Divida publica portuguesa - resultado dos leilões
Alexandre
Eu não defendo nenhum FMI pois ainda estou para entender o alcance das medidas que eventualmente ele teriam de "patrocinar".
Acho tb que estar sempre a dizer que é inevitável tb me parece demais... mas mais uma vez não tenho conhecimentos nem para dizer sim nem para dizer não.
Eu não defendo nenhum FMI pois ainda estou para entender o alcance das medidas que eventualmente ele teriam de "patrocinar".
Acho tb que estar sempre a dizer que é inevitável tb me parece demais... mas mais uma vez não tenho conhecimentos nem para dizer sim nem para dizer não.
- Registado: 24/8/2004 10:42
O nosso leilão foi tão bom que as bolsas americanas sobem por causa disso...

NEW YORK (Reuters) - U.S. stocks rose on Wednesday after a healthy bond sale in Portugal and signs of strength in the U.S. banking sector.
European shares rallied, led by banks, on hopes euro-zone finance ministers would beef up the European Union's rescue fund and after Portugal sold 1.25 billion euros ($1.62 billion) to strong demand. Lisbon's borrowing costs fell on the 10-year issue but rose in the five-year.
"We've got good news out of Europe, a pretty receptive (Portuguese) auction and at least through the market close in Europe, we're going to see a nice tailwind here," said Jack Ablin, chief investment officer at Harris Private Bank in Chicago.
http://finance.yahoo.com/news/Stock-fut ... et=&ccode=
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
mais_um Escreveu:JCS Escreveu:SIC notícias.
Ok, mas esse valor não está correcto.
Estes montantes deverão servir para amortizar as OT que vencem em Abril. Essas OT tinham uma taxa média a rondar os 3,6% (contas à merceeiro, porque neste momento só tenho dados sobre metade da serie).
Assim estás a substituir divida que tinha uma taxa de +/- 3,6% por divida com uma taxa de juro para já de 6% (também contas à merceeiro, considerando apenas os leilões de hoje).
É bom? Claro que não! Mas se considerarmos as condicionantes e envolventes o resultado foi positivo, como é amplamente reconhecido por politicos da UE(ok, estes são suspeitos) e pelos analistas internacionais. Claro que grande parte dos analistas e comentadores nacionais prefere continuar a dizer o contrário, por muito bizarro que isso possa parecer.
Boas. Foi o valor que referiram, mas aceito que possa não estar correcto. No entanto o que tentei frisar é que há uma tendência clara ascendente dos custos da divida e que não apresenta indicações de inverter. Assim sendo, e continuando esta tendência, será uma questão de tempo até termos de afectar muito mais capital para manter os empréstimos a rolar. Mesmo que as taxas da divida não aumentassem o simples facto que referiste de substituir empréstimos de 3,6% por 6 e tal % resultará num encargo abismal, o dobro praticamente, do que temos agora (a para os custos de hoje onde ainda pagamos os 3,6% já andamos à rasquinha...).
Na minha opinião nada mudou e será uma questão de tempo até isto rebentar pelas costuras. Estamos muito próximo disso. Este ano segundo li é preciso rolar 20 mil milhões (pagando divida com divida, devendo cada vez mais e a taxas incomportáveis...

Cumprimentos
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
rmachado Escreveu:Alexandre,
Não.. mas e que tal começarem a fazer menos propaganda, note-se que não estou a dizer que devem dizer para "desligar a máquina", mas começarem a enfrentar os problemas com alguma seriedade começando por exemplo por mudarem o modus operandi do estado? (menos tachos, melhor justiça, reformas com lógica, paamento a tempo e horas, melhor politica fiscal e coisas do estilo)
Certo, qualquer pessoa de bom senso concorda e defende o que tu escreveste, é tipo dizer que devemos acabar com a fome no mundo...

Não me parece que restem duvidas que assim que houver eleições o PSD ganha e será com maioria aboluta. Por isso este tipo de propaganda como tu referes, nao será para consumo interno mas para o exterior, porque é isso que agora importa.
E nesse sentido não consgo perceber o que o país ganha ao existirem responsaveis portugueses, a defender um pedido de ajuda à UE/FMI e adizer cosntantemente que isto está mau, mas se conseguires explicar-me, sou todo olhos....

Editado pela última vez por mais_um em 12/1/2011 16:27, num total de 1 vez.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
Alexandre,
Não.. mas e que tal começarem a fazer menos propaganda, note-se que não estou a dizer que devem dizer para "desligar a máquina", mas começarem a enfrentar os problemas com alguma seriedade começando por exemplo por mudarem o modus operandi do estado? (menos tachos, melhor justiça, reformas com lógica, paamento a tempo e horas, melhor politica fiscal e coisas do estilo)
rmachado Escreveu:Enfim... eu não me quero ir embora, mas gostava que estes se tivessem ido embora.. fiz a minha parte mas 30 e tal % não me acompanhou... enfim.. não se pode ter tudo.
Certo, mas chorar sobre o leite derramado não resolve o problema.
Que alternativas propões? Que os resposnaveis pela governação do país digam que isto está mau, que estamos falidos, que declarem a bancarrota? Ficamos melhor?
pepi Escreveu:
Queres ficar cá sozinho com os teus camaradas do partido??
Enganaste-te na pessoa.
pepi Escreveu:
Já fizeste as contas para quanto terá que ser o superavit primário para fazer face a um serviço da dívida com OTs a pagar taxas a este valor?! Achas que os mercados não fazem esta contas?!
Eu não e tu já?
AutoMech Escreveu:mais_um Escreveu:Quando tens uma pessoa amiga doente com uma doença grave também é assim que a tratas? Também lhe dizes que ela não tem cura que é melhor mesmo é morrer já? Que não tome medicamentos?
Não, mas se tem uma doença grave não lhe vais dizer que tem uma constipação, pois não ?
Tens dúvidas que se o BCE desligar a máquina o paciente morre ?
Não, não tenho duvidas, mas se Portugal cair, provavelmente caiu o € (ok, é um pouco forçado, mas as hipoteses de isso acontecer são grandes), por isso é de interesse de TODOS que as coisas corram bem, tanto é que a imprensa espanhola diz que o resultado do nosso leilão foi bom, é que eles tem um já amanhã.
JCS Escreveu:SIC notícias.
Ok, mas esse valor não está correcto.
Estes montantes deverão servir para amortizar as OT que vencem em Abril. Essas OT tinham uma taxa média a rondar os 3,6% (contas à merceeiro, porque neste momento só tenho dados sobre metade da serie).
Assim estás a substituir divida que tinha uma taxa de +/- 3,6% por divida com uma taxa de juro para já de 6% (também contas à merceeiro, considerando apenas os leilões de hoje).
É bom? Claro que não! Mas se considerarmos as condicionantes e envolventes o resultado foi positivo, como é amplamente reconhecido por politicos da UE(ok, estes são suspeitos) e pelos analistas internacionais. Claro que grande parte dos analistas e comentadores nacionais prefere continuar a dizer o contrário, por muito bizarro que isso possa parecer.
Nunooo Escreveu:quando está agendado o proximo leilao?
cmps
Calendário de Leilões
Durante o primeiro trimestre de 2011, prevê-se o lançamento de uma nova série de OT e a realização de leilões de 4 a 6 linhas, sujeitos às condições de mercado. Os leilões terão lugar na 2ª e/ou 4ª quarta-feira do respectivo mês. Quando a procura de mercado assim o justifique, poderão ser oferecidas simultaneamente duas séries de OT, caso em que o montante indicativo anunciado dirá respeito a ambas as séries. A decisão de alocação a cada série caberá ao IGCP em função da procura verificada e do respectivo preço. As datas dos leilões e as séries de OT a serem reabertas serão anunciadas ao mercado até ao quinto dia útil anterior à data da sua realização
http://www.igcp.pt/gca/index.php?id=421
Tendo em conta o montante necessário até Abril, penso que daqui a 15 dias teremos um novo leilão de OT. Mas antes, a 19 de Janeiro vamos ter um de BT a 12 meses.
Um abraço,
Alexandre Santos
Pois é Pata , enquanto interessar ao BCE que Portugal não cáia , vái continuar a haver suporte .
E ao BCE não interessa que Portugal cáia de maneira nenhuma . Não interessa porque é dado e sabido que a seguir , o próximo alvo será a Espanha .
Uma vez que um Baillout Espanhol custará mais que o de Grécia, Portugal e Irlanda juntos , além de ter de promover outros mecanismos de reforço monetário , nomeadamente o montante disponibilizado para estes casos , não me parece que Portugal vá cair tão facilmente.
E tanto o Governo Português , como os Mercados, sabem disso. O anuncio do PM e MF ontem foi mais "para Português ver" do que para "dar confiança aos Mercados" .
O que o leilão mostrou hoje é que Portugal continua com capacidade para se financiar nos Mercados externos . Embora tenha de pagar um preço por isso ( que não foi tão barato quanto isso ).
Lembra-me como estavam as coisas nos Mercados em principios de 2009 . Haviam sinais de que uma recuperação se iria dar , em termos de diminuição de prejuizo e emagrecimento das empresas ... mas ainda havia muita especulação porque passar .
Portugal vái sair deste aperto financeiro . Disso ninguem tenha duvidas . Mas ainda vái ter de penar um bocadinho .
Um abraço ,
The Mechanic
PS - PELA ULTIMA VEZ ..! O PM NÃO PODE VIR DIZER QUE ESTÁ TUDO MAU !! Embora ele sáiba que as coisas estão más , ele é o ultimo a poder vir a terreiro dizer que " está mau " . Isso , mais que um tiro no pé, sería um tiro na cabeça ! Não só politica , mas um tiro de canhão nas aspirações do proprio país em sair desta situação ! Mas será que as pessoas não entendem isto !?!?!? ...não sêi porque as pessoas insistem em dizer " ...ah , ele diz que está tudo bem, que está tudo a melhorar...a gente sabe !!...mentirooooso !! " . Pensem um bocadinho, pá...
.
E ao BCE não interessa que Portugal cáia de maneira nenhuma . Não interessa porque é dado e sabido que a seguir , o próximo alvo será a Espanha .
Uma vez que um Baillout Espanhol custará mais que o de Grécia, Portugal e Irlanda juntos , além de ter de promover outros mecanismos de reforço monetário , nomeadamente o montante disponibilizado para estes casos , não me parece que Portugal vá cair tão facilmente.
E tanto o Governo Português , como os Mercados, sabem disso. O anuncio do PM e MF ontem foi mais "para Português ver" do que para "dar confiança aos Mercados" .
O que o leilão mostrou hoje é que Portugal continua com capacidade para se financiar nos Mercados externos . Embora tenha de pagar um preço por isso ( que não foi tão barato quanto isso ).
Lembra-me como estavam as coisas nos Mercados em principios de 2009 . Haviam sinais de que uma recuperação se iria dar , em termos de diminuição de prejuizo e emagrecimento das empresas ... mas ainda havia muita especulação porque passar .
Portugal vái sair deste aperto financeiro . Disso ninguem tenha duvidas . Mas ainda vái ter de penar um bocadinho .
Um abraço ,
The Mechanic
PS - PELA ULTIMA VEZ ..! O PM NÃO PODE VIR DIZER QUE ESTÁ TUDO MAU !! Embora ele sáiba que as coisas estão más , ele é o ultimo a poder vir a terreiro dizer que " está mau " . Isso , mais que um tiro no pé, sería um tiro na cabeça ! Não só politica , mas um tiro de canhão nas aspirações do proprio país em sair desta situação ! Mas será que as pessoas não entendem isto !?!?!? ...não sêi porque as pessoas insistem em dizer " ...ah , ele diz que está tudo bem, que está tudo a melhorar...a gente sabe !!...mentirooooso !! " . Pensem um bocadinho, pá...
.
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
Angela Merkel...
Angela Merkel satisfeita com emissão portuguesa
Chanceler alemã elogiou medidas de austeridade do Governo português
«Do que sei, [o leilão] correu muito bem. Penso que são notícias decentes», afirmou Merkel em declarações à imprensa, depois de um encontro com o primeiro ministro italiano, em Berlim, cita a Lusa.
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/eco ... -1730.html
Chanceler alemã elogiou medidas de austeridade do Governo português
«Do que sei, [o leilão] correu muito bem. Penso que são notícias decentes», afirmou Merkel em declarações à imprensa, depois de um encontro com o primeiro ministro italiano, em Berlim, cita a Lusa.
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/eco ... -1730.html
Por um lado se foi o BCE acho bem que tenha comprado...
Esta história de emprestar aos bancos a 1, tal % mas depois os estados andarem com estas dificuldades não lembra a ng.. sobretudo quando são os mesmos bancos a ir buscar estes "prémios".
Por outra lado continuamos com uma propaganda medonha que já não é de agora.. digamos que é a mesma desde que o PS governa que teve um pequeno intervalo com a governação PSD/CDS (que tb esteve impregnada de alguma propaganda)...
Enfim... eu não me quero ir embora, mas gostava que estes se tivessem ido embora.. fiz a minha parte mas 30 e tal % não me acompanhou... enfim.. não se pode ter tudo.
Esta história de emprestar aos bancos a 1, tal % mas depois os estados andarem com estas dificuldades não lembra a ng.. sobretudo quando são os mesmos bancos a ir buscar estes "prémios".
Por outra lado continuamos com uma propaganda medonha que já não é de agora.. digamos que é a mesma desde que o PS governa que teve um pequeno intervalo com a governação PSD/CDS (que tb esteve impregnada de alguma propaganda)...
Enfim... eu não me quero ir embora, mas gostava que estes se tivessem ido embora.. fiz a minha parte mas 30 e tal % não me acompanhou... enfim.. não se pode ter tudo.
mais_um Escreveu:O que me leva a pensar o seguinte, se não estão satisfeitos vão se embora! Só são precisos os que querem lutar e trabalhar para tentar dar a volta à situação.
Pois, muitos amigos meus que foram tirar MBA no estrangeiro, não voltaram...
Queres ficar cá sozinho com os teus camaradas do partido??
As pessoas não têm que branquear as mentiras propagandistas desta corja apenas pelo bem da Nação, porque factos, são factos... e os mercados não se deixam iludir com essas manobras!
Já fizeste as contas para quanto terá que ser o superavit primário para fazer face a um serviço da dívida com OTs a pagar taxas a este valor?! Achas que os mercados não fazem esta contas?!
- Registado: 17/3/2009 14:43
mais_um Escreveu:Quando tens uma pessoa amiga doente com uma doença grave também é assim que a tratas? Também lhe dizes que ela não tem cura que é melhor mesmo é morrer já? Que não tome medicamentos?
Não, mas se tem uma doença grave não lhe vais dizer que tem uma constipação, pois não ?
Tens dúvidas que se o BCE desligar a máquina o paciente morre ?
SIC notícias.
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
JCS Escreveu:mais_um Escreveu:JCS Escreveu:Está tudo de parabens hojeafinal o serviço da divida só subiu cerca de 40% (de 4,8% para 6,7%)... óptimo
. Viva nós todos!
![]()
"The trend continues"...
JCS
Não queres explicar esssa contas? É que a divida no fim de Novembro rondava +/- 147 mil milhões de €, como é que o aumento em 1,2 mil milhões de € da divida ( 0,8% do total) provoca o aumenta do serviço da divida em 40%?![]()
Boas. Referi-me ao montante necessário para suportar a emitida hoje. Subiu 40% uma vez que se passou a pagar 6.7% em vez dos anteriores 4.8%.
Cumprimentos
humm... 4,8%? Onde foste buscar esse valor?
mais_um Escreveu:JCS Escreveu:Está tudo de parabens hojeafinal o serviço da divida só subiu cerca de 40% (de 4,8% para 6,7%)... óptimo
. Viva nós todos!
![]()
"The trend continues"...
JCS
Não queres explicar esssa contas? É que a divida no fim de Novembro rondava +/- 147 mil milhões de €, como é que o aumento em 1,2 mil milhões de € da divida ( 0,8% do total) provoca o aumenta do serviço da divida em 40%?![]()
Boas. Referi-me ao montante necessário para suportar a emitida hoje (serviço da divida e não montante total da divida). Subiu 40% uma vez que se passou a pagar 6.7% em vez dos anteriores 4.8%.
Cumprimentos
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Pata-Hari Escreveu:É isso, mech!! E apesar do maior comprador ter sido o BCE já vieram dizer que o resultado revela confiança. Não há limites ao descaramento.
Cara Pata,
Se bem me lembro, o BCE não pode comprar directamente divida publica.
Já agora mais um aparte, tenho seguido os sites internacionais de finanças, economia, etc.. e verifico algo que me deixa triste, é que enquanto as noticias sobre a divida publica portuguesa estão cheias de referencias pela negativa a comentadores portugueses, as noticias sobre a divida publica espanhola estão cheias de referencias positivas dos comentadores espanhois.
O que me leva a pensar o seguinte, se não estão satisfeitos vão se embora! Só são precisos os que querem lutar e trabalhar para tentar dar a volta à situação.
E já agora repito o que já disse a outro caldeiro, o que querias que o homem dissesse, que isto está mau, que foi muito mau, etc..? É esse o caminho? É isso que resolve os nossos problemas?
Quando tens uma pessoa amiga doente com uma doença grave também é assim que a tratas? Também lhe dizes que ela não tem cura que é melhor mesmo é morrer já? Que não tome medicamentos?
Acalma-te, respira fundo e tenta no teu dia a dia, contribuir para melhorar o estado actual do país em vez de passares a vida a dizer mal.

Beijinhos e abraços,
Alexandre Santos
O ridiculo é acabar de ouvir o Sr Ministro das finanças em falar em sucesso da operaçao, quando pagamos juros de 6,7% e nao de 7%!?!?! Uma diferença abismal!!!
Dá para imaginar o valor que teremos que pagar só em juros para os tais 40 mil milhoes € só este ano!!!
Dá para imaginar o valor que teremos que pagar só em juros para os tais 40 mil milhoes € só este ano!!!
- Registado: 7/4/2009 16:12
JCS Escreveu:Está tudo de parabens hojeafinal o serviço da divida só subiu cerca de 40% (de 4,8% para 6,7%)... óptimo
. Viva nós todos!
![]()
"The trend continues"...
JCS
Não queres explicar esssa contas? É que a divida no fim de Novembro rondava +/- 147 mil milhões de €, como é que o aumento em 1,2 mil milhões de € da divida ( 0,8% do total) provoca o aumenta do serviço da divida em 40%?

Editado pela última vez por mais_um em 12/1/2011 13:36, num total de 1 vez.
Está tudo de parabens hoje
afinal o serviço da divida só subiu cerca de 40% (de 4,8% para 6,7%)... óptimo
. Viva nós todos!
"The trend continues"...
JCS

"The trend continues"...
JCS
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"