mas tem um negocio interessante (basicmanet é um oligopolio em que a FTD tem os custos mais baixos... o que lhe dá margens maiores que a concorrencia) mas ainda não desabrochou (costumo usar este exemplo para impressionar as miudas :) :) )

E olho muito para situações de quedas abruptas no valor das acções... Procura OCN ou ASPS no Yahoo Finance... 35% do meu portfolio está na ASPS (construi a posição durante o mes de Janeiro)

De resto, tenho paciencia e deixo as coisas rolar (mais facil dizer do que fazer). E tambem erro às vezes mas felizmente esses erros são pequenos e perco pouco dinheiro com eles.

Registado: 23/2/2015 18:37

por Rcs1972 » 25/2/2015 14:05

Dr Tretas Escreveu:Esse Nassim Taleb parece interessante, vou ler. Deixo para a troca o Jeremy Siegel.

O Nassim Taleb é espectacular e, além de ser um "filosofo" interessante, é um ex- option trader que, diz-se, revolucionou a forma de as negociar nos anos 80.

Infelizmente nunca tive muito tempo para me dedicar a estudar opções (o tempo não dá para tudo) por isso não invisto nelas. É uma heuritica simples que eu uso: se não entendo então não invisto. :) :)

por Rcs1972 » 25/2/2015 13:40

rollingsnowball Escreveu:
Rcs1972 Escreveu:Atrai-me especialmente a forma como o Warren Buffet actuava nos anos 50 e 60, precisamente porque ele trabalhava com baixos níveis de informação (basicamente era conhecimento dos racios e da natureza do negocio) sem grandes folhas de calculo nem sofisticações. Aliás, há relativamente pouco tempo (na crise asiatica de 1998) o Warren Buffet investiu 500 milhoes de dolares em companhias sul-coreanas desvalorizadas na altura através da consulta dos manuais da Merryl Lynch que continham apenas a informação financeira (os racios!) e informação dos respectivos sectores economicos. Construiu um investimento no valor de 500 milhões de dolares numa tarde (uma das escolhas dele foi uma das maiores companhias de fabrico de aço sul-coreana)

Em relação a esta parte parece-me que essa descrição se aplica melhor ao Walter Schloss. O Buffett na altura apesar de tudo levava muito para além do básico a análise das empresas, visitava sedes das empresas e chegou a contratar alguém só para lhe fazer o scuttlebug de várias empresas, que depois lhe entregava milhares de páginas de informação. Talvez por isso sentia-se à vontada para concentrar. Já o Schloss fazia análises mais superficiais, e comprava tipo prateleira de supermercado desde que estivesse barato.. Quando chegavam ao ponto vendia e com isso conseguiu um currículo de meter inveja.. E tanto quanto se diz ele não era exactamente brilhante

Estive agora à procura e de 55 a 95 aparentemente conseguiu para os seus investidores uma média de 15,7% ao ano DEPOIS da comissão dele de 25% dos lucros (mas ele ia distribuindo dividendos para nunca ficar com demasiado capital)

http://www.valuewalk.com/2015/01/walter-schloss-16-principles/
(a exlicação de cada ponto não é dele)

Não penso que a forma como o Walter Schloss trabalhava fosse superficial. Era, isso sim, simples mas baseava-se na ideia básica de Value Investment de "buy a dollar for 50c". E essa ideia levada ao extremo é o Walter Scholss (que não faz mais do que seguir à letra o Ben Graham): comprar cigar butts, ie, empresas que transaccionem abaixo do seu working capital, diversificar violentamente (ie, comprar de tudo) e esperar 2 anos (e ir para casa às 5 da tarde e dormir sem problemas)

O Warren Buffet também começou por ai. mas derivou rapidamente.

É evidente que hoje em dia não há cigar butts. Por isso, o pequeno investidor (e muitos grandes investidores) tem de ser muito mais como o Warren Buffet dos anos 60: olhar para a informação financeira mas tambem para informação qualitativa. Na framework "buffetiana" isso correpsonde a duas tarefas: procurar moats e tentar perceber se a gestão é boa.

Eu por exemplo, para encontrar bargains socorro-me dos racios (tenho problemas em comprar companhias com P/Book value maior que 2...) mas tambem procuro situações de spin off e de empresas que, por qualquer razão, tenhma tido quedas de preço abruptas. Depois faço a analise qualitativa: a companhia tem moat? ou, no caso de quedas abruptas, as circuntancias danificaram permanentemente a posição economica da companhia no longo prazo? Um bom caso é o da BP após o derrame no golfo do Mexico, a queda de preço das acções não reflectiu de forma alguma o impacto real do derrame na posição de longo prazo da companhia (fiz bom dinheiro nestes... infelizmente era dinheiro virtual, nesse tempo investia num jogo online)

A parte dificl é classificar a qualidade da gestão mas de um modo geral industrias "simples" geram gestores "honestos" porque basicmente não há muito espaço para inventar. Industrias complexas, com modelos de negocios obscuros e ambiguos alem de serem mais dificeis de analisar dão mais oportunidades à gestão para "inventar". Há formas de ver se a gestão está alinhada com os accionistas: o registo de compra e venda de acções por insiders (registada nos reguladores) é uma boa aproximação.

DE resto, a partir dos anos 70 o Warren Buffet sob a influencia do Charlie Munger evoluiu para uma terceira abordagem: primeiro olha para a qualidade do negócio, se for excelente e se não tiver um preço absurdamente alto, compra. É evidente que é aqui que o Warren tem vantagens que o pequeno investidor não tem. Seria impossivel para mim fazer um negocio como o que o Warren fez com a Goldman em 2009 ou as compras de empresas que ele faz quando saca da espingarda de caça aos elefantes.

A parte interessante é que a principal dificuldade dos anos 50 e 60 (arranjar a informação acerca das empresas e das industrias) está muito atenuada pela internet. Mas este tipo de abordagem, curiosamente, põe problemas psicologicos à maior parte das pessoas (ainda estou para perceber porquê :):) )

Os principais recursos que eu uso para alem do Yahoo Finance

São os seguintes:

http://seekingalpha.com/ - tem montes de analises (que têm como sempre de ser abordadas com espirito critico) e evita muito number crunching.

https://www.magicformulainvesting.com/ metodologia engraçada produzida pelo Joel Greenblatt, deem umavista de olhos!

http://www.spinoffresearch.com/Stock-Sp ... port-blog/ Site espcializado em Spin offs

Jornais, artigos, opiniões... you name it!

por rollingsnowball » 25/2/2015 1:35

Rcs1972 Escreveu:Atrai-me especialmente a forma como o Warren Buffet actuava nos anos 50 e 60, precisamente porque ele trabalhava com baixos níveis de informação (basicamente era conhecimento dos racios e da natureza do negocio) sem grandes folhas de calculo nem sofisticações. Aliás, há relativamente pouco tempo (na crise asiatica de 1998) o Warren Buffet investiu 500 milhoes de dolares em companhias sul-coreanas desvalorizadas na altura através da consulta dos manuais da Merryl Lynch que continham apenas a informação financeira (os racios!) e informação dos respectivos sectores economicos. Construiu um investimento no valor de 500 milhões de dolares numa tarde (uma das escolhas dele foi uma das maiores companhias de fabrico de aço sul-coreana)

Em relação a esta parte parece-me que essa descrição se aplica melhor ao Walter Schloss. O Buffett na altura apesar de tudo levava muito para além do básico a análise das empresas, visitava sedes das empresas e chegou a contratar alguém só para lhe fazer o scuttlebug de várias empresas, que depois lhe entregava milhares de páginas de informação. Talvez por isso sentia-se à vontada para concentrar. Já o Schloss fazia análises mais superficiais, e comprava tipo prateleira de supermercado desde que estivesse barato.. Quando chegavam ao ponto vendia e com isso conseguiu um currículo de meter inveja.. E tanto quanto se diz ele não era exactamente brilhante

Estive agora à procura e de 55 a 95 aparentemente conseguiu para os seus investidores uma média de 15,7% ao ano DEPOIS da comissão dele de 25% dos lucros (mas ele ia distribuindo dividendos para nunca ficar com demasiado capital)

http://www.valuewalk.com/2015/01/walter-schloss-16-principles/
(a exlicação de cada ponto não é dele)
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.

Registado: 13/12/2008 12:42

por Artista Romeno » 25/2/2015 0:53

Dr Tretas Escreveu:Esse Nassim Taleb parece interessante, vou ler. Deixo para a troca o Jeremy Siegel.

Taleb andou nas bocas do mundo, mas algumas coisas esbarraram contra a parede na forgein affairs disse que a ITALIA é um pais adaptativo eu discordo, a divida do setor privado nem é muito alta ok e que a mudança de governos sistemática era boa :!:

http://www.foreignaffairs.com/articles/142494/nassim-nicholas-taleb-and-gregory-f-treverton/the-calm-before-the-storm

agora que há black swans há subprime grécia e russia há isso é inegável, alias a grecia está a ceder muito rapidamente, não sei até que ponto não é agora a oportunidade, já da russia tenho duvidas o puttin é doido dos miolos e isto apesar da blackstone ter 4,5mm para investir em empresas de petroleo queimadas :mrgreen:

p.s há malta muito quantitativa que só vê termos como VAR ou CDS spread à frente e depois dá ERROR :idea:

deixo também este artigo interessante http://www.foreignaffairs.com/articles/ ... t-creation
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Dr Tretas » 25/2/2015 0:46

Esse Nassim Taleb parece interessante, vou ler. Deixo para a troca o Jeremy Siegel.

Registado: 29/10/2013 12:15

por Artista Romeno » 25/2/2015 0:31

Para o RCS; deixei em msg privada mas como não sei se ele sabe ler
Em que setores e empresas investis-te para ter os 18% anual que me parecem uma rentabilidade jeitosa , na minha opinião o mercado americano está a entrar numa fase já muito elevada e exceptuando o petroleo para o longo prazo já nao vislumbro assim muitas oportunidades tipo a Marriot nos ultimos anos, neste momento as posições que tenho tenho nesse mercado mantenho mas nao penso abrir muito mais, a meu ver a europa a partir da altura em que o QE ficou evidente deste ano apresentou melhores negócios, o atrativo dos states é o cambio. Na europa além do Intesa Sanpaolo foi alias dos primeiros negocios que mencionei aqui desde o inicio, e que tenho desde o ano passado e Santander que comprei apos o AC, tenho setores como hoteis Melia Accor, setor automovel e outras empresas exportadoras como a sanofi, nacional só tenho nos ( tive a altice mas entrei na Dow, após o Q4. tenho curiosidade em ouvir dois ou tres negocios teus para perceber o racional só isso :wink: acredito como tu pouco na alavancagem e no short selling e acho que a AF é muito melhor que a AT pois permite ter uma abordagem tranquila e mais ausente da especulação

p.s já vi que és fan do buffet eu aplico a ideia geral de comprar undervalued, apenas acho que convém olhar para certos aspetos além do per e do p/b pois por vezes em certos setores são racios curtos.... por exemplo negociar banca por P/B e per nem pensar nisso :!: a Marriot também é um bom exemplo de que o p/b pode ser curto \:D/
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

por rollingsnowball » 25/2/2015 0:19

Rcs1972 Escreveu:
E é assim, eu tenho um day job mas os meus tempos livres são praticamente todos dedicados a isto. Dá trabalho mas é muito compensador quando as coisas funcionam (muito mais do que o dinheiro que um tipo faz). E sim, é boa ideia gostar de ler acerca destas coisas e pensar acerca destas coisas.

Exacto, esse é o meu ponto de vista e a minha situação. E é relaxante para mim... Mas a verdade é que tenho noção que esse não é o ponto de vista normal da maior parte das pessoas e por isso digo que isto dá trabalho e que quem não está para isso deve arranjar outra opção logo à partida.

Quanto a uma avaliação básica, sem esmiuçar os relatórios de contas é uma abordagem razoável já que pelo que tenho visto se eu investisse em todas as situações que me vão aparecendo e me parecem atraentes (mesmo sem olhar para os relatórios de contas) teria resultados tão bons ou melhores do que os que tenho (mas também tinha alguns colapsos, certamente mais do que compensados pelas restantes). No entanto sinto que para concentrar realmente o portfolio, como faço, é preciso ter feito algum trabalho de casa. Mas grande parte do trabalho de casa é sempre ler para aprender mais (nunca li Taleb, li sobre os pontos de vista dele mas não os livros dele, mas os restantes pontos de que falaste também já tinha lido)
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.

por Rcs1972 » 24/2/2015 23:23

rollingsnowball Escreveu:
Rcs1972 Escreveu:
rollingsnowball Escreveu:Eu não percebo praticamente nada de análise técnica.

O pouco que sei é de ler este fórum e basicamente é:
-ah e tal existe umas coisas chamadas suportes, que basicamente significa que uma ação quando vai ali costuma subir. Acho que também há uma chamada resistência que é mais ou menos a mesma coisa mas ao contrário
- parece que existe uma coisa chamada tendência, que significa que uma coisa que está a subir tende a continuar a subir, e vice versa.

Estes 2 pontos da análise técnica parecem-me importantes já que já apanhei com bastantes desilusões à custa de não ligar à tendência (os suportes e isso acho que ainda não me fizeram falta, mas nunca se sabe).

Quanto aos básicos da análise fundamental, acho que é complicado de falar nos básicos sem simplificar. Investires com base na análise fundamental é uma filosofia e tens que acreditar nela senão não funciona. Seguires a análise fundamental implica veres uma queda de 50% numa ação tua e sentires-te sossegado (ou até contente se a empresa estiver a comprar ações próprias às mãos cheias). Embora eu tenha dúvidas que ficasse sossegado com uma queda de 50% a verdade é que já me aconteceu ter uma sensação mista de "tristeza" e "alegria" com a subida do valor de mercado de uma ação. Por um lado sentia-me contente porque "estava mais rico" (ou menos pobre), por outro lado sentia-me triste porque na realidade "estava mais pobre" (porque o retorno potencial, e portanto o valor da empresa, era menor já que a empresa em vez de comprar 10% de ações próprias ao ano ia comprar menos com o mesmo dinheiro e porque o valor real nada tem a ver com o valor de mercado).

É este último ponto "o valor real nada tem a ver com o valor de mercado" que é um ponto de vista muito mais importante para a análise fundamental do que qualquer rácio etc.

Dito isto, para te dedicares ao investimento com base nos "fundamentais" (não gosto deste nome) é preciso muito tempo, muita aprendizagem. Lês e lês e lês e cada vez descobres que tens mais para ler. Chegas a um ponto em que tudo somado vais nas dezenas de milhar de páginas e sentes que tens a leitura muito atrasada. Não investes em nenhuma empresa sem ler de fio a pavio pelo menos o último relatório de contas. Quando apenas leste metade do relatório de contas e investes sentes-te inseguro e com a certeza de que fizeste asneira em avançar sem ler o resto (e fizeste mesmo, como notas quando acabas de ler o relatório). Quando apenas leste um mais os relatórios dos últimos trimestres sentes-te mais seguro mas achas que estás a facilitar (e reparas que a pilha de leitura em atraso ficou ainda maior). E entre a leitura e a revisão de asneiras vais aprendendo.

É uma filosofia, ou cola ou não cola.

ps: quando à manipulação de resultados. Uma análise fundamental cuidada pode mostrar ou fazer suspeitar de alguns dos casos, mas estamos sempre vulneráveis a ser roubados aqui ou na rua. O importante é que tal como o ladrão de rua vai para a cadeia se for apanhado também o ladrão de colarinho branco tem que ir para a cadeia quando descoberto. E é por causa de este último ponto que os investidores gostam mais de investir nos estados unidos ou reino unido (por exemplo), em vez de irem para países onde quem assinou por baixo relatórios de contas falsificados (leia-se burlou investidores) fica impune ou sofre uma pena baixa e mantém a riqueza que alcançou por esses meios.

Sim, dá trabalho, so what?

Em campo nenhum da vida se ganha dinheiro sem trabalhar, pá.

So what? Acho que o essencial quando alguém pergunta por análise fundamental é que saiba que dá trabalho e tem que se dedicar, principalmente até ter conhecimentos base suficientes para poder limitar o trabalho a oportunidades que lhe pareçam melhores. Digo isto porque a maior parte das pessoas (por incrível que nos possa parecer) quando se fala de investimentos esperam que o dinheiro caia do céu, para trabalhar já têm a profissão deles.. E para esses o melhor é esquecer a análise fundamental, praticamente esquecer que ela existe e indexar (fazendo um dollar-cost averaging para não correrem o risco de entrar num pico e depois assustarem-se e venderem tudo na pior altura), como deves ter lido na carta aos accionistas do ano passado (ps: sai este sábado e o Charlie também vai escrever :) )

Eu invisto na bolsa há 4 anos apenas com bases fundamentais e há short cuts e heuristicas (sim, tambem gosto do Nassim Taleb). A minha inspiração surgiu quando li as cartas aos accionistas do Warren Buffet. Sempre me interessei pela acções mas sempre achei que a forma como as pessoas "normais" falavam na bolsa era algo superficial (e especialmente só ouvia histórias de terror de amigos e familiares que perdiam muito dinheiro) mas quando encontrei o pensamento do Warren Buffet deu-me imediatamente um click: era aquilo! E comecei a praticar imediatamente.

Se fores value investor como eu sou sabes à partida que há situações para as quais não vale a pena olhar (IPOs de empresas de internet por exemplo) e outras para que vale a pena explorar (spin offs)- Depois devemos sempre limitarmo-nos a negócios que percebemos bem e situações que entendemos. (isto não quer dizer que com o tempo esse circulo de competência não vá mudar). E claro usar a cabeça e ser disciplinado (isso é algo que temos em comum com os bons tecnicos).

Atrai-me especialmente a forma como o Warren Buffet actuava nos anos 50 e 60, precisamente porque ele trabalhava com baixos níveis de informação (basicamente era conhecimento dos racios e da natureza do negocio) sem grandes folhas de calculo nem sofisticações. Aliás, há relativamente pouco tempo (na crise asiatica de 1998) o Warren Buffet investiu 500 milhoes de dolares em companhias sul-coreanas desvalorizadas na altura através da consulta dos manuais da Merryl Lynch que continham apenas a informação financeira (os racios!) e informação dos respectivos sectores economicos. Construiu um investimento no valor de 500 milhões de dolares numa tarde (uma das escolhas dele foi uma das maiores companhias de fabrico de aço sul-coreana)

Por fim, ser estrito nas escolhas: mais vale estar quieto do que investir em situações duvidosas (mais fácil dize-lo do que faze-lo)... mas quando um tipo tem uma boa ideia deve entrar com confiança. E ter paciencia (mais uma vez é mais facil dize-lo do que faze-lo).

E é assim, eu tenho um day job mas os meus tempos livres são praticamente todos dedicados a isto. Dá trabalho mas é muito compensador quando as coisas funcionam (muito mais do que o dinheiro que um tipo faz). E sim, é boa ideia gostar de ler acerca destas coisas e pensar acerca destas coisas.

por rollingsnowball » 24/2/2015 18:13

Rcs1972 Escreveu:

-ah e tal existe umas coisas chamadas suportes, que basicamente significa que uma ação quando vai ali costuma subir. Acho que também há uma chamada resistência que é mais ou menos a mesma coisa mas ao contrário
- parece que existe uma coisa chamada tendência, que significa que uma coisa que está a subir tende a continuar a subir, e vice versa.

Estes 2 pontos da análise técnica parecem-me importantes já que já apanhei com bastantes desilusões à custa de não ligar à tendência (os suportes e isso acho que ainda não me fizeram falta, mas nunca se sabe).

Quanto aos básicos da análise fundamental, acho que é complicado de falar nos básicos sem simplificar. Investires com base na análise fundamental é uma filosofia e tens que acreditar nela senão não funciona. Seguires a análise fundamental implica veres uma queda de 50% numa ação tua e sentires-te sossegado (ou até contente se a empresa estiver a comprar ações próprias às mãos cheias). Embora eu tenha dúvidas que ficasse sossegado com uma queda de 50% a verdade é que já me aconteceu ter uma sensação mista de "tristeza" e "alegria" com a subida do valor de mercado de uma ação. Por um lado sentia-me contente porque "estava mais rico" (ou menos pobre), por outro lado sentia-me triste porque na realidade "estava mais pobre" (porque o retorno potencial, e portanto o valor da empresa, era menor já que a empresa em vez de comprar 10% de ações próprias ao ano ia comprar menos com o mesmo dinheiro e porque o valor real nada tem a ver com o valor de mercado).

É este último ponto "o valor real nada tem a ver com o valor de mercado" que é um ponto de vista muito mais importante para a análise fundamental do que qualquer rácio etc.

Dito isto, para te dedicares ao investimento com base nos "fundamentais" (não gosto deste nome) é preciso muito tempo, muita aprendizagem. Lês e lês e lês e cada vez descobres que tens mais para ler. Chegas a um ponto em que tudo somado vais nas dezenas de milhar de páginas e sentes que tens a leitura muito atrasada. Não investes em nenhuma empresa sem ler de fio a pavio pelo menos o último relatório de contas. Quando apenas leste metade do relatório de contas e investes sentes-te inseguro e com a certeza de que fizeste asneira em avançar sem ler o resto (e fizeste mesmo, como notas quando acabas de ler o relatório). Quando apenas leste um mais os relatórios dos últimos trimestres sentes-te mais seguro mas achas que estás a facilitar (e reparas que a pilha de leitura em atraso ficou ainda maior). E entre a leitura e a revisão de asneiras vais aprendendo.

ps: quando à manipulação de resultados. Uma análise fundamental cuidada pode mostrar ou fazer suspeitar de alguns dos casos, mas estamos sempre vulneráveis a ser roubados aqui ou na rua. O importante é que tal como o ladrão de rua vai para a cadeia se for apanhado também o ladrão de colarinho branco tem que ir para a cadeia quando descoberto. E é por causa de este último ponto que os investidores gostam mais de investir nos estados unidos ou reino unido (por exemplo), em vez de irem para países onde quem assinou por baixo relatórios de contas falsificados (leia-se burlou investidores) fica impune ou sofre uma pena baixa e mantém a riqueza que alcançou por esses meios.

So what? Acho que o essencial quando alguém pergunta por análise fundamental é que saiba que dá trabalho e tem que se dedicar, principalmente até ter conhecimentos base suficientes para poder limitar o trabalho a oportunidades que lhe pareçam melhores. Digo isto porque a maior parte das pessoas (por incrível que nos possa parecer) quando se fala de investimentos esperam que o dinheiro caia do céu, para trabalhar já têm a profissão deles.. E para esses o melhor é esquecer a análise fundamental, praticamente esquecer que ela existe e indexar (fazendo um dollar-cost averaging para não correrem o risco de entrar num pico e depois assustarem-se e venderem tudo na pior altura), como deves ter lido na carta aos accionistas do ano passado (ps: sai este sábado e o Charlie também vai escrever :) )

por Rcs1972 » 24/2/2015 17:31

por Rcs1972 » 24/2/2015 14:58

Artista Romeno Escreveu:
jpceia Escreveu:Sabem um bom site que forneça as demonstrações financeiras de empresas cotadas nos Estados Unidos?
encontrei este site: http://www.gurufocus.com/financials/AAPL , que parece bastante bom, no entanto só mostra os dados a nível trimestral nos últimos 5 trimestres.
Tudo o que acrescente algo, inclusivamente a nível de previsões de resultados, que seja apresentado duma forma sistematica e que seja possível fazer download seria bem vindo.

isso é ir directamente à pagina de investor relations das empresas que tem lá tudo, especialmente nas empresas norte-americanas os sec fillings ao início parecem estranhos, mas são optimos pois possuem um nível de detalhe muito bom, havendo informação original, não vejo necessidades de ir a esses sites a não ser para ver consensus, mas quanto a previsões gosto de ler as que tenho acesso para ver os racionais e o sentido por de trás dos mesmos. Quanto a previsões nos resultados anuais o management dá sempre um guidance, sendo que na apple até é trimestral, quanto ao resto a melhor forma de ver o potencial de uma empresa é olhar para os drivers que levam ao lucro no caso da apple numero de unidades vendidas, a receita por unidade e a margem daí tira-se tudo

Acabei de dar com este tópico e queria deixar algumas notas.

A forma como entendo o investimento é completamente fundamental. Análise técnica, se bem que pode servir para alguns, não serve para mim. Por isso nem lhe ligo.

Eu utilizo os ensinamentos dos Value Investor clássicos baseado em dois principios básicos:

a) uma acção é uma parte de uma empresa ie, o preço da acção no longo prazo converge para o valor intrinseco da acção. Daí que temos de conhecer não só preço da acção (facil) mas tambem o valor do negócio (menos facil)

b) existem circunstancias em que o preço de uma determinada acção é diferente do seu valor intrinseco: se for maior, evita-se a acção, se for consideravelmente menor, compra-se (e espera-se)

O valor intrinseco de uma empresa é como é evidente o somatorio dos cash-flows gerados ao longo da sua vida. É dificl de calcular exactamente mas podemos usar estimativas toscas: as minhas preferidas P/E e Price/Book. Eventualmente poderei usar outras, em empresas com poucos CapEx, ie, poucos activos de longo prazo (empresas de serviços, por exemplo, que possuem sempre P/E e P/book value altos porque não têm praticamente amortizações) poderei usar P/FCF (preço/ free cash flow) ou EV/EBITDA (util para comparar empresas de sectores diferentes). Como é evidente gosto pouco de empresas com divida.

Apenas uma nota: todas as estimativas são toscas por isso uso as que, sendo toscas, dão menos trabalho. A preguiça e procrastinação são virtudes no mundo dos investimentos.

Gosto tambem de empresas com aquilo que o Warren Buffet designa como um "economic moat" ou seja uma vantagem competitiva permanente que lhe permita ter uma performance consistentemente alta (altos Return on Equity ou altos Returno on Invested Capital são sinal de presença de moats). Ou seja, mais uma vez, entender o negocio é esencial!

Assim, é facil de ver que eu procuro acções que por qualquer razão pareçam ter preços deprimidos em relação ao seu valor intrinseco.

Prefiro também investir nos EUA ou no UK. Porque? Por duas razões:

a) a gestão é mais orientada para a criação de shareholder value do que na Europa ou noutras partes do Mundo (em Portugal por exemplo)

b) a qualidade da informação disponibilizada é de muito maior qualidade. Este problema é particularmente critico em Portugal onde eu considero que a qualidade da informação disponibilizada é muito baixa, sendo dificil confiar nela.

Por fim, como é que giro as minhas posições?

Simples. Quando encontro uma boa oportunidade, compro e compro forte (cheguei a ter 60% do meu portfolio numa acção) e depois espero. Tenho posições com 2 e 3 anos que não penso vender no futuro proximo. Muito raramente tenho uma posição durante menos de 6 meses. Transacionar muitas vezes é muito arriscado.

É que o risco não existe nos mercados, o risco existe nas manias e nos processos (muitas vezes deficientes) usados pelos investidores. Assim, a forma de arriscar pouco é jogar poucas vezes mas fazê-lo com convicção.

Faço muito poucas transacções por ano (em 2014, por exemplo fiz umas 7 ou 8) e de resto tenho uma atitude relaxada em relação às acções: desde que um tipo as compre baratas e que a tese de investimento se mantenha não tem de se preocupar muito com eventuais perdas temporarias. Se um tipo for minimamente competente nas suas escolhas sabe que mais cedo ou mais tarde, elas acabam por subir.

E de um modo geral sobem. A parte interessante é que mesmo quando não sobem muito, têm pelo menos a virtude não descer muito logo as perdas são pequenas (e ocasionalmente ganho muito! :-) :-) )

Como é evidente, não faço short selling (porque não é a minha cena) e como é ainda mais evidente não uso alavancagem, uma pratica algo idiota na minha modesta opinião.

Resultados: Estou nisto há 4 anos desde o inicio de 2011. Tinha no inicio do 2015, 93% de lucro com uma taxa anualizada de 18%. Em 2015 estou a fazer pouco mais de 6% YTD.

Nada mau para um tipo que se limita a ler umas cenas na internet.

por Artista Romeno » 24/2/2015 13:29

"O FIM DO CIRCO"
http://www.expansion.com/2015/02/24/eco ... 75809.html
El Gobierno griego ha enviado a la troika (Comisión Europea, Fondo Monetario Internacional y Banco Central Europeo) su listado de reformas para poder prorrogar cuatro meses el programa de rescate actual, y así no perder el derecho a recibir los últimos desembolsos (3.600 millones de euros) y a utilizar 10.900 millones de euros en bonos para recapitalizar sus bancos. En ellas, el Gobierno de Syriza, la coalición de izquierda radical que ganó las elecciones del 26 de enero, diluye o directamente renuncia a buena parte de sus promesas electorales [CONSULTE EL DOCUMENTO]
Grecia pidió el pasado viernes la extensión del rescate actual por cuatro meses, pero esta solicitud estaba condicionada a la presentación ayer de un listado de reformas. El documento, de siete páginas, esboza un listado medidas en varias áreas. Prácticamente en todas en las que había discrepancias con la troika y el Eurogrupo, el Gobierno griego ha moderado sus pretensiones, bien modificándolas directamente o condicionándolas a otros factores (cuadrar cuentas públicas, consultas con instituciones o la competitividad de la economía).
Por ejemplo, no se detendrá ninguna privatización ya cerrada o cuyo proceso forma haya sido lanzado. El Gobierno dice que subirá el salario minimo, pero "en un futuro", previa consulta con las instituciones europeas e internacionales, y siempre y cuando no perjudique la competitividad y la creación de empleo. En esta línea, la ampliación del plan para dar empleo temporal a los desempleados se condiciona también al "acuerdo de los socios" y a que "lo permita el espacio fiscal". En cuanto a fiscalidad, el IVA se "racionalizará" para "maximizar ingresos" y se sacarán productos del IVA reducido. Esto se traducirá necesariamente en subidas del impuesto, como mínimo, en los productos que dejen la lista con el tramo reducido.
La prohibición de los desahucios pasa a ser una "consulta" con los bancos para evitarlos y, en cualquier caso, Atenas se compromete a que cualquier medida que adopte no afecta a sus ratios de capital y a las cuentas públicas. Por otra parte, una de las grandes banderas del Gobierno griego, su programa humanitario para atajar la crisis social que vive Grecia, se supedita a que no tenga "efectos fiscales negativos".
Pero además de las medidas, también destacan las omisiones. Por ejemplo, no hay rastro de promesas polémicas de campaña como la contratacion de 300.000 empleados públicos, ni tampoco de la subida de las pensiones.
El gran reto de Alexis Tsipras, primer ministro griego, y su ministro de Finanzas, Yanis Varufakis, era presentar un plan lo suficientemente definido y ortodoxo para que fuera aprobado por la troika y sus socios europeos -parlamentos nacionales incluidos-, pero lo suficientemente ambiguo y social como para no provocar una revuelta interna en Syriza y su socio de Gobierno, ANEL, la ultraderecha griega euroescéptica.
Sin embargo, Tsipras y Varufakis han incluido un buen puñado de medidas anticorrupción, antifraude fiscal y de racionalización de la administración pública que encajan con el programa que sus socios europeos y la troika tenían en mente.
Por ejemplo, el Gobierno heleno se compromete a ampliar la definición de fraude y evasión fiscal y a "desmantelar la inmunidad fiscal" de la que gozan algunos colectivos. En esta línea, se compromete a dotar de personal necesario a la Hacienda griega y a mejorar sus sistemas informáticos y tecnológicos para realizar su función. El Ejecutivo heleno también anuncia un Plan Nacional contra la Corrupción y una revisión del gasto público en todas sus partidas, entre las que cita específicamente "educación, defensa, transporte, gobierno municipal" y "beneficios sociales".
Próximos pasos
La Comisión Europea, el FMI y el BCE ya habrían considerado que el documento es un "punto de partida válido" para poder completar exitosamente el programa actual. Ahora falta que Jeroen Dijsselbloem, presidente del Eurogrupo, convoque esta tarde a los ministros de Finanzas y Economía del euro para que den su visto bueno. Una vez que esto ocurra, los parlamentos nacionales de Holanda, Alemania, Finlandia y Estonia iniciarán sus procesos de aprobación de la solicitud de prórroga de rescate de Grecia.
Sin embargo, la prórroga del programa no garantiza que Grecia reciba los desembolsos. Tal y como ha advertido hoy mismo Dijsselbloem en el Parlamento Europeo, todo pago debe ser autorizado por el Eurogrupo y eso solo ocurrirá cuando la troika certifique que Atenas "está haciendo progresos" en esa lista de reformas. Según el presidente del Eurogrupo, primero van los avances en las medidas y luego los desembolsos y ha advertido de que el hecho de que Grecia necesite financiación no va a invertir ambos elementos.
De hecho, lo de hoy es solo un análisis preliminar. La revisión en profundidad del programa y las medidas deberá realizarla la troika en abril. Allí deberán concretarse todas esas medidas y cuantificarse adecuadamente para valorar su impacto en las finanzas públicas y la competitividad de la economía griega.

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental-REIT

por Artista Romeno » 20/2/2015 12:42

hoje trago um REIT ( Real estate Investment Trust), os reits são empresas teoricamente focadas no setor imobiliario, leia-se escritórios hoteís centros comerciais etc, mas hoje em dia já apresentam uma grande diversificação, existindo REITS no setor da saude, residenciais, mortage. Esta estrutura de investimento carateriza-se por ser isenta de impostos e ter um nível de dividendos que é 90% no mínimo dos lucros e 75% dos activos no setor imobiliário, sendo por isso uma forma mais eficiente em termos fiscais para certas empresas. O reit que trago a meu ver encontra-se justamente valorizado é o Peblebrook Hotel Trust http://www.pebblebrookhotels.com/ que investe em hoteis premium nos EUA, existem alguns reits na europa mas é uma extrutura mais difundida nos EUA

Passando a avaliação, a mesma é facil , o que importa ver é os adjusted funds from operations em termos muito simplistas o EBITDA( ou FFO-funds from operations)- CAPEX, que é no fundo o rendimento possivel de ser distribuido pelos acionistas, assim uma forma de avaliar um reit é descontar os dividendos todos que se preve que este gere, mais a diferença entre estes e o AFFO que é o chamado cash build up, somando os 2 tem-se o valor. Em termos de pares é importante ver o price to AFFO e price to FFO, preferindo pessoalmente o 1º dos 2. Outro método de avaliar este tipo de investimento é o Net Asset Value dos ativos que detém

para a semana talvez fale da Altice e dos resultados da NOS

Poderei não ter sido claro FFO= net income+ depreciações ; AFFO = net income+ depreciações- capex
Anexos
santander.png
NAV
santander.png (78.2 KiB) Visualizado 14533 vezes
santander.png
Metricas
santander.png (32.73 KiB) Visualizado 14533 vezes
santander.png
IRR
santander.png (72.71 KiB) Visualizado 14533 vezes

por trend=friend » 19/2/2015 17:58

Certo, thanks!
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por Artista Romeno » 19/2/2015 17:42

trend=friend Escreveu:Olá Artista,
Hoje saíram os resultados da C. Amorim e parecem bastante decentes (entretanto multiplicou por quase x7 o seu valor desde o fundo em 2009...). A F Ramada é outro exemplo que está a viver um bull market excelente (cerca de x6 desde 2009).
Tens opinião formada sobre acções do PSI Geral, por exemplo as que consideras mais saudáveis em termos de AF?
É que, enquanto muitos olham para penny stocks do PSI18, existem verdadeiras máquinas na 2.a Divisão que quase não olharam para trás em 6 anos (não obstante o fraco volume, é um facto...)...
Por outro lado, várias parecem estar a querer despertar em termos de AT, não digo para home runs desses, mas talvez para algo interessante...
Um abraço

só corticeira amorim, o resto não perco tempo com acções iliquidas, se fores ver as 2 ultimas paginas verás o que eu acho da corticeira e como se concretizou, a meu ver agora já mais cara e mais justamente valorizada, mas continua a ser uma boa acção para o longo prazo

por trend=friend » 19/2/2015 17:40

Olá Artista,
Hoje saíram os resultados da C. Amorim e parecem bastante decentes (entretanto multiplicou por quase x7 o seu valor desde o fundo em 2009...). A F Ramada é outro exemplo que está a viver um bull market excelente (cerca de x6 desde 2009).
Tens opinião formada sobre acções do PSI Geral, por exemplo as que consideras mais saudáveis em termos de AF?
É que, enquanto muitos olham para penny stocks do PSI18, existem verdadeiras máquinas na 2.a Divisão que quase não olharam para trás em 6 anos (não obstante o fraco volume, é um facto...)...
Por outro lado, várias parecem estar a querer despertar em termos de AT, não digo para home runs desses, mas talvez para algo interessante...
Um abraço
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por Artista Romeno » 12/2/2015 12:36

deixo aqui uma parte da análise da aena que considero importante para a AF em geral
"Quantitativamente
corrigidos por um pagamento de juros de 159m ocorrido em 2014 devido a um contencioso nos terrenos terrenos de barajas
EBITDA 2014 E 1800 M
RL 2014 E 780 M
Market cap 10600m
NET DEBT 11400 M
PER 13,5 x
EV/ebitda 12,2 x

a aeroports de paris
tem um
EV/EBITDA de 11 x e um per de 26 x :!: parece haver algo de estranho aqui mas não há =; simplesmente é o custo mais favoravel da dívida hoje em dia a funcionar, e a entregar valor aos acionistas , os aeroportos de paris merecem sempre um PER mais favorável pois são um negocio quase certo mas sendo o PER da Fraport 21 x a meu ver existe aqui ainda possibilidade a largo prazo de se encontrar valor agora é preciso ir com calma pois a subida incial foi forte e já está a corrigir mas se o Podemos não for governo a AENA assumindo um per corrigido de 18 x ( não muito exigente face à ADP e à Fraport) tem um potencial acima dos 35% o que associado ao crescimento esperado do trafego e dos lucros fazem deste valor, um valor a ter para o longo prazo, no curto não meto as mãos no fogo pois subiu rapidamente... assumi um per conservador face aos pares imaginem se chegar à casa dos 20's :mrgreen:"

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental-como ler um guidance

por Artista Romeno » 9/2/2015 16:38

vou traduzir o guidance do santander em miúdos :!: :idea: numa altura em que o banco resolveu as suas questões de capital

mais do que informação acessória interessa ver o que vale o santander assim , com a informação disponivel na net facilmente se deduz se o valor atual é correto ou errado, assim decidi ver quanto valia o santander sem prémio de crescimento, e o que se verifica é que o mercado está atualmente a valorizar o banco no intervalo inferior do guidance e sem premio de crescimento que o santander pode merecer
por estar em mercados com potencial futuro,pelo que a cotação atual oferece em termos fundamentais poucos riscos, além do Podemos :mrgreen: .

simulei um prémio de crescimento para o santander e verifiquei que o upside no melhor cenário caso entre outras coisas o brasil melhore a médio prazo e o mexico não desiluda anda entre os 20 e os 40% assumindo um growth factor de 2% que a meu ver não é nada por aí além :-k

nota como fazer a conta :?: é simples :!: tangible equity* ROTE/(COE-Growth factor) , no caso de ser uma empresa é o book value * roe/( coe-g)

para a semana trarei um REIT :idea:
Anexos
Sem Título.png
guidance
santander.png
quanto vale sem prémio
santander.png (8.91 KiB) Visualizado 14749 vezes

por Artista Romeno » 5/2/2015 22:48

jpceia Escreveu:Sabem um bom site que forneça as demonstrações financeiras de empresas cotadas nos Estados Unidos?
encontrei este site: http://www.gurufocus.com/financials/AAPL , que parece bastante bom, no entanto só mostra os dados a nível trimestral nos últimos 5 trimestres.
Tudo o que acrescente algo, inclusivamente a nível de previsões de resultados, que seja apresentado duma forma sistematica e que seja possível fazer download seria bem vindo.

isso é ir directamente à pagina de investor relations das empresas que tem lá tudo, especialmente nas empresas norte-americanas os sec fillings ao início parecem estranhos, mas são optimos pois possuem um nível de detalhe muito bom, havendo informação original, não vejo necessidades de ir a esses sites a não ser para ver consensus, mas quanto a previsões gosto de ler as que tenho acesso para ver os racionais e o sentido por de trás dos mesmos. Quanto a previsões nos resultados anuais o management dá sempre um guidance, sendo que na apple até é trimestral, quanto ao resto a melhor forma de ver o potencial de uma empresa é olhar para os drivers que levam ao lucro no caso da apple numero de unidades vendidas, a receita por unidade e a margem daí tira-se tudo

por jpceia » 5/2/2015 22:35

Sabem um bom site que forneça as demonstrações financeiras de empresas cotadas nos Estados Unidos?

Registado: 4/2/2015 19:00

por Artista Romeno » 4/2/2015 11:12

A desvalorização do euro pode ser uma das causa da valorização das empresas europeias? Ou é o ganho de competitividade?

para as empresas exportadoras ou com operações fora da europa é claramente positivo a desvalorização do euro, alias penso que ja tinha referido ai isso, pois as receitas valem mais euros e os custos são menores

(Bloomberg) -- Georgios Karavelas drives a taxi in Athens and for the past month has been a silent witness to what ordinary Greeks are doing with their cash.
One passenger, he said, told someone on his mobile phone that he’d withdrawn 25,000 euros from the bank, taken it home, worked loose a tile in the bathroom and stashed the money there. Another took the cash to his village and buried it in the garden. Yet another fashioned a small safe box in the air-conditioning unit on his balcony.
“I can’t fault these people,” said Karavelas, 37. “They were obviously people who had worked hard for their money, with families and jobs, not oligarchs.”
Withdrawals from Greek banks may have exceeded 15 billion euros ($17.2 billion) in the run-up to the elections that catapulted Alexis Tsipras and his anti-austerity Syriza party to power, including at least 11 billion euros in January, according to four bankers citing preliminary data. Tensions between the new government, which won on a platform of debt relief, and Greece’s creditors, including Germany, may keep up the pressure.
“Talks with the creditors is going to be a protracted process so you can’t rule out more pressure on deposits,” said Wolfango Piccoli, managing director at Teneo Intelligence in London. “There is plenty of uncertainty and that can make depositors nervous again.”
Greece’s bailout program ends on Feb. 28 and failure to come to an agreement with the troika of lenders from the European Commission, International Monetary Fund and European Central Bank could leave the country without funding to repay billions of euros in debt due in the coming months. Germany is prepared to wait until April or May, when Greece hits a cash crunch to strengthen its bargaining position, a person familiar with the matter said.
‘Bank Marathon’
The uncertainty is having an effect on the nation’s banks. Tsipras’s pledge to renegotiate Greece’s debt sparked a more than 37 percent selloff in the FTSE/Athex Banks Index in his first week in office. While the shares have since recovered as Tsipras and his government have toned down their earlier statements, worries about Greek banks linger.
An outflow of deposits means they must rely more on ECB funds or so-called ELA funds via the Greek central bank, which needs ECB approval. The ECB will review the Greek central bank’s emergency line today, and can order it to be shut off if it deems it inappropriate. The review procedure takes place every two weeks.
The deposit outflows in the walk up to the elections would rival banks’ losses in 2012 when back-to-back elections in May and June fanned fears Greece would leave the euro.
“The story of the Greek deposits is not one of a bank run but a bank marathon,” said Andreas Koutras, a partner at In Touch Capital Markets Ltd. in London. “The smart money is long gone and there are few accounts with more than 100,000. The true barometer of fear is the amount of hard cash that is withdrawn, not how much is transferred outside Greece. This has gone up the past two months.”
Greek Trauma
Five years of wage and pension cuts extracted from successive Greek governments amid political and social upheaval in return for 240 billion euros of loans to stave off financial collapse has had a dramatic impact on the nation’s pocketbooks.
In Dec. 2009, the outstanding balance of deposits in banks was 237.5 billion euros, compared with 160.3 billion euros at the end of 2014, the latest figure from the central bank.
The figure plummeted to 150.6 billion euros at the end of June 2012 on fears Greece would leave the euro. In May and June that year, 15 billion euros in deposits fled the country’s banks, central bank data shows.
More recently, Cyprus, long considered a banking haven, was forced to seize almost half of all deposits of more than 100,000 euros at the country’s two largest banks in return for a 10 billion euro financial rescue, the first time such a tactic had been used in the euro zone.
‘Under Mattresses’
In Feb. 2012, then Greek Finance Minister Evangelos Venizelos said that of the 65 billion euros of deposits lost since Dec. 2009, only 16 billion euros had moved outside Greece, with 35 percent of that amount going to the U.K.
“The rest is either here in Greece, or has been taken abroad without a banking transaction,” he said. Greeks have taken out their deposits to invest them “in bonds of other countries, jewels, artwork, gold, put them in safety deposit boxes and, many, unfortunately are holding their deposits at home, under mattresses.”
On Jan. 30, five days after Tsipras’s election, the nation’s banks found themselves busy again. This time for a different reason: it was pay day, when pensioners and wage-earners get their monthly wage and pay their bills.
No Money
The teller at National Bank of Greece SA leaned forward to tell one customer something he’s noticed over the past few days.
“Had you come in last week, without warning, I wouldn’t have been able to give you so much cash,” he said in a low voice to the client withdrawing 20,000 euros. “We didn’t have the money.”
He said customers coming in to withdraw funds ahead of the election were for the most part older Greeks worried about their savings, removing cash and stashing it in safe deposit boxes. Another favorite for an older generation of Greeks is to buy gold sovereigns from the central bank.
Karavelas, the taxi driver, said he commiserates with his clients even though he has little to worry about.
“I don’t have deposits,” said the father of two who still has his savings in the bank. “I have about 1,000, 2,000 euros in the bank and that’s for my children.”

por richardj » 3/2/2015 23:59

Artista Romeno Escreveu:
LEOBEL Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:no entanto tudo o que escrevo aqui digo sempre o que acho em coerência com os factos

Basta ler alguns post seus para saber que de coerente tem pouco, especialmente quanto ao fair price da ação.

Todavia ressalvo que é de longe um dos mais válidos participantes do forum e um dos mais atentamente lidos, o que só abona a favor da qualidade do seus escritos mesmo quando a soberba tolda a razão.

LEOBEL,
a realidade das empresas é dinamica, se o bce encosta à parede o bpi em angola vale menos, se a oi cai a pt vale menos ( ainda que ai sempre tenha dito o mesmo), se o bcp apresenta um buraco no fundo de pensões fica sem capital.........logo mudo porque os factos mudam :-k

Logo vi que a culpa era do contabilista :twisted:

A desvalorização do euro pode ser uma das causa da valorização das empresas europeias? Ou é o ganho de competitividade?

Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!

DUNE 2

Registado: 25/4/2011 22:36

por Artista Romeno » 3/2/2015 23:01

LEOBEL Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:no entanto tudo o que escrevo aqui digo sempre o que acho em coerência com os factos

Basta ler alguns post seus para saber que de coerente tem pouco, especialmente quanto ao fair price da ação.

Todavia ressalvo que é de longe um dos mais válidos participantes do forum e um dos mais atentamente lidos, o que só abona a favor da qualidade do seus escritos mesmo quando a soberba tolda a razão.

LEOBEL,
a realidade das empresas é dinamica, se o bce encosta à parede o bpi em angola vale menos, se a oi cai a pt vale menos ( ainda que ai sempre tenha dito o mesmo), se o bcp apresenta um buraco no fundo de pensões fica sem capital.........logo mudo porque os factos mudam :-k

por LEOBEL » 3/2/2015 22:31

Registado: 11/8/2014 17:35

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, acintra, Apramg, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, latbal, malakas, Manchini888, MP65, nunorpsilva, OCTAMA, Opcard33, PAULOJOAO, PMP69, Shimazaki_2, trilhos2006 e 75 visitantes