Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por R2 » 14/1/2015 10:44

Boas,

J.P. Morgan AM: “A bolsa europeia está a ficar mais barata comparativamente com a dos EUA”

http://www.fundspeople.pt/noticias/95406

Abraço.
O projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock

Em vez de seguires o mercado, faz com que ele te siga a ti. - BedRock
Toma o ganho antes que a perda tome conta de ti. - BedRock
Big vacuum ideas in a big head gives a low brain density that float on stupid polluted water.
- BedRock

Registado: 21/11/2014 19:42

por chico_laranja » 14/1/2015 10:19

zeef Escreveu:Boas Again people,

Desculpem ser chatinho. :)

Alguem me explica a diferença na valorização dos fundos?

BGF World Healthscience E2 EUR 27.49 EUR YTD : 5.65%

BGF World Healthscience E2 USD 32.33 USD YTD : 2.47%

Vi que os ativos sao todos iguais.

Fonte: Acompanho-os na Unience.

zeef,

Boas zeef.

USD/EUR@31/12/2014
0.8265

USD/EUR@13/01/2015
0.8452

Valorização: 2.797%

Está aqui a diferença. Convém ter que eu tenho cotação de fecho e as gestoras têm uma hora própria para isso, muitas das vezes numa hora em que o mercado está aberto. Cada gestora tem a sua própria hora. Não há algo pré-definido (mas devia a bem da clareza :roll: )

Sobre o abrires exposição ao USD nem tens necessidade de abrir conta em USD e investir em fundos em USD. Bastará comprares fundos em EUR cuja base esteja em USD e que não tenham Hedge.

FoxTrote Escreveu:Boa tarde.

Apesar de ser a minha primeira mensagem quero dizer que já sigo este tópico há muito (meados 2014) e nunca agradeci pois não estava registado. Hoje aproveitei e fiz o registo, pois surgiram-me aqui umas duvidas. Antes de passar à minha duvida quero dar os parabens ao Rick pela criação deste tópico. Sem esquecer tambem o VirtuaGod no outro tópico e agradecer tambem ao R2 e a todos os outros intervenientes. Graças a vocês tenho aprendido bastante.

A minha carteira e respectivas percentagens

Obrigaçoes

Es Rendimento Plus -------------10.67
Pioneer Emerg Mkts Bd C-------6.48
Jupiter JGF Dynamic Bd L-----9.67
Legg Mason BW Glb Fxd -------6.55
Invesco European Bond E------6.46
AXA WF Euro 5-7 EC EUR------5.31

Mistos

Nordea-1 Stable Return E EUR---7.11
Invesco Balanced-Risk Alloc E---6.95

Acçoes

DWS Biotech--------------------------4.5
Pioneer US Fundamental------------7.36
MFS® Eur Sm Cos A1 EUR Acc-----6.02
MFS® Global Equity A1 EUR Acc--7.16
Schroder ISF Middle East EUR B---2.74
Eurizon EasyFund Eq Pharma LTE-5.54
Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Sta---5.29
Invesco Pan Eurp Stru Eq E---------6.7

Neste momento pretendo tornar a carteira um pouco mais agressiva. Estava a pensar subscrever o UBS (Lux) ES Eurp Opp Uncons € P. Faz sentido subscrever esse fundo visto que já tenho o Invesco Pan Eurp Stru? Ou aconselham outro? Se alguem puder dar a sua opiniao agradecia.

Cumprimentos e obrigado

FoxTrote

Bem vindo. Ainda bem que estás a aprender e isso nota-se na tua carteira ;)

Spnre a dúvida que colocas entre o UBS e o Invesco, convém talvez fazeres:
- X-Ray da Morningstar, via site do Best, dos 2 fundos para saber a sobreposição dos mesmos
- Verificar a correlação ente eles, via Trustnetoffshore

Convém estar ciente que a correlação não será baixa pois apostam no mesmo mercado.

Se for acima de 0.95 e o capital for pouco escolhe um deles com base no teu perfil (mais ganho potencial mas mais Risco/desvio padrão ou menos risco mas menos ganho potencial, fica ao teu critério). Se o capital abunda, divide entre os 2. Por capital abundante digo mínimo 1k para distribuir entre esses 2 fundos, fica 500 para cada(invesco tem mínimo de 500€ para abertura e movimentos no BEST), mas isto é mais uma guerra pessoal 8-)

Investiga um pouco o Invesco para saber se é um fundo apenas com acções escolhidas por fundamentais (o normal) ou se tem alguma política diferente como é o caso do UBS que é um fundo 130/30. Tens ainda o STEEP da JP Morgan: JPM Highbridge Eurp STEEP D acc perf EUR - LU0325073954 que são também filosofias de investimento alternativos. O BedRock aka R2 já cá colocou um post a explicar e a dar exemplos de fundos com estas estratégias porreiras :wink:

Um abraço e bons investimentos
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por mwc 2.0 » 14/1/2015 7:56

zeef Escreveu:Boas Again people,

zeef,

Bom dia,

A diferença de valorização entre os fundos poderá ser explicada pela exposição cambial.

Cumprimentos,

MWC
"The truth has no temperature" - Malika in "The Counselor"

Registado: 2/5/2014 7:58

por zeef » 14/1/2015 4:16

Boas Again people,

zeef,

Registado: 9/11/2014 21:16

por zeef » 14/1/2015 1:29

[/quote]

Olhei melhor para os gráficos e decidi. A opinião do Rimbaldi também ajudou.

O resto dos fundos que estão na fase de escolha, eu pessoalmente, em obrigações gosto mais do LU0115144304 e do LU0853555380. Mais calmos. Mas isso sou eu, a minha estratégia não é provavelmente igual à tua.

Também gostei do fundo que o R2 mencionou - UBS (Lux) ES Gbl High Div USD P-acc.[/quote]

Obrigado pela resposta.

O R2, o tópico do VG e este , para mim têm sido uma escola. A seguir falta ler o do LCTM (penso que é assim que se diz) sobre ETF´s. :)

Já conhecia esses também. Queria ver era fundos obrigacionistas em USD.

A minha estratégia é:

1) Carteira de Longo Prazo - Conservadora/Passiva
2) Carteira de "timming" - Agressiva/Dinâmica
3) Liquidez para eventual reforço, subscriçao..

De obrigações tinha pensado para EUR, algo deste genero para a carteira conservadora:

1 - Obrigações (45%) :

1.1 - Obrigações Europa: (15%)
- ES Obrigações Europa Euro FIAO TF - PTYESRLM0008 - (15%)

1.2 - Obrigações Globais: (10%)
- EEF High Yield R - LU0114074718)- (5%)
- BNY Mellon Global High Yld Bd C EUR - IE00B8W3M622 -(5%)
- Legg Mason BW Glb Fxd Inc A Acc Hg - IE00B23Z8X43 **

1.3 - Obrigações Diversificado: (10%)
- AXA WF Euro 5-7 EC EUR - LU0251660279 - (10%)
- ES Euro Bond - LU0062574610

1.4 - Obrigaçoes Corp: (10%)
- Henderson Horizon Euro Corp Bond A2 Acc - LU0451950314 - (10%)

1.5 - Obrigações Gov. USD
- BGF US Government Mortgage E2

Obrigaçoes Flexiveis:
-Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc LU0853555380
-ES Opportunity Fund

Mas só tenho algus destes e queria agora algo em USD..

Queria acrescentar alguns de obrigaçoes à carteira 1, que ainda estou a constituir.

Vamos ver se o pessoal me ajuda.

Pensei em constituir agora apenas um de obrigaçoes Flexivem em USD e depois ir acrescentando mais alguma subcategorias. :)

Alguma dica pessoal?

zeef,

por R2 » 14/1/2015 1:26

R2 Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:Afinal é para os fundos nacionais, que entra em vigor apenas em Julho. \:D/

Jornal de Negócios - Novo regime fiscal dos fundos entra em vigor em Julho (13 Janeiro 2015, 18:03)
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/novo_regime_fiscal_dos_fundos_entra_em_vigor_em_julho.html

Rick,
Foste induzido em erro pela redação de início do artigo do Jornal de Negócios, pois quando eles falam em fundos nacionais estão a querer dizer que finalmente a industria nacional de fundos vai ser competitiva e atrativa em relação à industria estrangeira de fundos (a redação deles podia ser mais explicita e clara para não induzir em erros de apreciação).

Da leitura do art.º 9.º, a seguir reproduzido integralmente, não me restam dúvidas em como o presente diploma entra em vigor a partir de 1 de julho de 2015, para todas as componentes constantes do diploma e assim para todos os FI (nacionais e estrangeiros), pois caso contrário, o legislador teria colocado várias datas de entradas em vigor para as respetivas componentes articulares diferenciadas.

"Artigo 9.º

Produção de efeitos

O presente decreto -lei produz os seus efeitos a partir
de 1 de julho de 2015."

Abraço.

Na continuação do que referi anteriormente, vou reproduzir o disposto no nº 9 do art.º 7.º do presente diploma, por considerar que o mesmo é o cerne da questão:

"9 — A tributação dos rendimentos das unidades de participação
ou das ações auferidos pelos participantes ou
acionistas dos organismos de investimento coletivo, nos
termos do novo artigo 22.º -A do EBF, na redação dada
pelo presente decreto -lei, incide apenas sobre a parte dos
rendimentos gerados a partir da data de início de produção
de efeitos deste diploma, considerando -se, para efeitos de
determinação de mais -valias ou menos -valias resultantes da
transmissão onerosa das unidades de participação ou das
participações sociais, como valor de aquisição o valor de
mercado à data de início da produção de efeitos da redação
dada ao artigo 22.º do EBF pelo presente decreto -lei ou,
se superior, o valor de aquisição das mesmas."

Abraço.
O projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock

Big vacuum ideas in a big head gives a low brain density that float on stupid polluted water.
- BedRock

por Brans » 13/1/2015 23:52

zeef Escreveu:
Brans Escreveu:
zeef Escreveu:Boas pessoal queria diminuir um bocadinho o risco da minha carteira, entao queria adicionar alguns fundos obrigacionistas, um misto, um de Ações EUA e vou reforçar alguns que tenho.

Tinha prefenecia por fundos em USD. O que acham da seguinte alocação? Existe melhor na sua categoria?

Obrigações:

-ES Obrigações Europa OICVM AO

Tem andado mal com a situação europeia. E vamos lá a ver como fica. Eu esperava, pelo menos, pelas eleições gregas.

Pois eu sei, ja me tinham alertado aqui.

Acçoes USA:

-JPmorgan Funds - US Smaller Companies D (acc) (perf) - USD

Eu acabei por ficar com o Parvest Equity USA Small Cap C C, mas estive com esse em cima da mesa também.

Também parece interessante, caiu menos nas correçoes da bolsa e apesar de menos margem de manobra para o gestor (R2). Foram estas a tua razao da troca? Desvantagem só estou a ver o valor da up :). E em relação a restante carteira? sugestoes/melhorias?

Abraço

zeef,

Olhei melhor para os gráficos e decidi. A opinião do Rimbaldi também ajudou.

O resto dos fundos que estão na fase de escolha, eu pessoalmente, em obrigações gosto mais do LU0115144304 e do LU0853555380. Mais calmos. Mas isso sou eu, a minha estratégia não é provavelmente igual à tua.

Também gostei do fundo que o R2 mencionou - UBS (Lux) ES Gbl High Div USD P-acc.

Registado: 8/7/2014 0:13

por R2 » 13/1/2015 21:23

Rick Lusitano (New) Escreveu:Afinal é para os fundos nacionais, que entra em vigor apenas em Julho. \:D/

Jornal de Negócios - Novo regime fiscal dos fundos entra em vigor em Julho (13 Janeiro 2015, 18:03)
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/novo_regime_fiscal_dos_fundos_entra_em_vigor_em_julho.html

Rick,
Foste induzido em erro pela redação de início do artigo do Jornal de Negócios, pois quando eles falam em fundos nacionais estão a querer dizer que finalmente a industria nacional de fundos vai ser competitiva e atrativa em relação à industria estrangeira de fundos (a redação deles podia ser mais explicita e clara para não induzir em erros de apreciação).

Da leitura do art.º 9.º, a seguir reproduzido integralmente, não me restam dúvidas em como o presente diploma entra em vigor a partir de 1 de julho de 2015, para todas as componentes constantes do diploma e assim para todos os FI (nacionais e estrangeiros), pois caso contrário, o legislador teria colocado várias datas de entradas em vigor para as respetivas componentes articulares diferenciadas.

"Artigo 9.º

Produção de efeitos

O presente decreto -lei produz os seus efeitos a partir
de 1 de julho de 2015."

Abraço.

- BedRock

por R2 » 13/1/2015 20:31

Boas,

Contributos para a literacia em ETF's.

Dado que os passivos que visitam este tópico práticamente não trazem informação educacional de base sobre ETF's , tem de ser um ativo a fazer isso. :twisted: Nesse sentido, vou indicar 7 links aonde podemos ver alguma dessa informação, sendo que o 1º link foi postado no tópico do VG pelo forista Varendia e o último link já foi postado por mim neste tópico, mas achei por bem enquadrá-los nesta listagem de links:

http://www.economist.com/news/finance-a ... y-emerging

Sequência de 5 artigos ligados:

Parte 1: http://marketrealist.com/2014/02/must-k ... -investors

Parte 2: http://marketrealist.com/2014/02/bid-as ... investors/

Parte 3: http://marketrealist.com/2014/02/expens ... s-returns/

Parte 4: http://marketrealist.com/2014/02/must-k ... d-tlt-mub/

Parte 5: http://marketrealist.com/2014/03/fixed- ... gher-loss/

101 ETF Lessons Every Financial Advisor Should Learn: http://etfdb.com/etf-education/101-etf- ... ould-know/

Abraço.

- BedRock

por DMP » 13/1/2015 19:57

R2 Escreveu:Boas,

(...)

Relembro que o FI da HSBC da China foi recomendado por mim para quem quisesse investir na China, por considerar que a gestora/banco HJSBC é uma das gestoras que melhor aproveita a “boa volatilidade” dentro de um determinado período de curto prazo (< 1 ano) e também pelo facto dos preços dos seus ativos terem uma boa margem potencial de progressão (baixo valor relativo do rácio P/E).

Relembro que há cerca de meio ano recomendei no tópico um FI da Índia da GS ao forista DMP e depois veio a verificar-se que a gestora GS foi quem tem teve a melhor performance da Índia a 1 ano.

(....)

Abraço.

:arrow: Goldman Sachs India Equity Port E Acc 30,37%

:arrow: Verdade aquilo que o BR nos diz sobre a HSBC. Saem disparados sempre em bull relativamente à concorrência. Fruto de algum estudo, corroborado pela análise que o colega Alquimista publicou sobre Frontier Markets aqui no tópico, entrei há relativamente pouco tempo com o fundo HSBC GIF Frontier Markets ECEUR esperando apanhar a possível subida deste mercado. :pray:

Um abraço.

Registado: 22/3/2014 13:47

por FoxTrote » 13/1/2015 19:49

Boa tarde.

Apesar de ser a minha primeira mensagem quero dizer que já sigo este tópico há muito (meados 2014) e nunca agradeci pois não estava registado. Hoje aproveitei e fiz o registo, pois surgiram-me aqui umas duvidas. Antes de passar à minha duvida quero dar os parabens ao Rick pela criação deste tópico. Sem esquecer tambem o VirtuaGod no outro tópico e agradecer tambem ao R2 e a todos os outros intervenientes. Graças a vocês tenho aprendido bastante.

A minha carteira e respectivas percentagens

Obrigaçoes

Es Rendimento Plus -------------10.67
Pioneer Emerg Mkts Bd C-------6.48
Jupiter JGF Dynamic Bd L-----9.67
Legg Mason BW Glb Fxd -------6.55
Invesco European Bond E------6.46
AXA WF Euro 5-7 EC EUR------5.31

Mistos

Nordea-1 Stable Return E EUR---7.11
Invesco Balanced-Risk Alloc E---6.95

Acçoes

DWS Biotech--------------------------4.5
Pioneer US Fundamental------------7.36
MFS® Eur Sm Cos A1 EUR Acc-----6.02
MFS® Global Equity A1 EUR Acc--7.16
Schroder ISF Middle East EUR B---2.74
Eurizon EasyFund Eq Pharma LTE-5.54
Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Sta---5.29
Invesco Pan Eurp Stru Eq E---------6.7

Neste momento pretendo tornar a carteira um pouco mais agressiva. Estava a pensar subscrever o UBS (Lux) ES Eurp Opp Uncons € P. Faz sentido subscrever esse fundo visto que já tenho o Invesco Pan Eurp Stru? Ou aconselham outro? Se alguem puder dar a sua opiniao agradecia.

Cumprimentos e obrigado

Registado: 13/1/2015 18:57

por Rick Lusitano » 13/1/2015 19:38

Afinal é para os fundos nacionais, que entra em vigor apenas em Julho. \:D/

Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por Rick Lusitano » 13/1/2015 16:49

Aí está a nova legislação tributária - Dec. Lei nº 7/2015 de 13 de janeiro - publicada hoje no D.R.

https://dre.pt/application/conteudo/66145328

Abraço.

Gracias.

Ainda bem que não sou jurista, advogado ou profissional desta área, ler o DR, é enfadonho, confuso, ambíguo e potenciador de sonolência. :twisted:

Os meus mais sinceros cumprimentos aos profissionais da área jurídica, mas apenas para aqueles que interpretam e tentar pôr em práctica, a legislação nacional. Porque os que criam, por amor da santa, que linguagem excessivamente formal e extensa! Já não para não falar na ambiguidade em alguns casos. :wall:

O mais importante que reti: :wall:

Diário da República, 1.ª série — N.º 8 — 13 de janeiro de 2015 Escreveu:Produção de efeitos

O presente decreto-lei produz os seus efeitos a partir de 1 de julho de 2015.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por R2 » 13/1/2015 15:22

Boas,

Aí está a nova legislação tributária - Dec. Lei nº 7/2015 de 13 de janeiro - publicada hoje no D.R.

https://dre.pt/application/conteudo/66145328

Abraço.

- BedRock

por R2 » 13/1/2015 13:08

Boas,

Para quem, dentro dos FI acionistas, se quer refugiar um pouco contra uma possivel má onda dos mercados com alguma turbulência, proponho a tomada de um FI global composto por grandes pesos pesados de empresas (estilo value) mas que ao mesmo tempo distribuem altos dividendos, e estes fazem toda a diferença em situações de mercado de lateralização ou de bear, se bem que no bear devemos fugir dos mercados acionistas, sendo que quanto mais dividendos as empresas distribuem, teóricamente, mais sólidas e estáveis são (book-value, sales, ...), senão não os distribuiam, logo resistem melhor aos tempos com alguma turbulência; e esse fundo que recomendo é este (o melhor na sua categoria):

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F00000MCUA (a 3 anos: DP 6.68%, Rent. 15.62%, RS 2.15)

Abraço.

- BedRock

por R2 » 13/1/2015 12:17

Boas,

Comparem as 3 imagens a seguir postadas, relativas ao dia 12 de janeiro, e depois vejam a força da biotecnologia em relação a tudo o resto dos EUA, e vejam também como aquela ideia formada de que os FI do setor da saúde têm menos volatilidade que os do setor da biotecnologia, está a ser cada vez mais posta em causa, pois uma coisa é a volatilidade, outra coisa é o risco, e a classe de um investidor está em saber distinguir essas duas métricas diferentes, mas muitas vezes confundidas como sinónimos, quando não o são, sinónimos são a volatilidade e o desvio padrão.

Uma coisa boa tem sempre menos risco que uma coisa menos boa, não obstante esta última poder ter uma menor variância ou oscilação de preços.

capture1.jpg
capture1.jpg (50.15 KiB) Visualizado 10419 vezes

capture2.jpg
capture2.jpg (55.1 KiB) Visualizado 10419 vezes

capture3.jpg
capture3.jpg (86.56 KiB) Visualizado 10419 vezes

Abraço.

- BedRock

por R2 » 13/1/2015 11:51

Boas,

Performance recente dos FI da China.

Ontem, dia 12 de Janeiro, os 2 FI da HSBC da China em EUR e USD, tiveram de longe a melhor performance diária com 2.23%, deixando o nº 2 em retornos – Fidelity China Opp. A–Acc-EUR – com apenas um valor de 0.14%, e isto num dia em que a bolsa de Shangai esteve negativa, sendo que este FI tem 4.78% YTD e os FI da HSBC têm 6.07/6.09% YTD (os primeiros).

Relembro que o FI da HSBC da China foi recomendado por mim para quem quisesse investir na China, por considerar que a gestora/banco HJSBC é uma das gestoras que melhor aproveita a “boa volatilidade” dentro de um determinado período de curto prazo (< 1 ano) e também pelo facto dos preços dos seus ativos terem uma boa margem potencial de progressão (baixo valor relativo do rácio P/E).

Relembro que há cerca de meio ano recomendei no tópico um FI da Índia da GS ao forista DMP e depois veio a verificar-se que a gestora GS foi quem tem teve a melhor performance da Índia a 1 ano.

Coincidências? Talvez não. Fruto do trabalho de análise? Talvez sim. Sou adivinho? Não, pois previ que a quadrada da Dilma ia perder as eleições e espalhei-me ao comprido, porque o Aécio não teve a retórica suficiente para garantir a bolsa social aos mais pobres e aí o Nordeste e o interior pobre tratou dele e tratou de mim, e a brutal queda de preços do petróleo que se tem verificado desde essa altura e até mesmo antes, só tem prejudicado a potencial recuperação (3 anos consecutivos com retornos negativos é de mais e um caso ímpar nos emergentes)

Abraço.

- BedRock

por O Alquimista » 13/1/2015 10:05

R2 Escreveu:
O Alquimista Escreveu:

Get Ready for the 2015 Market Crash:

http://www.outsiderclub.com/report/get- ... crash/1329

(...)

Abraço.

Amigo BedRock

No início de cada ano somos invadidos por previsões e mais previsões desse tipo.
Aqui tens um noutro sentido: http://www.moneyshow.com/articles.asp?aid=GURU-41795
Nem a propósito: http://www.etf.com/sections/index-inves ... 15-edition

Por acaso já investigaste o track record desse alegado "clube"?
Abraço

Amigo Alquimista,

O fundador do Outsider Club - Nick Hodge - dedicou-se à temática das energias renováveis e escreveu uns livros sobre isso.

Mas quem tem um grande track record (também é mais velho :D) é o Adrew Smithers que ele refere no texto e os dados apresentados são do estudo deste último. E são estes dados que um investidor histórico e prudente deve ter sempre em mente, pois a história quando se repete pode ser de maneira mais ou menos diferente do passado, mas que há ciclos e contraciclos e reversões para a média, quanto a isso não restam dúvidas. Quando é que estes factos vão ocorrer? Ninguém pode prever, só os mercados em si mesmo podem prever, e até mesmo o olho de falcão do Alquimista na análise gráfica, está demasiado opaco para ver esse horizonte futuro, mesmo olhando por cima dos ombros de um gigante. :D :mrgreen:

Um abraço.

Amigo BedRock,

O autor identificado no 1º link também tem um bom track record, já tem a sua idadezita (onde fica o princípio de Peter?) e apresenta a uma opinião diferente desse clube. Como escolher?

O Alquimista, com uma participação neste fórum de forma nada volátil (aqui reside o segredo), embora com um ou outro período sabático, tem um track record interessante e ainda dúvidas do seu olho de falcão? :-k

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por R2 » 13/1/2015 1:55

O Alquimista Escreveu:

(...)

Abraço.

Amigo BedRock

No início de cada ano somos invadidos por previsões e mais previsões desse tipo.
Aqui tens um noutro sentido: http://www.moneyshow.com/articles.asp?aid=GURU-41795

Abraço

Amigo Alquimista,

O fundador do Outsider Club - Nick Hodge - dedicou-se à temática das energias renováveis e escreveu uns livros sobre isso.

Mas quem tem um grande track record (também é mais velho :D) é o Adrew Smithers que ele refere no texto e os dados apresentados são do estudo deste último. E são estes dados que um investidor histórico e prudente deve ter sempre em mente, pois a história quando se repete pode ser de maneira mais ou menos diferente do passado, mas que há ciclos e contraciclos e reversões para a média, quanto a isso não restam dúvidas. Quando é que estes factos vão ocorrer? Ninguém pode prever, só os mercados em si mesmo podem prever, e até mesmo o olho de falcão do Alquimista na análise gráfica, está demasiado opaco para ver esse horizonte futuro, mesmo olhando por cima dos ombros de um gigante. :D :mrgreen:

Um abraço.

- BedRock

por zeef » 13/1/2015 1:25

[i]"... You see, since 1928, the average duration of a bull market is 57 months. This one is now 68 months running. It's also returned 190%, compared to the average 165%.

Abraço.

Só espero que nao seja este ano, ainda me estou a iniciar nos fundos. Seria um mau começo :) Mas é sempre bom estar atento.

por zeef » 13/1/2015 1:09

Brans Escreveu:
zeef Escreveu:Boas pessoal queria diminuir um bocadinho o risco da minha carteira, entao queria adicionar alguns fundos obrigacionistas, um misto, um de Ações EUA e vou reforçar alguns que tenho.

Tinha prefenecia por fundos em USD. O que acham da seguinte alocação? Existe melhor na sua categoria?

Obrigações:

Tem andado mal com a situação europeia. E vamos lá a ver como fica. Eu esperava, pelo menos, pelas eleições gregas.

Pois eu sei, ja me tinham alertado aqui.

Acçoes USA:

Eu acabei por ficar com o Parvest Equity USA Small Cap C C, mas estive com esse em cima da mesa também.

Também parece interessante, caiu menos nas correçoes da bolsa e apesar de menos margem de manobra para o gestor (R2). Foram estas a tua razao da troca? Desvantagem só estou a ver o valor da up :). E em relação a restante carteira? sugestoes/melhorias?

Abraço

zeef,

por Brans » 12/1/2015 23:51

Abraço.

Quem se lixa é sempre o investidor "normal". Daqui a um ano, vemos como foi.

por Brans » 12/1/2015 23:50

Obrigações:

Acçoes USA:

por O Alquimista » 12/1/2015 23:45

(...)

Abraço.

Amigo BedRock

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por zeef » 12/1/2015 20:52

Boas pessoal queria diminuir um bocadinho o risco da minha carteira, entao queria adicionar alguns fundos obrigacionistas, um misto, um de Ações EUA e vou reforçar alguns que tenho.

Obrigações:

-ES Rendimento PLUS

Acçoes USA:

Obrigaçoes Diversificado:
-AXA WF Euro 5-7 E-C EUR

Misto Moderado USD:

-MFS® Meridian Glbl Total Return A1 USD

Vou reforçar também o sector da saúde, biotecnologia , bens consumo e infrastrutura.

Vou deixar também algum cash para eventual reforço.

-------------------------------

Já possuiu os seguintes fundos:

Obrigações:

BGF Fixed Income Gbl Opportunities E2 EUR Hedged

LM Brandywine Glb. Fixed Income Fd A Acc (AH) EUR

BGF US Government Mortgage E2 USD

Cash:
Espirito Santo Liquidez FEI

Acções China:

HSBC GIF Chinese Equity EC USD

Acções Europa:

UBS (Lux) Eq S - Europn Opport Unconstr (EUR) P-a

Acções Sectoriais:

Pictet-Digital Communication-R EUR
BGF World Healthscience E2 EUR
Franklin Biotechnology Discovery N (acc) USD
Eurizon EasyFund Equity Consumer Staples LTE R
UBS (Lux) Eq Fd - Infrastructure (EUR) P-acc

zeef,

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, OCTAMA, tami e 222 visitantes