BCP...
[quote="iurp"]Quem vai lucrar muito com esta operação vão ser os bancos que vão ficar detentores dos direitos não exercidos e que poderão, em face disso, comprar os títulos apenas a 1,20 com os direitos dos clientes que não exerceram!!!
Abraço[/quot
Os bancos são como accionistas normais e só no rateio e que podem ter acções do
BCP a 1.20 ,
Mas a 1,20 todos se interessam pelas acções não subscritas
Abraço[/quot
Os bancos são como accionistas normais e só no rateio e que podem ter acções do
BCP a 1.20 ,
Mas a 1,20 todos se interessam pelas acções não subscritas
- Registado: 18/1/2008 16:20
Sonasol Escreveu:pvg80713 Escreveu:manilha Escreveu:Ainda faltam muitos direitos por negociar, o que á partida parece não ser um bom sintoma.
Terá de haver rateio e aí dada a pouca(?)procura para tanta oferta o preço oscilará ou está fixado em 1.20E. ?
manilha,
isto quer apenas dizer que muita gente não quis negociar os seus direitos e portanto vai comprar todas as acções a que tem direito.
o preço é fixo de 1,2.
A cotação nunca chegará ao valor de 1,20, pois terá que ser somado os direitos segundo uma fórmula que por aqui anda, não ?
sim sonasol, já foi amplamente falado.
O custo das novas acções é de 1,2 euros, mas vão ter que ser entregues 3,33 direitos por cada uma o que faz que as novas acções também fiquem aproximadamente a 1,8 euros.
cumprimentos
- Registado: 19/4/2005 11:11
Sonasol Escreveu:pvg80713 Escreveu:manilha Escreveu:Ainda faltam muitos direitos por negociar, o que á partida parece não ser um bom sintoma.
Terá de haver rateio e aí dada a pouca(?)procura para tanta oferta o preço oscilará ou está fixado em 1.20E. ?
manilha,
isto quer apenas dizer que muita gente não quis negociar os seus direitos e portanto vai comprar todas as acções a que tem direito.
o preço é fixo de 1,2.
A cotação nunca chegará ao valor de 1,20, pois terá que ser somado os direitos segundo uma fórmula que por aqui anda, não ?
Tudo depende da oferta / procura... até pode baixar dos 1,20
pvg80713 Escreveu:manilha Escreveu:Ainda faltam muitos direitos por negociar, o que á partida parece não ser um bom sintoma.
manilha,
o preço é fixo de 1,2.
- Registado: 17/4/2008 15:14
Eu não recebo cartas do Big e também ninguém me contactou por telefone. Se os bancos tiverem esse cuidado... Mas mesmo assim no caso de um emigrante, pode-se dar o caso de não ver a correspondência. Também se pode dar o caso de não ter capital disponível, é verdade. De facto é complicado.
- Registado: 15/1/2007 11:48
psousa Escreveu:Deixem-me apenas dizer que isto é ridículo:Caso não venda ou exerça os direitos, é importante reter que os mesmos caducam automáticamente sem retorno de valor.
in notificaçõa Banco BIG
E se eu fosse um imigrante de 80 anos, em França, com umas poupanças de 20 anos que nem sei bem como são constituídas? E não me venham com a estória de que o titular é responsável por saber o que detém, porque bem sabem, alguns melhor que eu, que isso não é bem assim.
Custava alguma coisa criar uma elementar regra "se não existirem outras instruções, os direitos são automaticamente convertidos em acções"! Não seria mais vantajoso, em qualquer cenário, do que deixar caducar os direitos?
tens razão, mas se debitasses os 1,2 sem avisar também não seria correcto.
penso que todos os clientes foram avisados por carta e os que ainda não deram indicações foram contactados telefónicamente. ( mas concordo que vão existir meia duzia de chatices...)
no entanto ( talvez dois biliões ) de direitos que não foram transaccionados são certamente dos grandes investidores e vão portanto comprar as acções.
cumprimentos
Deixem-me apenas dizer que isto é ridículo:
in notificaçõa Banco BIG
E se eu fosse um imigrante de 80 anos, em França, com umas poupanças de 20 anos que nem sei bem como são constituídas? E não me venham com a estória de que o titular é responsável por saber o que detém, porque bem sabem, alguns melhor que eu, que isso não é bem assim.
Custava alguma coisa criar uma elementar regra "se não existirem outras instruções, os direitos são automaticamente convertidos em acções"! Não seria mais vantajoso, em qualquer cenário, do que deixar caducar os direitos?
Caso não venda ou exerça os direitos, é importante reter que os mesmos caducam automáticamente sem retorno de valor.
in notificaçõa Banco BIG
- Registado: 15/1/2007 11:48
manilha Escreveu:Ainda faltam muitos direitos por negociar, o que á partida parece não ser um bom sintoma.
manilha,
o preço é fixo de 1,2.
clinico,
mais uma pequena correcção... só recebe acções a 1,20 quem tiver direitos em carteira HOJE (se tinha acções antes ou mesmo hoje, isso já não interessa nada)! e transmitir ao seu banco/corretor até domingo que sim quer comprar as acções a 1,20.
cumprimentos
os direitos que tiver em carteira, divide por 3,33 e fica a saber quantas acções vai comprar a 1,20.
mais uma pequena correcção... só recebe acções a 1,20 quem tiver direitos em carteira HOJE (se tinha acções antes ou mesmo hoje, isso já não interessa nada)! e transmitir ao seu banco/corretor até domingo que sim quer comprar as acções a 1,20.
cumprimentos
os direitos que tiver em carteira, divide por 3,33 e fica a saber quantas acções vai comprar a 1,20.
BCP
São todos umas joias de pessoas mas uns confusos do diabo!
O Marco António já explicou n vezes como se faz o cálculo para ver se adquirir direitos é caro ou barato. Dois posts acima tambem já fiz as mesmas contas.
Só recebe acções a 1.20 quem detinha acções do Bcp até ao início do aumento de capital e não vendeu os seus direitos.
A mim, o que me aborrece, é que habitualmente no último dia de negociação de direitos em geral, a cotação costuma subir um bocado. Apesar de ser cedo, aqui parece que ninguem se interessa por isto pois comprar direitos agora e exercê-los, sai o Bcp mais barato do que a cotação actual...
Não acerto uma!(e lá continuo na Pad á espera já nem sei de quê...
Vou mesmo par o imobiliário!!!
Abraços
Clinico
O Marco António já explicou n vezes como se faz o cálculo para ver se adquirir direitos é caro ou barato. Dois posts acima tambem já fiz as mesmas contas.
Só recebe acções a 1.20 quem detinha acções do Bcp até ao início do aumento de capital e não vendeu os seus direitos.
A mim, o que me aborrece, é que habitualmente no último dia de negociação de direitos em geral, a cotação costuma subir um bocado. Apesar de ser cedo, aqui parece que ninguem se interessa por isto pois comprar direitos agora e exercê-los, sai o Bcp mais barato do que a cotação actual...
Não acerto uma!(e lá continuo na Pad á espera já nem sei de quê...
Vou mesmo par o imobiliário!!!
Abraços
Clinico
- Registado: 1/6/2003 0:13
penso que o rate só quis exemplificar, que a acção já esteve bem mais baratao. concordo.
os direitos fecham hoje e a acção já não vai chegar àqueles valores.
Mas até à liquidação financeira ainda pode haver alguma força vendedora.
depois da liquidação financeira e se não houver mais má noticias internas e externas...
espero que o caminho seja novamente... e finalmente.... embora lentamente.... e quase sempre....... a subir !
cumprimentos
os direitos fecham hoje e a acção já não vai chegar àqueles valores.
Mas até à liquidação financeira ainda pode haver alguma força vendedora.
depois da liquidação financeira e se não houver mais má noticias internas e externas...
espero que o caminho seja novamente... e finalmente.... embora lentamente.... e quase sempre....... a subir !
cumprimentos
rate Escreveu:admitindo o mínimo do BCP dos ultimos 12 meses, que foi em Fev2008 de 1,71 euros ;
-descontando os 0,21 dos direitos do aumento capital
Não se descontam agpra direitos (quanto muito somam-se). Descontados já foram eles...
Ir à cotação e voltar a tirar os direitos (que foi exactamente o que já aconteceu) não faz sentido. Também não interessa ir ver os valores passados, não são relevantes para nada, o que interessa é a cotação actual do BCP e o preço a que são compradas as novas acções (o que irá definir o valor aproximado dos direitos).
rate Escreveu:-teriamos cotação teorica do BCP a 1,50 (1,71-0,21)
Já está explicado atrás mas queria ressalvar que este valor é completamente arbitrário, não tem qualquer significado especial (aliás não sei ao certo o que pretendes dizer com valor teórico). De qq das formas o cálculo não faz sentido.
Volto a resumir os dois únicos calculos que fazem sentido...
Se o BCP não tivesse descontado direitos estaria agora "teoricamente" (expectavelmente) a:
1.84 + 0.21 = 2.05
Isto dá-nos o que o valor actual (1.84) significa em termos de valores passados, antes do desconto dos direitos.
O outro cálculo é o que relaciona os direitos com a cotação actual:
VALOR_FINAL = 3.33 x VALOR_DIREITOS + 1.20
Sendo que este valor final tenderá sempre a ser muito próximo ao valor das acções BCP no mercado no mesmo momento.
rate Escreveu:não sei se estou a ser muito confuso, mas parece-me que os direitos à cotação de hoje 0,18 estarão no dobro do que seria desejável, admitindo a cotação mínima do BCP que foi em fev2008 de 1,71
cc
Lê este tópico ou outro dos vários tópicos sobre os direitos do BCP:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... t=direitos
Está tudo explicado por esses tópicos.
E aqui nesta resposta expliquei novamente o essencial.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
admitindo o mínimo do BCP dos ultimos 12 meses, que foi em Fev2008 de 1,71 euros ;
-teriamos cotação teorica do BCP a 1,50 (1,71-0,21)
-ou seja, se o aumento de capital, fosse nessa altura, teríamos direitos a 0,09 porque:
(1,50-1,20)/3,33
não sei se estou a ser muito confuso, mas parece-me que os direitos à cotação de hoje 0,18 estarão no dobro do que seria desejável, admitindo a cotação mínima do BCP que foi em fev2008 de 1,71
cc
-teriamos cotação teorica do BCP a 1,50 (1,71-0,21)
-ou seja, se o aumento de capital, fosse nessa altura, teríamos direitos a 0,09 porque:
(1,50-1,20)/3,33
não sei se estou a ser muito confuso, mas parece-me que os direitos à cotação de hoje 0,18 estarão no dobro do que seria desejável, admitindo a cotação mínima do BCP que foi em fev2008 de 1,71
cc
Qual o máximo de acções que se pode pedir no rateio?
Boa noite!
Tenho direitos e vou utilizá-los. No entanto gostaria também de pedir mais algumas no rateio. Alguém sabe qual o máximo que se pode pedir?
Obrigado!
Tenho direitos e vou utilizá-los. No entanto gostaria também de pedir mais algumas no rateio. Alguém sabe qual o máximo que se pode pedir?
Obrigado!
- Registado: 17/4/2008 13:49
pixies Escreveu:Mt obrigado!!
Eu li e reli todos esses tópicos e só agora percebi q os direitos q s comprar vão ser submetidos a essa equação e ao preço d 1.20 euros por acção!![]()
Obrigado!
Abraços
Mais centimo menos centimo, no fim sai tudo mais ou menos ao mesmo preço. A formula é:
3.33 x VALOR_DIREITOS + 1.20
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
pvg80713 Escreveu:rosario Escreveu:pvg80713 Escreveu:...havia 4 centimos de diferença...
Também reparei nisso.
sim Rosário,
portanto e para responder a todas aquelas perguntas, eu digo que amanha quem está em duvida, então:
1. mais vale comprar direito do que acções.
2. mais vale vender acções que direitos
Hoje fez a 4ª sessão negativa, amanhã como é o último dia de negociação de direitos pode haver alguma surpresa.

pixies Escreveu:Boas!
Peço imensa dsclp p estar a colocar aqui este post, tão perto do fim desta novela do AC do BCP e dps d tanto s escrever.
Mas preciso saber uma coisa simples: Qd compramos direitos, gastamos o q compramos em direitos e mais tarde qd trocarmos esses direitos por acções vamos ter d pagar o dinheiro correspondente, certo?!![]()
Ou seja, ao comprar 1000 direitos a 0,180 (180euros) vamos gastar os 180euros dos direitos mais 1000x1,98 (valor da acção c o direitos a 0,180), certo??
Agradeço o vosso esclarecimento!
Obrigado e abraços
Pixies, está tudo explicado nestes tópicos:
As tuas contas não estão certas. Compras (gastas n)os direitos e depois compras acções "novas" a 1.20 euros (1 acção por cada 3.33 direitos).
Lê os tópicos que te indiquei que está lá tudo explicado e diversas vezes. Não tem que enganar!