BES - Tópico Geral
Re: BES - Tópico Geral
Banco de Portugal quer obriga Ricciardi, Abecassis e Amaral a renunciarem com Salgado
A reunião do Banco de Portugal (BdP) com o Conselho Superior já terminou. O governador Carlos Costa quer a renúncia destes três administradores que estão a recusar-se sair da conselho de administração do BES.
Pedro Santos Guerreiro |
22:06 Quinta feira, 19 de junho de 2014 Última atualização há 11 minutos
Carlos Costa reuniu-se no final desta tarde como os membros do Conselho Superior (CS) do GES. Esta reunião foi convocada de urgência depois de o Expresso ter revelado que Ricardo Salgado pretende renunciar à administração, mas que alguns administradores não iriam aceitar sair, como era o caso de José Maria Ricciardi, Pedro Mosqueira do Amaral e Ricardo Abecassis Espírito Santo.
O governador quer que este três membros do CS, que estavam na reunião no Banco de Portugal, também renunciem aos seus mandatos de administradores. Na prática, o BdP não só obrigou Ricardo Salgado a renunciar, como não deixa que os outros administradores lá fiquem. E significa também que os supostos candidatos à sucessão que estão dentro do conselho superior deverão deixar a administração do BES.
O novo modelo de governance que vai ser proposto para o BES foi acordado entre Ricardo Salgado e o Banco de Portugal nas últimas semanas e, como o Expresso Diário revelou, passará haver um comité de estratégia, um órgão de representação dos acionistas, sem funções de gestão e de caráter meramente consultivo. O objetivo seria que os membros da família Espírito Santo, que o BdP entende terem telhados de vidro, passassem para este órgão, inclusive Ricardo Salgado. Este poderá ser destino também de outros atuais administradores.
A arma que o Banco de Portugal tem para impor esta mudanças é o registo de idoneidade. Se o BdP não reconhecer a idoneidade a administradores que venham a ser propostos, eles não poderão exercer essas funções. E o BdP entende que estes administradores têm telhado de vidro por causa da ligação às investigações à Espírito Santo International, no Luxemburgo.
Ora, o que o BdP aceita é uma administração profissional e independente, coisa que deixou hoje claro na reunião com os membros do conselho superior, limitando assim a ambição de José Maria Ricciardi de ser o próximo presidente executivo do BES.
A guerra dentro do BES continua, com contagem de espingardas e reuniões permanentes. Mas tal como o Expresso avançou não é ainda certo qual será a solução de sucessão. Será, à partida, a que resultar de um consenso entre os acionistas e o Banco de Portugal.
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/banco-de-portug ... z358Dk7tKk
Só foi comunicado isto à CMVM pelo BES:
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/emit_cons.cfm?num_ent=%23%23DO%5C%0A.
Das notícias que chovem não se fala da estrutura acionista actual. As notícias que jorram parecem emanadas do meio desse ninho de cobras chamado BES.
O sítio electrónico do Banco está obsoleto. Está ridiculamente obsoleto para uma empresa cotada na bolsa. Já o disse aqui milhentas vezes. Já o disseram aqui milhentas vezes outros amigos foristas.
Fala-se da perda de peso da sagrada família dos Espíritos Santos na estrutura acionista e não se diz em prol de quem. Cáspite! alguém tem de saber quem irá fazer parte da estrutura acionista desta entidade! O que se está a passar é RÍ-DI-CU-LO!
Afinal o que vem a ser a Rio Forte? (Lembram-se?)
Admite-se que o Salgado seja afastado pelo Banco de Portugal. Mas entendamo-nos: vai (hipoteticamente) ser afastado só por não reunir idoneidade para o cargo, ou afastado apesar disso não estar em causa. Então se a sua idoneidade não estiver em causa o Salgado pode ser afastado sem mais nem menos?
O Banco de Portugal (agora especulo eu) parece que teme ainda mais o putativo futuro gestor do que o atual. De outra forma já teria afastado o Salgado. Andará aí dinheiro de outros continentes, de outros hemisférios, de zonas obscuras da finança internacional?
Uma caixa de Pandora, este banco.
Uma vergonha para a CMVM.
Uma vergonha para o Banco de Portugal.
Uma salsada das grandes.
Raposo Tavares
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/emit_cons.cfm?num_ent=%23%23DO%5C%0A.
Das notícias que chovem não se fala da estrutura acionista actual. As notícias que jorram parecem emanadas do meio desse ninho de cobras chamado BES.
O sítio electrónico do Banco está obsoleto. Está ridiculamente obsoleto para uma empresa cotada na bolsa. Já o disse aqui milhentas vezes. Já o disseram aqui milhentas vezes outros amigos foristas.
Fala-se da perda de peso da sagrada família dos Espíritos Santos na estrutura acionista e não se diz em prol de quem. Cáspite! alguém tem de saber quem irá fazer parte da estrutura acionista desta entidade! O que se está a passar é RÍ-DI-CU-LO!
Afinal o que vem a ser a Rio Forte? (Lembram-se?)
Admite-se que o Salgado seja afastado pelo Banco de Portugal. Mas entendamo-nos: vai (hipoteticamente) ser afastado só por não reunir idoneidade para o cargo, ou afastado apesar disso não estar em causa. Então se a sua idoneidade não estiver em causa o Salgado pode ser afastado sem mais nem menos?
O Banco de Portugal (agora especulo eu) parece que teme ainda mais o putativo futuro gestor do que o atual. De outra forma já teria afastado o Salgado. Andará aí dinheiro de outros continentes, de outros hemisférios, de zonas obscuras da finança internacional?
Uma caixa de Pandora, este banco.
Uma vergonha para a CMVM.
Uma vergonha para o Banco de Portugal.
Uma salsada das grandes.
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Serra Lapa, acredito que a CMVM não vai deixar abrir a acção sem que o BES responda a essa questão.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:É evidente que a questão da liderança é importante. Aliás, é crucial. Se achamos que a liderança de uma empresa não é importante, nada o será
Um abraço,
Ulisses
O que o Bes deveria fazer para arrumar com isto de uma x por todas

recorrer a um head hunter ou coisa que valha.... e trazer um gestorindependente, com experiencia, e externo ao grupo
2- por o angola e as relações com a familia em pratos limpos de uma x por todas.. que acione a garantia, que dilua... etc, tem la algum capital que pode queimar
3- é de confiar nos mesmos que ajudaram afundar o barco...?? claro que não

4- acho que isto já começou a ser descontado desde a semana passada.... onde vai parar pois nao sei....
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... o_bes.html era bom que assim fosse

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
eu já li que a CMVM já pediu esclarecimentos, não sei se amanha a acção vai abrir a negociar...
Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!
DUNE 2
Ulisses:
Não consideras que a CMVM devia suspender as cotações enquanto não existisse mais definição?
Obrigado
Não consideras que a CMVM devia suspender as cotações enquanto não existisse mais definição?
Obrigado
É evidente que a questão da liderança é importante. Aliás, é crucial. Se achamos que a liderança de uma empresa não é importante, nada o será 
Um abraço,
Ulisses

Um abraço,
Ulisses
jonas007 Escreveu:O que importa estar o "Alberto" ou o "Alfredo" na frente do Banco!?
É tudo igual, já esta tudo definido e é só uma questão normal da vida. Um sai outro entra.
É como a vida, um morre e outro nasce.
Não é a figura do A ou do B , não é só por causa disso...É a guerra que existe e os buracões (melhor crateras...a ES Internacional tecnicamente falida...a ES FINANCIAL com um buraco de 1200 milhões... o BESA) que levaram à demissão.
Não se entende como a ES FINANCIAL, está a cotar acima de 2 Euros, quando está em pré-falência. Mais uma habilidade desta família...
Editado pela última vez por SERRA LAPA em 19/6/2014 23:34, num total de 1 vez.
O que é que está a acontecer no BES?
Parece que anda tudo nervoso e ninguém sabe o valor do banco?
Quem sai da administração prepara-se para reforçar no próprio banco?
Eu tenho ouvido coisas feias sobre o banco mas não quero crer. Eu acredito na gestão e nos activos do banco, mas o Banco de Portugal está a impor coisas desnecessárias ao alarido. Só para criar incerteza?
Parece que anda tudo nervoso e ninguém sabe o valor do banco?
Quem sai da administração prepara-se para reforçar no próprio banco?
Eu tenho ouvido coisas feias sobre o banco mas não quero crer. Eu acredito na gestão e nos activos do banco, mas o Banco de Portugal está a impor coisas desnecessárias ao alarido. Só para criar incerteza?
- Registado: 16/6/2014 0:01
O que importa estar o "Alberto" ou o "Alfredo" na frente do Banco!?
É tudo igual, já esta tudo definido e é só uma questão normal da vida. Um sai outro entra.
- Registado: 21/5/2014 22:06
Blue Epsilon Escreveu:Já vi de tudo na bolsa, por isso não é liquido para mim que amanhã o BES desça... e tenho uma posição curta aberta por isso dava-me jeito que fosse para baixo...
Estes eventos extraordinários são complemente imprevisíveis. Isto vai-me obrigar amanhã a acordar um pouco mais cedo.
Podes nem ter que acordar mais cedo, pode muito bem não haver negociação do BES em bolsa logo ás 8:00
a minha ordem a 78 centimos esta dada.
- Registado: 21/5/2014 15:33
Já vi de tudo na bolsa, por isso não é liquido para mim que amanhã o BES desça... e tenho uma posição curta aberta por isso dava-me jeito que fosse para baixo...
Estes eventos extraordinários são complemente imprevisíveis. Isto vai-me obrigar amanhã a acordar um pouco mais cedo.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Stresszero Escreveu:Hoje vendi Bes sem querer, dei uma ordem que supostamente deveria ser stop loss mas com a pressa e distração vendi ao melhor, ufa... há coisas que às vezes não conseguimos explicar.
Bons negócios!
Erros desses gostava eu de cometer

Já me aconteceu colocar uma ordem de compra ao mercado com stop a 10 dólares... adivinha o que aconteceu? Comprei a 15

- Registado: 24/2/2014 22:44
Partindo do pressuposto que vai existir pressão vendedora nos próximos dias causado pela incerteza do futuro do BES, os 0.905 não vão aguentar, daí acredito que facilmente visitará pelo menos os 0.801
- Anexos
-
- B Espirito Santo(Diário)20140619221017.png (57.67 KiB) Visualizado 6042 vezes
- Registado: 19/8/2009 19:28
O meu prognóstico é que amanha sobe, prefiro estar de fora a ver mas a saída do RS na minha opinião é uma boa notícia, é o fim de uma era de domínio da "famiglia" e o inicio de uma nova, com a supervisão do Banco de Portugal, procurando que não surjam novos Salgados com os mesmos vícios e tiques.
- Registado: 15/2/2012 12:50
Hoje vendi Bes sem querer, dei uma ordem que supostamente deveria ser stop loss mas com a pressa e distração vendi ao melhor, ufa... há coisas que às vezes não conseguimos explicar.
Bons negócios!
Bons negócios!
A CMVM devia imediatamente suspender a negociação do BES, para salvaguardar de alguma forma os pequenos accionistas, enquanto não estivesse toda esta situação mais esclarecida. Por sorte saí...mas coloco-me na posição de quem detém as acções do lado longo.
Eu já deixei uma ordenzinha de compra a 0,85
se ela for ativada e houver descida aos infernos, compro mais 

- Registado: 24/2/2014 22:44
Mas afinal já se sabe quem é que comprou as ações do BES no último AC? Hum? Alguém tem alguma informação a este propósito? Logo começo a desconfiar que o banco (ou alguém por ele) se põe a jeito para uma opazinha.
Oh pázinho, pá! Isso é que era!...
Um abraço,
Raposo Tavares
Oh pázinho, pá! Isso é que era!...
Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
katolo Escreveu:Então mas não é uma boa notícia? Para mim, a única boa notícia das últimas semanas/meses
Recordo que quando se colocou esse cenário (de demissão do Ricardinho), nesse dia, o título teve um esticão de 5%.
Claro que não faço a mínima ideia do que acontecerá amanhã. Nem quero saber...
Acho que amanha vai haver festival.
A noticia não é boa porque significa indefinição.
Isto para não falar na luta pelo poder que agora se segue, algo que não traz nada de bom para a gestão do banco.
A queda é para continuar.
- Registado: 21/5/2009 18:43
Já toda gente sabia da demissão há muito tempo, até imposta pelo Banco de Portugal.
O que não faltou foi noticiar isso em todos os jornais.
O mercado tem estado a descontar e tem vindo tudo a ser preparado, inclusivo o aumento de capital feito rapidamente ainda com a atual direção para facilitar a transição. Agora saiu a notícia esperada, nada de especial, o homem não podia ficar lá eternamente, por mais que o Passos queira as pessoas a trabalhar até às portas da morte para não ter de pagar reformas, um posto importante desses necessita de pessoas com capacidade física para aguentar o stress e com mais de 70 anos deve ser obra aguentar!
Agora vem sangue novo, qualquer esqueleto que vá surgindo do armário dizem que a culpa foi do Sócrates… digo da direção cessante… e vira o disco e toca o mesmo!
Quem sabe se com a noticia já esperada ela ressalta, ainda mais que amanhã é 6ª e ela andou a semana toda a cair
O que não faltou foi noticiar isso em todos os jornais.
O mercado tem estado a descontar e tem vindo tudo a ser preparado, inclusivo o aumento de capital feito rapidamente ainda com a atual direção para facilitar a transição. Agora saiu a notícia esperada, nada de especial, o homem não podia ficar lá eternamente, por mais que o Passos queira as pessoas a trabalhar até às portas da morte para não ter de pagar reformas, um posto importante desses necessita de pessoas com capacidade física para aguentar o stress e com mais de 70 anos deve ser obra aguentar!
Agora vem sangue novo, qualquer esqueleto que vá surgindo do armário dizem que a culpa foi do Sócrates… digo da direção cessante… e vira o disco e toca o mesmo!
Quem sabe se com a noticia já esperada ela ressalta, ainda mais que amanhã é 6ª e ela andou a semana toda a cair

- Registado: 2/2/2014 12:16
jonas007 Escreveu:"As ações são o maior mecanismo de transferência de riqueza dos apressados aos tranquilos." (Warren Buffett)

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
"As ações são o maior mecanismo de transferência de riqueza dos apressados aos tranquilos." (Warren Buffett)
- Registado: 21/5/2014 22:06
pata-hari Escreveu:Primvs, não pude deixar de rir com a tua perfeita descrição de uma série de erros clássicos.
Pata...as minhas primeiras accoes que comprei...foi BPA...tinha 17 anos...para dar ordens de compra e venda, ia a casa com o formulario e a minha mae assinava e depois ia a correr ao banco entregar o papel!
Investi sempre por conta em risco e fui aprendendo...mas em Novembro tirei o curso de AT com o Elias, para cimentar os meus conhecimentos e tornar-me menos permeavel aos erros e isto sao coisas simples que ele, tu, o Marco e o Ulisses e outros foristas estao sempre referir...e as vezes, eu proprio a outros foristas!
So depois do fecho...é que me ligou o cerebro! E percebi que ha qualquer coisa de errado...amanha...é para fechar posicao, independentemente do andamento da cotacao...pois ja vi que nao estou a raciocinar bem e preciso recuperar o tino! E quiça...alguns dias longe disto!
Por serem uma serie de erros classicos é que tou irritado!
Editado pela última vez por Primvs em 19/6/2014 18:54, num total de 1 vez.
É da vida...
- Registado: 6/2/2007 16:36
Primvs, não pude deixar de rir com a tua perfeita descrição de uma série de erros clássicos
.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 268 visitantes