Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI (PSI20) - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por Optimiza » 18/5/2017 10:36

Após mais um "momento Trump", e dada a gravidade potencial para o S&P500 (e por arrasto para todos os mercados), é sempre difícil determinar se estamos perante uma correção do PSI20 (e do seu benchmark Ibex35), ou se se pode tratar do início de um Bear market, com hipotético crash à mistura (quando Nixon se demitiu em 1976, o Dow caiu 42% e o PIB 1,2%). PSI20 encontra-se a corrigir, tendo suportes próximos nos 4990 e na MMS50 (Bull não está em causa).

Apesar de o processo político se poder arrastar semanas, a minha opinião é que se trata de uma esperada e desejada correção nos 3 índices referidos por 6 motivos (que durasse pelo menos até 6ªfeira inclusivé, porque tenho de fechar posição curta em Tesla):

1 - Processo de impeachment vai ser barrado no Senado - 91% de probabilidades segundo o site de política americana "Politico" que desdramatiza o potencial desta intentona política do partido Democrata (embora dois analistas americanos já indiquem que ao contrário do Nixon, se Trump fosse demitido o Dow subiria 1000 pontos)http://www.marketwatch.com/story/man-who-called-dow-20000-says-stock-market-could-see-1000-point-jump-if-trump-resigns-2017-05-17
http://www.marketwatch.com/story/will-t ... t-2017-05-
http://www.politico.com/magazine/story/ ... rue-215153
2 - Nada melhor do que uma correção assente em aspectos políticos e não macro económicos, fenómenos da natureza ou geo-militares.
3 - Ao contrário dos rebounds em Bear markets, esta correção deixa expectantes 2,8 triliões de dollars desesperados para regressar aos mercados.
4 - Espanha, Portugal e Itália estão num imparável crescimento macro, atrasado em dois anos na expansão bolsista e com afluxos record (desde 2008) de investimento via USA, Ásia e Médio Oriente.
5 - Sector bancário do sul da Europa (Bull Market leader), está erradamente a mimetizar a super queda do sector nos USA, quando não depende das tax reforms e desregulamentação do Donald.
6 - A subida da volatilidade (SPX Hilo, Vix, AAII), está a permitir reduzir as valorizações absurdas de calls out of the Money, tornando o mercado mais realista.

Especular sobre Oportunidade (após termo da actual correção) » Recuperação dos sectores mais afectados (banca, outros sectores cíclicos), vai ser agressiva e rápida (grosso do efeito em 2/3 dias).

ARTIGO DE ÉPOCA FUNDAMENTAL PARA TODOS OS INVESTIDORES http://www.marketwatch.com/story/this-b ... 2017-05-17
PSI20 correção pode testar o momentum Bull na MMS50 e nos 4990.png
PSI20 correção pode testar o momentum Bull na MMS50 e nos 4990.png (18.43 KiB) Visualizado 8567 vezes
S&P500 HILO espelha bem a correção actual das top performers.png
S&P500 HILO espelha bem a correção actual das top performers.png (21.53 KiB) Visualizado 8567 vezes
IBEX defender suportes Bull MP na MMS50 e SF2 10300.png
IBEX defender suportes Bull MP na MMS50 e SF2 10300.png (18.7 KiB) Visualizado 8567 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles

Registado: 1/11/2012 23:18

por ricardmag » 17/5/2017 20:05

A pressão americana vai sem duvida por à prova o PSI20.
É estar atento sobretudo aos pesos pesados que representam cerca de 60% do índice.

BCP - em correção de bull de 4 meses e perto de resistência importante;
EDP - parecido com BCP;
JM - bull superior a 2 anos e a 10 % de máximo histórico;
GALP - bull de ano e meio e perto de suporte importante;
EDPr - OPA

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por EAGLETRADER20 » 17/5/2017 19:31

ricardmag Escreveu::-k se quebra não sei não ...

PSI20 Index.png

Penso que vai depender muito do comportamento do SPX . Se SPX aguentar a MM50, como a malta está animada , o recuo não deverá ser grande e possivelmente contido.

Se SPX for perto da MM200 , ai a malta treme e deve vir talvez aos 4750-4900.

Se quebrasse a MM200 ai sim o panorama ficaria sério, mas se a questão for somente o TRUMP possivelmente não será quebrada a MM200.

Registado: 4/3/2008 9:17

por ricardmag » 17/5/2017 19:26

:-k se quebra não sei não ...

PSI20 Index.png
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por Ulisses Pereira » 17/5/2017 18:12

katz, sem argumentos somos obrigados a apagar o teu post. São as regras da casa. Não custa nada argumentar. Quem não o quer fazer, escusa de perder tempo a escrever.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por katz » 17/5/2017 17:44

Chegou a altura de fechar a loja pelo menos até julho..

Registado: 29/11/2007 9:32

por Optimiza » 17/5/2017 17:15

É isso mesmo Álvaro, velha está desejosa de comer as nêsperas!!! :D

Mais ainda do que as subidas, em Bull market são indispensáveis correções - desde que não ultrapassem os 10% (um market crash representa uma correção superior a 5% em dois dias e o Bear Market quando o índice corrige mais de 20%). Claro que neste caso temos a mera ameaça de impeachment ao Trump - se fosse afastado seria de facto impactante (que era bem dada mas que não acredito que resulte em demissão potestativa, pelo menos, nos moldes e timing actual). Nem a economia Americana está a sobreponderar o Trump, logo este impacto é circunstancial. Claro que chateia no curto prazo o S&P500 (único Indice que interessa em termos globais), estar a testar a MMS50.

No bottom line - esperamos poder corrigir várias vezes este ano, que nem na Iberia nem nos States se entra em verdadeiro Bear market este ano. Fora cisnes negros nucleares, demissão do Trampa ou saída da Alemanha do euro, as economias Europeias estão a acelerar (Madrid, Roma e Lisboa corporizam 3 economias com muito potencial de médio prazo). Nos últimos 50 anos, a Banca Europeia nunca esteve tão desalavancada e verdadeiramente capitalizada como agora. E os outros sectores estão, ciclicamente, na retoma. Aguentamos e necessitamos bem de umas 3/4 correções com significado este ano (e a maior não deverá ser esta).
PSI20 correção não afecta Bull de Médio e Longo prazo.png
PSI20 correção não afecta Bull de Médio e Longo prazo.png (27.21 KiB) Visualizado 9158 vezes
VIX finalmente um ressalto graças ao Trump.png
VIX finalmente um ressalto graças ao Trump.png (32.78 KiB) Visualizado 9158 vezes
s&p500  teste na MMS50.png
s&p500 teste na MMS50.png (30.34 KiB) Visualizado 9158 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles

Registado: 1/11/2012 23:18

por EAGLETRADER20 » 17/5/2017 16:55

Àlvaro Escreveu:EAGLETRADER20 ,correcção teremos seguramente, mas atenção que há por cá ações baratas. Caso as deixem escorregar demais vem uma velha (como no poema da nêspera) e papa-as.

O Barato é um conceito relativo.

E numa correcção forte o barato pode sempre ficar mais barato .

Eu vivi os crashes de 2000 e 2008. Aquilo é que eram acções com bons fundamentais e baratas . E quem as comprava passado uma semana se as quisesse vender tinha de as vender 10% ou 20% mais baratas .

Baratas é quando tivermos uma muito forte correcção, e depois iniciar a subida com valores MUITO abaixo dos atuais .
Por exemplo JMT e GALP apesar de terem bons fundamentais , estão muito caras no preço e com PER elevadíssimo.
NUma correcção são acções que me interessam mas muito abaixo do valor atual.

Parece-me que estamos naquela fase de mercado em que entra muito sangue novo que ainda não passou por um crash, mas com o tempo o mercado ensina-nos a todos .

Nos níveis em que está o SPX e NASDAQ garanto que é uma questão de tempo até ficar tudo MUITOOOO mais barato . E as correcções mais fortes quando iniciam não trazem um cartaz a avisar á frente .

Como dizia em tempos o diretor de uma das maiores firmas de transacções em NY :

" Quando estamos em bull market coloco os novatos á frente da mesa de negociação porque eles nunca sofreram perdas fortes e arriscam sem medos quase sem limite e conseguem bons ganhos.
Quando inicia forte correcção do mercado , coloco os profissionais com décadas de negociação e que já passaram pelos períodos mais turbulentos do mercado e têm perfeita noção dos riscos e do horizonte "

por Àlvaro » 17/5/2017 16:47

EAGLETRADER20 ,correcção teremos seguramente, mas atenção que há por cá ações baratas. Caso as deixem escorregar demais vem uma velha (como no poema da nêspera) e papa-as.

Registado: 31/5/2014 23:07

por EAGLETRADER20 » 17/5/2017 16:39

O adagio " SELL IN MAY AND GO WAY" costuma tardar mas não falta. Está é só a espera de uma desculpa para iniciar a correção destes valores máximos .

Em especial nos mercados internacionais , o PSI só reage ás quedas internacionais .

E o TRUMP parece disposto a proporcionar a desculpa que os mercados precisavam para corrigir desta sobrevalorização e crescimento até ao céu.

por DIXIE2020 » 17/5/2017 15:07

Na minha opinião as praças americanas e o aumento das reservas de petróleo nos USA vão atirar com tudo para baixo nos próximos tempos... :-k
Sendo que o PSI não irá ser excepção... viu-se hoje no inicio da sessão qd estava a perder -1,1% e agora da parte da tarde com abertura dos mercados do outro lado do atlantico. E mais, se aqueles episódios/trapalhadas com a administração Trump complicarem-se no senado/congresso com a audição do ex director do FBI, a coisa pode mudar radicalmente, com proposta de um impeachment a TRump...
BN

Registado: 29/11/2007 10:53

por JohnyRobaz » 17/5/2017 14:51

JorgeM2014 Escreveu:Caro Ulisses. Entendo a sua análise iminentemente técnica. Na perspetiva que coloca a correção pode ir até aos 4850 pontos que não coloca este Bull em causa.

Eu tenho uma visão diferente e baseada em balanços, resultados e análises económico-politicas globais.

Naturalmente não funciono por curtos prazos, a não ser quando surgem fenómenos de ordem súbita como o terrorismo.

Considero que os valores de algumas ações de empresas cotação do PSI-20 estão desfasados da realidade económica das mesmas. Muito sub-avaliadas.

Quais? E porque dizes isso, se posso perguntar? 8-)

Quanto ao gráfico do Ulisses, destacaria o volume bem mais forte nas subidas que nas quedas, o que é a meu ver um sinal bullish.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

Registado: 20/8/2014 16:50

por Ulisses Pereira » 17/5/2017 14:48

Jorge, nada tenho contra a análise fundamental. Mas quando alguém me diz que, em termos fundamentais, uma acção está subavaliada tem que mostrar as contas disso. Porque senão é um mero bitaite. Na análise fundamental, faz-se as contas direitinhas, projecta-se valores futuros e mostra-se o valor da empresa. Sem isso, é como jogar futebol sem bola.

abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por JorgeM2014 » 17/5/2017 14:43

Caro Ulisses. Entendo a sua análise iminentemente técnica. Na perspetiva que coloca a correção pode ir até aos 4850 pontos que não coloca este Bull em causa.

Eu tenho uma visão diferente e baseada em balanços, resultados e análises económico-politicas globais.

Naturalmente não funciono por curtos prazos, a não ser quando surgem fenómenos de ordem súbita como o terrorismo.

Considero que os valores de algumas ações de empresas cotação do PSI-20 estão desfasados da realidade económica das mesmas. Muito sub-avaliadas.

Registado: 25/5/2014 19:16

por jgut » 17/5/2017 11:52

jgut Escreveu:Neste momento, quem não apanhou o comboio talvez agora já seja tarde, isto até chegar a novo apeadeiro....
Pois, na minha opinião, o movimento está muito distorcido... e, como tal, é mais provável uma correção que continuação imediata de subidas fortes, mas, dada a situação da França, poderá o psi ser influenciado pela positiva até à próxima resistência.
Depois, temos um gap enorme....
Fica a ideia nas imagens...

Parece que a ideia estava correta... agora resta observar o comportamento em algumas zonas...
Na minha opinião poderá corrigir até às zonas assinaladas...
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?

Registado: 27/3/2014 21:50

por Ulisses Pereira » 17/5/2017 11:33

O PSI continua o seu processo de retracção/consolidação das últimas semanas que permite aos indicadores aliviarem do seu estado de "sobrecompra" para mais tarde poder tentar de novo voltar às subidas em melhores condições técnicas.

Aqui ficam os gráficos actualizados.
Ulisses
Anexos
psi1.png
psi1.png (35.32 KiB) Visualizado 9704 vezes
psi2.png
psi2.png (34.37 KiB) Visualizado 9704 vezes
psi3.png
psi3.png (47 KiB) Visualizado 9704 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 16/5/2017 12:14

Tijay, o valor dos dividendos das acções que compõem o fundo faz aumentar o valor do fundo. É esse o impacto dos dividendos.

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Tijay » 16/5/2017 9:20

Bom dia uma dúvida .
Tenho um fundo de acções nacionais. Estes fundos também recebem dividendos?

Registado: 20/7/2010 13:12

por peaners » 15/5/2017 17:42

"Quem desdenha quer comprar"

Registado: 14/11/2016 13:00

por Àlvaro » 12/5/2017 15:56

O que me dá mais volta ao miolo é o índice chinês! Aquilo é só para descontar o arrefecimento da economia ou anda mais qualquer coisa a ser descontada?! E ainda tem espaço para malhar.

Registado: 31/5/2014 23:07

por peaners » 12/5/2017 14:42

E esta hein?

Por norma quando taxa desemprego cai forte é sinal que o PIB sobe forte.

http://www.jornaldenegocios.pt//economia/conjuntura/detalhe/ine-devera-anunciar-melhor-trimestre-para-a-economia-portuguesa-em-quase-sete-anos?ref=CaldeiraoDaBolsa_Destaques

E isto significa que a % dívida em relação ao PIB diminui.

A minha pergunta de um milhão é esta: a bolsa nacional está a fazer ressalto ou a inverter a tendência de longo prazo? Considero o bull de 2012 a 2014 um ressalto prolongado mas que não inverteu a tendência primária (EMA50 no gráfico mensal), vamos ver. Será que já fez o fundo dos fundos?

boneco mensal com aproximação À EM50
Anexos
psi20.PNG
psi20.PNG (38.88 KiB) Visualizado 11143 vezes
"Quem desdenha quer comprar"

Registado: 14/11/2016 13:00

por luislobs » 12/5/2017 14:20

Tenho essa duvida á dois anos..unico pensamento é que os mercados internacionais tenham um grande respirar e o psi mantenha os niveis para depois acompanhar entao mais dois anos o bull.

Economia esta a melhorar em breve saimos do lixo e do defice excessivo. :lol:
.

É preciso viver..nao apenas existir.

Registado: 19/2/2007 10:01

por ovelhaxone » 12/5/2017 14:08

eu discordo. a envolvência internacioanl aponta precisamente para um final de ciclo. logo, esta subida será provavelmente um ressalto num bearmarket já muito longo. a não ser que Portugal entre em contra-ciclo com o mundo. seria algo digno do mágico Costa

Registado: 18/7/2013 15:16

por Ulisses Pereira » 12/5/2017 12:14

Jorge, para alguns isto é apenas um ressalto no "Bear Market". Não considero um erro básico de ninguém, apenas interpretações diferentes o que o mercado está a fazer.

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por JorgeM2014 » 12/5/2017 9:35

Bom dia.

Sucessivamente se fala nos erros dos pequenos investidores em bolsa. A verdade é que por muito que se fale os mesmos erros sucedem-se. Continuo a ouvir e a ler comentários de incerteza e ansiedade e não entendo como não se aprende.
Depois de vários anos de crise que arrastou o PSI-20 para valores muitos baixos parece que ainda existe quem subsista em ficar retraído com a naturais subidas destas semanas, esperando agora retrações.
A verdade é que retrações até podem ser naturais num processo de BullMarket mas negar a entrada no Bull será para muitos um erro fatal mas muito comum.
Todos os indicadores apontam num sentido e toda a envolvência económica ajuda.
Sejamos coerentes.
Bom fim de semana.

Registado: 25/5/2014 19:16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Ferreiratrade, Karra, PAULOJOAO, Shimazaki_2, Zguibz2 e 120 visitantes