Finanças & Fundos de Investimento
VirtuaGod Escreveu:Tanto gráfico faz-te mal à cabeça (até pensei que me tinha enganado no tópico)!!![]()
PIMCO D.I. all the way![]()
O Eurizon está-se a comportar dentro dos parâmetros normais!! Enquanto tiver acima dos 150 euros (está a 160) estou relaxadísimo!!
Boas VirtuaGod,
Com estes dois não tens descanso,

VirtuaGod Escreveu:Tanto gráfico faz-te mal à cabeça (até pensei que me tinha enganado no tópico)!!![]()
Realmente o gráficos lá trás destoam um pouco neste tópico...

Mudando de assunto, qual o teu veredito final sobre o Invesco Balanced-Risk Allocatio Fund E?
Para reforçar a minha carteira, será uma boa opção? Ou vou mesmo para o PIMCO D.I. ?
O reforço representa 50% do valor atual da carteira, provavelmente deveria distribuir por todos e acrescentar mais algum o que achas? É que se carregar tudo no PIMCO D.I. ficará um pouco desequilibrado.
Relembro as posições atuais:
20% PIMCO GIS Global Hi Yld Bd E EUR Hdgd
10% F&C Emerging Markets Bond C-Euro Hedged
10% EEF Equity Consumer Staples R Acc
20% PIMCO GIS Gl Inv Grd Crdt E EUR Hg Acc
20% PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc
20% PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc
O que achas mestre?
Bons Ventos,
SW
SW
Manushe Escreveu:O único cenário que eu vejo em que a opção ES Liquidez será útil, é quando eu não disponho do tal montante mínimo que eu tenho de ter, para subscrever um novo fundo.
E não disso que falamos? Onde "deixar o $ "parado" até ter os mil euros de minímo para subscrever PIMCO? Eu recomendo AXA Euro, sendo o que provavelmente faria pessoalmente se tivesse nessa situação!
Os fundos sem mínimos subscreve assim que puderes. Não considero que haja um mínimo aceitável para subscrições, como 1000 euros. Se aceita menos (como Templeton e F&C etc) subscreve logo. O problema é só a parcela PIMCO

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
@VirtuaGod
Obrigado pelos esclarecimentos. Estava com essas dúvidas. Decerto que vais nos brindar com mais um post esclarecedor.
@Manushe
Mas é ao contrário, o activo "Benfica SAD 2012" está no E.S. Liquidez e esse activo está previsto terminar em 18 de Dezembro de 2012.
Clubismos, ideologias, etc, á parte, o que interessa para os investidores (como nós), é o lucro (€€€€€€€€€).
No meus posts anteriores:
E os valores do E.S. Monetário são mais baixos para subscrever:
Obrigado pelos esclarecimentos. Estava com essas dúvidas. Decerto que vais nos brindar com mais um post esclarecedor.

@Manushe
Manushe Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Sim, prefiro DP's, mas entre o Liquidez e um DP no Privat fico naquela...
Bem, pelo menos não ficas exposto a Portugal
O Monetário também está posto de parte, desde que soube que "continha" uma costela benfiquista
(...)
O único cenário que eu vejo em que a opção ES Liquidez será útil, é quando eu não disponho do tal montante mínimo que eu tenho de ter, para subscrever um novo fundo.
Mas é ao contrário, o activo "Benfica SAD 2012" está no E.S. Liquidez e esse activo está previsto terminar em 18 de Dezembro de 2012.
Clubismos, ideologias, etc, á parte, o que interessa para os investidores (como nós), é o lucro (€€€€€€€€€).

No meus posts anteriores:
Rick Lusitano Escreveu:@VirtuaGod
O estranho é que o E.S. Liquidez menciona na carteira que só tem "Liquidez" (em 30-09-2012, % Net Assets = 100.00) e nada de “Obrigações” (em 30-09-2012, % Net Assets = 0.00), mas vendo as "As 10 maiores posições, 30-09-2012", vê-se que tem por exemplo "Benfica Sad 2012" que possivelmente serão as "obrigações não convertíveis Benfica SAD 2012".
(...)
E os valores do E.S. Monetário são mais baixos para subscrever:
Rick Lusitano Escreveu:(...)
Do banco Best:
E.S. Liquidez FEI Acc
Montante mínimo inicial.......€500
Montante mínimo adicional....€25
E.S. Monetário FI Acc
Montante mínimo inicial.........€250
Montante mínimo adicional....€100
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finances et investissements
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出
Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
VirtuaGod Escreveu:Sim, prefiro DP's, mas entre o Liquidez e um DP no Privat fico naquela...
Bem, pelo menos não ficas exposto a Portugal

O Monetário também está posto de parte, desde que soube que "continha" uma costela benfiquista

VirtuaGod Escreveu:Eu pesoalmente preferiria mandar logo para os fundos (os que não têm minímos). Para guardar poara os PIMCO fica na opinião de cada um.
Vamos esclarecer uma coisa: eu estou a iniciar-me no mundo dos fundos, portanto as quantias que vou depositar (a minha carteira inicial vai ter 6 fundos) são mínimas.
Deste modo, considero que já tenho diversificação suficiente e não pretendo subscrever tudo o que seja Pimco

Por isso falei, pelo menos numa fase inicial, em reforço dos existentes, mesmo que em quantias pequenas, já que os montantes mínimos adicionais exigidos são muito reduzidos.
Quando um DP vencer terei mais dinheiro para distribuir, e nos "entretantos", serão as quantias que eu consigo poupar, que infelizmente é cada vez menos.
Ora, se eu não tenho mínimos e se não pago nada por subscrever sempre que o deseje, por que não devo eu logo dirigir e rentabilizar as minhas, ainda que parcas quantias, nos fundos já existentes que me podem dar mais rendimento que todas as opções a curto prazo que mencionamos?
O único cenário que eu vejo em que a opção ES Liquidez será útil, é quando eu não disponho do tal montante mínimo que eu tenho de ter, para subscrever um novo fundo.
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."
"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare
William Shakespeare
Templeton Glbl Total Return N Acc € (templeton sem hedge) em máximos. Não neglegênciem fundos, principalmente se estão no top. Este é um fundo completamente descorrelacionado com os outros. É uma boa mais valia numa carteira. Não se pode viver só de pimco tb 

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Rick Lusitano Escreveu:Baseando neste teu post, o E.S. Monetário, o E.S. Rendimento Plus FEI, o E.S. Obrigações Europa, e talvez o E.S. Liquidez, como contêm obrigações nacionais (OT e de empresas portuguesas), têm mais risco associado? É por isso que preferes DP de curto prazo aos fundos de tesouraria?
Sim, basicamente é por isso. Quem segue o tópico há mais tempo sabe que não gosto muito de exposição a Portugal, embora ache que o liquidez ou o monetário até são minimamente viáveis!! O rendimento plus e o E.S. Obrigações Europa já estão um pouco no limite do risco!!
Rick Lusitano Escreveu:P.S.: Não chegastes a fazer este teu post...
Eu sei, ainda o vou fazer. AQchei que os outros eram mais imporatntes. Sim, prefiro DP's, mas entre o Liquidez e um DP no Privat fico naquela...
Eu pesoalmente preferiria mandar logo para os fundos (os que não têm minímos). Para guardar poara os PIMCO fica na opinião de cada um. Há quem vá preferir algo tipo E.S. Liquidez, há quem prefira DP no privat e pode haver até quem prefira nos AXA de curto prazo!! O AXA WF Euro 5-7 EC EUR não tem tido mais perfoprmance como local viável para ir poupando para os PIMCO

@REFIDUR O teu post não passou ao lado. Tb tinha ldo isso e até tenho curiosidade de ir ver esses fundos. Quando tiver oportunidade digo qualquer coisa!!
@VirtuaGod
O estranho é que o E.S. Liquidez menciona na carteira que só tem "Liquidez" (em 30-09-2012, % Net Assets = 100.00) e nada de “Obrigações” (em 30-09-2012, % Net Assets = 0.00), mas vendo as "As 10 maiores posições, 30-09-2012", vê-se que tem por exemplo "Benfica Sad 2012" que possivelmente serão as "obrigações não convertíveis Benfica SAD 2012". (ver abaixo)
Fonte: “Benfica SAD - RELATÓRIO & CONTAS 1º SEMESTRE 2011/2012 (DE 1 DE JULHO DE 2011 A 31 DE DEZEMBRO DE 2011)”
http://www.slbenfica.pt/Portals/0/Docum ... AD1S11.pdf
Teu post em: "Colocada: 23/10/2012 0:09"
Baseando neste teu post, o E.S. Monetário, o E.S. Rendimento Plus FEI, o E.S. Obrigações Europa, e talvez o E.S. Liquidez, como contêm obrigações nacionais (OT e de empresas portuguesas), têm mais risco associado? É por isso que preferes DP de curto prazo aos fundos de tesouraria?
P.S.: Não chegastes a fazer este teu post...
O estranho é que o E.S. Liquidez menciona na carteira que só tem "Liquidez" (em 30-09-2012, % Net Assets = 100.00) e nada de “Obrigações” (em 30-09-2012, % Net Assets = 0.00), mas vendo as "As 10 maiores posições, 30-09-2012", vê-se que tem por exemplo "Benfica Sad 2012" que possivelmente serão as "obrigações não convertíveis Benfica SAD 2012". (ver abaixo)
Benfica SAD - RELATÓRIO & CONTAS 1º SEMESTRE 2011/2012 Escreveu:(Páginas 7-8)
Em Dezembro de 2011 a Benfica SAD realizou um empréstimo obrigacionista de 50 milhões de euros, estando previsto o seu reembolso a 18 de Dezembro de 2012 ao valor nominal. As obrigações “Benfica SAD 2012” foram emitidas no seguimento da deliberação da Assembleia Geral Extraordinária de 24 de Março de 2011, que autorizou o Conselho de Administração a proceder à emissão de papel comercial, ou instrumento de dívida equiparado, até ao montante máximo de cinquenta milhões de euros, para reestruturação da sua dívida e ainda a executar a deliberação de autorização, nos termos mais convenientes para a Sociedade.
(Página 82)
As condições contratuais dos empréstimos em vigor a 31 de Dezembro de 2011 são como segue:
Empréstimos por obrigações não convertíveis
Benfica SAD 2012
Valor Nominal Inicial = 50.000.000
Valor Nominal Actual = 50.000.000
Taxa Juro = EUR2M+5,85%
Maturidade = Dezembro 2012
Fonte: “Benfica SAD - RELATÓRIO & CONTAS 1º SEMESTRE 2011/2012 (DE 1 DE JULHO DE 2011 A 31 DE DEZEMBRO DE 2011)”
http://www.slbenfica.pt/Portals/0/Docum ... AD1S11.pdf
Teu post em: "Colocada: 23/10/2012 0:09"
VirtuaGod Escreveu:Amanhã ou Quarta devo fazer um post com o título "Fundos com exposição obrigacionista a Portugal e a (não) sustentabilidade das rentabilidades dos últimos 12 meses"![]()
Um verdadeiro caso de "Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura"
Baseando neste teu post, o E.S. Monetário, o E.S. Rendimento Plus FEI, o E.S. Obrigações Europa, e talvez o E.S. Liquidez, como contêm obrigações nacionais (OT e de empresas portuguesas), têm mais risco associado? É por isso que preferes DP de curto prazo aos fundos de tesouraria?
P.S.: Não chegastes a fazer este teu post...

Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

VirtuaGod Escreveu:Manushe Escreveu:3 meses 5.200%
Onde arranjas essa taxa? Com essa tx no curto prazo eu pessoalmente ficaria num depósito a prazo se for numa instituição minimamente credível!!
Equivale a um retorno bruto de 1,3% ou líquido (IR 26,5%) de 0,9555%, o E.S. Liquidez dá liquido, 1.03% (provavelmente aqui, não compensa), mas no E.S. Monetário dá liquido 1.98%.
Depreendo que não aconselhas esses fundos de tesouraria? É preferível DP de curto prazo?
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

Manushe Escreveu:3 meses 5.200%
Onde arranjas essa taxa? Com essa tx no curto prazo eu pessoalmente ficaria num depósito a prazo se for numa instituição minimamente credível!!
Fundos de tesouraria poderão ser bons apenas no curto prazo (30-90 dias, talvez no máximo 180 dias), para criar alguma liquidez, enquanto aguardamos para usar o dinheiro investido, noutra coisa. São melhores no retorno do que DP de curto prazo, mas também tem risco.
Do banco Best:
E.S. Liquidez FEI Acc
E.S. Monetário FI Acc
Do banco Best:
E.S. Liquidez FEI Acc
E.S. Monetário FI Acc
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

Rick Lusitano Escreveu:Atenção que as percentagens desses DP são anuais (TANB).
Por exemplo: E-"Pé de meia" 6 meses 5.350% = 5.350 x 180/360 = 2.675%. Ou seja, recebes apenas 2,675% BRUTOS, tirando o IR (26,5%), fica 1,966125% (TANL). Logo nesse DP 6 meses, recebes 1,966125% de juros. Enquanto nos fundos que mencionei, o retorno a 6 meses é maior, e além disso, esses valores (dos fundos) já são líquidos de impostos.
Portanto o que tu escolherias, DP ou Fundos de tesouraria?
Comparando correctamente, em 6 meses, 1.966125% (E-"Pé de meia" 6 meses) ou 2.12% (E.S. Liquidez) ou 3.10% (E.S. Monetário)?
Agora não tenho dúvidas... Eu estou a aprender imenso com os Fundos, através do que aprendo convosco.
Se não olharmos as coisas, de uma outra perspectiva, há questões que nem colocamos e essa foi uma delas... wow... andei a acreditar no Pai Natal outra vez!

ghorez, eu percebi mas fiquei hesitante por causa da comparação (errada) das % de juros.
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."
William Shakespeare
William Shakespeare
Manushe Escreveu:Rick Lusitano
para esses valores mais vale um DP a 1, 3 ou 6 meses. Só compensa quando é a 1 ano (e mesmo assim... não sei se pela diferença, compensa o risco)
E-Deposito a prazo
pagamento de juros no vencimento (TANB)
1 mes 3.200%
3 meses 5.200%
6 meses 5.350%
12 meses 5.450%
E-"Pé de meia"
6 meses 5.350%
12 meses 5.450%
Atenção que as percentagens desses DP são anuais (TANB).
Por exemplo: E-"Pé de meia" 6 meses 5.350% = 5.350 x 180/360 = 2.675%. Ou seja, recebes apenas 2,675% BRUTOS, tirando o IR (26,5%), fica 1,966125% (TANL). Logo nesse DP 6 meses, recebes 1,966125% de juros. Enquanto nos fundos que mencionei, o retorno a 6 meses é maior, e além disso, esses valores (dos fundos) já são líquidos de impostos.
Portanto o que tu escolherias, DP ou Fundos de tesouraria?
Comparando correctamente, em 6 meses, 1.966125% (E-"Pé de meia" 6 meses) ou 2.12% (E.S. Liquidez) ou 3.10% (E.S. Monetário)?
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

Mas aqui já tás a falar em prazos.
Os fundos tesouraria/monetários, são perfeitos para:
1) Aquele dinheiro que não sabemos exatamente quando iremos precisar;
2) Se desejamos poupar mais algum até fazer reforços para os nossos investimentos. Para mim por exemplo não faz sentido agarrar nos primeiros 100 EUR e colocar logo num fundo, prefiro esperar até ter 500 EUR, ou 1000 EUR.
Os fundos tesouraria/monetários, são perfeitos para:
1) Aquele dinheiro que não sabemos exatamente quando iremos precisar;
2) Se desejamos poupar mais algum até fazer reforços para os nossos investimentos. Para mim por exemplo não faz sentido agarrar nos primeiros 100 EUR e colocar logo num fundo, prefiro esperar até ter 500 EUR, ou 1000 EUR.
Rick Lusitano
para esses valores mais vale um DP a 1, 3 ou 6 meses. Só compensa quando é a 1 ano (e mesmo assim... não sei se pela diferença, compensa o risco)
E-Deposito a prazo
1 mes 3.200%
3 meses 5.200%
6 meses 5.350%
12 meses 5.450%
E-"Pé de meia"
6 meses 5.350%
12 meses 5.450%
E-Deposito a prazo
1 mes 3.200%
3 meses 5.200%
6 meses 5.350%
12 meses 5.450%
E-"Pé de meia"
6 meses 5.350%
12 meses 5.450%
William Shakespeare
William Shakespeare
VirtuaGod Escreveu:Manushe Escreveu:Eu costumava dirigi-las para o Pé-de-Meia do meu DP mas agora a questão coloca-se e não é de resposta tão simples como antes porque há uma gestão a fazer. Como pessoas mais experientes nestas lides, o que aconselham?
Usa o E.S Liquidez, os Axa (um dos dois com prazos mais curtos), F&C, Templetons. Os pimco não são, felizmente, os únicos fundos obrigaccionistas e estáveis no mercado
@VirtuaGod
Algum tempo atrás, falastes em qualidade de crédito da carteira em vez do desvio padrão, referindo-te ao E.S. Liquidez...
Teu post em: "Colocada: 23/10/2012 17:53"
VirtuaGod Escreveu:(...)
Risco é só desvio padrão. Baixo risco para mim é algo com desvio padrão de 1 dígito!
Isto em fundos "normais" como PIMCO etc, porque se passamos para fundos como o E.S. Liquidez aí o risco é o de crédito não de desvio padrão (inexistente)
Para colocar em curto prazo, algum dinheiro que se encontra em stand-by, o que aconselhas? Fundos de tesouraria?
O que preferias, o E.S. Liquidez ou E.S. Monetário? Prazo máximo seria entre 30-90 dias?
E.S. Liquidez FEI Acc
Categoria Morningstar™......Merc. Monetário EUR
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F00000MRIA
Rent. Anualiz. % 08-11-2012
1 mês.....................0.37
3 meses.................1.03
6 meses.................2.12
Ano........................3.77
1 ano.....................4.49
3 anos anualiz........-
5 anos anualiz........-
10 anos anualiz......-
E.S. Monetário FI Acc
Categoria Morningstar™......Merc. Monetário EUR
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR04VDJ
Rent. Anualiz. % 09-11-2012
1 mês.....................0.34
3 meses.................1.98
6 meses.................3.10
Ano.........................5.44
1 ano......................5.96
3 anos anualiz........2.54
5 anos anualiz........2.45
10 anos anualiz......2.17
Medidas de volatilidade 31-10-2012
Desv.Padrão(3a.)............1.20 %
Rentabilidade média........2.51 %
Rácio de Sharpe..............1.47
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

ghorez Escreveu:O ideal na minha modesta opinião, é ter um fundo de investimento tesouraria/monetário para reforçar com pequenas quantias..quando chegar a um valor generoso, reforçamos as aplicações que temos: ações/obrigações/tracker's, etc.
VirtuaGod Escreveu:Usa o E.S Liquidez, os Axa (um dos dois com prazos mais curtos), F&C, Templetons.
Então, depreendo das vossas palavras que eu não devo reforçar os fundos da minha carteira (que está no ínicio, note-se) com pequenas quantias como 100,... 500€?
Dos fundos que me indicaste VG, o único que vale a pena, relativamente à uma TANL de 3.82 % num DP a 3 meses, é o E.S Liquidez - que posso reforçar/resgatar e recomeçar a qualquer altura, certo?
adenda: e daí, até não, pelo que posso deduzir daqui http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... MRIA&tab=1 da rentabilidade a 3 meses...
William Shakespeare
William Shakespeare
Manushe Escreveu:Eu costumava dirigi-las para o Pé-de-Meia do meu DP mas agora a questão coloca-se e não é de resposta tão simples como antes porque há uma gestão a fazer. Como pessoas mais experientes nestas lides, o que aconselham?
Usa o E.S Liquidez, os Axa (um dos dois com prazos mais curtos), F&C, Templetons. Os pimco não são, felizmente, os únicos fundos obrigaccionistas e estáveis no mercado

VirtuaGod Escreveu:REFIDUR Escreveu:A PIMCO é a gestora líder, no ranking dos dez fundos mais vendidos no mês de Outubro, entre os três "supermercados", apesar de nenhum dos fundos desta gestora estar presente nos mais subscritos pelos clientes do Banco BiG.
Talvez porque não os comercializa.![]()
Ponham lá isso que o banco é excelente, excepto não ter PIMCO![]()
Não penso que o tópico tem assim tão grande impacto (para os PIMCO serem os mais subscritos) mas com certeza contribuiu!! Até porque o que está em 1º no top do best é o total return mas em dólares(e a quem subscreve isso recomendo antes o etf "BOND").
Sim, a verdade é que não comercializa mesmo!
MAV8
Carteira 69
Carteira 69