Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

12%?

por Jean Claude Trichet » 24/1/2012 15:59

Admitindo o preço-alvo de 18 cêntimos, o potencial de valorização do título é de 30,4% considerando a cotação actual nos 0,138.
Editado pela última vez por Jean Claude Trichet em 24/1/2012 16:02, num total de 1 vez.

Registado: 18/9/2011 10:50

por mcarvalho » 24/1/2012 15:17

BESI reinicia BCP com preço-alvo de 0,18 euros e desce preço-alvo do BPI

24/01/2012

A recomendação do BES Investimento (BESI) é de “neutral” tanto para o BCP como para o BPI, mas os analistas retomam a avaliação do Banco Comercial Português a um valor que é menos de um terço daquele a que avaliavam as acções quando suspenderam a avaliação.

O seu preço-alvo é agora de 0,18 euros por acção, o que compara com a avaliação de 0,69 euros por acção que suspenderam a 28 de Junho do ano passado. Já o Banco BPI viu o seu preço-alvo descer de 0,85 euros por acção para 0,56 euros. Esta foi a segunda revisão em baixo do valor dos títulos nos últimos seis meses, que até dia 26 de Junho tinham uma avaliação de 1,58 euros por acção.

Aumento de capital e tranferência dos fundos de pensões deixam analistas "cautelosos"

O BESI diz-se “cauteloso” com os diversos aspectos que afectam o valor dos dois bancos portugueses, num período em que os investidores aguardam para saber as condições em que irão aumentar capital para cumprir os rácios de 9% até Junho de 2012, para saber o impacto da operação de transferência dos fundos de pensões para o Estado e para conhecer o efeito da revisão que a troika vai fazer ao valor dos seus activos.

O banco de investimento refere que o BCP terá necessidade de reforçar os capital em 1,7 mil milhões de euros e o BPI em 1,3 mil milhões e que, para fazer face a parte destas necessidades, os dois bancos deverão emitir “Coco’s”, os títulos que permitem que o Estado financie os bancos com vista a reforçarem os seus dos rácios de capital, sem provocar o efeito de diluição do valor das acções.

Quanto à transferência dos fundos, os analistas estimam um impacto de 30 milhões de euros no valor dos activos do BCP e de 131 milhões de euros para o BPI, depois de os bancos alterarem o método de contabilização dos fundos. Por outro lado, a revisão do valor dos activos dos bancos pela troika terá um impacto de 325 milhões de euros para o BCP e um impacto nulo para o BPI, refere o BESI.

BPI e BCP precisam de mais de 2,6 mil milhões de euros

“No geral, se incluirmos uma potencial emissão de 'CoCo’s' no valor de 1.250 milhões de euros para o BCP e de 1.359 milhões para o BPI respectivamente, acreditamos que o BPI vai cumprir o requisito de 9% em Junho de 2012”, diz a nota de análise que o Negócios teve acesso.

“Apesar de acreditar-mos que o BCP poderá levar a cabo maior optimização da gestão dos passivos e dos títulos de financiamento com recurso a capitais públicos, não excluímos nova emissão de direitos [de subscrição de novas acções] nem uma emissão adicional de CoCo’s”, diz o BESI.

As acções do Banco BPI estão hoje a descer 0,93% para 0,531 euros e a avaliação do BESI confere-lhes um potencial de valorização de 5,5%. Já as do BCP negoceiam inalteradas e o preço-alvo publicado hoje confere-lhes um potencial de 12,0%.

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de “research” emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de “research” na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

Registado: 17/2/2004 1:38

Re: Chineses!!!

por Joca601 » 24/1/2012 14:18

Hallo Escreveu:
Joca601 Escreveu:
Hallo Escreveu:Caro Pellux,

Já tinha lido essa noticia ontem. Mas olhe, como não o tenho visto muito aqui no "forum", vou já avisá-lo que existem aqui pessoas que acham que isso é tudo uma cabala do Expresso, Negócios, Sol, Diario Económico, Jornal de Angola, entre outros. Uma série de jornalistas especuladores (curso da faculdade do Socrates).

Vamos aguardar confirmações. Até lá nem vale a pena mencionar que o BCP tem 98 mil milhões de euros em activos. Nem que possam existir interessados no banco. Aliás Pellux, nem era preciso muito para o BCP resolver os seus problemas. Bastava o ICBC entrar com uma fatia de 10% no capital do BCP e trazer uma linha de financiamento no valor de 2 mil milhões. Já resolvia o problema dos números. Quanto a valor das acções. O tempo e o mercado o dirá. Qualquer tentativa de acertar é um erro crasso. Porque o mercado e o tempo vão surpreender seguramente.

Eu que estive o dia todo á espera que o BCP fosse aos 0,10€. E não foi. Quem sabe vá aos 0,20€.

Com os mlehores cumprimentos
Hallo

Estou ansioso pela entrada de novos accionistas no bcp, visto que também sou parte interessada nisso como pequeno accionista, contudo não quero novos accionistas a qualquer preço, isto é, que não paguem um prémio de entrada... caso contrário prefiro o estado. E nem estou a falar por mim, que tenho a as acções a um preço relativamente baixo, mas sim para aqueles accionistas que ainda há pouco tempo as subscreveram 0,36 ou 0,37 no AC - esses seriam demasiado penalizados...

Cumprimentos,

Caro Joca,

Ainda bem que é. Por vezes não sei o que lhe vai na cabeça. Mas sei o que pensa, porque já li os seus comentários, noutro forúm o do económico. Até veja lá. Faz umas semanas que até aprendi nesse forum o que queria dizer "Wishfull qualquer coisa"...

Eu a pensar que neste forum apareciam palavras caras. Afinal no outro também aparecem.

Gostaria de lhe dizer o seguinte. A caravana ainda vai a começar o trajecto. Acho bem que pense que caso possam existir novos accionistas possam ter que entrar a valores mais altos. Mas leva a pensar outra coisa. O que poderá ser feito além de um aumento de capital, porque se for um Aumento de Capital duvido que seja a valores mais altos. E aí é que a porca torce o rabo e ninguém sabe.

Imaginemos uma situação que agrega ou conjuga uma série de factores. Suponhamos:
- Um aumento de capital.
- Uma recapitalização utilizando veiculos.
- Uma entrada de um accionista forte.
- Uma linha de financiamento associada a outro accionista.
- Etc... - este etc.. é que era importante saber-se o que mais era possível ou é.

Há quem o já saiba. E há quem o não queira transmitir. E compreendo. Razões pessoais. Razões profissionais.

E levanta-se a questão, e então o BCP. Era capaz de passar por esta situação sem um aumento de capital?

Se calhar era. Como, é que não sei.

Agora já que estamos a falar de AC. Em vez de Aumento de Capital, vou falar sobre uma coisa muito importante, que foi feita pelo analista técnico AC Investor. Ele mostrou que nos dias de subidas, assistimos a um volume bastante mais forte que nos das descidas.

O que transmite esta informação. Transmite muita coisa. Mas uma das coisas importantes que pode transmitir é que existe quem esteja com medo de "shortar" o BCP. E que existe uma forte pressão compradora nos dias de maior volume.

O que poderia também dizer esta informação, é que assistimos á cotação desde os 0,10€. E sem contar com as alienações da seguradora. Com subidas fortes e sustentáveis. E pode ser o amealhar de uma posição estratégica. Por quem não sabemos. Mas as fortes compras têm de certeza um ou mais investidores.

Bons Investimentos,
Hallo

Há pelo menos 2 cenários que colocam em dúvida o montante necessário de capital.

A revisão de Basileia III pode sobrepor-se ao acordo com a troika? se sim, é positivo para o banco, e pode ser necessário menos capital.

A entrada de novos investidores por si só, não é catalizador de subida do valor das acções, a não ser que arrastem consigo uma estratégia de crescimento forte, considero este ponto essencial para o futuro do banco. a necessidade de +/- capital dos investidores privados depende também do ponto anterior e dos tais veículos hibridos dos estado.

Cumprimentos,

Registado: 7/1/2012 13:03

por RR23 » 24/1/2012 12:54

Obrigado Joca601!

Era isso que queria saber, no meu caso pretendo manter as minhas aações e esperar pelos resultados futuros e depois decidir o que fazer, a minha questão era mesmo essa se eu podia ser obrigado a vender a minha posição caso surgisse um grande e poderoso investidor.

Mais uma vez obrigado!

Registado: 1/11/2011 23:11

por Joca601 » 24/1/2012 12:46

RR23 Escreveu:Bom dia!

Se me poderem explicar eu agradeço porque não estou bem dentro do assunto.

Há alguma forma de um acionista ser obrigado a vender as acções que detem? No caso de uma OPA hostil ou mesmo na entrada de um novo grande acionista. Por exemplo estão a .14 cent. chegava a um acordo de comprar a .35 cent. seriamos (quem as tem) obrigados a vender por esse valor?

Obrigado e boa continuação!

não sei se estou a perceber a dúvida... de qualquer forma uma opa hostil não obriga ninguém a vender ao preço da opa ou a vender. Mas, no caso de 90% dos accionistas aceitarem a opa, o opante pode à posterior retirar potestativamente os restantes 10% da bolsa..nesse caso todos os restantes accionistas são obrigados a vender as suas acções, que normalmente é ao preço da opa inicial, mas também pode ser diferente.

por RR23 » 24/1/2012 11:31

Bom dia!

Se me poderem explicar eu agradeço porque não estou bem dentro do assunto.

Há alguma forma de um acionista ser obrigado a vender as acções que detem? No caso de uma OPA hostil ou mesmo na entrada de um novo grande acionista. Por exemplo estão a .14 cent. chegava a um acordo de comprar a .35 cent. seriamos (quem as tem) obrigados a vender por esse valor?

Obrigado e boa continuação!

Registado: 1/11/2011 23:11

Re: A Emissão de titulos híbridos

por hallo » 24/1/2012 2:39

ocart Escreveu:pode após o prazo ser obrigatoriamente convertido em ações, correto? E se assim fôr e nos lembrar-mos do passado recente, que garantias ou boas hipoteses têm os acionbistas que forem ao aumento de capital? Bem, são só suposições.

Não. Podem existir várias possibilidades. Existe sempre a hipotese da entrada de outros investidores Chineses ou Brasileiros.

Não confundir aumento de capital reservado a accionistas com entrada de investidores estrangeiros.

A noticia não está desenvolvida. E como tal o que o banco apresentou é considerado um plano. Pode estar sujeito a muitas alterações. Mas existe e coloca a hipotese sustentada de investidores estrangeiros.
Presumo mais uma vez que a fonte do negócios, para mencionar por banco algumas das hipoteses, que é credivel.

Com os melhores cumprimentos
Hallo

Registado: 12/10/2011 2:12

Hallo

por ocart » 24/1/2012 2:33

Não complicaste nada. Gosto de ler as tuas opiniões e jé te revelas te um bom futurista. Obrigado

Registado: 29/11/2007 11:18

Compliquei!!!

por hallo » 24/1/2012 2:31

Ocart,

Se calhar compliquei!!!
Mas o que não vai faltar aí é quem explique o pode acontecer, melhor do que eu.

Esta noticia não tem barbas e afinal que bomba é que vai aparecer por aí para rebentar que ainda não percebi.

Bons investimentos,

Hallo

A Emissão de titulos híbridos

por ocart » 24/1/2012 2:30

pode após o prazo ser obrigatoriamente convertido em ações, correto? E se assim fôr e nos lembrar-mos do passado recente, que garantias ou boas hipoteses têm os acionbistas que forem ao aumento de capital? Bem, são só suposições.

Re: Mas pelo que se lê-------

por hallo » 24/1/2012 2:19

ocart Escreveu:O ultimo aumento de capital de um Banco aqui comentado foi a um preço 40% abaixo da cotação. Porque tem que ser diferente no BCP ? E j+a agora como vai ser a entrada dos Chineses na REN ? Ofereceram um prémio de 40% (?) acima da cotação actual?!?! Como é vão comprá-las em Bolsa e isso vai disparar a cotaçao ou vão comprar fora de Bolsa e isso pouco vai afetar a cotação? Na Bolsa a REN só subiu 5% e não 40% . Gostava de uma explicação.

Ocart,

Melhor explicação que a do Negócios não há.

BCP e BPI pedem ajuda ao Estado
24 Janeiro 2012 | 00:01
Maria João Gago - mjgago@negocios.pt

Planos de capitalização abrem a porta ao apoio público.

CGD vai aumentar capital e emitir híbridos

O plano de capitalização da Caixa prevê a realização de um aumento de capital, assim como a emissão de títulos híbridos. Ambas as operações serão subscritas pelo Estado. Além da entrada de capital, a CGD vai fazer face às necessidades de capital que a EBA quantificou em 1,7 mil milhões de euros através do seu processo de desalavancagem, designadamente, a venda da Caixa Seguros.

BCP reforça capital com acções e híbridos

O BCP deve fazer um aumento de capital reservado a accionistas e emitir híbridos a subscrever pelo Estado. A entrada de novos investidores na estrutura accionista, sejam, chineses ou brasileiros, é outra das possibilidades.

BPI terá ajuda do Estado sem acções

O BPI vai ter ajuda do Estado, através da emissão de híbridos, excluindo o apoio público com recurso a acções tradicionais. No total, para fazer face aos requisitos da EBA, o banco necessita de 1,4 mil milhões, dos quais mais de 95% dizem respeito à exposição à dívida pública.

Grupo BES deve aumentar capital sem apoio público

O ESFG, que controla o BES, deve aumentar capital para cumprir as exigências da EBA, mas não pode recorrer ao apoio do Estado.

Hallo

Mas pelo que se lê-------

por ocart » 23/1/2012 23:49

O ultimo aumento de capital de um Banco aqui comentado foi a um preço 40% abaixo da cotação. Porque tem que ser diferente no BCP ? E j+a agora como vai ser a entrada dos Chineses na REN ? Ofereceram um prémio de 40% (?) acima da cotação actual?!?! Como é vão comprá-las em Bolsa e isso vai disparar a cotaçao ou vão comprar fora de Bolsa e isso pouco vai afetar a cotação? Na Bolsa a REN só subiu 5% e não 40% . Gostava de uma explicação.

por Joca601 » 23/1/2012 23:23

Storgoff Escreveu:
Joca601 Escreveu:

Já tinha lido essa noticia ontem. Mas olhe, como não o tenho visto muito aqui no "forum", vou já avisá-lo que existem aqui pessoas que acham que isso é tudo uma cabala do Expresso, Negócios, Sol, Diario Económico, Jornal de Angola, entre outros. Uma série de jornalistas especuladores (curso da faculdade do Socrates).

Vamos aguardar confirmações. Até lá nem vale a pena mencionar que o BCP tem 98 mil milhões de euros em activos. Nem que possam existir interessados no banco. Aliás Pellux, nem era preciso muito para o BCP resolver os seus problemas. Bastava o ICBC entrar com uma fatia de 10% no capital do BCP e trazer uma linha de financiamento no valor de 2 mil milhões. Já resolvia o problema dos números. Quanto a valor das acções. O tempo e o mercado o dirá. Qualquer tentativa de acertar é um erro crasso. Porque o mercado e o tempo vão surpreender seguramente.

Eu que estive o dia todo á espera que o BCP fosse aos 0,10€. E não foi. Quem sabe vá aos 0,20€.

Hallo

Estou ansioso pela entrada de novos accionistas no bcp, visto que também sou parte interessada nisso como pequeno accionista, contudo não quero novos accionistas a qualquer preço, isto é, que não paguem um prémio de entrada... caso contrário prefiro o estado. E nem estou a falar por mim, que tenho a as acções a um preço relativamente baixo, mas sim para aqueles accionistas que ainda há pouco tempo as subscreveram 0,36 ou 0,37 no AC - esses seriam demasiado penalizados...

Cumprimentos,

Joca,

O que te leva a pensar em prémio em vez de desconto??

O exemplo que das do ultimo aumento de capital é bem elucidativo.

Na altura o BCP cotava na casa dos 50 e tal cts. e as novas acções foram emitidas a 36 cts.
O aumento do nº de acções foi algo à volta de 30 e tal %.
Agora falamos de mais de 200%.

Vê um caso recente o Unicredit - desconto de 40%

há um erro recorrente que é considerar o valor de uma empresa aquele que cota na bolsa... e isso não é assim. temos um caso recente que foi a entrada dos chineses na EDP, eles pagaram um preço bem acima da cotação, salvo erro + 50%. é caso para perguntar: porque razão os chineses não compraram as acções na bolsa, ao valor de mercado?

No caso do bcp, haverá um AC reservado a novos accionistas, esse novos accionistas têm de pagar, com prémio, o desejo de entrada no maior banco privado Português. caso contrário não faz qualquer sentido a vinda desses novos accionistas...era o mesmo que vender ou dar o banco por meia duzia de patacos.

considero o valor de 0,36 como o valor minimo aceitável de entrada dos novos accionistas no bcp. mas não ficava escandalizado se fosse até um valor mais próximo do valor contabilistico, mas considerando que o banco precisa dos accionistas, o valor de 0,36 será na minha opinião o valor mais justo.

Re: O Timing perfeiro!!!!!!!!

por lafs00 » 23/1/2012 22:39

ocart Escreveu:No dia 1 de Fevereiro, dia de apresentação de Maus resultados, está anunciada a possivel noticia sobre os novos investidores!!!!!!!!!Lindo !!!!É só para segurar a cotação??????Parece....

bem se toda a gente já sabe que os resultados são maus então já esta descontado no preço da cotada....

8-)

Registado: 8/7/2009 22:43

Re: O Timing perfeito!!!!!!!!

por hallo » 23/1/2012 22:28

ocart Escreveu:No dia 1 de Fevereiro, dia de apresentação de Maus resultados, está anunciada a possivel noticia sobre os novos investidores!!!!!!!!!Lindo !!!!É só para segurar a cotação??????Parece....

Lol!!!

:)

Cumprimentos,
Hallo

Re: O Timing perfeiro!!!!!!!!

por assunoadr » 23/1/2012 22:16

Como os resultados vão ser maus (está escrito por todo o lado), presumo que quem anda a comprar, já sabe disso..... :x :x :x

Registado: 29/11/2007 2:08

O Timing perfeiro!!!!!!!!

por ocart » 23/1/2012 21:01

No dia 1 de Fevereiro, dia de apresentação de Maus resultados, está anunciada a possivel noticia sobre os novos investidores!!!!!!!!!Lindo !!!!É só para segurar a cotação??????Parece....

Re: BCP

por hallo » 23/1/2012 20:15

Oberon__ Escreveu:
Hallo Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Eu não sei o que o mercado vai fazer amanhã. Não faço ideia mesmo. Sei que gosto de estar do lado da tendência, mas não podes esperar de mim que diga se acho que vai subir ou descer porque não sou desse género de analistas.

Em relação à nacionalização, acho que o que tem mudado é o prazo mais alargado que o Governo irá dar para o Banco recomprar a sua posição, o que é positivo. Mas é preciso que a situação económica melhore para se poder salvar dessa nacionalização.

Por último, um esclarecimento. Eu acho que fundamentas sempre o que dizes. Isso é algo que aprecio muito. O que me parece é que nunca nada é visto como negativo.

Um abraço,
Ulisses

Ok Ulisses,

Obrigado pela tua opinião e resposta.

Hallo

Caro Hallo,

Eu sou apenas mais um dos espectadores atentos do Caldeirão de Bolsa e, como tal, tenho lido os teus posts visto que são muitos e muitos deles interessantes.

Apesar de ser também da opinião de que fundamentas os posts que apresentas acerca das notícias e dos fundamentais teóricos do BCP que são públicos, o facto é que o valor acrescentado das tuas opiniões são muito pouco tangíveis (tanto para os restantes foristas como, permite-me a impertinência, para ti mesmo). Não digo com isto que não são pertinentes, mas penso que ao optares por não fazer análises técnicas, as tuas opiniões ganhariam muita força se fundamentasses os teus sentimentos bulishs/bearishs com números. Até porque algumas das notícias que apresentas como positivas podem ter, na verdade, resultados negativos, dependendo da evolução da incorporação das expectativas do mercado e do próprio valor actual da acção. Conforme já referido anteriormente, a apresentação de "contas" aqui no fórum para o valor justo do BCP seriam extremamente valiosas para todos os que apreciam minimamente a análise fundamental (que quer tu queiras ou não, é o tipo de análise onde se enquadram os teus posts)

Peço-te que não vejas este meu comentário como uma afronta (ainda por cima vinda de um forista praticamente inactivo), até porque acho que se deve valorizar, e muito, os foristas que escolhem ter uma postura activa como tu.

Vê antes como uma crítica construtiva. Em Portugal, as críticas construtivas não costumam ser bem aceites. Eu, por outro lado, aprecio bastante que me façam críticas construtivas.

Abraços e desejos de um ótimo fim-de-semana a todos
PS: esta última frase já conforme o novo Acordo Ortográfico!
:) :)

Caro Oberon,

Gostei muito do teu comentário. Não aceito mal as criticas. Penso que o teu comentário está bem elaborado é inteligente e gostei principalmente pela forma cordial e simpática como o fizeste.

Por outras razões, e se consideras as minhas análises do tipo "fundamental", não é isso o pretendido. Nunca o justifiquei com números, porque não considero que as minhas contas de "sapateiro" possam trazer relevância aqui para o "forum". Bem como não gostaria de ir por aí. Iria levantar muita discussão sem nada de concreto. Já o tinha escrito numa mensagem anterior hoje também.

Mas acho que mereces um comentário á tua pessoa e desde já agradeço a tua crítica construtiva. Mas infelizmente não vou poder mudar a minha forma de comentar neste "fórum".

Por último, gostaria que o meu amigo, "postasse" mais aqui no caldeirão. Porque a forma como escreveu era a forma que eu pretendia sempre utilizar nos meus comentários aquando começei aqui a escrever.

Infelizmente a "paciência" não me permitiu continuar com o tipo de discurso correcto que o meu amigo proferiu. Bem como não escrevo ao abrigo do novo acordo ortográfico. :)

Abraço,
Hallo

Re: hallo

por dancar1981 » 23/1/2012 20:05

Tenho acompanhado com interesse os comentários. Eu pouco percebo da bolsa, mas a minha convicção é que os fundamentais do BCP não são famosos. Neste momento não tenho posição no BCP, sai com os 0,142 e tinha entrado a 0,100. Penso entrar de novo se voltar a cotar 0,110, mas o risco de entrar acima dos 11cts é muito elevada na minha opinião.

Registado: 8/8/2011 15:26

Re: hallo

por hallo » 23/1/2012 19:59

dancar1981 Escreveu:Essas compras estratégicas não tem de ser comunicadas? Uma vez que alteram o numero de votos?

dancar

Caro dancar,

Depende se forem várias entidades diferentes que comprem, sem ultrapassr os limites legais para comunicação.

Dou-lhe outro exemplo, a nível de pequenos investidores eu e um grupo de amigos compramos, vendemos e tomamos decisões em conjunto. Se um dia quisessemos juntar a posição qual era o problema????

É claro que por muito que a gente comprasse, nunca teriamos de comunicar nada a ninguém. Pela simples razão que não era imposto pelo mercado.

Com os melhores cumpimentos
Hallo

Re: Joca601

por hallo » 23/1/2012 19:54

Hallo Escreveu:Joca,

Após ler o seu comentário percebo que o meu amigo fez o trabalho de casa. Estratégia no BCP deve ser um bicho de sete cabeças, impossivel de concretizar.

Só para o informar, :)

http://www.millenniumbcp.pt/pubs/pt/gru ... GAVABQYIY4

Aqui está ela. Falou e muito bem!!!

Quanto a novos accionistas, todos os dias aparecem novos accionistas. Ainda hoje devem ter aparecido uns tantos. Mas não vamos falar de parcerias com Angolanos para abrir bancos no Brasil já confirmados. Nem vamos falar em parcerias em África, nem vamos falar de mais nada. Porque a estratégia diz tudo.

Quanto a redução do rácio exigido pela EBA. Vou repetir pela trigésima vez. A Europa vai ter que fazer tudo ao seu alcance para garantir a solvabilidade das suas instituições financeiras. Se não for a EBA é o BCE, se não for o BCE é outra coisa qualquer. Alguma vez passa pela cabeça de alguém, quando o visado é a europa, e tem uma serie de instrumentos á sua disposição para gerir a crise, que não os utilize. Claro que não, só quem não pensa, não vê isto. Agora se calhar ainda não os utilizou pela imagem de credibilidade que transmitia ao mercado. E aqui reside as indecisões politicas. Quanto aos estados, também têm um papel activo. Como tal está tudo contra o "amora". Existe já consciencialização e era este factor que castigava os mercados. Porque antes não existia. Agora é claro que se vierem situações mais adversas, têm que ser tomadas medidas mais duras. Mas Joca a sua linha de pensamento está correcta sob o meu ponto de vista.

Hallo

Caro Joca,

Isto já lhe tinha escrito. O meu amigo já deve saber.
Mas para não ser alvo de plágio :). Pela 31ª vez, informo que o não endurecimento das condições pela Europa já era um dado adquirido. Agora o favorecimento vamos a ver. Já o tinha afirmado várias vezes no passado. Mas fui duramente criticado.

Para plagiar, vou escrever o seguinte. Para não dizerem que só digo boas noticias. Cá vai uma má. Os resultados. Não vão ser bons de certeza. Vão ser péssimos. Mas para a banca toda. Logo admito que possam surgir prejuízos. Mas não vejo impactos nas cotações devido aos mesmos.

E porquê?? Penso que já foi referenciado numa notícia aqui, eu já o tinha dito. O "timing" vai ser a excelência. Está para breve um acordo na Grécia para desbloquear os 130 mil milhões. E como tal o "timing" de divulgação dos resultados da banca nacional vai ser muito importante.
Não é que me preocupe saber que os bancos todos deram prejuízo. Até porque estou á espera. O que me preocupa é que muitos pudessem ter medo de ter os seus depósitos nos bancos nacionais. Mas a solução era só o colchão. Porque todos os outros estão iguais ou piores.

Hallo

hallo

por dancar1981 » 23/1/2012 19:53

Essas compras estratégicas não tem de ser comunicadas? Uma vez que alteram o numero de votos?

dancar

Registado: 8/8/2011 15:26

por hallo » 23/1/2012 19:41

Joca601 Escreveu:

Hallo

Cumprimentos,

Caro Joca,

Ainda bem que é. Por vezes não sei o que lhe vai na cabeça. Mas sei o que pensa, porque já li os seus comentários, noutro forúm o do económico. Até veja lá. Faz umas semanas que até aprendi nesse forum o que queria dizer "Wishfull qualquer coisa"...

Eu a pensar que neste forum apareciam palavras caras. Afinal no outro também aparecem.

Gostaria de lhe dizer o seguinte. A caravana ainda vai a começar o trajecto. Acho bem que pense que caso possam existir novos accionistas possam ter que entrar a valores mais altos. Mas leva a pensar outra coisa. O que poderá ser feito além de um aumento de capital, porque se for um Aumento de Capital duvido que seja a valores mais altos. E aí é que a porca torce o rabo e ninguém sabe.

Imaginemos uma situação que agrega ou conjuga uma série de factores. Suponhamos:
- Um aumento de capital.
- Uma recapitalização utilizando veiculos.
- Uma entrada de um accionista forte.
- Uma linha de financiamento associada a outro accionista.
- Etc... - este etc.. é que era importante saber-se o que mais era possível ou é.

Há quem o já saiba. E há quem o não queira transmitir. E compreendo. Razões pessoais. Razões profissionais.

E levanta-se a questão, e então o BCP. Era capaz de passar por esta situação sem um aumento de capital?

Se calhar era. Como, é que não sei.

Agora já que estamos a falar de AC. Em vez de Aumento de Capital, vou falar sobre uma coisa muito importante, que foi feita pelo analista técnico AC Investor. Ele mostrou que nos dias de subidas, assistimos a um volume bastante mais forte que nos das descidas.

O que transmite esta informação. Transmite muita coisa. Mas uma das coisas importantes que pode transmitir é que existe quem esteja com medo de "shortar" o BCP. E que existe uma forte pressão compradora nos dias de maior volume.

O que poderia também dizer esta informação, é que assistimos á cotação desde os 0,10€. E sem contar com as alienações da seguradora. Com subidas fortes e sustentáveis. E pode ser o amealhar de uma posição estratégica. Por quem não sabemos. Mas as fortes compras têm de certeza um ou mais investidores.

Bons Investimentos,
Hallo

por Storgoff » 23/1/2012 19:23

Joca601 Escreveu:

Hallo

Cumprimentos,

Joca,

O que te leva a pensar em prémio em vez de desconto??

O exemplo que das do ultimo aumento de capital é bem elucidativo.

Na altura o BCP cotava na casa dos 50 e tal cts. e as novas acções foram emitidas a 36 cts.
O aumento do nº de acções foi algo à volta de 30 e tal %.
Agora falamos de mais de 200%.

Vê um caso recente o Unicredit - desconto de 40%

Registado: 21/5/2009 18:43

por Joca601 » 23/1/2012 19:06

Hallo

Cumprimentos,

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Maverick StockMan e 236 visitantes