Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Obrigações II

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Sr_SNiper » 11/11/2011 22:49

BPI
Recompra de obrigações só convence 60% dos investidores
Luís Leitão
11/11/11 18:37


Então BPI consegue comprar 60% das obrigações com maturidade de 2014 ao preço de 70%, e mesmo assim 60% dos investidores vendem? As pessoas pensao que em 2014 o BPI nao tem dinheiro para pagar as obrigações?
Faz-me consusão 60% das pessoas aceitarem uma perda de 30%... já tenho haircuts em Obrigações de empresas 8-) ( eu sei que tecnicamente não é essa a palavra porque só vendeu quem quis
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8975
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por andre.p » 5/11/2011 19:44

Azul10 Escreveu:Sr_SNiper não deixa de ser curioso que estou exactamente a pensar nisso neste momento.

Tinham-me falado no banco que iriam sair essa obrigações da EDP durante esta semana mas falaram-me para 2 anos o que para mim seria o ideal, afinal sairam para três.

As segundas que colocou realmente colocaram-me num dilema porque embora seja apenas mais um ano são mais 2% o que é bastante interessante. No entanto não devo ir pelas de 2015 já que 2 anos tinha sido o prazo que planeava para o meu investimento e para essas já seriam quase 4 anos.

Só como motivo de curiosidade e porque nunca adquiri obrigações essas de 2015 em mercado secundário devem ter muito pouca liquidez certo?
Imaginando que queria comprar corria o risco de as comprar não pelos 85% mas bem acima para realizar a ordem de compra correcto?


Nas ordens que colocas ao mercado, podes por sempre um preço limite. O que estás a falar é se comprares ao mercado....

Ruicarlov, após a emissão elas irão ser transaccionadas no mercado secundário, está no prospecto.

Bons negócios
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 334
Registado: 9/11/2008 23:27

por ruicarlov » 5/11/2011 15:52

Também se põe a questão se essas novas obrigações da EPD a 6% também poderão ser negociadas em mercado secundário.
Muito provavelmente daqui a um tempo o seu valor nominal está abaixo dos 100%, e dá uma rentabilidade extra.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

por Azul10 » 5/11/2011 15:36

Sr_SNiper não deixa de ser curioso que estou exactamente a pensar nisso neste momento.

Tinham-me falado no banco que iriam sair essa obrigações da EDP durante esta semana mas falaram-me para 2 anos o que para mim seria o ideal, afinal sairam para três.

As segundas que colocou realmente colocaram-me num dilema porque embora seja apenas mais um ano são mais 2% o que é bastante interessante. No entanto não devo ir pelas de 2015 já que 2 anos tinha sido o prazo que planeava para o meu investimento e para essas já seriam quase 4 anos.

Só como motivo de curiosidade e porque nunca adquiri obrigações essas de 2015 em mercado secundário devem ter muito pouca liquidez certo?
Imaginando que queria comprar corria o risco de as comprar não pelos 85% mas bem acima para realizar a ordem de compra correcto?
 
Mensagens: 409
Registado: 4/10/2010 11:29
Localização: 14

por Sr_SNiper » 5/11/2011 13:06

Por outro lado temos estas com ytm superior...


EDP Finance BV 3.75 06/22/15 info 8,62%
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8975
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por Sr_SNiper » 5/11/2011 12:25

O que acham das Obrigações da EDP, com ytm de 6% e pagamento semestral de cupão, com maturidade a 3 anos?
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8975
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por Figueiraa1 » 29/10/2011 21:18

Sr_SNiper Escreveu:
Figueiraa1 Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Eu negoceio ETF sobre índices, há ETF sobre obrigações? Mas flutua como uma acção e não devolve o guito na maturidade correcto?


Sim há ETFs sobre obrigações e são negociados como acções, como são produtos não correlacionados, "movimentam-se" em sentido contrário e numa carteira composta por activos não correlacionados e bem diversificada, evitam os DD.


Se se movimentao em sentido contrário então a correlação é -1.

Não percebo como é que valorizao o perdem valor... é em sentido contrário às correspondentes ytm? e quando chegam ao vencimento pagam dividendos ou uma percentgem de capital investido?


Existe um tópico muito completo sobre como investir em ETFs, investimento esse de longo prazo, criado pelo LTCM. Aconselho a sua leitura.

Deixo o link:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... er+devagar

Tem lá descrita uma carteira tipo.

Abraço,

Figueira
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1252
Registado: 26/3/2011 9:55

por Sr_SNiper » 29/10/2011 19:47

Figueiraa1 Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Eu negoceio ETF sobre índices, há ETF sobre obrigações? Mas flutua como uma acção e não devolve o guito na maturidade correcto?


Sim há ETFs sobre obrigações e são negociados como acções, como são produtos não correlacionados, "movimentam-se" em sentido contrário e numa carteira composta por activos não correlacionados e bem diversificada, evitam os DD.


Se se movimentao em sentido contrário então a correlação é -1.

Não percebo como é que valorizao o perdem valor... é em sentido contrário às correspondentes ytm? e quando chegam ao vencimento pagam dividendos ou uma percentgem de capital investido?
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8975
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por Figueiraa1 » 29/10/2011 17:49

Sr_SNiper Escreveu:Eu negoceio ETF sobre índices, há ETF sobre obrigações? Mas flutua como uma acção e não devolve o guito na maturidade correcto?


Sim há ETFs sobre obrigações e são negociados como acções, como são produtos não correlacionados, "movimentam-se" em sentido contrário e numa carteira composta por activos não correlacionados e bem diversificada, evitam os DD.
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1252
Registado: 26/3/2011 9:55

por Sr_SNiper » 29/10/2011 17:35

Figueiraa1 Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Exacto. OTs são exactamente Obrigações do Tesouro, ou seja, dívida soberana. É a mesma coisa. Há para aqui confusão.

Exacto, fiz confusão, ando à procyra de obrigações de empresas e não de países..


Caro SNiper,

Não gosta de ETFs? Para investimento é um bom produto. Iniciei recentemente uma carteira e estou satisfeito. Se ainda não conheces, dá uma olhadela ao tópico "Enriquecer Devagar" do LTCM.

Abraço,

Figueira


Eu negoceio ETF sobre índices, há ETF sobre obrigações? Mas flutua como uma acção e não devolve o guito na maturidade correcto?
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8975
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por L.S.S » 29/10/2011 16:16

O Poder das Obrigações Part 01

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/N44sXHc5lqI" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
http://www.youtube.com/user/especuladorzen


O Poder das Obrigações Part 02

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/sQImguTQmQc" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
http://www.youtube.com/user/especuladorzen



O Poder das Obrigações Part 03

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/aNPeFPD-CNU" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
http://www.youtube.com/user/especuladorzen

[bO Poder das Obrigações Part 04][/b]

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/xZK01mCdU3g" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
http://www.youtube.com/user/especuladorzen
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
 
Mensagens: 2805
Registado: 29/11/2007 13:03
Localização: 10

por Figueiraa1 » 29/10/2011 15:53

Sr_SNiper Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Exacto. OTs são exactamente Obrigações do Tesouro, ou seja, dívida soberana. É a mesma coisa. Há para aqui confusão.

Exacto, fiz confusão, ando à procyra de obrigações de empresas e não de países..


Caro SNiper,

Não gosta de ETFs? Para investimento é um bom produto. Iniciei recentemente uma carteira e estou satisfeito. Se ainda não conheces, dá uma olhadela ao tópico "Enriquecer Devagar" do LTCM.

Abraço,

Figueira
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1252
Registado: 26/3/2011 9:55

por Be Cool » 29/10/2011 14:52

tonirai Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:gostaria de saber se alguem anda de olho em OT´s que não as da dívida soberana, com preço nominal inferior a 50 milenas quero diversifciar , mas nao quero OT´s Portuguesas

Sniper, confundiste-me:
Não queres OT's portuguesas, ou não queres Obrigações portuguesas?
(fiquei na dúvida se não queres nada tuga, ou se só não queres as OT's de qualquer país)

Se for só OT's que não queres, estás como eu - também queria montantes menores...
Como se falou há dias noutro tópico, andava de olho nas da EDP (achaste o prazo muito grande - e eu também gostaria de um prazo menor), mas mesmo essas fintaram-me e só têm subido... de 79% já vão a mais de 86%, a subir todos os dias.

Fora essas, não vejo mais nada que se enquadre nos critérios, entre as que tenho disponíveis :?


Então que tal as REN? No BIG, disponibilizam-nas com uma YTM de 8,71%, maturidade em 12/2013.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 563
Registado: 5/10/2005 18:05

por Sr_SNiper » 29/10/2011 14:13

Pata-Hari Escreveu:Exacto. OTs são exactamente Obrigações do Tesouro, ou seja, dívida soberana. É a mesma coisa. Há para aqui confusão.

Exacto, fiz confusão, ando à procyra de obrigações de empresas e não de países..
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8975
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por Pata-Hari » 29/10/2011 7:35

Exacto. OTs são exactamente Obrigações do Tesouro, ou seja, dívida soberana. É a mesma coisa. Há para aqui confusão.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por tonirai » 29/10/2011 4:28

Sr_SNiper Escreveu:gostaria de saber se alguem anda de olho em OT´s que não as da dívida soberana, com preço nominal inferior a 50 milenas quero diversifciar , mas nao quero OT´s Portuguesas

Sniper, confundiste-me:
Não queres OT's portuguesas, ou não queres Obrigações portuguesas?
(fiquei na dúvida se não queres nada tuga, ou se só não queres as OT's de qualquer país)

Se for só OT's que não queres, estás como eu - também queria montantes menores...
Como se falou há dias noutro tópico, andava de olho nas da EDP (achaste o prazo muito grande - e eu também gostaria de um prazo menor), mas mesmo essas fintaram-me e só têm subido... de 79% já vão a mais de 86%, a subir todos os dias.

Fora essas, não vejo mais nada que se enquadre nos critérios, entre as que tenho disponíveis :?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1985
Registado: 19/4/2007 18:26
Localização: Cronologicamente... Paris/Resende/Gaia

por Sr_SNiper » 29/10/2011 2:09

gostaria de saber se alguem anda de olho em OT´s que não as da dívida soberana, com preço nominal inferior a 50 milenas quero diversifciar , mas nao quero OT´s Portuguesas
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8975
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

ct

por phedon » 20/10/2011 9:55

Pata,

desculpa incomodar novamente mas,
com tudo o que se está a suceder de uma forma vertiginosa;
com cortes e mais cortes,
sem explicações, unilaterais;
medidas que, por muito necessárias que sejam, e eu acredito, porque depois de se ter gasto a "massa", agora é preciso ir buscar para tapar o buraco onde quer que seja;
e eu acredito que, ou se faz isto a doer, ou não há outra solução, porque seria fechar a porta, com duas voltas na chave;

a minha questão é:

Vai haver decerto um haircut na Grécia.

Se houver, tudo poderá indicar que haverá também em Portugal?
É uma possibilidade forte?

É que, neste momento, tenho aplicações em CT, mas estou muito avesso ao risco. Muito mesmo.
E queria definir-me em relação a manter os CT ou resgatá-los.

Estava a ver estas questões aqui no Caldeirão.
Ando a ver as melhores taxas para DP.
E também qual seria a campainha de alarme para os resgatar. Será quando for declarado o efectivo haircut da Grécia que deverei tomar essa opção?

Um abraço,


Obrigado
Como Sócrates - Cicuta. Quando mais não restar, somente cicuta.
 
Mensagens: 54
Registado: 18/12/2007 23:16

por Sr_SNiper » 20/10/2011 0:33

Óbvio, nem sei onde está a dúvida...
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8975
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por Pata-Hari » 19/10/2011 23:09

phedon, claro que sim. Se não houver cacau, não há. Nem para as OTs, nem para os CTs nem para mandar cantar um cego.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: ainda ct

por VirtuaGod » 19/10/2011 23:02

phedon Escreveu:Mas a minha questão principal era:

Isto pode acontecer não pode?


Sem o querer deixar sem reposta a verdade é que não tenho qualificações para dizer isso, nem faço ideia da legalidade ou possibilidade de fazerem isso!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: ainda ct

por Sr_SNiper » 19/10/2011 13:30

phedon Escreveu:Pois Virtua,

a minha questão é precisamente essa.
Também poderia achar que os CT não teriam haircut.

Porém, ao que temos assistido unilateralmente nestes últimos tempos, e com a fome de dinheiro que para aí anda, não sei se não arranjarão uma razão plausível para o fazer.

Mas a minha questão principal era:

Isto pode acontecer não pode?

Claro que pode acontecer.


Obrigado
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8975
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

ainda ct

por phedon » 19/10/2011 11:54

Pois Virtua,

a minha questão é precisamente essa.
Também poderia achar que os CT não teriam haircut.

Porém, ao que temos assistido unilateralmente nestes últimos tempos, e com a fome de dinheiro que para aí anda, não sei se não arranjarão uma razão plausível para o fazer.

Mas a minha questão principal era:

Isto pode acontecer não pode?


Obrigado
Como Sócrates - Cicuta. Quando mais não restar, somente cicuta.
 
Mensagens: 54
Registado: 18/12/2007 23:16

por VirtuaGod » 19/10/2011 11:40

Só Deus sabe a resposta e tudo que te possam responder não passam de opiniões. Eu penso que os certificados do tesouro nunca sofrerão haircut devido a ser poupança do indivíduo comum.

Eu pessoalmente divido as coisas em poupança e em investimento.

Tudo o que é poupança, principalmente se até a dona maria pode subscrever, nunca sofrerão haircuts;

Se é investimento, tipo obrigações aí sim, podemos ver um haircut;

Mas pelo que já ouvi, há uns anos atrás o Estado tb tramou uns aforradores num produto semelhante por isso!! Só Deus sabe o futuro...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

ct

por phedon » 19/10/2011 11:14

Bom dia:

Não diretamente relacionado com este tópico mas,
gostaria de saber o seguinte:

Para quem tem Certificados do Tesouro,
no caso de haver um haircut à Grécia,
poderemos julgar que se poderá passar o mesmo com Portugal?

E, no caso de haver um haircut em Portugal,
os Certificados do Tesouro também são abrangidos?


Como isto está, e com as decisões do Estado, que muito plausíveis e muito justas, e sem alternativas que possam ser, há que parar para pensar, analisar e retirar de lá a massa, pois pode ser uma forte possibilidade?

Obrigado
Como Sócrates - Cicuta. Quando mais não restar, somente cicuta.
 
Mensagens: 54
Registado: 18/12/2007 23:16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], pattern, PAULOJOAO e 34 visitantes