Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por fcpfcp » 8/11/2012 22:36

VIXIUM Escreveu:
fcpfc Escreveu:Alguem que seja cliente do BIG, consegue dizer-me o porque de eles comercializarem fundos do casa Schroder e ao pesquisar pelo fundo dos mesmos que se encontra na 1 pagina (LU0291343753), nao aparecer? E normal um banco comercializar so alguns fundos de uma determinada casa de investimentos ou sou eu que estou a ver mal.
Obrigado.

Olá
Podem não estar lá todos porque nunca ninguém os pediu. Não obstante, é possível, a partir do momento em que trabalham com uma casa de investimento, pedir para os colocarem on-line. Podem de facto não aparecer pelo simples facto de ninguém os ter pedido. Bom...eu tenho conta no BIG mas não trabalho lá e não tenho nenhumas acções do banco. Apenas acho que eles funcionam razoavelmente bem.
VIXIUM

Obrigado VIXIUM, amanhã já telefono para lá para vêr se poêm on-line para assim o poder subscrever assim como confirmar a possiblidade se quissermos de subscrever o fundo do PIMCO que referistes num post atrás. :P

Registado: 27/9/2011 10:22

por VirtuaGod » 8/11/2012 22:30

Manushe Escreveu:Esperando não ser chata, não me podes tirar esta dúvida relativamente ao Vontobel do teu TOP (ou outrém)?
Manushe Escreveu:Ainda uma outra questão relativamente ao Vontobel que me "encheu o olho" em determinada altura:
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... 0GP3&tab=1
É verdade que, se eu tivesse investido 1000€ nos inícios de 2008 eu só começaria a acrescentar valor a esse montante nos inícios de 2012 (isto porque a cotação compreendida entre estes dois anos, foi sempre inferior a 1000€)
Pelos valores de rentabilidade média 3a (16.74 %)eu devo estar errada... O que estou eu a interpretar mal?

Não és nada chata, eu é que tive de ir jantar :lol:

Ora bem de 2008 a 2012 são 4 anos!! A rentabilidade a 3 anos são referentes ao período Novembro 2009 a Novembro 2012. A rentabilidade a 5 anos (que já inclui 2008) é 2.55% exactamente por causa da queda de 2008!!

Em relação ao fundo da invesco: Se ele tiver pouca rotatividade de carteira, como é o caso, através dos activos que tem carteira com base do comportamento no passado destes activos consigo prever mais ou menos como ele se comportaria em diversos anos cheve como 2008. Por isso digo sem qualquer problema que este fundo não teria descido mais de 30% em 2008. O ouro não desceu em 2008 (acabou o ano neuto) e este fundo tem 10% da carteira em ouro por exemplo. Analisando como o fundo é gerido tb consigo ver a sustentabilidade das rentabilidades futuras :wink:

P.S. O fundo tem muitas pernas para andar!!
Editado pela última vez por VirtuaGod em 8/11/2012 22:52, num total de 2 vezes.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por VIXIUM » 8/11/2012 22:09

fcpfc Escreveu:Alguem que seja cliente do BIG, consegue dizer-me o porque de eles comercializarem fundos do casa Schroder e ao pesquisar pelo fundo dos mesmos que se encontra na 1 pagina (LU0291343753), nao aparecer? E normal um banco comercializar so alguns fundos de uma determinada casa de investimentos ou sou eu que estou a ver mal.
Obrigado.

Olá
Podem não estar lá todos porque nunca ninguém os pediu. Não obstante, é possível, a partir do momento em que trabalham com uma casa de investimento, pedir para os colocarem on-line. Podem de facto não aparecer pelo simples facto de ninguém os ter pedido. Bom...eu tenho conta no BIG mas não trabalho lá e não tenho nenhumas acções do banco. Apenas acho que eles funcionam razoavelmente bem.
VIXIUM

Registado: 21/10/2012 19:07

por Midas » 8/11/2012 21:39

ptss Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:
"Carteira real" = com os fundos que temos (com a quantidade de UP, a cotação e a data de compra reais).

"Carteira curiosa" = para fazer análises/comparações (escolher uma data e quantidade de UP comum para todos os fundos, sugiro 1 UP para todos os fundos).

"Carteira ideal" = para fazer simulações, ou seja, uma carteira com todos fundos e o dinheiro que gostaríamos ter investidos.

Tem uma coisa um bocado estúpida.. ou então eu não estou a ver bem a coisa.

Quando defines uma data devia, já que tem o histórico, assumir o valor da UP naquela data... depois escolhias a quantidade e pufff..

Mas não.. tens que ir ver previamente o valor à data que vais escolher. Ou estou a ver mal a coisa?

Estás ver bem. A única cotação que assume automáticamente, é quando adicionas no presente dia, por exemplo, através do botão "Add to Watchlist" ou através da opção "Lot / Add another lot".

Penso que estás a referir-te a "Carteira curiosa"...

Mas também dá para a "Carteira ideal":

Por isso, sugeri, adicionar os fundos nas datas iguais, para se comparar mais correctamente os fundos, pois se hoje, adicionares 1 fundo, fica com a data e cotação de hoje e se adicionares outro fundo para semana, fica com essa data e essa cotação, logo estarias a comparar 2 fundos com datas diferentes e desempenhos desfasados um do outro.

Escolhe 1 data, depois, vai ao Banco Best > Fundo > "Histórico de cotações", e fazes "copy / copiar" da cotação diária desse fundo, depois "paste / colar" na watchlist pretendida.

Eu escolhi a data de 30 de Dezembro de 2011 (que foi a última cotação do ano 2011), assim vejo o desempenho referente ao ano todo de 2012. E posso indo adicionando outros fundos noutros dias, mas copio sempre a última cotação de 2011, assim todos os fundos ficam sempre com a data de partida igual para todos.

Igualdade para todos! Não quero que uns comecem a corrida primeiro que os outros! :mrgreen:

No final de 2012, vejo que foi os vencedores, pois durante o ano, houve uns que se adiantaram muito, ou seja, subiram bastante (por exemplo: Eurizon C. Staples) e agora estão a perder força nas pernas. É a velha história da "Lebre e a Tartaruga". 8-)
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por Luis19 » 8/11/2012 21:36

Pessoal ai vai um pequeno teste que fiz hoje em Excel.

No gráfico "PEI vs PEB - 1" está representado a evolução de 1000€ alocados a cada uma dos seguintes fundos: Pictet Euro Bonds (PEB) e Pictet Europe Index (PEI). A escolha deste fundos foi completamente ao acaso, apenas escolhi uma casa de investimento que tivesse 1 fundo de obrigações europeias de taxa fixa e 1 fundo de acções europeias.

Coloquei também uma Média Móvel Simples de 200 dias no fundo de acções (PEI).

No gráfico "PEI vs PEB - 2" estão representados 4 tipos diferentes de carteiras com estes fundos.

Mesmo sem saber exactamente o Sharpe, Desvio padrão e Rentabilidade anual (não sei calcular isso em Excel), parece-me que a melhor carteira é aquela que é constituída por 90% do Fundo de Obrigações e 10% do fundo de acções.

Para além disso ao olhar para o gráfico "PEI vs PEB - 1", parece-me que adoptando uma estratégia de Market-timming, em que apenas se esteja exposto ao fundo de acções quando o seu preço for superior à Média móvel de 200 sessões, os retornos serão superiores aos das 4 carteiras representadas no gráfico "PEI vs PEB - 2".

(Infelizmente não consigo calcular esse gráfico, nem o Sharpe, Desvio padrão e Rentabilidade anual, mas se alguém souber e estiver disposto a isso, força)

Opiniões?
Anexos
PEI vs PEB - 1.PNG
PEI vs PEB - 1.PNG (32.63 KiB) Visualizado 9712 vezes
PEI vs PEB - 2.PNG
PEI vs PEB - 2.PNG (34.29 KiB) Visualizado 9704 vezes
O autor não assume quaisquer responsabilidades sobre as decisões tomadas por outros relativamente aos factos por ele mencionados.

Registado: 4/12/2007 16:30

por Manushe » 8/11/2012 21:35

VirtuaGod Escreveu:
Manushe Escreveu:Permitem-me a curiosidade de vos perguntar, a razão pela qual apostam e arriscam num fundo, que apesar de uma boa rentabilidade vs DP, tem tão pouco historial

O historial é a única coisa que usas para analisar um fundo? Se eu te der um fundo sem historial como analisarias?

Não é a única mas é muito importante. Foi isso que eu aprendi por aqui :wink: A minha pergunta era precisamente, para saber o que vos movia, que faz com que essa ausência dos pontos críticos não seja intrinsecamente relevante para o recusarem, pelo menos no imediato.
Para além do histórico da rentabilidade, eu olho para o DP, RS, Alpha e constituição da carteira (embora os meus conhecimentos relativamente a esta última variável, sejam rudimentares ainda).

Esperando não ser chata, não me podes tirar esta dúvida relativamente ao Vontobel do teu TOP (ou outrém)?
Manushe Escreveu:Ainda uma outra questão relativamente ao Vontobel que me "encheu o olho" em determinada altura:
É verdade que, se eu tivesse investido 1000€ nos inícios de 2008 eu só começaria a acrescentar valor a esse montante nos inícios de 2012 (isto porque a cotação compreendida entre estes dois anos, foi sempre inferior a 1000€)
Pelos valores de rentabilidade média 3a (16.74 %)eu devo estar errada... O que estou eu a interpretar mal?
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."

"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare

Registado: 9/10/2012 15:19

por VirtuaGod » 8/11/2012 21:20

Rick só mesmo vendo o fundo. Mas teoricamente se for um fundos com mais de 10 de volatilidade o efeito seria o mesmo. Procura um e já podemos analisar! :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por VirtuaGod » 8/11/2012 21:07

Manushe Escreveu:Permitem-me a curiosidade de vos perguntar, a razão pela qual apostam e arriscam num fundo, que apesar de uma boa rentabilidade vs DP, tem tão pouco historial

O historial é a única coisa que usas para analisar um fundo? Se eu te der um fundo sem historial como analisarias?

por VirtuaGod » 8/11/2012 21:00

Luis19 Escreveu:Os Fundos de obrigações de taxa fixa descem quando as taxas de juro sobem, correcto?

Sim, se não forem PIMCO LOL

P.S. O Bill Gross já anda a implementar uma estratégia de cobertura de risco de taxa de juro através de derivados!!

por ptigass » 8/11/2012 20:29

Rick Lusitano Escreveu:
"Carteira real" = com os fundos que temos (com a quantidade de UP, a cotação e a data de compra reais).

"Carteira curiosa" = para fazer análises/comparações (escolher uma data e quantidade de UP comum para todos os fundos, sugiro 1 UP para todos os fundos).

"Carteira ideal" = para fazer simulações, ou seja, uma carteira com todos fundos e o dinheiro que gostaríamos ter investidos.

Tem uma coisa um bocado estúpida.. ou então eu não estou a ver bem a coisa.

Quando defines uma data devia, já que tem o histórico, assumir o valor da UP naquela data... depois escolhias a quantidade e pufff..

Mas não.. tens que ir ver previamente o valor à data que vais escolher. Ou estou a ver mal a coisa?

Registado: 24/9/2012 22:51

por Midas » 8/11/2012 20:27

VirtuaGod Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:@VirtuaGod

Ando acompanhar estes fundos de Obrigações Emergentes Globais em EUR
(...)
Pensas que também se aplica neste tipo de fundos, a regra de USD ser um amaciador do risco?
(...)

@VirtuaGod
Não querendo ser insistente ( 8-) ), achas que nos fundos de obrigações países emergentes, o factor USD poderá amaciar o risco, como referiste anteriormente em relação às High Yield?

Depende do fundo. Estás a falar tipo F&C? Tinha de ver um fundo especifico e estuda-lo para analisar e dar uma opinião.

Questionei de uma forma genérica, sem nenhum fundo em especial, porque vendo os fundos de obrigações com melhores retornos nos últimos 10 anos:

Top 24 (Ordenada pela quantidade de fundos por categoria Morningstar. E moeda dos fundos)

11....Obrigações Emergentes Globais.................................USD = 10 ; EUR = 1

4......Obrigações Alto. Rend. Europa...................................EUR = 4

2......Obrigações Alto. Rend. EUR........................................EUR = 2

2......Obrigações Alto. Rend. Globais..................................USD = 2

2......Obrigações Emergentes Globais EUR Biased.............EUR = 2

1......Obrigações Alto. Rend. Globais - EUR Hedged...........EUR = 1

1......Obrigações AUD........................................................AUD = 1

1......Obrigações Outros....................................................USD = 1

Moedas:
USD = 13
EUR = 10
AUD = 1

Fonte: Morningstar.pt ("10-Year Top Performers")

Critérios/Filtros:
Categorias Morningstar = Obrigações
Política de Rendimentos = Acc
Rentabilidade:
10 Yr Anlsd % = + 8.00 % (com retornos superiores a 8 %)
3 Yr Std Dev = - 12.00% (com Desvio Padrão inferiores a 12 %)

Vê-se que 50% dos fundos são em emergentes e 33% em Alto. Rend. (High Yield), logo mais retorno, significa mais risco (menor retorno não significa obrigatóriamente menor risco).
O que me leva a pensar, em escolher 1 fundo em Acc da categoria "Obrigações Emergentes Globais" para fazer par com o fundo Inc da F&C. Era para ver se escolhia em USD ou EUR, mas com 10 fundos na categoria em USD vs. 1 em EUR...
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

por Luis19 » 8/11/2012 20:08

Os Fundos de obrigações de taxa fixa descem quando as taxas de juro sobem, correcto?
O autor não assume quaisquer responsabilidades sobre as decisões tomadas por outros relativamente aos factos por ele mencionados.

Registado: 4/12/2007 16:30

por Midas » 8/11/2012 19:19

Manushe Escreveu:
Pickbull Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:P.S.2 o Invesco Balanced-Risk Alloc E hoje +0.65%. Hummm interessante, muito interessante. Tenho de ver mais a correlação deste fundo etc mas tenho uma opinião cada vez mais positiva (e não só eu) deste fundo!!

Fiz hoje a subscrição desse fundo (obrigado a quem o descobriu).
Sou muito (talvez demasiado) simplista a analisar os fundos mas depois de ver a rentabilidade 3A e desvio padrão e principalmente depois de ver a correlação (baixa) na minha carteira nem hesitei em subscrever.
Como sempre entrou com uma % em função do desvio padrão e agora é ver o que vai dar. :D

VirtuaGod Escreveu:Temos herói!! Sempre muito à frente :wink: Essa carteira deve estar bem bonita \:D/

Permitem-me a curiosidade de vos perguntar, a razão pela qual apostam e arriscam num fundo, que apesar de uma boa rentabilidade vs DP, tem tão pouco historial, inclusive nos "tais" períodos críticos de que sempre se fala como referência (2008 pex.)?

Ainda uma outra questão relativamente a um fundo que me "encheu o olho" em determinada altura:

Estás correcta, esse é o "mal" de números de curto prazo, podem ser mal interpretados num panorama mais amplo. O facto de 1 fundo estar a subir recentemente, pode esconder o passado, "normalmente" depois de uma grande queda, uma grande subida. É preferível, ir vendo o historial dos fundos, alargando o prazo, no mínimo 5 anos e se possível, 10 anos, vendo as suas médias.
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Manushe » 8/11/2012 18:57

Pickbull Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:P.S.2 o Invesco Balanced-Risk Alloc E hoje +0.65%. Hummm interessante, muito interessante. Tenho de ver mais a correlação deste fundo etc mas tenho uma opinião cada vez mais positiva (e não só eu) deste fundo!!

Fiz hoje a subscrição desse fundo (obrigado a quem o descobriu).
Sou muito (talvez demasiado) simplista a analisar os fundos mas depois de ver a rentabilidade 3A e desvio padrão e principalmente depois de ver a correlação (baixa) na minha carteira nem hesitei em subscrever.
Como sempre entrou com uma % em função do desvio padrão e agora é ver o que vai dar. :D

VirtuaGod Escreveu:Temos herói!! Sempre muito à frente :wink: Essa carteira deve estar bem bonita \:D/

Permitem-me a curiosidade de vos perguntar, a razão pela qual apostam e arriscam num fundo, que apesar de uma boa rentabilidade vs DP, tem tão pouco historial, inclusive nos "tais" períodos críticos de que sempre se fala como referência (2008 pex.)?

Ainda uma outra questão relativamente ao Vontobel, que me "encheu o olho" em determinada altura:

Editado pela última vez por Manushe em 8/11/2012 21:36, num total de 1 vez.
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."

"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare

Registado: 9/10/2012 15:19

por fcpfcp » 8/11/2012 18:41

Rick Lusitano Escreveu:
Obrigado.

É "normal", os bancos, (BIG, BEST e talvez outros), só terem alguns fundos de algumas gestoras. Não comercializam todos os fundos da mesma gestora, assim como não tem todas as gestoras que existem. São várias dezenas de milhares de fundos diferentes no mundo inteiro! :wall:

Que trabalhem com determinada gestora e so dao acesso a alguns fundos da mesma e que fico admirado, ainda se fosse um fundo "especial de corrida", agora o de nao terem todas as gestoras isso e obvio e nao foi isso que pus em causa.

por nelsonpt » 8/11/2012 18:37

Este forum têm mais alguns topicos especificos para:

Warrants
ETF
Certificados
Obrigaçoes

A pergunta segue porque no Activobank tenho la mais estas opçoes de investimentos e estou curioso, pois desconhecia totalmente fundos de investimento até à poucas semanas :P Ainda tenho que tirar um RelvaCurso de 6 meses em economia ahahahha

Registado: 3/11/2012 17:35

por Midas » 8/11/2012 18:22

Obrigado.

É "normal", os bancos, (BIG, BEST e talvez outros), só terem alguns fundos de algumas gestoras. Não comercializam todos os fundos da mesma gestora, assim como não tem todas as gestoras que existem. São várias dezenas de milhares de fundos diferentes no mundo inteiro! :wall:
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Midas » 8/11/2012 18:16

Manushe Escreveu:

Muito bebé ainda mas tão precoce... :lol:
para seguir o rasto... pergunto se este é o código do Bloomberg: INBAAEA:LX ?
(...)

No alvo! :P
Estás a ficar uma expert. :wink:

Para os interessados:

Banco Best = Invesco Balanced-Risk Allocatio Fund E
Morningstar.pt = Invesco Balanced-Risk Alloc E
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0000043PS
Isin LU0432616901

INBAAEA:LX - Invesco Funds SICAV - Balanced Risk Allocation Fund
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por fcpfcp » 8/11/2012 18:13

elreidom Escreveu:
VIXIUM Escreveu:O BIG comercializa o PIMCO Global Investors Series plc Total Return Bond E Acc EUR (Hdg). Basta telefonar para lá. É o único que comercializam. Talvez por ser gerido pelo William Gross (deferência?)
VIXIUM

Podiam informar os gestores de conta que lá trabalham sobre esse facto.

E ja agora porem no site na listagem de fundos.Ou a subscricao desse fundo e so para preveligiados ?

por fcpfcp » 8/11/2012 18:10

Alguem que seja cliente do BIG, consegue dizer-me o porque de eles comercializarem fundos do casa Schroder e ao pesquisar pelo fundo dos mesmos que se encontra na 1 pagina (LU0291343753), nao aparecer? E normal um banco comercializar so alguns fundos de uma determinada casa de investimentos ou sou eu que estou a ver mal.
Obrigado.

por zaq1 » 8/11/2012 17:59

VirtuaGod

Gostava que me desses a tua opinião acerca de uma carteira com esta composição:

PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc - 20%
PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc - 12.5%
PIMCO GIS Gl Inv Grd Crdt E EUR Hg Acc - 15%
PIMCO GIS Total Ret Bd E EUR Hdg - 12.5%
F&C Emerging Markets Bond C EUR Hdg - 12.5%
Templeton Glbl Total Return N Acc - 12.5%
Vontobel Fund Global Value Equity C - 15%

Mantinhas ou o que alteravas :?:

Tx

Registado: 2/10/2012 12:22

por Heisenberg » 8/11/2012 17:49

VIXIUM Escreveu:O BIG comercializa o PIMCO Global Investors Series plc Total Return Bond E Acc EUR (Hdg). Basta telefonar para lá. É o único que comercializam. Talvez por ser gerido pelo William Gross (deferência?)
VIXIUM

Podiam informar os gestores de conta que lá trabalham sobre esse facto.

Registado: 2/9/2011 12:01

por VIXIUM » 8/11/2012 16:57

fcpfc Escreveu:
Manushe Escreveu:
fcpfc Escreveu:Tenho o meu "pe de meia" num dep.prazo que ira vencer brevemente e tenho seguido este topico para tentar perceber o mecanismo dos fundos, e na 1ª pagina esta um fundo do Schroder que parece um relogio suiço em termos de rentablidade ou seja muito certinho e com taxas um pouco superiores as dos dep.prazo que se consegue ter.A minha pergunta e sera que quem e "alergico" ao risco esse mesmo fundo podera ser uma alternativa aos dep.prazo ? Ja agora se me poderem dar outros exemplos de fundos com taxas identicas e "certinhas" nos ultimos 5 anos e com um grau de risco semelhante, agradecia.
Obrigado.

Dentro do género, este aqui?
PIMCO Global Investors Series plc Total Return Bond E Acc EUR (Hdg)
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR06T70

Obrigado Manushe, mas como cliente do BIG nao tenho acesso aos fundos PIMCO, se nao for abusso nao me consegues dar exemplo de um outro comercializado pelo BIG ?
Obrigado.

O BIG comercializa o PIMCO Global Investors Series plc Total Return Bond E Acc EUR (Hdg). Basta telefonar para lá. É o único que comercializam. Talvez por ser gerido pelo William Gross (deferência?)
VIXIUM

Registado: 21/10/2012 19:07

por VirtuaGod » 8/11/2012 14:46

Não sou muito fãs de resgates, sou mais fã de ter uma carteira diversificada!! Ponham uns PIMCO H.Y./Templeton etc... não se foquem demasiado em PIMCOs defensivos porque quando corrigirem não têm nada a compensar!

por jokerportuga » 8/11/2012 14:38

SMALL1969 Escreveu:Deixo apenas o alerta normal para investimentos em fundos:
Normalmente quando a carruagem começa a ficar muito cheia de novos passageiros, é porque a estação final já está à vista.

Portanto....diversificação e cuidado no investimento, especialmente em fundos de obrigações dado que já subiram muito.

Mas mais importnate é deixar um agradecimento ao VirtuaGod, que está a fazer um trabalho fantástico de partilha de informação, que muito me tem ajudado a selecionar investimentos.

Quem tiver entrado antes e tiver "almofada" pode resgatar, se for essa a sua opção, antes da estação final ou então deixar o comboio circular pois melhores tempos virão.
O índice Desvio Padrão do fundo servirá de referência...

Registado: 18/1/2010 12:59

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Bing [Bot], Gold Stock, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Heldroo, IX Hispana, Opcard33, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, Shimazaki_2 e 123 visitantes