Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EUR/USD - até nos vemos Gregos - novo tópico

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CFTC Commitments of Traders

por migluso » 21/8/2011 22:44

Elias Escreveu:
migluso Escreveu:As posições em libras também têm andado os últimos meses a flutuar entre net short e net long.

migluso, a pergunta se calhar é básica mas podes por favor esclarecer o significado de net short e net long?

1 abraço e obrigado,
Elias

Net significa líquida.

posições curtas > posições longas = net short

posições longas > posições curtas = net long

Cumps
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

Re: CFTC Commitments of Traders

por Elias » 21/8/2011 22:36

migluso Escreveu:As posições em libras também têm andado os últimos meses a flutuar entre net short e net long.

migluso, a pergunta se calhar é básica mas podes por favor esclarecer o significado de net short e net long?

1 abraço e obrigado,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

CFTC Commitments of Traders

por migluso » 21/8/2011 22:31

EUR is once again held net long vs the USD, with a $2.7bn build, bringing the net long position to $1.2bn. The gain was largely driven by a reduction in gross short positions as market participants gained confidence in the size and breadth of sovereign bond purchases from the ECB’s SMP.   

http://www.scotiafx.com/Chart_Feed/IMM.pdf

As posições em libras também têm andado os últimos meses a flutuar entre net short e net long.

Será um sinal da incerteza que impera nos mercados? Julgo que sim.

Tecnicamente, enquanto não fechar abaixo de 1,39 considero que a tendência ascendente de longo prazo se mantém intacta.

Um fecho acima de 1,4550 pode ser um sinal de retoma dessa tendência.

Dadas as condições de mercado, parece-me mais apropriado aproveitar movimentos de curto prazo do que fazer apostas numa perspectiva de longo prazo.

Bons negócios.
Anexos
eurusd 21-08-2011 4h.gif
eurusd 21-08-2011 4h.gif (19.18 KiB) Visualizado 3951 vezes
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

por Mikito » 19/8/2011 19:54

Este post tem como finalidade a minha aprendizagem.

Hoje há uma quebra de uma ltd sem reteste aquando da mesma. A partir desse momento inicia-se um periodo bull.

Esse período inverte no segundo ponto da recta fazendo mesmo uma shooting star no grafico de 1hora.

Nada como visualizar o gráfico... 8-)

Imagem

BN

Registado: 6/5/2011 17:13

por ferreira10 » 19/8/2011 15:59

Esta reacção parece-me ser sol de pouca dura.
Caso fure em baixa esta lta do Estocástico, inverto a posição.
Anexos
euusd.png
euusd.png (121.91 KiB) Visualizado 4130 vezes
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por Mikito » 19/8/2011 14:02

Boas! :lol:

O par quebrou a ltd semanal e neste momento encontra-se a cotar entre 38.2 e os 61.8 de fibonacci.

Em anexo fica o gráfico actualizado.

Imagem

BN

Registado: 6/5/2011 17:13

por ferreira10 » 19/8/2011 13:03

Começamos a ter sinais de vitalidade no eurusd.
Suponho que se deveram às declarações do comissário europeu para os Assuntos Económicos e Monetários, Olli Rehn.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=502311
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at

por ferreira10 » 18/8/2011 16:19

Viva Migluso;

A tua explicação foi elucidativa.Sobretudo o link que por aqui deixaste.

Pelo que percebi a volatilidade de curto prazo (neste caso, suponho ser a grosso modo volatilidade de um mês) é superior à volatilidade histórica( volatilidade que cobre vários anos). Ou seja, como dizes, o mercado está extremado.Quando assim é, o natural, é que possa haver um rebound de encontro ao centro do intervalo de negociação.Dito por outras palavras; possa haver, uma aproximação àquilo que é mais usual (no caso a média móvel do gráfico).

Acrescento ainda, se é que percebi de forma correcta,que este indicador deve ser usado de modo direi "contrario"; havendo muita gente a apostar na queda, à semelhança da análise do sentimento debitado pelo Vix, isso pode significar que poderemos estar perante a perspectiva de uma inversão.

Ok!Obrigado!

B.N.

por migluso » 18/8/2011 13:00

ferreira10 Escreveu:Ainda não sei interpretar de uma forma que me satisfaça inteiramente, este tipo de gráficos. Embora saiba, serem importantes para aferir acerca da vitalidade do activo subjacente.

Honestamente também não sei ferreira. Tinha ideia que era mais uma ferramenta para funcionar como indicador de sentimento, mas depois da tua questão fui procurar e encontrei isto: http://olesiafx.com/Kathy-Lien-Day-Trad ... ments.html

ferreira10 Escreveu:Suponho que os "puts" dão o direito mas não a obrigação de venda de um determinado activo; Uma maior quantidade de puts traduz a aposta de subida nesse activo?Os calls, dão o direito mas não a obrigação de compra de um determinado activo?Quem compra "calls" está a perspectivar que o activo vá descer? Ou é ao contrario?Estou a pensar de forma correcta?E daqui... até passar para as conclusões do relatório aqui apresentado, qual o "roteiro mental" que deve ser seguido?

A primeira parte está correcta, mas uma maior quantidade de puts traduz uma aposta na descida.

Se comprares uma call estás a apostar na subida do activo.

Vou aprofundar o estudo sobre a VI e tentar obter mais informações.

Ah, a interpretação feita pelos analistas da gobulling parece-me em tudo semelhante à do COT report quando o posicionamento dos traders se encontra em extremos.

Abraço e bons negócios.

por EuroVerde » 17/8/2011 16:10

Parece que o euro/dólar está bull hoje.

George Soros alertou que é tarde de mais. E só agora os lider europeus começaram a tomar medidas sérias.

Amanhã ou num futuro próximo se houvesse um crash para 1,33 não me admirava nada.

Registado: 29/11/2007 11:19

por ferreira10 » 17/8/2011 14:50

Viva;

Fica aqui a pergunta para quem saiba falar sobre estas coisas.
Regularmente recebo relatórios que colocam face to face a relação entre "puts e calls" dirigidos a um determinado ativo.Um desses relatórios,está reproduzido neste post.Tendo-me sido enviado hoje.

Ainda não sei interpretar de uma forma que me satisfaça inteiramente, este tipo de gráficos. Embora saiba, serem importantes para aferir acerca da vitalidade do activo subjacente.Numa conferencia a que assisti, acerca de Warrens, eram usadas as expressões put e call.Suponho que também sejam usadas no que a contratos de futuro diz respeito.

As conclusões que tiro são aquelas reproduzidas no relatório.Mas gostava de ter um maior sentido critico relativamente a estes assuntos.

Suponho que os "puts" dão o direito mas não a obrigação de venda de um determinado activo; Uma maior quantidade de puts traduz a aposta de subida nesse activo?Os calls, dão o direito mas não a obrigação de compra de um determinado activo?Quem compra "calls" está a perspectivar que o activo vá descer? Ou é ao contrario?Estou a pensar de forma correcta?E daqui... até passar para as conclusões do relatório aqui apresentado, qual o "roteiro mental" que deve ser seguido?

Agradecido!

Fica o gráfico. Enviado pela Gobulling e produzido pela day by day.
Anexos
puts and calls.png
puts and calls.png (40.92 KiB) Visualizado 4539 vezes

Re: Obrigações europeias fora da agenda

por Elias » 16/8/2011 22:58

pedrinha rolante Escreveu:Mercado especula que uma das soluções possa ser a indexação temporariamente ao euro.

Onde isto já vai...

"Nós somos a favor dos mercados livres quando nos dá jeito. Quando não dá jeito preferimos fixar as taxas" :roll:

Obrigações europeias fora da agenda

por pedrinha rolante » 16/8/2011 22:52

A esperada reunião Franco-Alemã, não produziu resultados na possibilidade de emissão de obrigações da zona euro, que o mercado vê como solução para os países sobre endividados. A principal conclusão foi ao nível da governação, com a proposta de um “governo económico” da zona euro e a criação de um imposto sobre as transações financeiras. Euro reagiu em ligeira queda.

Franco suíço está a descontar a reunião que o governo suíço agendou para amanhã, em que vai definir solução de combate à forte valorização que a sua moeda tem sofrido nos últimos tempos. Mercado especula que uma das soluções possa ser a indexação temporariamente ao euro.

Registado: 29/11/2007 11:43

por Elias » 15/8/2011 15:27

mas que grande bombada do EURUSD que em apenas 3 horas e pouco subiu 200 pips :shock:

por Elias » 15/8/2011 0:54

dfcf Escreveu:Alguém sabe informar se normalmente a correlação de movimentos do SP500 com o EUR/USD é muito grande?

Nos últimos tempos tenho notado maior correlação com os movimentos do AUDUSD.

CFTC Commitments of Traders

por migluso » 14/8/2011 22:26

O relatório COT apresenta dados bearish para o euro.

Há semanas atrás deu um sinal idêntico para a libra, quando os curtos ultrapassaram os longos, mas até à data a libra aguentou-se bem, valendo inclusive hoje mais em relação ao dólar.

A scaling back of gross long positions in EUR has left it as the only currency held net short vs the USD at ‐$1.5Bn, a far cry from the net long $18.2Bn position from early May. Gross longs reduced their positions while gross shorts increased slightly, leaving the net position short for the first time since January. The long/short ratio stands at roughly 50%.

http://www.scotiafx.com/Chart_Feed/IMM.pdf

O credit swiss overnight index swaps a 1 ano para o euro está a descontar um redução de 25bps para a taxa directora.

Há 2 meses "descontavam" uma taxa de juro de referência do BCE de 2%. Hoje "descontam" que a taxa daqui a 1 ano estará a 1,25%.
As expectativas deterioraram-se e de que maneira neste mercado de derivados.

http://www.bloomberg.com/apps/quote?ticker=CS1YECB:IND

Em relação ao mercado obrigacionista há pouco a dizer. O preço está a ser manipulado pelas autoridades, pelo que não é possível aferir o preço de mercado.

Ao nível da análise técnica, a price acion está "ilegível". Paubo, a tua bola de cristal não te diz nada?

Cumps e bons negócios

por ferreira10 » 14/8/2011 1:23

Tinha prometido que falaria do método que estava a testar.Aqui vai ele!

Está aplicado ao frame diário.Se eu negocia-se no frame diário, enchia-me de tédio.Para além de melhorias que terei de introduzir no método, também terei que o transportar para outros frames.Mas enfim, fica aqui um esboço para quem queira aproveita-lo.Falo desses corredores de maratona que negociam no frame diário.

É um método designado como de breakout e de Trend following.Um método feito em torno dessas duas expressões que considero como chavões para a minha maneira de estar no mercado.

Um método semelhante apareceu num desses livros que passa em revista algumas estratégias de negociação.Fazia uso do canal de Donchian e das bandas de Bollinger.Tinha sido encomendado por um cliente (alegadamente banco ou corretora) que colocava como condições a valorização da sua carteira, mas de modo a que fosse diminuído o risco.Não gostei do modo como estava construído o dito método, e resolvi trocar o canal de Donchian por duas medias moveis exponenciais; uma dos máximos outra dos mínimos.

Métodos que são montados com o propósito de diminuir o risco têm grandes drawdowns.É o preço que se terá que pagar pela diminuição do risco. Além do mais, não temos que estar sempre "dentro" do mercado.Ou em alternativa, há outros activos (no caso "pares").

Antes de apresentar o método algumas considerações;

Há a ideia errada de que a cotação nunca ultrapassa as Bandas de bollinger; em alguns posts que por aqui tenho lido, diz-se mesmo que a cotação "ajusta-se às bandas de Bollinger".Errado!As bandas de Bollinger aqui mais usadas (definidas por defeito) são construídas com 2 desvios padrão para cima, e outros dois desvios padrão para baixo de uma hipotética média móvel, que supostamente circula de forma virtual no interior do canal.Quando trabalhamos com dois desvios padrão para cima e outros dois desvios padrão para baixo, realmente, temos que considerar que a probabilidade disso acontecer é diminuta.Dependendo tal hipotética «infiltração» também do numero de períodos definidos.

Mas e se trabalhássemos com bandas de Bollinger com um desvio padrão?O rompimento dessas bandas de bollinger continuaria a não acontecer?A resposta é; Não!

É isso aquilo que é feito neste método.

Como é sabido, as bandas de Bollinger são uma medida da volatilidade.

Outra consideração; o que significa um activo entrar em tendência?
Vou responder a esta pergunta de forma rápida e sintética.Responder do modo como eu quero que seja vista a questão. :lol:
Um activo entra em tendência quando rompe de forma consistente as suas bandas de Bollinger.

O normal é a cotação viajar de encontro, por exemplo, à linha superior da BB, fazer ricochete, e viajar de encontro ao limite inferior da BB.Mas afinal isto não será um comportamento previsível?Previsível no sentido em que a cotação se encontra prisioneira das suas bandas de bollinger.

E se a força da cotação for tal que rebenta de forma consistente com as suas bandas de bollinger, viajando na parte exterior dessas mesmas bandas (desse canal)?Nessa altura, digo que entrou em tendência.Atenção à palavra consistente.

Ou seja, a volatilidade foi tal, em determinado momento, que fez com que a bola(cotação) salta-se para fora da caixa onde andava a fazer tabelas.

Quando falo na palavra consistente estou a falar de um breakout bem sucedido.E há maneiras muito claras neste método para avaliar se estamos de fato perante um verdadeiro breakout.

Os gráficos que a seguir vou postar são do par eurusd.Cobre o período que decorre desde Janeiro de 2010 até à actualidade.Os resultados que encontrei são encorajadores.Atenção que estou a falar do frame diário, pelo que há aqui muitos pips envolvidos.

A filosofia subjacente ao método foi já aqui escrita.
De modo a reduzir o risco numa entrada longa,podemos aguardar que depois de acontecer um breakout da linha superior da BB protagonizado pela mae dos máximos, adicionalmente, também aconteça um breakout da BB protagonizada pela mae dos mínimos.A ideia é a de que se até a representante dos mínimos (mae dos mínimos) está acima da BB, é sinal que temos um evento serio.
Anexos
eurusd 13-08-2011.png
eurusd 13-08-2011.png (119.68 KiB) Visualizado 3468 vezes
eurusd1 13-08-2011.png
eurusd1 13-08-2011.png (128.47 KiB) Visualizado 3457 vezes

por bmiguelmf » 12/8/2011 1:17

ferreira10 Escreveu:Viva bmiguelmf:

Eu já programei em outras áreas que não as da bolsa; em Pascal e linguagem C.
O MetaStock embora limitado, como dizes, dá para programar o essencial.Pelo que para mim acaba por ser o suficiente.Sobretudo, é bom para testar novos sistemas.

Mas eu tenho alguma relutância em seguir religiosamente sistemas automáticos.Nesse aspecto, acabo por ser talvez um pouco conservador.Para mim, não há nada como não «perder de vista» os indicadores e ou a cotação.Nesta perspectiva, as decisões são tomadas por via da intervenção humana ou de forma mista; humana e/ou maquina.As máquinas retiram o prazer que advém da negociação.E são redutores em muitos aspectos.

De qualquer forma, as leituras que sigo fazendo à mais de um ano, no que a estes temas diz respeito, baseiam-se precisamente em perceber o modo como os sistemas computacionais nos states estão programados.Ou seja; saber quais são as rotinas que utilizam para encetar uma entrada e ou saída de um activo.São eles que criam a onda; pelo que é necessário perceber como se comportam.Aquilo que sei de negociação bolsista é um misto de aprendizagem que aglutina muitos sistemas, adaptados ao meu modo de negociar.Movimento-me nestes temas procurando saber o maior número de estratégias; mesmo que nunca as vá utilizar.Senti-mo-nos seguros ao fazê-lo! Conhecendo as estratégias que outros usam, precavemos-nos de modo a optimizar as nossas próprias estratégias.

O sistema a que me refiro lá em cima, que oportunamente falarei dele, é banal, largamente conhecido e que está programado num desses sistemas computacionais.Mas que eu uso de forma manual.

Abraço!

Concordo plenamente no que referes ao factor humano. Isto de sistemas de automáticos a bem dizer é quase como os indicadores, ou seja dão indicações mas no fundo no fundo quem toma as decisões somos nós (acredito que existam sistemas a fazer auto-trading com sucesso, no entanto ainda não deve ser muito comum nos traders domésticos)

A tua frase que pus a negrito é sem dúvida uma das grandes chaves para o sucesso, pois quando estamos com a maioria estamos bem!!!

Fico a aguardar uma explicação desse sistema, sempre dá para aprender mais do assunto!

Boas noites e grande abraço![/b]

Registado: 16/11/2004 22:07

por migluso » 11/8/2011 23:10

dfcf Escreveu:Alguém sabe informar se normalmente a correlação de movimentos do SP500 com o EUR/USD é muito grande?

Deixo uma perspectiva visual.

Pontos 0:
1-1-2001
1-1-2006
1-1-2011
1-6-2011
Anexos
eurusd sp500 Correlation 01-01-2001.jpg
eurusd sp500 Correlation 01-01-2001.jpg (116.36 KiB) Visualizado 3559 vezes
eurusd sp500 Correlation 01-01-2006.jpg
eurusd sp500 Correlation 01-01-2006.jpg (94.62 KiB) Visualizado 3564 vezes
eurusd sp500 Correlation 01-01-2011.jpg
eurusd sp500 Correlation 01-01-2011.jpg (119.86 KiB) Visualizado 3566 vezes
eurusd sp500 Correlation 01-06-2011.jpg
eurusd sp500 Correlation 01-06-2011.jpg (81.59 KiB) Visualizado 3557 vezes

por ferreira10 » 11/8/2011 19:59

Viva bmiguelmf:

Eu já programei em outras áreas que não as da bolsa; em Pascal e linguagem C.
O MetaStock embora limitado, como dizes, dá para programar o essencial.Pelo que para mim acaba por ser o suficiente.Sobretudo, é bom para testar novos sistemas.

Mas eu tenho alguma relutância em seguir religiosamente sistemas automáticos.Nesse aspecto, acabo por ser talvez um pouco conservador.Para mim, não há nada como não «perder de vista» os indicadores e ou a cotação.Nesta perspectiva, as decisões são tomadas por via da intervenção humana ou de forma mista; humana e/ou maquina.As máquinas retiram o prazer que advém da negociação.E são redutores em muitos aspectos.

De qualquer forma, as leituras que sigo fazendo à mais de um ano, no que a estes temas diz respeito, baseiam-se precisamente em perceber o modo como os sistemas computacionais nos states estão programados.Ou seja; saber quais são as rotinas que utilizam para encetar uma entrada e ou saída de um activo.São eles que criam a onda; pelo que é necessário perceber como se comportam.Aquilo que sei de negociação bolsista é um misto de aprendizagem que aglutina muitos sistemas, adaptados ao meu modo de negociar.Movimento-me nestes temas procurando saber o maior número de estratégias; mesmo que nunca as vá utilizar.Senti-mo-nos seguros ao fazê-lo! Conhecendo as estratégias que outros usam, precavemos-nos de modo a optimizar as nossas próprias estratégias.

O sistema a que me refiro lá em cima, que oportunamente falarei dele, é banal, largamente conhecido e que está programado num desses sistemas computacionais.Mas que eu uso de forma manual.

Abraço!

por dfcf » 11/8/2011 19:24

Alguém sabe informar se normalmente a correlação de movimentos do SP500 com o EUR/USD é muito grande?
Sou novo nestas lides por isso procurava saber outros indicadores de auxílio que ajudem a confirmar os movimnto dos par.
Obrigado

Registado: 13/7/2011 18:19

por bmiguelmf » 11/8/2011 16:51

ferreira10 Escreveu:Temos neste par um sobe e desse saudável.Esse é pelo menos o meu entendimento.
Em parte o par anda ao sabor do SP500.De certo que deverão estar correlacionados.Pelo menos, são mais as vezes que ambos vão no mesmo sentido do que o contrario.Correlacionados positivamente.Poderiam estar correlacionados, mas mesmo assim, seguirem em «sentidos diferentes».

Alguns gestores de carteiras, ao que parece, tiram partido dessa correlação; fazendo hedging com fundos cotados em dólares.Pelo menos, é essa a minha percepção.

Recuperei um sistema de traiding tendencial que faz uso da volatilidade e do canal de Douchin.Agora que tenho mais tempo para acompanhar os trades.Sabia que era um bom sistema.Mas faltava-me tempo para o desenvolver.Estou impressionado com o grau de eficácia do referido sistema.Adicionalmente, uso os indicadores para validar breakouts, como sempre o fiz.Oportunamente deixarei aqui o tal sistema de trading.

Bons Negócios.

ferreira, não sendo a minha profissão actual, em tempos fui programador, Pascal C++ VB.Net e base de dados eram as minhas áreas, sendo que VB.Net era a que mais gostava.

Já pensei em desenvolver um sistema automatico para quais as suas performances no entanto por "falta de tempo :P" nunca me interessei muito por várias razões.

MetaStock completamente limitado.

MQL melhorsito mas ainda assim penso que poderia estar mais simples e bem conseguido.

Qual a linguagem de programação que utilizas? Existe alguma que seja semelhante ao VB ou seja completamente full POO, com total acceso aos dados?

por ferreira10 » 11/8/2011 16:41

Temos neste par um sobe e desse saudável.Esse é pelo menos o meu entendimento.
Em parte o par anda ao sabor do SP500.De certo que deverão estar correlacionados.Pelo menos, são mais as vezes que ambos vão no mesmo sentido do que o contrario.Correlacionados positivamente.Poderiam estar correlacionados, mas mesmo assim, seguirem em «sentidos diferentes».

Alguns gestores de carteiras, ao que parece, tiram partido dessa correlação; fazendo hedging com fundos cotados em dólares.Pelo menos, é essa a minha percepção.

Recuperei um sistema de traiding tendencial que faz uso da volatilidade e do canal de Douchin.Agora que tenho mais tempo para acompanhar os trades.Sabia que era um bom sistema.Mas faltava-me tempo para o desenvolver.Estou impressionado com o grau de eficácia do referido sistema.Adicionalmente, uso os indicadores para validar breakouts, como sempre o fiz.Oportunamente deixarei aqui o tal sistema de trading.

Bons Negócios.

por bmiguelmf » 11/8/2011 16:40

Bem isto é mais do mesmo, pensei durante a manhã que tinhamos no dia de hoje a possibilidade de fugir deste range trading, que se revela cada vez mais apertado. Mas afinal parece que não, continua sem direcção definida.

Acho que se podem considerar os seguintes valores como as principais metas a serem batidas 1.4050 para os bears 1.4450 para os bulls.

Uma pergunta a quem já cá anda à mais tempo, a 6ª feira costuma ser um dia com alguma característica especial?

Li algures que a 5ª feira costuma ser um dia natural de inversões, e a 6ª feira?

Obrigado

por migluso » 10/8/2011 21:24

Só para se ter uma ideia dos spreads.

Antes de sair a declaração da reunião da Fed, o spread máximo no mercado interbancário, de acordo com informação disponibilizada pela Dukascopy TV foi 7,5 pips (sketch "Spike Controller") http://dukascopy.tv/new_version/?

EDIT: Não foi antes mas sim imediatamente a seguir à declaração.
Anexos
eurusd spreads 09-08-2011.png
eurusd spreads 09-08-2011.png (167.04 KiB) Visualizado 3783 vezes

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], CORTIÇA, Garfield, Google [Bot], Google Adsense [Bot], jprgodinho, Opcard33, Shimazaki_2 e 131 visitantes