Comprar casa ou arrendar?
boas novamente,
não me parece que existam por ai muitos imóveis para venda que não estejam referenciados em imobiliarias ou com placa própria,acontece é que cada vez mais a venda directa está a perder força,não porque as imobiliarias façam maravilhas mas sim porque cada vez é mais dificil vender!
Se fôr à procura de um imóvel com uma caracteristica especifica,género localização,vista ou outra qualquer, mais não está do que a fazer um trabalho de mediação.O que está à venda está referenciado seja com placa,internet,jornal etç.
cumps
não me parece que existam por ai muitos imóveis para venda que não estejam referenciados em imobiliarias ou com placa própria,acontece é que cada vez mais a venda directa está a perder força,não porque as imobiliarias façam maravilhas mas sim porque cada vez é mais dificil vender!
Se fôr à procura de um imóvel com uma caracteristica especifica,género localização,vista ou outra qualquer, mais não está do que a fazer um trabalho de mediação.O que está à venda está referenciado seja com placa,internet,jornal etç.
cumps
Quando qualquer um de nós pretende comprar um imóvel, aquilo que faz, normalmente, é contactar várias mediadoras. Aquilo que elas fazem é mostrar o que têm para vender. Mesmo que o que têm para vender nada tenha a ver com o que nós queremos comprar!
E se houvesse uma empresa que procurava o imóvel certo? Não se trata de vender um imóvel porque na prática essa empresa não teria nada para vender...
Seria alguém que iria ao mercado, por conta do cliente, procurar e comprar, quem sabe até um imóvel que não esteja para venda.
Para responder directamente ao forense que colocou a questão: de acordo com a lei, sim, é mediação imobiliária mas eu acho que a lei está totalmente desadequada da realidade...
E se houvesse uma empresa que procurava o imóvel certo? Não se trata de vender um imóvel porque na prática essa empresa não teria nada para vender...
Seria alguém que iria ao mercado, por conta do cliente, procurar e comprar, quem sabe até um imóvel que não esteja para venda.
Para responder directamente ao forense que colocou a questão: de acordo com a lei, sim, é mediação imobiliária mas eu acho que a lei está totalmente desadequada da realidade...
Re: comprar! comprar! comprar!
Quem aqui compraria um serviço especializado para encontrar e negociar (muito bem) um imóvel específico e não ter de lidar com mediadoras?[/quote]
Boas,pode ser mais claro?
cumps
Boas,pode ser mais claro?
cumps
goncalonr Escreveu:mapaman Escreveu:Boas,
tenho lido com todo o interesse este tópico pois encontro-me vendedor de dois imóveis com o objectivo de comprar moradia.A actual situação do mercado é a ideal para comprar desde que:
Se possua liquidez para negociar ou seja $$$$ na mão
Se evitar negócios via imobiliarias
Todas as condições no banco são negociáveis desde que a possibilidade de incumprimento seja reduzida.
Quem têm alguma liquidez negoceia e no actual momento de mercado utiliza esse argumento para fazer baixar o preço.Até os construtores estão a baixar!
Quem compra escolhe! quem aluga sujeita-se ao que existe,refiro-me a tipologia,localização,orientação etç.
A mentalidade neste país não vai mudar nos próximos 100 anos,pelo menos...logo a procura pela compra vai sempre superar a procura pelo aluguer.Já agora gostaria de saber se todos aqueles que defendem o aluguer se o fazem ou se é apenas uma opinião?
Gostaria tambem de saber se o fazem em relação aos carros!compram ou alugam? bem me parecia...
cumps
<Se evitar negócios via imobiliárias>
Gostaria de colocar esta questão aos amigos forenses, já que é um tema que me interessa particularmente:
Quem aqui compraria um serviço especializado para encontrar e negociar (muito bem) um imóvel específico e não ter de lidar com mediadoras?
Mas esse serviço não é também uma mediação?
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
mapaman Escreveu:Boas,
tenho lido com todo o interesse este tópico pois encontro-me vendedor de dois imóveis com o objectivo de comprar moradia.A actual situação do mercado é a ideal para comprar desde que:
Todas as condições no banco são negociáveis desde que a possibilidade de incumprimento seja reduzida.
Quem têm alguma liquidez negoceia e no actual momento de mercado utiliza esse argumento para fazer baixar o preço.Até os construtores estão a baixar!
Quem compra escolhe! quem aluga sujeita-se ao que existe,refiro-me a tipologia,localização,orientação etç.
A mentalidade neste país não vai mudar nos próximos 100 anos,pelo menos...logo a procura pela compra vai sempre superar a procura pelo aluguer.Já agora gostaria de saber se todos aqueles que defendem o aluguer se o fazem ou se é apenas uma opinião?
Gostaria tambem de saber se o fazem em relação aos carros!compram ou alugam? bem me parecia...
cumps
<Se evitar negócios via imobiliárias>
Gostaria de colocar esta questão aos amigos forenses, já que é um tema que me interessa particularmente:
Quem aqui compraria um serviço especializado para encontrar e negociar (muito bem) um imóvel específico e não ter de lidar com mediadoras?
fbatista72 Escreveu:E a que taxa actualiza os seus cash-flows? E pressupõe que as manutenções, em ambos os casos, são exactamente idênticas? É que eu não estou bem a ver um proprietário de um bem arrendado fazer grandes reparações/melhoramentos com o inquilino lá... E qual o custo de oportunidade das amortizações antecipadas? E qual o Valor Residual?
O excel dá para muita coisa...
Eu não tenho muita formação em economia.
O que entende por "cash-flows" ? O proprietário só fará as manutenções mínimas, claro nada de melhoramentos sem contrapartidas.[/quote]
Cash-flows: entradas - saídas. Quis apenas chamar a atenção para a necessidade de projectar correctamente os CF's para poder verdadeiramente comparar uma hipótese de compra vs. arrendamento.
Re: Algo mais a acrescentar
joaocsp Escreveu:Abrindo uma empresa se comprar imoveis pela empresa, nao pago as mesmas mais valias sobre compra e venda de um imovel caso fosse proprietario individual?
Isto caso queira ter mais que um apartamento/casa.
Joao
Se o activo da empresa tiver imóveis em mais de 50% ou se detiver mais de 75% do capital, é exactamente a mesma coisa.
há uns anos atrás fui contactado por um dos bancos onde tenho conta, para comprar casa. Puseram a falar um estrangeiro; notava-se na pronúncia; se calhar era para mais depressa me convencerem a caçar-me o dinheiro. A minha resposta foi esta: Vou entrar agora com dinheiro agora que estamos com o mercado em Bull?. A resposta dele foi esta: Pronto, pronto, eu só estou a fazer o meu trabalho. Desligou logo de seguida como o diabo foge da cruz.
Tenho outros motivos para não comprar, que se prendem com a actividade profissional, com a vizinhança, ... é mais fácil saír dum alugado do que dum comprado.
Quando o mercado não está apetitoso, sempre se pode esperar, que ele há-de ficar Bull
BNG

Tenho outros motivos para não comprar, que se prendem com a actividade profissional, com a vizinhança, ... é mais fácil saír dum alugado do que dum comprado.
Quando o mercado não está apetitoso, sempre se pode esperar, que ele há-de ficar Bull

BNG
mapaman Escreveu:A mentalidade neste país não vai mudar nos próximos 100 anos,pelo menos...logo a procura pela compra vai sempre superar a procura pelo aluguer.Já agora gostaria de saber se todos aqueles que defendem o aluguer se o fazem ou se é apenas uma opinião?
cumps
Eu não defendo nem deixo de defender o aluguer mas obviamente essa pergunta tem muitos factores que podem mudar o sentido de resposta... eu por acaso tenho uma apartamento no Algarve que está sempre alugado, quando saí um meto um anúncio no jornal e alugo logo a outro... obviamente isso tem a ver com o facto de o Algarve ser um sítio para onde vai muita gente trabalhar por algum tempo, normalmente vão com contratos de um ano e depois logo se vê...
Acho que a comparação com os carros não faz grande sentido mas também não sou a pessoa melhor informada para falar disso... a idéia que tenho é que sairia muito mais caro por isso só faz sentido alugar um por alguns dias quando se vai para fora!
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
comprar! comprar! comprar!
Boas,
cumps
cumps
Na Suíça um dos países mais ricos do mundo 70% das famílias vivem de aluguer.
Aliás muitas pessoas singulares vivem de aluguer.
Existe no entanto sempre habitação livre em qualquer lugar.
A lei das rendas é na primeira renda de valor negociável, portanto livre, mas posteriormente e no tempo as regras existem, os aumentos são calculados com a inflação.
Tendo em conta que hoje se deve ser flexível no mercado de trabalho, o melhor é o aluguer, no entanto em Portugal não existe mercado de aluguer.
Rmartins
Aliás muitas pessoas singulares vivem de aluguer.
Existe no entanto sempre habitação livre em qualquer lugar.
A lei das rendas é na primeira renda de valor negociável, portanto livre, mas posteriormente e no tempo as regras existem, os aumentos são calculados com a inflação.
Tendo em conta que hoje se deve ser flexível no mercado de trabalho, o melhor é o aluguer, no entanto em Portugal não existe mercado de aluguer.
Rmartins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo
- Registado: 5/11/2002 9:23
pvg80713 Escreveu:
a primeira casa que comprei faz 20 anos custou.......................... 24000 euros, 4800contos... dei apenas 500 euros de sinal, um T2 em Massamá.
aluguei nesse mesmo ano por 500 * 12 = 6000
ou seja 25% ao ano.
pode não acreditar... mas há oportunidades deste
tipo. e sinceramente já não faço contas, do custo de oportunidade etc.
A senhora que me alugou esta casa e lá viveu 16 anos, dizia-me que sabia que não valia a pena comprar para alugar.... saiu e deixou a casa melhor que eu lha tinha entregue.
para ninguem pensar que é só maravilhas, há tambem imposto IMI, IRS, Taxa de esgotos (ehehehehehe) IMT
e pode haver grandes chatices com inquilinos.
um abraço a todos
Isso é que é um bom negocio. A senhora estava a pagar por mês varias vezes o juro do teu empréstimo, assim sim.
A questão é se encontrares um imóvel com uma renda inferior a esse juro, ai as contas e as opções já serão outras.
pvg80713 Escreveu:
a primeira casa que comprei faz 20 anos custou.......................... 24000 euros, 4800contos... dei apenas 500 euros de sinal, um T2 em Massamá.
ou seja 25% ao ano.
A senhora que me alugou esta casa e lá viveu 16 anos, dizia-me que sabia que não valia a pena comprar para alugar.... saiu e deixou a casa melhor que eu lha tinha entregue.
para ninguem pensar que é só maravilhas, há tambem imposto IMI, IRS, Taxa de esgotos (ehehehehehe) IMT
um abraço a todos
Isso é que é um bom negocio. A senhora estava a pagar por mês varias vezes o juro do teu empréstimo, assim sim.
A questão é se encontrares um imóvel com uma renda inferior a esse juro, ai as contas e as opções já serão outras.
fbatista72 Escreveu:E a que taxa actualiza os seus cash-flows? E pressupõe que as manutenções, em ambos os casos, são exactamente idênticas? É que eu não estou bem a ver um proprietário de um bem arrendado fazer grandes reparações/melhoramentos com o inquilino lá... E qual o custo de oportunidade das amortizações antecipadas? E qual o Valor Residual?
ou seja 25% ao ano.
um abraço a todos
- Registado: 19/4/2005 11:11
Algo mais a acrescentar
Abrindo uma empresa se comprar imoveis pela empresa, nao pago as mesmas mais valias sobre compra e venda de um imovel caso fosse proprietario individual?
Joao
Joao
E a que taxa actualiza os seus cash-flows? E pressupõe que as manutenções, em ambos os casos, são exactamente idênticas? É que eu não estou bem a ver um proprietário de um bem arrendado fazer grandes reparações/melhoramentos com o inquilino lá... E qual o custo de oportunidade das amortizações antecipadas? E qual o Valor Residual?
[/quote]
O que entende por "cash-flows" ? O proprietário só fará as manutenções mínimas, claro nada de melhoramentos sem contrapartidas.

O que entende por "cash-flows" ? O proprietário só fará as manutenções mínimas, claro nada de melhoramentos sem contrapartidas.
joao,
por acaso nunca tinha pensado fazer disto um negócio bola de neve... foram casas que fui comprando e alugando ao longo da vida...não houve critérios definidos...
tenho um conhecido que tem mais que eu arrendadas e o criterio dele é só T2,só zona de Odivelas ( porque ele vive lá e é mais fácil gerir), usados, até 70000euros só paga cash gerado pelas casas e vai a caminho ele sim da bola de neve.
por acaso nunca tinha pensado fazer disto um negócio bola de neve... foram casas que fui comprando e alugando ao longo da vida...não houve critérios definidos...
tenho um conhecido que tem mais que eu arrendadas e o criterio dele é só T2,só zona de Odivelas ( porque ele vive lá e é mais fácil gerir), usados, até 70000euros só paga cash gerado pelas casas e vai a caminho ele sim da bola de neve.
Confere
Dinheiro gera dinheiro...
Se fizeres um bom negocio e tiveres dinheiro para pagar a primeira casa a pronto da sempre para fazer reinvestimentos... mas caso compres e vendas se for tudo legalmente declarado pagas uma batolada de impostos...
e a partir da segunda casa não tens de pagar mais imposto na venda ja tens de declarar mais valias claro que se nunca venderes e as tiveres sempre arrendadas não digo que não 9(casas)*500euros(mínimo)
4500 Euros mesmo que estejas a pagar a ultima
4000 Euros é um quase um ordenado de um gestor de uma media empresa
e se tiveres dinheiro para investir numa segunda casa investias 50% em duas casas e pedias o resto ao banco?
ou será preferível comprar a pronto e arrendar...? visto que depois não pagas imposto ao banco. e o retorno do aluguer é total.
Joao
Se fizeres um bom negocio e tiveres dinheiro para pagar a primeira casa a pronto da sempre para fazer reinvestimentos... mas caso compres e vendas se for tudo legalmente declarado pagas uma batolada de impostos...
e a partir da segunda casa não tens de pagar mais imposto na venda ja tens de declarar mais valias claro que se nunca venderes e as tiveres sempre arrendadas não digo que não 9(casas)*500euros(mínimo)
4500 Euros mesmo que estejas a pagar a ultima
4000 Euros é um quase um ordenado de um gestor de uma media empresa

e se tiveres dinheiro para investir numa segunda casa investias 50% em duas casas e pedias o resto ao banco?
ou será preferível comprar a pronto e arrendar...? visto que depois não pagas imposto ao banco. e o retorno do aluguer é total.
Joao
deixem-me mostrar a minha opinião sobre este assunto :
Eu compro casas para arrendar.
Vou para a nona. Excepto a ultima estão quase todas integralmente pagas pelos inquilinos...
portanto, e exceptuando situações transitórias, eu aconselho-vos a comprar. Comprar muito criteriosamente...
Um abraço a todos
editado...
a minha primeira quase que paga o emprestimo da ultima.
Eu compro casas para arrendar.
Vou para a nona. Excepto a ultima estão quase todas integralmente pagas pelos inquilinos...
portanto, e exceptuando situações transitórias, eu aconselho-vos a comprar. Comprar muito criteriosamente...
Um abraço a todos
editado...
a minha primeira quase que paga o emprestimo da ultima.
Mais uma variavel.
Alugar casa embora parece facil... não o é...
Uma casa em Lisboa T1 no minimo pagamos 400 Euros mes.
Para nao falar que os contratos normalmente sao de 1 ano!
O que te obriga a procurar casa de ano a ano e se quiseres algo mais seguro que duvido com a mentaldiade Portuguesa tens de pagar mais...
Uma casa em Lisboa T1 no minimo pagamos 400 Euros mes.
Para nao falar que os contratos normalmente sao de 1 ano!
O que te obriga a procurar casa de ano a ano e se quiseres algo mais seguro que duvido com a mentaldiade Portuguesa tens de pagar mais...
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 149 visitantes