PSI (PSI20) - Tópico Geral
Re: PSI 20
Olá Ulisses,
Há tempos que ando para te perguntar umas cenas:
1. Não marcas suporte no PSI abaixo 4400? Andas a agoirar?
2. este é um dos casos em a cotação parece estar a reagir mais àquela última LTD na escala LOG. Não faria sentido olhar em simultâneo para as duas escalas quando se traçam LT?
3. Com que raio é que os índices reagem às LT's? Alguém anda a comprar e a vender PSIVINTES?! (esta deve ser de maçarico...
)
Abraço
Há tempos que ando para te perguntar umas cenas:
1. Não marcas suporte no PSI abaixo 4400? Andas a agoirar?

2. este é um dos casos em a cotação parece estar a reagir mais àquela última LTD na escala LOG. Não faria sentido olhar em simultâneo para as duas escalas quando se traçam LT?
3. Com que raio é que os índices reagem às LT's? Alguém anda a comprar e a vender PSIVINTES?! (esta deve ser de maçarico...

Abraço
- Anexos
-
- PSI20 Index.png (36.7 KiB) Visualizado 9140 vezes
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
Aqui ficam os gráficos actualizados do PSI num mês em que a Bolsa portuguesa se tem comportado bem. O primeiro sinal de força ocorrerá se o PSI romper, consistentemente, a zona de resistência entre os 4800 e os 4850 pontos.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- psi1.png (30.59 KiB) Visualizado 9189 vezes
-
- psi2.png (32.69 KiB) Visualizado 9189 vezes
-
- psi3.png (42.01 KiB) Visualizado 9189 vezes
g.a. semanal, bonita vela no fecho da semana, a querer dar um ar da sua graça mantendo-se acima da MA20, será que vamos ter a MA20 a apontar para norte?
- Anexos
-
- psi20semanal.PNG (66.38 KiB) Visualizado 9826 vezes
Re: Psi 20
yaya Escreveu:novato Escreveu:Boa tarde,
gostaria de pedir a vossa opinião sobre o índice psi 20?
acham que vamos voltar a ver o Psi perto dos 7000 pontos?tenho UP do fundo do Santander Acções de Portugal desde 2014 e para recuperar o capital investido preciso que o índice ultrapasse os 6500 pontos!!
Obrigado pela vossa atenção
Há uma frase célebre de um investidor que comprou ações por um determinado preço. As acções caíram e ficou com perdas mas mais tarde subiram e ficou com ganhos. Se é um investimento longo prazo e não necessitas do dinheiro é esperar. Novato certamente não serás o único. Há vários exemplos nos caldeirões de investidores que entraram numa altura errada mas ficaram com ações vários anos até terem lucro.
Da minha experiência pessoal de 3 anos em bolsa (com um somatório positivo) posso dizer-te que existe a sensação chata de estar com perdas. Ninguém gosta. Mas a sensação de arrependimento é ainda mais frustrante. O arrependimento de se ter saído quando se devia ter ficado. Imagina que sais com perdas de 20% e depois inverte tendência para uma subida de 50% face ao ponto de entrada inicial.
Obrigado pela partilha...sem.dúvida que me.deu algum ânimo !!
cumprimentos
- Registado: 30/3/2003 22:07
novato Escreveu:Boa tarde,
acham que vamos voltar a ver o Psi perto dos 7000 pontos?tenho UP do fundo do Santander Acções de Portugal desde 2014 e para recuperar o capital investido preciso que o índice ultrapasse os 6500 pontos!!
Há uma frase célebre de um investidor que comprou ações por um determinado preço. As acções caíram e ficou com perdas mas mais tarde subiram e ficou com ganhos. Se é um investimento longo prazo e não necessitas do dinheiro é esperar. Novato certamente não serás o único. Há vários exemplos nos caldeirões de investidores que entraram numa altura errada mas ficaram com ações vários anos até terem lucro.
Da minha experiência pessoal de 3 anos em bolsa (com um somatório positivo) posso dizer-te que existe a sensação chata de estar com perdas. Ninguém gosta. Mas a sensação de arrependimento é ainda mais frustrante. O arrependimento de se ter saído quando se devia ter ficado. Imagina que sais com perdas de 20% e depois inverte tendência para uma subida de 50% face ao ponto de entrada inicial.
Neste momento o PSI cai forte depois do mini rallye enquanto as outras europeias sobem.
Vamos ver se o sentido é dado pelo PSI que vai muito á frente ou se o DAX com a sua subida hoje está certo. Eu aposto no PSI.
O PSI no mini rallye não consegui atingir a MM 200 nos 4712, tendo esta sido sempre ponto de forte resistencia e estando já na queda abaixo da MM50 nos 4541.
O BCP acho previsivel que faça novos minimos neste ambiente, a JMT está com forte venda e as utilities estão a ser fortemente penalizadas com EDPR e EDP á cabeça com setor na europa em forte queda depois da EDF anunciar diminuição de resultados e penso que possivel aumento de capital e já cai 12% .
BCP faz rebound tecnico nos 1.066 devido a anterior minimo historico intraday ser 1.065 e muitos participantes tentam adivinhar inversão de curto prazo, mas acredito que probabilidade de fazer novos minimos será elevada . Até porque está muita gente a aguardar para saber se hipotetico aumento de capital se concretiza antes de entrar ( eu incluido).
As quedas penso que poderão para já continuar , até porque indicadores tecnicos nos USA e DAX estão muito esticados .
Vamos ver se o sentido é dado pelo PSI que vai muito á frente ou se o DAX com a sua subida hoje está certo. Eu aposto no PSI.
O PSI no mini rallye não consegui atingir a MM 200 nos 4712, tendo esta sido sempre ponto de forte resistencia e estando já na queda abaixo da MM50 nos 4541.
O BCP acho previsivel que faça novos minimos neste ambiente, a JMT está com forte venda e as utilities estão a ser fortemente penalizadas com EDPR e EDP á cabeça com setor na europa em forte queda depois da EDF anunciar diminuição de resultados e penso que possivel aumento de capital e já cai 12% .
BCP faz rebound tecnico nos 1.066 devido a anterior minimo historico intraday ser 1.065 e muitos participantes tentam adivinhar inversão de curto prazo, mas acredito que probabilidade de fazer novos minimos será elevada . Até porque está muita gente a aguardar para saber se hipotetico aumento de capital se concretiza antes de entrar ( eu incluido).
As quedas penso que poderão para já continuar , até porque indicadores tecnicos nos USA e DAX estão muito esticados .
- Registado: 4/3/2008 9:17
novato Escreveu:Boa tarde,
7000 pontos foram os bons tempos da bolsa. Isto agora nem devia ter o nome de psi20. Devia talvez passar para psi15 ou psi12.
Enquanto que houver empresas lixo como bcp, Montepio, pharol e tavez etc... Que só afugentam investidores e deitam a baixo a bolsa. Não vais voltar a ver a bolsa nos 7000 pontos. Não há volume nem empresas suficientes nem capital investido para lá chegar. Não esquecer do banco de Portugal e da própria Cmvm terem criado resoluções. Palavrão criado para roubar capital a investidores e que deixaram de investir. Esta aldeia chamada Portugal está sem identidade própria. Não esquecer que o nome disto é Portugal mas já quase nada é nosso. Pois as casas e empresas estão hipotecadas aos bancos e os bancos agora são de chineses, angolanos, espanhóis, etc. A pior estupidez que fizeram para desgraças a bolsa foram as resoluções. Fosse muito mais preferível optarem por aumentos de capital. Fossem quantos os necessários. Tens aqui rapidamente o status desta palhaçada.
- Registado: 29/11/2007 9:32
novato, é muito difícil responder a esse género de perguntas. Eu pelo menos tenho muita dificuldade porque a minha filosofia de investimento é que devemos negociar a favor da tendência. Portanto, o que deveria ter sido feito era vender a perder quando o mercado não lhe estava a dar razão. Mas e agora?
Eu não conseguiria ter uma posição assim. Venderia a posição e voltaria a comprar quando o PSI acordasse deste sono profundo. Por exemplo, o primeiro sinal seria a ruptura, em alta, da resistência entre os 4800 e os 4850 pontos. Para os mais conservadores, eu decreto o meu "Bull Market" acima dos 5600 pontos.
Se pode chegar aos 6500 pontos? Pode, sem dúvida. Mas para isso tem que arrancar para um novo "Bull Market" e mostrar força que ainda não mostrou. Não tenho jeito para adivinho, por isso é difícil responder a essas questões. Eu sou mais do género Maria-vai-com-as-outras, quando o mercado decidir subir eu vou atrás. Enquanto cai, há que ficar pacientemente de fora à espera.
Abraço,
Ulisses
Eu não conseguiria ter uma posição assim. Venderia a posição e voltaria a comprar quando o PSI acordasse deste sono profundo. Por exemplo, o primeiro sinal seria a ruptura, em alta, da resistência entre os 4800 e os 4850 pontos. Para os mais conservadores, eu decreto o meu "Bull Market" acima dos 5600 pontos.
Se pode chegar aos 6500 pontos? Pode, sem dúvida. Mas para isso tem que arrancar para um novo "Bull Market" e mostrar força que ainda não mostrou. Não tenho jeito para adivinho, por isso é difícil responder a essas questões. Eu sou mais do género Maria-vai-com-as-outras, quando o mercado decidir subir eu vou atrás. Enquanto cai, há que ficar pacientemente de fora à espera.
Abraço,
Ulisses
Psi 20
Boa tarde,
- Registado: 30/3/2003 22:07
E quando o BCP afunda 11% e nem assim faz grande mossa no PSI? Já foram tempos de ser um peso pesado...
- Registado: 11/1/2012 17:40
Deixo os gráficos actualizados do PSI numa altura em que o RSI está a níveis que nos últimos meses têm terminado com os ressaltos. Em termos de médio prazo, o gráfico é claro: A quebra da resistência dos 4800/4850 pontos seria o sinal de força que os touros necessitam.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- psi1.png (35.95 KiB) Visualizado 11208 vezes
-
- psi2.png (33.26 KiB) Visualizado 11208 vezes
-
- psi3.png (44.85 KiB) Visualizado 11208 vezes
PSI negociou hoje nos 4686pts, note-se q em 24 de outubro atingiu os 4755pts(actual tecto4700-4800pts) para baixar até aos 4350pts.
-Será q em dezembro irá continuar a sua caminhada para cima?
-Tenho a opinião que o 1.ºtrimestre de 2017, ainda vai ser pior do que o de 2016 para o PSI, com a Taxa de juros da DPP a bater recordes de mais de 2-4 anos.
Se o BCE não aumentar o QE, e n houver alguma negociação da divida publica(perdão de juros p.ex.), isto n se vai aguentar até outubro (eleições Alemanha).
-Será q em dezembro irá continuar a sua caminhada para cima?
-Tenho a opinião que o 1.ºtrimestre de 2017, ainda vai ser pior do que o de 2016 para o PSI, com a Taxa de juros da DPP a bater recordes de mais de 2-4 anos.
Se o BCE não aumentar o QE, e n houver alguma negociação da divida publica(perdão de juros p.ex.), isto n se vai aguentar até outubro (eleições Alemanha).

Para já, o PSI 20 "bateu", praticamente, na linha vermelha, por mim traçada nos últimos dias ...
Má notícia para o país e, consequentemente, para o PSI 20: a "yeld" das Obrigações do Tesouro a 10 anos, hoje, está quase em máximo, de mais de 2 anos!
Má notícia para o país e, consequentemente, para o PSI 20: a "yeld" das Obrigações do Tesouro a 10 anos, hoje, está quase em máximo, de mais de 2 anos!
- Anexos
-
- PSI 20.png (25.86 KiB) Visualizado 11691 vezes
-
- Portugal 10-Year Bond Yield.png (26.45 KiB) Visualizado 11691 vezes
Sim isso é verdade ...
Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Thoth Escreveu:A sonae neste momento está com um peso no psi20 de 4,08%.
Será fácil concluir que se há alguém que segue é a sonae que segue o psi20 e não o contrário.
Aliás, penso que o psi20 não segue nenhuma cotada porque o que faz mexer o psi são as suas constituintes em que a de maior peso anda pelos 15% (galp).
A galp sozinha não faz mexer de uma forma significativa o psi20.
Não foi nesse sentido que escrevi.
A sonae normalmente exacerba os movimentos do psi. Se o psi sobre, normalmente a sonae sobe mais e vice-versa...
The market gives; The market takes.
- Registado: 29/11/2007 2:35
- Registado: 24/11/2010 10:03
- Registado: 24/11/2010 10:03
A sonae neste momento está com um peso no psi20 de 4,08%.
Será fácil concluir que se há alguém que segue é a sonae que segue o psi20 e não o contrário.
Aliás, penso que o psi20 não segue nenhuma cotada porque o que faz mexer o psi são as suas constituintes em que a de maior peso anda pelos 15% (galp).
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Pelo menos a sonae anda em excelente forma e com volumes razoáveis.
Resta saber se o psi segue a sonae ou a sonae segue o psi.
Preferia a 1.ª
Resta saber se o psi segue a sonae ou a sonae segue o psi.
Preferia a 1.ª

The market gives; The market takes.
- Registado: 29/11/2007 2:35
Apos analisar hoje a primeira hora de negociação foi nítido que o mercado está sem força compradora e na expectativa de consolidação e decidiu fazer uma pausa/pequena correcção .
Mercado para já ainda mantem o tom positivo mas neste ambiente não vejo oportunidades para na minha estratégia realizar bons lucros.
Vou esperar para ver como se realiza esta consolidação e como evolui o DAX nos próximos dias . Yellen fala na quarta, pode ser que até lá tenhamos um período de consolidação.
Para já vou manter 100% liquidez e observar a negociação nos próximos dias , atento ao surgimento de oportunidades.
Mercado para já ainda mantem o tom positivo mas neste ambiente não vejo oportunidades para na minha estratégia realizar bons lucros.
Vou esperar para ver como se realiza esta consolidação e como evolui o DAX nos próximos dias . Yellen fala na quarta, pode ser que até lá tenhamos um período de consolidação.
Para já vou manter 100% liquidez e observar a negociação nos próximos dias , atento ao surgimento de oportunidades.
O meu banco propos-me um produto e disse que só comprava quando o PSI entrasse em bull market. Devido a minhaidade (avançada ) não acredito que seja provável. A minha gestora de conta (32 anos) disse que devido a idade dela também nao deve ver tal coisa.
- Registado: 29/11/2007 1:36
Em 07/12/2016:
E o PSI 20 lá chegou aos 4600 e tal pontos ...
O PSI 20, nos últimos dias, acompanhou o movimento de subida dos principais índices acionistas mundiais, com índices acionistas norte-americanos a registarem máximos históricos.
Até onde o movimento iniciado pelo PSI 20 levará o PSI 20 não faço ideia, mas o PSI 20 vai ter que recuar pois já está "esticado".
Além disso, os índices norte-americanos, mais tarde ou mais cedo, vão ter que descer e essa descida atingirá certamente o PSI 20.
ativo Escreveu:Ontem:ativo Escreveu:
O fecho de hoje do PSI 20 foi um fecho forte que faz supor que o PSI 20 possa, nos próximos tempos, chegar aos 4600 e tal pontos ...
O PSI 20 está efetivamente a caminho dos 4600 e tal pontos ...
E o PSI 20 lá chegou aos 4600 e tal pontos ...
O PSI 20, nos últimos dias, acompanhou o movimento de subida dos principais índices acionistas mundiais, com índices acionistas norte-americanos a registarem máximos históricos.
Até onde o movimento iniciado pelo PSI 20 levará o PSI 20 não faço ideia, mas o PSI 20 vai ter que recuar pois já está "esticado".
Além disso, os índices norte-americanos, mais tarde ou mais cedo, vão ter que descer e essa descida atingirá certamente o PSI 20.
- Anexos
-
- PSI 20.png (26.04 KiB) Visualizado 6742 vezes
EAGLETRADER20 Escreveu:Royal_Flush Escreveu:não tenho confiança nenhuma nesta Bolsa tuga...
mas pergunto a quem tem acompanhado com mais atenção se isto é algo parecido com um rally de Natal ou a festa já está a acabar?
Penso que vai continuar até ao natal. Existe pouca venda , e mesmo quando surge alguma noticia negativa como tapering do Mario, mercado pouco recua e compradores entram logo fortes.
Penso que SP500 e DAX vão aguentar estes niveis e a bolsa Tuga ainda deve manter subidas incrementais até ao natal. Os tugas tambem já mereciam algumas alegrias , e mesmo assim o PSI X ainda perde 13% este ano.
Ainda tem muito que recuperar . Só espero vendas após natal ou a partir 1ª semana Janeiro
O Mario na conferencia disse algo tipo " BCE está aqui para apoiar o tempo que for necessário, apesar de diminuir para 60 Bilion", a partir desta afirmação de confiança, vejo os mercados completamente confiantes na politica do BCE e a subir até Natal / Final Ano
obrigado pela tua opinião

"Não se deve acreditar em tudo o que aparece na Internet" - Winston Churchill
Royal_Flush Escreveu:não tenho confiança nenhuma nesta Bolsa tuga...
mas pergunto a quem tem acompanhado com mais atenção se isto é algo parecido com um rally de Natal ou a festa já está a acabar?
Penso que vai continuar até ao natal. Existe pouca venda , e mesmo quando surge alguma noticia negativa como tapering do Mario, mercado pouco recua e compradores entram logo fortes.
Penso que SP500 e DAX vão aguentar estes niveis e a bolsa Tuga ainda deve manter subidas incrementais até ao natal. Os tugas tambem já mereciam algumas alegrias , e mesmo assim o PSI X ainda perde 13% este ano.
Ainda tem muito que recuperar . Só espero vendas após natal ou a partir 1ª semana Janeiro
O Mario na conferencia disse algo tipo " BCE está aqui para apoiar o tempo que for necessário, apesar de diminuir para 60 Bilion", a partir desta afirmação de confiança, vejo os mercados completamente confiantes na politica do BCE e a subir até Natal / Final Ano
não tenho confiança nenhuma nesta Bolsa tuga...
"Não se deve acreditar em tudo o que aparece na Internet" - Winston Churchill