Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fiscalidade

por O Alquimista » 1/1/2015 21:50

R2 Escreveu:(...)

Os gráficos que o nosso amigo Alquimista gosta muito, também permitem ter várias interpretações sobre a sua possível evolução futura, mas há uma coisa que eles não permitem: ver coisas que não lá estão, para além dos dados do track record subjacente.

Um abraço.


Amigo BedRock,

O Alquimista tem por objectivo mostrar uma técnica de investimento/trading. Como se pode ver dos tópicos que ele criou, têm sido obtidos resultados simpáticos. É claro que seria mais fácil constatá-los se fossem usados gráficos que permitissem ver a evolução da carteira, como fazem vários ilustres foristas. Por ignorância quanto ao modo como são criados e por necessidade de manter uma certa distância em relação a parte da plateia, que está mais interessada em copiar e aproveitar-se do trabalho alheio em vez de estudar/investigar/ajuizar/criticar (que chatice!), ele decidiu não o fazer, decisão, contudo, que pode ser revista a qualquer momento. Ele poderia ter optado por simplesmente mostrar a evolução de uma suposta carteira. Se o fizesse, estaria a negar a sua natureza, faria o que critica em outros e jamais conseguiria fazer aquilo a que se propôs: mostrar uma técnica que, ao que crê, pouco uso terá entre nós.

Abraço

"The power of accurate observation is often called cynicism by those who haven’t got it." -George Bernard Shaw
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 1/1/2015 21:49

Um dos perigos dos ETFs (gestão passiva ou activa), deixo um cheirinho:

Solrac/Rankia Escreveu:La Reserva Federal de Nueva York (FED) ha iniciado una investigación para llegar a determinar por qué ciertos ETFs presentan serias discrepancias a la hora de seguir al subyacente de referencia (tracking). En este caso las investigaciones se centran en el RSX, el ETF más popular para acompañar al mercado ruso, y el HYG, que hace lo propio con los bonos corporativos de grado 'bono basura'.


"The Financial Times reports that the Federal Reserve Bank of New York is looking into how ETF portfolios of less-liquid instruments such as high-yield bonds, commodities and emerging-market stocks perform in turbulent market conditions. The paper cited recent swings both above and below “net asset value” in the Market Vector Russia ETF Trust(NYSEARCA:RSX) and the iShares iBoxx $ High Yid Corp Bond (ETF)(NYSEARCA:HYG) as possible evidence of stripped gears in the fund-pricing machinery."


Solrac/Rankia - La FED investiga la pérdida de aceite de los ETFs menos líquidos (30 de diciembre de 2014)
http://www.rankia.com/blog/ecos-solares/2598188-fed-investiga-perdida-aceite-etfs-menos-liquidos



Bom ano 2015 para todos.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fiscalidade

por ATLAS_ » 1/1/2015 21:41

O Alquimista Escreveu:


Ano fiscal: 2014

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt ... /irs10.htm

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt ... /irs48.htm

art. 10.º: Os ganhos consideram-se obtidos no momento da prática dos actos previstos ...

A liquidação financeira não é um daqueles actos. A circunstância de alguma repartição ter aceitado a data da liquidação financeira como data de realização para efeitos de cálculo da mais valia não tem o condão de alterar a lei fiscal.

Artigo 43.º

1 - O valor dos rendimentos qualificados como mais-valias é o correspondente ao saldo apurado entre as mais-valias e as menos-valias realizadas no mesmo ano, determinadas nos termos dos artigos ...

Para 2015 aguarda-se a publicação da lei do orçamento, que pode rever a lei tributária nesta área. Também está em curso a revisão do IRS por comissão adrede criada, cujas propostas causam algum ruído.


Sr. Alquimista,

Ou eu não estou a entender ou gerou-se aqui alguma confusão.

Para que não fiquem dúvidas: o senhor referia-se à lei atualmente em vigor ou à proposta de lei?

Obrigado.
 
Mensagens: 240
Registado: 8/6/2014 11:59

Re: China

por R2 » 1/1/2015 21:24

Brans Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:
Seeking Alpha Escreveu:China stocks end 2014 with a bang
Dec 31 2014, 03:35 ET | By: Yoel Minkoff, SA News Editor

* After finishing at the end of the line the previous year, Shanghai stocks are closing 2014 as the world’s top-performing major equity market.
* With most of its gains coming in the past six weeks, the Shanghai Composite Index ended up 52% for the year, as hopes for more aggressive policy stimulus to counter its economic slowdown boosted banks and brokerages.
* In another record run today, the Shanghai composite closed up 2.2% despite data showing Chinese factory activity slipping in December.


Fonte: Seeking Alpha - China stocks end 2014 with a bang (Dec 31 2014, 03:35 ET)
http://seekingalpha.com/news/2200725-china-stocks-end-2014-with-a-bang


Acham que a China vai dar mais um impulso?


No dia 21 de novembro de 2014 o Banco Central da China baixou a taxa de juros, como resposta à desaceleração da taxa de crescimento do país, e foi a partir dessa data que os retornos dos FI da China tiveram um forte impulso, sendo que há vários fundos que no último mês valorizaram mais que nos 11 meses antecedentes do ano de 2014. Será que o impulso vai continuar, não obstante poder perder parte da intensidade da fase inicial, como é normal, e vai ser uma valorização de curto prazo ou de médio prazo? A resposta não é fácil e ninguém a pode dar, tanto mais que neste país comunista especial não há paralelo deste forte impulso.

Mas atualmente a China pode ser um dos únicos países emergentes onde pode continuar a haver uma maior valorização, pois a Índia devido à forte valorização ocorrida em 2014 deve perder gás, a Tailândia e a Indonésia também tiveram grandes valorizações em 2014, o Brasil é aquela porcaria que já conhecemos que, apesar de ter as ações subavaliadas, devido à questão politica da reeleição da Dilma e da corrupção generalizada, especialmente na Petrobras, e também devido à baixa do preço do petróleo, vai demorar mais tempo que o previsto a recuperar das perdas em mais de 3 anos consecutivos no mercado acionista, a Rússia é outra confusão porque para além da incerteza do preço do petróleo, podendo ainda demorar bastante tempo a subir para um preço equilibrado da ordem dos 80 dólares o barril, tem também o problema do descontrolo da cotação do rublo face ao USD, pelo que, sendo assim, o que resta dos emergentes? China e pouco mais.

Abraço.
Editado pela última vez por R2 em 1/1/2015 23:27, num total de 1 vez.
O projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock

Em vez de seguires o mercado, faz com que ele te siga a ti. - BedRock
Toma o ganho antes que a perda tome conta de ti. - BedRock
Big vacuum ideas in a big head gives a low brain density that float on stupid polluted water.
- BedRock
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 503
Registado: 21/11/2014 19:42

Re: Fiscalidade

por R2 » 1/1/2015 20:08

VirtuaGod Escreveu:
R2 Escreveu:Eu percebo o teu raciocínio, mas também se pode fazer este raciocínio: como só temos perdas quando resgatamos, senão não há perdas nem lucros, então, se resgatarmos após 1 de janeiro de 2015, essas perdas liquidadas serão efetivas em 2015 e entrariam na Declaração do IRS de 2016, tal como acontece no IRC das empresas, em que no processo das mais ou menos-valias não interessa quando se adquirem os bens ou equipamentos, mas quando se liquidam pois só aí é que são gerados lucros ou perdas reais, porque antes da liquidação não passam de potenciais ou nominais lucros ou perdas.


Bem visto. Não tinha pensado nisso. Provavelmente até tens razão. A perda em termos fiscais só é efectivada aquando da venda/liquidação da posição. É muito provável sim senhor!! \:D/

Edit:
Depois de ler o que o alquimista escreveu fiquei com duvidas. Bem, vão com certeza haver caso e depois logo vejo como correu :twisted: Já estou a imaginar um imbróglio como aquele do se se tinha de pagar mais valias em obrigações se as levarmos até à maturidade...


É por esta e por outras questões que eu nunca me apaixonei por ciências não exatas, pelo menos têm de ser para-exatas, devido às diversas interpretações possíveis da mesma questão, coisas que uma equação química, física, matemática, ... não permitem. Depois, no Direito há também aquela espécie de guarda-chuva de enquadramento que é o designado "espírito da lei ...", e se para os não jurídicos já não é fácil, por vezes, analisar questões materiais, agora imaginem como será analisar o "espírito" ou o pensamento subjacente ao legislador que criou essa mesma lei, ou seja, para nós é uma espécie de um ativo derivado :mrgreen: , e trabalhar com derivados não está ao alcance de um simples investidor.

O problema é que até alguns dos gabinetes de contabilidade não nos sabem ainda dar uma resposta, pelo que vamos ter que aguardar.

Os gráficos que o nosso amigo Alquimista gosta muito, também permitem ter várias interpretações sobre a sua possível evolução futura, mas há uma coisa que eles não permitem: ver coisas que não lá estão, para além dos dados do track record subjacente.

Um abraço.
O projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock

Em vez de seguires o mercado, faz com que ele te siga a ti. - BedRock
Toma o ganho antes que a perda tome conta de ti. - BedRock
Big vacuum ideas in a big head gives a low brain density that float on stupid polluted water.
- BedRock
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 503
Registado: 21/11/2014 19:42

Re: Fiscalidade

por VirtuaGod » 1/1/2015 17:02

R2 Escreveu:Eu percebo o teu raciocínio, mas também se pode fazer este raciocínio: como só temos perdas quando resgatamos, senão não há perdas nem lucros, então, se resgatarmos após 1 de janeiro de 2015, essas perdas liquidadas serão efetivas em 2015 e entrariam na Declaração do IRS de 2016, tal como acontece no IRC das empresas, em que no processo das mais ou menos-valias não interessa quando se adquirem os bens ou equipamentos, mas quando se liquidam pois só aí é que são gerados lucros ou perdas reais, porque antes da liquidação não passam de potenciais ou nominais lucros ou perdas.


Bem visto. Não tinha pensado nisso. Provavelmente até tens razão. A perda em termos fiscais só é efectivada aquando da venda/liquidação da posição. É muito provável sim senhor!! \:D/

Edit:
Depois de ler o que o alquimista escreveu fiquei com duvidas. Bem, vão com certeza haver caso e depois logo vejo como correu :twisted: Já estou a imaginar um imbróglio como aquele do se se tinha de pagar mais valias em obrigações se as levarmos até à maturidade...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fiscalidade

por O Alquimista » 1/1/2015 0:34

R2 Escreveu:Amigo Alquimista,
Nós precisamos de alguém que possa produzir uma sentença jurídica sem equívocos e sem dúvidas sobre o assunto em apreço, e eu acho que tu és uma das pessoas do Caldeirão que nessa matéria nos pode ajudar (basta estar atento ao conteúdo e à forma como escreves).

Posto isto, vamos a factos e vou te colocar umas questões objetivas para tentar ficar esclarecido:

Do que tu escreveste, não tenho dúvidas sobre o art.º 43º e o que referiste para jusante, as minhas dúvidas são sobre o que escreveste e não escreveste para montante.

a) Tendo em conta o disposto no art.º 43º, eu acho que, ao contrário do que foi referido a montante (não por ti), não é possível que para o cálculo do tal saldo das mais-valias efetivas (deduzidas as menos-valias) para o ano de 2015 possam ser considerados os lucros passados (anteriores a 1 jan. 2015) e que as perdas só são elegíveis, para o cálculo, as que sejam tomadas a partir de 1 de jan. 2015.

b) Quanto ao art.º 10º que tu citas: os ganhos consideram-se obtidos no momento da prática dos actos previstos ..., e depois referes que a liquidação financeira não é um daqueles actos. Ora bem, é aqui que está o busílis da questão, pelo que deves explicar a coisa para um não jurídico entender.
Vou então colocar a questão: Como sabes, nos FI só obtemos ganhos ou perdas após os resgates ou a liquidação dos mesmos, então como é que, no caso dos FI, a liquidação financeira não é um desses actos previstos no art.º 10º? Explica lá isso sff. Aquilo que eu entendo sobre uma liquidação financeira de um FI é um acto de materialização de um resgate (a jusante deste).

c) Tendo em atenção o disposto no art.º 43º, eu chamo a atenção dos foristas que em 2015 só deveremos resgatar um fundo com perdas desde que tenhamos a certeza de que, nesse mesmo ano, possamos resgatar um fundo ou fundos que no total tenhamos mais-valias >= ao valor das menos-valias obtidas, podendo-se, eventualmente, pôr a questão de sermos "obrigados" a resgatar, sem querermos, só para se obterem mais-valias, nesse mesmo ano, para se anularem as menos-valias, pois caso contrário perderíamos essa vantagem tributária se deixássemos o resgate das mais-valias para o ano posterior.

Um abraço.


Amigo BedRock,

Vais desculpar-me, mas por razões legais e deontológicas (que também são legais!) não posso dar o contributo que me pedes. Hesitei bastante em colocar o post que citas por suspeitar que algo do género me iria ser pedido, sabendo ab initio que não poderia ir mais longe nas explicações. Bem sei que intervir e citar secamente a lei não trará grande utilidade a quem se encontre afastado dessas lides. Deixei-me levar pela "emoção do ano novo" e coloquei o post (mea culpa). É por isso, e pelas tais questões legais, que me tenho coibido de intervir sempre que se suscitam problemas da mesma índole ou comentários sobre temas quentes.

Abraço e Próspero 2015!
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Fiscalidade

por R2 » 31/12/2014 23:38

O Alquimista Escreveu:
ATLAS_ Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
Concretamente, a proposta de lei tinha o seguinte teor (nesta parte, respeitante às menos valias): "O artigo 55.º do Código do IRS, com a redação dada pela presente lei, apenas é aplicável a perdas verificadas depois de 1 de janeiro de 2015".


Já tb já tinha lido/ouvido isto e que para mim é uma das coisas mais importantes para quem quer "aplicar" a poupança fiscal nas vendas do FI. Quem tem fundos negativos com perdas passadas de nada serve... essa perdas não podem ser deduzidas aos lucros!!


Sim. Aparentemente, os lucros passados, contam para as mais valias. As perdas passadas (anteriores a 01/01/2015) é que não contam para as menos valias.


Ano fiscal: 2014

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt ... /irs10.htm

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt ... /irs48.htm

art. 10.º: Os ganhos consideram-se obtidos no momento da prática dos actos previstos ...

A liquidação financeira não é um daqueles actos. A circunstância de alguma repartição ter aceitado a data da liquidação financeira como data de realização para efeitos de cálculo da mais valia não tem o condão de alterar a lei fiscal.

Artigo 43.º

1 - O valor dos rendimentos qualificados como mais-valias é o correspondente ao saldo apurado entre as mais-valias e as menos-valias realizadas no mesmo ano, determinadas nos termos dos artigos ...

Para 2015 aguarda-se a publicação da lei do orçamento, que pode rever a lei tributária nesta área. Também está em curso a revisão do IRS por comissão adrede criada, cujas propostas causam algum ruído.


Amigo Alquimista,
Nós precisamos de alguém que possa produzir uma sentença jurídica sem equívocos e sem dúvidas sobre o assunto em apreço, e eu acho que tu és uma das pessoas do Caldeirão que nessa matéria nos pode ajudar (basta estar atento ao conteúdo e à forma como escreves).

Posto isto, vamos a factos e vou te colocar umas questões objetivas para tentar ficar esclarecido:

Do que tu escreveste, não tenho dúvidas sobre o art.º 43º e o que referiste para jusante, as minhas dúvidas são sobre o que escreveste e não escreveste para montante.

a) Tendo em conta o disposto no art.º 43º, eu acho que, ao contrário do que foi referido a montante (não por ti), não é possível que para o cálculo do tal saldo das mais-valias efetivas (deduzidas as menos-valias) para o ano de 2015 possam ser considerados os lucros passados (anteriores a 1 jan. 2015) e que as perdas só são elegíveis, para o cálculo, as que sejam tomadas a partir de 1 de jan. 2015.

b) Quanto ao art.º 10º que tu citas: os ganhos consideram-se obtidos no momento da prática dos actos previstos ..., e depois referes que a liquidação financeira não é um daqueles actos. Ora bem, é aqui que está o busílis da questão, pelo que deves explicar a coisa para um não jurídico entender.
Vou então colocar a questão: Como sabes, nos FI só obtemos ganhos ou perdas após os resgates ou a liquidação dos mesmos, então como é que, no caso dos FI, a liquidação financeira não é um desses actos previstos no art.º 10º? Explica lá isso sff. Aquilo que eu entendo sobre uma liquidação financeira de um FI é um acto de materialização de um resgate (a jusante deste).

c) Tendo em atenção o disposto no art.º 43º, eu chamo a atenção dos foristas que em 2015 só deveremos resgatar um fundo com perdas desde que tenhamos a certeza de que, nesse mesmo ano, possamos resgatar um fundo ou fundos que no total tenhamos mais-valias >= ao valor das menos-valias obtidas, podendo-se, eventualmente, pôr a questão de sermos "obrigados" a resgatar, sem querermos, só para se obterem mais-valias, nesse mesmo ano, para se anularem as menos-valias, pois caso contrário perderíamos essa vantagem tributária se deixássemos o resgate das mais-valias para o ano posterior.

Um abraço.
O projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock

Em vez de seguires o mercado, faz com que ele te siga a ti. - BedRock
Toma o ganho antes que a perda tome conta de ti. - BedRock
Big vacuum ideas in a big head gives a low brain density that float on stupid polluted water.
- BedRock
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 503
Registado: 21/11/2014 19:42

Re: Fiscalidade

por O Alquimista » 31/12/2014 21:26

ATLAS_ Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
ATLAS_ Escreveu:Concretamente, a proposta de lei tinha o seguinte teor (nesta parte, respeitante às menos valias): "O artigo 55.º do Código do IRS, com a redação dada pela presente lei, apenas é aplicável a perdas verificadas depois de 1 de janeiro de 2015".


Já tb já tinha lido/ouvido isto e que para mim é uma das coisas mais importantes para quem quer "aplicar" a poupança fiscal nas vendas do FI. Quem tem fundos negativos com perdas passadas de nada serve... essa perdas não podem ser deduzidas aos lucros!!


Sim. Aparentemente, os lucros passados, contam para as mais valias. As perdas passadas (anteriores a 01/01/2015) é que não contam para as menos valias.




Ano fiscal: 2014

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt ... /irs10.htm

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt ... /irs48.htm

art. 10.º: Os ganhos consideram-se obtidos no momento da prática dos actos previstos ...

A liquidação financeira não é um daqueles actos. A circunstância de alguma repartição ter aceitado a data da liquidação financeira como data de realização para efeitos de cálculo da mais valia não tem o condão de alterar a lei fiscal.

Artigo 43.º

1 - O valor dos rendimentos qualificados como mais-valias é o correspondente ao saldo apurado entre as mais-valias e as menos-valias realizadas no mesmo ano, determinadas nos termos dos artigos ...

Para 2015 aguarda-se a publicação da lei do orçamento, que pode rever a lei tributária nesta área. Também está em curso a revisão do IRS por comissão adrede criada, cujas propostas causam algum ruído.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Fiscalidade

por ATLAS_ » 31/12/2014 20:43

VirtuaGod Escreveu:
ATLAS_ Escreveu:Concretamente, a proposta de lei tinha o seguinte teor (nesta parte, respeitante às menos valias): "O artigo 55.º do Código do IRS, com a redação dada pela presente lei, apenas é aplicável a perdas verificadas depois de 1 de janeiro de 2015".


Já tb já tinha lido/ouvido isto e que para mim é uma das coisas mais importantes para quem quer "aplicar" a poupança fiscal nas vendas do FI. Quem tem fundos negativos com perdas passadas de nada serve... essa perdas não podem ser deduzidas aos lucros!!


Sim. Aparentemente, os lucros passados, contam para as mais valias. As perdas passadas (anteriores a 01/01/2015) é que não contam para as menos valias.
 
Mensagens: 240
Registado: 8/6/2014 11:59

Re: Fiscalidade

por R2 » 31/12/2014 20:28

VirtuaGod Escreveu:
ATLAS_ Escreveu:Concretamente, a proposta de lei tinha o seguinte teor (nesta parte, respeitante às menos valias): "O artigo 55.º do Código do IRS, com a redação dada pela presente lei, apenas é aplicável a perdas verificadas depois de 1 de janeiro de 2015".


Já tb já tinha lido/ouvido isto e que para mim é uma das coisas mais importantes para quem quer "aplicar" a poupança fiscal nas vendas do FI. Quem tem fundos negativos com perdas passadas de nada serve... essa perdas não podem ser deduzidas aos lucros!!


Eu percebo o teu raciocínio, mas também se pode fazer este raciocínio: como só temos perdas quando resgatamos, senão não há perdas nem lucros, então, se resgatarmos após 1 de janeiro de 2015, essas perdas liquidadas serão efetivas em 2015 e entrariam na Declaração do IRS de 2016, tal como acontece no IRC das empresas, em que no processo das mais ou menos-valias não interessa quando se adquirem os bens ou equipamentos, mas quando se liquidam pois só aí é que são gerados lucros ou perdas reais, porque antes da liquidação não passam de potenciais ou nominais lucros ou perdas.

Mas há uma coisa que eu já aprendi há muito tempo: a interpretação feita pela ciência jurídica prevalece sempre sobre todas as outras ciências, incluindo as exatas como a matemática e a física, pelo que não vou resgatar nada enquanto não tiver certezas absolutas.

Um exemplo da especificidade das interpretações jurídicas: O Dono-Disto-Tudo teve direito a uma caução para continuar a estar em liberdade condicionada, mas o Eng.º José Sócrates não teve direito a caução e está preso preventivamente. Agora pergunto: Onde está o Madoff? Quem no pós 25 de Abril de 1974, condicionou mais o desenvolvimento deste País, foi o Eng.º José Sócrates ou o Dono-Disto-Tudo? Eu vou ajudar nesta última questão: o condicionamento do desenvolvimento de Portugal no antes 25 de abril deveu-se, essencialmente, ao facto do Salazar ter entregue a economia produtiva do país basicamente a 2 famílias - Mellos e Champalimaund – as quais no mercado interno não tinham concorrência e atuavam com a protecção do guarda chuva do salazar, e sem concorrência não há incentivo para a inovação e desenvolvimento, não havendo assim uma verdadeira economia sustentada para o futuro. E o que aconteceram a essas empresas quando tiveram que enfrentar a feroz concorrência internacional? Esfumaram-se sem quase deixar rasto (a forte indústria química da CUF dos Mellos quase que desapareceu).

Como é que este país se poderia desenvolver adequadamente e concorrencialmente, no pós 25 de abril, quando por trás das grandes negociatas efectuadas estava sempre a mesma estrutura financeira, não para defender os interesses de Portugal mas para garantirem os seus próprios interesses e dos correligionários que politicamente e juridicamente proporcionavam essas mesmas negociatas.
Também nesta matéria não podemos ser passivos, porque foi a passividade da sociedade portuguesa que também permitiu essas negociatas altamente condicionantes do desenvolvimento do nosso país.

Abraço.
O projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock

Em vez de seguires o mercado, faz com que ele te siga a ti. - BedRock
Toma o ganho antes que a perda tome conta de ti. - BedRock
Big vacuum ideas in a big head gives a low brain density that float on stupid polluted water.
- BedRock
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 503
Registado: 21/11/2014 19:42

Re: Fundos à la carte

por R2 » 31/12/2014 19:40

Boas,

Os setores da biotecnologia e da saúde.

Eu já reentrei na biotecnologia, com cerca de metade do dinheiro que tinha resgatado há uma semana, mas desta vez mandei à vida o fundo que tinha da saúde do JPMorgan e coloquei essa massa também na biotecnologia, porque, em qualquer dos últimos anos, os fundos da saúde nunca superam os da biotecnologia, uma vez que a sua menos volatilidade dos downsides (má volatilidade) está aquém de se aproximar da "boa volatilidade" dos fundos da biotecnologia, pelo que, em termos de retornos, comparar o setor da saúde com o setor da biotecnologia, é como comparar enfermeiros com médicos.

Por outro lado, na última década, a grande investigação qualitativa e os resultados sobre novos processos de tratamento e a descoberta de novas drogas inovadoras no tratamento, tem estado mais do lado das empresas biotecnológicas específicas do que do lado das clássicas grandes empresas farmacêuticas, as quais têm estruturas muito mais pesadas e dispersas sobre diversas frentes de investigação, e, normalmente, inovação implica especificação e não generalização, concentração em vez de diversificação e qualitativa em vez de quantitativa.

Porque é que os fundos dos setores da saúde e da biotecnologia antes de 2011 não prestavam para nada, em termos de retornos, sendo um completo marasmo, e depois de 2011 disparam em contínuo superando genericamente os restantes fundos? A resposta tem a ver com o facto de a ciência biotecnológica ser uma ciência relativamente recente, tendo pouco mais de uma dúzia de anos, e a investigação a sério da biotecnologia é já mais deste século, e os melhores frutos de resultados dessa investigação ocorreram predominantemente na última meia dúzia de anos e com maior relevância para os últimos anos, sendo que, tal como no atletismo, os records de inovação e de upgrade são batidos sucessivamente, pelo que nesse aspeto o setor da biotecnologia está cientificamente cada vez mais pujante, como nunca, e deverá, teoricamente, ter sempre um futuro risonho, porque com o aumento progressivo da esperança média de vida do Homem e a diminuição da natalidade => uma maior % da população idosa => maior consumo de medicamentos e de serviços de tratamento e de saúde paliativa => mais dinheiro para as empresas de produção e de prestação de serviços de saúde => mais dinheiro disponível para a investigação e inovação nas empresas relacionadas com a saúde => maior probabilidade de descoberta de novas drogas e processos de tratamento inovadores => valorização da cotação dessas empresas => continuação dos bons retornos dos FI dos setores da biotecnologia e da saúde.

É claro que apesar do otimismo do processo teórico, anteriormente exposto, a componente do mercado acionista irá provocar, de vez em quando, correções naturais nos preços dos ativos desses dois setores, para de algum modo manter a autossustentabilidade do mercado, independentemente da força continuada desses ativos, mas, a meu ver, sem haver a total reversão para a média de um longo período. Ou seja, eu acho que nos gráficos dos retornos acumulados iremos ver sempre os retornos no final de um qualquer ano a um nível superior ao início desse mesmo ano, mas também acho que a taxa de crescimento dos retornos nos próximos 2 anos deve ser inferior à taxa dos últimos 2 anos.
Contudo, há sempre um factor incontrolável que me irá assustar sempre: o comportamento irracional do rebanho que pode originar uma alta volatilidade de ultra curto prazo perante notícias reais ou encomendadas desconformes.

Um abraço.
Editado pela última vez por R2 em 1/1/2015 15:45, num total de 1 vez.
O projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock

Em vez de seguires o mercado, faz com que ele te siga a ti. - BedRock
Toma o ganho antes que a perda tome conta de ti. - BedRock
Big vacuum ideas in a big head gives a low brain density that float on stupid polluted water.
- BedRock
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 503
Registado: 21/11/2014 19:42

Re: Fiscalidade

por VirtuaGod » 31/12/2014 18:24

ATLAS_ Escreveu:Concretamente, a proposta de lei tinha o seguinte teor (nesta parte, respeitante às menos valias): "O artigo 55.º do Código do IRS, com a redação dada pela presente lei, apenas é aplicável a perdas verificadas depois de 1 de janeiro de 2015".


Já tb já tinha lido/ouvido isto e que para mim é uma das coisas mais importantes para quem quer "aplicar" a poupança fiscal nas vendas do FI. Quem tem fundos negativos com perdas passadas de nada serve... essa perdas não podem ser deduzidas aos lucros!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fiscalidade

por R2 » 31/12/2014 18:06

ATLAS_ Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:
R2 Escreveu: Mr. R2, como é a fiscalidade dos fundos para 2015?

Obrigado, R2. Pelo menos hoje, já sabemos que o PR Cavaco Silva, já promulgou o OE 2015, falta mesmo a publicação em DR, para oficializar, (se é que falta, seria estranho, ser publicado após dia 1 de Janeiro, e com legislação a entrar em vigor no dia 1, mesmo que seja retroactivamente).

Sr. Rick,

A reforma do IRS não está na lei do Orçamento de Estado. Pelo menos na proposta inicial não estava.

Está noutra proposta de lei, que não sei se foi já aprovada e com que conteúdo.

E nessa outra proposta de lei, no que respeita às menos valias, apenas eram elegíveis as perdas ocorridas após 01/01/2015.

Concretamente, a proposta de lei tinha o seguinte teor (nesta parte, respeitante às menos valias): "O artigo 55.º do Código do IRS, com a redação dada pela presente lei, apenas é aplicável a perdas verificadas depois de 1 de janeiro de 2015".

Não sei se, entretanto, esta lei já foi aprovada e com que conteúdo.

Cumprimentos,


Eu só estabeleci a ligação da Proposta de Lei da Reforma do IRS, a enquadrar na Lei Geral Tributária (LGT), com a Lei do Orçamento do Estado (OE) de 2015 já enviada para publicação no DR, porque, por vezes, certas alterações de outras leis específicas apenas produzirão efeitos após a entrada em vigor do Orçamento do Estado anual.

A seguir apresento um link sobre um trabalho feito pela KPMG referente ao assunto:

http://www.peprobe.com/wp-content/uploa ... e-KPMG.pdf

Abraço.
O projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock

Em vez de seguires o mercado, faz com que ele te siga a ti. - BedRock
Toma o ganho antes que a perda tome conta de ti. - BedRock
Big vacuum ideas in a big head gives a low brain density that float on stupid polluted water.
- BedRock
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 503
Registado: 21/11/2014 19:42

Re: Fundos à la carte

por Tulipanegra » 31/12/2014 17:38

Obrigado e igualmente R2! Tudo de bom!
Boas Entradas!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 88
Registado: 3/1/2014 22:00

Re: Fiscalidade

por ATLAS_ » 31/12/2014 16:45

Rick Lusitano (New) Escreveu:
R2 Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:Mr. R2, como é a fiscalidade dos fundos para 2015?

Obrigado, R2. Pelo menos hoje, já sabemos que o PR Cavaco Silva, já promulgou o OE 2015, falta mesmo a publicação em DR, para oficializar, (se é que falta, seria estranho, ser publicado após dia 1 de Janeiro, e com legislação a entrar em vigor no dia 1, mesmo que seja retroactivamente).


Sr. Rick,

A reforma do IRS não está na lei do Orçamento de Estado. Pelo menos na proposta inicial não estava.

Está noutra proposta de lei, que não sei se foi já aprovada e com que conteúdo.

E nessa outra proposta de lei, no que respeita às menos valias, apenas eram elegíveis as perdas ocorridas após 01/01/2015.

Concretamente, a proposta de lei tinha o seguinte teor (nesta parte, respeitante às menos valias): "O artigo 55.º do Código do IRS, com a redação dada pela presente lei, apenas é aplicável a perdas verificadas depois de 1 de janeiro de 2015".

Não sei se, entretanto, esta lei já foi aprovada e com que conteúdo.

Cumprimentos,
 
Mensagens: 240
Registado: 8/6/2014 11:59

Re: China

por Brans » 31/12/2014 16:26

Rick Lusitano (New) Escreveu:
Seeking Alpha Escreveu:China stocks end 2014 with a bang
Dec 31 2014, 03:35 ET | By: Yoel Minkoff, SA News Editor

* After finishing at the end of the line the previous year, Shanghai stocks are closing 2014 as the world’s top-performing major equity market.
* With most of its gains coming in the past six weeks, the Shanghai Composite Index ended up 52% for the year, as hopes for more aggressive policy stimulus to counter its economic slowdown boosted banks and brokerages.
* In another record run today, the Shanghai composite closed up 2.2% despite data showing Chinese factory activity slipping in December.


Fonte: Seeking Alpha - China stocks end 2014 with a bang (Dec 31 2014, 03:35 ET)
http://seekingalpha.com/news/2200725-china-stocks-end-2014-with-a-bang


Acham que a China vai dar mais um impulso?
 
Mensagens: 51
Registado: 8/7/2014 0:13

Re: Fundos à la carte

por R2 » 31/12/2014 15:53

zeef Escreveu:
R2 Escreveu:
Rlativamente aos fundos que mencionaste (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F00000QLRS e http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F00000QB1X ) não aparecem no BEST.. ou vi mal. Só via PFA em papel certo?

Eu como não sou cliente do Best (até nisso sou um desalinhado), vou consultar a morningstar.pt, então se os fundos que eu indiquei não estão no Best é porque são comercializados por outros bancos em Portugal e não tem nada a ver com subscrição em papel.

Posso saber qual o teu banco, se não é indiscrição?


É o Barclays. Não faz parte dos Bancos tipo supermercados de oferta de fundos, pois tem só um pouco mais que 25% de fundos do Best, contudo só num ou noutro caso é que já senti a necessidade de ter outros fundos, a uns deram seguimento ao meu pedido a outros ainda não. Por exemplo, eu pedi há cerca de 1 ano o fundo da Fidelity da Tailândia porque em períodos de vários anos consecutivos é o melhor FI da Tailândia e em 2013 deu uma banhada de cerca de 9% de diferença nos retornos para o meu fundo da F. Templeton gerido pelo guru pioneiro nos emergentes Mark Mobius, só que este ano o Mobius deu uma banhada de mais 9.5% de retornos em relação ao Fidelity e em 2014 é o melhor fundo da Tailândia e deixou o 2º melhor do HSBC a 5.8%. Nos fundos geridos por bons gestores, por vezes, também se nota uma certa reversão para a média, e isso é o mercado a funcionar: ativos que este ano deram menos retornos que os concorrentes, têm assim mais margem de progressão futura no preço e desse modo seria natural que no próximo ano se valorizassem mais que os referidos concorrentes, desde que o gestor perdedor, no ano anterior, não desate depois a fazer um turnover exagerado sem nexo.

O que ainda me mantém ligado a este banco é a amizade que tenho com um dos Diretores, e eu sou uma pessoa de amizades, mas quem sabe se este ano não me irei divorciar do Banco porque não está a acompanhar as minhas solicitações, mas uma coisa é certa, mesmo que haja divórcio com o Banco, a amizade vai manter-se, porque para mim uma grande amizade é uma constante e não uma variável, ou seja, pela minha parte, não deixo entrar volatilidade na amizade.

Um abraço.
O projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock

Em vez de seguires o mercado, faz com que ele te siga a ti. - BedRock
Toma o ganho antes que a perda tome conta de ti. - BedRock
Big vacuum ideas in a big head gives a low brain density that float on stupid polluted water.
- BedRock
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 503
Registado: 21/11/2014 19:42

China

por Rick Lusitano (New) » 31/12/2014 15:36

Seeking Alpha Escreveu:China stocks end 2014 with a bang
Dec 31 2014, 03:35 ET | By: Yoel Minkoff, SA News Editor

* After finishing at the end of the line the previous year, Shanghai stocks are closing 2014 as the world’s top-performing major equity market.
* With most of its gains coming in the past six weeks, the Shanghai Composite Index ended up 52% for the year, as hopes for more aggressive policy stimulus to counter its economic slowdown boosted banks and brokerages.
* In another record run today, the Shanghai composite closed up 2.2% despite data showing Chinese factory activity slipping in December.


Fonte: Seeking Alpha - China stocks end 2014 with a bang (Dec 31 2014, 03:35 ET)
http://seekingalpha.com/news/2200725-china-stocks-end-2014-with-a-bang
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Zona Euro

por Rick Lusitano (New) » 31/12/2014 15:29

Seeking Alpha Escreveu:Lithuania set to join euro
Dec 31 2014, 01:57 ET | By: Yoel Minkoff, SA News Editor

* Lithuania is poised to become the 19th member of the eurozone at midnight tonight, following the path of other former Soviet satellite states, Latvia, Estonia and Slovakia.
* "We don’t have to accept the pressure of being a small country with a little currency," said Valdas Adamkus, who was president of Lithuania for about a decade until 2009. "Now we are members of the eurozone."


Fonte: Seeking Alpha - Lithuania set to join euro (Dec 31 2014, 01:57 ET)
http://seekingalpha.com/news/2200685-lithuania-set-to-join-euro?uide=12985011
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fiscalidade

por Rick Lusitano (New) » 31/12/2014 15:25

R2 Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:Mr. R2, como é a fiscalidade dos fundos para 2015?

:arrow: Podemos deduzir as menos-valias dos fundos?

:arrow: Ao resgatar os fundos com mais-valias, pagamos na retenção, a taxa liberatória? E só depois após a entrega da declaração de IRS, é que se paga/recebe?


Acho que o Orçamento Geral do Estado (OGE) 2015 ainda não foi publicado no DR, pelo que é preciso aguardar a entrada em vigor do OGE 2015 após a sua publicação no DR, para termos depois a certeza absoluta.

Quando eu tiver certezas absolutas, vou referir isso no tópico. Entretanto já pus as altas esferas do meu banco juntamente com a firma de gestão contabilística que trabalha com eles para sem equívocos me confirmarem se a partir de 1 de janeiro de 2015 já podemos resgatar com perdas e depois deduzir essas menos-valias nas mais-valias no Anexo G (mais-valias) da Declaração do IRS a entregar em 2016, referente ao ano de 2015.

Se as mais e as menos-valias vão fazer parte do referido Anexo G do IRS, então os bancos não vão aplicar a taxa de retenção dos 28% das mais-valias como faz atualmente e vão começar a efetuar uma folha Excel onde constam todos os resgates a efetuar em 2015 com as respetivas mais e menos-valias em função dos valores de subscrição, depois esse documento será enviado pelos bancos à Autoridade Tributária e aos seus clientes de modo a que os mesmos possam incluir esses dados na Declaração de IRS.

Eu tenho que ter uma certeza absoluta sobre o assunto, pois quero mandar à vida, o mais rapidamente possível, um FI que atualmente está com cerca de 10% de prejuízo. Tu estás ansioso em mandar à vida a Indonésia ... eu compreendo-te muito bem porque querias entrar logo no início de janeiro para tentares captares umas possíveis boas oportunidades, mas é preciso ter mais um pouco de paciência.

A dedução das menos-valias nas mais-valias, em sede de IRS, é um factor tributário dos mais importantes de todos os factores da gestão ativa e agora é que começamos a ficar em pé de igualdade com os passivos, porque antes a gestão ativa estava altamente condicionada pelos resgates com perdas, logo não era uma gestão verdadeiramente ativa, porque tinha esse forte travão tributário.

Abraço.



Obrigado, R2. Pelo menos hoje, já sabemos que o PR Cavaco Silva, já promulgou o OE 2015, falta mesmo a publicação em DR, para oficializar, (se é que falta, seria estranho, ser publicado após dia 1 de Janeiro, e com legislação a entrar em vigor no dia 1, mesmo que seja retroactivamente).
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por R2 » 31/12/2014 15:06

Tulipanegra Escreveu:
R2 Escreveu:
Tulipanegra Escreveu:Rick, Adicionando à carteira, por exemplo o Nordea Euro Covered Bond (LU0173776989) e Legg Mason BW (IE00B23Z8X43), algum tem minimo de subscrição no Best?


Oh Tulipa não faças essas perguntas negras ao Rick, porque o rapaz não tem tempo para esse tipo de perguntas. Tu se tivesses a preocupação de ler, mesmo em diagonal, o tópico não colocavas esse tipo de perguntas. Vês isso no separador "Fees" quando abres um fundo. Eu estou a dar este tipo de resposta porque já te conheço, não é arrogância da minha parte, mas sim preguiça da tua parte, tendo já interagido contigo com recomendações sobre FI e tu não deste qualquer feedback.

Abraço.

Obrigado R2 e desculpa

Feliz 2015!


Um bom ano também para ti, com muita felicidade, saúde, realização profissional e retornos.

Um abraço.
O projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock

Em vez de seguires o mercado, faz com que ele te siga a ti. - BedRock
Toma o ganho antes que a perda tome conta de ti. - BedRock
Big vacuum ideas in a big head gives a low brain density that float on stupid polluted water.
- BedRock
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 503
Registado: 21/11/2014 19:42

Re: Fundos à la carte

por O Alquimista » 31/12/2014 10:41

O perigo da performance de curto prazo:
http://www.marketwatch.com/story/run-do ... MW_popular
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Fundos à la carte

por Rambaldi » 31/12/2014 1:29

Amigo R2,

Obrigado pela Lição de Microbiologia e de Saúde Pública, aplicada às Finanças!

Tenho andado com pouco tempo e li os últimos posts na diagonal mas reparei que tens dado uns bons contributos para o tópico.

O Legg Mason BW despertou a tua atenção. Gostei do termo "Bond Picking". Será que ainda vamos ver-te a entrar num fundo de obrigações em 2015?!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 154
Registado: 28/7/2014 10:40

Re: Fundos à la carte

por zeef » 31/12/2014 1:02

R2 Escreveu:
zeef Escreveu:
Como já te falei já pensaste em abrir um tópico com as tuas reflexões, de market timming para os FI?

Não tenho estômago para aturar users que, mesmo no caso de acertar 9 em 10, iriam sempre perseguirem-me a apontar sistematicamente a falha esquecendo-se das outras 9 apostas certas.

Acho que nao devias ligar a users que apenas têm intuito de atacar e nao acrescentam nada ao tópico, ou nao partilham o que sabem. Do pouco que sei sobre investimentos, futurologias sao complicadas, mas podemos tentar aditivar, cortar perdas se tivermos alguma noção de como funciona por exemplo o rebanho, como bem disseste nas Biotechs e ainda para mais se usarmos uma estrategia de concentração. Acho que para uma carteira satélite um tópico desse genero só nos trazia mais valias informativas, e nao só :). Porque além de especulares, explicas o porquê das tuas especulaçoes.

zeef Escreveu:
Rlativamente aos fundos que mencionaste (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F00000QLRS e http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F00000QB1X ) não aparecem no BEST.. ou vi mal. Só via PFA em papel certo?

Eu como não sou cliente do Best (até nisso sou um desalinhado), vou consultar a morningstar.pt, então se os fundos que eu indiquei não estão no Best é porque são comercializados por outros bancos em Portugal e não tem nada a ver com subscrição em papel.

Posso saber qual o teu banco, se não é indiscrição?

zeef Escreveu:
O que achas da Biotecnologia Bed? Tem andado a subir apesar de hoje o indice ja ir em -1%.

Eu vou reentrar novamente na biotecnologia com o resgate que fiz há uma semana em metade do meu FI da biotecnologia. Passado uma semana cheguei à conclusão que foi uma má opção de resgate, mas como em 2 dias seguidos levei com uma queda de mais de 7% e a noticia lida na altura, que o amigo Alquimista postou, me pareceu séria e capaz de provocar a fuga de uma boa parte do rebanho, resgatei um pouco menos de metade porque estava em jogo um fundo com grande concentração de capital, mas afinal só fez estragos da ordem de 7% e nos dias seguintes foi sempre a ganhar até hoje que vamos perder por motivos extra-biotecnologia, sendo que a firma mais afetada por essa noticia - a Gilead - deixou de ser afetada depois desses 2 dias de fortes perdas, pelo que foi uma volatilidade de ultra curto prazo de reação do rebanho a uma noticia desconforme.

Estou a pensar entrar também , desde há uns dias que o indice tem subido consistentemente. :)

zeef Escreveu:Agora e relativamente à grécia, será prudente esperar para entrar num fundo de açoes europeias? Se a grécia sair do euro entao é que poderá entrar o BCE :) encortando esses 3-6 meses :)

Ao contrário dos EUA onde está a haver um relativo bom crescimento do PIB, há um Presidente e uma Fed que mandam; na Europa temos a estagnação económica e quanto ao mandar e à tomada de decisão, a Europa parece um saco de gatos e cães, onde se os "cães" (Merkel que é o "cão" Chefe dos "pitbulls" do Norte da Europa, que querem tornar os "pitbears" do Sul em "catbears") não se entenderem seriamente com os "gatos", só pode dar um resultado: rasgam o saco e ficam todos arranhados.
Por isso, aguarda para ver qual será o quantitativo do QE do BCE, porque até à data pouco mais tem sido do que palavras e intenções do Draghi.

É o que farei, entretanto vou estudando uns fundos e ler uns livros hehe

Um abraço.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 169
Registado: 9/11/2014 21:16
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], pattern, PAULOJOAO, queraio1964 e 65 visitantes