Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Oportunidades especulativas II

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Oportunidades especulativas II

por O Alquimista » 20/1/2015 0:23

FI Alquimia 2015: has começou por um tic.........tac.........tic.........tac.........tic.........tac
depois veio o tic......tac......tic......tac......tic......tac
agora temos um tic...tac...tic...tac... tic...tac

I come not to praise forecasters but to bury them. (...) Human beings, in general, stink at predicting the future. All of you. History shows us that people are terrible about guessing what is going to happen — next week, next month, and especially next year. - Barry Ritholtz

O nó górdio está aqui: in general.

Mais em http://www.washingtonpost.com/business/ ... story.html
Anexos
has.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por O Alquimista » 19/1/2015 1:18

O Alquimista Escreveu:Dado a análise técnica feita à tesla e seguindo o mesmo procedimento, a ordem de compra teria sido executada no dia de hoje. Contundo, dado que o FI Alquimia 2015 tem numerus clausus, decidi suspender a compra pois há outros activos em perseguição. Para já nada de novo, apenas aquilo que aqui já foi identificado. É só uma questão de fazer o acompanhamento.

Se não integrou o FI Alquimia 2015 por falta de espaço, merece integrar a outra carteira, aquela que tem amat desde Outubro, pelo que será dada ordem de compra logo na próxima sessão).
Eis pois a composição das carteiras:
carteira primitiva: amat e tesla.
FI Alquimia 2015: jcp, eem e jnk.

Observando os gráficos dos vários activos aqui seguidos e estudados a propósito deste fundo dir-se-á que se aproximam de agradáveis zonas. Apenas um exemplo: solarcity. Sim, verdade, tem-se uma fixação pelo Musk.
Anexos
amat.jpg
tesla.jpg
solar.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

por O Alquimista » 15/1/2015 0:51

Se bem me recordo, aquando do baptismo do "João Moura" apresentei o russel 2000 como um dos vários exemplos que tinha em carteira. Aqui fica um gráfico actualizado com as mesmas linhas de então.

Por falar em carteira: o Ackman e eu estamos contentes.

Dado a análise técnica feita à tesla e seguindo o mesmo procedimento, a ordem de compra teria sido executada no dia de hoje. Contundo, dado que o FI Alquimia 2015 tem numerus clausus, decidi suspender a compra pois há outros activos em perseguição. Para já nada de novo, apenas aquilo que aqui já foi identificado. É só uma questão de fazer o acompanhamento.
Anexos
tesla.jpg
russ.jpg
jcp.jpg

por O Alquimista » 14/1/2015 1:25

Refrescando o gráfico da tesla. Não tarda nada...
Anexos
tesla.jpg

por O Alquimista » 14/1/2015 1:01

O FI Alquimia 2015 procura obter a valorização do capital investido. Daí que, na eventualidade de adquirir um qualquer activo com uma yield interessante, ela não contará para o cálculo final. Eis um exemplo: UBS E-TRACS 2xLeveraged Long Wells Fargo Business Development Company ETN (BDCL) – Yield de 17.45%
Anexos
aa.png

por O Alquimista » 12/1/2015 18:21

http://www.bloomberg.com/news/2015-01-0 ... -from.html

O FI Alquimia 2015 adquiriu jnk. Perante a notícia que está no link não sei se hei-de ficar preocupado ou encher-me de júbilo, Como a aposta foi feita antes daquela, a resposta não me parece difícil...

por O Alquimista » 9/1/2015 22:55

Ainda sou do tempo em que se escrevia com giz. Quando fazia as coisas mal, lá dizia o professor: "Fulaninho, apaga que está errado! Arre que não aprendes! Quantas vezes já te disse que tens de respeitar a regra blá blá blá!? É precisa santa paciência para vos aturar! Se pudesse transferia-te para outra escola!" Sentindo-me atacado no meu sensível ser, ripostei: "Professor, por favor, não faça isso! Os meus colegas gostam muito de mim e sou muito importante para a equipa de futebol da escola. É que, se não sabe, fica a saber: sou eu que crio as oportunidades de golo. Muitas mesmo, das mais variadas. É só meter a bola dentro!" O professor compenetrou-se e, suspirando melancólica e silenciosamente, soltou um breve pensamento: "Ele tem razão. Eu sei que ele tem razão e que fala verdade. Os meus colegas professores também sabem que ele tem razão, mas regras são regras e foram feitas para cumprir." Um breve :wink: do professor foi o suficiente e logo compreendi a ingratidão que é ter o apagador na mão.

Da história aos golos, digo factos: a amat, único activo da carteira primitiva, lá continua o seu caminho. Uma carteira, um activo, tudo muito simples e demonstrativo.
Anexos
amat.jpg

por O Alquimista » 9/1/2015 14:15

É o que dizia no outro dia: os movimentos correctivos fazem disparar as ordens pendentes. Ainda não foi o caso da has, activo aqui mencionado e então analisado para potencial participação societária do FI Alquimia 2015. Mas, que está muito perto disso, lá isso está.

"I do not care about the output of your cognitive biases, I am disinterested in the myths you cherish, I care little for the mass media rumors that influence you, or the heuristics you believe in. I especially detest the unsupported, commonly believed narratives that you constantly use in the artificial construct you erroneously call 'reality'." -Barry Ritholtz
Anexos
has.jpg

por O Alquimista » 7/1/2015 23:30

Quando as ordens de compra são colocadas de harmonia com a análise técnica que se faça corre-se o risco de serem executadas. Risco que se corre quando o lema é comprar com o preço a cair. Foi o que sucedeu com um outro activo que se estudou para o FI Alquimia 2015: eem.
Sendo os fundos do fundo finitos e dadas as múltiplas ordens de compra pendentes, durante o fim de semana terei de fazer um estudo aprofundado sobre os activos cuja natureza poderão contribuir mais facilmente para a concretização do desiderato. E não está posta de parte a possibilidade de largar um activo para comprar outro com mais potencial.
Constituição actual do fundo: eem, jcp e jnk.
Anexos
eem.jpg

por O Alquimista » 7/1/2015 22:39

O Alquimista Escreveu:Proximamente colocarei um gráfico actualizado onde se possa ver este movimento.

Compromisso assumido, compromisso cumprido.
Anexos
jcp.jpg

por NMiguel16 » 7/1/2015 17:25

Uma boa oportunidade no curto prazo:

Imagem

Registado: 13/3/2014 10:26

por O Alquimista » 7/1/2015 2:57

No pretérito dia 6/12 escrevi: "Prosseguindo com o estudo de activos com potencialidade para integrarem o FI Alquimia 2015: jcp (...)". Anexei um gráfico diário com as zonas que, caso viessem a ser atingidas, justificariam uma compra para o FI Alquimia 2015. Quem teve o cuidado de estudar o gráfico pôde verificar que as duas linhas horizontais identificavam uma zona de gap. No outro tópico referi que, na concepção técnica que sigo, o gap pode ser visto como sendo constituído por 2/3 pivots. Tais linhas serviam precisamente para identificar dois deles. Feita a análise técnica constante de tal gráfico, mais não restava do que aguardar que o preço testasse a linha do pivot inferior do gap, o que fez recentemente, como se pode ver no 1º gráfico que agora anexo. O simples teste/toque de uma linha nem sempre justifica a tomada de posição, pois tudo dependerá do contexto do preço. Neste caso, decidiu-se esperar pelo modo como o preço reagiria quando testasse a linha (suficientes "banhadas" servem de exemplo). Para isso aproximei-se do preço e pude constatar 3 coisas (ver 2º gráfico):
- após várias tentativas, nenhuma barra conseguiu fechar abaixo da linha horizontal de gap;
- o preço encontrou suporte num extremo do fork (sua 1ª wl) e depressa ganhou os favores da mlh inferior;
- zona confluência entre a linha de gap e a wl.
Com tudo isto a favor foi tomada uma posição logo que o preço penetrou no fork, pois tal é-nos dito pela regra nº 5 de A. Andrews: Prices reverse at any ML or extension of a prior ML. Durante cerca de dez dias o mercado recuou e o p/l esteve negativo, embora a posição estivesse protegida pela stoploss, colocada, como é usual, abaixo do pivot. Após ter apresentado resultados, a jcp cota a 7,80 no after hours, correspondendo a uma subida de 20% em relação ao preço de fecho de hoje (valorização inferior no fundo porque adquirida a um preço superior). Proximamente colocarei um gráfico actualizado onde se possa ver este movimento.

J.C. Penney Co. said sales at its existing stores rose 3.7% over the holiday period from a year ago and should hit the high end of its estimated range for the quarter.
Shares of Penney surged 20% to $7.80 in recent after-hours trading.
http://www.marketwatch.com/story/jc-pen ... 2015-01-06

Eis pois a composição do FI Alquimia 2015: jnk e jcp.
Anexos
jcp1.jpg
jcp1.jpg

por O Alquimista » 6/1/2015 19:25

Quem diria que a primeira compra do FI Alquimia 2015 seria um etf de obrigações de alto risco?
O primeiro gráfico contém as linhas com que a oportunidade foi identificada com a devida antecedência. E, como sempre, sem indicadores dadas as evidentes vantagens: evita-se, por um lado, a necessidade de interpretá-los de acordo com a melhor doutrina e, por outro lado, não gastamos tempo na sempre esclarecida argumentação "ora mostra lá os teus indicadores que depois mostro os meus".
O segundo gráfico serve para mostrar o que entretanto se poderia ter feito para quem não se deixasse convencer pela análise feita no primeiro gráfico. Isto é, quem tivesse seguido este mercado poderia ter recorrido ao fork que se desenha e aguardado pela chegado do preço à área com interesse (que, curiosamente, coincide com a que se havia identificado no primeiro gráfico), sem se preocupar com notícias, rumores e opiniões.

O inconveniente dos movimentos correctivos a que se vem assistindo é que o preço chega às áreas de interesse dos diversos activos praticamente ao mesmo tempo, o que exige uma aturada selecção dos que têm mais potencial dado o carácter finito dos fundos do fundo.

"I do not care about the output of your cognitive biases, I am disinterested in the myths you cherish, I care little for the mass media rumors that influence you, or the heuristics you believe in. I especially detest the unsupported, commonly believed narratives that you constantly use in the artificial construct you erroneously call 'reality'." -Barry Ritholtz
Anexos
jnk.jpg
jnk1.jpg

por O Alquimista » 5/1/2015 22:58

As coisas andavam um bocado caras para as posses do FI Alquimia 2015. São precisas estas correcções para que possa comprar nos melhores lugares. Um exemplo: has. Agora é so pegar na ferramenta técnica (uma qualquer, pois não devemos ser esquisitos) e delinear o negócio.
Anexos
has.png

por O Alquimista » 4/1/2015 23:15

Mais do que regra, seja ela qual for, o que verdadeiramente importa é o contexto, a concreta estrutura do preço no momento da análise. A utilização de negativos descontextualizados é uma actividade perigosa. Vem isto a propósito de um regra que aqui (ou no outro tópico) exemplifiquei e que reza assim: There is a high probability that: (...) 3. When prices pass through the ML, they will pull back to it. Nesse exemplo podia ver-se a violação da MLH inferior de um fork para de seguida o preço a ter procurado e tocado 1-2 vezes até que, cansado das negas da linha, fez novos mínimos. No exemplo que agora apresento pode verificar-se a violação da MHL inferior e sucessivos toques nela mas desta vez o preço conseguiu fazer um novo máximo. Pergunta-se: será este exemplo a excepção que confirma a regra ou haverá outra coisa qualquer?

A propósito: a Tesla passa a integrar o grupo dos activos em estudo para o FI Alquimia 2015.
Anexos
tesla.jpg

por indian_joe » 4/1/2015 13:32

Caro Alquimista,

Como eu o compreendo. O mercado tem este problema de ter vontade própria e não fazer o que designamos que ele fizesse. Só nos resta esperar...

Abraço
José Graça

Registado: 6/12/2013 18:57

por O Alquimista » 3/1/2015 16:44

indian_joe Escreveu:
Caro Alquimista,

Com base no que tinha escrito no seu anterior post e na informação que fui recolhendo ao assistir aos vídeos da Market-Geometry foi só juntar a informação e chegar a uma conclusão concreta. O localização da stoploss deverá ser escondida atrás de um ponto relevante onde a estrutura formada pelo preço nos indica que foi ali que a "banhada" foi tentada pelas "baleias", corrija-me se estiver enganado s. f. f.

De qualquer das formas, grato pela correcção!

Abraço
José Graça

Caro José,

A relevância do pivot que será usado para se calcular e esconder a stoploss não depende da existência da dita banhada: esta servirá para ajudar na sua identificação, sendo certo que muitas vezes o mercado nem se dá ao luxo de "dar banho" (eu que o diga: tantas vezes fiquei à espera dela só para ser "banhado sem banho", que também é outra forma de o mercado dar banho). Acresce que a banhada assume vários contornos e dimensões e coisa que não existe é "tamanho único". Só um exemplo: um gap acima de uma suposta linha de resistência é uma espécie de banhada a quem nela ancorou um short com base num duplo/triplo topo/cabeça e ombros, etc.

Abraço

por indian_joe » 3/1/2015 5:39

O Alquimista Escreveu:
indian_joe Escreveu:Caro Alquimista,

Grato pela detalhada resposta. Um muito obrigado!

Abraço
José Graça

Quero apenas corrigir uma pequena parte do meu anterior escrito, pois vejo que não fui feliz no modo como expressei a ideia. Escrevi
Ou seja, o atr serve para, em face da volatilidade inerente ao timeframe em que negociamos, se calcular o montante da perda que aceitamos, mas não nos diz onde colocar a stoploss. Isto é outra conversa, bem mais complexa.
O que eu quero dizer é isto
Ou seja, o atr serve para, em face da volatilidade inerente ao timeframe em que negociamos, se calcular o montante da perda que aceitamos, mas não nos diz como escolher o pivot que nos poderá dar protecção, acima/abaixo do qual se colocará a stoploss. Isto é outra conversa, bem mais complexa.

Caro Alquimista,

Com base no que tinha escrito no seu anterior post e na informação que fui recolhendo ao assistir aos vídeos da Market-Geometry foi só juntar a informação e chegar a uma conclusão concreta. O localização da stoploss deverá ser escondida atrás de um ponto relevante onde a estrutura formada pelo preço nos indica que foi ali que a "banhada" foi tentada pelas "baleias", corrija-me se estiver enganado s. f. f.

De qualquer das formas, grato pela correcção!

Abraço
José Graça

por O Alquimista » 3/1/2015 2:46

indian_joe Escreveu:Caro Alquimista,

Abraço
José Graça

Quero apenas corrigir uma pequena parte do meu anterior escrito, pois vejo que não fui feliz no modo como expressei a ideia. Escrevi
Ou seja, o atr serve para, em face da volatilidade inerente ao timeframe em que negociamos, se calcular o montante da perda que aceitamos, mas não nos diz onde colocar a stoploss. Isto é outra conversa, bem mais complexa.
O que eu quero dizer é isto
Ou seja, o atr serve para, em face da volatilidade inerente ao timeframe em que negociamos, se calcular o montante da perda que aceitamos, mas não nos diz como escolher o pivot que nos poderá dar protecção, acima/abaixo do qual se colocará a stoploss. Isto é outra conversa, bem mais complexa.

por indian_joe » 3/1/2015 2:35

Caro Alquimista,

Abraço
José Graça

por O Alquimista » 3/1/2015 0:33

indian_joe Escreveu:
Caro Alquimista,

Compreendo perfeitamente as regras que estabeleceu no início deste tópico, apenas gostaria de conhecer melhor a mecânica, por detrás do estabelecer de target's e stoploss, mesmo que de uma forma abstracta.

Recorri a um extracto de um post seu de Março do ano transacto, em que aponta e passo a citar "uso uma stop calculada com recurso ao ATR 34 ou 200: entre 1,5 - 2 x o maior deles (anda à volta de 20-30 pips em gráficos de 20/30 m)", com base no que disse na altura fiquei na dúvida se esta forma de colocar a stoploss se aplica a todos os timeframes, e caso a resposta seja negativa, para o timeframe diário o que me recomendaria com base na sua experiência? (uso o ProRealTime - o timeframe mais reduzido é o diário).

Abraço
José Graça

Caro José,

Embora já tenha usado gráficos da prt, fi-lo apenas a título experimental e há bastante tempo, pelo que não me recordo se têm o atr (average true range). Quase de certeza que têm.
Sim, a base de cálculo é sempre a mesma, independentemente do timeframe: atr de 34 e de 200 períodos (o resultado final, como é evidente, varia de timeframe para timeframe). Também se pode usar o atr 50, é uma questão de experimentar vários cenários. Como no seu caso usa gráficos dirários, seria o atr correspondente a 34 ou 200 períodos desse timeframe. Usando o gráfico diário do BCP com recurso à minha plataforma o atr 34 é de 0,0039 e o atr 200 é de 0,0057 . Então, a stoploss teria o maior dos valores (1,5 ou 2 x 0,0057) e seria colocada em local que me possa dar protecção . Veja o gráfico que anexo com exemplo: supondo que eu queria entrar em A por qualquer razão, iria colocar a stoploss abaixo do pivot B em montante equivalente àquele valor. Ou seja, o atr serve para, em face da volatilidade inerente ao timeframe em que negociamos, se calcular o montante da perda que aceitamos, mas não nos diz onde colocar a stoploss. Isto é outra conversa, bem mais complexa.
Espero ter-me feito compreender.

Abraço
PS. A título de curiosidade, quem tivesse entrado em A e usasse o atr 200 ou o atr 34 x 2 ainda estará no mercado, embora possa não estar muito contente.
Anexos
bcp.jpg

por indian_joe » 2/1/2015 23:48

O Alquimista Escreveu:
indian_joe Escreveu:
Sem dúvida caro Alquimista!!!
A WL serviu-me somente para estimar um target. Poderei perguntar-lhe como procederia em termos de target para um setup deste tipo? Bem sei que não representa um r/r de 1/3, e como tal, talvez nunca fizesse este trade, mas se o fizesse, como projectaria o seu target? Caso não se queira referir a este caso em concreto, eu compreendo perfeitamente, no entanto, se me puder indicar um caminho, eu vou à procura da resposta. Para a projecção que fiz basei-me num dos vídeos do Sr. Timothy Morge em que ele fazia algo do género. Mas é como lhe disse caro Alquimista, estou a dar os primeiros passos nesta forma de trading. Espero um dia atingir o seu patamar, mas para isso ainda tenho que dar muito à "forquilha".

Caro José,

O BCP, tal como o BPI e a EGL, são activos que estão em estudo para eventualmente integrarem o FI Alquimia 2015. Como sabe, as regras do jogo, que estabeleci no seu início, não me permitem falar em targets. É certo, porém, que o objectivo final é duplicar a carteira e ainda está por determinar o papel daqueles activos nesse desiderato, se é que terão algum.

Quanto ao seu target: sim, é verdade, não faria o investimento se o r:r fosse inferior a 1:3. Mas este parâmetro é meu e outra pode ser a posição do demais investidores. Tudo dependerá do perfil de cada um.

Quanto ao caminho: sugiro que logo que veja um pivot relevante construa um fork ascendente e daí retire as suas conclusões. Note, contudo, que o facto de não poder construir um de momento (salvo se for buscar preços muito antigos) não significa que não possa estudar uma entrada compradora para a qual estabeleça um target percentual (ex. vendo se tiver um ganho superior a 20%; coloco uma stop profit se a cotação subir acima de 15%; etc.). Tudo é maleável, salvo a deslocação da stoploss para local pior ao inicial (para quem a use).

Abraço

Caro Alquimista,

Compreendo perfeitamente as regras que estabeleceu no início deste tópico, apenas gostaria de conhecer melhor a mecânica, por detrás do estabelecer de target's e stoploss, mesmo que de uma forma abstracta.

Recorri a um extracto de um post seu de Março do ano transacto, em que aponta e passo a citar "uso uma stop calculada com recurso ao ATR 34 ou 200: entre 1,5 - 2 x o maior deles (anda à volta de 20-30 pips em gráficos de 20/30 m)", com base no que disse na altura fiquei na dúvida se esta forma de colocar a stoploss se aplica a todos os timeframes, e caso a resposta seja negativa, para o timeframe diário o que me recomendaria com base na sua experiência? (uso o ProRealTime - o timeframe mais reduzido é o diário).

Abraço
José Graça

por O Alquimista » 2/1/2015 22:12

indian_joe Escreveu:
A WL serviu-me somente para estimar um target. Poderei perguntar-lhe como procederia em termos de target para um setup deste tipo? Bem sei que não representa um r/r de 1/3, e como tal, talvez nunca fizesse este trade, mas se o fizesse, como projectaria o seu target? Caso não se queira referir a este caso em concreto, eu compreendo perfeitamente, no entanto, se me puder indicar um caminho, eu vou à procura da resposta. Para a projecção que fiz basei-me num dos vídeos do Sr. Timothy Morge em que ele fazia algo do género. Mas é como lhe disse caro Alquimista, estou a dar os primeiros passos nesta forma de trading. Espero um dia atingir o seu patamar, mas para isso ainda tenho que dar muito à "forquilha".

Caro José,

O BCP, tal como o BPI e a EGL, são activos que estão em estudo para eventualmente integrarem o FI Alquimia 2015. Como sabe, as regras do jogo, que estabeleci no seu início, não me permitem falar em targets. É certo, porém, que o objectivo final é duplicar a carteira e ainda está por determinar o papel daqueles activos nesse desiderato, se é que terão algum.

Quanto ao seu target: sim, é verdade, não faria o investimento se o r:r fosse inferior a 1:3. Mas este parâmetro é meu e outra pode ser a posição do demais investidores. Tudo dependerá do perfil de cada um.

Quanto ao caminho: sugiro que logo que veja um pivot relevante construa um fork ascendente e daí retire as suas conclusões. Note, contudo, que o facto de não poder construir um de momento (salvo se for buscar preços muito antigos) não significa que não possa estudar uma entrada compradora para a qual estabeleça um target percentual (ex. vendo se tiver um ganho superior a 20%; coloco uma stop profit se a cotação subir acima de 15%; etc.). Tudo é maleável, salvo a deslocação da stoploss para local pior ao inicial (para quem a use).

Abraço

por indian_joe » 2/1/2015 17:48

O Alquimista Escreveu:
indian_joe Escreveu:
Caro Alquimista,

Nas circunstâncias actuais e enquanto a MLH superior não for ultrapassada e retestada, não me sentiria confortável a fazer uma entrada longa neste momento, ainda para mais, sem um local seguro para a colocação do stop. Supondo ("what if") que tal poderá vir a acontecer, eu preveria uma entrada longa aos 0,061 para um possivel swing high com base na forte zona de consolidação anterior. A "oportunidade especulativa" seria a que apresento no seguinte gráfico, com os respectivos pontos de entrada e saída, assim como o respectivo Stop assinalado. No entanto os 0,0645 (evolução da cotação neste momento) podem muito bem vir a representar o tal ponto de inversão na cotação neste momento... mas claro, isto de certezas há só uma...

Abraço
José Graça

P.S. Claro que a acontecer um "João Moura" como o ocorrido no dia 7 de Agosto do presente ano...

Caro José,

Um gráfico assim limpinho não fica melhor? Não se preocupe com o que vai apagando pois, para o bem e para o mal, vai ficando na memória, para além de que pode sempre voltar a desenhar.
Quanto à linha a tracejado, que corresponderá a uma wl: se para si tiver um especial significado, tudo bem. Para mim ela não tem qualquer valor uma vez que o preço ainda não lá chegou e, estando desenhada, poderá ser um empecilho (forma de preocupação antes do tempo).

Abraço

por O Alquimista » 2/1/2015 15:36

indian_joe Escreveu:
Caro Alquimista,

Nas circunstâncias actuais e enquanto a MLH superior não for ultrapassada e retestada, não me sentiria confortável a fazer uma entrada longa neste momento, ainda para mais, sem um local seguro para a colocação do stop. Supondo ("what if") que tal poderá vir a acontecer, eu preveria uma entrada longa aos 0,061 para um possivel swing high com base na forte zona de consolidação anterior. A "oportunidade especulativa" seria a que apresento no seguinte gráfico, com os respectivos pontos de entrada e saída, assim como o respectivo Stop assinalado. No entanto os 0,0645 (evolução da cotação neste momento) podem muito bem vir a representar o tal ponto de inversão na cotação neste momento... mas claro, isto de certezas há só uma...

Abraço
José Graça

P.S. Claro que a acontecer um "João Moura" como o ocorrido no dia 7 de Agosto do presente ano...

Caro José,

Um gráfico assim limpinho não fica melhor? Não se preocupe com o que vai apagando pois, para o bem e para o mal, vai ficando na memória, para além de que pode sempre voltar a desenhar.
Quanto à linha a tracejado, que corresponderá a uma wl: se para si tiver um especial significado, tudo bem. Para mim ela não tem qualquer valor uma vez que o preço ainda não lá chegou e, estando desenhada, poderá ser um empecilho (forma de preocupação antes do tempo).

Abraço

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Gold Stock, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Heldroo, IX Hispana, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, rg7803, Shimazaki_2 e 108 visitantes