Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 10/2/2017 15:09

Investbem Escreveu:Na minha opinião, estas duas linhas a vermelho são o grande objetivo imediato da cotada, se conseguir quebrar os 0,235€, não vejo outra resiltencia até aos 0.4**€.

Não te parece um bocado exagerado falar já em objetivos cujo primeiro implica uma subida superior a 50%... e o segundo uma superior a 150%?!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por artista_ » 10/2/2017 15:04

CharlieSnow Escreveu:
O objectivo deste espaço não é propriamente discutir semântica.

Para isso vamos estar "entretidos" nos próximos dias relativamente às declarações do Ministro das Finanças, Mário Centeno.

Mentiu, Faltou à verdade, Enganou-se, Esqueceu-se... Há para todos os gostos!

Quando ao meu comentário, escolhi "com cuidado" a palavra a utilizar... prognóstico... prever / conhecer o futuro com base em determinados indícios, indícios esses que não são estanques e que podem proporcionar diferentes opiniões e interpretações sobre o mesmo acontecimento.

É como, por exemplo, na meteorologia, com base em determinada informação (indícios) pode prever-se que chova e depois até pode fazer sol.

Ou no futebol, a melhor equipa joga em casa contra o último classificado, tem os melhores jogadores, preve-se que ganhe e até pode perder.

Aposta? Não me parece o termo mais adequado, mas aceito pluridade de opiniões.

Quando à segunda parte do teu comentário, estou basicamente de acordo e partilho da mesma ordem de pensamento.

A grande diferença entre as coisas que comparas é que na meteorologia ou no caso específico que apresentas do futebol, as probabilidades de se acertar são muito mais elevadas do que nos mercados financeiros, seja em que situação for... dai ser bem mais apropriado o termo prognóstico. Aqui, tendo até em conta que a tendência dominante é de queda, no melhor das hipóteses é um prognóstico com 50% de hipóteses de estar certo... dai eu ter usado a expressão "não me surpreenderia se", para um raciocínio semelhante ao teu. Na realidade sei que é uma em muitas hipóteses, nem sequer baseio o meu investimento nos mercados financeiros neste tipo de raciocínios, são apenas aquilo a que poderia chamar "reflexões paralelas"!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Investbem » 10/2/2017 12:19

Na minha opinião, estas duas linhas a vermelho são o grande objetivo imediato da cotada, se conseguir quebrar os 0,235€, não vejo outra resiltencia até aos 0.4**€.
Anexos
BCP novo.png
BCP novo.png (26.66 KiB) Visualizado 6220 vezes
Cordiais cumprimentos
Investbem

Registado: 29/11/2007 3:56

por DIXIE2020 » 10/2/2017 10:56

BCE prepara um novo teste de stress

Mario Draghi avalia feitos da sua própria política. Testes vão incidir sobre a carteira de crédito e a dívida. Formulários seguem para os bancos em meados de fevereiro.

https://eco.pt/2017/02/10/bce-prepara-u ... de-stress/

Registado: 29/11/2007 10:53

por Rango » 10/2/2017 10:51

Banco polaco do BCP descarta aumento de capital

As perdas com os empréstimos em francos suíços serão compensadas com a retenção de lucros, garante CEO da unidade polaca do BCP, João Brás Jorge.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... Principais

Registado: 16/9/2016 15:35

por Thoth » 10/2/2017 10:25

Mais importante que o volume é o turnover ...

bcp-turnover.png
bcp-turnover.png (13.74 KiB) Visualizado 6522 vezes
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”

Registado: 29/9/2016 16:38

por DIXIE2020 » 10/2/2017 10:16

Para mémoria futura:
O BCP ontem transacionou em termos de volume 309.930.434 de ações.

-Pode ser útil para um ponto de referência futura...

Por outro lado, a saída hoje do BPI do PSI20,
na minha opinião, penso q n vai favorecer a cotação do BCP, talvez nos próximos dias lateralize um pouco. :-k

por RogerR » 10/2/2017 9:58

Serra Lapa Escreveu:Mais uma boa noticia: A participação do BCP na Pharol já ganha 40%

ver: http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... _na_pharol

Mais uma boa notícia... o Bank Millennium na Polónia está a subir 14% com um volume enorme e já está em máximos de quase 2 anos.

Registado: 9/5/2016 10:18

por Perdidonabolsa » 10/2/2017 9:53

NaoSei Escreveu:
CharlieSnow Escreveu:Tem-se falado muito nos resultados a apresentar dia 9 de Março, como um factor importante, crucial até para alguns, para a definição da tendência futura da cotação do BCP.

Pois eu vou fazer um prognóstico a exactamente um mês de distância sobre esses mesmos resultados.

Os resultados apresentados pelo BCP no dia 9 de Março vão ser "maus" (servindo-me do termo muitas vezes utilizado neste espaço), continuando a dar enfoque ao reconhecimento de imparidades e, a cotação do BCP, a seguir a essa apresentação de resultados, vai ter uma tendência ascendente.

estou totalmente de acordo relativo aos resultados e reconhecimento de malparado.... o ano 2016 foi mesmo para isso...espero que em 2017 sejam mais contidos nisso.

Então neste caso é um novo BCP e o velho problema só resta o mágico ministro resolver o problema do mal parado e quem conhece este ministro sabe que é um homem de palavras ou mesmo que tenha sido por carta ele cumpre sempre o que promete

Registado: 7/2/2017 10:57

por NaoSei » 10/2/2017 9:26

CharlieSnow Escreveu:Tem-se falado muito nos resultados a apresentar dia 9 de Março, como um factor importante, crucial até para alguns, para a definição da tendência futura da cotação do BCP.

Pois eu vou fazer um prognóstico a exactamente um mês de distância sobre esses mesmos resultados.

Os resultados apresentados pelo BCP no dia 9 de Março vão ser "maus" (servindo-me do termo muitas vezes utilizado neste espaço), continuando a dar enfoque ao reconhecimento de imparidades e, a cotação do BCP, a seguir a essa apresentação de resultados, vai ter uma tendência ascendente.

estou totalmente de acordo relativo aos resultados e reconhecimento de malparado.... o ano 2016 foi mesmo para isso...espero que em 2017 sejam mais contidos nisso.

Registado: 8/10/2008 11:04

por Tourso » 10/2/2017 3:34

Olá,

Tendo em conta que estou fora e não pretendo entrar na discussão sobe/desce/resultados/bom/maus, desta cotada no dia em que o BPI sai de cena.

Este post é apenas um arquivo da memória e o que nos distingue dos outros "bichos" é afinal a nossa memória histórica, de resto há muitos pontos em comum.

Fui buscar o sair de cena do BPI em relação ao"PSI20" pois acho que é pertinente.
Alguém no futuro digamos o mesmo tempo que nos distancia do desastre BPN e olhar para o que aconteceu desde 2008 para 2017 na relação entre estas duas cotadas. Ouvi um amigo falar mal do Ulrich, qual Conde Ulrich Andeiro e eu a lembrar-me do método de actuação do BCP vs BPI desde a crise 2008 e nacionalização do BPN, onde a Banca foi obrigada consequentemente ao reforço do "Core Tier 1". Foi por essa altura que ouvi falar deste palavrão. Aliás nós fomos bombardeados com jargão "economês" desde essa altura.

Como é que cada banco , BPI e BCP, saíram das respectivas crises?

O BPI desde alienar a sua participação no AC de 2008 do BCP, do qual era accionista marca para mim a separação entre os dois bancos.

Foi o primeiro banco em 2012 a pedir ajuda ao Estado : CoCos no valor1,5MM os quais acabou de pagar em 2014.

2014 Junho 1 190 000 000 1 293 063 325 OPT de dívida subordinada e acções preferenciais 103 063 325
2012 Agosto 990 000 000 1 190 000 000 Reservada a accionistas 200 000 000
2011 Maio 900 000 000 990 000 000 Incorporação de Reservas - - -
2008 Junho 760 000 000 900 000 000 Reservada a accionistas 350 000 000

Ou seja: deixou de pagar dividendos em 2009; AC: 350M (2008) / 90 M (2011 por incorporação de reservas) / 200M (2012) / 113,8M (2014).

O BCP pediu ajuda ao Estado no valor de 3 MM em 2012 e apenas tinha pago na altura que o BPI liquidou os CoCos apenas 400 M (2014). Terminou de os pagar hoje.

Aumentos de Capital:

Fev-17 944.624.372 14.169.365.580 15.113.989.952
Nov-16 787.186.977 944.624.372 p)
Oct-16 59.039.023.275 787.186.977 o)
Jun-15 54.194.709.415 4.844.313.860 59.039.023.275 n)
Jul-14 19.707.167.060 34.487.542.355 54.194.709.415
Oct-12 7.207.167.060 12.500.000.000 19.707.167.060
Jun-11 6.485.353.210 721.813.850 7.207.167.060
Mai11 4.901.118.010 1.584.235.200 6.485.353.210 m)
Mai11 4.694.600.000 206.518.010 4.901.118.010
Abr08 3.611.329.567 1.083.270.433 4.694.600.000

Este ultimo AC (2017) foi mais impactante do que todos os AC de 2008 a 2015. Pela sua diluição de mais de 90% do preço.
Maior do que todos os AC de outros bancos.
Desde 2008 até 2015 (ver tabela supra) passou-se de 3,6 para 59 MM.
A mesma diluição deste AC de 2017.

E é aqui que eu acho que estas diluições todas não foram percebidas por muitas pessoas: a proporção este AC foi exactamente do mesmo valor de todos os AC desde 2008 a 2014!!!!!!

Os accionistas já injectaram mais de 5,5MM. Cinco Mil MIlhões desde 2008!!!! Se o Banco "gera" valor é dos sucessivos AC com que foi alimentado.

Agora confrontem com os AC do BPI desde 2008...

Desculpem o alongar, mas tinha de apresentar dados: quem no futuro estudar os dois Bancos e o seu impacto nos accionistas viu que foram dois tipos de gestão completamente diferentes; que o BPI com todos os "ai aguenta, aguenta" desde 2008 revelou-se ser menos destrutivo para os accionistas e País dado que não teve acções delinquentes feitas por gestores pré e pós crise. Nem os políticos lá entraram. E agora abana se houver incertidumbre na Banca... Até lá mais saudável como banco.
Não tanto para muitos pequenos investidores , mas risco é risco. E o BPI vai sair do PSI no meu entender.

Espero que o Nuno Amado faça esqueçer no final do seu mandato os anteriores gangues que nortearam o BCP.
Vai ser agora a única "estrela" do sector bancário cotado em Portugal.
Quem investir e for novo nestas andanças a memória histórica é importante. Para mim é.

Tem de dar certo.
Com resultados melhores , menos bons, mas não pode haver mais nenhum A.C.
Este foi para... pagar CoCos: chamemos-lhe assim.
E a memória histórica não ia poder perdoar.

Bons Negócios.

Registado: 18/6/2014 22:31

por SERRA LAPA » 10/2/2017 3:03

Mais uma boa noticia: A participação do BCP na Pharol já ganha 40%

ver: http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... _na_pharol

Registado: 17/3/2008 4:57

por CharlieSnow » 10/2/2017 0:47

artista_ Escreveu:

Isso não é bem um prognóstico, é uma aposta, estás a apostar que vai sair preto! Não me parece que esse tipo de prognósticos ajude muito quem quer investir, ainda para mais sem grandes fundamentos.

Ainda assim, não me surpreenderá que o BCP esteja perto de uma inversão, não sei se de longo prazo (essa tem muitos anos) mas de médio prazo. Uma grande parte do capital do banco passou a estar em mãos fortes e a entrada dos chineses e pagamento dos Coco's pode funcionar como alavanca, pelo menos por algum tempo. Os resultados provavelmente serão péssimos porque o banco vai tentar assumir o mais possível das imparidades que tem... faltará saber se ainda ficará muito por assumir, e o "mercado" é normalmente o primeiro a saber... e isso vê-se na evolução das cotações.

O objectivo deste espaço não é propriamente discutir semântica.

Para isso vamos estar "entretidos" nos próximos dias relativamente às declarações do Ministro das Finanças, Mário Centeno.

Mentiu, Faltou à verdade, Enganou-se, Esqueceu-se... Há para todos os gostos!

Quando ao meu comentário, escolhi "com cuidado" a palavra a utilizar... prognóstico... prever / conhecer o futuro com base em determinados indícios, indícios esses que não são estanques e que podem proporcionar diferentes opiniões e interpretações sobre o mesmo acontecimento.

É como, por exemplo, na meteorologia, com base em determinada informação (indícios) pode prever-se que chova e depois até pode fazer sol.

Ou no futebol, a melhor equipa joga em casa contra o último classificado, tem os melhores jogadores, preve-se que ganhe e até pode perder.

Aposta? Não me parece o termo mais adequado, mas aceito pluridade de opiniões.

Quando à segunda parte do teu comentário, estou basicamente de acordo e partilho da mesma ordem de pensamento.

Registado: 9/2/2017 16:58

por artista_ » 9/2/2017 23:29

Isso não é bem um prognóstico, é uma aposta, estás a apostar que vai sair preto! Não me parece que esse tipo de prognósticos ajude muito quem quer investir, ainda para mais sem grandes fundamentos.

Ainda assim, não me surpreenderá que o BCP esteja perto de uma inversão, não sei se de longo prazo (essa tem muitos anos) mas de médio prazo. Uma grande parte do capital do banco passou a estar em mãos fortes e a entrada dos chineses e pagamento dos Coco's pode funcionar como alavanca, pelo menos por algum tempo. Os resultados provavelmente serão péssimos porque o banco vai tentar assumir o mais possível das imparidades que tem... faltará saber se ainda ficará muito por assumir, e o "mercado" é normalmente o primeiro a saber... e isso vê-se na evolução das cotações.

por Mr. Mad_off » 9/2/2017 23:15

DIXIE17 Escreveu:Anúncio imediato de pagamento dos cocos
A gestão de estratégia de mercado da Administração do BCP n é a mais correcta, só estavam obrigados a devolver os cocos em Março e deveriam ter aguardado mais tempo para dar esse "tiro do pagamento dos cocos" para os mercados, num momento mais necessário e/ou propício para defender a cotada.
Mas até à apresentação de resultados dia 9 se verá, se estou ou não errado?
e afinal foi a melhor estratégia desta administração.
Isto porque teria sido bem melhor: esvaziar duma vez,o balão da tendência descendente do mercado, do q suspender essa tendência, e, gastando o único tiro q se tem(pagamento imediato de cocos)...na minha perspectiva de médio prazo, reitero talvez tenha sido uma gestão errada das expectativas do mercado pela Administração do BCP.
O futuro o dirá...

Achas que o "BCP" está a trabalhar p/ subir as cotações. Ou está a trabalhar para melhorar os resultados, que por sua vez podem levar a que a cotação suba.
Não leves a mal, mas penso que o foco estará na melhoria dos resultados. :-k

Registado: 26/12/2013 17:20

por PIKAS » 9/2/2017 23:03

Eu partilho da mesma opinião.
E a chave para a subida do BCP não serão os resultados, que serão necessariamente maus, menos maus ou não tão maus. Mas serão maus, ponto. Bons é que não serão.
Importa relembrar os resultados do 1º semestre ( aqui: https://ind.millenniumbcp.pt/pt/Institu ... p_2T16.pdf ).
A imprensa comentou o resultado do semestre ( aqui: https://www.dinheirovivo.pt/banca/bcp-p ... -prejuizo/
Ora, se não são famosos no 1º semestre o que terá acontecido de transcendente no 2º semestre que os tornem a surpresa das surpresas? Nada, talvez tenham melhorado um bocadinho mas um bocadinho é só um bocadinho, nada mais.
Mas a cotação vai subir e vai subir bem ao longo dos próximos meses, independentemente dos resultados.
Penso que ainda poucos retiraram conclusões do que se passou neste AC. E há muitas - algumas muito boas - a tirar.
Vamos falando e lá para maio, como diz o cego ( sem ofensa para ninguém ), veremos.
Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por Rango » 9/2/2017 21:02

Retalho ficou com um terço do BCP e Fosun vai reforçar para 30%

O CFO do banco reiterou que a Fosun mantém o compromisso público de atingir 30% do BCP.

Os pequenos investidores vão ficar com cerca de um terço do capital do BCP, no seguimento do aumento de capital realizado pelo banco, cujas novas acções começaram a negociar esta quinta-feira. O CFO do banco, Miguel Bragança, mostrou-se muito satisfeito com a nova estrutura accionista, a qual considera diversificada e estável.

A nova estrutura accionista do BCP será constituída por 40/41% do capital na mão de accionistas qualificados, 26/27 institucionais e um terço no retalho, informou Miguel de Bragança, na sessão de bolsa que assinalou a admissão dia novos 14 mil milhões de títulos do BCP.

O CFO do banco realçou o reforço de investidores institucionais, que antes detinham menos de 20% do capital. Em relação aos dois principais accionistas, Fosun e Sonangol, destaca que são dois investidores que "se identificam com o projecto" da gestão. E reiterou que os chineses mantêm o compromisso público de atingir 30% do banco. Algo que só será agora possível através de compras em bolsa.

A diversificação accionista, na opinião do responsável do banco, "abre oportunidades estratégicas", nomeadamente a nível geográfico que o BCP poderá explorar no futuro.

Esta quinta-feira foram admitidas mais de 14 mil milhões de novas acções, que foram vendidas a 9,4 cêntimos por acção, numa operação que permitiu ao banco levantar 1,33 mil milhões de euros. Além dos títulos do aumento de capital, começam ainda a negociar hoje uma colocação particular da Fosun, no valor de 175 milhões de euros.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... lacionadas

Registado: 16/9/2016 15:35

por CharlieSnow » 9/2/2017 21:00

Tem-se falado muito nos resultados a apresentar dia 9 de Março, como um factor importante, crucial até para alguns, para a definição da tendência futura da cotação do BCP.

Registado: 9/2/2017 16:58

por Investbem » 9/2/2017 20:31

DIXIE17 Escreveu:Anúncio imediato de pagamento dos cocos
A gestão de estratégia de mercado da Administração do BCP n é a mais correcta, só estavam obrigados a devolver os cocos em Março e deveriam ter aguardado mais tempo para dar esse "tiro do pagamento dos cocos" para os mercados, num momento mais necessário e/ou propício para defender a cotada.
Isto porque teria sido bem melhor: esvaziar duma vez,o balão da tendência descendente do mercado, do q suspender essa tendência, e, gastando o único tiro q se tem(pagamento imediato de cocos)...na minha perspectiva de médio prazo, reitero talvez tenha sido uma gestão errada das expectativas do mercado pela Administração do BCP.
O futuro o dirá...

Por acaso ja disse aqui que pensei que fossem fazer e anunciar a liquidaçao dos Cocos sensivelmente na mesma altura da apresentaçao dos resultados. A ver vamos o porquê de ser agora, so se os resultados não forem tao maus como esperado, coisa que nao acredito. Espero estar enganado!
Cordiais cumprimentos
Investbem

Registado: 29/11/2007 3:56

por DIXIE2020 » 9/2/2017 19:08

Anúncio imediato de pagamento dos cocos
O futuro o dirá...

por pUbLIS » 9/2/2017 18:49

BCP já pagou os 700 milhões que devia ao Estado

Terminou esta quinta-feira a intervenção pública no maior banco privado português. O BCP acabou de pagar os 700 milhões que devia ao Estado. Reembolso marca o regresso à normalização do banco.

Terminou esta quinta-feira a intervenção pública no maior banco privado português. O BCP acabou de pagar os últimos 700 milhões de euros da ajuda do Estado. Este reembolso marca o regresso à normalização da atividade do banco liderado por Nuno Amado, depois do empréstimo de 3.000 milhões de euros em capital contingente, os chamados CoCos, contratado em 2012.

Esta operação foi autorizada pelo Banco Central Europeu (BCE), na sequência do aumento de capital no valor de 1.300 milhões de euros realizado pelo BCP nas últimas semanas.

(notícia em atualização)

@ Eco

Registado: 28/6/2014 15:58

por pUbLIS » 9/2/2017 18:45

Eco já notícia que BCP devolveu a totalidade das CoCo bounds...!!!!
Finalmente
Anexos
IMG_9040.PNG

Registado: 28/6/2014 15:58

por Thoth » 9/2/2017 18:41

Na impresa foi no leilão mas na ibersol houve uma combinada.

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”

por DIXIE2020 » 9/2/2017 18:27

Thoth Escreveu:"Algo que só será agora possível através de compras em bolsa."

Mais um disparate, pode comprar fora da bolsa ou na bolsa por compras combinadas que não fazem mexer o preço.

Claro Troth, hoje ocorreu uma transação dessas na impresa 2,7 milhões de ações, salvo erro, é só ir lá vêr no fecho de sessão.

por Thoth » 9/2/2017 18:14

"Algo que só será agora possível através de compras em bolsa."

Mais um disparate, pode comprar fora da bolsa ou na bolsa por compras combinadas que não fazem mexer o preço.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Mar58 e 82 visitantes