Finanças & Fundos de Investimento
nelsonpt Escreveu:PS: expliquem lá ao burro uma cena, quando eu quiser vender isto, vou multiplicar o valor de cada UP pela cotaçao do dia, correcto?
Multiplicar o valor de cada UP pela cotação do dia? Oi? Acho que querias dizer o nr de UPs pela cotação do dia. Se era o que querias dizer está correcto!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Luis19 Escreveu:VG a adição de um fundo de tesouraria em US Dollares também não poderá contribuir para uma suavização da carteira quando se prevejam quedas nas bolsas?
Isso já é muito à frente lol, fazer cobertura de risco comprando dólares!
Há formas mais simples de fazer isso e sem correres risco de correlações etc, ocorre-me opções, warrants etc
Esse tipo de cobertura de risco de que falas não trás grandes mais valias face a simplesmente vender. Em alternativa podes comprar fundos de obrigações consideradas sem risco (as que sobem em "Risk Off"). Podes usar principalmente o PIMCO Real Return. É muito defensivo e dispara quando as bolsas caem.
Editado pela última vez por VirtuaGod em 4/11/2012 23:22, num total de 1 vez.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Rick Lusitano Escreveu:Podes ver que o Eurizon é o + defensivo dos 3 (Consumer Defensive = 98.65 %; Consumer Cyclical = 0.49 %), Fidelity (57.51 %; 33.86 %) e o ING (5.56 %; 77.84 %), daí as diferenças de retorno e risco.
Atrativos são!... "bonitos" nas palavras do VG!

Mas na linha do nome deste tópico, a aparência não é tudo e devagarinho se vai ao longe (contrariando um pouco o desafio do 2º artigo do VG por questões de iniciante e liquidez)hehe.
Convém conhecer minimamente, onde nos metemos primeiro, antes de nos arriscarmos a atirar de cabeça, se for caso disso.
Quanto ao Vontobel, ficará reservado, logo que haja liquidez, um cheirinho de investimento (+/-250€, só para ver como as coisas funcionam, sem apanhar grandes sustos)...
Editado pela última vez por Manushe em 4/11/2012 23:23, num total de 1 vez.
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."
"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare
William Shakespeare
PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc
PIMCO GIS Total Ret Bd E EUR Hdg
subscrevi pela primeira na vida fundos de investimento
wish me luck guys
PS: expliquem lá ao burro uma cena, quando eu quiser vender isto, vou multiplicar o valor de cada UP pela cotaçao do dia, correcto?
PIMCO GIS Total Ret Bd E EUR Hdg
subscrevi pela primeira na vida fundos de investimento

PS: expliquem lá ao burro uma cena, quando eu quiser vender isto, vou multiplicar o valor de cada UP pela cotaçao do dia, correcto?
- Registado: 3/11/2012 17:35
VG a adição de um fundo de tesouraria em US Dollares também não poderá contribuir para uma suavização da carteira quando se prevejam quedas nas bolsas?
O autor não assume quaisquer responsabilidades sobre as decisões tomadas por outros relativamente aos factos por ele mencionados.
- Registado: 4/12/2007 16:30
Re: "Fundos - Os básicos"
Manushe Escreveu:Se percebi bem, em fundos com uma mais forte correlação e componente de risco ( "risk off" )
Se tem uma forte componente de risco sobem quando o mercado está em dias "Risk On"
compensa apostar nos não Hedged (que penso que significa que não fazem a conversão cambial?).
Sim para as duas coisas. Compensa em termos de suavidade, pode não compensar necessáriamente em termos de rentabilidade
Mas se não existir a versão equivalente em EUR (sem hedgd), vale a pena comprar em USD?
(É que continuo apaixonada por aquele Vontobel lol)
Na prática é a mesma coisa. O Vontobel é bonito, serve perfeitamente para a parte de alocação de acções da carteira. Cuidado é em não colocares um peso excessivo que ainda te assustas

O Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR está bonito e passa o teste de 2008 com distinção para um fundo de acções.
@Rick Lusitano - Obrigado pelos links. Alguns irão ter à primeira página com certeza, o da DECO está muito porreiro
Sim, a ideia na primeira página passará por ter um "Cantinho educativo"

Rick Lusitano Escreveu:Um link da Proteste Investe, que poderá ter informação útil sobre os básicos dos fundos de investimento:Formação - Tudo sobre: Fundos de investimento
Foi uma das coisas que comecei por ler inicialmente

E aqui https://www.bigonline.pt/OndeInvestir/Fundos/OQueSao complementei com a explicação da terminologia, sempre útil!
Obrigada VG pelo 1º artigo. Se percebi bem, em fundos com uma mais forte correlação e componente de risco ( "risk off" ) compensa apostar nos não Hedged (que penso que significa que não fazem a conversão cambial?).
Mas se não existir a versão equivalente em EUR (sem hedgd), vale a pena comprar em USD?
(É que continuo apaixonada por aquele Vontobel lol)
Há por aqui pessoal habituado a comprar em USD. Podiam partilhar a sua experiência em termos de rentabilidade vs câmbio.
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."
William Shakespeare
William Shakespeare
VirtuaGod Escreveu:Desconhecia a versão simplesmente em dólares. Irei colocar essa na primeira página se bem que a melhoria para a versão sem hedge é quase negligenciável.
A questão é qual a vantagem de escolher a versão com hedge se as outras são tão significativamente melhores??
Estão melhores porque o dólar subiu. As coisas não estão "normais", a bola tem andado no sobe e desce, crise Europeia.
Quando as coisas normalizarem o Hedged terá provavelmente um comportamento melhor que a versão em dólares. Para efeitos práticos são dois fundos completamente diferentes e devem ser vistos como tal. Uma posição distribuída equitativamente entre ambos seria provavelmente o melhor para os indecisos.![]()
Não há um melhor, cada um se comporta melhor que o outro em diferentes situações económicas.
A versão do fundo com hedge tem + risco e - retorno em M12/36/M60.
Templeton Glbl Total Return N Acc €-H1
Return M12/M36/M60...12,25...10,31...10,01
Sharpe M12/M36...1,07...0,88
Std.Dev. M12/M36...12,98...10,66
Manushe Escreveu:Já vejo que a chuva teve os seus efeitoscom o artigo do VG prometido, que irei processar lentamente já a seguir.
Antes, queria deixar aqui alternativas ao
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR04EZQ
que me parece um pouco por baixo, relativamente à categoria (concordam?). Sem pretender ser pretensiosa, mas antes para testar as minhas capacidades de pesquisa, eis aqui dois possíveis competidores em EUR com um pouco mais de risco:
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F000002EUO
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR04EAN
Constituem duas opões a considerar, ou colocá-las-iam imediatamente de parte?
nota: a minha capacidade de avaliação ainda é muito reduzida porque não sei ler e lidar com todas as variáveis. Basta vos ler lol .O meu post é para aprender a aprender.
Já tinha visto 2 fundos, realmente são possíveis alternativas, mas ambos tem maior Desvio Padrão a 3 anos (2 dígitos), dos 2 preferia o Fidelity, devido - risco e maior histórico.
Podes ver que o Eurizon é o + defensivo dos 3 (Consumer Defensive = 98.65 %; Consumer Cyclical = 0.49 %), Fidelity (57.51 %; 33.86 %) e o ING (5.56 %; 77.84 %), daí as diferenças de retorno e risco.
Depende de cada um, avaliar o risco vs. retorno e escolher a sua preferência.
(Mas também existe, "Quem não arrisca, não petisca!")

Manushe Escreveu:Já vejo que a chuva teve os seus efeitoscom o artigo do VG prometido, que irei processar lentamente já a seguir.
que me parece um pouco por baixo, relativamente à categoria (concordam?). Sem pretender ser pretensiosa, mas antes para testar as minhas capacidades de pesquisa, eis aqui dois possíveis competidores em EUR com um pouco mais de risco:
nota: a minha capacidade de avaliação ainda é muito reduzida porque não sei ler e lidar com todas as variáveis. Basta vos ler lol .O meu post é para aprender a aprender.
Após análise das tuas propostas, gostei do Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR, como alternativa, vamos aguardar opiniões dos entendidos.
Desconhecia a versão simplesmente em dólares. Irei colocar essa na primeira página se bem que a melhoria para a versão sem hedge é quase negligenciável.
A questão é qual a vantagem de escolher a versão com hedge se as outras são tão significativamente melhores??
Estão melhores porque o dólar subiu. As coisas não estão "normais", a bola tem andado no sobe e desce, crise Europeia.
Quando as coisas normalizarem o Hedged terá provavelmente um comportamento melhor que a versão em dólares. Para efeitos práticos são dois fundos completamente diferentes e devem ser vistos como tal. Uma posição distribuída equitativamente entre ambos seria provavelmente o melhor para os indecisos.
Não há um melhor, cada um se comporta melhor que o outro em diferentes situações económicas.
Quando as coisas normalizarem o Hedged terá provavelmente um comportamento melhor que a versão em dólares. Para efeitos práticos são dois fundos completamente diferentes e devem ser vistos como tal. Uma posição distribuída equitativamente entre ambos seria provavelmente o melhor para os indecisos.

Já vejo que a chuva teve os seus efeitos
com o artigo do VG prometido, que irei processar lentamente já a seguir.
nota: a minha capacidade de avaliação ainda é muito reduzida porque não sei ler e lidar com todas as variáveis. (Basta ler-vos lol para ter a prova disso).O meu post é para aprender a aprender.

nota: a minha capacidade de avaliação ainda é muito reduzida porque não sei ler e lidar com todas as variáveis. (Basta ler-vos lol para ter a prova disso).O meu post é para aprender a aprender.
Editado pela última vez por Manushe em 4/11/2012 21:21, num total de 1 vez.
William Shakespeare
William Shakespeare
@VirtuaGod
Estive a comparar as várias versões do mesmo fundo, através dos gráficos avançados do Best/morningstar:
LU0260870745...Templeton Glbl Total Return N Acc €
LU0170477797...Templeton Glbl Total Return N Acc $
LU0294221253...Templeton Glbl Total Return N Acc €-H1
O EUR e USD são quase totalmente sobrepostos um no outro, mas são mais estáveis e rentáveis no longo prazo do que o Hedged. Não há vantagem entre escolher EUR e USD? Mas apenas no USD/EUR em vez do Hedged?
P.S.: O USD parece ser melhor do que o EUR...
EUR vs. USD
Return....M12.....M36.....M60
EUR........20,77...15,68...13,10
USD........21,28...15,75...13,03
Sharpe.....M12....M36
EUR..........2,16...1,47
USD..........2,23...1,48
Std. Dev...M12....M36
EUR..........8,49...9,35
USD..........8,22...9,16
Estive a comparar as várias versões do mesmo fundo, através dos gráficos avançados do Best/morningstar:
LU0260870745...Templeton Glbl Total Return N Acc €
LU0170477797...Templeton Glbl Total Return N Acc $
LU0294221253...Templeton Glbl Total Return N Acc €-H1
O EUR e USD são quase totalmente sobrepostos um no outro, mas são mais estáveis e rentáveis no longo prazo do que o Hedged. Não há vantagem entre escolher EUR e USD? Mas apenas no USD/EUR em vez do Hedged?
P.S.: O USD parece ser melhor do que o EUR...
EUR vs. USD
Return....M12.....M36.....M60
EUR........20,77...15,68...13,10
USD........21,28...15,75...13,03
Sharpe.....M12....M36
EUR..........2,16...1,47
USD..........2,23...1,48
Std. Dev...M12....M36
EUR..........8,49...9,35
USD..........8,22...9,16
Está vai ser um post que depois vou incluir na Secção "Perguntas e respostas".
Devemos investir tudo de uma vez ou faseadamente?
Isto é uma questão típica de quem entra no mundo dos fundos.
Vamos então dar uma resposta teórica e tentar perceber quais as atitudes que uma pessoa pode ter na prática. Mas deixo já uma dica que vos dará pelo menos a resposta "certa". No mundo financeiro somos "pagos" pelo risco. A forma mais fácil de vermos o risco é através do desconforto que sentimos a fazer determinado investimento. Se queremos ganhar $ em investimentos temos de sair um pouco da nossa zona de conforto.
É a forma mais fácil de ver o que é arriscado ou não, sendo que normalmente somos "pagos" por arriscar, somos "pagos" pelo nosso desconforto emocional. O contrário tb é evidentemente verdade, quanto mais confortável estamos com determinado investimento provavelmente menos retorno teremos com ele, sendo que no limite podemos perder uma parte significativa do dinheiro investido. O que mais me irrita são pessoas que dizem que os especuladores e/ou investidores etc ganham dinheiro sem fazer nada. Ganhamos $ pelo desconforto. Posso dizer que em 2008 (quando comprei S&P) sentia-me extremamente desconfortável e cheguei (numa noite) a dormir muito mal.
Aqui é a mesma coisa. Como se sentiriam mais confortáveis? A investir tudo de uma vez ou de forma faseada? Por aí já sabem o que deviam fazer (a mais desconfortável das opções).
Estudos mostram que para vários activos e em vários mercados 66% das vezes o mais acertado é comprar logo tudo, entrar de cabeça mesmo. No gráfico "Lump sum" é investir tudo de uma vez e "DCA" investimento por parcelas.
Até empiricamente faz sentido porque se vamos investir é porque o $ rende mais investido do que não investido. Ao adiarmos a decisão de investimento de parcelas, esse dinheiro "parado" irá render menos em média.
Agora são esses 16% suficientes para "pagar" o nosso conforto? Estaremos disponíveis a deixar de ganhar um montante para nos sentirmos mais confortáveis? Se entrarmos de cabeça e os fundos descerem vou conseguir reforçar ou vou ficar com medo? Se eles subirem vou reforçar ou vou achar que estão esticados? Temos de planear antes de entrar porque depois de entrar as nossas emoções vão provavelmente levar a melhor.
Reflictam nisso...
P.S. Chamo a atenção para o quadro no topo da página 4 do White paper que explica que o estudado é investimento de grande montante vs por parcelas, e não os benefícios de reforços constantes a que muitas vezes se refere Dollar Cost Averaging.
Para saber mais sobre DCA recomendo Value Averaging: The Safe and Easy Strategy for Higher Investment Returns (Wiley Investment Classics) que me parece que tem tudo e mais alguma coisa sobre o assunto (ainda não li).
Devemos investir tudo de uma vez ou faseadamente?
Isto é uma questão típica de quem entra no mundo dos fundos.
Vamos então dar uma resposta teórica e tentar perceber quais as atitudes que uma pessoa pode ter na prática. Mas deixo já uma dica que vos dará pelo menos a resposta "certa". No mundo financeiro somos "pagos" pelo risco. A forma mais fácil de vermos o risco é através do desconforto que sentimos a fazer determinado investimento. Se queremos ganhar $ em investimentos temos de sair um pouco da nossa zona de conforto.
É a forma mais fácil de ver o que é arriscado ou não, sendo que normalmente somos "pagos" por arriscar, somos "pagos" pelo nosso desconforto emocional. O contrário tb é evidentemente verdade, quanto mais confortável estamos com determinado investimento provavelmente menos retorno teremos com ele, sendo que no limite podemos perder uma parte significativa do dinheiro investido. O que mais me irrita são pessoas que dizem que os especuladores e/ou investidores etc ganham dinheiro sem fazer nada. Ganhamos $ pelo desconforto. Posso dizer que em 2008 (quando comprei S&P) sentia-me extremamente desconfortável e cheguei (numa noite) a dormir muito mal.
Aqui é a mesma coisa. Como se sentiriam mais confortáveis? A investir tudo de uma vez ou de forma faseada? Por aí já sabem o que deviam fazer (a mais desconfortável das opções).
Estudos mostram que para vários activos e em vários mercados 66% das vezes o mais acertado é comprar logo tudo, entrar de cabeça mesmo. No gráfico "Lump sum" é investir tudo de uma vez e "DCA" investimento por parcelas.

Até empiricamente faz sentido porque se vamos investir é porque o $ rende mais investido do que não investido. Ao adiarmos a decisão de investimento de parcelas, esse dinheiro "parado" irá render menos em média.
Agora são esses 16% suficientes para "pagar" o nosso conforto? Estaremos disponíveis a deixar de ganhar um montante para nos sentirmos mais confortáveis? Se entrarmos de cabeça e os fundos descerem vou conseguir reforçar ou vou ficar com medo? Se eles subirem vou reforçar ou vou achar que estão esticados? Temos de planear antes de entrar porque depois de entrar as nossas emoções vão provavelmente levar a melhor.
Reflictam nisso...
P.S. Chamo a atenção para o quadro no topo da página 4 do White paper que explica que o estudado é investimento de grande montante vs por parcelas, e não os benefícios de reforços constantes a que muitas vezes se refere Dollar Cost Averaging.
Para saber mais sobre DCA recomendo Value Averaging: The Safe and Easy Strategy for Higher Investment Returns (Wiley Investment Classics) que me parece que tem tudo e mais alguma coisa sobre o assunto (ainda não li).
- Anexos
-
Dollar-cost averaging.pdf
- (322.01 KiB) Transferido 196 Vezes
As unidades de participação do Eurizon que está no top são em euros mas ele não tem Hedge. É como se fosse em USD!!
Este post irá fazer parte de um conjunto de posts que pretendo fazer a partir de agora com a minha visão de investimentos e/ou com temas que eu ache relevantes para uma compreensão do mundo das finanças. Quase sempre apoiado em artigos de pesquisa. O que mais há é opiniões baseadas em "ar". Precisamos de números. Pesquisa quantitativa e factual do que acontece no mundo financeiro. Há muitas ideias pré concebidas erradas, muitas pessoas que não fazem ideia do que estão a fazer etc. Este tópico está a evoluir conforme eu vou aprendendo tb. Há imenso conhecimento que pretendo adquirir, e com isso vou partilhando aqui.
Risk On, Risk Off e o dólar como activo de refúgio
O que se quer dizer com Risk On, Risk Off?
"But what does “Risk On, Risk Off ” really mean? Based on our anecdotal observations, “Risk On, Risk Off ” generally refers to an investment environment in which asset price behavior is largely driven by how the appetite for risk advances or retreats over time, usually in a synchronized way across global regions and assets at a faster-thannormal pace. Depending on the environment, investors will tend to buy or sell risky assets across the board, paying less attention to the unique characteristics of these assets. Volatilities and, most noticeably, correlations of assets that are perceived as risky jump, particularly during the “risk off ” periods, as we often hear the comment “correlations go to one,” during a crisis. On the other hand, assets such as U.S. Treasury bonds and some currencies such as the Japanese yen tend to move in the opposite direction of risky assets, as they are generally perceived as the safer assets to hold in the event of a flight to safety."
Basicamente, se os investidores acordam com vontade de tomar risco tudo o que tem risco sobe e tudo o que não tem risco desce e vice versa se acordarem com medo/aversão ao risco. Esta correlação entre todos activos de risco, todos os activos sem risco e uma forte correlação negativa entre os activos com risco e os sem risco tem-se vindo a acentuar desde 2008.
E o que são os activos com risco e os sem risco? Para analisarmos um fundo e qual o comportamento que podemos esperar dele temos de analisar a carteira e ver se os activos que lá encontramos tem risco ou não.
Basicamente temos nos fundos:
Obrigações Governamentais de países considerados sem risco, onde se inclui EUA, Japão e Alemanha essencialmente, como representantes das 3 grandes moedas Mundiais (há sempre outros como a Finlândia, Noruega etc mas têm um peso pequeno nas carteiras dos fundos)
Obrigações Governamentais de países considerados com risco. Aqui até há 3 anos atrás quase que só se incluía os países emergentes, contudo devido à crise Europeia encontramos infelizmente neste lote os países da periferia da Europa.
Obrigações Corporativas de qualidade (assume-se sem risco), encontramos aqui as obrigações de empresas multinacionais sólidas como a Coca Cola e outras do género.
Obrigações Corporativas High Yield - Obrigações de empresas mais pequenas, muitas vezes só domésticas ou com pouco grau de internacionalização. Não quer dizer que sejam más, mas que o mercado por uma outra razão as acha com risco. Uma forma simples de distinguirem as obrigações corporativas de qualidade e as High Yield é através do cupão. Normalmente a fronteira estão nos 6%. Quem quiser ser mais meticuloso pode ir sempre ao site da S&P ou da Moody's ver os ratings.
Acções, obviamente de risco. Claro que podemos ter com mais ou menos risco mas para efeitos de correlação são vistos como activos de risco.
Depois desta pequena explicação para distinguirem activos de risco ou não irei falar de outro activo que embora não compremos isoladamente ao subscrever o fundo tem implicações na rentabilidade do mesmo se for denominado nessa moeda. Falo do dólar. O dólar desde 2008 tem sido uma moeda de refúgio (historicamente tb o é). Em dias Risk Off o dólar sobe. Essa correlação tem sido ampliada desde a crise de 2008. Podem ver no quadro abaixo:
Esta é a correlação de diferentes moedas com os mercados accionistas. Distinguimos logo se uma moeda é considerada "Risk On" ou Risk Off" e apenas olhando para se os mercados accionistas estão a subir ou a descer conseguimos descobrir a direcção de várias moedas nesse dia antes de efectivamente vermos o quanto estão a subir ou a descer.
Vêem a queda na correlação do dólar/mercados Accionistas? Criou uma correlação negativa bastante forte e nos dias que correm é raro vermos o dólar a subir ao mesmo tempo que os mercados accionistas, muito por causa de o dólar ser visto como moeda de refúgio.
O que é que isto nos interessa? Dá toda uma nova dinâmica aos fundos de risco em dólares. Pk? Porque em dias risk off, quando o fundo cai, o dólar sobe e compensa um pouco essa queda, suavizando o fundo. Deixo aqui 3 gráficos exemplificativos. Um é o Vontobel que falamos recentemente, e outro é a comparação entre os Templeton. Verão que em ambos os casos os fundos em dólares/sem hedge são mais suaves, sendo que no caso do Templeton isso é gritante, devido a um excelente equilíbrio entre o risco do fundo e o do dólar.
Em ambos os casos o azul não tem hedge para euros. Como o objectivo é mostrar o aumento da "suavidade" e não um aumento de retorno, que poder ser maior ou menos dependendo se o dólar sobe o desce a médio prazo, escolhi períodos que dessem mais ou menos o mesmo retorno. Em ambos os casos chamo a atenção para o período entre meados de 2010 e fins de 2011.
Vontobel
Templeton
E por agora é tudo que demorei mais tempo do que era previsto por causa dos gráficos. Os próximos devem ser mais rápidos porque não tenho de fazer gráficos.
P.S.- O Eurizon no TOP é sem hedge
A versão com hedge é LU0155230773 mas o efeito é o mesmo discutido no Vontobel!!
Em todos os posts deixo em anexo o artigo(s) importante sobre o que falei. Quem quiser saber mais sobre o assunto recomendo as leituras dos mesmos.
Risk On, Risk Off e o dólar como activo de refúgio
O que se quer dizer com Risk On, Risk Off?
"But what does “Risk On, Risk Off ” really mean? Based on our anecdotal observations, “Risk On, Risk Off ” generally refers to an investment environment in which asset price behavior is largely driven by how the appetite for risk advances or retreats over time, usually in a synchronized way across global regions and assets at a faster-thannormal pace. Depending on the environment, investors will tend to buy or sell risky assets across the board, paying less attention to the unique characteristics of these assets. Volatilities and, most noticeably, correlations of assets that are perceived as risky jump, particularly during the “risk off ” periods, as we often hear the comment “correlations go to one,” during a crisis. On the other hand, assets such as U.S. Treasury bonds and some currencies such as the Japanese yen tend to move in the opposite direction of risky assets, as they are generally perceived as the safer assets to hold in the event of a flight to safety."
Basicamente, se os investidores acordam com vontade de tomar risco tudo o que tem risco sobe e tudo o que não tem risco desce e vice versa se acordarem com medo/aversão ao risco. Esta correlação entre todos activos de risco, todos os activos sem risco e uma forte correlação negativa entre os activos com risco e os sem risco tem-se vindo a acentuar desde 2008.
E o que são os activos com risco e os sem risco? Para analisarmos um fundo e qual o comportamento que podemos esperar dele temos de analisar a carteira e ver se os activos que lá encontramos tem risco ou não.
Basicamente temos nos fundos:

Depois desta pequena explicação para distinguirem activos de risco ou não irei falar de outro activo que embora não compremos isoladamente ao subscrever o fundo tem implicações na rentabilidade do mesmo se for denominado nessa moeda. Falo do dólar. O dólar desde 2008 tem sido uma moeda de refúgio (historicamente tb o é). Em dias Risk Off o dólar sobe. Essa correlação tem sido ampliada desde a crise de 2008. Podem ver no quadro abaixo:

Esta é a correlação de diferentes moedas com os mercados accionistas. Distinguimos logo se uma moeda é considerada "Risk On" ou Risk Off" e apenas olhando para se os mercados accionistas estão a subir ou a descer conseguimos descobrir a direcção de várias moedas nesse dia antes de efectivamente vermos o quanto estão a subir ou a descer.
Vêem a queda na correlação do dólar/mercados Accionistas? Criou uma correlação negativa bastante forte e nos dias que correm é raro vermos o dólar a subir ao mesmo tempo que os mercados accionistas, muito por causa de o dólar ser visto como moeda de refúgio.
O que é que isto nos interessa? Dá toda uma nova dinâmica aos fundos de risco em dólares. Pk? Porque em dias risk off, quando o fundo cai, o dólar sobe e compensa um pouco essa queda, suavizando o fundo. Deixo aqui 3 gráficos exemplificativos. Um é o Vontobel que falamos recentemente, e outro é a comparação entre os Templeton. Verão que em ambos os casos os fundos em dólares/sem hedge são mais suaves, sendo que no caso do Templeton isso é gritante, devido a um excelente equilíbrio entre o risco do fundo e o do dólar.
Em ambos os casos o azul não tem hedge para euros. Como o objectivo é mostrar o aumento da "suavidade" e não um aumento de retorno, que poder ser maior ou menos dependendo se o dólar sobe o desce a médio prazo, escolhi períodos que dessem mais ou menos o mesmo retorno. Em ambos os casos chamo a atenção para o período entre meados de 2010 e fins de 2011.
Vontobel

Templeton

E por agora é tudo que demorei mais tempo do que era previsto por causa dos gráficos. Os próximos devem ser mais rápidos porque não tenho de fazer gráficos.
P.S.- O Eurizon no TOP é sem hedge

Em todos os posts deixo em anexo o artigo(s) importante sobre o que falei. Quem quiser saber mais sobre o assunto recomendo as leituras dos mesmos.
- Anexos
-
Risk On, Risk Off.pdf
- (873.19 KiB) Transferido 359 Vezes
Rick Lusitano Escreveu:Um link da Proteste Investe, que poderá ter informação útil sobre os básicos dos fundos de investimento:Formação - Tudo sobre: Fundos de investimento
@VirtuaGod
Poderá ser uma sugestão para 1ª página, como introdução aos fundos de investimento, um módulo de formação, com informação básica sobre os fundos, talvez com links para artigos interessantes e/ou papers.
Um vídeo que resume os fundos de investimento:

"Qual o impacto do câmbio na rentabilidade dos fundos?"
"Qual o valor de UP na subscrição e resgate de um fundo?"
"Um fundo pode ir à falência?"

Re: "Fundos - Os básicos" - Fiscalidade
@VirtuaGod
Poderá ser uma sugestão para 1ª página, como introdução aos fundos de investimento, um módulo de formação, com informação básica sobre os fundos, talvez com links para artigos interessantes e/ou papers.
Do link acima referido, informação sobre fiscalidade dos fundos e as diferenças entre nacionais e estrangeiros, como altera as rendibilidades na altura do resgate dos mesmos:
Proteste Investe Escreveu:(...)
Fiscalidade
Em primeiro lugar, há que estabelecer a diferença entre as obrigações fiscais do próprio fundo e as de cada subscritor. Além disso, quando os fundos são geridos por sociedades estrangeiras também existem algumas particularidades.
Fundos nacionais
No caso dos fundos sediados em Portugal, o IRS é retido aos próprios fundos. Ou seja, quando a sociedade gestora recebe os juros ou as mais-valias dos títulos em que investe, o imposto é imediatamente retido e os participantes só recebem os rendimentos líquidos do fundo. O impacto dos impostos é refletido diariamente no valor do fundo e consequentemente no valor divulgado da unidade de participação. No caso dos fundos de distribuição, como já foram tributados, o rendimento entregue ao investidor é líquido.
Fundos estrangeiros
A fiscalidade dos fundos estrangeiros é diferente da praticada para os fundos sediados em Portugal. A tributação só acontece no resgate ou quando o fundo distribui algum rendimento. Nesse momento, os eventuais ganhos estarão sujeitos a IRS, à taxa de 25 por cento. O imposto a pagar será retido pela instituição, sediada no nosso país, que comercializa os fundos.
Esta particularidade fiscal é essencial para se calcular a rentabilidade de um fundo estrangeiro. Como a tributação só se dá no resgate, os valores apresentados para as unidades de participação e para as rentabilidades são sempre em termos brutos (antes de incidência do imposto).
Subscritores
Os subscritores de fundos de investimento não têm de se preocupar com o IRS. Dado que o imposto é repercutido no fundo (nacionais) ou existe retenção na fonte a uma taxa liberatória (estrangeiros), não é necessário inscrever os ganhos obtidos com fundos na declaração de rendimentos.
Existe a opção pelo englobamento, mas só é vantajosa para quem estiver, na prática, isento de IRS.
"Fundos - Os básicos"
Um link da Proteste Investe, que poderá ter informação útil sobre os básicos dos fundos de investimento:
Formação - Tudo sobre: Fundos de investimento
@VirtuaGod

@VirtuaGod
Fiscalidade
Deixo aqui, informação sobre a fiscalidade dos fundos de investimento, apesar de ser um artigo datado de Novembro de 2011, contém informação útil. (excepto: ver a chamada de atenção)
ATENÇÃO: A TAXA LIBERATÓRIA FOI ALTERADA PARA:
25%.......A vigorar em 01 de Janeiro de 2012; (JÁ ALTERADA)
26,5%....A vigorar desde 30 de Outubro de 2012; (ACTUALMENTE EM VIGOR, MAS SÓ ATÉ 31 DE DEZEMBRO DE 2012)
28%.......A vigorar em 01 de Janeiro de 2013
In:
Proteste Investe - Impostos: afinações fiscais de última hora
Data da publicação: 29nov2011
ATENÇÃO: A TAXA LIBERATÓRIA FOI ALTERADA PARA:
25%.......A vigorar em 01 de Janeiro de 2012; (JÁ ALTERADA)
26,5%....A vigorar desde 30 de Outubro de 2012; (ACTUALMENTE EM VIGOR, MAS SÓ ATÉ 31 DE DEZEMBRO DE 2012)
28%.......A vigorar em 01 de Janeiro de 2013
Proteste Investe Escreveu:(...)
Fundos e depósitos fora da declaração
Um investidor que tenha unidades de participação de fundos de investimento sedeados em Portugal, não terá de declarar nem de englobar os ganhos obtidos, porque a tributação é feita diretamente ao fundo. De resto, os fundos de investimento, em 2011, beneficiam de uma tributação mais favorável do que a existente para os particulares: mais-valias tributadas a 10% e isenção de tributação com as mais-valias obtidas com títulos detidos há mais de 12 meses.
Já os ganhos obtidos com a venda de unidades de participação em fundos sedeados no estrangeiro, mas comercializados em Portugal, são tributados a 21,5 por cento. O intermediário financeiro é que fará a devida retenção na fonte. Também não é necessária a declaração à administração fiscal.
(...)
In:
Proteste Investe - Impostos: afinações fiscais de última hora
Data da publicação: 29nov2011
Ires para Templeton T.R+ Eurizon estás a subir uma parcela da carteira de 3% desvio padrão para 8%, para não falar que te estás a expôr a acções. Experimenta. Se te sentires desconfortável muda. Não vem mal ao mundo por causa disso, mas acho que tens de ter noção do aumento de risco.
Se é muito ou não varia de pessoa para pessoa. O que é pouco para mim pode ser muito para outros etc... não acho que é muito mas como disse, isso é subjectivo e dependo da Aversão ao Risco de cada um!
Se é muito ou não varia de pessoa para pessoa. O que é pouco para mim pode ser muito para outros etc... não acho que é muito mas como disse, isso é subjectivo e dependo da Aversão ao Risco de cada um!
VirtuaGod Escreveu:jokerportuga Mudares do PIMCO T.R. para o Templeton T.R.+ Eurizon é um aumento de risco considerável,mas pessoalmente acho que fazes bem, a carteira está mais diversificada. Não vale a pena mais fundos. Acho que estás a ir bem.
Penso que a ideia de ficares com o rendimento plus MAS como dizes sempre atento até é jeitosa se já tens uma "almofada" de rentabilidade nesse fundo!!
Não quero aumentar muito o risco actual da carteira, achas que o risco fica muito superior com estas alterações??
Na realidade o PIMCO TR tem um desvio padrao muito inferior(1/3) do Templeton TR.
A rentabilidade do PIMCO GB tem sido ligeiramente superior ao PIMCO TR e desde modo abdicava deste e experimentava outros "sabores".
O Eurizon é só para incluir um fundo de acções na carteira(+/- 10%) e dai tentar tirar o maior partido deste tipo de produtos, não ficando demasiado exposto.
O ES Rendimento Plus seguirá debaixo de olho de águia.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Bing [Bot], Gold Stock, Google Adsense [Bot], Heldroo, IX Hispana, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, Shimazaki_2 e 118 visitantes