Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por carrancho » 10/1/2012 23:25

Carrancho, quem saiba fazer AF como deve ser, não anda aqui no "forum" a descrevê-la. Dá trabalho, dá chatices. Para quê estar a informar sem necessidade.

Hallo,

Um fórum serve para isso mesmo, partilha de conhecimentos que contribui para enriquecimento de cada individuo.

Há no caldeirão grandes analistas técnicos, muito bons mesmo. Para chegarem ao ponto "refinado" em que se encontram deu muito trabalho, no entanto estão dispostos a partilhar. Não é uma perda de tempo, não é solidariedade com "os pobres", é consciência de que nunca ninguém sabe tudo, que todos cometemos erros a qualquer momento, enfim, porque dessa partilha também retiram frutos. :wink:

A análise do Ulisses está aqui:

Ulisses Pereira Escreveu:<embed src="http://rd3.videos.sapo.pt/play?file=http://rd3.videos.sapo.pt/L3cBHoZRWlomfKDaaBiP/mov/1" type="application/x-shockwave-flash" allowFullScreen="true" width="400" height="350"></embed>
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por Joca601 » 10/1/2012 22:57

SMALL1969 Escreveu:
Joca601 Escreveu:Com todo o respeito por quem segue a análise técnica para fazer investimentos de longo prazo. No meu caso sempre duvidei muito da análise técnica como método acertado de criação de valor para investidores.
......
Passo a explicar, para que acção suba é preciso que muitos investidores não sigam a AT. caso contrário a acção nunca passará as resistências.
...

Concordo absolutamente não contigo, mas com a tua frase.

Quem segue a AT agradece todos os dias que existam muitos investidores (e até que continuem a nascer mais) que não sigam a AT e sigam a AF ou outras coisas, pois de facto também são esses que criam os pontos de entrada e saída da AT.

Só assim é que quem segue a AT pode aproveitar a existência desses pontos de entrada e saída "tendencialmente ideais", para ganhar mais vezes do que perde.

Tipo aqueles que acham que o BCP a 2€ estava barato, e depois vieram outros dizer que era a 1€, outros era a 0,50€ e por aí adiante ou agora uns que dizem que a EDPr esta muito cara, mas ela continua a subir, etc. etc.

Quem seguiu escrupulosamente a AT contra a AF, só perdeu parte do capital 1 vez, e pouca % de capital

Não é nenhuma crítica, antes pelo contrário.
O teu comentário é certeiro, lapidar e caricato ao mesmo tempo. Segundo o teu raciocinio, para que AT funcione é necessário que a maioria dos investidores não sigam a AT.

Registado: 7/1/2012 13:03

Re: Carrancho!!

por Bar38 » 10/1/2012 22:36

Hallo Escreveu:Carrancho, quem saiba fazer AF como deve ser, não anda aqui no "forum" a descrevê-la. Dá trabalho, dá chatices. Para quê estar a informar sem necessidade.

O que todos fazemos no "forum" é conversar e debater determinados tópicos, sem sermos fundamentalista. Também gosto de ver análises como a que postaste no gráfico anterior. :)

E quando falo do "drlu", nunca percebeste o que queria dizer. Muita gente quer apenas comprar e vender de forma divertida e simples. Se calhar sem envolver quantias avultadas. E viver essas emoções. É como ter um vício, fumar, surf, pesca. E tens de compreender que nem todos têm que viver para isto. Agora acho que conseguiste por o drlu a estudar o assunto. O que te disse foi que até podia ter mais sucesso que tú e eu. Porque as variáveis são tantas, as análises tão distantes da realidade, que por vezes o factor "momento certo" sorri aos iniciados.
Desejo-lhe sorte, se ele ainda andar por estas paragens. :)

Já agora, estou á espera da análise do Ulisses ao BCP. Onde anda ela???? :)

Abraço,
Hallo
a análise fundamental tem que ser vista da mesma forma da análise técnica tem que ser acompanhada desde inicio e ir incorporando todos bons ou maus indicadores, e reflectir diariamente percebendo quais os seus possíveis impactos .
Agora analises tipo mr Pontes e outras que por norma sai aquando da apresentação de resultados das cotadas não são mais do que boas analises mas requentadas e' como pegar numa AT do mes passado e reflectir no dia de amanha

Registado: 20/6/2011 21:37

BCP

por ijpaulo » 10/1/2012 22:14

Quem pode compreender uma subida aos 0,15 e depois em 2 dias descer 20% tão rapidamente. Era necessário fechar aquele gap em alta aos 0,121? O que é certo é que fechou e tornou a ir para norte. Hoje com bolsas europeias a subir + de 2% o BCP desce. Será para fechar os 0,136 que deixou aberto? Se isso acontecer e o BCP subir em alta começo a pensar seriamente que o BCP quererá subir, testando os 0,16, sem deixar falsetes. Tenho estado pessimista, mas vou estar atento. Quanto à análise do Ulisses, que admiro bastante, teço um comentário. Na bolsa, um dos mandamentos, é mesmo comprar no rumor e vender no facto.bons negócios.

Registado: 21/12/2011 21:44

Carrancho!!

por hallo » 10/1/2012 21:51

Carrancho, quem saiba fazer AF como deve ser, não anda aqui no "forum" a descrevê-la. Dá trabalho, dá chatices. Para quê estar a informar sem necessidade.

O que todos fazemos no "forum" é conversar e debater determinados tópicos, sem sermos fundamentalista. Também gosto de ver análises como a que postaste no gráfico anterior. :)

E quando falo do "drlu", nunca percebeste o que queria dizer. Muita gente quer apenas comprar e vender de forma divertida e simples. Se calhar sem envolver quantias avultadas. E viver essas emoções. É como ter um vício, fumar, surf, pesca. E tens de compreender que nem todos têm que viver para isto. Agora acho que conseguiste por o drlu a estudar o assunto. O que te disse foi que até podia ter mais sucesso que tú e eu. Porque as variáveis são tantas, as análises tão distantes da realidade, que por vezes o factor "momento certo" sorri aos iniciados.
Desejo-lhe sorte, se ele ainda andar por estas paragens. :)

Já agora, estou á espera da análise do Ulisses ao BCP. Onde anda ela???? :)

Abraço,
Hallo

Registado: 12/10/2011 2:12

Re: Disse o que penso!!

por carrancho » 10/1/2012 21:23

Hallo Escreveu:
carrancho Escreveu:
Carrancho não lixaste nada. Agora quero ver é como é que te vais safar de dizer ao drlu, que todo o esforço dele, pode não servir para nada.

Não percebo como podes concluir isso do que eu disse. Podes ser mais explícito?

Carrancho,

Não conclui nada do que disseste. Disse o que penso de AT e AF e mandei um "link" que o drlu deve ler.

"Muito tem sido escrito sobre os relativos méritos da Análise Técnica (AT) e da Análise Fundamental (AF). Este texto não toma partido por nenhum dos lados, apenas afirma que a AF é algo importante e ajuda a tomar decisões de investimento, tal como a AT. Pode-se perder muito dinheiro tanto usando a AF como usando a AT e também se pode ganhar muito usando qualquer uma delas. Nem a AT nem a AF são, à partida, receitas mágicas que garantam o sucesso. Tanto a AF como a AT se desdobram em miríades de métodos diferentes, cada um com os seus méritos e dificuldades próprias."

E comentei que o esforço dele pode não levar á receita mágica.

Com os melhores cumprimentos
Hallo

Essa parte que colocaste entre "" concordo integrálmente.
Não tenho absolutamente nada contra a AF, é tão válido negociar com base em AF como AT.

O problema, é que aqui no fórum AT´s são muitas e fundamentadas, AF´s bem fundamentadas já são coisa muito rara.

Vir para aqui alguém dizer que o preço do bcp é barato, não é propriemaente uma AF, vir dizer que saiu esta noticia e daqui a 3 dias vai subir ao céu por isso ou daqui a uns meses vai estar 200 ou 300% acima da cotação actual, sem valorizar tudo o resto, também não é AF nenhuma.

Não tenho problema nenhum com a análise fundamental, o problema que tenho é com supostas AF´s que por aqui aparecem. Que são +- o mesmo que eu colocar esse gráfico aí em baixo e dizer algo do género: com a vela de hoje, espero amanhã uma queda acentuada, no longo prazo espero a quebra dos 0,146 que vai atirá-la para a estratosfera. Isto é o quê? AT não é. Ou então chegáva ali ao mínimo 0.097 e traçava uma lta sem mais qualquer toque, é AT? Não.

Noticias isoladas, são isso mesmo, noticias, não estando inseridas num contexto mais alargado de uma AF cuidada, não valem nada, não é possível negociá-las.

Abraço,

Carrancho
Anexos
bcp10-01.JPG
bcp10-01.JPG (33.84 KiB) Visualizado 3510 vezes
Abraço,
Carrancho

Disse o que penso!!

por hallo » 10/1/2012 20:23

carrancho Escreveu:
Carrancho não lixaste nada. Agora quero ver é como é que te vais safar de dizer ao drlu, que todo o esforço dele, pode não servir para nada.

Carrancho,

Não conclui nada do que disseste. Disse o que penso de AT e AF e mandei um "link" que o drlu deve ler.

"Muito tem sido escrito sobre os relativos méritos da Análise Técnica (AT) e da Análise Fundamental (AF). Este texto não toma partido por nenhum dos lados, apenas afirma que a AF é algo importante e ajuda a tomar decisões de investimento, tal como a AT. Pode-se perder muito dinheiro tanto usando a AF como usando a AT e também se pode ganhar muito usando qualquer uma delas. Nem a AT nem a AF são, à partida, receitas mágicas que garantam o sucesso. Tanto a AF como a AT se desdobram em miríades de métodos diferentes, cada um com os seus méritos e dificuldades próprias."

E comentei que o esforço dele pode não levar á receita mágica.

Com os melhores cumprimentos
Hallo

por SMALL1969 » 10/1/2012 20:15

Joca601 Escreveu:Com todo o respeito por quem segue a análise técnica para fazer investimentos de longo prazo. No meu caso sempre duvidei muito da análise técnica como método acertado de criação de valor para investidores.
......
Passo a explicar, para que acção suba é preciso que muitos investidores não sigam a AT. caso contrário a acção nunca passará as resistências.
...

Concordo absolutamente não contigo, mas com a tua frase.

Quem segue a AT agradece todos os dias que existam muitos investidores (e até que continuem a nascer mais) que não sigam a AT e sigam a AF ou outras coisas, pois de facto também são esses que criam os pontos de entrada e saída da AT.

Só assim é que quem segue a AT pode aproveitar a existência desses pontos de entrada e saída "tendencialmente ideais", para ganhar mais vezes do que perde.

Tipo aqueles que acham que o BCP a 2€ estava barato, e depois vieram outros dizer que era a 1€, outros era a 0,50€ e por aí adiante ou agora uns que dizem que a EDPr esta muito cara, mas ela continua a subir, etc. etc.

Quem seguiu escrupulosamente a AT contra a AF, só perdeu parte do capital 1 vez, e pouca % de capital

Registado: 3/2/2009 12:21

por carrancho » 10/1/2012 20:00

Abraço,
Carrancho

Não lixaste nada!!!

por hallo » 10/1/2012 19:47

carrancho Escreveu:Não Hallo.

A AT pode ser usada no curto/médio e longo prazo... não servirá de nada no muito longo prazo.

A AF não serve de nada no curto prazo.

A AT é negociável sem mais nada.

A AF sem uma ajudinha da AT é como correr só com uma sapatilha.
Detectas que está barata, sem mais nada, compras mas ela pode ainda ficar muiiiiiitttttoooo mais barata. Se tinhas razão, nada mudou na tua AF, tranquilo ela voltará a passar por onde estávas, mas chegado o ponto em que consideras um preço justo vais vender porque passou a estar cara, quando ainda pode chegar bem acima desse valor.

É o efeito elástico, com a AF ficas limitado áquele range. Não aproveitas uma parte do esticanço como na AT longo prazo, mas apanhas o cagaço do elástico partir quando está esticado que a AT de longo prazo evita. Agora é que eu lixei isto tudo!!! :mrgreen:

O que penso de Análise Técnica e Fundamental, mando-te um exemplo no "link" porque é muito grande.
Já agora se quiseres outro exemplo envio-te em Brasileirez para dar charme á nossa conversa.

http://www.finbolsa.com/impafund.asp

O que penso é que é apenas uma ferramenta. Todo o resto é mais importante.

Vou-te dar outro exemplo. O Ulisses mencionava no outro dia que existem periodos "bull e bear" por longo periodo de tempo, na tendência de uma cotada. Eu discordo. Pode acontecer.
Mas imagina que o Ulisses hoje diz que o BCP pode-se tornar BULL se passar determinada fasquia. O comportamento dos investidores também é muito importante. Uma excelente análise ao BAC e ao C, podem dar uma ideia do que poderá acontecer no BCP. Os comportamentos dos inverstidores mudaram muito nos últimos anos. E nós temos de nos adaptar.

Cumprimentos
Hallo

http://www.finbolsa.com/impafund.asp
Editado pela última vez por hallo em 10/1/2012 21:12, num total de 1 vez.

por TRSM86 » 10/1/2012 19:41

carrancho Escreveu:
artista Escreveu:
O grande problema é que nunca apareceu aqui uma única pessoa que fizesse uma análise aos fundamentais minimamente conseguida. Basta ver as análises, com price targets, das casas de investimento, para perceber o quanto falham. Todas as análises fundamentais demonstram uma mesma incapacidade, a de conseguir prever a evolução do futuro da empresa.

Pois, e é por isso que tanto tenho "levado" neste tópico. O que aparece muito por aqui são análises a noticias, que assim, sem mais nada, não servem nem para acender a lareira.
As noticias podem ser positivas, os argumentos podem ser válidos, mas onde está a análise que sustenta que estão baratas?

Abraço,

Carrancho

Existem 3 tipos de baratas, mas por muito que interprete o vosso texto, não sei a qual se referem :lol:
Anexos
baratas8.gif
baratas8.gif (75.92 KiB) Visualizado 3807 vezes
uma passagem para a outra margem

http://trsm87.blogspot.pt/

Registado: 29/11/2007 2:05

por carrancho » 10/1/2012 19:35

artista Escreveu:
O grande problema é que nunca apareceu aqui uma única pessoa que fizesse uma análise aos fundamentais minimamente conseguida. Basta ver as análises, com price targets, das casas de investimento, para perceber o quanto falham. Todas as análises fundamentais demonstram uma mesma incapacidade, a de conseguir prever a evolução do futuro da empresa.

Pois, e é por isso que tanto tenho "levado" neste tópico. O que aparece muito por aqui são análises a noticias, que assim, sem mais nada, não servem nem para acender a lareira.
As noticias podem ser positivas, os argumentos podem ser válidos, mas onde está a análise que sustenta que estão baratas?

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

por artista_ » 10/1/2012 19:34

carrancho Escreveu:Detectas que está barata, sem mais nada, compras mas ela pode ainda ficar muiiiiiitttttoooo mais barata.

Pior que isso, muitos investem baseados na AF e algum tempo depois descobrem que afinal não conheciam todos os dados da empresa... que entretanto já caiu 20 ou 30%! :roll:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por carrancho » 10/1/2012 19:22

Não Hallo.

A AT pode ser usada no curto/médio e longo prazo... não servirá de nada no muito longo prazo.

A AF não serve de nada no curto prazo.

A AT é negociável sem mais nada.

A AF sem uma ajudinha da AT é como correr só com uma sapatilha.
Detectas que está barata, sem mais nada, compras mas ela pode ainda ficar muiiiiiitttttoooo mais barata. Se tinhas razão, nada mudou na tua AF, tranquilo ela voltará a passar por onde estávas, mas chegado o ponto em que consideras um preço justo vais vender porque passou a estar cara, quando ainda pode chegar bem acima desse valor.

É o efeito elástico, com a AF ficas limitado áquele range. Não aproveitas uma parte do esticanço como na AT longo prazo, mas apanhas o cagaço do elástico partir quando está esticado que a AT de longo prazo evita. Agora é que eu lixei isto tudo!!! :mrgreen:
Abraço,
Carrancho

por artista_ » 10/1/2012 19:12

Joca601 Escreveu:Com todo o respeito por quem segue a análise técnica para fazer investimentos de longo prazo. No meu caso sempre duvidei muito da análise técnica como método acertado de criação de valor para investidores....isto é, alguém tem de comprar as acções para que elas subam. se todos os dias olharmos para o gráfico e ninguém comprar, a cotação jamais atingirá o tal valor "mágico bull".
É só a minha opinião... talvez alguém mais entendido me possa explicar melhor, qual a utilidade prática da AT.

O grande problema é que nunca apareceu aqui uma única pessoa que fizesse uma análise aos fundamentais minimamente conseguida. Basta ver as análises, com price targets, das casas de investimento, para perceber o quanto falham. Todas as análises fundamentais demonstram uma mesma incapacidade, a de conseguir prever a evolução do futuro da empresa. Repetidamente falham, quer porque a evolução macro-económica foi mal pensada, quer porque desconheciam este ou aquele dado, há sempre algo que não estava previsto, e os price targets vão variando, ao sabor das variações das cotações!

Isso de todos olharem para a AT para investirem não me parece provável, se fosse o caso, não havia um único comprador de BCP, pelo menos abaixo dos 50 cêntimos! :)

As motivações para comprar ou vender são muitas, a AT "lê" a soma dessas motivações. Por vezes a leitura é clara, noutras nem tanto!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

AT

por hallo » 10/1/2012 18:50

Joca,

A AT segundo o meu ponto de vista é uma ferramenta, que deverá ter o seu peso quando se está a tomar uma decisão de compra ou venda. Mas considero-a uma ferramenta apenas. Conforme uma envolvente um comportamento um modelo terá o seu peso superior ou inferior.

Para quem trabalha numa sala de mercados, tëm modelos de investimento mais elaborados e matematicamente mais ou menos desenvolvidos. Para estes sim a AT, tem uma função que passa por saber como reagem um determinado tipo de investidores, que por vezes estão em maior ou menor quantidade em determinado índice. Gosto de ver e analisar, mas cada investidor deve ter os seus critérios próprios e não os dizer. Senão corria-se o risco que mencionaste. Passa a ver a AT, como uma vantagem que tens em relação a quem segue os seus modelos "by the book".

Cumprimentos
Hallo

P.S.- Carrancho espero ter respondido á tua pergunta.

por carrancho » 10/1/2012 18:47

Joca601 Escreveu:Com todo o respeito por quem segue a análise técnica para fazer investimentos de longo prazo. No meu caso sempre duvidei muito da análise técnica como método acertado de criação de valor para investidores....isto é, alguém tem de comprar as acções para que elas subam. se todos os dias olharmos para o gráfico e ninguém comprar, a cotação jamais atingirá o tal valor "mágico bull".
É só a minha opinião... talvez alguém mais entendido me possa explicar melhor, qual a utilidade prática da AT.

Da mesma forma podemos ver qualquer outro tipo de analise...

Há AT divergentes, para prazos diferentes e até para o mesmo prazo. Um AT pode eventualmente estar a comprar a um AT que está a vender.

Na análise fundamental também não há análises diferentes para a mesma empresa, e também pode um AF estar a comprar a outro.

Em nenhum dos casos é uma ciência exacta, e ainda menos é verdade que todas as AF e AT são todas iguais.

Aliás, se fosse uma ciência exacta, não havia bolsa.

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

por carrancho » 10/1/2012 18:40

FerroPT Escreveu:Sim a análise foi bastante simpática mas continuo a acreditar que amanhã devido à ausência de novos rumores vai descer... e descer... e depois esperemos por novos rumores para subir de novo... simples...

E se vender amanhã e logo depois sairem mais noticias?

E se amanhã não sairem noticias e além ou depois eu comprar, após quedas consecutivas, à espera de novas noticias e elas continuarem indeterminadamente por sair, continuando tudo a cair?

Se estiver fora e esta noite sairem grandes noticias será que colocar ordem de compra ao melhor para amanhã ainda vou a tempo de ganhar algum?

... simples...

Não é simples, simplesmente não serve de nada, não é possível negociar notícias desta forma, consistentemente. É o que sempre tenho dito aqui.

As noticias que vão saindo só devem ser negociadas com base numa análise bem mais abrangente, em que se estuda o impacto dessas mesmas noticias na "main" análise... fundamental.

Essas noticias também podem ter influência na AT, claro, mas o analista técnico não está preocupado nem perde tempo a analisar as causas de a reacção aquele suporte/resistência, ou a quebra daquele linha de tendência... se deveu a esta ou aquela noticia, quebrou ou não quebrou (ponto).

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

por Joca601 » 10/1/2012 18:18

Com todo o respeito por quem segue a análise técnica para fazer investimentos de longo prazo. No meu caso sempre duvidei muito da análise técnica como método acertado de criação de valor para investidores....isto é, alguém tem de comprar as acções para que elas subam. se todos os dias olharmos para o gráfico e ninguém comprar, a cotação jamais atingirá o tal valor "mágico bull".

Registado: 7/1/2012 13:03

por Supermann » 10/1/2012 18:17

AutoMech Escreveu:
Supermann Escreveu:Recebi agora outro sinal de compra no sistema no modo oscilatório.

:shock:
Já sei que é dinâmico e de mais curto prazo, mas foram mesmo poucos dias entre os sinais. Esse oscilador é dos rápidos...

E se eu te disser que entre esse e o ponto de compra já houve outros 3-4 sinais de compra e coincidentes todos com mínimos desta lateralização? :mrgreen:

É normal, como a volatilidade esmoreceu ele fica mais rápido e são necessárias menos amplitudes de preço para ficar tipo que "oversold" ou "overbought".

Quando a volatilidade se expande, acontece o contrário.

Mas como referi, eu não actuo nestes sinais, ignoro porque já tenho uma posição que continua em "risco".

Mas caso não tivesse posição, seria um sinal válido.

Registado: 18/12/2009 18:54

por FerroPT » 10/1/2012 18:12

Sim a análise foi bastante simpática mas continuo a acreditar que amanhã devido à ausência de novos rumores vai descer... e descer... e depois esperemos por novos rumores para subir de novo... simples...

Registado: 25/11/2011 13:33

por jlavra » 10/1/2012 17:54

Depois de ver atentamente a análise de Ulisses Pereira ao BCP,eu diria que provavelmente é a análise mais simpática que o vi fazer do título nos últimos tempos. Confirmam esta percepção?

Registado: 29/9/2011 15:02

por jrnabolsa » 10/1/2012 17:03

Ouvi dizer que o BILL e o MISHA do ilustre Ulisses andam à porrada... :P
Editado pela última vez por jrnabolsa em 11/1/2012 9:44, num total de 1 vez.

Registado: 4/1/2010 15:57

por Automech » 10/1/2012 16:33

Supermann Escreveu:Recebi agora outro sinal de compra no sistema no modo oscilatório.

:shock:
Já sei que é dinâmico e de mais curto prazo, mas foram mesmo poucos dias entre os sinais. Esse oscilador é dos rápidos...
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Supermann » 10/1/2012 16:26

Não sejam "apressados".

Recebi agora outro sinal de compra no sistema no modo oscilatório.

Como a minha entrada anterior continua em "risco", não actuarei sobre este sinal.

Registado: 18/12/2009 18:54

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Mar58 e 95 visitantes