Sonae Indústria...
Como sabemos, os resultados da Sonae Indústria no primeiro trimestre ressentiram-se do abrandamento da procura e da subida dos custos de produção. Contudo, nos fundamentais, a acção está barata e constitui uma boa oportunidade de investimento para o longo prazo. Mas tambem sei que ninguem me vai chamar à cama para a comprar porque parece que acordou vinda de um tunel. Mas tb sabemos que para ir buscar minerio é preciso fazer os acessos...
Eu estou lá, a luz no capacete está fraca e ja tenho saudades do bom tempo das ferias, mas como o premio prometido é grande, vou continuando a fazer mais umas horas extraordinárias la em baixo.
Abraço e até à luz do dia
Eu estou lá, a luz no capacete está fraca e ja tenho saudades do bom tempo das ferias, mas como o premio prometido é grande, vou continuando a fazer mais umas horas extraordinárias la em baixo.
Abraço e até à luz do dia
- Registado: 9/8/2005 11:17
Sou mega Fã do Buffett
Pode ser que ele venha a portugal comprar a soni lol
Agora sem gozo, é um excelente indicador... abaixo do book value é acreditar que aquilo vale menos do que o dinheiro que o belmiro lá meteu... epa acho que ninguém aqui acredita nisso... como tal ela ta barata...
mas dizes bem, o potencial do mercado é que irá mandar... a malta não está para ali virada, nem pelos vistos mto para o psi20, que não para de cair :\
Agora como aposta de longo prazo volto a reforçar... é de começar a construir posição devagarinho... e sem stressar com os movimentos de curto prazo, aproveitar apenas para ir reforçando caso desça...
mas isto é a minha visão de AF

Pode ser que ele venha a portugal comprar a soni lol
Agora sem gozo, é um excelente indicador... abaixo do book value é acreditar que aquilo vale menos do que o dinheiro que o belmiro lá meteu... epa acho que ninguém aqui acredita nisso... como tal ela ta barata...
mas dizes bem, o potencial do mercado é que irá mandar... a malta não está para ali virada, nem pelos vistos mto para o psi20, que não para de cair :\
Agora como aposta de longo prazo volto a reforçar... é de começar a construir posição devagarinho... e sem stressar com os movimentos de curto prazo, aproveitar apenas para ir reforçando caso desça...
mas isto é a minha visão de AF
lcaldei1 Escreveu:Assim que o peixe graúdo começar a procurar a acção determinados que já bateu nos fundos, a raia miúda irá logo atrás à procura de conseguir realizar mais valias. Todos aqueles que agoram dizem que se trata de uma acção de risco e perigosa, passam a procurar nela oportunidades levados por uma tendência.
Sem dúvida...
lcaldei1 Escreveu:Muitos que andam agora a falar de subprimes, casas, metanol e outras justificações para explicar o mercado, estarão em breve a comprar a acção já nos
4,xx euros, sem poderem explicar técnicamente porque entram na acção, já que pela AT só após romper em alta a lateralização acima dos 5 euros e com bons volumes seria um possível sinal de compra.
Aqui não concordo, os que usam a AT compram com sinais técnicos não interessa se é a 3, 5, ou 10...
lcaldei1 Escreveu:A minha participação em bolsa não é mais de 10% da minha carteira, 80% é euros no banco em depósitos a prazo, mas esta aposto nela e pago para ver. Definitivamente dentro mesmo se por mais tempo que inicialmente previsto (normalmente não tenho as mesmas acções mais de 4 semanas).
Não sei a que preço tens este título, mas muitos tinham o mesmo raciocínio que o teu quando a acção estava nos 7/8 euros... entretanto, ou venderam com uma menos valia apreciável ou mantêm com uma menos valia potencial ainda maior e sem saber o fazer, porque na realidade não sabem se o título já bateu no fundo ou vai cair ainda mais... enquanto isso, quem usa AT tem o seu capital seguro e pode até só entrar a 5 euros mas apanhará o movimento a subir e não terá posições perdedoras...
E vi muitos em 2000 com esse raciocínio na PTM a 70/80 euros, na PAD a 3/4, etc...
Não estou a dizer que isso irá acontecer à Sonaeind, mas em 2001 poucos acreditavam que a PTM caisse até aos 5 euros e a PAD até aos 10 cêntimos, e a sonaecom... e a impresa...
Boa sorte
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Ainda bem há pouco tempo esta acção valia 12,4€ para o BCP... puxa como é possível estarem tão errados e durante tanto tempo... ela já ia nos 6 quando baixaram o target para 9 e agora baixaram para 7 penso eu de que...
Quem é adepto do fundamental e do longo prazo é complicado não começar a acumular esta acção... pq ela está penso que até já abaixo do book value, pode até cair mais uns 50 centimos mas ta barata a 3,85 como a 4 como a 4,5... pelo menos pelo que tenho lido.
A maioria da malta que eu conheço que dizem ser adeptos do longo prazo são aqueles que tipicamente já tão a perder mais de 10% e que depois por teimosia não querem vender a perder...
Quem é adepto do fundamental e do longo prazo é complicado não começar a acumular esta acção... pq ela está penso que até já abaixo do book value, pode até cair mais uns 50 centimos mas ta barata a 3,85 como a 4 como a 4,5... pelo menos pelo que tenho lido.
A maioria da malta que eu conheço que dizem ser adeptos do longo prazo são aqueles que tipicamente já tão a perder mais de 10% e que depois por teimosia não querem vender a perder...
Sect Escreveu:CTR2004 Escreveu:Amigo de facto, como referi, é algo que apenas tnh observado por alto, talvez seja puramente psicológico ou ocasional...mas fiquei com essa sensação.
Talvez se pegar num gráfico e faça a comparação possa deduzir estar completamente errado...
Hoje fecharam verdes os States, amanha acredito em mais um dia d queda acentuada da SONI, mas caso os futuros estejam verdinhos pela manhã...penso que ela poderá fazer um ressalto na sua acentuada tendência de queda...a ver vamos
Aconselho-te a nao pensar assim pois mesmo que isso aconteça tens que ter em consideraçao que o Psi nao é formado só por esta acçao e que existem pelo menos no meu entender outras bem mais interessantes para comprar.
Cumprimentos
Sect
Ñ percebi de que forma ñ deverei pensar ?!?!
Concordo perfeitamente com o q disse e sou completamente a favor da diversificação da carteira...

- Registado: 29/11/2007 2:47
CTR2004 Escreveu:Amigo de facto, como referi, é algo que apenas tnh observado por alto, talvez seja puramente psicológico ou ocasional...mas fiquei com essa sensação.
Talvez se pegar num gráfico e faça a comparação possa deduzir estar completamente errado...
Hoje fecharam verdes os States, amanha acredito em mais um dia d queda acentuada da SONI, mas caso os futuros estejam verdinhos pela manhã...penso que ela poderá fazer um ressalto na sua acentuada tendência de queda...a ver vamos
Aconselho-te a nao pensar assim pois mesmo que isso aconteça tens que ter em consideraçao que o Psi nao é formado só por esta acçao e que existem pelo menos no meu entender outras bem mais interessantes para comprar.

Cumprimentos
Sect
rufa Escreveu:CTR2004 Escreveu:Já eu na mnha opnião de iniciante, tenho acompanhado a SONI a já alguns dias com sucessivos trades...
Ao contrário d habitual, eu acho que a soni voltará a ter um dia positivo, após um dia de queda no USA... e porque ? Não me perguntem mas assim por alto tenho a sensação de ter observado isso...
Facto é que os USA estão a 3 sessões consecutivas a valorizar...hoje penso q tb fechará a valorizar...estou para ver como será o próximo dia que feche a desvalorizar...suspeito que a SONI na sessão seguinte dará um ar de sua graça![]()
Aos que estão dentro, possivelmente nem estará aqui ninguem que venda a estes preços a ganhar...penso que devam ter calma e nervos de aço...Esta queda é tb devido a mt pequeno investidor assustado com medo de perder as pequenas poupanças que assustam-se com a AT...penso q ninguem se deve guiar apenas pela AT, pois se assim fosse o mercado era spr a subir ou spr a descer...e ñ havia forma de se formar novos suportes e novas resistencias...seria um mercado num so sentido...no entanto a AT, é essencial para nos indicar a tendência...mas penso que ñ seja uma referência para indicar o ponto de viragem...
A SONI penso até q é um bom explo disso, pois já quebrou mts supoertes como se eles nem lá estivessem assim como as resistências apontadas pela AT...
Vamos ver o q o futuros nos reserva...e estando dentro da SONI, desejo um dia de quedas nos statesQ deverá estar eminente...pois 3 sessões consecutivas a valorizar nos ultimos tempos ñ tem sido mt habitual...
Bons negócios pessoal!
Fundamenta lá essa ideia de que as quedas nos states são benéficas para a SONI![]()
Cumps all
Amigo de facto, como referi, é algo que apenas tnh observado por alto, talvez seja puramente psicológico ou ocasional...mas fiquei com essa sensação.

artista Escreveu:CTR2004 Escreveu:De facto é um problema que todos teremos sempre que fizermos um investimento seja ele de qualquer natureza, penso que até faça parte da definição de investimento a situação da potencial menos valia![]()
Ainda assim, em relação a isto, eu não concordo... eu não tenho nenhuma posição perdedora, nem nunca mantenho nenhuma... só para quem investe a longo prazo é que penso que podem admitir-se manter posiões perdedoras e ainda assim tenho dúvidas!
A curto e médio prazo também não me parece viável, seja qual for a estratégia, investir sem uso de stops...
Um abraço, desculpa pela confusão
artista
Completamente de acordo

Cá eu, q aprendi da pior forma, hj em dia, cada OC é seguida de um Stop ...
Abraços
Alexandre Simoes Escreveu:artista ns sua opiniao, mesmo perdendo 18% devemos vender as SONI !?
A minha opinião é Sim Alexandre Simoes mesmo a perder 18% deves vender se fores investidor de curto prazo se fores investidor de médio/longo prazo não não deves vender se como eu após estudar a empresa achas que ela tem potêncial só que neste momento como a casa mãe está a ser castigada pelo mercado sem razão aparente e por isso acredito que ao preço que está irá recuperar no longo prazo.
Abraço
- Registado: 31/8/2007 20:30
Assim que o peixe graúdo começar a procurar a acção determinados que já bateu nos fundos, a raia miúda irá logo atrás à procura de conseguir realizar mais valias. Todos aqueles que agoram dizem que se trata de uma acção de risco e perigosa, passam a procurar nela oportunidades levados por uma tendência.
Muitos que andam agora a falar de subprimes, casas, metanol e outras justificações para explicar o mercado, estarão em breve a comprar a acção já nos
4,xx euros, sem poderem explicar técnicamente porque entram na acção, já que pela AT só após romper em alta a lateralização acima dos 5 euros e com bons volumes seria um possível sinal de compra.
A minha participação em bolsa não é mais de 10% da minha carteira, 80% é euros no banco em depósitos a prazo, mas esta aposto nela e pago para ver. Definitivamente dentro mesmo se por mais tempo que inicialmente previsto (normalmente não tenho as mesmas acções mais de 4 semanas).
Muitos que andam agora a falar de subprimes, casas, metanol e outras justificações para explicar o mercado, estarão em breve a comprar a acção já nos
A minha participação em bolsa não é mais de 10% da minha carteira, 80% é euros no banco em depósitos a prazo, mas esta aposto nela e pago para ver. Definitivamente dentro mesmo se por mais tempo que inicialmente previsto (normalmente não tenho as mesmas acções mais de 4 semanas).
- Registado: 18/2/2008 9:13
Alexandre Simoes Escreveu:artista ns sua opiniao, mesmo perdendo 18% devemos vender as SONI !?
Isso depende de muitas coisas mas, em última análise, só o próprio pode responder a essa pergunta... só o facto de alguém fazer essa pergunta é porque há alguma de errado no trade!
Acho sobretudo que nunca se devia chegar a essa pergunta... e como é que nunca chegamos a essa pergunta? Primeiro, nunca devemos entrar sem saber o que fazer em qualquer um dos casos, quer o título suba quer desça, antes de entrar temos de definir tudo, depois temos de ser disciplinados no cumprimento do que estipulámos... se cumprirmos estas duas coisas, o resto virá por acréscimo!
Se a pergunta é no sentido de eu te dizer se a Sind vai continuar a cair, não faço a mínima idéia, sei que a tendência é de baixa e que as probabilidades de cair são maiores, evidentemente algum dia inverterá não sei quando, mas também não tento adivinhar,
Se procurares neste tópico, quando estava na casa dos 7, achava-a barata mas não gostava do aspecto técnico dela, acabei por fazer uma entrada de risco nos 7,34, no dia seguinte sai a 7,18. Logo a seguir começou a subir e coloquei a hipótese de ter saído nos mínimos, algo que seria curioso! Ainda nesse dias fez novos mínimos e hoje está quase a metade do preço... mas ela até podia continuar a subir que eu não tinha feito mal, fiz o que estipulei antes de entrar, sei que se seguir a minha estratégia perco 2 a 4% nos trades perdedores mas ganho bastante mais e mais vezes nos ganhadores (tendencialemente)...
È preciso afastar a sensação de que estamos errados se vendemos um título e ele sobe depois disso... é fundamental agir de acordo com uma estratégia e não pelas emoções, sei que não é fácil, eu demorei alguns anos a fazer o que sabia que devia fazer, mas só quando conseguirmos dominar as nossas emoções é que conseguiremos ter sucesso nos mercados...
Bem já escrevia mais do que devia

um abraço e boa sorte
artista
Editado pela última vez por artista_ em 29/5/2008 22:06, num total de 1 vez.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
CTR2004 Escreveu:Já eu na mnha opnião de iniciante, tenho acompanhado a SONI a já alguns dias com sucessivos trades...
Ao contrário d habitual, eu acho que a soni voltará a ter um dia positivo, após um dia de queda no USA... e porque ? Não me perguntem mas assim por alto tenho a sensação de ter observado isso...
Facto é que os USA estão a 3 sessões consecutivas a valorizar...hoje penso q tb fechará a valorizar...estou para ver como será o próximo dia que feche a desvalorizar...suspeito que a SONI na sessão seguinte dará um ar de sua graça![]()
Aos que estão dentro, possivelmente nem estará aqui ninguem que venda a estes preços a ganhar...penso que devam ter calma e nervos de aço...Esta queda é tb devido a mt pequeno investidor assustado com medo de perder as pequenas poupanças que assustam-se com a AT...penso q ninguem se deve guiar apenas pela AT, pois se assim fosse o mercado era spr a subir ou spr a descer...e ñ havia forma de se formar novos suportes e novas resistencias...seria um mercado num so sentido...no entanto a AT, é essencial para nos indicar a tendência...mas penso que ñ seja uma referência para indicar o ponto de viragem...
A SONI penso até q é um bom explo disso, pois já quebrou mts supoertes como se eles nem lá estivessem assim como as resistências apontadas pela AT...
Vamos ver o q o futuros nos reserva...e estando dentro da SONI, desejo um dia de quedas nos statesQ deverá estar eminente...pois 3 sessões consecutivas a valorizar nos ultimos tempos ñ tem sido mt habitual...
Bons negócios pessoal!
Fundamenta lá essa ideia de que as quedas nos states são benéficas para a SONI

Cumps all
Essa era a pergunta que deverias ter feito até chegar a esse ponto(se é o teu caso...)?
O problema é falta de estratégia, ou seja, quando a acção começa a descer, pensa-se que algum dia ela vai recuperar, mas entretanto vai descendo e descendo...
E a nossa capacidade de resistência vai-se e acaba-se por ceder, muitas das vezes numa má altura, tipo uma acção estar perto de um suporte...
Por isso antes de comprar uma acção temos de pensar qual o valor que estamos dispostos a perder.
Como já foi escrito, quem está a longo prazo e acredita nos fundamentais, estas quedas não devem de ser encaradas como muito preocupantes, mas eventualmente oportunidades de reforçar.
Eu, novato nestas andanças, não tenho conhecimentos suficientes para avaliar fundamentais, nem capacidade para ver uma acção descer muito e continuar com ela em carteira a acumular perdas... principalmente nesta fase critica de mercados.
Daí que olho para a AT e tento ver uma boa altura para entrar, caso veja que a estratégia não está correcta, vendo, mesmo com perdas...
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
- Registado: 29/11/2007 1:49
tatanka Escreveu:Bem, os investidores que se baseiam em fundamentais, gabam-se de não usarem stops.
Alguém que considera que, pelos seus multiplos, uma empresa está barata, uma descida de 20, 30%, serão quanto muito, oportunidades de reforço, fazendo o tal average down.
Claro, se nada mudar na realidade da empresa....
Mas na optica do analista tecnica, os stops, são sem duvida essenciais.
Perfeitamente de acordo, é exactamente isto que defendo... gostaria só de acrescentar (também já devo ter escrito isto algumas vezes) que um investidor de longo prazo deve saber estudar bem os fundamentais das empresas (não chega saber o que é o per e pouco mais) e decidir quanto entrar... entrar porque se pensa que um título vai subir e depois não vender porque se está a perder, transformando a posição numa de longo prazo, está longe de ser o correcto!
Um abraço
artista
Bem, os investidores que se baseiam em fundamentais, gabam-se de não usarem stops.
Alguém que considera que, pelos seus multiplos, uma empresa está barata, uma descida de 20, 30%, serão quanto muito, oportunidades de reforço, fazendo o tal average down.
- Registado: 29/11/2007 13:44
CTR2004 Escreveu:Amigo esse comentário pelo menos em relação a mim é um pouco desadequado uma vez que nem me referi se uso ou não Stop's e muito menos o meu ponto de entrada...ou seja poderia estar perdedor ou ganhador neste título ...
Tens razão o meu comentário não era dirigido para ti era para o RCF69 (vocês usam uns nomes de código que confundem a malta!

RCF69 Escreveu:estou com uma azia desgraçada.
Fico perdido ao ver a SONI cair todos os dias, preferia que viesse logo de uma vez para 1 ou 2 euros, apesar de estar enterrado a 4,86.
Tive azar de principiante, no dia que ia por um stop a 4,88 quando esteve nos 4,97, tudo se passou rapidamente e já as apanhei a 4,84.
Sou teimoso e nessa altura podia apenas perder 150 euros, assim prevejo estar anos para recuperar.
Será que a queda a pique se deve ao preço do petroleo? sendo assim de o petroleo chegar aos 200 euros, será que ela vai até aos 2 euros ou menos?
CTR2004 Escreveu:De facto é um problema que todos teremos sempre que fizermos um investimento seja ele de qualquer natureza, penso que até faça parte da definição de investimento a situação da potencial menos valia![]()
Ainda assim, em relação a isto, eu não concordo... eu não tenho nenhuma posição perdedora, nem nunca mantenho nenhuma... só para quem investe a longo prazo é que penso que podem admitir-se manter posiões perdedoras e ainda assim tenho dúvidas!
A curto e médio prazo também não me parece viável, seja qual for a estratégia, investir sem uso de stops...
Um abraço, desculpa pela confusão
artista
Caro artista:
Isso para mim não é bem ganhar mas sim diminuir perdas, mas até concordo, é uma forma de ganhar...
Amigo esse comentário pelo menos em relação a mim é um pouco desadequado uma vez que nem me referi se uso ou não Stop's e muito menos o meu ponto de entrada...ou seja poderia estar perdedor ou ganhador neste título ...
De facto é um problema que todos teremos sempre que fizermos um investimento seja ele de qualquer natureza, penso que até faça parte da definição de investimento a situação da potencial menos valia
Mas sem dúvida percebi os alertas dirigidos amigo Artista, embora um pouco desadequados para a minha situação em concreto. De qqer forma mt obrigado!
artista Escreveu:realmente os que têm acções e as vendem têm hoje mais dinheiro que tinham na semana passada...
Isso para mim não é bem ganhar mas sim diminuir perdas, mas até concordo, é uma forma de ganhar...

artista Escreveu:CTR, espero que a tua posição não seja muito grande e, pelo menos, que isto te sirva de lição, os stops são para usar, mesmo que depois suba, se isso acontecesse qual era o mal?!
Amigo esse comentário pelo menos em relação a mim é um pouco desadequado uma vez que nem me referi se uso ou não Stop's e muito menos o meu ponto de entrada...ou seja poderia estar perdedor ou ganhador neste título ...
artista Escreveu:É que o problema que tens não é só o da potencial menos valia, também não pdoes usar o capital para nada, e o teu stress será sem dúvida muito maior do que se não tivesses essa posição...
De facto é um problema que todos teremos sempre que fizermos um investimento seja ele de qualquer natureza, penso que até faça parte da definição de investimento a situação da potencial menos valia

Mas sem dúvida percebi os alertas dirigidos amigo Artista, embora um pouco desadequados para a minha situação em concreto. De qqer forma mt obrigado!

soni
eu infelizmente estou dentro adquiri a 4.57 e 4.48
no engodo do dividendo.
È claro que poderia ter registado uma mais valia se tivesse vendido a 4.88 4.90.
não o fiz e a desilusão é grande, ainda pensei hoje comprar para fazer baixar preço médio mas parece que há alguem a atirar ao fundo o titulo. e vou ficar quieto.
boas tacadas
no engodo do dividendo.
È claro que poderia ter registado uma mais valia se tivesse vendido a 4.88 4.90.
não o fiz e a desilusão é grande, ainda pensei hoje comprar para fazer baixar preço médio mas parece que há alguem a atirar ao fundo o titulo. e vou ficar quieto.
boas tacadas
"se não conseguires convencê-los..
confunde-os"
confunde-os"
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Maverick StockMan e 240 visitantes