Sonae Indústria...
yggy Escreveu:Mas o mercado não somos todos nós? ou seja, se todos nos agimos para a descida...quando é que subirá?
Yggy, isto já tem sido discutido e tens de esquecer por completo esse argumento.
O Mercado somos todos nós e todos os outros que andam nele. Pequenos, médios, grandes. Particulares, institucionais. AF's e AT's... e mistos. É isso tudo e muito mais...
"se todos nos agimos para a descida"
Isto é impossível. Impossível.
É impossível agirem todos para a descida porque quando todos agem para a descida o total de acções negociadas em bolsa é... ZERO.
Para tu venderes uma acção, alguém tem de a comprar.
Senão vendias a quem?
Todos os dias se negoceiam acções em Bolsa. Todos os dias se vendem acções... e a mesmíssima quantidade foi comprada por alguém. Quer suba, quer desça, não interessa.
Portanto, tens de esquecer isso e preocupado com o que fazem "todos". Tens é de te preocupar com o que fazes tu com o teu capital (e deixas os outros preocuparem-se com o seu). Porque quando tu decides vender, podes ter a certezinha absoluta que alguém tas comprou!
E portanto, no mercado, nunca mas mesmo nunca estão todos a agir para o mesmo lado.
Resumindo e concluindo, esse argumento é irrelevante. O mercado não funciona assim e como tal nem te deves preocupar com isso.
E quanto aos volumes (que muitas vezes usão usados num argumento idêntico) também nada dizem só por si. Porque se alguém comprou 10 milhões não significa que vá subir (ou descer). Se alguém comprou 10 milhões outro alguém vendeu 10 milhões...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
yggi, cada investidor tem o sue método. Uns usam a análise técnica, outros a análise fundamental, outros um qualquer outro método. e mesmo dentro de cada método, diferentes indivíduos podem tirar conclusões diferentes.
Aliás, só assim se justifica que nos últimos meses tantos tenham comprado, para mal dos seus pecados...
Claro que se nunca ninguém comprar, a acção não sobe. Mas ela subirá um dia, como sempre. E essa pressão compradora deverá vir, sem dúvida, de alguém que não é analista técnico.
Um abraço,
Ulisses
Aliás, só assim se justifica que nos últimos meses tantos tenham comprado, para mal dos seus pecados...
Claro que se nunca ninguém comprar, a acção não sobe. Mas ela subirá um dia, como sempre. E essa pressão compradora deverá vir, sem dúvida, de alguém que não é analista técnico.

Um abraço,
Ulisses
A AT não diz que vamos ter dias piores, diz só que as perspectivas não são boas e comprar, é comprar contra a tendência em vigor.
Agora o futuro, o mercado o decidirá...
Olá a todos os forenses, é o meu primeiro post mas já acompanho o forum ha mais de 1 ano e meio...e nunca me resolvi...registar...mas como antes o mercado era para cima (bull), nao precisava quase de perguntar nada...mas como agora tem vindo a descer na maioria dos titulos da nossa praça...as duvidas começaram-me a surgir e claro tenho que repensar na minha estratégia...
Pode ser um pouco estupido, mas eu nunca tive nenhuma estratégia...apostava nos titulos porque todos subiam...e era mais facil..

Bem o que queria salientar, é que neste momento , tem se falado muito mias da analise técnica versus analise fundamental..
Na nossa Sonae industria vem à baila todos os dias...
Uma pergunta que gostaba de saber é a seguinte:
Em todos os horizontes temporais, a descida é evidente, e só subirá quando o mercado assim o desejar...Mas o mercado não somos todos nós? ou seja, se todos nos agimos para a descida...quando é que subirá? Quando alguem com alguém com grandeza entrerá no titulo sem olha para a Analise técnica (já que ela nos diz que a tendencia é de queda)?
Desculpem a minha ignorânica...
Saludos,
Yggy[/quote]
- Registado: 29/11/2007 11:56
A AT não diz que vamos ter dias piores, diz só que as perspectivas não são boas e comprar, é comprar contra a tendência em vigor.

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:O Ulisses já disse praticamente tudo, rufa, de uma forma muito sintética e eficaz.
Deixo o gráfico actualizado, não tendo nada de novo a acrescentar aos comentários anteriores. Apenas mesmo para manter actualizado o gráfico de um título que tem deixado os investidores com os nervos à flor da pele.
O mercado é isto. O mercado também se faz de quedas...
Sim sim Marco eu percebi o que ele disse e assumi isso no meu post. Friamente e segundo a A.T vamos ter dias piores

Cumps all
O Ulisses já disse praticamente tudo, rufa, de uma forma muito sintética e eficaz.
Deixo o gráfico actualizado, não tendo nada de novo a acrescentar aos comentários anteriores. Apenas mesmo para manter actualizado o gráfico de um título que tem deixado os investidores com os nervos à flor da pele.
- Anexos
-
- SONAEIND.png (18.12 KiB) Visualizado 4561 vezes
Ulisses Pereira Escreveu:rufa, isso é um post escrito com a emoção à flor da pele. Se até tens deixado análises técnicas, qual a dificuldade em perceberes o poder da tendência? Se naõ dominasses a análise técnica e levasses a questão para o ponto de vista fundamental, poderia entender a tua dificuldade, agora assim só a entendo por questões meramente emocionais.
Um abraço,
Ulisses
Desculpa o tratamento pouco formal

Gosto de ver o optimismo do caldeireiro J.B.L, mas atenção a A.T mostra caminho para a zona dos 3,6/3,7
Cuidado malta que está dentro como eu

Cumps all
Re: 3,98
rufa Escreveu::oops: JÁ NÃO ENCONTRO RAZÕES PARA ESTAS QUEDAS :oops:
Cumps all
A razão é simples, nervosismo, ansiedade e os stops postos na zona dos 4,14 que ontem a fizeram descambar. Se lhe serve de consolo a minha postura optimista em relação a esta acção (com base nos fundamentais que tenho referido em posts anteriores) mantém-se. Neste momento a minha rentabilidade nesta acção é de -6%. Quando a minha posição fizer os 12 meses nessa altura espero que a rentabilidade esteja nos +50%.
O que é preciso são nervos de aço

Vou dar um exemplo. Você entra a 4,40 saiu a 4,12 por causa do stop. Quando voltar a ter uma tendência de subida de curto prazo estará outra vez nos 4,40. Se nessa altura decidir reentrar vai entrar ao preço que tinha antes e ja deixou a bela da comissão no banco. Se ficar a espera de uma tendência forte de longo prazo so a vai encontrar acima dos 5€.
P.S. - Se se mantiver na casa dos 4€ mais uns tempos até é bom, é sinal que ainda dá para reforçar no papel a bom preço.
Nao estou dentro dos detalhes do titulo porem recebi isto nao sei se tem haver mas é um caso a verificar.
»Sonae Indústria – Conversão V.Mobiliários
No dia 30 Maio a Sonae Indústria converte as acções escriturais ao portador em nominativas, pelo que no dia 27 Maio passam a negociar sob novo ISIN, procedendo a Euronext Lisbon ao cancelamento das ordens não executadas no final do dia 26 Maio. Por este facto, podem ocorrer eventuais constrangimentos nas operações de venda entre o dia 27 e 29 de Maio.
»Sonae Indústria – Conversão V.Mobiliários
No dia 30 Maio a Sonae Indústria converte as acções escriturais ao portador em nominativas, pelo que no dia 27 Maio passam a negociar sob novo ISIN, procedendo a Euronext Lisbon ao cancelamento das ordens não executadas no final do dia 26 Maio. Por este facto, podem ocorrer eventuais constrangimentos nas operações de venda entre o dia 27 e 29 de Maio.
Cumps all
Força rufa

Abraços
Cumps all
Como tens acompanhado, a tendência é de queda e não precisas de saber as razões da queda...
Simplesmente segue as indicações do mercado.
Já perdi algum dinheiro nessa de andar à procura de saber "porquê..."
Nesta altura os mercados estão novamente a cair e enquanto não inverter, a soni é muito perigosa...
Já não tenho soni...
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
rufa, isso é um post escrito com a emoção à flor da pele. Se até tens deixado análises técnicas, qual a dificuldade em perceberes o poder da tendência? Se naõ dominasses a análise técnica e levasses a questão para o ponto de vista fundamental, poderia entender a tua dificuldade, agora assim só a entendo por questões meramente emocionais.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
advogando um bocado para o lado dos optimistas nao deixa de ser pertinente que os resultados do 1º trimestre em plena crise sejam similares ao periodo homologo de 2007, a queda é basicamente de 2,5%.
a entrarmos no ultimo mês do 2ª trimestre ja deverá ser visivel internamente a tendencia do proximo trimestre mas infelizmente a mesma só será do dominio publico em finais de Agosto o que deixa um "buraco" temporal para muita coisa acontecer.
1st half 2008 Earnings Announcement: 28 August 2008
a entrarmos no ultimo mês do 2ª trimestre ja deverá ser visivel internamente a tendencia do proximo trimestre mas infelizmente a mesma só será do dominio publico em finais de Agosto o que deixa um "buraco" temporal para muita coisa acontecer.
1st half 2008 Earnings Announcement: 28 August 2008
continuo espantado com a "pontaria" ao escolherem o dia de hoje para quebrar o suporte. depois ainda dizem que não há bruxas...
seja como fôr temos 2 cenarios possiveis :
- um falso breakout para o qual se confirmar precisará de voltar a fechar acima dos 4,15€
- continuação da tendencia descendente com um target na zona dos 3,30€ ( 161,8% de Fibonacci )
julgo que no caso destes rectangulos de continuação de uma tendencia não há lugar a re-testes aos mesmos pelo que se for para continuar iremos a todo o gaz até ao target.
agora saber qual dos cenarios irá prevalecer tambem eu gostava de saber
a titulo fundamental relembro que o price book andava algures nos 4,40€ a 4,50€ até ao fim de 2007 com um PBV abaixo de 1,5, um PER abaixo de 10, uma divida com peso inferior a 50% mas infelizmente uma rentabilidade de capitais proprios abaixo de 15% mas aparentemente a melhorar, isto antes dos efeitos da crise.
seja como fôr temos 2 cenarios possiveis :
- um falso breakout para o qual se confirmar precisará de voltar a fechar acima dos 4,15€
- continuação da tendencia descendente com um target na zona dos 3,30€ ( 161,8% de Fibonacci )
julgo que no caso destes rectangulos de continuação de uma tendencia não há lugar a re-testes aos mesmos pelo que se for para continuar iremos a todo o gaz até ao target.
agora saber qual dos cenarios irá prevalecer tambem eu gostava de saber

a titulo fundamental relembro que o price book andava algures nos 4,40€ a 4,50€ até ao fim de 2007 com um PBV abaixo de 1,5, um PER abaixo de 10, uma divida com peso inferior a 50% mas infelizmente uma rentabilidade de capitais proprios abaixo de 15% mas aparentemente a melhorar, isto antes dos efeitos da crise.
Cairo Escreveu:Obrigado Lcaldei1...
não entendia muito bem essa parte de dizerem que a tendencia de longo prazo era de baixa... entendo então que ao dizerem isso estão a referir-se ao passado da acção... faço esta pergunta pq?? porque comprei a 4.07 e penso pelo per da empresa , e por ser lider nas aglomerados de madeira poderá ser um bom investimento a longo prazo tipo daqui a 2 anos ou mais... mas como sou mt novo nisto ao ver o Marco Antonio dizer que a tendencia a longo prazo era de queda ...fiquei na duvida e pensei já meti agua
Cairo, ninguém sabe ao certo o que vai acontecer no futuro a uma acção (quem disser que sabe, está a inventar).
A Sonae Industria apresenta uma tendência de queda. Não se trata "do passado", trata-se "do passado e do presente". Amanhã pode inverter, ninguém sabe...
Tens de ver isto assim: considera n acções nas condições da Sonae Industria. Dessas, a maior parte não vai inverter amanhã. Porque haveria de inverter amanhã em particular? Pode ser amanhã, daqui a uma semana, daqui a um mês, daqui a um ano.
Por isso, do ponto de vista da Análise Técnica, não há razões para comprar Sonae Industria neste momento (como não havia há já bastante tempo, conforme tenho vindo a defender).
Podes contudo comprar com base noutros critérios. E o mercado dar-te-á razão ou não...
O importante é: saberes porque compraste e saberes o que te fará vender (quer corra bem, quer corra mal, tens de prever ambos os cenários). Isto é, ter o trade fundamentado e ter um plano de acção preparado.
Cairo Escreveu:Obrigado Lcaldei1...
não entendia muito bem essa parte de dizerem que a tendencia de longo prazo era de baixa... entendo então que ao dizerem isso estão a referir-se ao passado da acção... faço esta pergunta pq?? porque comprei a 4.07 e penso pelo per da empresa , e por ser lider nas aglomerados de madeira poderá ser um bom investimento a longo prazo tipo daqui a 2 anos ou mais... mas como sou mt novo nisto ao ver o Marco Antonio dizer que a tendencia a longo prazo era de queda ...fiquei na duvida e pensei já meti agua
Cairo, tem muito cuidado com o PER.
O PER a 8, como ela tinha, é algo absolutamente virtual, já que se refere a lucros do ano de 2007.
- Registado: 29/11/2007 13:44
Obrigado Lcaldei1...
- Registado: 24/4/2008 22:13
Está-se a dizer que tem uma linha de tendencia descendente de longo prazo desenvolvida desde Maio de 2007, entretanto, no curto prazo, lateralizou entre os minimos 4,14 e o máximo de 5,12 euros. Hoje quebrou os 4,14 sem se advinhar o ponto de reversão, quem acredita que é mais baixo deve aguardar para entrar, quem acredita na acção e nos seus fundamentais apostando nela a prazo, pode entrar nos novos minimos e esperar que este seja o ponto de inversão...quem não acredita nada...espera que ela dê 3 a 4 semanas de constantes sinais positivos definindo-se uma nova tendência no curto prazo imediato e entra só após esses sinais. É com cada um, o mercado definirá o rumo da acção.
- Registado: 18/2/2008 9:13
[
Não há muito mais a dizer, majomo. A tendência de longo-prazo era e é de baixa. A de curto/médio-prazo era lateral e quebrou-a em baixa. As expectativas são de queda.
boa noite peço uma informação, quando se diz que a tendencia a longo-prazo era e é de baixa, esta-se a referir ao passado ou ao dizer isto esta-se a dizer ~que esta acção no longo prazo tipo daqui a 2 anos a sau tendencia é de baixa... desculpem a ignorancia mas sou novo nisto
Não há muito mais a dizer, majomo. A tendência de longo-prazo era e é de baixa. A de curto/médio-prazo era lateral e quebrou-a em baixa. As expectativas são de queda.
boa noite peço uma informação, quando se diz que a tendencia a longo-prazo era e é de baixa, esta-se a referir ao passado ou ao dizer isto esta-se a dizer ~que esta acção no longo prazo tipo daqui a 2 anos a sau tendencia é de baixa... desculpem a ignorancia mas sou novo nisto
- Registado: 24/4/2008 22:13
Quanto às referências, confirmo, não há grandes referências. Tirando a projecção deste canal (que dá lá para os 3.40 euros) não há mais nada a que "nos possamos" agarrar para ter uma perspectiva dos valores que podem ser atingidos no curto-prazo.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, darkreflection, Google [Bot], icemetal, Jonas74, Luzemburg, Manchini888, Masim , OCTAMA, PacoNasssa, Pmart 1, Tiago2006, xeidafome e 225 visitantes