Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por VirtuaGod » 25/11/2012 23:03

joaopedroinvestidor o grande, passo a citar:

"Os links são dados pelo Banco Best. Ao seleccionar um qualquer fundo carrego no simbolo "histórico das cotações" no canto superior direito, surge outra janela e no simbolo "XExcel" faço um copy shorcut do link. Numa janela de email aberto faço um "paste" e o link aparece visivel.

No link https://lt.morningstar.com/api/rest.svc ... F0GBR052ZL¤cyId=USD&idtype=Morningstar&frequency=daily&timePeriod=24&outputType=CSV pode-se alterar o tempo histórico alterarando o"24" para outro número. "

Isto para mim foi a descoberta do ano no que diz respeito a fundos, o invesco tb foi boa descoberta mas esta está brilhante. Fazes ideia de como o excel vai ficar lindo com toda a informação disponível dos diversos fundos? A simplicidade que vai ser fazer backtest? Vai ser LINDO... vai-me dar trabalho para burro mas vai mesmo perfeito!!

Ainda estou a ver como o QR do ex-bender funciona mas por enquanto estou mais que contente...

P.S. Obviamente já testei a dica e saquei TODO o histórico do PIMCO DI \:D/
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por VirtuaGod » 25/11/2012 22:48

Rick Lusitano Escreveu: É chato ser 1 dia de cada vez! :roll:

É chato?? Tás com eufemismos. Sacar 2000 mil dias um de cada vez era um bocado de malucos LOL Podes depois incluir isso tu no excel e partilhar com a gente :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por Midas » 25/11/2012 22:39

@VirtuaGod

Só indicares a data pretendida na opção "Ver Datos Historico Valor Liquidativo:" (por escrito ou através do calendário) e premires o botão "Ver". Aparece todos os PIMCO na data escolhida.

Podes também fazer download de 1 ficheiro XLS, todo "arranjadinho" de todos os PIMCO na data especificada anteriormente. É chato ser 1 dia de cada vez! :roll:
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por VirtuaGod » 25/11/2012 22:27

@OSPF Fui agora mesmo ver. Teve ali um período anormalmente bom entre finais de 2001 e finais de 2007. Não me parece que tenha sido mais que isso. Se se vai repetir num período futuro não faço ideia mas não foi um fundo que me tenha espantado. Mas não deixa de ser uma possibilidade de diversificação!!

@Rick Lusitano Não consegui sacar um histórico daí. Como fazes?

joaopedroinvestidor Boa, desconhecia. 24 meses será melhor que 12! Vai atrasar o excel uma semana para aí mas sempre sai com bastantes mais dados!! Vou testar. Se calhar até é uma ferramenta que dará muito jeito em actualizações etc.

por joaopedroinvestidor » 25/11/2012 22:12

VirtuaGod Escreveu:Estou a fazer o excel mas ainda não deve sair hoje. Estou a tentar se descubro uma fonte (morningstar?) que me dê mais de 12 meses de cotações. Alguém sabe?

VirtuaGod
Tens aqui http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &start=825 o QuoteReader do ex- Bender colocado no dia 8/11/2012 6:53 que permite ler mais de 24 meses da Morningstar.
Pedro

Registado: 4/5/2007 18:58

por Midas » 25/11/2012 21:38

VirtuaGod Escreveu:Estou a fazer o excel mas ainda não deve sair hoje. Estou a tentar se descubro uma fonte (morningstar?) que me dê mais de 12 meses de cotações. Alguém sabe?

Entretanto descobri a rentabilidade do Carmignac Patrimoine A de 1 de Janeiro de 1990 a 31 de Dezembro de '99. 11% \:D/ Basta a bolsa começar a subir sustentadamente que ele vai atrás :wink:

Vê se é isto que queres... 8-)
http://gisnav.pimco-funds.com/Spain/index.aspx
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

por MDC2011 » 25/11/2012 21:16

VirtuaGod,
desculpe a insistência. Teve oportunidade de analisar o Carmignac Investissement?

Registado: 18/9/2011 12:48

por VirtuaGod » 25/11/2012 21:03

Estou a fazer o excel mas ainda não deve sair hoje. Estou a tentar se descubro uma fonte (morningstar?) que me dê mais de 12 meses de cotações. Alguém sabe?

Entretanto descobri a rentabilidade do Carmignac Patrimoine A de 1 de Janeiro de 1990 a 31 de Dezembro de '99. 11% \:D/ Basta a bolsa começar a subir sustentadamente que ele vai atrás :wink:

Re: Fundos de commodities

por Midas » 25/11/2012 20:49

Rick Lusitano Escreveu:(...)
PIMCOs Commodities (ambos em USD):
Categoria Morningstar™: Commodities - Geral

PIMCO GIS Commodities Plus Strat E Acc
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F000000JS7

(...)

=====================================

PIMCO GIS Commodities Plus Strat E Inc
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F000000I5E

(...)

Em 2008, o "Acc" teve de rentabilidade anual, -37.22% e o "Inc", -37.20%, em 2011, -11.35% e -11.31% respectivamente. :shock:
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por VirtuaGod » 25/11/2012 20:24

Amiais Escreveu:A comissão de gestão é aplicada na rentabilidade liquida pela entidade gestora e não pelo banco, por isso acho que podemos ver os valores como meramente indicativos não?
Como a maioria dos fundos não tem comissão de subscrição/resgate o custo dos fundos (em qq banco) será igual e a rentabilidade será a da Morninstar (antes de impostos). Estou a ver isto correctamente?

Exactamente como penso :wink:

por Amiais » 25/11/2012 20:21

VirtuaGod Escreveu:Já estive a ver. Não sei como é que um fundo com menos comissão de gestão (1.25% vs 1.4%) tem as mesmas taxas de rentabilidade. Se fossem maiores eu ainda acreditava que a comissão de gestão fosse inferior. Até no deutsche bank é 1.4% para estas rentabilidades. É matematicamente impossível o Activo bank cobrar menos taxas de gestão (que de novo reforço que nem é o banco que cobra mas mesmo que fosse) e ter as mesmas rentabilidades.

Isso está errado... claro como água (potável :mrgreen: )

A comissão de gestão é aplicada na rentabilidade liquida pela entidade gestora e não pelo banco, por isso acho que podemos ver os valores como meramente indicativos não?
Como a maioria dos fundos não tem comissão de subscrição/resgate o custo dos fundos (em qq banco) será igual e a rentabilidade será a da Morninstar (antes de impostos). Estou a ver isto correctamente?

Registado: 17/11/2011 18:37

por VirtuaGod » 25/11/2012 20:12

Já estive a ver. Não sei como é que um fundo com menos comissão de gestão (1.25% vs 1.4%) tem as mesmas taxas de rentabilidade. Se fossem maiores eu ainda acreditava que a comissão de gestão fosse inferior. Até no deutsche bank é 1.4% para estas rentabilidades. É matematicamente impossível o Activo bank cobrar menos taxas de gestão (que de novo reforço que nem é o banco que cobra mas mesmo que fosse) e ter as mesmas rentabilidades.

Isso está errado... claro como água (potável :mrgreen: )

por VirtuaGod » 25/11/2012 19:52

Tem o mesmo ISIN?

por Amiais » 25/11/2012 19:47

VirtuaGod Escreveu:Eu acho é que a BIG e o Best estão errados (ou potencialmente os 3) . Não acredito que na big e no best só tenha 0.75% de comissão.

1º São as casa de investimento que decidem quais os custos de gestão

2º Tenho esse fundo desde que no Best tinha para aí 2% de custo de gestão. Se o alterassem tinham que informar os clientes

3º Um fundo de obrigações emergentes anda pelos 2% de custos de gestão

4º Se bancos diferentes cobrassem custos de gestão diferentes as rentabilidades seriam diferentes, o que embora não tenha confirmado não é quase de certeza o caso, se os fundos tiverem os mesmo ISIN!!

5º Disso tudo acreditaria provavelmente na morningstar ou então no caso pior, que nesta situação é o mesmo.

Reparei agora tb no PIMCO GIS TOTAL RET BOND ACC EUR HED E
que tem custos de 1.40% Best e 1.25% Activo ...

As entradas mínimas já tinha visto que variavam de banco para banco (as vezes muito, tipo 1500€ num lado para 1 UP noutro), a comissão de gestão estava a assumir que seria igual em todos.

Fundos de commodities

por Midas » 25/11/2012 19:47

http://www.morningstar.pt/pt/fundquickr ... EUCA000785

Categoria Morningstar™: Commodities - Agrículas
http://www.morningstar.pt/pt/fundquickr ... EUCA000784

PIMCOs Commodities (ambos em USD):

PIMCO GIS Commodities Plus Strat E Acc
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F000000JS7

Medidas de volatilidade 31-10-2012

Desv.Padrão(3a.).........13.43 %
Rentabilidade média......9.56 %

Rácio de Sharpe.............0.66

Rent. Anualiz. % 23-11-2012
Ano........................5.71
1 ano.....................7.49
3 anos anualiz.......8.85
5 anos anualiz.......0.69
10 anos anualiz.....-

=====================================

PIMCO GIS Commodities Plus Strat E Inc
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F000000I5E

Desv.Padrão(3a.).........13.40 %
Rentabilidade média......9.60 %

Rácio de Sharpe.............0.66

Rent. Anualiz. % 23-11-2012
Ano........................5.74
1 ano.....................7.52
3 anos anualiz.......8.91
5 anos anualiz.......0.59
10 anos anualiz.....-
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por VirtuaGod » 25/11/2012 19:41

Eu acho é que a BIG e o Best estão errados (ou potencialmente os 3) . Não acredito que na big e no best só tenha 0.75% de comissão.

1º São as casa de investimento que decidem quais os custos de gestão

2º Tenho esse fundo desde que no Best tinha para aí 2% de custo de gestão. Se o alterassem tinham que informar os clientes

3º Um fundo de obrigações emergentes anda pelos 2% de custos de gestão

4º Se bancos diferentes cobrassem custos de gestão diferentes as rentabilidades seriam diferentes, o que embora não tenha confirmado não é quase de certeza o caso, se os fundos tiverem os mesmo ISIN!!

5º Disso tudo acreditaria provavelmente na morningstar ou então no caso pior, que nesta situação é o mesmo.

por Amiais » 25/11/2012 19:30

"A comissão de gestão é diluída na rentabilidade diária pelo que as rentabilidades que se vê na morningstar são já líquidas de qualquer comissão (mas não de impostos)."

Reparei que o Best o Activo e Big têm comissões de gestão diferentes para os mesmo fundo (Templeton Global Total Return €). 0.75% no Best e 1.75% Activo e 0.75% também no Big.
O ActivoBank enganou-se ou está a meter a mão neste fundo?

PS: Nao tenho conta no Activo.

por frugal » 25/11/2012 18:44

Rick Lusitano Escreveu:@frugal

Num fundo exclusivamente de commodities, não aposto, devido aos baixos rendimentos e alta volatibilidade dos fundos dessa categoria, mas o fundo misto da Invesco, aposta em 26,62% da sua carteira em commodities.

Rick Lusitano Escreveu:@REAN

Falas num fundo que aposte no ouro, tens este que começou a ser falado anteriormente:

Rick Lusitano Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Ou dá-me o isin desse da invesco sff, não estou a encontrar via google!!

Boa tarde
As comodities dos USA podemos adquirir sem risco cambial, correcto?
Qual o fundo mais conhecido para um cabaz de comodities
Cumprimentos

Será este?
Banco Best = Invesco Balanced-Risk Allocatio Fund E
Morningstar.pt = Invesco Balanced-Risk Alloc E
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0000043PS
Isin LU0432616901

Fundos de Investimento (baixo risco) - página 60
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... start=1475

(...)

Mostrando só as commodities (os outros activos da carteira podem ser vistos seguindo o link abaixo apresentado):

Complete Quarterly Holdings Detail

Invesco Balanced-Risk Allocation Fund
Portfolio Holdings as of 09/30/2012

Security.............% Net Assets

Gold Swap....................5.12%
Copper Future................3.71%
Silver Future................3.14%
Agriculture Core Index Swap..2.30%
Brent Crude Oil Future.......2.20%
Soy Meal Swap................1.79%
Soybean Future...............1.75%
WTI Crude Oil Future.........1.40%
Gas Oil Future...............1.28%
Unleaded Gasoline Future.....1.25%
Aluminum Future..............1.06%
Heating Oil Future...........0.95%
Sugar........................0.60%
Live Cattle Swap.............0.07%

Fonte: http://www.invesco.com/portal/site/us/products/mutualFunds/fundOverview?fundId=29336

Boa tarde As comodities dos USA podemos adquirir sem risco cambial, correcto? Qual o fundo mais conhecido para um cabaz de comodities Cumprimentos

Registado: 16/9/2012 22:36

por Midas » 25/11/2012 16:15

@frugal

Num fundo exclusivamente de commodities, não aposto, devido aos baixos rendimentos e alta volatibilidade dos fundos dessa categoria, mas o fundo misto da Invesco, aposta em 26,62% da sua carteira em commodities.

Falas num fundo que aposte no ouro, tens este que começou a ser falado anteriormente:

Rick Lusitano Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Ou dá-me o isin desse da invesco sff, não estou a encontrar via google!!

Será este?
Banco Best = Invesco Balanced-Risk Allocatio Fund E
Morningstar.pt = Invesco Balanced-Risk Alloc E
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0000043PS
Isin LU0432616901

Fundos de Investimento (baixo risco) - página 60
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... start=1475

(...)

Mostrando só as commodities (os outros activos da carteira podem ser vistos seguindo o link abaixo apresentado):

Complete Quarterly Holdings Detail

Invesco Balanced-Risk Allocation Fund
Portfolio Holdings as of 09/30/2012

Security.............% Net Assets

Gold Swap....................5.12%
Copper Future................3.71%
Silver Future................3.14%
Agriculture Core Index Swap..2.30%
Brent Crude Oil Future.......2.20%
Soy Meal Swap................1.79%
Soybean Future...............1.75%
WTI Crude Oil Future.........1.40%
Gas Oil Future...............1.28%
Unleaded Gasoline Future.....1.25%
Aluminum Future..............1.06%
Heating Oil Future...........0.95%
Sugar........................0.60%
Live Cattle Swap.............0.07%

Fonte: http://www.invesco.com/portal/site/us/products/mutualFunds/fundOverview?fundId=29336
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por frugal » 25/11/2012 10:06

Rick Lusitano (Colocada: 3/11/2012 17:46) Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Não tem é mínimos, assumo que não seja mais de 1000 euros. Estou a gostar do que estou a ver do fundo. Embora me pareça que esteja alavancado!! Há sempre lugar para uns 10% da carteira neste fundo se calhar. Vou dar mais uma vista de olhos e depois vemos aqui se conseguimos descortinar se realmente é bom!!

O fundo original é este: http://www.invesco.com/portal/site/us/products/mutualFunds/fundOverview?fundId=29336

Aí pode-se encontrar PDFs importantes do lado direito em "Materials & Resources". Até encontram uma mini entrevista com o gestor. O fundo tem até uma agradável exposição a ouro. Digam de vossa justiça tb. Era excelente se tivesse histórico em 2008, assim fico sempre com um pé atrás!!

Tem Futures e Swaps de obrigações governamentais, de indexes e de commodities (agrícolas, metais e energéticos). Parece interessante, mas gostava de ver a sua reacção à "Queda dos mercados em 2008". Na minha maneira de analisar, acho um pouco curto (tem cerca de 3 anos), não me sentiria confortável para apostar nele neste momento, inclusivamente, não sou grande adepto de fundos mistos, principalmente os flexíveis. Pois acredito mais em 2 fundos em separado, obrigações + acções, do que 1 misto, pois tenho mais liberdade de escolher o peso de cada um, na carteira, e o seu tipo, coisa que no misto, não temos esse controlo pessoal. No flexível, o equilíbrio na alocação de obrigações vs. acções, poderá ser mais volátil, porque não existem limites ás acções.

O Invesco deixou-me curioso porque:

Desv.Padrão(3a.).............6.63 %
Rentabilidade média......10.32 %

Rácio de Sharpe..............1.45

Carteira

Obrigações governamentais qualidade....................69,89%
Commodities (agrícolas, metais e energéticos)........26,62%

Conclusão:
Decidi apostar 1 "cheirinho" (5%) no Invesco, devido a ter pouco risco e ao retorno interessante a 3 anos, e principalmente devido ás commodities.
As commodities tem uma tendência futura de se valorizar, devido á procura/dependência por parte dos países emergentes, no caso do Ouro, devido á crise económica generalizada, em que é considerado refúgio "seguro".

Não aposto mais, devido a ter pouco histórico (Criação do fundo: 01-09-2009) e precisamente por ser um fundo misto e inclusive flexível. Preferia um fundo só de commodities, mas com retorno e risco similares.

Deixo aqui, o desafio, para se descobrir um fundo de commodities com risco e retorno semelhantes ao Invesco ou melhores. :lol:

Bom dia

Commodities (agrícolas, metais e energéticos) >>> qual fundo utilizas?

cumprimentos

Registado: 16/9/2012 22:36

por Midas » 25/11/2012 2:35

Da Bloomberg:

1-Month: -3.01%
3-Month: +0.82%
Year To Date: -4.27%
1-Year: -5.24%
3-Year: +3.35%
5-Year: +3.39%

(Desde que foram alteradas as "Watchlists" na Bloomberg", já não dá para ver outros dados. Esta versão light, ficou ainda mais "light"!) :evil:
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Midas » 25/11/2012 2:21

Já sabia das diferenças entre as várias Morningstar (PT/ES/IT vs. UK ou US) devido ás moedas usadas. Quando procurei o ISIN do fundo através do google, apareceu 1º, a UK, daí o meu erro.

O estranho é as diferenças elevadas entre o retorno a 3 anos e a média a 3 anos, por isso também dei o exemplo da UK:

Rick Lusitano Escreveu:São dados estranhos (da Morningstar ES)...

Apenas como exemplo:

Morningstar UK

YTD -7.25
1 Year -10.88
3 Years Annualised -0.30
5 Years Annualised 5.83
10 Years Annualised 14.29

EDIT: E também da Morningstar UK. :roll:
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por VirtuaGod » 25/11/2012 2:00

mas a morningstar uk e a es serem diferentes faz toda a lógica. Porque num é se investires 100 euros e no outro se investires 1000 libras.

A questão é serem coerentes entre as rentabilidades médias a 3 anos e as rentabilidades reais, independentemente se é a UK ou a ES. Para nós interessa-nos é a ES devido a ser em euros. Podes deixar a UK de parte.

Não percebo é como um fundo que deu 3,35% em 3 anos tem uma taxa de rentabilidade média a 3 anos de 13.3%. Dados da morningstar ES (que é o que nos interessa)!!

por Midas » 25/11/2012 1:46

São dados estranhos (da Morningstar ES)...

Apenas como exemplo:

Morningstar UK

YTD -7.25
1 Year -10.88
3 Years Annualised -0.30
5 Years Annualised 5.83
10 Years Annualised 14.29

EDIT: E também da Morningstar UK. :roll:
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por VirtuaGod » 25/11/2012 1:39

Eu não sei que rentabilidade média é essa que eles arranjaram!!

Porque as rentabilidade REAIS são:

1 año -5,24
3 años anualiz. 3,35
5 años anualiz. 3,39

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, marco1424, OCTAMA, tami e 226 visitantes