Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Recapitalização Banca

por Storgoff » 14/1/2012 18:14

Boas,

Joca601 Escreveu:Banca: regulador europeu admite rever meta de capital de 9%

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/fin ... -1729.html

Ora, aqui está uma notícia, que a ser verdade, pode ajudar a quebrar as resistências identificadas pelos analistas técnicos.

Um mero exercício de boas intenções manifestado pela EBA mas condicionado a muitos ses como eles próprios referem.
Na pratica significa que o alívio dos requisitos para os rácios Tier1 é praticamente inviável no médio prazo.

ocart Escreveu:E entrada dos investidoresa estrangeiros vai ser feita através de um aumento de capital e assim sendo é só lebraramo-nos do que recentemente se passou com o aumento de capital de um Banco com as novas acçºoes a menos cerca de 40% do valor de fecho. Será que no BCP tamb+em vai ser assim ou por ser cá vai ser melhor????!!!!!!!

Penso que te estas a referir ao Unicredit como documenta a noticia do JdN:
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=530099

Claro que cá a única diferença é que poderá ser potencialmente pior. O desconto
poderá no caso do BCP muito bem ultrapassar em muito os 40%, tendo em conta o nível de
ecapitalização necessário.

No caso específico do estado a entrar como accionisto, a questão do desconto até está
espelhada na lei

“Artigo 4.º -A
Remuneração do investimento público
1 — O investimento público a realizar nos termos da
presente lei deve ser adequadamente remunerado, de
acordo com as regras e orientações comunitárias relevantes.
2 — A remuneração do investimento público baseia -se
em critérios objetivos e transparentes e, em particular, nos
seguintes:
a) O preço de mercado das ações;
b) O desconto considerado adequado e suficiente a aplicar
nas injeções de capital, por referência ao montante
do investimento público em relação ao nível de fundos
próprios core tier 1 existente à data desse investimento
e à percentagem de ações especiais sem direito a voto;
c) O risco assumido pelo Estado na operação de recapitalização,
ponderado por referência, entre outros fatores,
ao período previsto de duração da operação de recapitalização,
assim como às condições finais e concretas vertidas
no plano de recapitalização que venha a ser aplicado à
instituição de crédito.”

fooman Escreveu:Sem medo de represálias vou dizer o que acho do BCP.

A situação na Grécia está aprovisionada no que toca ao possível (na minha opinião, inevitável) haircut/default dos 700M€ que detêm em dívida grega.

No entanto, no balanço do BCP há cerca de 7 mil milhões de euros de crédito concedido pelo banco do BCP na Grécia. Para mim é aqui que reside o problema.

No caso de um colapso da economia grega, este montante poderá - pura e simplesmente - deixar de ter valor ou de poder ser contabilizado ao mesmo valor.

Portanto, um abaixamento de 7 mil milhões no valor dos activos do banco não seria mau, se não mexesse com os rácios. Como se tratará de uma perda, terá que ser levado ao balanço, à conta de provisões e eliminando (grande) parte do capital do banco (o tal T1). Logo o BCP terá que arranjar quem reponha essa parte perdida.

O processo é um pouco mais complicado, mas simplifiquei a coisa para dar uma ideia da dimensão e do estrago que esta brincadeira da Grécia poderá vir a trazer para o BCP.

Mais uma bomba prestes a explodir nas mãos do BCP e que inevitavelmente irá aumentar ainda mais as actuais necessidades de capital do BCP.
A profunda crise económica em que a Grécia se esta diariamente a afundar, a pressão para renegociar o perdão de divida para o nível dos 75% acrescida de uma eventual saída do euro transformará a carteira de credito que ronda os 5 mil milhões de euros, concedido pela sucursal grega, basicamente em credito mal parado com níveis de imparidades brutais. Ou seja mais fortes rombos no capital do banco.

Registado: 21/5/2009 18:43

por Storgoff » 13/1/2012 19:09

Boas

Esta semana começou em força com as notícias dos chineses , angolanos e brasileiros e até europeus todos a finalizar o avançado processo de negociação para entrarem no capital do BCP.

È caso para dizer – Eu também quero !!!

Até se atropelam uns aos outros, tal não é a iguaria que ninguém quer perder…
Isto pelo menos é o que certa imprensa nos quer fazer crer.

Acabada a semana, não se vê nada. A cotação do BCP continua de rastos. Se nem assim dispara para níveis próximos dos 40 ou 50 cts, não sei o que a fará mexer.

Como já alguém neste fórum se referiu à expressão, diria que o problema do BCP será sem duvida uma questão de gases.

Não sei se por algum Chop Suey ou Muamba mal confeccionados, que tenha provocada uma momentânea aumento da pressão intestinal, mas o facto é que o gás se está a perder progressivamente de forma discreta e sem odor.

Cumprimentos

Registado: 21/5/2009 18:43

por Automech » 13/1/2012 18:24

MarcoAntonio Escreveu:

Não sei se isto tem algo que ver com o que eu escrevi um pouco mais acima no tópico, mas se tem fica o esclarecimento: não tem nada que ver com ter medo de represálias mas com a CMVM não permitir simlesmente no meu caso dado que passaria a ser considerado aconselhamento profissional no seu entender.

Por essa razão, eu não dou opiniões específicas sobre activos (seja o BCP ou outro qualquer).

A diferença de tratamento é por seres administrador / moderador do forum ?
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

Re: Opiniões!!! Fundamentadas

por fooman » 13/1/2012 18:15

Hallo Escreveu:Não existe qualquer impedimento, para emitir opiniões aqui no forum. Até podia ser o Santos Ferreira a emitir opiniões que não tinha qualquer tipo de problema.
A questão do FOOMAN é uma falsa questão.

Lembro-me numa multi-nacional americana ou presidente, fazer-se passar por outra pessoa no "forum" e a única coisa que teve foi uma represália por parte dos próprios accionistas.

O Marco, tal como eu, estamos ao abrigo de regras internas e internacionais, nomeadamente uma coisinha chamada "DMIF" que nos impedem - por uma enormidade de razões - de emitir opiniões que possam ser consideradas como "aconselhamento".

Hallo Escreveu:Agora existem é regras dentro deste "forum", isso já é outra conversa. Neste caso, tem de ser devidamente justificadas. Por exemplo o caso que o FOOMAN levantou sobre os créditos efectuados pelo BCP na Grécia, não se processa é da forma que ele explicou.

Além do mais a justificação não existe, porque tinha que se considerar o cenário de bancarrota da Grécia e de não serem suportadas as perdas pelo FEEF ou BCE. Que é o passo seguinte que tem sido discutido entre os vários lideres.

Hallo, queres elaborar como se processa então? Claro que simplifiquei a coisa, mas achas que se a Grécia sair do Euro (cenário que está em cima da mesa) alguém, na Grécia, vai conseguir pagar os seus empréstimos?

A partir daí dá-se uma sucessão de eventos que levarão à bancarrota, como é óbvio.

Quantos exemplos queres do que está para acontecer com a Grécia? Argentina? Islândia?

Hallo Escreveu:Nunca se iria por em risco os maiores bancos internacionais do mundo, europeus e americanos expostos na Grécia, sob pena de se criar um problema internacional. Aliás, uma das causas porque ainda não deixaram cair a Grécia é mesmo a forte exposição de bancos Alemães, Franceses, Italianos, Americanos, etc...

Com os melhores cumprimentos
Hallo

O que é isso de "forte exposição" ?? define lá a coisa para ver se eu entendo... o que é que são 6 ou 7 mil milhões de euros para um banco da dimensão do Dexia, por exemplo, ou dos outros? Mas andamos a enganar quem?

O montante de dívida Grega é uma ninharia... Viste o que o BBVA anunciou ontem? Em 2012 não vai refinanciar nenhuma da sua dívida... são mais de 10 mil milhões de euros que se vencem até ao final do ano e eles vão pagá-la toda!! E o BBVA está longe de ser o maior banco da Europa!

A dívida grega só é problema para os bancos dos países mais pequenos que a Grécia - peanuts I say!

Registado: 29/11/2007 3:26

Opiniões!!! Fundamentadas

por hallo » 13/1/2012 17:49

luissm Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:

Não sei se isto tem algo que ver com o que eu escrevi um pouco mais acima no tópico, mas se tem fica o esclarecimento: não tem nada que ver com ter medo de represálias mas com a CMVM não permitir simlesmente no meu caso dado que passaria a ser considerado aconselhamento profissional no seu entender.

Por essa razão, eu não dou opiniões específicas sobre activos (seja o BCP ou outro qualquer).

Boas Marco,

Desculpa lá a minha ignorância no assunto, mas tenho percebido algumas preocupações com o impedimento de opinar livremente sobre tendências dos vários ativos do mercado.

Existe alguma lei que impeça que cada um de nós possa expor a sua opinião, fazer uma análise e coloca-la num fórum, de forma livre?

O fato de sermos detentores de um ativo, impede-nos de poder defender uma opinião sobre a evolução futura desse ativo financeiro?

Imagino que alguns profissionais, que exerçam funções em determinadas empresas às quais devem exclusividade, não possam vir divulgar publicamente e de forma gratuita análises que utilizem para gerir ativos dos clientes das entidades para quem trabalham.

No entanto, um qualquer investidor privado, detentor de ações de uma empresa cotada na Euronex de Lisboa, não pode defender livremente e em público a sua opinião sobre a evolução da cotação desse ativo? Ou existe algum impedimento por parte da CMVM para que o possa fazer?

Esta é uma dúvida que há muito gostava de colocar.

Agradeço desde já um esclarecimento.

Não existe qualquer impedimento, para emitir opiniões aqui no forum. Até podia ser o Santos Ferreira a emitir opiniões que não tinha qualquer tipo de problema.
A questão do FOOMAN é uma falsa questão.

Lembro-me numa multi-nacional americana ou presidente, fazer-se passar por outra pessoa no "forum" e a única coisa que teve foi uma represália por parte dos próprios accionistas.

Agora existem é regras dentro deste "forum", isso já é outra conversa. Neste caso, tem de ser devidamente justificadas. Por exemplo o caso que o FOOMAN levantou sobre os créditos efectuados pelo BCP na Grécia, não se processa é da forma que ele explicou.

Além do mais a justificação não existe, porque tinha que se considerar o cenário de bancarrota da Grécia e de não serem suportadas as perdas pelo FEEF ou BCE. Que é o passo seguinte que tem sido discutido entre os vários lideres.

Nunca se iria por em risco os maiores bancos internacionais do mundo, europeus e americanos expostos na Grécia, sob pena de se criar um problema internacional. Aliás, uma das causas porque ainda não deixaram cair a Grécia é mesmo a forte exposição de bancos Alemães, Franceses, Italianos, Americanos, etc...

Com os melhores cumprimentos
Hallo

Registado: 12/10/2011 2:12

por LUISSM3 » 13/1/2012 17:06

MarcoAntonio Escreveu:

Boas Marco,

Desculpa lá a minha ignorância no assunto, mas tenho percebido algumas preocupações com o impedimento de opinar livremente sobre tendências dos vários ativos do mercado.

Existe alguma lei que impeça que cada um de nós possa expor a sua opinião, fazer uma análise e coloca-la num fórum, de forma livre?

O fato de sermos detentores de um ativo, impede-nos de poder defender uma opinião sobre a evolução futura desse ativo financeiro?

Imagino que alguns profissionais, que exerçam funções em determinadas empresas às quais devem exclusividade, não possam vir divulgar publicamente e de forma gratuita análises que utilizem para gerir ativos dos clientes das entidades para quem trabalham.

No entanto, um qualquer investidor privado, detentor de ações de uma empresa cotada na Euronex de Lisboa, não pode defender livremente e em público a sua opinião sobre a evolução da cotação desse ativo? Ou existe algum impedimento por parte da CMVM para que o possa fazer?

Esta é uma dúvida que há muito gostava de colocar.

Agradeço desde já um esclarecimento.
Bons Ventos,
SW

Registado: 29/11/2007 9:59

por fooman » 13/1/2012 16:16

intraric Escreveu:
lfhm Escreveu:
FerroPT Escreveu:
Luke1962 Escreveu:

A situação na Grécia está aprovisionada no que toca ao possível (na minha opinião, inevitável) haircut/default dos 700M€ que detêm em dívida grega.

No entanto, no balanço do BCP há cerca de 7 mil milhões de euros de crédito concedido pelo banco do BCP na Grécia. Para mim é aqui que reside o problema.

No caso de um colapso da economia grega, este montante poderá - pura e simplesmente - deixar de ter valor ou de poder ser contabilizado ao mesmo valor.

Portanto, um abaixamento de 7 mil milhões no valor dos activos do banco não seria mau, se não mexesse com os rácios. Como se tratará de uma perda, terá que ser levado ao balanço, à conta de provisões e eliminando (grande) parte do capital do banco (o tal T1). Logo o BCP terá que arranjar quem reponha essa parte perdida.

O processo é um pouco mais complicado, mas simplifiquei a coisa para dar uma ideia da dimensão e do estrago que esta brincadeira da Grécia poderá vir a trazer para o BCP.

Julgava que a exposição do BCP à dívida grega era 700 milhões de euros, não 7.000 milhões.
Alguém pode esclarecer,sff...?

É de 700 Milhões tanto que eles na notícia disse ao início 700M e depois lembram-se a meio de dizer 7 mil milhões.

Só se eles tão a falar de 7 mil milhões que o BCP concedeu através da sua sucursal grega à economia grega... é a única coisa que posso tirar daí

Ou seja para além dos 700 Milhões em dívida grega o BCP ainda tem enterrados em crédito na economia grega 7 mil milhões de euros... Que em caso da saída da Grécia do euro... vai ser mesmo muito mal para o banco porque se receberem metade do valor do crédito concedido já será bastante bom. Aliás não sei como seriam as regras mas penso que se a Grécia sair do euro irá de continuar os crédito concedido na Grécia pelos bancos terá de continuar a ser pago euros não existindo conversão para dracmas... Não tenho a certeza mas penso que será assim, o que tornará os créditos à economia muito difíceis de receber...

Por algum coisa ninguém pega nele.

ps: hoje n sai da indecisão dos 0% !

Exposição à dívida pública não chega a 700M:

Total: 671
< 1 ano 243
> 1 ano 428

A posição de crédito estáva em 4.921 Milhões em Setembro 2011.

Fonte: http://www.millenniumbcp.pt/multimedia/ ... 39095a.pdf

Obrigado pelo esclarecimento intraric. Escrevi de cabeça sem consultar a papelada e já estava a colocar 2bis a mais de crédito na Grécia, "mea culpa".

Claro que isso não invalida nada do que escrevi.

por Joca601 » 13/1/2012 15:51

podemos estar com uma posição de dentro ou fora no título bcp. mas a virtude está mesmo na paciência, dos qua estão fora e dos que estão dentro.

Registado: 7/1/2012 13:03

por intraric » 13/1/2012 15:12

lfhm Escreveu:
FerroPT Escreveu:
Luke1962 Escreveu:

Julgava que a exposição do BCP à dívida grega era 700 milhões de euros, não 7.000 milhões.

É de 700 Milhões tanto que eles na notícia disse ao início 700M e depois lembram-se a meio de dizer 7 mil milhões.

Só se eles tão a falar de 7 mil milhões que o BCP concedeu através da sua sucursal grega à economia grega... é a única coisa que posso tirar daí

Ou seja para além dos 700 Milhões em dívida grega o BCP ainda tem enterrados em crédito na economia grega 7 mil milhões de euros... Que em caso da saída da Grécia do euro... vai ser mesmo muito mal para o banco porque se receberem metade do valor do crédito concedido já será bastante bom. Aliás não sei como seriam as regras mas penso que se a Grécia sair do euro irá de continuar os crédito concedido na Grécia pelos bancos terá de continuar a ser pago euros não existindo conversão para dracmas... Não tenho a certeza mas penso que será assim, o que tornará os créditos à economia muito difíceis de receber...

Exposição à dívida pública não chega a 700M:

Total: 671
< 1 ano 243
> 1 ano 428

A posição de crédito estáva em 4.921 Milhões em Setembro 2011.

Fonte: http://www.millenniumbcp.pt/multimedia/ ... 39095a.pdf
If past history was all there was to the game, the richest people would be librarians.
Warren Buffett

Registado: 21/9/2011 17:20

por BearManBull » 13/1/2012 15:05

FerroPT Escreveu:
Luke1962 Escreveu:

Registado: 15/2/2011 11:59

por FerroPT » 13/1/2012 14:01

Luke1962 Escreveu:

Registado: 25/11/2011 13:33

por Luke1962 » 13/1/2012 13:30

Registado: 28/12/2011 15:02

por MarcoAntonio » 13/1/2012 13:20

fooman Escreveu:
Na verdade nem sequer tinha lido o que escreveste (não me leves a mal).

Não faz mal nenhum, eu é que li a frase e poderia estar relacionada e nesse caso era importante deixar o esclarecimento para que não houvesse confusão sobre o sentido do que eu tinha escrito.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por fooman » 13/1/2012 13:16

MarcoAntonio Escreveu:

Na verdade nem sequer tinha lido o que escreveste (não me leves a mal).

Coloquei isso no post porque este tópico do BCP é tão quente que a malta até manda mensagens privadas a insultar aqueles que só "dizem mal do BCP".

No entanto, é bom saber que a CMVM anda atenta a estas coisas. Pena não estar atenta às coisas que são realmente importantes, mas tudo bem.

Quiçá depois deste post ainda me vão ligar...

por MarcoAntonio » 13/1/2012 13:09

Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por fooman » 13/1/2012 13:01

Sem medo de represálias vou dizer o que acho do BCP.

por Figueiraa1 » 13/1/2012 12:58

lfhm Escreveu:Isso já deve estar descontado pode haver uma reacção mas com ressalto de seguida. Além disso vau descer o rating the de quê de mau para muito mau. Diz aos investidores algo que eles não saibam já...

Esta semana a agência de rating chinesa desceu o rating de Portugal! Viste acontecer alguma coisa?

Se o rating da França ou Itália for alterado, segurem-se.
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..

Registado: 26/3/2011 9:55

por BearManBull » 13/1/2012 12:51

Isso já deve estar descontado pode haver uma reacção mas com ressalto de seguida. Além disso vau descer o rating the de quê de mau para muito mau. Diz aos investidores algo que eles não saibam já...

Esta semana a agência de rating chinesa desceu o rating de Portugal! Viste acontecer alguma coisa?

Registado: 15/2/2011 11:59

Re: BCP

por marinhas » 13/1/2012 12:06

jarc Escreveu:Faz tempo que nem olhava para o BCP. COm estas quedas e com estes valores, ou a carroça se entorna e aí não valerá muito a pena andar a perder tempo a ver as cotações, ou a paciência paga. Eu estou numa ZEN. E assim ficarei. Bons negócios!

jarc
Este mês vai haver cortes de raiting não de 15 mas de 6 países. Poderemos assistir a um forte recuo dos mercados. Concordo em estar de fora assistir. E de preferência ZEN.
Bons negocios

Registado: 14/11/2010 22:51

por Joca601 » 12/1/2012 22:47

há mais de um mês que não se ouve falar em interesse a descoberto relevante no bcp. o que não deixa de ser interessante, e que até pode ser considerado um indicador.
tenho a impressão que vamos andar neste range ainda durante mais algum tempo, até que apareça as informações claras em relação aos novos investidores e capital. a virtude está na paciência.
Editado pela última vez por Joca601 em 13/1/2012 12:57, num total de 1 vez.

Registado: 7/1/2012 13:03

BCP

por jarc » 12/1/2012 21:21

Faz tempo que nem olhava para o BCP. COm estas quedas e com estes valores, ou a carroça se entorna e aí não valerá muito a pena andar a perder tempo a ver as cotações, ou a paciência paga. Eu estou numa ZEN. E assim ficarei. Bons negócios!

Registado: 23/7/2003 16:05

por AC Investor Blog » 12/1/2012 21:14

luissm Escreveu:Para alterar este estado teria de realizar ou um novo High High ou Low Low e neste momento parece continuar à volta do pivot nos 50% da fibo.

Parece-me mais razoável a ideia do AC, formação de um triângulo simétrico.

Existe vários argumentos válidos aqui no BCP, eu acredito aqui mesmo numa ruptura superior do triângulo simétrico com base nos indicadores.
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

Como já foi noticiado...

por ocart » 12/1/2012 20:56

E entrada dos investidoresa estrangeiros vai ser feita através de um aumento de capital e assim sendo é só lebraramo-nos do que recentemente se passou com o aumento de capital de um Banco com as novas acçºoes a menos cerca de 40% do valor de fecho. Será que no BCP tamb+em vai ser assim ou por ser cá vai ser melhor????!!!!!!!

Registado: 29/11/2007 11:18

por LUISSM3 » 12/1/2012 16:16

Neste momento, a meu ver, o ativo encontra-se sem tendência definida no curto prazo.

Para alterar este estado teria de realizar ou um novo High High ou Low Low e neste momento parece continuar à volta do pivot nos 50% da fibo.

Parece-me mais razoável a ideia do AC, formação de um triângulo simétrico.

Resta agora definir se a tendência dominante para o padrão em causa é a de curto prazo (desde o ultimo Low Low em Novembro) ascendente, que levaria a um rompimento em alta do triangulo, ou se pelo contrário consideramos a tendência primária, descendente.

Do meu ponto de vista parece-me mais indicado analisar o triângulo no seguimento da tendência ascendente de curto prazo, dada a sua formação ocorrer no desenvolvimento desta, implicando assim um rompimento em alta.

Quanto ao duplo fundo ou bear flag partilho da opinião do Marco António.
Anexos
BCP 12-01-2012 (1H).gif
BCP 12-01-2012 (1H).gif (53.83 KiB) Visualizado 4466 vezes
BCP 12-01-2012 (H).gif
BCP 12-01-2012 (H).gif (45.45 KiB) Visualizado 4471 vezes
Bons Ventos,
SW

Registado: 29/11/2007 9:59

por MarcoAntonio » 12/1/2012 15:40

Eu não vou dizer nada sobre o caso particular do BCP uma vez que isso podia ser interpretado como eu estando a analisar o título.

Posso contudo descrever rapidamente o que é uma bandeira de baixa: é caracterizada por um movimento de baixa "brusco" (normalmente acompanhado de volume e formado por velas "longas" sinónimo de momentum), seguido de um período de consolidação onde normalmente a cotação sobe apenas ligeiramente (este período é caracterizado por baixo volume e por norma por baixa volatilidade também).

A bandeira resolve-se quando se inicia um segundo movimento de baixa semelhante ao primeiro. O prazo da formação é tipicamente curto (alguns dias a poucas semanas).
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 213 visitantes