Fundos à la carte
Re: Fundos à la carte
Boas,
A grande volatilidade intraday do índice NASDAQ Biotechnology, no dia 16 de dezembro.
Entre a cotação de fecho de ontem do índice e o pico de cotação máxima de hoje, houve uma valorização máxima intraday do índice de 1.47%, quando o mesmo fechou hoje a perder 1.25%.
Por outro lado, entre o pico de cotação máxima do índice e o valor mínimo (cotação de fecho), houve uma queda máxima intraday do índice de 2.8%.
Ou seja, no intraday, houve um ganho máximo de 1.47% e em contrapartida houve uma perda máxima de 2.8%, havendo assim uma grande amplitude de volatilidade intraday.
Hoje não dá para perceber porque é que os índices bolsistas da Europa começam a perder durante cerca de meio dia, depois fecham com valorizações superiores a 2%; enquanto que os índices dos EUA começam a ganhar e aguantam-se durante um certo tempo e depois desatam a cair em contraciclo com a forte valorização da Europa.
Ou seja, estamos de há uma semana para cá a atravessar uma grande incerteza dos mercados bolsistas mundiais, não havendo nenhum mercado acionista que nos dê o mínimo de tranquilidade previsível. A Rússia com as quedas brutais no mercado acionista já verificadas e em curso, pode constituir a maior oportunidade em 2015, isto porque o rublo há-de subir face ao USD e o petróleo há-de também subir, senão o Putin instala um arsenal atómico na Crimeia e manda mais uns aviões sobrevoar a Europa como aviso aos europeus e aos americanos. Ele hoje respondeu com a brutal subida da taxa de juros para tentar estancar a queda brutal do rublo face ao USD, mas para a próxima ele vai responder com avisos militares e convém que os americanos não se armem em heróis e não abusem da paciência do Putin, senão estamos todos feitos.
Abraço.
A grande volatilidade intraday do índice NASDAQ Biotechnology, no dia 16 de dezembro.
Entre a cotação de fecho de ontem do índice e o pico de cotação máxima de hoje, houve uma valorização máxima intraday do índice de 1.47%, quando o mesmo fechou hoje a perder 1.25%.
Por outro lado, entre o pico de cotação máxima do índice e o valor mínimo (cotação de fecho), houve uma queda máxima intraday do índice de 2.8%.
Ou seja, no intraday, houve um ganho máximo de 1.47% e em contrapartida houve uma perda máxima de 2.8%, havendo assim uma grande amplitude de volatilidade intraday.
Hoje não dá para perceber porque é que os índices bolsistas da Europa começam a perder durante cerca de meio dia, depois fecham com valorizações superiores a 2%; enquanto que os índices dos EUA começam a ganhar e aguantam-se durante um certo tempo e depois desatam a cair em contraciclo com a forte valorização da Europa.
Ou seja, estamos de há uma semana para cá a atravessar uma grande incerteza dos mercados bolsistas mundiais, não havendo nenhum mercado acionista que nos dê o mínimo de tranquilidade previsível. A Rússia com as quedas brutais no mercado acionista já verificadas e em curso, pode constituir a maior oportunidade em 2015, isto porque o rublo há-de subir face ao USD e o petróleo há-de também subir, senão o Putin instala um arsenal atómico na Crimeia e manda mais uns aviões sobrevoar a Europa como aviso aos europeus e aos americanos. Ele hoje respondeu com a brutal subida da taxa de juros para tentar estancar a queda brutal do rublo face ao USD, mas para a próxima ele vai responder com avisos militares e convém que os americanos não se armem em heróis e não abusem da paciência do Putin, senão estamos todos feitos.
Abraço.
O projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
Em vez de seguires o mercado, faz com que ele te siga a ti. - BedRock
Toma o ganho antes que a perda tome conta de ti. - BedRock
Big vacuum ideas in a big head gives a low brain density that float on stupid polluted water. - BedRock
Big vacuum ideas in a big head gives a low brain density that float on stupid polluted water. - BedRock
Boas,
A desvalorização brutal do RUB (rublo) face ao USD e a desvalorização do índice bolsista da Rússia RTSI na moeda USD, no dia 16 de dezembro:
A amplitude máxima diária (valor máximo vs valor mínimo) verificada hoje na desvalorização do RUB face ao USD foi de 29.41%, o que demonstra a loucura que pode ocorrer num forte ataque a uma moeda, e relembro o que aconteceu o ano passado no final de maio-junho, por ex., com a forte desvalorização das moedas da Turquia e da Indonésia, e, consequentemente, as fortes desvalorizações dos fundos de investimento (FI) desses países.
Este índice bolsista RTSI da Rússia é na moeda USD, daí a sua forte desvalorização de -12.41% devido à forte desvalorização do RUB (rublo) face ao USD, porque o outro índice bolsista MICEX similar àquele mas na moeda RUB teve uma valorização de 0.89%.
Por aqui se pode ver o que uma forte desvalorização de uma moeda fraca de um país pode fazer aos FI desse país.
Abraço.
A desvalorização brutal do RUB (rublo) face ao USD e a desvalorização do índice bolsista da Rússia RTSI na moeda USD, no dia 16 de dezembro:
A amplitude máxima diária (valor máximo vs valor mínimo) verificada hoje na desvalorização do RUB face ao USD foi de 29.41%, o que demonstra a loucura que pode ocorrer num forte ataque a uma moeda, e relembro o que aconteceu o ano passado no final de maio-junho, por ex., com a forte desvalorização das moedas da Turquia e da Indonésia, e, consequentemente, as fortes desvalorizações dos fundos de investimento (FI) desses países.
Este índice bolsista RTSI da Rússia é na moeda USD, daí a sua forte desvalorização de -12.41% devido à forte desvalorização do RUB (rublo) face ao USD, porque o outro índice bolsista MICEX similar àquele mas na moeda RUB teve uma valorização de 0.89%.
Por aqui se pode ver o que uma forte desvalorização de uma moeda fraca de um país pode fazer aos FI desse país.
Abraço.
O projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
R2: Só há uma pessoa que acredita nessa hipótese: Dameoon.
Fica registado.
Mas é Daemoon.
Fica registado.
Mas é Daemoon.
- Registado: 14/2/2009 14:06
Daemoon Escreveu:
R2 e a explicação que dei para a paridade do EURO/DÓLAR?![]()
![]()
![]()
![]()
O teu insight sobre a paridade do EUR/USD até 2017, constitui em si mesmo uma imparidade probabilística que na altura só a classifiquei como uma perspetiva revolucionária e tu como um verdadeiro Che Guevara do forex.
Nunca li tal Outlook revolucionário no forex, e quanto à tua explicação desse teu insight, vou apresentar a minha perspectiva que contraria o teu otimismo:
a) Quando falas na paridade do EUR/USD em 1999 e em 2002, convém referir que o EUR foi criado em 01/01/1999 tendo então sido adotado por 11 países e agora já são 18 países que o adotaram de um total de 28 países da União Europeia. Sabendo-se que o que dá suporte à cotação cambial de uma moeda de um país é a riqueza existente e gerada nesse país, então deve-se pensar que ao se passar de 11 países iniciais do EUR para os atuais 18 países, a riqueza relativa (não absoluta) da Zona Euro diminuiu, porque o 1º grupo de países são dos mais ricos e depois os outros países que foram progressivamente adotando o EUR são dos mais pobres da Zona Euro;
b) Assim, se não tivesse havido os QE's da Fed era natural que o EUR desvalorizasse em relação ao USD, a menos que o crescimento do PIB da Zona Euro, durante esses anos, fosse superior ao dos EUA, só que tal não ocorreu, e assim a valorização do EUR face ao USD só foi possível graças às injeções massivas de papel em dólares na economia americana durante os QE's, através das compras no mercado da dívida por parte da Fed, que fizeram baixar a cotação do USD, pois o que suporta a cotação da moeda é a economia real e havendo mais moeda (parte dela é artificial) em circulação para a mesma economia, então ela só pode desvalorizar;
c) Agora, como no passado mês de outubro acabou o QE3 e para 2015 espera-se o QE do BCE, então é natural que o EUR desvalorize face ao USD, mas para que tal desvalorização tivesse a amplitude para que em 2017 o EUR tivessem a mesma cotação paritária do USD (mais uma desvalorização do EUR da ordem dos 25%), teria que o QE do BCE fazer uma injecção massiva de euros na economia com uma dimensão parecida (mas inferior, dado que há uma parte da desvalorização do EUR que se deve ao menor crescimento do PIB da Zona Euro face ao PIB dos EUA) com o que fez a Fed com a injecção de dólares. Mas será que há alguém que acredita que o BCE tenha essa capacidade aquisitiva de compra de dívida como teve a Fed? Só há uma pessoa que acredita nessa hipótese: Dameoon.
Rick Lusitano (New) Escreveu:R2 Escreveu:zeef Escreveu:
(...)
E em relaçao a este fundo Pictet Absolute Return Fxd Inc HR EUR. O meu PFA recomendou-o. Nao tem grande histórico nem dados. o que acham?
(...)
José
O fundo que ele te indica pertence à categoria Morningstar de "Alternativos Long-Short Dívida" e como é em EUR e tem hedge cambial quando a moeda de referência do fundo é o USD (ver ficha técnica do fundo no site da Pictet), logo é uma completa estupidez estar a fazer hedge ao USD que tem estado a valorizar muito face ao EUR, e é por essa razão que tem um fraco retorno de 2.48% YTD quando o seu irmão Pictet Absolute Return Fxd Inc P USD (LU0988402060) em moeda USD e sem hedge tem já um retorno de 13.69% YTD.
Mas o melhor fundo nesta categoria Morningstar é este: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F00000S8JP
Assim, dá para ver que o teu PFA percebe pouco disto ou então pode ter alguma percentagem na venda de certos fundos, das duas uma.
Eu há 3 anos atrás percebia zero disto, só que não recomendava nem vendia fundos, logo só me podia enganar a mim próprio.
Um abraço.
Tens a certeza absoluta na afirmação que fizestes sobre o melhor fundo na categoria Morningstar de "Alternativos Long-Short Dívida"? :wink:
Rick,
O quadro-resposta à tua questão:
Um abraço
Mas eu só investi 200€ no final do ano. Isto pode ser considerado irrelevante?
- Registado: 30/7/2014 10:13
Os 12.5% fazem todo o sentido pois o que terás é que em 2014 tiveste um lucro de 200€ para um total investido de 1600€ 
Agora em 2015, o capital de arranque serão 1800€ pois o rendimento deste ano conta como capital inicial do ano seguinte (mas para o fisco não, cuidado
e a comparação é com a cotação de 31/12 e não 1/1 pois pode haver ganho/perda no dia 1 (não é provável pois é feriado em mais de meio mundo mas algures é um dia comum. Não tenho conhecimento se alguma bolsa mundial está aberta nesse dia ou algum notário para oficializar vendas fora da bolsa)

Agora em 2015, o capital de arranque serão 1800€ pois o rendimento deste ano conta como capital inicial do ano seguinte (mas para o fisco não, cuidado

Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
- Registado: 29/11/2007 2:37
chico_laranja Escreveu:
Esses 7.14% são o teu ganho bruto.
Falta tirar-lhe a fatia de impostos que é obscena, mas lá está, somos uns sacanas ricos investidores e os vermelhuscos sejam vermelho vivo, vermelho pálido ou vermelho esturricado preto gostam de "Taxar o capital"![]()
![]()
Agora com o teu exemplo em forma de tabela com inclusão de fórmulas:
- Código: Selecionar todos
| ----------------------------------------------|
| Data valor up | nº de UP | Valor total |
| 01-Jan 100 | 50 | 5000=100*50 |
| 01-Jun 100 | 6 | 600=100*6 |
| Total Inicial | 56 |5600=5000+600|
|---------------------------------------------- |
| Total Hoje 6000 |
| Ganho Bruto 400=6000-5600 |
| Impostos(28%) 112=400*0.28 |
| Ganho líquido 288 = 400-112 |
| Ganho líquido % 5,14% = 288/5600 |
Espero que assim ajude
Estou a fazer os cálculos só para ganhos bruto. Estou a ignorar os 28% de imposto para não me assustar

O meu problema não é com as fórmulas do excel, isso percebo eu bem. O meu problema está na teoria por detrás da fórmula: não será mais correto dar os pesos certos aos períodos em que o investimento não sofreu reforços?
Vou dar um exemplo mais extremo:
Compro 10Up's (100€/cada) dia 1 de janeiro e, dia 1 de dezembro, elas valem 120€/cada.
Dia 1 de dezembro reforço a minha carteira com mais 600€ (compro 10 Up's de 60€ cada de outra coisa qq). Durnte o mês de dezembro não há qualquer variação no preço.
Segundo as tuas contas, a rendibilidade anual seria
| 01-Jan 100 | 10 | 1000=100*10 |
| 01-Dez 10 | 60 | 600=10*60 |
| Total Inicial | 70 |1600=1000+600|
| Total Hoje 1800 |
| Ganho Bruto 200=1800-1600 |
| Impostos(28%) 56=200*0.28 |
| Ganho líquido 144 = 200-56 |
| Ganho líquido % 9% = 144/1600 |
O ganho bruto seria 200/1600 = 12.5%.
Pelas minhas contas, seria
20%*11/12 + 0%*1/12 = 18,33%.
A minha dúvida é: faz sentido penalizar tanto a carteira só porque o reforço se deu numa altura de estagnação de mercado? Até dezembro, a rendibilidade anual era de 20%, depois passa a ser 12.5%. Não fará mais sentido medir a performance da carteira consoante o seu comportamento ao longo dos meses?
Dá para perceber?
edit:
Eu quero calcular a rendibilidade no ano X, não quero calcular a YTD. Quero poder dizer (daqui a uns anos caso ainda por cá ande

Rick Lusitano (New) Escreveu:Finalmente, encontrei maneira de obter da Morningstar, em ficheiro Excel, grande parte dos fundos de investimento disponibilizados em Espanha. São mais de 4.500 fundos. É uma boa prenda de aniversário.![]()
Agora, só tenho que customizar a lista.
Conta lá que a malta gosta é de saber como se faz

Filtros cada um depois faz os seus

Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
casdio Escreveu:chico_laranja Escreveu:
Casdio
Se for só reforço mantém-se simples.
No excel tens uma pequena tabela com
A- Data de entrada
B- Valor da UP à data
C- nº de UPs compradas à data
D- B*C
E- Somatório dos D.
F- YTD Bruto = Valor actual - E
G- YTD líquido à lei actual = =If(F>0, 0.72*F,F)
Agora se em vez de reforços há também resgates parciais pelo meio a coisa fica uma salganhada brutale não há fórmula mágica simples que nos salve (é possível mas requer alguma ginástica na programação)
Mas assim as contas não batem certo com os 4.07% que eu escrevi no outro post. Vejamos:
A1: 01/01/2015
A2: 01/06/2015
B1: 100 €/UP
B2: 100 €/UP
C1: 50 UPs
C2: 6 UPs
D1: B1*C1 = 5000€
D2: B2*C2 = 600€
E1: D1+D2 = 5600€
F: valor atual - E1 = 6000 - 5600 = 400€
400€/5600€ = 7.14% YTD
Qual é o valor correto? Os 4.07% ou os 7.14%?
Já percebi que vou ter que arranjar um Excel todo bonito para fazer isto. Mas convém ter as contas certas no papel antes de passar para o computador
Esses 7.14% são o teu ganho bruto

Falta tirar-lhe a fatia de impostos que é obscena, mas lá está, somos uns sacanas ricos investidores e os vermelhuscos sejam vermelho vivo, vermelho pálido ou vermelho esturricado preto gostam de "Taxar o capital"

Agora com o teu exemplo em forma de tabela com inclusão de fórmulas:
| 01-Jan 100 | 50 | 5000=100*50 |
| 01-Jun 100 | 6 | 600=100*6 |
| Total Inicial | 56 |5600=5000+600|
| Total Hoje 6000 |
| Ganho Bruto 400=6000-5600 |
| Impostos(28%) 112=400*0.28 |
| Ganho líquido 288 = 400-112 |
| Ganho líquido % 5,14% = 288/5600 |
Espero que assim ajude
Finalmente, encontrei maneira de obter da Morningstar, em ficheiro Excel, grande parte dos fundos de investimento disponibilizados em Espanha. São mais de 4.500 fundos. É uma boa prenda de aniversário.

Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds
Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
chico_laranja Escreveu:
Casdio
A- Data de entrada
B- Valor da UP à data
D- B*C
E- Somatório dos D.
Agora se em vez de reforços há também resgates parciais pelo meio a coisa fica uma salganhada brutale não há fórmula mágica simples que nos salve (é possível mas requer alguma ginástica na programação)
Mas assim as contas não batem certo com os 4.07% que eu escrevi no outro post. Vejamos:
A1: 01/01/2015
A2: 01/06/2015
B1: 100 €/UP
B2: 100 €/UP
C1: 50 UPs
C2: 6 UPs
D1: B1*C1 = 5000€
D2: B2*C2 = 600€
E1: D1+D2 = 5600€
F: valor atual - E1 = 6000 - 5600 = 400€
400€/5600€ = 7.14% YTD
Qual é o valor correto? Os 4.07% ou os 7.14%?
Já percebi que vou ter que arranjar um Excel todo bonito para fazer isto. Mas convém ter as contas certas no papel antes de passar para o computador

R2 e Daemnoon, vocês ainda não perceberam que o Caldeirão não tem interesse nenhum nas vossas guerras pessoais? E que, a continuarem assim, teremos que vos convidar de novo a sair.
Não estraguem um tópico com opiniões tão interessantes com guerras de egos que não interessam a ninguém.
P.S. Escusam de responder a este aviso da moderação. Escrevam sobre o tópico.
Não estraguem um tópico com opiniões tão interessantes com guerras de egos que não interessam a ninguém.
P.S. Escusam de responder a este aviso da moderação. Escrevam sobre o tópico.
Então querem cá ver que o sacana do porteiro do condominio em tróia é que se afriambrou com o dinheiro ???? os condóminos foram enganados, não receberam nenhum, R2 faça uma exposição á empresa de segurança
R2 e a explicação que dei para a paridade do EURO/DÓLAR?

R2 e a explicação que dei para a paridade do EURO/DÓLAR?

- Registado: 14/2/2009 14:06
casdio Escreveu:Como é que você fazem para calcular a vossa rendibilidade anual, principalmente num ano em que fazem reforços?
Sem reforços é simples: se eu investir 5000€ e, no final do ano, tiver 5500€, tenho uma rendibilidade de (5500/5000-1)*100=10%
No entanto, imaginemos o seguinte:
Invisto 5000€ e, no final de maio, tenho 5100€.
No início de junho reforço com 600€. No final do ano tenho 6000€.
De janeiro ate maio tenho um rendibilidade de (5100/5000-1)*100=2%.
De junho ate dezembro tenho uma rendibilidade de (6000/5700-1)*100=5.56%.
Isto dá uma rendibilidade anual de:
2%*(5/12) + 5.56%*(7/12) = 0,83% + 3,24 = 4,07%
Estes 4.07% estão corretos?
Se sim, há alguma forma mais fácil de chegar a este valor? É que basta fazer 3 ou 4 reforços por ano e já é um 31 do caraças para chegar ao valor final
Casdio
A- Data de entrada
B- Valor da UP à data
D- B*C
E- Somatório dos D.
Agora se em vez de reforços há também resgates parciais pelo meio a coisa fica uma salganhada brutal

Rick
A questão do(s) fundos para substituir o PIMCO DI ficou um pouco esquecida.
O tópico anda animado e com várias frentes de conversa diferentes o que é porreiro mas pode levar a questões que ficam pendentes.
Dificulta um pouco o PIMCO ser um pouco opaco sobre a sua constituição (nunca gostei disso
) e aqui a CMVM é bem porreira ao divulgar as carteiras mensalmente
(ao menos uma coisa que fazem e que é positiva
).
Acabei por ficar com ideia que é alavancado ficando com uma composição tipo
- 10% Governamentais de boa/média qualidade (Axx)
- 70% Corporativas
- 20% para devaneios de alavancagem/derivados
Dos corporativos aquilo divide-se
- 30% HY (Abaixo dos BBB)
- 10% Investment grade( Bxx)
- 30% EM
Isto já depois de vários devaneios e brincadeiras em simulação de carteiras.
Há um forte bias nas obrigações europeias pois estão em franca recuperação da crise de 2011 (3 anos) o que leva a que os números da estatística fiquem todos desiquilibrados se for a comparar com o resto.
Tenho em mente fazer um reset mental e reconstruir isto com uma alocação do género:
- 10-15% Obrigações de Alta qualidade global
- 25-35% Obrigações emergentes
- restante Obrigações corporativas global.
Sei que isto tem falhas e estou aberto aos experts das obrigações pois não tenho facilidade em "ler" o PIMCO DI e em vários sites aparecem divisões bastante diferentes.
As obrigações são muito mais complicadas de analisar pois além do binómio sector/região ainda entra com as maturidades
...... isto para não falar da FED e afins 
A questão do(s) fundos para substituir o PIMCO DI ficou um pouco esquecida.
O tópico anda animado e com várias frentes de conversa diferentes o que é porreiro mas pode levar a questões que ficam pendentes.
Dificulta um pouco o PIMCO ser um pouco opaco sobre a sua constituição (nunca gostei disso

Acabei por ficar com ideia que é alavancado ficando com uma composição tipo
- 10% Governamentais de boa/média qualidade (Axx)
- 70% Corporativas
- 20% para devaneios de alavancagem/derivados
Dos corporativos aquilo divide-se
- 30% HY (Abaixo dos BBB)
- 10% Investment grade( Bxx)
- 30% EM
Isto já depois de vários devaneios e brincadeiras em simulação de carteiras.
Há um forte bias nas obrigações europeias pois estão em franca recuperação da crise de 2011 (3 anos) o que leva a que os números da estatística fiquem todos desiquilibrados se for a comparar com o resto.
Tenho em mente fazer um reset mental e reconstruir isto com uma alocação do género:
- 10-15% Obrigações de Alta qualidade global
- 25-35% Obrigações emergentes
- restante Obrigações corporativas global.
Sei que isto tem falhas e estou aberto aos experts das obrigações pois não tenho facilidade em "ler" o PIMCO DI e em vários sites aparecem divisões bastante diferentes.
As obrigações são muito mais complicadas de analisar pois além do binómio sector/região ainda entra com as maturidades

Como é que você fazem para calcular a vossa rendibilidade anual, principalmente num ano em que fazem reforços?
Sem reforços é simples: se eu investir 5000€ e, no final do ano, tiver 5500€, tenho uma rendibilidade de (5500/5000-1)*100=10%
Se sim, há alguma forma mais fácil de chegar a este valor? É que basta fazer 3 ou 4 reforços por ano e já é um 31 do caraças para chegar ao valor final

zeef[/quote]
Amigo Zeef, devido ao adiantado da hora, comento amanha (2ª feira).
PS: Chico, sei que pedistes uma opinião para Obrigações. Acho que respondi. Confirma-me isso.
[/quote]
Obrigado
Eu também ...
Fuiii
PS: Chico, sei que pedistes uma opinião para Obrigações. Acho que respondi. Confirma-me isso.

Obrigado
Eu também ...
Fuiii
zeef Escreveu:Boas,
Como referi no fórum, constitui a minha carteira em outubro deste ano. Após inicialmente ler no Forumfinanças praticamente todos os tópicos relativos a EFT´s e FIGA (tópico David, salvador, etc..) , encontrei este fórum que tambem me parece complementar e li o tópico do rick e estou agora a iniciar o do virtuagod.
Após isto decidi abrir conta no Best e quando prenchi o perfil de investimento, coloquei moderado. Após alguma conversa com o PFA, ele recomendou me apenas um fundo de obrigações:
- BGF Fixed Income Gbl Opportunities E2 EUR Hedged
Mais tarde recomendou me ter um fundo em dólares porque após alguma conversa e trocas de emails acreditamos que o Dólar poderá atingir a paridade, ou menos. Mas claro que ninguem adivinha nada.
Então após ter mais algum capital recomendou me o fundo :
- BGF US Government Mortgage E2 USD em dólares. No entanto poderia ter me alertado que deveria abrir uma conta em dólares para depois nao ter custos de resgate, questao que me apercebi ao ler o tópico do Rick.
Em relação ao mercado de acções, alertou me para nao entrar em nada e que o mercado poderia subir cerca de 10 a 20%. Mas neste momento não aconselhava nada..pois tem a ideia....e que poderia ser errada...de o mercado cair a pique. (Isto em Novembro)
Neste momento o potencial de ganho versus o risco de perda não compensava, alertou- me. E que continua-se a investir em fundos conservadores. Um dia há-de chegar o dia em que poderia arriscar e tentar retornos mais elevados e ele ser[a o primeiro a recomendar.
Disse me também que o cliente é que decidia. =)
Entretanto eu achei a carteira um bocado desiquilibrada (Apenas Obrigações) e entrei devagarinho com pouco capital num fundos de ações para ver os seus comportamentos e como se comportam os mercados. Nomeadamente neste fundo:
- BGF World Healthscience E2 EUR
Neste fundo cheguei a estar com uma valorizaçao de 6-7%. O PFA até me ligou a dizer que acertei em cheio e que deveria pensar em sair. Como defeni um stop loss de 5 %. Deixei me estar e agora está nos 1% =). Mas inda estou aprender... s calhar deveria ter saido. hehe
Bem eu ainda estou a constituir a minha carteira para longo prazo, a qual postarei aqui. Gostava tambem de ter a minha carteirinha para aproveitar oportunidades.
Agora na ultima semana entrei nestes fundos alguns ja estao com -3%.
ES Liquidez
Eurizon EasyFund Equity Consumer Staples LTE R
Pictet-Absolute Return Fixed Income-HR EUR
Pictet-Digital Communication-R EUR
UBS (Lux) Eq Fd - Infrastructure (EUR) P-acc
UBS (Lux) Eq S - Europn Opport Unconstr (EUR
Entretanto, esta semana, recomendou-me que aumenta-se a minha carteira em dólares para cerca de 20-30% do total. E que entrasse talvez num fundo em ienes para aproveitar a injeçao de dinheiro no japão.
Como em todos os trabalhos existem bons e maus funcionários e as pessoas também cometem erros.
Vou esperar para ver as proximas recomendaçoes e entretanto também vou postando aqui, para saber mais opiniões.
Recomendou me tambem para reforçar os de obrigaçoes que tenho.
Resumidamente a minha carteira:
Recomendados pelo PFA
BGF Fixed Income Gbl Opportunities E2 EUR Hedged
BGF US Government Mortgage E2 USD
LM Brandywine Glb. Fixed Income Fd A Acc (AH) EUR
Entrei por mim
BGF World Healthscience E2 EUR
ES Liquidez
Abreijo (Porque sei que há meninas aqui)
zeef

Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds
Daemoon Escreveu:( reparem que até o criador deste tópico tomou a decisão várias vezes de não vir aqui ).
Presumo que este fragmento de texto, seja, para eu a ter uma reacção e participar no fórum. Ou então, consegues ver as minhas decisões, sem eu as tomar.

Quando existem vários participantes, que pela sua experiência e conhecimentos adquiridos, participam dando a sua opinião e ajudando outros participantes com os seus conhecimentos. Não é necessária a minha presença constante a participar. Não existe da minha parte, uma necessidade de gerir e controlar o tópico. Eu não sou o Dono Disto Tudo.

O tópico é de todos que queiram participar de uma forma construtiva e respeitosa. Todos são bem-vindos a participar, seja qual for a sua experiência ou conhecimentos nos mercados financeiros. E também há lugar á descontração e a brincadeira, desde que a moderação não peque por excesso de zelo.

Que é o único descontentamento que tenho por vezes tenho, e que me provoca alguma desmotivação.
RA.Q Escreveu:Boa tarde, companheiros!
Tenho dois fundos em dólares e na altura em que os subscrevi falei com o apoio do Best sobre o resgate dos fundos. Foi-me dito pelo assistente do Best que o Best não cobrava qualquer comissão.
No entanto, por mais de uma vez vi posts vossos a falarem nessa situação, num "corte" que levam quando fazem o resgate dos fundos. Parece-me que algo aqui algo não bate certo, e confio mais na vossa experiência do que nas respostas de alguém que está a despachar.
Podem esclarecer-me sobre o tema?
Obrigado
Amigo RA.Q, existe alguma confusão da tua parte.
RA.Q Escreveu:falei com o apoio do Best sobre o resgate dos fundos. Foi-me dito pelo assistente do Best que o Best não cobrava qualquer comissão.
Incorrecto. Existem alguns fundos com comissões de resgate. Principalmente os fundos domiciliados em Portugal.
RA.Q Escreveu:Tenho dois fundos em dólares
RA.Q Escreveu:No entanto, por mais de uma vez vi posts vossos a falarem nessa situação, num "corte" que levam quando fazem o resgate dos fundos.
Ao subscreveres fundos ou outros activos em moeda estrangeira (ME) através de uma conta em EUR, os bancos ou outros intermediários financeiros (IF), retiram da taxa de cambio, um "spread" cambial (comissão para o banco/IF). Dando um exemplo, o EURUSD está a 1,2515, mas o banco/IF faz a conversão na compra do fundo em USD a 1,2415. A diferença é a comissão para o banco/IF. E o mesmo acontece depois quando vendes o fundo em USD que tens associado á tua conta em EUR.
Off-topic: No Forex, usa-se geralmente 4 casas decimais. Sendo 1 pip = 0,0001 e 100 pips = 0,0100. Em alguns casos, chega-se a usar 5 casas decimais.
Boas,
Como referi no fórum, constitui a minha carteira em outubro deste ano. Após inicialmente ler no Forumfinanças praticamente todos os tópicos relativos a EFT´s e FIGA (tópico David, salvador, etc..) , encontrei este fórum que tambem me parece complementar e li o tópico do rick e estou agora a iniciar o do virtuagod.
Após isto decidi abrir conta no Best e quando prenchi o perfil de investimento, coloquei moderado. Após alguma conversa com o PFA, ele recomendou me apenas um fundo de obrigações:
Mais tarde recomendou me ter um fundo em dólares porque após alguma conversa e trocas de emails acreditamos que o Dólar poderá atingir a paridade, ou menos. Mas claro que ninguem adivinha nada.
- BGF US Government Mortgage E2 USD em dólares. No entanto poderia ter me alertado que deveria abrir uma conta em dólares para depois nao ter custos de resgate, questao que me apercebi ao ler o tópico do Rick.
Em relação ao mercado de acções, alertou me para nao entrar em nada e que o mercado poderia subir cerca de 10 a 20%. Mas neste momento não aconselhava nada..pois tem a ideia....e que poderia ser errada...de o mercado cair a pique. (Isto em Novembro)
Neste momento o potencial de ganho versus o risco de perda não compensava, alertou- me. E que continua-se a investir em fundos conservadores. Um dia há-de chegar o dia em que poderia arriscar e tentar retornos mais elevados e ele ser[a o primeiro a recomendar.
Entretanto eu achei a carteira um bocado desiquilibrada (Apenas Obrigações) e entrei devagarinho com pouco capital num fundos de ações para ver os seus comportamentos e como se comportam os mercados. Nomeadamente neste fundo:
Neste fundo cheguei a estar com uma valorizaçao de 6-7%. O PFA até me ligou a dizer que acertei em cheio e que deveria pensar em sair. Como defeni um stop loss de 5 %. Deixei me estar e agora está nos 1% =). Mas inda estou aprender... s calhar deveria ter saido. hehe
Bem eu ainda estou a constituir a minha carteira para longo prazo, a qual postarei aqui. Gostava tambem de ter a minha carteirinha para aproveitar oportunidades.
ES Liquidez
Entretanto, esta semana, recomendou-me que aumenta-se a minha carteira em dólares para cerca de 20-30% do total. E que entrasse talvez num fundo em ienes para aproveitar a injeçao de dinheiro no japão.
Como em todos os trabalhos existem bons e maus funcionários e as pessoas também cometem erros.
Vou esperar para ver as proximas recomendaçoes e entretanto também vou postando aqui, para saber mais opiniões.
Recomendados pelo PFA
Entrei por mim
ES Liquidez
zeef
ES Liquidez
Recomendados pelo PFA
Entrei por mim
ES Liquidez
zeef
Editado pela última vez por zeef em 15/12/2014 3:40, num total de 1 vez.
Em relação ás recomendações dos PFAs, para mim não têm qualquer tipo de valor, são me totalmente indiferentes. Porquê, principalmente pelo conflito de interesses. Segundo, pela iliteracia financeira dominante.
Inclusivamente ao verificar as carteiras feitas/recomendadas pelos PFAs e carteiras geridas pelos departamentos de Asset Management (Private Banking/Wealth Management), coloca-me sérias dúvidas, ou serão iliteracia financeira ou conflito de interesses ou muito provavelmente ambos.
Sei que ao proferir estas opiniões vou ferir algumas suscetibilidades. Mas contra factos, não há argumentos.
Inclusivamente ao verificar as carteiras feitas/recomendadas pelos PFAs e carteiras geridas pelos departamentos de Asset Management (Private Banking/Wealth Management), coloca-me sérias dúvidas, ou serão iliteracia financeira ou conflito de interesses ou muito provavelmente ambos.
Sei que ao proferir estas opiniões vou ferir algumas suscetibilidades. Mas contra factos, não há argumentos.
R2 Escreveu:zeef Escreveu:
(...)
E em relaçao a este fundo Pictet Absolute Return Fxd Inc HR EUR. O meu PFA recomendou-o. Nao tem grande histórico nem dados. o que acham?
(...)
José
O fundo que ele te indica pertence à categoria Morningstar de "Alternativos Long-Short Dívida" e como é em EUR e tem hedge cambial quando a moeda de referência do fundo é o USD (ver ficha técnica do fundo no site da Pictet), logo é uma completa estupidez estar a fazer hedge ao USD que tem estado a valorizar muito face ao EUR, e é por essa razão que tem um fraco retorno de 2.48% YTD quando o seu irmão Pictet Absolute Return Fxd Inc P USD (LU0988402060) em moeda USD e sem hedge tem já um retorno de 13.69% YTD.
Mas o melhor fundo nesta categoria Morningstar é este: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F00000S8JP
Assim, dá para ver que o teu PFA percebe pouco disto ou então pode ter alguma percentagem na venda de certos fundos, das duas uma.
Eu há 3 anos atrás percebia zero disto, só que não recomendava nem vendia fundos, logo só me podia enganar a mim próprio.
Um abraço.
Tens a certeza absoluta na afirmação que fizestes sobre o melhor fundo na categoria Morningstar de "Alternativos Long-Short Dívida"?