Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Amiais » 8/12/2012 16:23

http://seekingalpha.com/article/587491- ... management

Ainda ando a ler para perceber tudo, mas parece-me interessante para aplicar a uma carteira de fundos (ainda mais que os fundos não têm custos de entrada/saída).

Registado: 17/11/2011 18:37

Parabéns

por Figueiraa1 » 8/12/2012 16:19

VirtuaGod,

Nunca é demais parabenizar-te pelo tópico e pela dinamica com que ele se vai desenvolvendo. Cada dia que passa mais pessoas vão contribuindo para a exelência do tópico.

Isto sim, é serviço público da mais alta qualidade. Isto não é mais nem menos do que uma Escola de Formação de Investimento.

Bem hajas my frend.
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..

Registado: 26/3/2011 9:55

por VirtuaGod » 8/12/2012 14:51

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por VirtuaGod » 8/12/2012 14:17

Texano Bill Escreveu:Brutal!! :shock: Mal posso esperar para ver essa ideia.

LOL, às vezes vocês fazem-me sentir como se eu tivesse inventado a roda. :lol: :lol: :lol:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por Texano Bill » 8/12/2012 14:14

VirtuaGod Escreveu:
Texano Bill Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:O Wellesley da Vanguard tem 40 anos+. É dos poucos fundos que eu alavancaria sem medo nenhum!!

Fiquei curioso com esta frase. Aplicarias uma estratégia à Buffet, ou seja, alavancar activos pouco voláteis, a uma carteira de fundos com bom histórico de rentabilidade sem grandes oscilações como os do TOP deste tópico?
Em Portugal o crédito para investimento é caro (5,75 a 7,25 % no BIG), mas se calhar usando uma corretora nos EUA talvez fosse possível fazê-lo com menos custos e de forma a dar boa rentabilidade... O que achas VirtuaGod? :)

Sim, mas eu depois desenvolvo-te a ideia amanhã. Mas teoricamente usar 200% do capital seria o ideal!!

Brutal!! Mal posso esperar para ver essa ideia. :shock:

Registado: 20/8/2011 12:52

por VirtuaGod » 8/12/2012 14:09

drunk Escreveu:É a primeira vez que escrevo neste tópico que tenho seguido de longe à alguns meses. Em 1º lugar um agradecimento por esta partilha a todos os participantes e em especial ao VirtualGod que como foi dito nos dá a papinha toda :lol:

Falaram aqui do Wellesley da Vanguard que tem + de 40. Isso é um fundo? Posso comprar no Best?

Deixo aqui para quem quiser um gráfico com a evolução dos fundos, o histórico e as rentabilidades mensais dos primeiros 5 fundos do top. Em breve terá os 10 do top. A informação será actualizada semanalmente.

https://docs.google.com/spreadsheet/ccc ... oSHc#gid=3

Se encontrarem gralhas ou tiverem sugestões avisem.

Bom excel, era isso que eu queria ter feito e ia/vou fazer. O problema agora com a adição dos ouros fundos são as datas não bater 100% certo. Quando falta um dia, colocava o dia com o memo preço do dia anterior (no fundo a que falta um dia). Normalmente são os templeton que têm mais dias.

Sim, o Wellesley é um fundo. Podes ver a performance dele aqui:http://tinyurl.com/bn3hmyg. Não se esqueçam de clicar no "maximum" no zoom no canto superior direito do gráfico, de forma a ter acesso a todo o histórico!! A Vanguard só comercializa os fundos os EUA, só com uma correctora nos EUA se pode comprar!!

P.S. Porque é que tens os gráficos com base nos fechos mesais se temos acesso ao histórico diário? Tb não é dificil alterar isso mas achei estranho! Se temos +info, é para colocar no gráfico ;-)
Editado pela última vez por VirtuaGod em 8/12/2012 14:19, num total de 3 vezes.

por Ledisi » 8/12/2012 13:20

Manushe Escreveu:
ghorez Escreveu:Eu sp disse q para um investidor passivo e a não ser que tenha mais que 10 ETF, vale sempre a pena um broker português q a IB.

Começo mesmo a achar que sim!!! Eu não percebo é a pubiclidade "omissiosa" de alguns foristas, que sempre proclamavam que (p.ex.) na IB SÓ se paga $1 por transação (vs $14, cá) e não declaravam as pesadas comissões e custos que acompanham o andor...
Coitados dos incautos! Mas se calhar essas pessoas, nunca fizeram contas e/ou só olham para um lado da questão - o agradável!

Amiais Escreveu:Um investidor *passivo* faz rebaleanceamento 1 ou 2x por ano, por isso tens o custo da transferência 1 ou 2x por ano. Se usasses a TD Ameritrade (enganei-me no nome da corretora no post anterior :P) e os ETF gratuitos delas terias um custo de cerca de 30 euros anuais (verifica o precário dos teus bancos, os US são um país não SEPA). Mesmo assim menor que um BTP por exemplo em que pagarias + dinheiro pela compra de meia dúzia de ETFs.

A quantia que eu vou dispôr em Março do próximo ano, por vencimento de um DP, até que é razoável, daí o meu interesse e necessidade de aprofundamento deste assunto até lá.
Relativamente ao que dizes em relação à TDA, tenho uma dúvida:
https://www.tdameritrade.com/specialoffer.page
Lá diz: "Trade commission-free for 60 days"

Isso quer dizer que, após esses 60 dias, se quiseres reforçar um desses commission-free etfs, continuam a ser grátis ou já pagas os $9,90 habituais? É que esse aspeto É importante e não está claro! Quem conhece e pudesse esclarecer eu agradecia!

Já agora ficam aqui alguns dos etfs referidos pelo VG e LTCM e que fazem parte da lista dos "grátis":

BND; VNQ; TIP; TLT; VTI; DBC; VBR; VGK; VWO.

SE... a compra E reforços forem grátis, vale a pena, dado que a maioria da carteira está praticamente coberta. Aguardo os v/ esclarecimentos!

Na TDA estão com uma promoção que a partir de $2500 (novos clientes) oferecem trades gratuitos com a duração de 60 dias e dinheiro (dependente do valor de abertura de conta).

Os ETFs sem comissão de negociação não é promocional, é um serviço oferecido. A pessoa tem que subscrever este serviço (não em custos) e tem a limitação de não poder vender os ETFs durante 30 dias, senão é aplicada a taxa de transação de $9,90.

Registado: 2/10/2009 10:36

por drunk » 8/12/2012 12:55

É a primeira vez que escrevo neste tópico que tenho seguido de longe à alguns meses. Em 1º lugar um agradecimento por esta partilha a todos os participantes e em especial ao VirtualGod que como foi dito nos dá a papinha toda :lol:

Falaram aqui do Wellesley da Vanguard que tem + de 40. Isso é um fundo? Posso comprar no Best?

Deixo aqui para quem quiser um gráfico com a evolução dos fundos, o histórico e as rentabilidades mensais dos primeiros 5 fundos do top. Em breve terá os 10 do top. A informação será actualizada semanalmente.

https://docs.google.com/spreadsheet/ccc ... oSHc#gid=3

Se encontrarem gralhas ou tiverem sugestões avisem.

Registado: 15/6/2012 10:41

por Manushe » 8/12/2012 11:26

ghorez Escreveu:Eu sp disse q para um investidor passivo e a não ser que tenha mais que 10 ETF, vale sempre a pena um broker português q a IB.

Começo mesmo a achar que sim!!! Eu não percebo é a pubiclidade "omissiosa" de alguns foristas, que sempre proclamavam que (p.ex.) na IB SÓ se paga $1 por transação (vs $14, cá) e não declaravam as pesadas comissões e custos que acompanham o andor...
Coitados dos incautos! Mas se calhar essas pessoas, nunca fizeram contas e/ou só olham para um lado da questão - o agradável!

Amiais Escreveu:Um investidor *passivo* faz rebaleanceamento 1 ou 2x por ano, por isso tens o custo da transferência 1 ou 2x por ano. Se usasses a TD Ameritrade (enganei-me no nome da corretora no post anterior :P) e os ETF gratuitos delas terias um custo de cerca de 30 euros anuais (verifica o precário dos teus bancos, os US são um país não SEPA). Mesmo assim menor que um BTP por exemplo em que pagarias + dinheiro pela compra de meia dúzia de ETFs.

A quantia que eu vou dispôr em Março do próximo ano, por vencimento de um DP, até que é razoável, daí o meu interesse e necessidade de aprofundamento deste assunto até lá.
Relativamente ao que dizes em relação à TDA, tenho uma dúvida:
https://www.tdameritrade.com/specialoffer.page
Lá diz: "Trade commission-free for 60 days"

Isso quer dizer que, após esses 60 dias, se quiseres reforçar um desses commission-free etfs, continuam a ser grátis ou já pagas os $9,90 habituais? É que esse aspeto É importante e não está claro! Quem conhece e pudesse esclarecer eu agradecia!

Já agora ficam aqui alguns dos etfs referidos pelo VG e LTCM e que fazem parte da lista dos "grátis":

BND; VNQ; TIP; TLT; VTI; DBC; VBR; VGK; VWO.

SE... a compra E reforços forem grátis, vale a pena, dado que a maioria da carteira está praticamente coberta. Aguardo os v/ esclarecimentos!
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."

"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare

Registado: 9/10/2012 15:19

por Amiais » 8/12/2012 9:17

Manushe Escreveu:
Ledisi Escreveu:A zecco acabou de fundir-se com a tradeking. A tradeking não permitia a abertura de conta a não residentes estrangeiros. Não sei se com a fusão esta política foi alterada.

Estão a migrar os existentes mas nada dizem relativamente a novas adesões... com muita pena minha!

Amiais Escreveu:Para ETF dá um olho tb à TD Armitage
Um custo "escondido" das corretoras americanas é o custo de transferir dinheiro para lá. Qualquer transferência deve-te custar no min. uns 15 euros mesmo para pequenas quantias.

:? ?
Depois de verificar que uma larga maioria não admite a abertura de conta a investidores estrangeiros, considerei novamente a hipótese da IB: teria de pagar $120/ano mais $1 por abertura/reforço de cada ETF, sempre que quisesse, dado que o preço é "irrisório". Apesar de não ser barato, ainda assim compensava largamente em relação aos preços nacionais.

E tu agora estás a dizer-me que sempre que eu queira, p.ex., reforçar um ETF, para além dos custos que referi atrás, ainda tenho de somar o valor de cada uma das transferência da minha conta para a IB (min. de 15€)??? :shock:

Não há engano???
É que se assim for, fica mais barato via portugas brokers!!! Neste momento, verifico que a figura do meu avatar foi mesmo bem escolhida!!! :oh:

Um investidor *passivo* faz rebaleanceamento 1 ou 2x por ano, por isso tens o custo da transferência 1 ou 2x por ano. Se usasses a TD Ameritrade (enganei-me no nome da corretora no post anterior :P) e os ETF gratuitos delas terias um custo de cerca de 30 euros anuais (verifica o precário dos teus bancos, os US são um país não SEPA). Mesmo assim menor que um BTP por exemplo em que pagarias + dinheiro pela compra de meia dúzia de ETFs.

Depois de estudar os ETF cheguei à conclusão que temos azar de estar do outro lado do Atlântico e que para diluir os custos de transação e eventual custódia, temos de investir já uma bela maquia. Por isso virei-me para os fundos de investimento (por enquanto ;-)). Aliás podes (ou podias) ler isso nos primeiros parágrafos do tópico, que foram um wakeup-call para mim que andava de olho nos ETFs.

por ghorez » 8/12/2012 5:44

Eu sp disse q para um investidor passivo e a não ser que tenha mais que 10 ETF, vale sempre a pena um broker português q a IB.

Melhor só as americanas! (Corretores :twisted: )

Registado: 25/9/2012 10:49

por Manushe » 8/12/2012 0:17

Ledisi Escreveu:A zecco acabou de fundir-se com a tradeking. A tradeking não permitia a abertura de conta a não residentes estrangeiros. Não sei se com a fusão esta política foi alterada.

Estão a migrar os existentes mas nada dizem relativamente a novas adesões... com muita pena minha!

Amiais Escreveu:Para ETF dá um olho tb à TD Armitage
Um custo "escondido" das corretoras americanas é o custo de transferir dinheiro para lá. Qualquer transferência deve-te custar no min. uns 15 euros mesmo para pequenas quantias.

:? ?
Depois de verificar que uma larga maioria não admite a abertura de conta a investidores estrangeiros, considerei novamente a hipótese da IB: teria de pagar $120/ano mais $1 por abertura/reforço de cada ETF, sempre que quisesse, dado que o preço é "irrisório". Apesar de não ser barato, ainda assim compensava largamente em relação aos preços nacionais.

E tu agora estás a dizer-me que sempre que eu queira, p.ex., reforçar um ETF, para além dos custos que referi atrás, ainda tenho de somar o valor de cada uma das transferência da minha conta para a IB (min. de 15€)??? :shock:

Não há engano???
É que se assim for, fica mais barato via portugas brokers!!! Neste momento, verifico que a figura do meu avatar foi mesmo bem escolhida!!! :oh:
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."

William Shakespeare

por VirtuaGod » 7/12/2012 23:40

isso é mesmo apostar... isso não faria!! No limite ir assim a uma exposição grande em High yild (corporativa e/ou governamental) ainda faria mas nos fundos que falas eu não faria nem recomendo!!

por Amiais » 7/12/2012 23:28

VirtuaGod Escreveu:
AutoMech Escreveu:Que fundos é que recomendariam nesta categoria de high yield, para um horizonte de 6 meses a 1 ano ? Outros pormenores a ter em conta ?

Tens high yield coporativa (Pimco High yield) e o Pimco DI que anda muito perto de high yield e tb o F&C. Teria de ser uma carteira tipo 50% DI, 25% HY e 25% F&C.

Mas tão curto prazo seria arriscar um bocadinho!! :mrgreen:

(se bem que acho que sabes perfeitamente dos riscos e tb não era nada que eu teoricamente não fizesse :lol: )

Agora não que ainda sou novato nisto dos fundos, mas já tinha pensado em "apostar" (creio ser o melhor verbo) uma pequena quantidade em fundos altamente especulativos (emergentes, biotech, etc.) e tentar cavalgar uma destas ondas. Uma brincadeira para o futuro.

por VirtuaGod » 7/12/2012 23:07

AutoMech Escreveu:Que fundos é que recomendariam nesta categoria de high yield, para um horizonte de 6 meses a 1 ano ? Outros pormenores a ter em conta ?

Tens high yield coporativa (Pimco High yield) e o Pimco DI que anda muito perto de high yield e tb o F&C. Teria de ser uma carteira tipo 50% DI, 25% HY e 25% F&C.

Mas tão curto prazo seria arriscar um bocadinho!! :mrgreen:

(se bem que acho que sabes perfeitamente dos riscos e tb não era nada que eu teoricamente não fizesse :lol: )

por VirtuaGod » 7/12/2012 22:59

Texano Bill Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:O Wellesley da Vanguard tem 40 anos+. É dos poucos fundos que eu alavancaria sem medo nenhum!!

Fiquei curioso com esta frase. Aplicarias uma estratégia à Buffet, ou seja, alavancar activos pouco voláteis, a uma carteira de fundos com bom histórico de rentabilidade sem grandes oscilações como os do TOP deste tópico?
Em Portugal o crédito para investimento é caro (5,75 a 7,25 % no BIG), mas se calhar usando uma corretora nos EUA talvez fosse possível fazê-lo com menos custos e de forma a dar boa rentabilidade... O que achas VirtuaGod? :)

Sim, mas eu depois desenvolvo-te a ideia amanhã. Mas teoricamente usar 200% do capital seria o ideal!!

por VirtuaGod » 7/12/2012 22:58

fcpfc Escreveu:Alguem me consegue trocar por miudos o que consiste em concreto os 5 maiores activos do fundo, Invesco Balanced-Risk Alloc E (LU0432616901) ?
Obrigado.

São "futuros" sobre obrigações governamentais. Gilt - Dívida governamental Inglesa. Euro-bund é Alemã, depois tens a Australiana e por fim Canada (parece-me que usam futuros sempre sobre dívida a 10 anos). O 5º vê-se perfeitamente que é ouro!!
Editado pela última vez por VirtuaGod em 7/12/2012 23:10, num total de 2 vezes.

por Amiais » 7/12/2012 22:23

Manushe Escreveu:Para quem anda como eu à procura das respostas às questões mais básicas, aqui ficam os links de umas pesquisas, esperando que vos sejam úteis:

"Que corretora usar para investir nos EUA?"
Tem um bom quadro comparativo:
http://www.clubeinvest.com/forumbolsa/f ... r-nos-eua/

Mas.... não, não pensem que já ficaram totalmente informados. Seguindo, os melhores do post anterior, descubro que:
Interactive Brokers vs Zecco 2012: Trading Fees and Investments
http://www.brokerage-review.com/compare ... eview.aspx

o que muda completamente o cenário (e de que maneira!!!).

Relativamente à Zecco, cuja política de comissões me parece muito mais amigável para pequenos traders de caráter mais passivo (com pouco ou às vezes nenhum nº de transações mensal) há mais algum custo que eu tenha de considerar para a considerar definitivamente uma mais valia relativamente às melhores brokers portuguesas?

nota: a minha carteira entrou definitivamente na primavera :lol:

Para ETF dá um olho tb à TD Armitage, tinham bastantes ETF que podias negociar de borla.
Verifica que te aceitam como cliente (depende da tua residência fiscal). Creio q tb não tens custos trimestrais/anuais.

por Ledisi » 7/12/2012 19:16

A zecco acabou de fundir-se com a tradeking. A tradeking não permitia a abertura de conta a não residentes estrangeiros. Não sei se com a fusão esta política foi alterada.

Registado: 2/10/2009 10:36

por Manushe » 7/12/2012 18:52

Para quem anda como eu à procura das respostas às questões mais básicas, aqui ficam os links de umas pesquisas, esperando que vos sejam úteis:

"Que corretora usar para investir nos EUA?"
Tem um bom quadro comparativo:
http://www.clubeinvest.com/forumbolsa/f ... r-nos-eua/

Mas.... não, não pensem que já ficaram totalmente informados. Seguindo, os melhores do post anterior, descubro que:
Interactive Brokers vs Zecco 2012: Trading Fees and Investments
http://www.brokerage-review.com/compare ... eview.aspx

o que muda completamente o cenário (e de que maneira!!!).

Relativamente à Zecco, cuja política de comissões me parece muito mais amigável para pequenos traders de caráter mais passivo (com pouco ou às vezes nenhum nº de transações mensal) há mais algum custo que eu tenha de considerar para a considerar definitivamente uma mais valia relativamente às melhores brokers portuguesas?

nota: a minha carteira entrou definitivamente na primavera :lol:

William Shakespeare

por VirtuaGod » 7/12/2012 16:26

É.. a uníca forma é ir para "chart" e colocar em euros no canto superior direito. Mas aí é só o gráfico não é as rentabilidades.

As rentabilidades visíveis logo ao entrar é "como se comportariam 1000£ investidas neste fundo" o que inclui obviamente o risco câmbial.

por Amiais » 7/12/2012 16:20

fcpfc Escreveu:
Amiais Escreveu:
fcpfc Escreveu:
Figueiraa1 Escreveu:
fcpfc Escreveu:Alguem me consegue trocar por miudos o que consiste em concreto os 5 maiores activos do fundo, Invesco Balanced-Risk Alloc E (LU0432616901) ?
Obrigado.

É isto o que procuras?

http://www.morningstar.co.uk/uk/funds/s ... F0000043PS

Ate ai tinha chegado, agora a duvida e em que consiste esses ativos visto que nao sao obrigaçoes nem açoes.Por curiosidade atraves da morningstar.pt as rentablidades sao diferentes, alguma razao ?

No UK devem usar GBP como base na PT EUR ...

Mas em ambos a cotação da UP esta em EUR.

A base é euros, mas depois entra em jogo as cotações diárias EUR/GBP que alteram as variações percentuais. Acho eu de que...

por fcpfcp » 7/12/2012 16:17

Amiais Escreveu:
fcpfc Escreveu:
Figueiraa1 Escreveu:
Obrigado.

É isto o que procuras?

Ate ai tinha chegado, agora a duvida e em que consiste esses ativos visto que nao sao obrigaçoes nem açoes.Por curiosidade atraves da morningstar.pt as rentablidades sao diferentes, alguma razao ?

Mas em ambos a cotaçao da UP esta em EUR.

Registado: 27/9/2011 10:22

por VirtuaGod » 7/12/2012 15:48

verdade

por Amiais » 7/12/2012 15:47

fcpfc Escreveu:
Figueiraa1 Escreveu:
Obrigado.

É isto o que procuras?

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, marco1424, OCTAMA, tami e 223 visitantes