Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BES - Tópico Geral

por nmprc » 24/4/2014 0:33

António Manuel Escreveu:NMPRC estava a referir-me ao site do Nial Fuller

cumprimentos
António Batista

Sim... fui reler o post e percebi que o site não era do AT2014 :)

É pena... porque se os gráficos do valeaquilino, e já agora tambem os do adamhedge, são muito elucidativos, as análises e os textos do AT2014 são imperdiveis e bastantes didáticas.

Há por aí gente com muito valor.

Obrigado a todos.

NC

Registado: 29/11/2007 10:48

por bolsifer » 24/4/2014 0:31

Obrigações! Humm... :shock:

Depois de ter visto no Guia do Investidor da CMVM o seguinte: “O investidor deve ter em atenção que o investimento em obrigações incorpora risco de crédito, ou seja, existe a possibilidade de o investidor não receber o valor investido e/ou os juros, se o emitente enfrentar dificuldades financeiras.

Depois de já ter visto em algumas fichas técnicas e prospetos a 'catrafada' de RISCOS (e não estou a falar daqueles feitos a lápis e caneta!), associado a tais produtos, tais como taxas de juro, crédito/default, hair-cut... a mim acho que não me apanharão por lá tão cedo! =;

Só o próprio nome que arranjaram para designar este valor mobiliário me mete confusão, OBRIGAÇÃO. Mas eu sou, e/ou vou ser obrigado a quê afinal?! Já não basta as outras obrigações do dia-a-dia... =;

Em caso de dúvida entre a dep a prazo vs. obrigação, julgo que é muito mais plausível fazer-se uma aplicação num depósito a prazo. É + pela certa, sem tantos stresses e + fléxiveis (nem todos claro). :-" É claro que as taxas de juros, às vezes não são tão aliciantes, mas...

Tendo-me iniciado neste campenato dos investimentos há muito pc tempo, consigo compreender muito mais o funcionamento/comportamento das ações do que das ditas!
"Investir é entrar no domínio da incerteza..."
Bons investimentos,
bolsifer

Registado: 25/1/2014 0:29

por AntónioManuel » 24/4/2014 0:26

NMPRC estava a referir-me ao site do Nial Fuller

cumprimentos
António Batista
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf

Registado: 17/4/2014 21:22

por rg7803 » 24/4/2014 0:24

AT2014, bom post. Didatico q.b.
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por Artista Romeno » 23/4/2014 23:48

Bes nao é o bpp, mas tem trukes junto dos clientes ver o es liquidez, essa das obrigacoes foi me proposta e recusei. Qt a estruturados nao pensem caros clientes do retalho que vencem os bancos, ilusao e nao é so o bes, tive na mao a oferta da cgd london branch ainda recetemente, e vendo o risco e custo de oportunidade do capital aquilo é mau negocio
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por AT2014 » 23/4/2014 23:16

AS_terix Escreveu:
adamhedge1 Escreveu:... bem isto aqui no tópico do bes e contra mim estou a falar,isto é so beijos e abraços,nao há uma picardia,nao há uma discussão,nao há uns encontroes toda a gente se respeita, ninguém entra em conflito... ta bem estamos no tópico do expirito santo ,mas isto não é nenhum convento... :mrgreen:

amanah gostava de ter força para não abrir uma posição curta com stop nos max do dia de hoje.o gráfico á esquerda é do sp para eu me convencer a não abrir a tal posição

desculpem, recebi um mail, CONFUSO, porque estou, no BEST, afilhado, do BES, onde , me fizeram, umaproposta boa, em ESTRUTURADOS, PETROBRAS em €uros !!!
hoje recebi, este mail e estou meio apavorado !!! :pray:
:arrow: DESCONHEÇO A VERACIDADE. REENCAMINHO TAL COMO RECEBI.

Quando alguém está implicado numa situação destas, só tem uma coisa a fazer. INFORMAR-SE JUNTO DE QUEM SABE. Perguntar, perguntar, perguntar sempre.

Por mim, nunca fui cliente do BES. Apenas porque não calhou e, agora, não se justifica.

ATENÇÃO A GOLPADA EM ESPECIAL QUEM TIVER DINHEIRO NO BES

BES - o novo BPP ?

Banco Espirito Santo (BES) - o novo BPP ?

Nota: Leiam com atenção este blog. Mantive-o curto e espero que de fácil entendimento. Para protecção de todos nós, divulguem-no ao máximo possível. Os dados descritos são 100% factuais e de fácil verificação.

O BES está a usar as mesmas tácticas que o BPP.
O BES está a comercializar, de forma agressiva, um produto
obrigacionista do próprio BES, para se auto financiar, fazendo com que os clientes do BES transformem Depósitos a Prazo, que estão cobertos pelo Fundo de Garantia (até 100,000 euros) em Obrigações do BES, sem qualquer protecção!

Factos:
1) O BES está a telefonar aos clientes com Depósitos a Prazo CR7

2) O BES está a sugerir em vez do CR7 uma Obrigação BES (ISIN: XS0782021140). O ISIN é o identificador do Produto registado na CMVM. Corresponde ao ISBN dos livros.

3) Esta Obrigação BES, por ser uma Obrigação, não é um Depósito a Prazo. Os clientes não tem qualquer protecção, se o BES for à falência ou se houver problemas graves.

4) Os comerciais do BES apenas falam dos juros da Obrigação BES, mas não referem:

4a) Que a Obrigação BES não tem qualquer protecção para os depositantes

4b) Que existe uma penalização na venda da Obrigação de 3%, O que quer dizer que, se comprar a Obrigação e a vender um mês depois, perde imediatamente 3% do Capital. Estamos a falar de 3% do Capital, não dos juros.

4c) A Obrigação não tem qualquer liquidez, mesmo em mercado secundário, porque é uma colocação privada. Isto é, o BES controla totalmente o preço. Pode acordar um dia e ver que perdeu 50% do capital. Quem ganhou? O próprio BES !!! Esteve a trabalhar uma vida inteira e as suas poupanças estão agora a ser utilizadas para capitalizar o BES.

4d) Ou seja, a valorização do seu dinheiro agora depende do que o próprio BES acha que vale, pois tem uma capacidade imensa de manipulação do preço, uma vez que tem uma baixíssima liquidez .

5) O BES é o único dos 4 grandes Bancos Portugueses que não teve (ainda) ajuda do Estado. Mas está a usar manobras agressivas e ilegais de financiamento.

6) Os comerciais do BES não estão a respeitar os deveres impostos pela CMVM e pelo Banco de Portugal de explicação do produto, perfilagem do risco do cliente e explicação dos riscos. Aproveitam-se das relações de confiança e emocionais com os clientes. Isto é especialmente verdade com a população sénior, mais vulnerável pelo seu conhecimento mais limitado de mercados.

7) O Dr. Ricardo Salgado na apresentação de resultados em finais de Julho de 2013 comunicou prejuízos de mais de 200 milhões de euros. Os rácios de solvabilidade desceram de 10,9% para 10 ,4%, pouco acima dos 10% exigidos. Disse que tem ao seu dispor "um número de alavancas para capitalizar o Banco". Sabemos agora quais são, transformar os Depósitos a Prazo em Obrigações do BES com uma maturidade a perder de vista (2018 ou 2019). (já que os comerciais não informam que a maturidade é a altura em que as obrigaçoes vencem, ou seja, quando lhe devolvem finalmente o capital ... caso contrário se não esperar até 2018 fica sem 3% do capital como já vimos)

Lembram-se do BPP ? Dos depósitos maravilha do BPP que supostamente davam 8% ?

Afinal não foram considerados depósitos! Afinal n= 3A3o estavam garantidos! Afinal os clientes ficaram sem nada.

Só pode ser consideradas acções de negligência grosseira ou má-fé as políticas extremamente agressivas de comercialização destas obrigações. (se precisarem de se lembrar de mais episódios lembrem-se das Obrigações Covertíveis BES onde os detentores das Obrigações perderam mais de 50% também... foi mais uma "alavanca de capitalização" agressiva).

Acções a Tomar:
1) NUNCA converter Depósitos a Prazo em outros produtos, nomeadamente Obrigações ou Acções do BES. Em Depósitos a Prazo não corre riscos,a não ser que lhos venham a considerar como não depósitos a prazo, como no BPP!... Em Obr igações ou Acções do BES se algo correr mal ao BES fica sem o dinheiro (lembre-se do Banco Privado Português) ?

2) Se lhe apresentarem um impresso "Operações Sobre Instrumentos Financeiros" é porque a coisa já está a correr mal. É precisamente esse impresso que indica que quer fazer a subscrição das Obrigações e que conhece o risco de mercado. Não Assine.

3) Se o impresso tiver o ISIN: XS0782021140, é precisamente destas obrigações que estamos a falar. Mas podem existir outras!!! Cuidado.

4) Se tiver no seu Extracto "Compra Fora de Bolsa BES LDN6", já correu mal. Já tem Obrigações. Era mesmo isso que queria, ficar sem a protecção do seu dinheiro ao abrigo da Garantia de Depó sitos? Se não era, reclame ! Junto do BES, mas mais importante junto da CMVM e Banco de Portugal, onde já não está o Victor Conatâncio e, por isso, talvez valha a pena reclamar:
http://web3.cmvm.pt/SAI/criarreclamacao.cfm

5) Agora, que já verificou a sua situação, ajude a comunidade. O BES está a transformar milhares de depósitos de idosos e pessoas com menos conhecimentos em Obrigações BES, para seu proveito próprio.

Amigo As terix,
Tranquilo. Não se passa nada.

Esse produto está em comercialização há cerca de um ano e basicamente consiste em obrigações emitidas pelo Bes via sucursal do Luxemburgo e que são reembolsáveis em 5 anos (ou 6, já não me lembro) com uma taxa de juro de 5%.

Basicamente funciona como quando se compra uma qualquer obrigação duma empresa. Não estão garantidas pelo fundo de indemnizações e a ideia é que sejam compradas a desconto e na altura do vencimento ganha-se os juros e a recuperação do desconto. Tal e qual como quando se compram obrigações da divida pública.

O Bes não converte arbitrariamente depósitos nestes produtos. Simplesmente oferece a oportunidade dos mesmos poderem ser subscritos como opção de investimento. Se acha que tem riscos pois não subscreva. Tão simples como isso.

O e-mail que recebeu diz isto mesmo condimentado com uma série de disparates de quem eventualmente não percebeu o que lhe propuseram ou está chateado com o banco por algum motivo (eventualmente despedimento mas estou simplesmente a especular).

Eu também fui abordado, no ano passado, pelo meu gestor, e como não me agradou que o mesmo passa-se por empresas fora de portugal não subscrevi. Da mesma maneira que não subscrevo tantos outros que diariamente me propõem através do Best e dos bancos. E como sou do Sporting vou dizer-lhe que é um produto bem mais seguro que as obrigações do Benfica ou do Sporting que muita gente subscreveu.

Só mais uma nota: Sou cliente do BES à anos, tanto particular como empresa. Nunca trabalhei no BES nem tenho mais interesse no Banco que os investimentos que aqui faço em bolsa. E quando se portam mal também sou muito critico. Neste campo não se passa nada e isso de que o BES está a fazer o mesmo que o BPP é um disparate. O BES, pelo contrário, fez o melhor que se podia esperar para os accionistas: Não solicitou a ajuda do estado. Se para isso teve de fazer estas vendas normais de produtos de risco está no seu direito porque está a defender duplamente os nossos interesses, como accionistas e como contribuintes.

Abraço e bons negócios

Registado: 4/2/2014 2:39

por Momenta » 23/4/2014 22:52

Recebi proposta para converter uma CR num PPR Bes Vida, não me falaram em obrigações (lá está, não era para todos...). Na altura, fiquei com a impressão que queriam aliviar os encargos com juros da CR mais antigas.

Registado: 6/10/2011 13:34

por MarketBS » 23/4/2014 22:45

AS_terix Escreveu:
adamhedge1 Escreveu:... bem isto aqui no tópico do bes e contra mim estou a falar,isto é so beijos e abraços,nao há uma picardia,nao há uma discussão,nao há uns encontroes toda a gente se respeita, ninguém entra em conflito... ta bem estamos no tópico do expirito santo ,mas isto não é nenhum convento... :mrgreen:

amanah gostava de ter força para não abrir uma posição curta com stop nos max do dia de hoje.o gráfico á esquerda é do sp para eu me convencer a não abrir a tal posição

desculpem, recebi um mail, CONFUSO, porque estou, no BEST, afilhado, do BES, onde , me fizeram, umaproposta boa, em ESTRUTURADOS, PETROBRAS em €uros !!!

Quando alguém está implicado numa situação destas, só tem uma coisa a fazer. INFORMAR-SE JUNTO DE QUEM SABE. Perguntar, perguntar, perguntar sempre.

Por mim, nunca fui cliente do BES. Apenas porque não calhou e, agora, não se justifica.

BES - o novo BPP ?

Nota: Leiam com atenção este blog. Mantive-o curto e espero que de fácil entendimento. Para protecção de todos nós, divulguem-no ao máximo possível. Os dados descritos são 100% factuais e de fácil verificação.

obrigacionista do próprio BES, para se auto financiar, fazendo com que os clientes do BES transformem Depósitos a Prazo, que estão cobertos pelo Fundo de Garantia (até 100,000 euros) em Obrigações do BES, sem qualquer protecção!

Factos:

2) O BES está a sugerir em vez do CR7 uma Obrigação BES (ISIN: XS0782021140). O ISIN é o identificador do Produto registado na CMVM. Corresponde ao ISBN dos livros.

3) Esta Obrigação BES, por ser uma Obrigação, não é um Depósito a Prazo. Os clientes não tem qualquer protecção, se o BES for à falência ou se houver problemas graves.

4) Os comerciais do BES apenas falam dos juros da Obrigação BES, mas não referem:

4b) Que existe uma penalização na venda da Obrigação de 3%, O que quer dizer que, se comprar a Obrigação e a vender um mês depois, perde imediatamente 3% do Capital. Estamos a falar de 3% do Capital, não dos juros.

4c) A Obrigação não tem qualquer liquidez, mesmo em mercado secundário, porque é uma colocação privada. Isto é, o BES controla totalmente o preço. Pode acordar um dia e ver que perdeu 50% do capital. Quem ganhou? O próprio BES !!! Esteve a trabalhar uma vida inteira e as suas poupanças estão agora a ser utilizadas para capitalizar o BES.

4d) Ou seja, a valorização do seu dinheiro agora depende do que o próprio BES acha que vale, pois tem uma capacidade imensa de manipulação do preço, uma vez que tem uma baixíssima liquidez .

5) O BES é o único dos 4 grandes Bancos Portugueses que não teve (ainda) ajuda do Estado. Mas está a usar manobras agressivas e ilegais de financiamento.

6) Os comerciais do BES não estão a respeitar os deveres impostos pela CMVM e pelo Banco de Portugal de explicação do produto, perfilagem do risco do cliente e explicação dos riscos. Aproveitam-se das relações de confiança e emocionais com os clientes. Isto é especialmente verdade com a população sénior, mais vulnerável pelo seu conhecimento mais limitado de mercados.

7) O Dr. Ricardo Salgado na apresentação de resultados em finais de Julho de 2013 comunicou prejuízos de mais de 200 milhões de euros. Os rácios de solvabilidade desceram de 10,9% para 10 ,4%, pouco acima dos 10% exigidos. Disse que tem ao seu dispor "um número de alavancas para capitalizar o Banco". Sabemos agora quais são, transformar os Depósitos a Prazo em Obrigações do BES com uma maturidade a perder de vista (2018 ou 2019). (já que os comerciais não informam que a maturidade é a altura em que as obrigaçoes vencem, ou seja, quando lhe devolvem finalmente o capital ... caso contrário se não esperar até 2018 fica sem 3% do capital como já vimos)

Afinal não foram considerados depósitos! Afinal n= 3A3o estavam garantidos! Afinal os clientes ficaram sem nada.

Só pode ser consideradas acções de negligência grosseira ou má-fé as políticas extremamente agressivas de comercialização destas obrigações. (se precisarem de se lembrar de mais episódios lembrem-se das Obrigações Covertíveis BES onde os detentores das Obrigações perderam mais de 50% também... foi mais uma "alavanca de capitalização" agressiva).

Acções a Tomar:
1) NUNCA converter Depósitos a Prazo em outros produtos, nomeadamente Obrigações ou Acções do BES. Em Depósitos a Prazo não corre riscos,a não ser que lhos venham a considerar como não depósitos a prazo, como no BPP!... Em Obr igações ou Acções do BES se algo correr mal ao BES fica sem o dinheiro (lembre-se do Banco Privado Português) ?

2) Se lhe apresentarem um impresso "Operações Sobre Instrumentos Financeiros" é porque a coisa já está a correr mal. É precisamente esse impresso que indica que quer fazer a subscrição das Obrigações e que conhece o risco de mercado. Não Assine.

3) Se o impresso tiver o ISIN: XS0782021140, é precisamente destas obrigações que estamos a falar. Mas podem existir outras!!! Cuidado.

4) Se tiver no seu Extracto "Compra Fora de Bolsa BES LDN6", já correu mal. Já tem Obrigações. Era mesmo isso que queria, ficar sem a protecção do seu dinheiro ao abrigo da Garantia de Depó sitos? Se não era, reclame ! Junto do BES, mas mais importante junto da CMVM e Banco de Portugal, onde já não está o Victor Conatâncio e, por isso, talvez valha a pena reclamar:

5) Agora, que já verificou a sua situação, ajude a comunidade. O BES está a transformar milhares de depósitos de idosos e pessoas com menos conhecimentos em Obrigações BES, para seu proveito próprio.

Boas AS_terix

Eu sou cliente do BES e fizeram-me essa proposta à cerca de 6 meses. A situação foi-me apresentada pois tenho alguns depósitos CR com boas taxas de juro que vão expirar este ano.
Supostamente o acesso a essa obrigação BES (ISIN: XS0782021140) que até estava na altura a cotar abaixo do par, era uma espécie de "promoção" só acessível na altura a quem tivesse contas CR a expirar.
Não gostei da abordagem nem da ideia de converter depósitos a prazo em obrigações e recusei.

Registado: 11/6/2012 0:00

por AS_terix » 23/4/2014 22:25

BES - o novo BPP ?

Factos:

Acções a Tomar:

olá ! não arrisquem, mais de 40% da liquidez, em Bolsa (dá stress)! Pois,
nascemos pobres e nus e morreremos pobres e vestidos!!! sDq

Registado: 29/11/2007 2:07
Localização: ALBUFEIRA /Av. Montechoro ou Lisboa, P. Nações e....

por Adam hedge » 23/4/2014 22:14

... bem isto aqui no tópico do bes e contra mim estou a falar,isto é so beijos e abraços,nao há uma picardia,nao há uma discussão,nao há uns encontroes toda a gente se respeita, ninguém entra em conflito... ta bem estamos no tópico do expirito santo ,mas isto não é nenhum convento... :mrgreen:

edit: ando todo apanhadinho... o gráfico do sp é da direita
Anexos
bes175.PNG
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por gordo 1 » 23/4/2014 22:00

Ulisses Pereira Escreveu:Quando digo a crise da dívida falo concretamente à incapacidade de nos financiarmos nos mercados. Acabou e daqui a uns meses já mais ninguém quererá saber do que se passa nos mercados.

Claro que a crise não acabou. Vamos saindo dela devagarinho. Mas à medida que os anos forem passando, vamos esquecendo o que deu origem a esta crise, vamos gastando mais e daqui a uns 15 anos temos cá a Troika de novo.

Logo terei uns segundos no Jornal da Noite da SIC onde digo exactamente isto.

Um abraço,
UIisses

P.S: ee03146, não sei. Mas esse deixou de o ser.

Caros caldeireiros

Conseguem por aí o video do Ulisses no telejornal...

Não vi o Ulisses no telejornal , onde posso rever ?

Registado: 29/11/2007 2:19

por nmprc » 23/4/2014 21:25

António Manuel Escreveu:AT2014; obrigado pelo feedback.Concordo realmente que comecei com gráficos muito simples.
No futuro colocarei mais qualquer coisa mas o meu objectivo é fazer a analise dos graficos apenas com velas, suportes,resistências e mm50.
Sigo o método do Niall Fuller baseado apenas no price action + suportes e resistências. o seu site é muito instrutivo; tem dezenas de artigos muito bons.
Como comecei com graficos colocando o volume e cci10; e médias moveis ainda recorro a eles.
Quanto ás projeções o objectivo é deixar correr os trades até ver velas junto a suportes e resistências que indiquem inversão de tendência.

Cumprimentos
António Batista

Qual é o site do AT2014?

por mcarvalho » 23/4/2014 21:00

Caro Valeaquilino

Penso que estão todos bem e de parabéns.

os teus posts, os do AT2014 assim como o do Adam ... e de outros amigos complementam-se.. cada um depois, interpreta à sua maneira.

Penso que foi isso que o AT escreveu.

Continuem pf e sempre com esse espirito de entreajuda..

o Caldeirão vai em frente e os caldeireiros ( uma ovelha neste rebanho mundial que é a bolsa ) ficam mais enriquecidos e fortes

ab

mcarvalho
mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por AntónioManuel » 23/4/2014 20:56

AT2014; obrigado pelo feedback.Concordo realmente que comecei com gráficos muito simples.
No futuro colocarei mais qualquer coisa mas o meu objectivo é fazer a analise dos graficos apenas com velas, suportes,resistências e mm50.
Sigo o método do Niall Fuller baseado apenas no price action + suportes e resistências. o seu site é muito instrutivo; tem dezenas de artigos muito bons.
Como comecei com graficos colocando o volume e cci10; e médias moveis ainda recorro a eles.
Quanto ás projeções o objectivo é deixar correr os trades até ver velas junto a suportes e resistências que indiquem inversão de tendência.

Cumprimentos
António Batista
Editado pela última vez por AntónioManuel em 23/4/2014 21:03, num total de 1 vez.
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf

Registado: 17/4/2014 21:22

Re: BES - Tópico Geral " uma opinião "

por F.Ferreira1 » 23/4/2014 20:17

valeaquilino Escreveu:Caro amigo,...
Normalmente quem não gosta é por estar do lado contrário aos meus bonecos, mas eles apenas traduzem a minha opinião, não tento influenciar ninguém, e a BOLSA vai para onde "ELES" querem.
Não coloco mais posts, por falta de tempo.

Fico contente por ser útil com a minha participação.

CumPrim/
valeaquilino

Concordo com o AT2014.
Também gosto muito de ler os seus posts. E é como diz, essa é a sua opinião, mas cada um deve tirar as suas próprias conclusões.
Obrigado pelos seus post e o seu contributo no caldeirão.

Abraço,
Fernando Ferreira

Registado: 29/11/2007 3:11

por nmprc » 23/4/2014 20:17

Amigo António,

Vejo com agrado que já sabe colocar gráficos aqui no caldeirão. Ontem estive fora e não consegui responder-lhe.

No entanto vejo ainda o seu gráfico muito pobre. Tem mais análises por detrás desse gráfico ou dúvidas ? Convinha colocar ai as EMAs, suportes e resistências, Linha de têndência ascendente (e canal), Macd, stocástico e eventualmente RSI de modo a ter uma visão mais definida. Nesse seu gráfico apenas vê que a cotação passou o a SMA e agora ficou no espaço sideral, sem referências.

Envio-lhe aqui o meu que é igual ao seu mas com parte das coisas que aqui lhe refiro:
LTA (Linha a verde)
Suportes e resistências principais(Linhas horizontais a preto)
EMAs 20-50-100 e 200 (Esta última está presente devido ao sell off das últimas duas semanas)
Adicionalmente tenho percentagens mas veja o post acima do amigo valeaquilino que é muito mais interessante nesse campo e representa as percentagens de subida , descida e projecção de médio prazo além dum canal ascendente. O amigo Valeaquilino é um mestre nesse tipo de projecções e representações gráficas.

Aconselho-o a ter ainda um outro gráfico onde coloca o MACd, stocástico, RSI e Volume. Como depois é capaz de ficar tudo muito pequeno de se ver, eu costumo ter, por cotação, um gráfico como este que aqui envio e sem indicadores, um gráfico com isto e com o macd, stocástico e RSI e um gráfico com isto e com o volume. De modo a que não fique demasiado pequeno e dificil de perceber.

Mas o fundamental é saber interpretar o boneco pelo que deve fazer as perguntas todas senão, por muito bem feito que os gráficos lhe pareçam, os mesmos não lhe dizem nada.

Abraço e bons negócios[/quote]

Caro "AT2014",...
Não sei donde veio essa coisa de: ... "mas veja o post acima do amigo valeaquilino que é muito mais interessante nesse campo e representa as percentagens de subida , descida e projecção de médio prazo além dum canal ascendente. O amigo Valeaquilino é um mestre nesse tipo de projecções e representações gráficas. "
Há quem ache que os meus gráficos não dizem nada de geito, mas realmente eu governo-me com eles, e quando ponho os meus bonecos é com a intenção de contribuir positivamente para o pessoal.
Os meus bonecos só levam dois indicadores para não ficarem muito apertados; porque também utilizo o: williams percentagem R, e se repararem, utilizo um período de 7 (sete) dias.
Para mim, torna-se mais fácil prever com alguma antecedência os respectivos movimentos.

CumPrim/
valeaquilino
[/quote]

Amigo Valeaquilino,

Não sei quem é que acha que os seus gráficos não dizem nada de jeito mas asseguro-lhe que, na minha opinião, são simples, muito bem feitos e certeiros. Sou seu fã desde o inicio. Só tenho pena que não coloque mais posts.

Abraço e bons negócios[/quote]

Subscrevo inteiramente,

São gráficos simples, intuitivos e muito certeiros.

Espero continuar a vê-los.

Abraço

por Aqui_Vale » 23/4/2014 20:11

Caro amigo,...
Normalmente quem não gosta é por estar do lado contrário aos meus bonecos, mas eles apenas traduzem a minha opinião, não tento influenciar ninguém, e a BOLSA vai para onde "ELES" querem.
Não coloco mais posts, por falta de tempo.

Fico contente por ser útil com a minha participação.

CumPrim/
valeaquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por AT2014 » 23/4/2014 20:01

valeaquilino Escreveu:
AT2014 Escreveu:
António Manuel Escreveu:
grafico para caldeirao.png

Amigo António,

Vejo com agrado que já sabe colocar gráficos aqui no caldeirão. Ontem estive fora e não consegui responder-lhe.

No entanto vejo ainda o seu gráfico muito pobre. Tem mais análises por detrás desse gráfico ou dúvidas ? Convinha colocar ai as EMAs, suportes e resistências, Linha de têndência ascendente (e canal), Macd, stocástico e eventualmente RSI de modo a ter uma visão mais definida. Nesse seu gráfico apenas vê que a cotação passou o a SMA e agora ficou no espaço sideral, sem referências.

Envio-lhe aqui o meu que é igual ao seu mas com parte das coisas que aqui lhe refiro:
LTA (Linha a verde)
EMAs 20-50-100 e 200 (Esta última está presente devido ao sell off das últimas duas semanas)
Adicionalmente tenho percentagens mas veja o post acima do amigo valeaquilino que é muito mais interessante nesse campo e representa as percentagens de subida , descida e projecção de médio prazo além dum canal ascendente. O amigo Valeaquilino é um mestre nesse tipo de projecções e representações gráficas.

Aconselho-o a ter ainda um outro gráfico onde coloca o MACd, stocástico, RSI e Volume. Como depois é capaz de ficar tudo muito pequeno de se ver, eu costumo ter, por cotação, um gráfico como este que aqui envio e sem indicadores, um gráfico com isto e com o macd, stocástico e RSI e um gráfico com isto e com o volume. De modo a que não fique demasiado pequeno e dificil de perceber.

Mas o fundamental é saber interpretar o boneco pelo que deve fazer as perguntas todas senão, por muito bem feito que os gráficos lhe pareçam, os mesmos não lhe dizem nada.

Abraço e bons negócios

Caro "AT2014",...
Não sei donde veio essa coisa de: ... "mas veja o post acima do amigo valeaquilino que é muito mais interessante nesse campo e representa as percentagens de subida , descida e projecção de médio prazo além dum canal ascendente. O amigo Valeaquilino é um mestre nesse tipo de projecções e representações gráficas. "
Há quem ache que os meus gráficos não dizem nada de geito, mas realmente eu governo-me com eles, e quando ponho os meus bonecos é com a intenção de contribuir positivamente para o pessoal.
Os meus bonecos só levam dois indicadores para não ficarem muito apertados; porque também utilizo o: williams percentagem R, e se repararem, utilizo um período de 7 (sete) dias.
Para mim, torna-se mais fácil prever com alguma antecedência os respectivos movimentos.

CumPrim/
valeaquilino

Amigo Valeaquilino,

Não sei quem é que acha que os seus gráficos não dizem nada de jeito mas asseguro-lhe que, na minha opinião, são simples, muito bem feitos e certeiros. Sou seu fã desde o inicio. Só tenho pena que não coloque mais posts.

Abraço e bons negócios

por AT2014 » 23/4/2014 19:57

Ulisses Pereira Escreveu:Quando digo a crise da dívida falo concretamente à incapacidade de nos financiarmos nos mercados. Acabou e daqui a uns meses já mais ninguém quererá saber do que se passa nos mercados.

Claro que a crise não acabou. Vamos saindo dela devagarinho. Mas à medida que os anos forem passando, vamos esquecendo o que deu origem a esta crise, vamos gastando mais e daqui a uns 15 anos temos cá a Troika de novo.

Um abraço,
UIisses

Amigo Ulisses,

Concordo com tudo o que disse menos com o seu extremo optimismo: 15 anos ? Ainda a Troika irá a entrar no avião e já vão começar a gastar com fartura. Ainda para mais com 3 eleições no horizonte. Não dou mais do que 5 anos para estarem de volta :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

A vantagem é que ai vai tudo cair outra vez e da mesma maneira que agora investimos em long nos bancos sem grandes problemas, iremos investir em short :mrgreen: :mrgreen:

Antes que me caiam todos em cima interpretem isto que aqui escrevo como um comentário de circunstância, politicamente apartidário e com a enorme esperança que a Troika não volte dentro de 50 anos pelo minimo (a não ser para ir visitar o nosso maravilhoso pais e gastarem eles umas notas valentes ajudando a economia nacional).

Abraço e bons negócios a todos

por Aqui_Vale » 23/4/2014 18:21

AT2014 Escreveu:
António Manuel Escreveu:
grafico para caldeirao.png

Amigo António,

LTA (Linha a verde)

Abraço e bons negócios

Caro "AT2014",...

CumPrim/
valeaquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por Gonee111 » 23/4/2014 16:20

Ulisses Pereira Escreveu:Logo terei uns segundos no Jornal da Noite da SIC onde digo exactamente isto.

Um abraço,
UIisses

Wait, what? :clap:

Registado: 4/2/2014 15:24

por Artista Romeno » 23/4/2014 16:10

ee03146 Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Caro mcarvalho, a crise da dívida acabou e o efeito das yields na Bolsa portuguesa também chegou ao fim. Bom tema para qualquer dia escrever um artigo sobre isso. ;)

Abraço,
Ulisses

Olá Ulisses,

E então agora qual será o indicador que vai influenciar a nossa bolsa?

Concordo a situação das dívidas está regularizada.. vermos se daqui a 4 ou 5 anos quando e se houver a retirada de liquidez pela fed etc se isto sem mantem a dívida está mesmo em termos reais com yields mt baixas face ao historico... se ponderado pelos fundamentais de paises como Portugal e pelo rating...
O indicador.. A retoma o consumo.. e ver isso a traduzir-se nas contas das empresas..... a meu ver setores com telecom são dos que benficiam menos se formos ver a competição e rivalidade de há 10 anos até hoje so tem aumentado... e vejo pouca margem para subidas de preço.. no cenario atual.... quem pode ganhar num indice que considero fraco o PSI se considerado com os grandes IBEX DAX CAC etc Banca e Grande distribuição... a primeira a medida que as imparidades e o provisionamento abrandar e consiga despachar os monos que tem no balanço.. caindo o custo do risco aumenta a rentabilidade.... tera ainda o problema da euribor ser baixa mas isso é outro assunto... a grande distribuição por motivos obvios se o consumo subir... não é necessário dizer mais nada... empresas menores e há mts que estão no psi 20 que num indice a serio não estariam.. nao comento...assim sem conhcer impresa tlvz beneficie se a pub aumentar mas tb ja subiu mt.... edp terá uma menor correlação positiva com a retoma........ esta empresa ainda pode subir negoceia abaixo de alguns multiplos do setor mas por esse motivo, não diretamente que a retoma tenho um impacto nela como numa sonae jm etc...... acho que pode valer 3,70 no caso, estou longo mas se chegar aos 3,55 saio, condicionado ao que for apresentado tb dia 14 maio no plano estratégico
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Ulisses Pereira » 23/4/2014 15:08

Quando digo a crise da dívida falo concretamente à incapacidade de nos financiarmos nos mercados. Acabou e daqui a uns meses já mais ninguém quererá saber do que se passa nos mercados.

Um abraço,
UIisses

"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Celsius-reloaded » 23/4/2014 14:35

MME5 Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Caro mcarvalho, a crise da dívida acabou e o efeito das yields na Bolsa portuguesa também chegou ao fim. Bom tema para qualquer dia escrever um artigo sobre isso. ;)

Abraço,
Ulisses

Isso dito assim com essa certeza toda :shock: a crise da divida acabou :-k para mim melhorou porque andamos ainda a falar de redução de défice e se existe défice não é bom.

Interessante a afirmação do Ulisses. Ao ver o resultado do leilão cheguei a raciocinio semelhante.

No entanto uma coisa é a crise de divida com repercussão directa nas yields. Outra é a "crise" em sentido abstracto, e onde se enquadra a questão orçamental, com a necessidade das medidas de austeridd, sem repercussão directa e/ou necessária, nos juros cobrados à república.
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por mcarvalho » 23/4/2014 13:55

Abraço,
Ulisses

Obrigado caro Ulisses . Será um tema pertinente para mais um óptimo artigo.

abraço

mcarvalho
mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, darkreflection, Google [Bot], icemetal, Jonas74, Luzemburg, Manchini888, Masim , OCTAMA, PacoNasssa, Pmart 1, Tiago2006, xeidafome e 255 visitantes