Sonae SGPS - Tópico Geral
Re: Sonae SGPS - Tópico Geral
Não sou um analista técnico, nem sequer um analista. Os indicadores técnicos parecem-me quase todos desmotivadores de grandes expectativas para amanhã... À exceção do volume dos últimos dias (hoje até esse valor foi miserável!). Em termos chartistas não desgosto da figura de pendão que vejo num gráfico de linhas de seis meses...
Amanhã e nos próximos dias se verá.
Por outro lado, também me parece que há uma secagem das ofertas abaixo dos 130 cêntimos. Não sei, obviamente, onde é que estarão os gatilhos dos teóricos dos 'stops apertadinhos'...
Um abraço,
Raposo Tavares
P.S.: O leitor mais atento e crítico vai achar que me repeti na análise (que é como quem diz...) que faço aqui, uma vez que dá a sensação que fiz precisamente a mesma análise no BCP. E tem toda a razão.
Amanhã e nos próximos dias se verá.
Por outro lado, também me parece que há uma secagem das ofertas abaixo dos 130 cêntimos. Não sei, obviamente, onde é que estarão os gatilhos dos teóricos dos 'stops apertadinhos'...
Um abraço,
Raposo Tavares
P.S.: O leitor mais atento e crítico vai achar que me repeti na análise (que é como quem diz...) que faço aqui, uma vez que dá a sensação que fiz precisamente a mesma análise no BCP. E tem toda a razão.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
cocanegra Escreveu:A testar máximos nos 1,343€ e depois fechar nos 1,306€.
Não entendo esta Sonae...
Lateralização... logo dispara.
- Registado: 4/8/2010 10:09
A testar máximos nos 1,343€ e depois fechar nos 1,306€.
- Registado: 2/8/2013 17:23
Sim, penso que o lateralizar das últimas sessões nos indica que não estamos perante um topo.
De qualquer forma, talvez lhe fizesse bem ganhar um pouco de folgo antes de arrancar novamente.
Cumprimentos.
De qualquer forma, talvez lhe fizesse bem ganhar um pouco de folgo antes de arrancar novamente.
Cumprimentos.
"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro; depois, perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem o presente, acabando por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... E morrem como se nunca tivessem vivido."
Dalai Lama
Dalai Lama
Raposo Tavares Escreveu:P.S. Já agora: tenho estado a ver os indicadores técnicos da Sonae SGPS e parece-me que a coisa corre muito favoravelmente.
Tem estado a lateralizar, espera-se uma reacção em alta nos próximos dias, é aguardar...
Cumps
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff
Turney Duff
e-finance Escreveu: [...]A queda na apresentação de resultados foi um sell the news. É muito comum acontecer, fui apanhado nessa um ano em que a sonae apresentou resultados recorde, estavamos em bull market e no dia seguinte a apresentação caiu. Se fosse fácil adivinhar as subidas eu só investia nesses dias...
Cumps
Ora cá está: trata-se uma overdose de normalidade.
Um abraço,
Raposo Tavares
P.S. Já agora: tenho estado a ver os indicadores técnicos da Sonae SGPS e parece-me que a coisa corre muito favoravelmente.
e-finance Escreveu: [...]A queda na apresentação de resultados foi um sell the news. É muito comum acontecer, fui apanhado nessa um ano em que a sonae apresentou resultados recorde, estavamos em bull market e no dia seguinte a apresentação caiu. Se fosse fácil adivinhar as subidas eu só investia nesses dias...
Cumps
Ora cá está: trata-se uma overdose de normalidade.
Um abraço,
Raposo Tavares
P.S. Já agora: tenho estado a ver os indicadores técnicos da Sonae SGPS e parece-me que a coisa corre muito favoravelmente.
Raposo Tavares Escreveu:
P.S.: Ainda aqui volto para dizer que mais destemperadamente manhosa foi a situação ocorrida quando caíu mais de dois por cento após a apresentação de resultados que, inesperada e escandalosamente, estavam de acordo com as previsões (ora vejam lá vocês!...).
A queda na apresentação de resultados foi um sell the news. É muito comum acontecer, fui apanhado nessa um ano em que a sonae apresentou resultados recorde, estavamos em bull market e no dia seguinte a apresentação caiu. Se fosse fácil adivinhar as subidas eu só investia nesses dias...
Cumps
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff
Turney Duff
Muito grato pela tua análise.
Só não entendo o perfil psicológico ,ou estratégico?! de trades de ultimo leilão.
Não podiam dar ordem á melhor como é normal? perdem 5 cêntimos x1250000 de livre e espontânea vontade?!!<não foi só 1 ordem foram 5.
Que dizes mestre Ulisses ?dá-me uma lição grátis sobre os insondáveis e escuros processos da Bolsa.
Só não entendo o perfil psicológico ,ou estratégico?! de trades de ultimo leilão.
Não podiam dar ordem á melhor como é normal? perdem 5 cêntimos x1250000 de livre e espontânea vontade?!!<não foi só 1 ordem foram 5.
Que dizes mestre Ulisses ?dá-me uma lição grátis sobre os insondáveis e escuros processos da Bolsa.
- Registado: 29/11/2007 10:58
1º- Não sou um analista técnico, nem sequer sou um analista... Digo (evito papaguear) o que ouço e leio. E consta-me que não é fácil, segundo dizem os entendidos, despachar lotes de papéis de acções passíveis de serem carregados em paletes... Repara que o referido número de papéis é para aí 25% da média total de papéis transaccionados por dia. É obra!
2º - Nene, agora vê o lado positivo:
Primeiro momento - 1 250 000 em venda até 1,27€.
Segundo momento - movimentam-se mais de 2000000 de títulos no último leilão.
Terceiro momento - a cotação mantém-se com um estilo imperial nos 1.32 €!!!!
3º - O aspeto técnico do papel está sensual até ao folículo piloso mais profundo, os fundamentais constituem-se do melhor aço reforçado, a Sonae tem bons projectos e ambição... Calma nas hostes!
Um abraço,
Raposo Tavares
P.S.: Ainda aqui volto para dizer que mais destemperadamente manhosa foi a situação ocorrida quando caíu mais de dois por cento após a apresentação de resultados que, inesperada e escandalosamente, estavam de acordo com as previsões (ora vejam lá vocês!...).
2º - Nene, agora vê o lado positivo:
Primeiro momento - 1 250 000 em venda até 1,27€.
Segundo momento - movimentam-se mais de 2000000 de títulos no último leilão.
Terceiro momento - a cotação mantém-se com um estilo imperial nos 1.32 €!!!!
3º - O aspeto técnico do papel está sensual até ao folículo piloso mais profundo, os fundamentais constituem-se do melhor aço reforçado, a Sonae tem bons projectos e ambição... Calma nas hostes!
Um abraço,
Raposo Tavares
Boas.
Alguém me pode explicar o fecho de hoje da Sonae?
às 16h30 estava a valorizar 0.45% com cotação a 1,33,depois desta hora aparece na compra 1250000 á melhor e do lado da venda 1300000 a 1,27€
Como se processa este negócio ,para no pós fecho a ação fica a desvalorizar 0.15%
Que movimentos são estes ,que pessoal vende a 1.27 se podia vender mais acima?
Já tenho assistido ao fecho em alguns dias e nunca vi fenómeno igual
Alguém me pode explicar o fecho de hoje da Sonae?
às 16h30 estava a valorizar 0.45% com cotação a 1,33,depois desta hora aparece na compra 1250000 á melhor e do lado da venda 1300000 a 1,27€
Como se processa este negócio ,para no pós fecho a ação fica a desvalorizar 0.15%
Que movimentos são estes ,que pessoal vende a 1.27 se podia vender mais acima?
Já tenho assistido ao fecho em alguns dias e nunca vi fenómeno igual
- Registado: 29/11/2007 10:58
Aqui está uma análise mais correcta. Não foi nem jornal negócios nem diário económico. Foi o Público que, por acaso, pertence à Sonae.
Sonae preparada para novo ciclo de crescimento que pode incluir aquisições
20/03/2014 Público
Crescimento dos resultados e redução da dívida em 600 milhões de euros permitem à Sonae acelerar na internacionalização.
A Sonae está preparada para um novo ciclo de expansão, que pode incluir aquisições. A garantia foi dada ontem pelo presidente executivo (CEO) da empresa, Paulo Azevedo, na apresentação de resultados de 2013, que ficam assinalados pelo crescimento dos negócios e dos lucros, e por uma forte redução da dívida.
Num discurso bem mais optimista do que há um ano atrás, Paulo Azevedo referiu que as perspectivas para o futuro “são positivas, “excitantes mesmo”, e assentam em vários factores, o primeiro dos quais está relacionado com o “retorno, à Península Ibérica, de investidores imobiliários de qualidade”, que vão permitir reduzir a exposição a activos maduros e de baixa rentabilidade e monetizar outros activos imobiliários. O segundo está associado à “indiscutível recuperação dos níveis de consumo privado”, também na Península Ibérica, com Paulo Azevedo a garantir que “o grupo vai continuar a liderar em preços”.
O gestor fez depois uma breve referência à participação do grupo “na modernização da cadeia de valor do retalho". Questionado sobre o estado de maturidade do projecto de lançamento de hipermercados em Angola, Paulo Azevedo escusou-se a comprometer-se com datas, dados os atrasos na componente imobiliária, da responsabilidade da parceira local, a empresária Isabel dos Santos (filha do presidente angolano).
O gestor, que começou por apresentar os resultados em camisa, para, segundo disse, mostrar a qualidade dos produtos MO, a marca de vestuário do grupo, destacou o reforço de internacionalização das marcas da Sonae, que cobrem as áreas têxtil (adulto e criança), artigos de desporto, casa e decoração, informática e electrónica, entre outras.
Nesta expansão, o gestor referiu-se ao arranque de um novo ciclo de investimento, gerado pelo maior desafogo financeiro decorrente da redução do endividamento, em cerca de 600 milhões de euros - de 1802 milhões de euros para 1214 milhões. Completando 17 trimestres a reduzir o endividamento, a estrutura de capitais é hoje composta por 39% de dívida e 61% de capitais próprios, revelou Ângelo Paupério, administrador da Sonae SGPS.
À margem da apresentação de contas, Paulo Azevedo explicou que a estratégia de capital light (menor investimento directo) - desenvolvida até agora por força de uma conjuntura que reduziu o acesso ao financiamento bancário - não tem que ser forçosamente seguida. Neste momento, há disponibilidade para aquisições, incluindo de marcas, de forma a conhecer os canais de distribuição em que elas se apoiam.
Nas ambições da Sonae está ainda o lançamento do futuro líder de mercado das telecomunicações, referindo-se à fusão da Zon com a Optimus.
No ano em que a empresa deixou de consolidar a actividade de telecomunicações, a Sonae apresentou 319 milhões de euros de lucros, o que compara com os 33 milhões de euros obtidos em 2012. Os resultados indirectos totalizaram 289 milhões de euros, incluindo um ganho de 443 milhões de euros relacionado com a fusão e a Zon Optimus, além de outros resultados indirectos da Sonae Sierra.
Os resultados foram também conseguidos “através da manutenção de um desempenho muito bom nas operações de retalho alimentar” e de “uma sólida recuperação no retalho não alimentar”, destaca a Sonae SGPS.
O volume de negócios do grupo (que detém o PÚBLICO) cresceu 3% para 4821 milhões de euros, enquanto o EBITDA (lucro antes de impostos, juros, amortizações e depreciações) melhorou 1% para 475 milhões de euros e a margem de EBITDA desceu 0,2 pontos percentuais para 9,8%.
No retalho, o volume de negócios da Sonae MC atingiu 3415 milhões de euros, mais 4,1% do que em 2012. Segundo o grupo, a evolução reflecte o aumento do número de lojas Continente e o crescimento de 1,4% nas vendas no universo comparável de lojas.
Em 2013, ano em que a Sonae MC investiu um total de 164 milhões de euros (mais 4%), as vendas online cresceram 8% e as marcas próprias continuaram a representar cerca de um terço do volume de negócios nas categorias de bens de grande consumo.

Sonae preparada para novo ciclo de crescimento que pode incluir aquisições
20/03/2014 Público
Crescimento dos resultados e redução da dívida em 600 milhões de euros permitem à Sonae acelerar na internacionalização.
A Sonae está preparada para um novo ciclo de expansão, que pode incluir aquisições. A garantia foi dada ontem pelo presidente executivo (CEO) da empresa, Paulo Azevedo, na apresentação de resultados de 2013, que ficam assinalados pelo crescimento dos negócios e dos lucros, e por uma forte redução da dívida.
Num discurso bem mais optimista do que há um ano atrás, Paulo Azevedo referiu que as perspectivas para o futuro “são positivas, “excitantes mesmo”, e assentam em vários factores, o primeiro dos quais está relacionado com o “retorno, à Península Ibérica, de investidores imobiliários de qualidade”, que vão permitir reduzir a exposição a activos maduros e de baixa rentabilidade e monetizar outros activos imobiliários. O segundo está associado à “indiscutível recuperação dos níveis de consumo privado”, também na Península Ibérica, com Paulo Azevedo a garantir que “o grupo vai continuar a liderar em preços”.
O gestor fez depois uma breve referência à participação do grupo “na modernização da cadeia de valor do retalho". Questionado sobre o estado de maturidade do projecto de lançamento de hipermercados em Angola, Paulo Azevedo escusou-se a comprometer-se com datas, dados os atrasos na componente imobiliária, da responsabilidade da parceira local, a empresária Isabel dos Santos (filha do presidente angolano).
O gestor, que começou por apresentar os resultados em camisa, para, segundo disse, mostrar a qualidade dos produtos MO, a marca de vestuário do grupo, destacou o reforço de internacionalização das marcas da Sonae, que cobrem as áreas têxtil (adulto e criança), artigos de desporto, casa e decoração, informática e electrónica, entre outras.
Nesta expansão, o gestor referiu-se ao arranque de um novo ciclo de investimento, gerado pelo maior desafogo financeiro decorrente da redução do endividamento, em cerca de 600 milhões de euros - de 1802 milhões de euros para 1214 milhões. Completando 17 trimestres a reduzir o endividamento, a estrutura de capitais é hoje composta por 39% de dívida e 61% de capitais próprios, revelou Ângelo Paupério, administrador da Sonae SGPS.
À margem da apresentação de contas, Paulo Azevedo explicou que a estratégia de capital light (menor investimento directo) - desenvolvida até agora por força de uma conjuntura que reduziu o acesso ao financiamento bancário - não tem que ser forçosamente seguida. Neste momento, há disponibilidade para aquisições, incluindo de marcas, de forma a conhecer os canais de distribuição em que elas se apoiam.
Nas ambições da Sonae está ainda o lançamento do futuro líder de mercado das telecomunicações, referindo-se à fusão da Zon com a Optimus.
No ano em que a empresa deixou de consolidar a actividade de telecomunicações, a Sonae apresentou 319 milhões de euros de lucros, o que compara com os 33 milhões de euros obtidos em 2012. Os resultados indirectos totalizaram 289 milhões de euros, incluindo um ganho de 443 milhões de euros relacionado com a fusão e a Zon Optimus, além de outros resultados indirectos da Sonae Sierra.
Os resultados foram também conseguidos “através da manutenção de um desempenho muito bom nas operações de retalho alimentar” e de “uma sólida recuperação no retalho não alimentar”, destaca a Sonae SGPS.
O volume de negócios do grupo (que detém o PÚBLICO) cresceu 3% para 4821 milhões de euros, enquanto o EBITDA (lucro antes de impostos, juros, amortizações e depreciações) melhorou 1% para 475 milhões de euros e a margem de EBITDA desceu 0,2 pontos percentuais para 9,8%.
No retalho, o volume de negócios da Sonae MC atingiu 3415 milhões de euros, mais 4,1% do que em 2012. Segundo o grupo, a evolução reflecte o aumento do número de lojas Continente e o crescimento de 1,4% nas vendas no universo comparável de lojas.
Em 2013, ano em que a Sonae MC investiu um total de 164 milhões de euros (mais 4%), as vendas online cresceram 8% e as marcas próprias continuaram a representar cerca de um terço do volume de negócios nas categorias de bens de grande consumo.
Pequeno suporte na casa dos 1.26 aproximadamente com LT ascendente válida! Enquando LT não for "violada" e suporte também não temos muito com que nos preocupar!! Próxima resistência considerável do meu ponto de vista 1.70 aproximadamente! O suporte que me refiro não é muito forte, caso haja correcções fortes no PSI 20...1,12, aproximadamente é o suporte mais forte que temos nesta acção!! Fica aqui o gráfico, abraço e boas apostas!!
- Registado: 12/10/2013 16:23
surviver,
Eu não tenho nada a ver com isso, mas já chateia ver tanta publicidade do teu grupo do face em tantos tópicos...
Eu não tenho nada a ver com isso, mas já chateia ver tanta publicidade do teu grupo do face em tantos tópicos...
- Registado: 20/2/2014 22:01
Raposo Tavares Escreveu:Estou 60% dentro da Sonae. Estou calmo. Equaciono, bem ao contrário, reforçar...
Um abraço,
Raposo Tavares
P.S.: Se tomares atenção os volumes da Sonae estão em ascenção de há quatro meses para cá. Isso explica-se pela acumulação destes papéis por parte de alguns investidores e, já agora, prenuncia a subida da cotação do papel a prazo.
Uma entrada ou reforço nos 1,27 faz bastante sentido. O canal ascendente além de valido tem força... ainda vli isso hoje no grupo sobre a bolsa https://www.facebook.com/groups/1375627432694585/
- Registado: 29/11/2007 13:40
Quem estiver à espera dos relatórios e contas para tomar decisões, vai andar sempre ao contrário da tendência... Não são raros os casos em que os lucros aumentam e as acções caem, ou que os prejuizos aumentam e as acções sobem...
De uma forma ou outra, 2% não estava à espera, não vejo razões para tal, mas continuo a confiar a médio prazo na SONAE.
De uma forma ou outra, 2% não estava à espera, não vejo razões para tal, mas continuo a confiar a médio prazo na SONAE.
- Registado: 9/11/2012 16:27
cocanegra Escreveu:O fato de a Sonae não subir com o anúncio de resultados tem a ver, quanto a mim, com o montante do dividendo (3,48 cêntimos)...muito pouco para uma Empresa que teve estes lucros.
O comunicado à CMVM indica os 3,48 cêntimos como valor líquido dos dividendos. Nao sei qual foi o dividendo no ano passado, mas quem souber pode avaliar se há aumento do dividendo por esta via. Algum comentário?
- Registado: 29/11/2007 1:36
cocanegra Escreveu:O que é "Sobrevenda?". Porque desceu tanto a Sonae com o Psi20 em queda ligeira?
Serão os dividendos pouco atrativos, foi correção ou há outra coisa que nós não sabemos?
Sobrevenda ou " oversold" é um indicador usado em análise técnica. Deixo este link que tem uma explicação rasoável:
http://stockcharts.com/help/doku.php?id=chart_school:technical_indicators:introduction_to_tech
Quanto à descida, em minha opinião, criaram-se expetativas demasiado otimistas quanto aos resultados. Quando estes saíram "apenas" em linha de conta com as previsões, muitos investidores ficaram desiludidos, o que levou a uma correção. Estou dentro com uma estratégia de longo prazo e até agora não vi motivos para sair.
Cumps.
P.
O que é "Sobrevenda?". Porque desceu tanto a Sonae com o Psi20 em queda ligeira?
Serão os dividendos pouco atrativos, foi correção ou há outra coisa que nós não sabemos?
AT de hoje indica sobrevenda. Ontem talvez tenha afastado em demasia da MA e voltou "à base".
A empresa tem bastante divida e se procura a internacionalização ainda necessita de mais capital... Portanto é normal usar esses lucros para abater divida ou realizar investimentos... Em vez de distribuir capital...
Quem investe nesta ação por certo não é à procura de dividendos, para isso tem a REN, EDP, Portucel, Altri, etc.
Por mim até podia ser 0 dividendos, desde que os apliquem bem.
Quem investe nesta ação por certo não é à procura de dividendos, para isso tem a REN, EDP, Portucel, Altri, etc.
Por mim até podia ser 0 dividendos, desde que os apliquem bem.
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."
WingsofGold
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."
WingsofGold
O fato de a Sonae não subir com o anúncio de resultados tem a ver, quanto a mim, com o montante do dividendo (3,48 cêntimos)...muito pouco para uma Empresa que teve estes lucros.
Raposo, quanto aos volumes tens razão.
Quanto ao curto prazo reforçar..... gráfico em anexo.
Cumprimentos bolsistas
.
Quanto ao curto prazo reforçar..... gráfico em anexo.
Cumprimentos bolsistas

1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Estou 60% dentro da Sonae. Estou calmo. Equaciono, bem ao contrário, reforçar...
Um abraço,
Raposo Tavares
P.S.: Se tomares atenção os volumes da Sonae estão em ascenção de há quatro meses para cá. Isso explica-se pela acumulação destes papéis por parte de alguns investidores e, já agora, prenuncia a subida da cotação do papel a prazo.
Um abraço,
Raposo Tavares
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Crosses, Google [Bot], PacoNasssa, trilhos2006, yggy e 207 visitantes