Finanças & Fundos de Investimento
Depois deixa aqui o que vais descobrindo sff 

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
@VirtuaGod a minha ida às finanças foi surreal, sai de lá a saber o mesmo nas dúvidas que tinha pois não me souberam reesponder.
Em relação à dupla tributação disseram que era aplicada a taxa liberatória em vigor. No entanto li num link sobre fiscalidade disponibilizado pelo Santander que no caso de duplatributação com acordo que cá era aplicado o imposto sobre o líquido recebido após imposto nos USA e não como no BIG fazem que é sbre o bruto.
Mas ainda vou confirmar isto esta semana com um TOC.
Aliás o contacto que tive com as finanças fiquei com a sensação de que senão declarar nada, eles não têm qualquer capcidade de controlo.
Em relação à dupla tributação disseram que era aplicada a taxa liberatória em vigor. No entanto li num link sobre fiscalidade disponibilizado pelo Santander que no caso de duplatributação com acordo que cá era aplicado o imposto sobre o líquido recebido após imposto nos USA e não como no BIG fazem que é sbre o bruto.
Mas ainda vou confirmar isto esta semana com um TOC.
Aliás o contacto que tive com as finanças fiquei com a sensação de que senão declarar nada, eles não têm qualquer capcidade de controlo.
- Registado: 2/10/2009 10:36
@Ledisi Já se ultrapassou a questão da dupla tributação? Seja na BTP do Best seja numa correctora estrangeira?
@joaopedroinvestidor De facto a BTP do Best parece ser a melhor opção em Portugal, embora pessoalmente preferi-se abrir uma conta numa correctora com melhores comissões (potencialmente no estrangeiro, sem comissões em ETFs, como discutido)[/b]
@ghorezRecomendo-te mais um Total bond market do que um focado em inflation bonds se queres um ETF que abranja o máximo possível do mercado obrigacionista.
Os livros de "leitura leve" não são de iniciação e muitos nem são de leitura ligeira/leve. Contudo, como não são técnicos/académicos não os queria incluir na mesma secção que os outros.
Em breve colocarei artigos/White Papers gratuitos que agora com a crise são mais simpáticos para o nosso bolso e a qualidade da informação mantém-se
@joaopedroinvestidor De facto a BTP do Best parece ser a melhor opção em Portugal, embora pessoalmente preferi-se abrir uma conta numa correctora com melhores comissões (potencialmente no estrangeiro, sem comissões em ETFs, como discutido)[/b]
@ghorezRecomendo-te mais um Total bond market do que um focado em inflation bonds se queres um ETF que abranja o máximo possível do mercado obrigacionista.
Os livros de "leitura leve" não são de iniciação e muitos nem são de leitura ligeira/leve. Contudo, como não são técnicos/académicos não os queria incluir na mesma secção que os outros.
Em breve colocarei artigos/White Papers gratuitos que agora com a crise são mais simpáticos para o nosso bolso e a qualidade da informação mantém-se

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
joaopedroinvestidor Escreveu:Podes experimentar as contas demo para tirar dúvidas, são de borla e não perdes $.Tens por ex: Best Trading Pro
Era mesmo desta, a BTP, que eu me referia, quando disse que pelo Natal, iria ter um tempinho para experimentar. Penso que a GoBulling Pro é semelhante e como se for em frente, muito provavelmente optarei pela primeira...
VirtuaGod Escreveu:Queres info sobre ETFs? Há 200 vezes mais info sobre ETFs do que sobre fundos. se quiseres etfs americanos podes usar a morningstar.com
E podes sempre ler o meu post
Quero e mantenho ainda o que disse. A informação não me aparece tão friendly user. P.ex., eu gosto de ler os v/ conselhos mas também gosto de, autonomamente, pesquisar/comparar fundos por categorias... etc...que a morningstar nos possibilita explorar através do Fund Screener.
Nos ETFs isso não acontece e apenas consigo visualizá-los um a um...Difícil ter a perceção dos melhores assim!
Eu sabia que tinhas escrito algo que na altura passei à frente, porque era "areia demais para a minha camioneta"

ghorez Escreveu:ComStage
db (deutsche Bank) x-trackers (...)
são entidades que gerem ativos, sendo que algumas têm se especializado mais em ETF que outras.
É mesmo destas explicações mais básicas que eu preciso antes de passar às mais complicadas. Parece-me mais confuso do que com os fundos que O mesmo ETF seja comercializado por tantas entidades... Será o mesmo? E em caso afirmativo, venderão todas ao mesmo preço ou não?
Editado pela última vez por Manushe em 2/12/2012 23:10, num total de 4 vezes.
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."
"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare
William Shakespeare
Cheguei tarde
Ia dizer livros de Iniciação! Obrigada VG
é pena é termos tanta coisa para fazer e tão pouco tempo!

"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."
William Shakespeare
William Shakespeare
Rick Lusitano Escreveu:ghorez Escreveu:(...)
Quanto ao tempo e informação, não concordo contigo... se compro o da Vanguard que replica o índice mundial de ações...que mais informação preciso? Nada. Já diz tudo. O mesmo para as obrigações.
Esses 2 fundos são ETF de gestão passiva, "correm com os índices".
Nos ETFs tens cotações "intraday" (durante o dia), nessa questão são mais parecidos com acções do que com os MF, que só tens cotação ao final do dia de mercado.VirtuaGod Escreveu:Beware of ETFs on Steroids - Businessweek
"In August 2009 the Financial Industry Regulatory Authority and the SEC issued a warning to retail investors about the risks associated with leveraged ETFs—including the possibility of large losses and poor tracking of the underlying index over longer periods because the funds are designed to generate their targeted return over a single trading day."
Fonte: ETF's - nova fraude dos mercados financeiros
Alguma informação interessante...
ETF's - nova fraude dos mercados financeiros (Apesar do titulo estranho, tem informação sobre alavancagem 2X e a replicar inversamente a performance de 1 índice.)
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=78803
ETF Flows as a Contrary Leading Indicator
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=74865
Como vês, é preciso acompanhar mais os ETFs do que os MF, porque podem ser complexos.
Atenção que não tenho nada contra os ETFs, apenas estou a tentar perceber a sua "ciência".
Eu não concordo. Acho que ETF e MF podem ser igualmente muito simples ou muito complicados.
E há aí escolha com fartura num campo e noutro para complicares ou simplificares.
Eu gosto de tudo muito simples. Daí as minhas escolhas: Vanguard a replicar global stocks, db x-trackers a replicar global bond inflation linked.
VirtuaGod Escreveu:Aumentei o "cantinho da educação" com uma secção: "Biblioteca Financeira" como resposta ao pedido que eu colocasse a minha wishlist de livros. Infelizmente ainda nem li 90% daquilo mas pretendo. (pesquiso muito sobre livros por isso podem estar descansados que embora não tenha lido eles têm qualidade)
Alterei um pouco o TOP para acrescentar fundos mistos, onde entrou o carmignac e o Invesco.
Aproveito para informar que o Invesco é o 3º fundo misto mais subscrito da Europa este ano
P.S. Aceito opções/opiniões para a alteração do título "Livros de "leitura leve"" que não gosto. Obrigado!

Boas compras de Natal.

"Livros de iniciação"? "Literatura ligeira"?
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finances et investissements
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出
Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
VirtuaGod Escreveu:Se abrires conta na Fidelity podes transacionar alguns iShares sem custos https://www.fidelity.com/etfs/ishares
Como tb não tens gastos de manutenção na conta seria por aqui que provavelmente eu iria se quisesse investir em ETFs sediados nos EUA. Se o montante a investir for grande e os 10 dólares mensais não forem significativos (120 usd < 0,1% do montante) há sempre a opção da IB
São opcões a estudar. E em Portugal? Pelo aquilo que eu vi os custos de transação para o mercado dos US são superiores:
Gobulling Pro 0,2% min 14$
BestBank Pro ETF >$10 = 5 cêntimos por acção (mínimo: USD14,00) por ex: se 42$ pago 0.12% (0.05$/42$)*100=0.12%
JoãoPedro
Aumentei o "cantinho da educação" com uma secção: "Biblioteca Financeira" como resposta ao pedido que eu colocasse a minha wishlist de livros. Infelizmente ainda nem li 90% daquilo mas pretendo. (pesquiso muito sobre livros por isso podem estar descansados que embora não tenha lido eles têm qualidade)
Alterei um pouco o TOP para acrescentar fundos mistos, onde entrou o carmignac e o Invesco.
Aproveito para informar que o Invesco é o 3º fundo misto mais subscrito da Europa este ano
P.S. Aceito opções/opiniões para a alteração do título "Livros de "leitura leve"" que não gosto. Obrigado!

joaopedroinvestidor Escreveu:ghorez Escreveu: Se fores para os domiciliados nos US, podes ter semelhante por apenas 0.10% (Vanguard, Schwab, iShares). Mesmo que tenhas custos de transação ficar-te ia em 0.5%/ano.
Onde posso adquirir os ETF domiciliados nos US em que os custos de gestão e de transação ficam em 0.5%/ano?
JoãoPedro
Se abrires conta na Fidelity podes transacionar alguns iShares sem custos https://www.fidelity.com/etfs/ishares
Como tb não tens gastos de manutenção na conta seria por aqui que provavelmente eu iria se quisesse investir em ETFs sediados nos EUA. Se o montante a investir for grande e os 10 dólares mensais não forem significativos (120 usd < 0,1% do montante) há sempre a opção da IB
Editado pela última vez por VirtuaGod em 2/12/2012 20:58, num total de 1 vez.
ghorez Escreveu:(...)
Quanto ao tempo e informação, não concordo contigo... se compro o da Vanguard que replica o índice mundial de ações...que mais informação preciso? Nada. Já diz tudo. O mesmo para as obrigações.
Esses 2 fundos são ETF de gestão passiva, "correm com os índices".
Nos ETFs tens cotações "intraday" (durante o dia), nessa questão são mais parecidos com acções do que com os MF, que só tens cotação ao final do dia de mercado.
VirtuaGod Escreveu:Beware of ETFs on Steroids - Businessweek
"In August 2009 the Financial Industry Regulatory Authority and the SEC issued a warning to retail investors about the risks associated with leveraged ETFs—including the possibility of large losses and poor tracking of the underlying index over longer periods because the funds are designed to generate their targeted return over a single trading day."
Fonte: ETF's - nova fraude dos mercados financeiros
Alguma informação interessante...
ETF's - nova fraude dos mercados financeiros (Apesar do titulo estranho, tem informação sobre alavancagem 2X e a replicar inversamente a performance de 1 índice.)
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=78803
ETF Flows as a Contrary Leading Indicator
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=74865
Como vês, é preciso acompanhar mais os ETFs do que os MF, porque podem ser complexos.
Atenção que não tenho nada contra os ETFs, apenas estou a tentar perceber a sua "ciência".

Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

ghorez Escreveu: Se fores para os domiciliados nos US, podes ter semelhante por apenas 0.10% (Vanguard, Schwab, iShares). Mesmo que tenhas custos de transação ficar-te ia em 0.5%/ano.
Onde posso adquirir os ETF domiciliados nos US em que os custos de gestão e de transação ficam em 0.5%/ano?
JoãoPedro
Rick,
´
Tens e não tens razão.
A parte dos custos torna-se complicada para pequenas quantias...por isso o que acho que deviam fazer é utilizar os mutual funds de cash/fixed income para amealhar dinheiro até chegar a uma quantia pré definida. Depois colocar num ETF. A longo prazo, o baixo custo dos ETF torna-os muito muito apetecíveis.
Mais se olhares para os 2 ETF que coloquei em cima, terás 2 fundos a replicar ações e obrigações a nível global. Ou seja cobres 2 classes ativos a nível mundial com apenas 2 transações em bolsa.
Se estimar 2 transações/ano (por exemplo a 10 EUR cada), e se reforçar/rebalancear os fundos com 2500 €/cada, então somando ao ER de 0.25% de cada um dos fundos, tens 0.4% (10/2500 = 0.004) da transação, o que totaliza 0.65% (talvez metade ou menos dos custos globais anuais dos mutual funds).
E repara que estou a contabilizar custos de ETF domiciliados na Europa. Se fores para os domiciliados nos US, podes ter semelhante por apenas 0.10% (Vanguard, Schwab, iShares). Mesmo que tenhas custos de transação ficar-te ia em 0.5%/ano.
A longo prazo é só fazer as contas.
´
Tens e não tens razão.
A parte dos custos torna-se complicada para pequenas quantias...por isso o que acho que deviam fazer é utilizar os mutual funds de cash/fixed income para amealhar dinheiro até chegar a uma quantia pré definida. Depois colocar num ETF. A longo prazo, o baixo custo dos ETF torna-os muito muito apetecíveis.
Mais se olhares para os 2 ETF que coloquei em cima, terás 2 fundos a replicar ações e obrigações a nível global. Ou seja cobres 2 classes ativos a nível mundial com apenas 2 transações em bolsa.
Se estimar 2 transações/ano (por exemplo a 10 EUR cada), e se reforçar/rebalancear os fundos com 2500 €/cada, então somando ao ER de 0.25% de cada um dos fundos, tens 0.4% (10/2500 = 0.004) da transação, o que totaliza 0.65% (talvez metade ou menos dos custos globais anuais dos mutual funds).
E repara que estou a contabilizar custos de ETF domiciliados na Europa. Se fores para os domiciliados nos US, podes ter semelhante por apenas 0.10% (Vanguard, Schwab, iShares). Mesmo que tenhas custos de transação ficar-te ia em 0.5%/ano.
A longo prazo é só fazer as contas.
VirtuaGod Escreveu:frugal Escreveu:Boa noite
Este tipo de fundos ficam mais seguros se forem adquiridos numa conta fora de portugal ou estando investidos nao ha risco, so o de fecho do ETF
Cumprimentos
Foi debatido atrás. Eu acredito que estes fundos só têm o risco de fecho do fundo, e isso nem é grande risco, pk se fecharem devolvem o capital, desde que não me o percam![]()
Na minha opinião devido a serem fundos autónomos não interessa se o banco onde tens os fundos forem à falência, astuas participações nos fundos são apenas transferidas para outra instituição. Mas nunca se sabe, é só uma opinião (partilhada por muitos, embora haja sempre os profetas da desgraça)!!
Ola
Mesmo assim quanto menos imprevistos melhor. Qual a maior broker da europa?
E outro pormenor, como provamos hoje em dia que temos o activo tal e tal se é tudo Online?
Cumprimento.te
É impressão minha, que existe mais informação (e entusiasmo) nos ETF do que nos "mutual funds" (MF)? Dava para fazer outro tópico novo, só sobre ETFs.
COMISSÕES:
Quando falam dos ETFs, aparece sempre o tema das comissões (compra, guarda de títulos, reforços, vendas) e despesas (do ETF).
Estas comissões "obrigam" a um montante mínimo de investimento na compra, elevado, para ser rentável, e os reforços terão de ser também elevados, para compensar retorno vs. comissões.
Usando o exemplo do PIMCO TR, a diferença do retorno do ETF vs. MF, não será "comida" pelas comissões do ETF?
MOEDA:
Sendo, grande parte dos ETFs, em USD, não irá trazer o risco cambial para a equacção? Sei que existe maneiras de evitar, mas irá trazer complexidade e custos?
LIQUIDEZ:
E existe a questão da liquidez...
http://www.etftrends.com/2012/05/what-i ... LuKPvX6l8E
CARACTERÍSTICAS:
Os ETFs podem ser de gestão activa ou passiva ("trackers"), não-alavancados ou alavancados em 2x ou 3x ("leveraged"), a apostar nas subidas (mercados em "bull") ou nas descidas (mercados em "bear").
Poderei estar enganado, mas em comparação dos ETFs vs. MF:
> O investidor terá fazer mais contas, devido as comissões dos ETFs.
> O mundo dos ETFs exige mais informação, tempo e dinheiro por parte do investidor. Logo tem de ser um investidor de gestão activa.

COMISSÕES:
Quando falam dos ETFs, aparece sempre o tema das comissões (compra, guarda de títulos, reforços, vendas) e despesas (do ETF).
Estas comissões "obrigam" a um montante mínimo de investimento na compra, elevado, para ser rentável, e os reforços terão de ser também elevados, para compensar retorno vs. comissões.
Usando o exemplo do PIMCO TR, a diferença do retorno do ETF vs. MF, não será "comida" pelas comissões do ETF?
MOEDA:
Sendo, grande parte dos ETFs, em USD, não irá trazer o risco cambial para a equacção? Sei que existe maneiras de evitar, mas irá trazer complexidade e custos?
LIQUIDEZ:
E existe a questão da liquidez...
http://www.etftrends.com/2012/05/what-i ... LuKPvX6l8E
CARACTERÍSTICAS:
Os ETFs podem ser de gestão activa ou passiva ("trackers"), não-alavancados ou alavancados em 2x ou 3x ("leveraged"), a apostar nas subidas (mercados em "bull") ou nas descidas (mercados em "bear").
Poderei estar enganado, mas em comparação dos ETFs vs. MF:
> O investidor terá fazer mais contas, devido as comissões dos ETFs.
> O mundo dos ETFs exige mais informação, tempo e dinheiro por parte do investidor. Logo tem de ser um investidor de gestão activa.
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

Manushe Escreveu:Demasiadas siglas: ComStage, db x-trackers, Lyxor, ..., para um "mesmo" ETF (de que já vos falei atrás e que encontrei no Best) e que por sua vez começa por "iShares" lol
DJ STOXX 600 Food & Beverage (DE) Inc
https://lt.morningstar.com/irjmy4wp6w/s ... 0P0000161B]22]1]UNIVE$$ALL&CurrencyId=EUR&BaseCurrencyId=EUR
ComStage
db (deutsche Bank) x-trackers
Lyxor
Amundi
Vanguard
iShares (Blackrock)
Schwab
SPDR
são entidades que gerem ativos, sendo que algumas têm se especializado mais em ETF que outras.
Tens a iShares (blackrock) que é a maior gestora de ativos do mundo e que tem uma oferta gigantesca em termos de ETF, mas que na minha opinião fica a perder em termos de ER (custos de gestão) demasiado elevados.
Para mim a melhor neste momento é a Vanguard, porque é a que consegue simultaneamente bons etf a baixo custo.
A nível europeu tens a db x-trackers e lyxxor com bons etf, mas com custos um pouco elevados. Depois tens a Amundi que na minha opinião é a que tem melhor relação preço/qualidade em ETF na Europa.
A minha aposta por exemplo (e para começar será algo global)..talvez:
60% - https://www.vanguard.co.uk/documents/po ... ld-etf.pdf
Ou seja ETF ações a nível mundial.
40% - http://www.etf.db.com/LU/ENG/ETF/LU0290 ... X_ETF_(EUR).html
Obrigações ligadas à inflação a nível mundial.
E depois logo se vê..

Queres info sobre ETFs? Há 200 vezes mais info sobre ETFs do que sobre fundos. Principalmente se os ETFs forem americanos. ETFs europeus usa a iShares internacional,, se quiseres etfs americanos podes usar a morningstar.com
Tens o ETF replay onde os ETFs mais importantes estão bem divididos e em último caso tens o etfdb
E podes sempre ler o meu post ETFs em dólares caso ainda não tenhas lido
Tens o ETF replay onde os ETFs mais importantes estão bem divididos e em último caso tens o etfdb

E podes sempre ler o meu post ETFs em dólares caso ainda não tenhas lido

Manushe Escreveu:Se eu decidir investir em ETFs, estes e outros, como os que o LTCM referiu, depois de encontrar respostas a muitas interrogações, serão eles um complemento em diversificação, a uma carteira de fundos, assim como o é um DP?
Vou ter uns dias de férias em Dez e uma das coisas que vou experimentar é o BTP.
Até a compra é mais complicada: preço fixo ou ao melhor preço?Quais as diferenças?
"E eu der uma ordem de compra ao melhor preço, como posso saber a que preço as vou efectivamente comprar?
-Pegando num exemplo de compra de 1.000 acções, se no momento em que a ordem é dada estiverem 500 títulos disponíveis na venda a 11,90 euros e 1000 a 12 euros, para que compre os seus 1000 títulos o preço terá de subir até 12 euros e a compra será feita da seguinte forma: 500 títulos a 11,90 euros e mais 500 a 12 euros."
Parece ser a melhor opção mas entretanto a Deco diz isto:
http://www.deco.proteste.pt/investe/tes ... 982944.htm
e fico na mesma... lol... ou seja, afinal qual o melhor? Desculpem tantas (e provavelmente numb) questions e muitas outras virão...
Podes experimentar as contas demo para tirar dúvidas, são de borla e não perdes $.
Tens por ex:
Best Trading Pro
https://www.bancobest.pt/ptg/start.swe? ... oc=SAX0001
GoBulling Pro
http://pro.gobulling.com/gobulling-pro/demo-gr%C3%A1tis
JoãoPedro
Por acaso, se o Pimco Total Return, nunca foi (até ao momento) uma das opções para iniciar o meu dossier de fundos, já o respetivo ETF me parece mais apelativo. Mas pelas leituras que nos sugeriram, tudo tem as suas cautelas, dado que verso e reverso andam sempre muito juntos.
Tenho pena porque a informação a nível de ETFs não é tão clara como a que tenho a nível de fundos - para comparações p.ex.. e a Morningstar portuguesa nada tem sobre os mesmos.
Demasiadas siglas: ComStage, db x-trackers, Lyxor, ..., para um "mesmo" ETF (de que já vos falei atrás e que encontrei no Best) e que por sua vez começa por "iShares" lol
https://lt.morningstar.com/irjmy4wp6w/s ... 0P0000161B]22]1]UNIVE$$ALL&CurrencyId=EUR&BaseCurrencyId=EUR
Não o encontro da mesma maneira em mais lado nenhum (ou não o encontro de todo) daí a confusão para o iniciante, pela salgalhada e dispersão da informação.
Se eu decidir investir em ETFs, estes e outros, como os que o LTCM referiu, depois de encontrar respostas a muitas interrogações, serão eles um complemento em diversificação, a uma carteira de fundos, assim como o é um DP?
Isto é, apesar de eu não estar a colocar os ovos no mesmo cesto, será que estou realmente a complementar e a diversificar o meu dinheiro?
Vou ter uns dias de férias em Dez e uma das coisas que vou experimentar é o BTP.
Até a compra é mais complicada: preço fixo ou ao melhor preço?
Quais as diferenças?
"E eu der uma ordem de compra ao melhor preço, como posso saber a que preço as vou efectivamente comprar?
-Pegando num exemplo de compra de 1.000 acções, se no momento em que a ordem é dada estiverem 500 títulos disponíveis na venda a 11,90 euros e 1000 a 12 euros, para que compre os seus 1000 títulos o preço terá de subir até 12 euros e a compra será feita da seguinte forma: 500 títulos a 11,90 euros e mais 500 a 12 euros."
e fico na mesma... lol... ou seja, afinal qual o melhor? Desculpem tantas (e provavelmente numb) questions e muitas outras virão...
Tenho pena porque a informação a nível de ETFs não é tão clara como a que tenho a nível de fundos - para comparações p.ex.. e a Morningstar portuguesa nada tem sobre os mesmos.
Demasiadas siglas: ComStage, db x-trackers, Lyxor, ..., para um "mesmo" ETF (de que já vos falei atrás e que encontrei no Best) e que por sua vez começa por "iShares" lol
Não o encontro da mesma maneira em mais lado nenhum (ou não o encontro de todo) daí a confusão para o iniciante, pela salgalhada e dispersão da informação.
Se eu decidir investir em ETFs, estes e outros, como os que o LTCM referiu, depois de encontrar respostas a muitas interrogações, serão eles um complemento em diversificação, a uma carteira de fundos, assim como o é um DP?
Isto é, apesar de eu não estar a colocar os ovos no mesmo cesto, será que estou realmente a complementar e a diversificar o meu dinheiro?
Até a compra é mais complicada: preço fixo ou ao melhor preço?

William Shakespeare
William Shakespeare
@REFIDUR
Obrigado pela partilha, no artigo, chama logo á atenção o quadro da composição da carteira de ambos.
Obrigado pela partilha, no artigo, chama logo á atenção o quadro da composição da carteira de ambos.
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

joaopedroinvestidor Escreveu:Rick Lusitano Escreveu:joaopedroinvestidor Escreveu:(...)
Quem compra activos financeiros têm de ter tempo para os controlar. A gestão passiva não costuma dar bons resultados. O melhor é ajustar a estratégia ao tempo, recursos e conhecimentos disponiveis.
(...)
Concordo contigo, plenamente. Ajustar investimentos vs. o nosso tempo.Rick Lusitano Escreveu:(...)
Faz sentido investir em fundos de investimento e em ETFs semelhantes?
Quando me referi a esta questão, foi pensando no exemplo semelhante de apostar no ETF PIMCO Total Return ETF (BOND) e no fundo PIMCO Total Return simultaneamente. Neste caso, faz sentido apenas apostar num deles?
Aposta-se nos ETFs quando não existe alternativas nos fundos?
Tenta ler o prospecto simplificado de cada fundo.
O PIMCO Total Return poderá investir em instrumentos derivados, incluindo acordos de swap, contratos de futuros e opções sobre futuros, notas
estruturadas e notas indexadas a índices de matérias-primas, etc.
O Pimco Total Return ETF tem uma carteira global de obrigações emitidas por entidades com boa qualidade creditícia e não usa derivados.
Tens aqui mais uma ajuda
http://www.forbes.com/sites/ariweinberg ... nd-or-etf/
http://br.financas.yahoo.com/noticias/p ... 45213.html
http://www.etftrends.com/2012/05/86041/#.ULqgEWeyX9o
João Pedro
sobre este caso concreto, fundo vs etf pode ainda ter interesse este artigo:
- http://www.learnbonds.com/pimco-total-return-etf-2/
Obrigado pelos esclarecimentos e os links, João Pedro.
Pelo já li do artigo do 2º link, parece interessante, por exemplo, retorno de cerca de 5.5% do ETF vs. cerca de 2.4% do fundo no mesmo trimestre.
Vou aproveitar para estudar e assimilar mais estas informações.

Pelo já li do artigo do 2º link, parece interessante, por exemplo, retorno de cerca de 5.5% do ETF vs. cerca de 2.4% do fundo no mesmo trimestre.
Vou aproveitar para estudar e assimilar mais estas informações.
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

Rick Lusitano Escreveu:joaopedroinvestidor Escreveu:(...)
Quem compra activos financeiros têm de ter tempo para os controlar. A gestão passiva não costuma dar bons resultados. O melhor é ajustar a estratégia ao tempo, recursos e conhecimentos disponiveis.
(...)
Concordo contigo, plenamente. Ajustar investimentos vs. o nosso tempo.Rick Lusitano Escreveu:(...)
Faz sentido investir em fundos de investimento e em ETFs semelhantes?
Quando me referi a esta questão, foi pensando no exemplo semelhante de apostar no ETF PIMCO Total Return ETF (BOND) e no fundo PIMCO Total Return simultaneamente. Neste caso, faz sentido apenas apostar num deles?
Aposta-se nos ETFs quando não existe alternativas nos fundos?
Tenta ler o prospecto simplificado de cada fundo.
O PIMCO Total Return poderá investir em instrumentos derivados, incluindo acordos de swap, contratos de futuros e opções sobre futuros, notas
estruturadas e notas indexadas a índices de matérias-primas, etc.
O Pimco Total Return ETF tem uma carteira global de obrigações emitidas por entidades com boa qualidade creditícia e não usa derivados.
Tens aqui mais uma ajuda
http://www.forbes.com/sites/ariweinberg ... nd-or-etf/
http://br.financas.yahoo.com/noticias/p ... 45213.html
http://www.etftrends.com/2012/05/86041/#.ULqgEWeyX9o
João Pedro
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ano nimus, Ferreiratrade, Google Adsense [Bot], navaldoc, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 61 visitantes