Fundos à la carte
Re: Fundos à la carte
Alquimista,
A coisa mais estranha que estou a encontrar nos mercados nos últimos tempos é o comportamento do indice Nasdaq da biotecnologia - http://www.investing.com/indices/nasdaq-biotechnology - pois se vires nos gráficos, em grande parte dos dias, está com uma volatilidade intraday muito elevada, e ontem quando todos os índices americanos dispararam, o da biotecnologia só na última hora é que fechou positivo.
Para mim, a biotecnologia nos últimos 2-4 meses anda num processo errante indefinido, e eu não gosto nada de ver gráficos que mais parecem os montes e os vales dos Himalaias ou os dentes de um serrote. Começo a ficar com pouca paciência com o excesso de volatilidade intraday e há traders que estão a ganhar bom dinheiro e há outros que devem estar a perder com essa brincadeira de, por exemplo, numa certa hora o índice está a perder – 2% e depois fecha a ganhar +2% ou vice-versa, e se há especulação intraday, este é um bom exemplo.
O perigoso deste processo errante indefinido é o rebanho deixar de acreditar e assustar-se e de repente fazer sell-off porque os preços estão muito sobreavaliados em relação ao histórico, sendo que andam para aí vários escribas americanos invejosos que produzem informação direcionada para tentar inverter os inflows para outflows da biotecnologia e esses outflows irem para onde eles pretendem. Um vizinho pobre de um vizinho rico, às tantas toldado pelo sentimento da inveja, começa a dizer que o rico anda em negócios da droga, das armas, da carne humana e que para além disso é corrupto. Ou seja, a última coisa que eu quero ouvir é um pobre a falar como se deve enriquecer, uma vez que ele não tem essa experiência vivida.
Posto isto, para além da análise gráfica que já fiz à biotecnologia, gostava de ver a tua e os respetivos considerandos. Estou a solicitar essa consultadoria grátis com a moral de quem muitas vezes também faz consultadorias grátis, e obrigado desde já.
Abraço.
A coisa mais estranha que estou a encontrar nos mercados nos últimos tempos é o comportamento do indice Nasdaq da biotecnologia - http://www.investing.com/indices/nasdaq-biotechnology - pois se vires nos gráficos, em grande parte dos dias, está com uma volatilidade intraday muito elevada, e ontem quando todos os índices americanos dispararam, o da biotecnologia só na última hora é que fechou positivo.
Para mim, a biotecnologia nos últimos 2-4 meses anda num processo errante indefinido, e eu não gosto nada de ver gráficos que mais parecem os montes e os vales dos Himalaias ou os dentes de um serrote. Começo a ficar com pouca paciência com o excesso de volatilidade intraday e há traders que estão a ganhar bom dinheiro e há outros que devem estar a perder com essa brincadeira de, por exemplo, numa certa hora o índice está a perder – 2% e depois fecha a ganhar +2% ou vice-versa, e se há especulação intraday, este é um bom exemplo.
O perigoso deste processo errante indefinido é o rebanho deixar de acreditar e assustar-se e de repente fazer sell-off porque os preços estão muito sobreavaliados em relação ao histórico, sendo que andam para aí vários escribas americanos invejosos que produzem informação direcionada para tentar inverter os inflows para outflows da biotecnologia e esses outflows irem para onde eles pretendem. Um vizinho pobre de um vizinho rico, às tantas toldado pelo sentimento da inveja, começa a dizer que o rico anda em negócios da droga, das armas, da carne humana e que para além disso é corrupto. Ou seja, a última coisa que eu quero ouvir é um pobre a falar como se deve enriquecer, uma vez que ele não tem essa experiência vivida.
Posto isto, para além da análise gráfica que já fiz à biotecnologia, gostava de ver a tua e os respetivos considerandos. Estou a solicitar essa consultadoria grátis com a moral de quem muitas vezes também faz consultadorias grátis, e obrigado desde já.
Abraço.
O projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
Em vez de seguires o mercado, faz com que ele te siga a ti. - BedRock
Toma o ganho antes que a perda tome conta de ti. - BedRock
Big vacuum ideas in a big head gives a low brain density that float on stupid polluted water. - BedRock
Big vacuum ideas in a big head gives a low brain density that float on stupid polluted water. - BedRock
chico_laranja Escreveu:Mestre Alquimista
O gráfico já tem muito barulho e eu adiciono mais algum.
Mais ruído com mais 2 batidas de relógio possíveis. Ganhar no short e no long?
Faz sentido estes bonecos?
Desculpem o OT.
NOTA IMPORTANTE: Sou um mero aprendiz de feiticeiro a brincar com garfos e tenho faltado às aulas pelo que não encarem isto como uma recomendação mas sim uma mera possibilidade
Mestre?

Em qualquer gráfico há sempre dois negócios possíveis: uma compra e uma venda. Tudo dependerá do risco que se queira assumir. O que me parece é que nem toda a linha justifica uma tomada de posição. No caso da compra no spot que identificas, estarias a comprar após a quebra de um anterior mínimo, com tudo o que isso acarreta. Quanto à venda lá em cima, faz algum sentido: para fazer um higher high, que alguns vêm como sinal confirmatório da inversão, o preço terá de encontrar resistência e esse será um local em que legitimamente se pode esperar que tal aconteça dado encontrar-se no topo de um range. Executaria uma venda aí? Nem com o dinheiro do meu pior inimigo.
Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
- Registado: 12/3/2014 0:58
Re: Retenção de mais valias em fundo estrangeiro
pcm1979 Escreveu:Só para esclarecer o meu caso, enviei-lhes uma mensagem, não responderam mas já retificaram:
Estás a ver que eles estavam errados. O sistema informático deles deve ter assumido erradamente como um FI nacional. Eu detesto a designação de fundos com o ticker, por isso é que vou a Bloomberg ver quase tudo menos pesquisar fundos, pois recuso pesquisar fundos sem ser pelo ISIN. Os americanos que vão dar uma volta com as suas americanices de quererem ser diferentes dos outros, pois para mim um galão é um copo de leite com café e um galão (gallon) para eles é uma medida de volume de um liquido. Eles metem gallons de gasolina no depósito do carro e eu meto galões no depósito do meu estômago.

Abraço.
O projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
Retenção de mais valias em fundo estrangeiro
Só para esclarecer o meu caso, enviei-lhes uma mensagem, não responderam mas já retificaram:
- Registado: 26/7/2014 12:37
O Alquimista Escreveu:R2 Escreveu:
Alquimista, agora com este QE do BCE que vai favorecer relativamente mais os países do Sul como o nosso, então deves entrar longo no PSI 20 e como este índice tem pouco volume quando comparado com os grandes índices mundiais, isto quer dizer que é um índice mais concentrado, logo tem-se uma maior probabilidade de, num curto prazo, se obterem uns super ganhos ou umas super perdas, mas como vamos entrar num longo, então o cenário das super perdas não se colocará.
Abraço.
Amigo BedRock,
tic...tac...tic...tac...tic...tac...
Agora mais a sério e só entre nós, que mais ninguém nos lê ou ouve: o gráfico do psi20 que apresento tem 3 forks desenhados com cores distintas para melhor se perceber a actual zona e que valor poderá ter. Tudo depende dos milhões que se tenha: quanto maior for o número, mais cedo começam as compras (virar um transatlântico não é a mesma coisa que virar uma traineira). A arraia miúda como eu tem de esperar um pouco mais. Daí o tic...tac...
O preço pode chegar à zona e não fazer o que se espera? Pode. É para isso que uso a stoploss porque enquanto eu não for pago para simplesmente estar no mercado, simplesmente não estou.
O gráfico tem informação a mais para o meu gosto (mesmo num diário), mas serve para demonstrar o nível de antecedência com que se pode detectar o começo de certas viragens do mercado.
Abraço
Mestre Alquimista
O gráfico já tem muito barulho e eu adiciono mais algum.
Mais ruído com mais 2 batidas de relógio possíveis. Ganhar no short e no long?
Faz sentido estes bonecos?
Desculpem o OT.
NOTA IMPORTANTE: Sou um mero aprendiz de feiticeiro a brincar com garfos e tenho faltado às aulas pelo que não encarem isto como uma recomendação mas sim uma mera possibilidade

Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
- Registado: 29/11/2007 2:37
Zeef,
Na Europa vou te recomendar um fundo que te falta da categoria cap.flexível, que em 2012 e 2013 teve uns retornos de 29.6% e 31.9% respetivamente, e em 2014 teve retornos negativos de -3.1%. Como este fundo aproveita muito bem a boa volatilidade do bull e ao ter o ano passado retornos negativos na lateralização, isto quer dizer que tem mais margem para se valorizar que no caso de em 2014 tivesse tido retornos positivos, e a prova disso é que ontem esse fundo só ficou atrás de 2 fundos da Old Mutual, na sua categoria, como indica uma das imagens que postei ontem à noite. E esse fundo é:
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F000000P5T
A prova de que este fundo é muito bom nos bulls e mau nos bears e lateralização, é a sua Posição no Ranking na categoria (base 100) que a seguir apresento para os anos de bull, bear e lateralização mais caracerísticos, desde 2008:
2008 (crash): 95; 2009 (super bull): 2; 2011 (bear): 89; 2012 (bull): 7; 2013 (bull): 8; 2014 (lateralização): 95.
Abraço.
Na Europa vou te recomendar um fundo que te falta da categoria cap.flexível, que em 2012 e 2013 teve uns retornos de 29.6% e 31.9% respetivamente, e em 2014 teve retornos negativos de -3.1%. Como este fundo aproveita muito bem a boa volatilidade do bull e ao ter o ano passado retornos negativos na lateralização, isto quer dizer que tem mais margem para se valorizar que no caso de em 2014 tivesse tido retornos positivos, e a prova disso é que ontem esse fundo só ficou atrás de 2 fundos da Old Mutual, na sua categoria, como indica uma das imagens que postei ontem à noite. E esse fundo é:
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F000000P5T
A prova de que este fundo é muito bom nos bulls e mau nos bears e lateralização, é a sua Posição no Ranking na categoria (base 100) que a seguir apresento para os anos de bull, bear e lateralização mais caracerísticos, desde 2008:
2008 (crash): 95; 2009 (super bull): 2; 2011 (bear): 89; 2012 (bull): 7; 2013 (bull): 8; 2014 (lateralização): 95.
Abraço.
Editado pela última vez por R2 em 23/1/2015 17:45, num total de 1 vez.
zeef Escreveu:
(...)
Detenho também o da china LU0164852419 que está superverde, entrei apos a queda recente que aconteceu.O hang seng está nesta hora com 1.10 %
Vou deixar correr os ganhos, atento. Abraço
O indice Hang Seng é de Hong Kong e para a China o indice que interessa mais é este: http://pt.investing.com/indices/shanghai-composite
Abraço.
R2 Escreveu:zeef Escreveu:R2 Escreveu:
Mais um excelente Post R2. Por acaso uso para a biotecnologia o Franklin e o UBS de modo a diversificar por gestora e estratégia de gestao, que será diferente como referes no teu post, neste caso no numero de ativos em carteira.
R2 remetendo a um fundo que recomendaste à uns posts atrás relativo a uma gestora que aproveita a boa volatilidade em Bull o : JPM Europe Equity Plus D acc perf USD LU0336375869. Subscrevi este fundo. Mas queria susbcrever também um destes:
-MFS® Meridian Europ Sm Cos A1 EUR Acc LU0125944966
-MFS® Meridian Europ Sm Cos A1 USD Acc LU0219440681
-Face à expectavel subida do USD com o BCE, quais seriam as vantagens e desvantagens do LU0219440681, visto os ativos serem negociados em euros no primeiro fundo e noutro em dolares e depois convertidos em euros no final do dia (com ajuste de cotaçao) ou é ao contrário? Confesso que isto anda me faz confusão;![]()
Abraço,
zeef
Os fundos europeus da MFS em USD e em EUR ao terem ativos europeus são negociados nas bolsas europeias, e se restringirmos a Europa à Zona Euro (a diferença é básicamente o Reino Unido e a Suiça), então podemos dizer que são negociados em EUR, porque a negociação faz-se sempre nas moedas locais dos países das bolsas. Assim, para o fundo em USD os ganhos/perdas em EUR são no final do dia convertidos em USD, de acordo com o câmbio.
A questão de deter fundos em USD ou em EUR tem exclusivamente a ver com este princípio básico: devemos subscrever um FI de uma moeda que está no inicio de um processo de fortalecimento (USD há cerca de 1 ano) face a outra moeda (EUR há cerca de 1 ano), comprando o FI com a moeda forte no então presente ou início (EUR há cerca de 1 ano) mas que no futuro se vai transformar na moeda mais fraca, no âmbito do tal processo evolutivo de valorização da moeda então mais fraca no início (USD), mas que no fim do processo se vai transformar na moeda mais forte (USD) do par de moedas. Quando subscrevemos um FI de uma moeda então fraca no início (USD há cerca de 1 ano) e utilizamos nessa compra a então moeda forte no início (EUR há cerca de 1 ano), é como subscrevessemos mais UP's desse FI que serão traduzidas no futuro resgate com a vantagem cambial, ou seja, não é só com dinheiro que se compram UP's, pois a vantagem cambial é como nos fizesse "comprar mais UP'S". Depois, devemos vender esse FI em USD quando o gap entre o USD e o EUR for o maior possivel e transformar cambialmente esses USD em EUR, antes que o processo inverta e o USD passe a desvalorizar face ao EUR. Este é o processo otimizado para extrair o máximo das vantagens cambiais entre um par de moedas quaisquer.
Escolhe o FI da MFS em USD, mas também deves subscrever este, que é o campeão de rentabilidade a 3 anos na categoria Europa Grande Crescimento: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR04MXS (só há a versão em EUR).
Abraço.
Esclarecidissimo Professor

Concentrei a minha carteira mais um bocado para a europa com o fundo que disseste e com o que te falei da MFS

Detenho também o da china LU0164852419 que está superverde, entrei apos a queda recente que aconteceu.

Abraço
R2 Escreveu:
Alquimista, agora com este QE do BCE que vai favorecer relativamente mais os países do Sul como o nosso, então deves entrar longo no PSI 20 e como este índice tem pouco volume quando comparado com os grandes índices mundiais, isto quer dizer que é um índice mais concentrado, logo tem-se uma maior probabilidade de, num curto prazo, se obterem uns super ganhos ou umas super perdas, mas como vamos entrar num longo, então o cenário das super perdas não se colocará.
Abraço.
Amigo BedRock,
tic...tac...tic...tac...tic...tac...
Agora mais a sério e só entre nós, que mais ninguém nos lê ou ouve: o gráfico do psi20 que apresento tem 3 forks desenhados com cores distintas para melhor se perceber a actual zona e que valor poderá ter. Tudo depende dos milhões que se tenha: quanto maior for o número, mais cedo começam as compras (virar um transatlântico não é a mesma coisa que virar uma traineira). A arraia miúda como eu tem de esperar um pouco mais. Daí o tic...tac...
O preço pode chegar à zona e não fazer o que se espera? Pode. É para isso que uso a stoploss porque enquanto eu não for pago para simplesmente estar no mercado, simplesmente não estou.
O gráfico tem informação a mais para o meu gosto (mesmo num diário), mas serve para demonstrar o nível de antecedência com que se pode detectar o começo de certas viragens do mercado.
Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Rick Lusitano (New) Escreveu:Havia um tipo conhecido como guru, e que ia muitas vezes á Bloomberg TV, que falava no "New Normal".
A diferença é que com um concordo e com o outro nem por isso LOL
Nunca houve uma injecção de dinheiro desta magnitude no sistema financeiro.... IMPRESSIONANTE

Obviamente que 90% dos investidores nem se apercebem do que se passa, é um bull market "normal". Eu cá mantenho o meu target do S&P bem lá em cima... mais dois anitos destes e chegamos lá

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Boas,
Eu não recebo comissão do JPMorgan, mas vejam nas duas imagens seguintes o porquê de eu gostar de alguns fundos deles, pois são fundos que aceleram a fundo no bull expansionista. Na 1ª imagem está lá o famoso fundo campeão da Europa da BlackRock - BSF European Opportunities Extn E2 - que hoje ficou atrás de 3 fundos do JPMorgan em EUR e em USD. Na 2ª imagem vejam lá em que lugar estão os fundos JPM Europe Equity Plus D acc perf em EUR e USD logo atrás dos fundos da Old Mutual.
Abraço.
Eu não recebo comissão do JPMorgan, mas vejam nas duas imagens seguintes o porquê de eu gostar de alguns fundos deles, pois são fundos que aceleram a fundo no bull expansionista. Na 1ª imagem está lá o famoso fundo campeão da Europa da BlackRock - BSF European Opportunities Extn E2 - que hoje ficou atrás de 3 fundos do JPMorgan em EUR e em USD. Na 2ª imagem vejam lá em que lugar estão os fundos JPM Europe Equity Plus D acc perf em EUR e USD logo atrás dos fundos da Old Mutual.
Abraço.
O Alquimista Escreveu:Rick Lusitano (New) Escreveu:VirtuaGod Escreveu:
E ainda há quem diga, que é difícil fazer dinheiro.![]()
Não sei, se vou conseguir resistir a não me alavancar, com as taxas de juro baixas, e altas rentabilidades...![]()
Percebo-te a 100%, mas posso-te dizer que não vivemos em tempos "normais".
(...)
Havia um tipo conhecido como guru, e que ia muitas vezes á Bloomberg TV, que falava no "New Normal".
Se conhecerem algum Banco que empreste dinheiro (real money, porque do outro tenho eu...) e aceite como garantia o papel, digam-me que eu vou lá e levo comigo o FI Alquimia 2015. Até lá o único lugar onde me alavanco é no trabalho.
Por falar em alavancagem: chegou-me aos ouvidos que andaram a shortar O Alquimista, o que causou o rebentamento de algumas contas. Vou ter que ponderar seriamente uma reacção (no meus tópicos, é claro).
Amigo Alquimista,
Sabes o que eu não iria shortar? Era o teu saber, a perspicácia e a inteligência, isto porque se alguém pensa que os valores desses parâmetros do Alquimista vão decrescer com o tempo, desenganem-se, a menos que apanhasse Alzheimer.

Abraço.
Daemoon Escreveu:Rick Lusitano (New) Escreveu:Daemoon Escreveu:Coincidencia ou não o meu gestor de conta do best bank há dias tinha-me dito que estão a fazer créditos conta corrente com spreads de 1,50%![]()
só não alavanca quem não quer chiça
![]()
![]()
Outro vaticinio meu... A Nova Democracia ganha na Grécia
Números do Euromilhões para 6ª feira, não se arranja?![]()
Fazes parte de algum grupo secreto que controla os desígnios políticos e económicos das nações e empresas?
Illuminati
Daemoon: Já estou a preparar a massa para te pagar o almoço no caso de o EUR chegar à paridade do USD, e sabes de onde vem essa massa? Se calhar de uma micro parte das mais-valias cambiais, que por enquanto a AT ainda não decidiu taxar.

Abraço.
Rick Lusitano (New) Escreveu:R2 Escreveu:Rick,
Eu tenho esta máxima: Nós somos melhores a dar conselhos aos outros do que a nós próprios. Isto vem a propósito de o Diretor do meu Banco me ter dito que não acreditava que a Dilma perde-se as eleições por causa da máquina do PT, por causa disto e daquilo, e eu cheio de bias em como ela ia perder as eleições avancei com uma nova subscrição, e como perdeu levei porrada forte mas o maior problema foi nessa 2ª subscrição ter ido captar quase o topo máximo, e então quais as consequências desse momento péssimo de entrada? É que quase de certeza vou ter que no futuro resgatar com perdas, até porque, por norma, não tenho pachorra para esperar mais de 2 anos por um fundo, pelo que quando decidir assumir as perdas assumo, pois isso faz parte do negócio.
Outras vezes aconselhei o tal Diretor e ele concordou, aceitou e implementou. Conclusão: sou melhor a dar conselhos aos outros do que a mim próprio.
Tu próprio na altura mostraste relutância em voar para o Brasil, ou seja, hoje podemos dizer que deste na altura um bom conselho só que então o meu cérebro não ouvia nem o maior especialista de investimentos, mas também posso dizer que se a Dilma perdesse as eleições (a diferença foi mínima) num mês deveria ter ganho da ordem dos 20%, assim perdi (houve perdas e ganhos diários superiores a 5%).
Entretanto tu há cerca de 1 mês decidiste vender os FI em USD para aproveitares as mais-valias cambiais da ordem dos 13% salvo erro. Ora acontece que com a vinda, como veio, do QE do BCE, seria expectável o USD continuar a valorizar-se face ao EUR e só hoje está neste momento a valorizar 1.97%, pelo que agora podemos dizer que a tua decisão cambial não foi apropriada, e se me tivesses ouvido não terias feito isso, pois aquela de mais vale ter um pássaro na mão do que dois a voar, valeria se não viesse aí um QE do BCE. Não foram os sucessivos QE's da Fed que provocaram a progressiva desvalorização do USD face ao EUR ou a outras moedas fortes? É claro que sim.
Atualmente a minha carteira está com 99.3% em moeda USD.
Ou seja, qualquer um dos investidores, por mais entendido que seja, não perde nada em ouvir conselhos e meditar especialmente por aqueles cujos cenários são contrários ou diferentes do nosso cenário projetado.
É sempre bom termos a capacidade e a inteligência suficiente para assumirmos as nossas más ou menos boas decisões, porque isso nos faz crescer profissionalmente no sentido da otimização, mas pior do que uma menos boa decisão é uma não-decisão.
Um abraço.
Estás no bom caminho, estás mais ponderado e humilde. Algo que é necessário a todas as pessoas.![]()
Amigo, continuo achar que a reconversão de toda a minha carteira em USD para EUR, foi a melhor solução. Pois, foi ponderada e calculada. E calculava que o BCE pudesse anunciar o QE à la BCE, e o EUR desvalorizar. Até ao momento, os ganhos que tenho tido em novos fundos em EUR, superam os ganhos que poderia ter no Forex EURUSD. Eu decidi após prolongada meditação e cálculos, aproveitar a desvalorização dos activos na altura e aproveitar para sair do USD. Mas não saí há cerca de 1 mês, só sai no dia 14 deste mês, há precisamente 8 dias. Apesar de ter perdido 0,03 EUR por USD, já ganhei mais até agora nos novos fundos do que teria ganho com o câmbio, e espero ganhar mais, devido ao QE do BCE. Uma estratégia que adoptei, foi aproveitar para entrar em fundos em EUR de Obrigações, denominados originalmente em USD, como os que apresentei acima.
Rick,
Eu resgatei a última subscrição da Tailândia com perdas em USD de 10%, mas em EUR teria mais-valias, (anteriormente tinha feito 2 resgates com um lucro em USD da ordem dos 20%) e na próxima 2ª feira vou investir num FI em USD, e vocês podem dizer o que quiserem, mas eu não vou largar uma moeda forte (USD) enquanto ela for forte e não reverta para fraca face ao EUR, a menos que alguém me convença do contrário, só que esse alguém não vai aparecer, sabes porquê? Porque estou certo, tanto mais que tenho vantagens tributárias no valor das mais-valias a pagar ao Estado, isto porque a diferença entre os valores das UP's do resgate e da subscrição em USD, para o cálculo das mais-valias, dá um valor relativamente inferior a essa mesma diferença mas em EUR, e como eu só vou aplicar o câmbio aos 28% dessas mais valias e não à totalidade das mesmas, logo tenho essa vantagem fiscal em deter uma moeda forte.
Vou exemplificar: como sabes há fundos que num ano se valorizaram, por exemplo, da ordem dos 25% em EUR, mas esse mesmo fundo em USD só deu uma valorização da ordem dos 10% em USD. Então, mesmo que estes 10% de mais-valias em USD, por conversão cambial, dê aqueles 25% em EUR, mas como só aplico a conversão cambial ao valor resultante da taxa de 28% aplicada às mais-valias em USD para pagar ao Estado, então isso quer dizer que não aplico o câmbio à restante parte de 72% (100%-28%) das mais-valias, ao contrário do que acontece no caso de um FI em EUR onde essa conversão cambial está a ser feita diariamente, logo tenho essa vantagem tributária porque vou pagar menos ao Estado pelo FI em USD em relação ao mesmo FI mas em EUR.
Neste momento, o USD está a ter uma valorização diária de 2.20% face ao EUR, e se tu dizes que no prazo de 8 dias perdeste 0.03 EUR por cada 1 USD, isso quer dizer que perdeste 3% que a somar àquele valor de 2.20% dá um total de 5.20%, não achas que perdeste uma brutal valorização cambial em apenas 8 dias?
Abraço.
R2 Escreveu:Rick,
Eu tenho esta máxima: Nós somos melhores a dar conselhos aos outros do que a nós próprios. Isto vem a propósito de o Diretor do meu Banco me ter dito que não acreditava que a Dilma perde-se as eleições por causa da máquina do PT, por causa disto e daquilo, e eu cheio de bias em como ela ia perder as eleições avancei com uma nova subscrição, e como perdeu levei porrada forte mas o maior problema foi nessa 2ª subscrição ter ido captar quase o topo máximo, e então quais as consequências desse momento péssimo de entrada? É que quase de certeza vou ter que no futuro resgatar com perdas, até porque, por norma, não tenho pachorra para esperar mais de 2 anos por um fundo, pelo que quando decidir assumir as perdas assumo, pois isso faz parte do negócio.
Outras vezes aconselhei o tal Diretor e ele concordou, aceitou e implementou. Conclusão: sou melhor a dar conselhos aos outros do que a mim próprio.
Tu próprio na altura mostraste relutância em voar para o Brasil, ou seja, hoje podemos dizer que deste na altura um bom conselho só que então o meu cérebro não ouvia nem o maior especialista de investimentos, mas também posso dizer que se a Dilma perdesse as eleições (a diferença foi mínima) num mês deveria ter ganho da ordem dos 20%, assim perdi (houve perdas e ganhos diários superiores a 5%).
Entretanto tu há cerca de 1 mês decidiste vender os FI em USD para aproveitares as mais-valias cambiais da ordem dos 13% salvo erro. Ora acontece que com a vinda, como veio, do QE do BCE, seria expectável o USD continuar a valorizar-se face ao EUR e só hoje está neste momento a valorizar 1.97%, pelo que agora podemos dizer que a tua decisão cambial não foi apropriada, e se me tivesses ouvido não terias feito isso, pois aquela de mais vale ter um pássaro na mão do que dois a voar, valeria se não viesse aí um QE do BCE. Não foram os sucessivos QE's da Fed que provocaram a progressiva desvalorização do USD face ao EUR ou a outras moedas fortes? É claro que sim.
Ou seja, qualquer um dos investidores, por mais entendido que seja, não perde nada em ouvir conselhos e meditar especialmente por aqueles cujos cenários são contrários ou diferentes do nosso cenário projetado.
É sempre bom termos a capacidade e a inteligência suficiente para assumirmos as nossas más ou menos boas decisões, porque isso nos faz crescer profissionalmente no sentido da otimização, mas pior do que uma menos boa decisão é uma não-decisão.
Um abraço.
Estás no bom caminho, estás mais ponderado e humilde. Algo que é necessário a todas as pessoas.

Amigo, continuo achar que a reconversão de toda a minha carteira em USD para EUR, foi a melhor solução. Pois, foi ponderada e calculada. E calculava que o BCE pudesse anunciar o QE à la BCE, e o EUR desvalorizar. Até ao momento, os ganhos que tenho tido em novos fundos em EUR, superam os ganhos que poderia ter no Forex EURUSD. Eu decidi após prolongada meditação e cálculos, aproveitar a desvalorização dos activos na altura e aproveitar para sair do USD. Mas não saí há cerca de 1 mês, só sai no dia 14 deste mês, há precisamente 8 dias. Apesar de ter perdido 0,03 EUR por USD, já ganhei mais até agora nos novos fundos do que teria ganho com o câmbio, e espero ganhar mais, devido ao QE do BCE. Uma estratégia que adoptei, foi aproveitar para entrar em fundos em EUR de Obrigações, denominados originalmente em USD, como os que apresentei acima.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds
Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Rick Lusitano (New) Escreveu:Daemoon Escreveu:Coincidencia ou não o meu gestor de conta do best bank há dias tinha-me dito que estão a fazer créditos conta corrente com spreads de 1,50%![]()
![]()
![]()
Números do Euromilhões para 6ª feira, não se arranja?![]()
Fazes parte de algum grupo secreto que controla os desígnios políticos e económicos das nações e empresas?
Illuminati

- Registado: 14/2/2009 14:06
Daemoon Escreveu:Coincidencia ou não o meu gestor de conta do best bank há dias tinha-me dito que estão a fazer créditos conta corrente com spreads de 1,50%![]()
![]()
![]()
Números do Euromilhões para 6ª feira, não se arranja?

Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds
Coincidencia ou não o meu gestor de conta do best bank há dias tinha-me dito que estão a fazer créditos conta corrente com spreads de 1,50%

- Registado: 14/2/2009 14:06
Rick,
Um abraço.
Um abraço.
VirtuaGod Escreveu:Percebo-te a 100%, mas posso-te dizer que não vivemos em tempos "normais". Ainda no outro dia um tipo que investe desde os anos 70 disse que este é o bull market mais "fácil" da carreira dele.
Estas subidas têm sido impressionantes, quer em extensão de tempo, de magnitude, ou falta de Drawdowns. Estamos no (até agora) 3º maior Bull Market do S&P desde 1926 e no maior Bull Market obrigacionista desde sei lá, nem sei se há dados de jeito... mas pelo menos em 150 anos!!
Quem começou a investir pós Março de 2009 tem sido tão simples como roubar um doce a uma criança...
VG
já tinha comentado com outro investidor por aqui, que de tão fácil fazer mais valias até fico preocupado. Deveria?

Qualquer aprendiz de feiticeiro escolhendo 2 ou 3 fundos consegue obter rentabilidades elevadas.
Rick Lusitano (New) Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Rick Lusitano (New) Escreveu:E ainda há quem diga, que é difícil fazer dinheiro.![]()
Não sei, se vou conseguir resistir a não me alavancar, com as taxas de juro baixas, e altas rentabilidades...![]()
(...)
Havia um tipo conhecido como guru, e que ia muitas vezes á Bloomberg TV, que falava no "New Normal".
Se conhecerem algum Banco que empreste dinheiro (real money, porque do outro tenho eu...) e aceite como garantia o papel, digam-me que eu vou lá e levo comigo o FI Alquimia 2015. Até lá o único lugar onde me alavanco é no trabalho.
Por falar em alavancagem: chegou-me aos ouvidos que andaram a shortar O Alquimista, o que causou o rebentamento de algumas contas. Vou ter que ponderar seriamente uma reacção (no meus tópicos, é claro).
VirtuaGod Escreveu:Rick Lusitano (New) Escreveu:E ainda há quem diga, que é difícil fazer dinheiro.![]()
(...)

Rick Lusitano (New) Escreveu:E ainda há quem diga, que é difícil fazer dinheiro.![]()
Percebo-te a 100%, mas posso-te dizer que não vivemos em tempos "normais". Ainda no outro dia um tipo que investe desde os anos 70 disse que este é o bull market mais "fácil" da carreira dele.
Estas subidas têm sido impressionantes, quer em extensão de tempo, de magnitude, ou falta de Drawdowns. Estamos no (até agora) 3º maior Bull Market do S&P desde 1926 e no maior Bull Market obrigacionista desde sei lá, nem sei se há dados de jeito... mas pelo menos em 150 anos!!
Quem começou a investir pós Março de 2009 tem sido tão simples como roubar um doce a uma criança...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
VirtuaGod Escreveu:Rick Lusitano (New) Escreveu:A Dívida Espanhola e Italiana têm menos risco do que as US Treasuries.![]()
A rentabilidade que interessa em obrigações é a rentabilidade real não a nominalMas sim, isto começa a entrar num mundo quase "fantasioso" e que há 10 anos atrás a maioria diria impossível...
E ainda há quem diga, que é difícil fazer dinheiro.

Não sei, se vou conseguir resistir a não me alavancar, com as taxas de juro baixas, e altas rentabilidades...

Entretanto, já subscrevi os fundos da Robeco, TCW, Natixis, DWS (DE) e só falta a T. Rowe Price, que ainda está com 15.000 EUR/USD de investimento mínimo inicial. Vamos lá ver, que mínimos, o BEST, consegue obter da T. Rowe Price.

Rick Lusitano (New) Escreveu:A Dívida Espanhola e Italiana têm menos risco do que as US Treasuries.![]()
A rentabilidade que interessa em obrigações é a rentabilidade real não a nominal

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Feedfetcher, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 53 visitantes